O Globo
Manchete: Governo vai fixar metas para atendimento em aeroportos
Três anos após o país ter enfrentado o caos aéreo, o governo decidiu fixar padrões de qualidade no atendimento aos usuários nos aeroportos. Um decreto enviado pelo Ministério da Defesa à Casa Civil, a ser assinado por Lula antes do carnaval, vai estabelecer o tempo máximo que a empresa aérea terá para fazer o check-in do passageiro após ele chegar ao balcão, para a devolução da bagagem e para as filas de controles de Polícia Federal, Receita Federal e Anvisa. O decreto dará à Infraero poderes de coordenação sobre os serviços prestados por vários órgãos públicos que atuam, isoladamente, nos aeroportos. Para o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, é fundamental o Brasil fazer reformas nos aeroportos para sediar a Copa de 2014. “O Brasil precisa melhorar seus aeroportos. Dar condições para que o torcedor, o turista e a população possam se deslocar sem sofrimentos”, alertou. (págs. 1 e 21)
Dilma fala em suceder a Lula; Marina reclama
Honduras barra a vice-cônsul do Brasil
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo
Manchete: Chávez terá ajuda de Lula contra crise de energia
O Brasil deve enviar na próxima semana missão técnica de alto nível para tentar minimizar a crise energética na Venezuela. A ajuda foi acertada em Caracas, em encontro de Marco Aurélio Garcia, assessor internacional do Planalto, e do secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, com Ali Rodríguez, ministro de Energia Elétrica, pasta recém-criada pelo governo Hugo Chávez.
Somados às novas medidas contra meios de comunicação, os cortes de energia têm provocado protestos contra o governo Chávez, que resultaram em dois mortos na segunda-feira.
Segundo Garcia, serão enviados técnicos brasileiros à hidrelétrica de Guri, a terceira maior do mundo, cujo reservatório está mais baixo devido à falta de Chuvas. O Brasil também vai ajudar a Venezuela na instalação de usinas termelétricas. (págs. 1 e A12)
Presidente quer ‘reinventar mundo’
“É hora de reinventarmos o mundo e suas instituições”, afirmou. O discurso teve tom de louvação de seu governo e de crítica ao resto do mundo, relata Clóvis Rossi, enviado a Davos.
Lula, que não viajou para a Suíça por causa de crise de hipertensão, realiza hoje pela manhã exames em São Paulo. Ontem, não saiu de sua casa em São Bernardo do Campo. (págs. 1, A4 e A6)
Falha em site prejudica alunos que fizeram Enem
As inscrições têm de ser feitas até quarta pelo site do Sisu, que falhou ao longo do dia. Até as 19h, foram 45 mil inscrições num universo de 2,9 milhões de alunos. O MEC atribuiu a situação ao número de acessos. (págs. 1 e C1)
Sucessão pop
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo
Manchete: Economia dos EUA cresce 5,7% e supera expectativas
O PIB dos EUA cresceu 5,7% no último trimestre de 2009, a maior expansão em seis anos, informa de Washington a correspondente Patrícia Campos Mello. O crescimento superou as expectativas do mercado, de 4,8%. Mas o PIB avançou sobretudo por causa da desaceleração na redução de estoques, e não por uma alta do consumo ou de investimentos. De acordo com a conselheira econômica da Casa Branca, Christina Romer, é “a notícia mais positiva que tivemos até agora”. Os analistas, porém, estão cautelosos. “É cedo para abrir champanhe e dizer: recuperação cumprida”, afirmou Josh Bivens, do Economic Policy Institute. No ano, o PIB dos EUA recuou 2,4%, a maior queda desde 1946. (págs. 1 e B5)
Lula passa hoje por check-up em SP
Sozinha, Dilma faz campanha
Chuva mata mais 4 em SP
Três pessoas morreram na quinta-feira à noite após a queda de um barranco em Francisco Morato. Na zona sul da capital, um garoto de 11 anos caiu em bueiro e morreu. Já são 68 mortos em consequência das chuvas no Estado, desde 1º de dezembro. (págs. 1, C1, C3 e C4)
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Brasil
Manchete: Dilma já fala como candidata
Informe JB
Editorial
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense
Dinheiro de Durval foi para Roriz e Abadia
Filmado em 2006 recebendo maços de notas do ex-secretário de Relações Institucionais Durval Barbosa, o ex-presidente da Codhab José Luiz Naves revelou que o dinheiro era utilizado para custear a logística das duas candidaturas nas cidades do Entorno. Em entrevista ao Correio, ele diz desconhecer a origem dos recursos e nega que parte deles tenha sido destinada ao governador Arruda, conforme acusa Durval. “Nunca procurei saber a origem desse dinheiro,só ia buscá-lo com o Durval para pagar os gastos da campanha (de Roriz e Abadia)”, afirma. “O dinheiro não era para mim.Tudo era para a campanha.” (págs. 1 e 39)
Para ajudar Dilma, Lula voltará rápido
Governo de olho na “utilidade pública”
Lentidão no cadastramento do Enem deixa alunos em dúvida (págs. 1 e 12)
------------------------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário