sábado, 30 de janeiro de 2010

O que Publicam os Principais Jornais do País, neste sábado

O Globo


Manchete: Governo vai fixar metas para atendimento em aeroportos

Fifa alerta que Brasil precisa melhorar terminais para sediar a Copa

Três anos após o país ter enfrentado o caos aéreo, o governo decidiu fixar padrões de qualidade no atendimento aos usuários nos aeroportos. Um decreto enviado pelo Ministério da Defesa à Casa Civil, a ser assinado por Lula antes do carnaval, vai estabelecer o tempo máximo que a empresa aérea terá para fazer o check-in do passageiro após ele chegar ao balcão, para a devolução da bagagem e para as filas de controles de Polícia Federal, Receita Federal e Anvisa. O decreto dará à Infraero poderes de coordenação sobre os serviços prestados por vários órgãos públicos que atuam, isoladamente, nos aeroportos. Para o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, é fundamental o Brasil fazer reformas nos aeroportos para sediar a Copa de 2014. “O Brasil precisa melhorar seus aeroportos. Dar condições para que o torcedor, o turista e a população possam se deslocar sem sofrimentos”, alertou. (págs. 1 e 21)

Dilma fala em suceder a Lula; Marina reclama

Em entrevista após descer de um de seus primeiros palanques sem Lula, a ministra Dilma disse que gostaria de substituí-lo: “O presidente tem de ter sucessor à altura. Gostaria que me escolhessem”, afirmou, ressalvando que ainda não foi indicada. Marina Silva, pré-candidata do PV, reclamou: “Anteciparam a campanha, infelizmente. Não dá para você antecipar o jogo e dizer aos outros: ‘Não joguem.’” (págs. 1, 4 e 8)

Honduras barra a vice-cônsul do Brasil

Dois dias após, a saída de Zelaya, a vice-cônsul do Brasil em Honduras, Francisca de Melo, foi impedida de entrar no país ontem. Barrada no aeroporto de Tegucigalpa, voou para os EUA. O diretor da imigração foi demitido, e ela deve retornar hoje. A embaixada reabre na segunda. (págs. 1 e 29)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo


Manchete: Chávez terá ajuda de Lula contra crise de energia

Na semana que vem, técnicos irão à Venezuela, diz assessor do Planalto.

O Brasil deve enviar na próxima semana missão técnica de alto nível para tentar minimizar a crise energética na Venezuela. A ajuda foi acertada em Caracas, em encontro de Marco Aurélio Garcia, assessor internacional do Planalto, e do secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, com Ali Rodríguez, ministro de Energia Elétrica, pasta recém-criada pelo governo Hugo Chávez.

Somados às novas medidas contra meios de comunicação, os cortes de energia têm provocado protestos contra o governo Chávez, que resultaram em dois mortos na segunda-feira.

Segundo Garcia, serão enviados técnicos brasileiros à hidrelétrica de Guri, a terceira maior do mundo, cujo reservatório está mais baixo devido à falta de Chuvas. O Brasil também vai ajudar a Venezuela na instalação de usinas termelétricas. (págs. 1 e A12)

Presidente quer ‘reinventar mundo’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu, na voz do chanceler Celso Amorim, o prêmio de “estadista global” do Fórum Econômico Mundial, com proposta nada modesta.

“É hora de reinventarmos o mundo e suas instituições”, afirmou. O discurso teve tom de louvação de seu governo e de crítica ao resto do mundo, relata Clóvis Rossi, enviado a Davos.

Lula, que não viajou para a Suíça por causa de crise de hipertensão, realiza hoje pela manhã exames em São Paulo. Ontem, não saiu de sua casa em São Bernardo do Campo. (págs. 1, A4 e A6)

Falha em site prejudica alunos que fizeram Enem

Milhares de estudantes não conseguiram se cadastrar no primeiro dia de funcionamento do Sistema de Seleção Unificada. Por ele, quem fez o Enem pode concorrer a mais de 47 mil vagas em instituições públicas.

As inscrições têm de ser feitas até quarta pelo site do Sisu, que falhou ao longo do dia. Até as 19h, foram 45 mil inscrições num universo de 2,9 milhões de alunos. O MEC atribuiu a situação ao número de acessos. (págs. 1 e C1)


Sucessão pop

Dilma Rousseff, 62, dá entrevista a Luciana Gimenez em que anunciou que será avó; em evento, a ministra afirmou que gostaria de ser a “sucessora” para um governo à altura do de Lula. (págs. 1 e A8)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo


Manchete: Economia dos EUA cresce 5,7% e supera expectativas

Mercado previa que PIB subiria 4,8%; ceticismo sobre recuperação persiste

O PIB dos EUA cresceu 5,7% no último trimestre de 2009, a maior expansão em seis anos, informa de Washington a correspondente Patrícia Campos Mello. O crescimento superou as expectativas do mercado, de 4,8%. Mas o PIB avançou sobretudo por causa da desaceleração na redução de estoques, e não por uma alta do consumo ou de investimentos. De acordo com a conselheira econômica da Casa Branca, Christina Romer, é “a notícia mais positiva que tivemos até agora”. Os analistas, porém, estão cautelosos. “É cedo para abrir champanhe e dizer: recuperação cumprida”, afirmou Josh Bivens, do Economic Policy Institute. No ano, o PIB dos EUA recuou 2,4%, a maior queda desde 1946. (págs. 1 e B5)

Lula passa hoje por check-up em SP

O presidente Lula será submetido a uma bateria de exames hoje no Instituto do Coração, em São Paulo. Lula teve uma crise de hipertensão e passou a noite de quarta-feira internado no Recife. Segundo assessores, ontem ele acordou bem disposto. Após o check-up, o presidente deve seguir para Brasília. Para reduzir os compromissos, a agenda da próxima semana foi alterada. (págs. 1 e A4)

Sozinha, Dilma faz campanha

A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), ao inaugurar obra da Petrobrás, disse que “gostaria muito” de ser candidata a presidente. No discurso, ela ensaiou algumas promessas, como construção de creches. (págs. 1 e A6)

Chuva mata mais 4 em SP

Desde 1º de dezembro, 68 morreram no Estado

Três pessoas morreram na quinta-feira à noite após a queda de um barranco em Francisco Morato. Na zona sul da capital, um garoto de 11 anos caiu em bueiro e morreu. Já são 68 mortos em consequência das chuvas no Estado, desde 1º de dezembro. (págs. 1, C1, C3 e C4)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil


Manchete: Dilma já fala como candidata

Antes mesmo de ser homologada candidata pela convenção partidária do PT, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse ontem que “gostaria muito” de ser a escolhida para suceder o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A antecipação da candidatura foi feita após inauguração de gasoduto da Petrobras, em Minas Gerais. A oposição vem acusando Lula e Dilma de utilizarem cerimônias oficiais do governo, principalmente aquelas que envolvem inaugurações de obras, como palanque eleitoral. Quase todo o discurso de Dilma destacou temas que serão parte da campanha presidencial. (págs. 1 e País, A5)

Informe JB

PT e DEM usam o Twitter para embates. (págs. 1 e A4)

Editorial

Lula: descanso é preciso e merecido. (págs. 1 e A10)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense


Dinheiro de Durval foi para Roriz e Abadia

Recursos repassados em 2006 foram usados, segundo José Luiz Naves, para custear despesas da campanha do ex-governador ao Senado e da tucana ao Buriti

Filmado em 2006 recebendo maços de notas do ex-secretário de Relações Institucionais Durval Barbosa, o ex-presidente da Codhab José Luiz Naves revelou que o dinheiro era utilizado para custear a logística das duas candidaturas nas cidades do Entorno. Em entrevista ao Correio, ele diz desconhecer a origem dos recursos e nega que parte deles tenha sido destinada ao governador Arruda, conforme acusa Durval. “Nunca procurei saber a origem desse dinheiro,só ia buscá-lo com o Durval para pagar os gastos da campanha (de Roriz e Abadia)”, afirma. “O dinheiro não era para mim.Tudo era para a campanha.” (págs. 1 e 39)

Para ajudar Dilma, Lula voltará rápido

O presidente fará exames hoje em São Paulo para avaliar a saúde após a crise hipertensiva sofrida na quinta-feira. Auxiliares afirmam que ele deve retomar a agenda normal de trabalho em fevereiro, reforçando a campanha da ministra à sucessão do Palácio do Planalto. (págs. 1 e 4)

Governo de olho na “utilidade pública”

Ministério da Justiça notifica 412 entidades sem fins lucrativos que há três anos não prestam contas sobre subsídios e recursos públicos recebidos. (págs. 1 e 2)

Lentidão no cadastramento do Enem deixa alunos em dúvida (págs. 1 e 12)


------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: