segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O que Publicam os Principais Jornais do País, nesta segunda feira

O Globo


Manchete: Gangues se reorganizam e espalham violência no Haiti

Após fuga de prisão destruída, bandidos voltam a favela e ameaçam moradores

A reorganização das gangues criminosas em Cité Soleil, a maior favela do Haiti, com 300 mil moradores, virou o grande desafio aos esforços de estabilização do país e à reconstrução após o terremoto. Os três mil criminosos que fugiram de prisão destruída se armaram e voltaram à favela, onde ameaçam os moradores, relata Gilberto Scofield Jr. A polícia haitiana reprimiu a ação de saqueadores; houve tiroteios e linchamentos nas ruas da capital. A explosão de violência prejudicou a distribuição de alimentos à população. Para o general Floriano Peixoto Vieira Neto, comandante das tropas da ONU, a situação ainda não fugiu ao controle, mas ele pediu reforço de 200 soldados que atuavam no interior. O Conselho de Segurança da ONU se reúne hoje para decidir se aumenta o número de tropas. Cinco sobreviventes foram resgatados ontem. (págs. 1 e 20 a 23)

Foto legenda: Haitianos caminham em fila indiana com as mãos ao alto em área saqueada, sob a vigilância da polícia local em dia de mais saques e tiroteios

Chile elege bilionário Piñera para presidente

Encerrando um ciclo de 20 anos de poder da Concertação (coalizão de centro-esquerda), o empresário Sebastián Piñera se elegeu presidente do Chile com cerca de 51,6% dos votos. Piñera, um dos homens mais ricos do país, recebeu os cumprimentos da presidente Michelle Bachelet, que, mesmo com 81% de aprovação, não conseguiu transferir apoio a Eduardo Frei. A direita chilena volta ao poder pela via democrática após cinco décadas, informa Cristina Azevedo. (págs. 1 e 24)

Tarso fez 85 viagens em jatinhos da FAB em 2009

Só em 2009, o ministro da Justiça, Tarso Genro, fez 85 viagens em jatinhos da Força Aérea Brasileira (FAB) uma a cada quatro dias. A maioria das viagens foi para o Rio Grande do Sul, onde o ministro disputará, em outubro, a eleição para governador. O ministério admite que, nessas viagens, Tarso deu entrevistas à imprensa gaúcha, fez palestras em associações comerciais e visitou universidades, mas também tratou de programas na pasta. Ele foi o campeão na utilização dos jatinhos, acompanhado de perto por ministros como Luiz Barreto, do Turismo (81 viagens), e Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social (73 viagens). Ao todo, os ministros usaram 813 vezes os aviões da FAB em 2009. (págs. 1 e 3)

Governo volta a discutir controle da mídia

O governo Lula fará mais uma tentativa de aprovar algum tipo de controle de conteúdo da mídia. O texto-base da 2ª Conferência Nacional de Cultura, em março, diz que "o monopólio dos meios de comunicação representa ameaça à democracia e aos direitos humanos". O deputado Miro Teixeira criticou o documento. (págs. 1 e 8)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo


Manchete: Violência dificulta socorro no Haiti

Ondas de saque e tiroteios continuam, e presidente afirma que há mais bandidos nas ruas que policiais

As ondas de saque e trocas de tiros na capital do Haiti estão atrapalhando os trabalhos de resgate e a distribuição de água e alimento às vítimas do terremoto que atingiu o país na terça-feira.

O presidente haitiano, René Préval, disse que há mais bandidos que policiais nas ruas da cidade. "Temos 2.000 policiais em Porto Príncipe que foram severamente afetados. E 3.000 bandidos escaparam da prisão. Isso dá uma ideia de quão ruim está a situação."

Membros de gangues armados voltaram a controlar a favela de Cité Soleil, a maior de Porto Príncipe.

Em entrevista a Luis Kawaguti, o coronel Ajax Porto Pinheiro, que na quarta assume o comando do Batalhão de Infantaria da Força de Paz, disse que o terremoto criou o ambiente ideal para o ressurgimento de gangues criminosas.

Foi resgatado o corpo de mais um militar brasileiro; 15 morreram no Haiti. Três estão desaparecidos. (págs. 1 e Mundo)

Temos que dividir para sobreviver, afirma ativista

A ativista Marie Yolene Gilles, que já trabalhou em outros desastres no Haiti, afirma que desta vez ninguém ficou imune. "Não tenho comida na minha casa, não tenho água, não tenho eletricidade. Na vizinhança, dividimos para sobreviver."

Além da ajuda aos vizinhos, Gilles adotou um bebê de cinco meses, cujos pais morreram na terça. (págs. 1 e A10)

Sobreviventes são resgatados após 5 dias sob os escombros

Cinco dias após o terremoto, operação de resgate retirou três sobreviventes que estavam presos nos escombros de um supermercado. À tarde, houve um momento de pânico, quando o teto começou a ceder. Os bombeiros saíram correndo, tirando máscaras. Na rua, se abraçaram e iniciaram a contagem para verificar se todos estavam bem. (págs. 1 e A12)

Marina Silva
Ajudar o Haiti nos trará benefícios (págs. 1 e A2)

Foto legenda: Vale- tudo
Haitiano revira o bolso para pegar a carteira de homem que foi atingido na nuca por tiro de policial que tentava conter saque em Porto Príncipe. A cena foi presenciada pelo repórter-fotográfico Caio Guatelli, enviado especial à capital do Haiti. (págs. 1 e A10)

Com Piñera, direita vence no Chile após duas décadas

O conservador Sebastián Piñera, 60, o homem mais rico do Chile, foi eleito o novo presidente do país. O pleito marca o fim de 20 anos de poder da coalizão de centro-esquerda que governa o país desde o fim da ditadura Pinochet (1973-1990).

Com 99% das urnas apuradas, Piñera tinha mais de 51% dos votos contra 48% de Eduardo Frei. (págs. 1 e A14)

Editoriais

Leia "Esconde-esconde", sobre candidatos em silêncio; e "Debate prematuro", acerca de presença brasileira no Haiti. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo


Manchete: Brasil e EUA se alinham para conter caos no Haiti

Hillary e Amorim participam de teleconferência para definir áreas de ação

Brasil e Estados Unidos participaram ontem, com mais oito países e representantes da ONU e da OEA, de uma teleconferência para definir os papéis e limites de cada um na tarefa de controlar o caos no Haiti, que se agravou, chegando à beira da anarquia. Ficou decidido que os EUA cuidarão da ajuda humanitária aos sobreviventes do terremoto e o Brasil terá papel preponderante na segurança uma forma de superar atritos entre as chancelarias dos dois países. Segundo a secretária Hillary Clinton, o governo haitiano deu aos EUA
"liberdade de ação", informa Patrícia Campos Mello, de Washington.
"A distribuição das tarefas está sendo feita", disse depois o chanceler Celso Amorim, relata Débora Thomé. O Conselho de Segurança da ONU discutirá hoje a presença de militares no país. (págs. 1 e A10)

Nas ruas, sinais de execuções

Corpos achados nas ruas de Porto Príncipe tinham sinais de fuzilamento, como mãos atadas, relata Lourival Sant'Anna. Agentes de segurança atribuem as execuções à polícia. (págs. 1 e A8)

Vida sob os escombros, 5 dias depois

Quatro pessoas foram resgatadas ontem das ruínas de um hotel e do maior mercado de Porto Príncipe, onde militares acreditam haver mais sobreviventes. (págs. 1 e A11)

Achado corpo de major brasileiro

O corpo do major Francisco Adolfo Vianna Martins Filho foi encontrado ontem. Já são 17 brasileiros mortos, sendo 15 militares. Ainda há três desaparecidos. (págs. 1 e A12)

Foto legenda: Tensão - Haitianos carregando objetos saqueados de lojas destruídas no terremoto correm ao perceber a aproximação da polícia na região central de Porto Príncipe

CGU acusa Fundação Sarney de desvio

Uma auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) concluiu que a Fundação José Sarney fraudou projeto e desviou R$ 1,3 milhão da Petrobras, informa o repórter Leandro Colon. O caso foi revelado em julho pelo Estado. A investigação do órgão federal acusa a entidade criada pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) - de uso de notas frias e empresas fantasmas e ausência de comprovação de serviços, entre outras irregularidades, no projeto que nunca saiu do papel. Sarney não quis comentar. (págs. 1 e A4)

Piñera vence no Chile e quebra hegemonia da esquerda

O candidato da direita, Sebastián Piñera, venceu ontem as eleições presidenciais chilenas e pôs fim a 20 anos de hegemonia da coalizão de centro-esquerda Concertação, relata a enviada especial Ruth Costas. O ex-presidente Eduardo Frei, candidato governista, reconheceu a derrota no fim da tarde. O sucessor de Michelle Bachelet é um dos empresários mais importantes do Chile, com patrimônio de US$ 1,2 bilhão. Há 52 anos, a direita não vencia uma eleição presidencial. (págs. 1 e A13)

Infraestrutura: Governo restringe portos privados

Nova regulamentação do setor, que sai em fevereiro, prevê licitações. (págs. 1 e B1)

Notas e Informações: Lição de direito

O "ativismo judicial" abre caminho para a politização na aplicação do direito. A pretexto de fazer justiça social, juízes "ativistas" põem os pés pelas mãos. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil


Manchete: Ajuda chega, apesar da violência

ONU calcula que mais de 100 mil haitianos já receberam suprimentos

Enquanto gangues e criminosos tomam conta das favelas e os tumultos e saques se multiplicam, o Programa Mundial de Alimentos da ONU, sob forte proteção da Minustah, distribuiu mantimentos para cerca de 100 mil haitianos desde o terremoto da terça-feira passada. As equipes de resgate também trabalham sem descanso e já rastrearam 60% das áreas mais afetadas de Porto Príncipe em busca de sobreviventes. No Brasil, parlamentares lembraram ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, que o governo precisará da autorização do Congresso para estender a permanência das tropas brasileiras no país caribenho. (págs. 1 e Tema do dia A2 a A4)

A direita retorna ao poder no Chile

Quase 20 anos após o fim da sangrenta ditadura militar de Augusto Pinochet, a direita comandará novamente o Chile. Com promessas de eficiência administrativa e geração de empregos, o empresário Sebastián Piñera venceu ontem as eleições ao derrotar Eduardo Frei, o candidato da aliança governista Concertação. (págs. 1 e Internacional A20)

A definição dos palanques no Rio

A corrida eleitoral esquenta e a entrada do deputado federal Fernando Gabeira (PV) na disputa pelo Palácio Guanabara deixou os palanques do governador paulista José Serra (PSDB) e da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), no Rio de Janeiro, próximos de serem definidos, com vantagem para a petista. (págs. 1 e País A6)

Coisas da política

O fracasso da aliança entre PV e PSOL. (págs. 1 e A2)

Hildegard Angel

Abdias Nascimento indicado para o Nobel da Paz. (págs. 1 e B5)

Outras páginas

Aspectos da continuidade entre FHC e Lula. (págs. 1 e A6)

Editorial

Brasil deve ter um novo papel no Haiti. (págs. 1 e A10)

Sociedade Aberta

Leonardo Boff
Teólogo

A vida deve estar acima do poder e da riqueza. (págs. 1 e A11)

Sociedade Aberta

Eurico de Lima Figueiredo
Cientista político

O jogo eleitoral no Rio de Janeiro. (págs. 1 e A6)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense


Manchete: Tecnologia faz “milagres” em resgates no Haiti

Cinco dias após o início das buscas, equipes de resgate continuam a encontrar, sob os escombros, sobreviventes do terremoto que abalou Porto Príncipe. Alguns foram localizados depois de enviarem mensagens de texto a amigos e parentes informando onde estavam. Autoridades norte-americanas estimam em 200 mil o número de mortos.

Retrato do desamparo

Do gabinete improvisado em uma delegacia, o presidente do Haiti, René Préval, admite que seu governo está disperso e paralisado.

Violência é cada vez maior

Saques e confrontos na disputa por alimentos se intensificam. Líderes de gangues voltam às favelas e são mais uma ameaça para a população. (págs. 1 e 12 a 14. QR Code com galeria de fotos e vídeos da tragédia)

Foto legenda: Comida e água começam a chegar ao Haiti, mas a distribuição é feita de forma desordenada, obrigando a população a enfrentar várias horas nas filas

Consumidor: Concessionárias de energia terão de seguir regras mais rígidas

Aneel reduz o tempo máximo permitido para interrupção do fornecimento de luz. Em Santa Maria, apagão atingiu 140 mil. (págs. 1, 8 e 23)

Prostituição: Goianas vivem sob ameaça do tráfico de mulheres

Levantamento mostra que, desde 2004, 3 mil mulheres de Goiás já viveram ou ainda vivem vendendo o corpo no exterior. (págs. 1 e 19)

Animais apreendidos pela PF e pelo Ibama morrem devido à falta de recursos (págs. 1 e 6)


O direitista Sebastián Piñera é o novo presidente do Chile (págs. 1 e 15)


------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico


Manchete: Brasil retoma posições no mercado argentino

Após meses de guerra comercial, o governo argentino começou a normalizar o ritmo de liberação das licenças não automáticas de importação para produtos brasileiros, que vinha ultrapassando o prazo legal de 60 dias fixado pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

A redução do tempo de análise — em alguns casos, superior a 240 dias — já permitiu à indústria brasileira reconquistar a liderança no mercado local de calçados. O governo brasileiro diz que está superada a questão de atrasos na liberação de autopeças, à exceção de problemas “pontuais”. Fabricantes de pneus também estão prestes a receber uma boa notícia: o Ministério da Produção da Argentina, a pedido dos importadores e comercializadores, prometeu tornar mais flexível o processo de licenciamento nos próximos dias. (págs. 1 e A4)

Fundos vão à Justiça contra Cebel

Três fundos de pensão estão entrando na Justiça contra a Centrais Elétricas Belém (Cebel) por descumprimento de contrato com uma emissão de Cédulas de Crédito Bancário (CCB). Os fundos são o Petros, dos funcionários da Petrobras, o Celos, dos funcionários da empresa de energia de Santa Catarina, Celesc, e o Prece, dos empregados dacompanhia de água e saneamento do Rio de Janeiro, Cedae. Os três contabilizam perdas com o papel da Cebel que, somadas, chegam a cerca de R$ 200 milhões. A emissão foi feita em 2006 para financiar a construção de uma pequena hidrelétrica em Rondônia. Foram lançadas 150 CCBs de emissão da Cebel, no valor de R$ 1 milhão cada uma, totalizando R$ 150 milhões. (págs. 1 e C1)

BID deve elevar capital em US$ 100 bi

Os principais sócios do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) concordaram sobre a necessidade de um aumento de capital de até US$ 100 bilhões na instituição. O governo americano propõe que o aporte envolva o mínimo possível de dinheiro vivo, porque teme a oposição de seu Congresso, que está cada vez mais resistente a medidas que ampliem o gasto público. Na capitalização, o Brasil entraria com US$ 10,75 bilhões, mas com apenas 4,3% em dinheiro, ou US$ 462 milhões.

Nas negociações, o Brasil já tem uma vitória: deve ser revogado o limite de 10% das operações contratadas para empréstimos a empresas privadas. O BID precisa de mais capital para lastrear operações de crédito. Hoje, o seu capital é de US$ 100 bilhões, insuficiente para atender a uma demanda por recursos estimada entre US$ 12 bilhões e US$ 14 bilhões anuais. (págs. 1 e C1)

Foto legenda: Economia de escala

A americana Otis vai desenvolver elevadores mais baratos para atender aos programas imobiliários dirigidos à baixa renda, como fez com sucesso na China, diz Didier Michald-Daniel, presidente mundial. O Brasil é o terceiro mercado para novos equipamentos que mais cresce no mundo. (págs. 1 e B5)

Começa a disputa pela telefonia 4G

Ericsson, Nokia Siemens, NEC e Qualcomm — quatro concorrentes — se uniram para tentar acelerar as decisões em torno da quarta geração da telefonia celular, a 4G. Elas apresentaram ao governo e à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) um documento no qual defendem a liberação de frequências que permitam a adoção de padrões internacionalmente aceitos para a 4G por meio da tecnologia LTE (sigla de “ Long Term Evolution”).

A aliança enfrentará contendores de porte. A Intel, líder mundial de microprocessadores, quer que o órgão regulador abra espaço para outras tecnologias, ampliando a concorrência e diminuindo os custos de investimento. A Intel ajudou a desenvolver a tecnologia do WiMax e acha que ela pode atender à acelerada demanda de comunicação de dados e de voz sem fio, além de já ter sido testada e exigir menor gasto com a infraestrutura. (págs. 1 e B1)

Eike investe R$ 200 mi no Hotel Glória

A reforma do Hotel Glória, comprado por R$ 80 milhões em 2008 pelo empresário Eike Batista, dono da EBX, vai custar mais R$ 120 milhões para que se transforme no Glória Palace, de forma a ser uma opção de luxo para empresários e turistas em busca de charme, conforto e proximidade do aeroporto Santos Dumont e do centro do Rio. As obras começaram no início deste mês, depois de um longo período de demolição que deixou de pé apenas a fachada clássica do antigo hotel, já que o prédio precisa ser preservado segundo decisão do Patrimônio Histórico. “Nada vai ser comum nesse hotel”, diz Eduardo Sardinha, gerente geral de Entretenimento do grupo. (págs. 1 e B3)

Mulheres chegam ao topo nas carreiras de finanças

Um número crescente de mulheres tem disputado o topo da pirâmide nas carreiras de finanças, comvárias delas alcançando as posições mais destacadas. Só em 2009, várias empresas reforçaram o time de mulheres nas funções de comando das finanças. A Ideiasnet, por exemplo, contratou Alexandra de Haan como diretora financeira em agosto. Economista formada em Georgetown, nos EUA, Alexandra vem de passagens pelo ABN AMRO e Lehman Brothers, entre outros. Mônica Beckert assumiu a direção financeira do grupo Volvo no Brasil.

Afora a capacidade pessoal, três fatores contribuem para o sucesso de uma parcela maior de mulheres: formação sólida, tratamento igualitário nas empresas e treinamento constante. O headhunter Francisco Ramirez, especializado na contratação de executivos de alto escalão, considera o tratamento isonômico o mais importante dos três. “As empresas que fizeram isso continuam colhendo muito bons resultados”, diz. Para Regina Nunes, presidente da Standard & Poor’s no Brasil, o mercado hoje é mais leal por oferecer oportunidades iguais e premiar quem se sobressai. (págs. 1 e C8)

CVM analisa ações da Terna antes da venda

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) investiga negócios realizados por dois fundos do Credit Suisse com ações da Terna uma semana antes da venda da elétrica para a Cemig.

O Credit atuou como instituição contratada para dar uma segunda opinião sobre os termos do negócio. Procurado, o banco não se manifestou, e a CVM não forneceu detalhes da investigação. A venda da Terna era um evento esperado pelo mercado. (págs. 1 e D1)

Empresas buscam novos talentos para mainframe e oferecem salários acima da média (págs. 1 e D10)


Bilionário Sebastián Piñera vence eleição no Chile e põe fim a 20 anos de governo da Concertação (págs. 1 e A10)


Mais remessas de lucros

As remessas de lucros e dividendos ao exterior devem manter-se elevadas este ano. Em novembro, essas remessas (em termos líquidos) atingiram US$ 2,012 bilhões. (págs. 1 e A5)

Lula quer Ciro em SP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou do recesso de fim de ano disposto a convencer o deputado Ciro Gomes (PSB) a concorrer ao governo paulista. (págs. 1 e A8)

Gastos públicos sob pressão

Pelo menos dez Estados estão em situação desconfortável para fechar a conta receita corrente líquida/despesa com pessoal da Lei de Responsabilidade Fiscal. (págs. 1 e A14)

Uma saída para a JAL

A abertura do mercado aéreo japonês tornou mais interessante a aquisição de uma fatia da deficitária Japan Airlines. A americana Delta é a favorita para uma associação. (págs. 1 e B3)

Médicos na Pepsi

Na sua busca para oferecer produtos mais saudáveis, a PepsiCo contratou nos últimos anos mais de dez médicos, muitos dos quais construíram suas reputações na OMS. (págs. 1 e B4)

Mercado de genética bovina

O aumento das exportações de carne bovina pelo Brasil muda o mercado de genética do setor. Hoje, entre 80% e 85% das vendas de sêmen têm por objetivo a produção comercial de carne. (págs. 1 e B10)

Aval para Itaú-Unibanco

As autoridades antitruste deram aval para a união do Itaú e Unibanco. Parecer da Seae diz que não há grandes riscos para bancos e empresas concorrentes. (págs. 1 e C3)

Ideias

Luiz Carlos Mendonça de Barros: o superaquecimento da economia chinesa é um risco real. (págs. 1 e A13)

Ideias

Sergio Leo: relações com Bolívia devem melhorar no 2° mandato de Evo. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio


Manchete: Concurso do TRE está "sob risco"

Com cerca de 85 mil pessoas inscritas para apenas 16 vagas, a seleção teve atrasos, candidatos portando celulares, câmeras e até denúncia de violação de pacotes de provas. Direção do Tribunal admite que o concurso está agora "sob risco". (pág. 1)

Feira livre na praia de Porto (pág. 1)


Centro-direita volta ao poder no Chile com Sebastián Piñera (pág. 1)


------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: