terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O que Publicam os Principais Jornais do País, nesta terça feira

O Globo


Manchete: Ajuda é insuficiente e ONU pede mais tropas no Haiti

Entidade alerta para risco de tráfico internacional de bebês órfãos

Uma semana após o terremoto que a ONU considera a maior catástrofe de sua história, o sistema de distribuição de suprimentos ainda se dá a conta-gotas e não chega à maior parte dos cerca de três milhões de haitianos desamparados. O cenário de calamidade e a explosão de violência levaram o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, a pedir ao Conselho de Segurança o envio de mais 3.500 soldados e policiais ao país. O comandante do Exército, general Enzo Pery, garantiu que o Brasil está pronto para dobrar seu efetivo, elevando para 2.532 o número de militares no Haiti. A ONU divulgou um alerta sobre o risco de sequestro de crianças disfarçado de adoção. Antes do terremoto, já havia 380 mil órfãos no país. Em Nova York, Ban Ki-moon se curvou diante do corpo do brasileiro Luiz Carlos da Costa, morto na tragédia. O corpo chega ao Rio amanhã. (págs. 1 e 23 a 26)

Famílias reclamam

Famílias de dois militares mortos no Haiti se queixaram do ministro Nelson Jobim, que considerou "eufemismo" falar em militares desaparecidos. O número de mortos brasileiros subiu para 19, dos quais 17 são militares. (pág. 1)

Nos hospitais, situação dramática

Os tumultos registrados nos escombros de mercados e lojas se transferem para clínicas e postos de saúde e já obrigaram a ONU a fechar seu hospital montado na capital. Gangues intimidam feridos e roubam medicamentos. (pág. 1)

Foto legenda: Um menino ferido é tratado no hospital de campanha montado por Israel no Haiti: órfãos em risco

Foto legenda: O caixão com o corpo do brasileiro Luiz Carlos da Costa deixa o Haiti

Deputado da meia é afastado do cargo

A Justiça determinou ontem que o deputado distrital Leonardo Prudente se afaste imediatamente da presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Prudente foi flagrado em vídeo escondendo dinheiro na meia, no escândalo de corrupção do governo José Roberto Arruda conhecido como mensalão do DEM do DF. A Câmara Distrital abriu investigação sobre o caso. (págs. 1 e 3)

Gilmar: decreto pode ferir Constituição

O presidente do STF, Gilmar Mendes, disse que o programa de direitos humanos lançado pelo Planalto tem pontos polêmicos que podem ferir a Constituição.

Para a Abert, o texto da Conferência de Cultura que o governo prepara ameaça a democracia. (págs. 1, 9 e editorial "Ideia fixa")

Corredor de ônibus irá até aeroporto

A comissão das Olimpíadas de 2016 vai rever os projetos de transporte. O corredor expresso para ônibus - que ligaria a Barra à Penha - será ampliado até o aeroporto internacional. A prefeitura precisa de R$ 4 bilhões para urbanizar as favelas. (págs. 1 e 10)

Popularidade intransferível

Analistas avaliam que há motivos para a cúpula da campanha petista à sucessão de Lula ficar preocupado com o desfecho da eleição presidencial no Chile. Com quase 80% de popularidade, a presidente Michele Bachelet não conseguiu eleger seu candidato, Eduardo Frei. (págs. 1, 27 e editorial "Troca de guarda")

Ancelmo Gois

Marolinha: nem o ministro Guido Mantega acredita mais que o PIB de 2009 vá deixar de ser negativo. (págs. 1, 12 e 13)

Ex-inimigas, empreiteiras se unem em obra (págs. 1 e 22)


------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo


Manchete: ONU pede mais tropas no Haiti

EUA aumentam número de soldados; chega a 19 o total de brasileiros mortos no tremor

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu ao Conselho de Segurança que permita aumentar de 9.000 para 12.500 soldados as forças de paz no Haiti. "Vi destruição em massa e necessidade em massa", disse.

Os EUA também decidiram ampliar sua presença. Até amanhã, Washington terá enviado 13.300 soldados ao Haiti, cerca de 44% do total ordenado pela Casa Branca para a Guerra do Afeganistão no fim de 2009.

Comunicado assinado pelo presidente haitiano, René Préval, e pela secretária de Estado Hillary Clinton fala em reforço à segurança por parte dos americanos, o que aumentou a confusão em torno da chefia das ações.

O comandante do Exército brasileiro, Enzo Peri, disse estar preparado para enviar mais 1.300 homens ao Haiti e dobrar seu efetivo no país, se o Planalto quiser. Ontem, o governo federal negou atrito com os EUA.

Foram identificados os corpos de mais dois militares, o que eleva para 19 o total de brasileiros mortos no terremoto - 17 integrantes das forças de paz, a médica Zilda Arns e o diplomata Luiz Carlos da Costa. (págs. 1 e Mundo)

Ação americana mostra temor da democracia
Mark Weisbrot

O medo que os EUA têm da democracia no Haiti talvez explique o envio de 10 mil soldados, priorizando "segurança" em vez do atendimento médico. O Brasil defendeu a restauração da democracia após o golpe em Honduras; por que não também no Haiti? (págs. 1 e A3)

Mark Weisbrot é codiretor do Centro de Pesquisas Econômicas e Políticas, em Washington

Elite se tranca nas casas ou foge para Miami

Na parte alta da cidade, mansões estão com os portões fechados: seus donos partiram em viagem sem data para voltar, a maioria para Miami. Outros temem abrir as portas. A região de Pétionville, reduto da elite, foi tomada por desabrigados e sofre com falta de água, energia e comida. (págs. 1 e A12)

Na cidade mais destruída, ajuda médica demora

A pequena Leogane foi a cidade mais destruída pelo tremor; até 90% das construções ruíram. Com a atenção voltada à capital, a ajuda médica chegou só anteontem, e não há distribuição de comida. "Tudo foi destruído e não vem ninguém", diz o engenheiro aposentado Rodrigue Lissade, 72. (págs. 1 e A12)

Foto legenda: No aeroporto da capital haitiana, Porto Príncipe, cerca de 200 refugiados lotam avião que, após descarregar tropas e mantimentos, os levaria a Orlando, na Flórida

Sobra vaga em curso público para formação de professor

Em 2008 os cursos de formação de professores em universidades e centros tecnológicos federais e estaduais deixaram de preencher 4.468 vagas - 6% do total -, segundo o Censo da Educação Superior. Nas demais áreas, esse percentual cai para 3,5%. As vagas não preenchidas contrastam com a falta, nas escolas públicas, de professores do ensino básico com a habilitação exigida por lei. (págs. 1 e C3)

Camargo Corrêa pagou propina a PT e PMDB, diz Procuradoria

O Ministério Público Federal diz ter achado entre documentos apreendidos na Operação Castelo de Areia, da Polícia Federal, comprovantes de pagamento de propina de Camargo Corrêa ao PT e ao PMDB do Pará.

O PMDB paraense negou a acusação; o PT do Estado não falou. O advogado da empreiteira disse que, como o processo está sub judice, não pode comentar. (págs. 1 e A4)

Deputado que pôs dinheiro na meia é afastado no DF

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal afastou ontem o deputado Leonardo Prudente (sem partido) da presidência da Câmara Legislativa do DF. Prudente foi filmado, durante investigação de distribuição de propinas, colocando dinheiro nas meias. O deputado não comentou a decisão porque, segundo sua assessoria, ainda não foi notificado. (págs. 1 e A6)

Governo muda regra e favorece centrais sindicais

O Ministério do Trabalho revogou trecho de portaria de 2008 que estabelece critérios para que centrais sindicais recebam dinheiro do imposto sindical. Com isso, adiou do começo para o final de 2010 o prazo para que elas comprovem representar, no mínimo, 7% do total de trabalhadores sindicalizados. A medida beneficia três centrais menores. (págs. 1 e B1)

Pioneiro de planos de saúde morre sem ter benefício

O polonês Juljan Czapski, que fundou nos anos 50 a primeira empresa brasileira de medicina de grupo, morreu aos 84, em SP, em litígio com o plano que o atendia.

A família do médico diz ter tentado que a Bradesco Saúde lhe concedesse home care (atendimento personalizado em casa). Segundo a seguradora, o benefício não estava no contrato. (págs. 1 e C5)

Cotidiano: Mortes por chuva no Estado já chegam a 48 desde dezembro (págs. 1 e C4)


Editoriais

Leia "Mudança no Chile", sobre o novo presidente; e "Transparência eleitoral", acerca das doações ocultas. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo


Manchete: Desorganização impede que socorro chegue a haitianos

Violência cresce e ONU adverte que só recebeu 9% dos recursos anunciados

Uma semana depois do terremoto que devastou o Haiti, a ação de gangues e os saques se tornam mais frequentes em Porto Príncipe, relata o enviado especial Lourival Sant'Anna. A polícia e as forças das Nações Unidas não conseguem controlar a multidão, que revira os escombros à procura de comida e produtos de higiene. Em Genebra, a ONU diz ter recebido só 9% dos US$ 575 milhões requisitados aos paises, informa o correspondente Jamil Chade. Diante da demora na ajuda, os EUA temem uma migração em massa de haitianos para outros países do Caribe. (págs. 1 e A9 a A14)

'Comi pasta de amendoim'

Cinco pessoas foram resgatadas ontem com vida dos destroços de um mercado e um prédio em Porto Príncipe. "Comi pasta de amendoim", disse homem tirado do mercado após seis dias. É possível que haja mais sobreviventes. (págs. 1 e A14)

Artigo
Jeffrey D. Sachs - Economista

Além de promessas

O Haiti precisa é de uma conta bancária para financiar sua sobrevivência. (págs. 1 e A12)

Foto legenda: Moradores da favela Cité Soleil lutam para pegar água de uma tubulação que se rompeu: gangues ampliam sua atuação e saques se tornam mais frequentes

Receita tenta acabar com atendimento 'caótico'

A Receita Federal, que atende de forma considerada "caótica" 1,65 milhão de pessoas por mês em seus postos, quer estimular o atendimento online. Nesse sistema, os contribuintes podem ver suas pendências, fazer retificações e, na média, 63% do total de demandas pode ser resolvido diretamente. Cerca de 4 milhões de contribuintes já utilizam o serviço. (págs. 1 e B1)

Lula prepara PAC 2 para ajudar Dilma na eleição

Embora só tenha conseguido executar um terço do Programa de Aceleração do Crescimento, o governo vai lançar, em março, o PAC 2 - cuja execução ficará a cargo do próximo presidente. O objetivo é alavancar a campanha presidencial de Dilma Rousseff ante a de José Serra, líder nas pesquisas. (págs. 1 e A4)

Investigada, OMS revê regras de pandemia

A Organização Mundial da Saúde decidiu rever suas regras para a declaração de pandemias. A OMS é alvo de investigação do Parlamento do Conselho da Europa, que apura suspeitas de influência indevida de farmacêuticas na decisão da organização de decretar pandemia de gripe suína em 2009. (págs. 1 e A16)

Dora Kramer: Pernas curtas

A CGU mostra que o Congresso foi inepto ao arquivar o caso da Fundação Sarney. (págs. 1 e A6)

Após 29 anos: Homem que atirou no papa é solto

Agca, que atacou João Paulo lI, se diz mensageiro de Deus. (págs. 1 e A17)

Notas e Informações: Nova investida contra a democracia

A Conferência de Cultura foi concebida como parte de um amplo esforço de liquidação do Estado de Direito. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil


Manchete: Ajuda a bancos foi 4 mil vezes dada ao país

Os US$ 600 milhões em doação ao Haiti, anunciados pela União Européia, são bem mais que os US$ 100 milhões oferecidos pelos EUA ao país. Mas o aporte é inferior, por exemplo, ao dado a banqueiros em apuros no Velho Continente, que chegou a US$ 2,28 trilhões. Na América, foram US$ 700 bilhões, US$ 180 bilhões só para a seguradora AIG. No total, os haitianos mereceram cerca de 4 mil vez menos dinheiro que o sistema financeiro. Ontem, o Conselho de Segurança da ONU aprovou o envio de mais 3.500 soldados para a força de paz. Em porto Príncipe, sinais de normalidade como o comércio ambulante convivem com o êxodo da cidade. (págs. 1 e Tema do dia A2 a A8)

Confiante, brasileiro vai gastar com supérfluos

Os consumidores brasileiros estão mais dispostos a gastar dinheiro com produtos que não são de primeira necessidade, como artigos tecnológicos, viagens e reforma de residências. Segundo pesquisa da consultoria Nielsen, 49% consideram que 2010 será um bom ou um excelente momento para voltar a comprar supérfluos. Dos 29 países pesquisados, o Brasil ficou em terceiro lugar no ranking de otimismo em relação à recuperação econômica. (págs. 1 e Economia A17)

Justiça afasta deputado da meia

O juiz Álvaro Luis Ciarlini, da 2ª Vara Federal de Brasília, acatou pedido feito por uma ação popular e determinou o afastamento do deputado Leonardo Prudente (sem partido) da presidência da Câmara Legislativa do DF. Prudente foi flagrado guardando dinheiro nas meias em escândalo de corrupção do governo Arruda. (págs. 1 e País A9)

Lei da gravidade em manuscrito

Os visitantes da Royal Society de Londres ganharam acesso, ontem, ao texto que descreveu pela primeira vez como a queda de uma maçã inspirou Isaac Newton a desenvolver a teoria da gravidade. O manuscrito exposto é parte integrante de uma biografia do cientista britânico, escrita em 1752. (págs. 1 e Vida, Saúde & Ciência A24)

Talibã humilha regime afegão

O ataque da milícia talibã a diversos alvos na capital afegã, Cabul, deixou 12 mortos e 71 feridos, e humilhou tanto as tropas da OTAN quanto o governo do presidente Hamid Karzai, cujo palácio era um dos alvos dos atacantes. Segundo a guerrilha, o comando tinha 20 homens, dos quais apenas sete morreram. (págs. 1 e Internacional A21)

Coisas da política

Ponto G da oposição fica no Rio. (págs. 1 e A2)

Informe JB

Deputados já cogitam visita ao Haiti. (págs. 1 e A4)

Anna Ramalho

Ministério Público 'espia' Big Brother. (págs. 1 e A16)

Editorial

População de rua precisa de dignidade. (págs. 1 e A10)

Sociedade Aberta

João Lins de Albuquerque
Jornalista

O brasileiro Luiz Carlos da Costa, um militante da paz. (págs. 1 e A8)

Sociedade Aberta

Edelcio Vigna
Assessor do Inesc

A reforma agrária e o Programa de Direitos Humanos. (págs. 1 e A11)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense


Manchete: Crianças do Haiti entre o horror e o abandono

Comitê dos Direitos da Criança das Nações Unidas pede atendimento médico e urgência na alimentação e na segurança das crianças vítimas do terremoto em Porto Príncipe. Entidade também está preocupada com as adoções internacionais no Haiti. Antes da devastação, o país do Caribe já tinha mais de 380 mil órfãos.

Desorganização

Em entrevista ao repórter Rodrigo Craveiro, ex-primeira dama do Haiti diz que falta estratégia na ajuda ao país.

Mais tropas

Secretário-geral da ONU pede aos países-membros 3,5 mil militares para reforçar as ações e a distribuição de alimentos.

Foco na segurança

Exército brasileiro terá como missão prioritária conter a violência. Subiu para 17 o número de militares mortos. (págs. 1 e 16 a 20. QR Code com galeria de fotos, vídeos e entrevistas sobre a tragédia)

Seu Bolso: Tíquete vai demorar

Reajuste do vale-alimentação para o servidor público deverá ser pago em fevereiro. Novo valor chega a R$ 330 (págs. 1 e 11)

Seu Bolso: IR espera visitas

Com 1 milhão de contribuintes na malha fina de 2009, Receita Federal dobra as vagas para atendimento (págs. 1 e 13)

Seu Bolso: Escola subiu 7,15%

Mensalidades tiveram alta acima da inflação de 2009. Ensino fundamental registrou os maiores aumentos (págs. 1 e 31)

Seu Bolso: Álcool fica mais caro

Litro do combustível custará R$ 2,30 nos próximos dias. Mas o reajuste só deve chegar às bombas na quinta-feira (págs. 1 e 31)

Foto legenda: Após 30 anos, Ali Agca prevê o fim do mundo

Preso por tentar matar o papa João Paulo II, em 1981, turco deixa a cadeia e expõe seus problemas psiquiátricos ao se definir como "o novo Messias" em texto divulgado à imprensa. (págs. 1 e 21)

Crédito universitário com juro menor e prazo mais longo (págs. 1 e 8)


Justiça afasta Prudente da presidência da Câmara (págs. 1 e 33)


------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico


Manchete: Cenário de déficit externo já altera tendência do câmbio

Mudou a dinâmica da taxa de câmbio e há fortes argumentos para se afirmar que a fase de grande apreciação do real ficou para trás.
"Antes, na dúvida, o real se apreciava. Agora, na dúvida, ele se deprecia", notou um graduado executivo de banco. "Nas conversas com investidores estrangeiros, eles têm mostrado um certo cansaço em manter posições longas em reais", corroborou um alto funcionário da área econômica do governo. "O que estamos vendo agora é um ajuste gradual da taxa de câmbio", completou.

Por trás dessa mudança estão vários vetores. Os dois principais são a velocidade com que cresce o déficit em transações correntes do balanço de pagamentos e as expectativas de aperto monetário nos EUA e na União Europeia, no segundo semestre, o que aumentará a competição por recursos externos. (págs. 1 e C1)

Dilema entre Refis e Justiça aflige bancos

Os bancos que aderiram ao "Refis da Crise" enfrentam um dilema. Ou saem do Refis ou terão de desistir das ações judiciais sobre a base de cálculo para a cobrança da Cofins — tema que está sendo julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) — para incluir os valores discutidos no novo programa de parcelamento de débitos federais e aproveitar descontos de multas e juros. A disputa envolve R$ 40 bilhões e o prazo para as instituições financeiras desistirem das ações termina em 28 de fevereiro. Elas defendem na Justiça que a Cofins incida apenas sobre serviços que prestam, ou seja, sobre valores apurados com as tarifas que são cobradas dos clientes. (págs. 1 e E1)

BC mudará regras para cooperativas

O Banco Central pretende dar às pequenas cooperativas de crédito tratamento diferenciado e mais simples na exigência de capital próprio. A ideia é dispensá-las de calcular e manter parcelas de capital específicas para riscos de mercado e para riscos operacionais, e elevar, em contrapartida, o capital exigido para riscos de crédito. Segundo fonte do BC, em princípio, poderão optar pelo modelo mais simples cooperativas com ativos de até R$ 100 milhões no máximo. Cerca de 800 das 1.405 cooperativas de crédito existentes no país se enquadrariam neste teto. A mudança da norma está sendo discutida pela Diretoria de Fiscalização com a Diretoria de Normas e não tem data para ser submetida ao conjunto dos diretores do BC. (págs. 1 e C5)

Kraft pode levar Cadbury por US$ 19 bi

A Kraft Foods está prestes a fechar por US$ 19 bilhões a compra da britânica Cadbury, fabricante de chocolates e guloseimas, dizem pessoas familiarizadas com o assunto. Depois de quatro meses de duelos verbais públicos que se seguiram à tentativa de oferta hostil de compra pela Kraft, os dois lados restabeleceram ontem negociações que podem levar a um anúncio amigável de conclusão do negócio hoje pela manhã. A Kraft se depara com o prazo dado pelas autoridades reguladoras britânicas de fazer a oferta final pela Cadbury até o fim do dia de hoje. O valor da oferta em ações e dinheiro, originalmente de US$ 16,5 bilhões, foi aumentado e ela pagará prêmio de 5% sobre o preço atual dos papéis da Cadbury. (pág. 1)

Foto legenda: Voo rápido

David Neeleman, fundador da Azul Linhas Aéreas, anuncia que a empresa transportou 2,2 milhões de passageiros no primeiro ano de atividade e poderá dar lucro em 2010. (págs. 1 e B9)

Piñera assume 'oposição' a Chávez e Cuba

Sebastián Piñera ganhou a eleição presidencial no Chile e já assumiu um papel mais amplo na América do Sul: porta-voz do antichavismo. Dias antes de sua vitória no segundo turno, Piñera disse que preferiria ter como modelo de governo o Brasil, e não a Venezuela. Para ele, não há uma democracia de fato no país governado por Hugo Chávez, e Cuba não passa de uma ditadura.

Pelo lado político, Piñera sinaliza uma tomada de posição mais forte de seu país nos assuntos da América do Sul, divergindo do tom apaziguador de Michelle Bachelet. Na economia, entretanto, analistas dizem que a tendência do Chile deve ser dar prioridade a parceiros comerciais mais importantes, como EUA e países asiáticos, em detrimento dos vizinhos sul-americanos — o que não muda muito o atual estado de coisas. (págs. 1 e A12)

Sócios serão rivais em Belo Monte

A construtora Andrade Gutierrez vai formar um consórcio para rivalizar com a Odebrecht, que está se aliando à Camargo Corrêa, para disputar a usina hidrelétrica de Belo Monte. A expectativa é de que o leilão da usina, que vai ser construída no Pará, ocorra em março. Essa nova configuração destoa das sociedades firmadas em torno das usinas do rio Madeira, em que Odebrecht protagonizou ferrenha briga com a Camargo em torno da usina de Jirau e era aliada da Andrade, que até hoje é sócia na usina de Santo Antônio. Os autoprodutores também estão se unindo para negociar a entrada em um dos consórcios. Vale, Alcoa e Votorantim devem formar um grupo para deter até 20% da hidrelétrica. (págs. 1 e B1)

DuPont e JBS se unem para fazer catalisador que acelera a produção de biocombustível, diz Vinícius Soares (págs. 1 e B6)


Temor de protecionismo

A tendência protecionista que se intensificou com a retração no comércio internacional em 2009 vai se manter neste ano, disse o presidente da OMC, Pascal Lamy. (págs. 1 e A2)

Inovação em satélite

A Orbital, de São José dos Campos, está produzindo os painéis solares do satélite de observação da Terra que o Brasil desenvolve em parceria com a China, diz seu diretor, Célio Vaz. (págs. 1 e B3)

Nestlé diversifica

A Nestlé começará a vender bebidas para combater a desnutrição entre os mais idosos numa tentativa de revitalizar o seu setor de nutrição e enfrentar a rival Danone. (págs. 1 e B5)

Reengenharia na Copebrás

A Anglo American vai anunciar esta semana mais uma reestruturação em seus negócios de fosfato e nióbio no Brasil, procurando fortalecer a gestão da Copebrás. (págs. 1 e B12)

Dinheiro de volta

O novo imposto sobre os bancos nos EUA carrega o princípio de que o setor deve devolver o dinheiro que o governo direcionou para enfrentar a crise assim que ela terminar. (págs. 1 e C2)

Crédito em atraso

O Brasil foi o país da região com a maior inadimplência nos empréstimos entre empresas e suas parceiras, segundo o balanço da Coface. (págs. 1 e C10)

Ideias

Delfim Netto: é preciso eliminar os desvios impostos pela crise de 2009, quetrazem dúvidas sobre a política fiscal. (págs. 1 e A2)

Ideias

Luis A. Moreno: é hora de se planejar a reconstrução do Haiti. (págs. 1 e A11)

Ideias

José Eli da Veiga: acordo do clima depende da conciliação de interesses nacionais das grandes potências. (págs. 1 e A11)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio


Manchete: Mensalidade escolar sobe mais que inflação

Com reajuste superior a 10% nos colégios particulares, Recife ficou acima da média de 7% das sete principais capitais, segundo pesquisa da FGV. Só no ensino superior aumento foi menor (0,78% contra 4% da média nacional). IPC foi de 3,95%. (pág. 1)

Nações Unidas pedem reforço de tropas para policiar o Haiti

Para deter onda de saques e assaltos após o terremoto da última terça, ONU quer acréscimo de 3.500 homens na força de paz. Brasil deve enviar mais 1.300 soldados. PM pernambucano ainda espera resgatar sobreviventes. (pág. 1)

TRE anula uma prova de concurso

Denúncia de irregularidade é comprovada e 1897 candidatos a analista judiciário com especialidade em análise de sistema deverão fazer novo exame. (pág. 1)

Agressor de João Paulo II ganha liberdade (pág. 1)

Receita amplia o serviço para reduzir filas na malha fina (pág. 1)

----------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: