domingo, 3 de janeiro de 2010

O que Publicam os Principais Jornais e Revistas do País, neste domingo

O Globo

Manchete: Tragédia no réveillon - Mortos já chegam a 35 em Angra; no estado somam 56
Cabral visita Ilha Grande e diz que é preciso rever política de uso do solo

Mais cinco corpos foram resgatados ontem por bombeiros sob os escombros dos deslizamentos ocorridos em Angra dos Reis, no litoral Sul do estado. Um deles foi encontrado na Enseada do Bananal, na Ilha Grande, e outros quatro no Morro da Carioca, no centro da cidade. Com isso, sobe para 35 o número oficial de vítimas naquele município. Já são 56 as mortes causadas pelas chuvas que castigaram o estado nos últimos dias. O governador Sérgio Cabral esteve ontem na Ilha Grande e criticou a ocupação irregular do solo. Ele reclamou também da demora da concessionária Ampla em restabelecer a energia em Angra. Ontem, um velório coletivo realizado num colégio no centro do município reuniu parentes de 15 vítimas da tragédia. (págs. 1 e 13)

'Judiciário tem responsabilidade pela corrupção'
O ministro Joaquim Barbosa, do STF, se revela descrente da política e crítico feroz da Justiça: "O Judiciário tem parcela grande de responsabilidade pelo aumento da corrupção em nosso país", disse, em entrevista a Carolina Brígido. "O Judiciário teria de ser reinventado". (págs. 1 e 3)

Aeroportos são gargalo para a Copa
Levantamento feito pelo Globo nos oito principais aeroportos do país mostra que muitos gargalos ainda precisam ser resolvidos para o Brasil garantir a infraestrutura no setor durante a Copa de 2014. Os problemas vão da saturação dos terminais a questionamentos no valor das obras pelo TCU. (págs. 1, 29 e 30)

Brasileiro vai pagar para evitar apagão
Quase dois meses após o blecaute que atingiu 18 estados e o Distrito Federal, o ONS anunciou ações para evitar apagões. Segundo o diretor-geral do órgão, Hermes Chipp, as medidas a serem adotadas vão aumentar os custos, que serão repassados às tarifas do consumidor. (págs. 1 e 32)

Taxa de homicídios do Rio tem queda recorde
Redução de 14,4 por cento faz índice ser o menor dos últimos 30 anos

O número de homicídios no Estado do Rio caiu 14,4% de setembro a novembro, em relação ao ano passado, reduzindo a taxa para 36 mortes por cem mil habitantes, a menor dos últimos 30 anos. Segundo o governador Sérgio Cabral, a meta é reduzir o índice em 6% por semestre. A taxa ficaria em 23 mortes por cem mil habitantes até 2014, alcançando a média nacional. (págs. 1 e 16)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Empresários vão priorizar doações ocultas na eleição
Dinheiro dado a partido impede identificação do candidato que o usou

Empresários devem piorizar as doações diretas aos partidos, e não aos candidatos, nas eleições deste ano. Chamada de "doação oculta", ela impede a identificação do candidato que utilizou os recursos. Além disso, protege as empresas, ao não vinculá-las publicamente a nenhum político. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Carlos Ayres Britto, vê a tendência com preocupação. Segundo ele, com essa doação fica mais difícil identificar o "caminho de volta" do dinheiro. Outra preocupação de Britto é o uso de caixa dois. "Quem financia por debaixo dos panos vai cobrar o retorno por baixo dos panos, e alianças espúrias são feitas a partir do caixa dois". (pág. 1 e Brasil)

Brasileiros se armam para evitar ataque no Suriname
A comunidade de 2.500 brasileiros na cidade de Benzdorp, área de garimpo a 500 km da capital do Suriname, Paramaribo, passou o fim de 2009 se armando para a eventualidade de um ataque semelhante ao de Albina, na véspera do Natal. "Em Albina, pouca gente tinha arma. Aqui é diferente", diz Ricardo Ferreira, dono de uma espingarda calibre 12. Para o pastor Osmar Abimael, a relação entre brasileiros e "morenos"(descendentes de escravos africanos), hoje tranquila na região, pode mudar. (págs. 1 e A8)

Novo ecstasy já representa 28% das apreensões feitas no país
O Brasil assistiu em 2009 a um aumento significativo na apreensão de novos tipos de ecstasy,que já respondem por 28% do total. O risco dessas drogas é pouco conhecido, pois usam princípio ativo diferente. A mudança na fórmula da droga tem como objetivo fugir da lista de substâncias proibidas pelas vigilâncias sanitárias de todo o mundo. (págs. 1 e C3)

George Soros - Nova crise está no horizonte e revela o fim de uma era
Com a estabilização do mercado financeiro, as pessoas desejam acreditar que o crash ocorrido em 2008 foi apenas um pesadelo. Infelizmente, a recuperação deve perder o pique e pode até ser seguida por uma segunda desaceleração econômica. Para complicar as coisas, a maioria ainda não percebeu que a crise atual difere das anteriores e que chegamos ao final de uma era. (págs. 1 e B5)

Editoriais
Leia "Depois da crise", sobre gargalos para a retomada do crescimento mundial; e "Antologia do cinismo".

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Mortos pelas chuvas chegam a 71 e buscas prosseguem
Número de vítimas em Angra sobe para 38; assustados, turistas deixam cidade

O total de mortos pela chuva no sudeste chegou ontem a 71, com a confirmação de 38 vítimas em deslizamentos de terra em Angra dos Reis. Assustados, turistas deixaram a Ilha Grande, onde um desmoronamento de encosta soterrou uma pousada e sete casas. Com a ajuda de voluntários, cerca de 120 bombeiros trabalham no resgate de vítimas em Angra. Os trabalhos contam com o apoio de cães farejadores e helicópteros. De acordo com a Defesa Civil, 189 residências foram interditadas no município. Quase mil pessoas são mantidas fora de suas casas. (págs. 1, C1 e C3)

Governador defende ação radical em áreas de risco
O governador Sérgio Cabral defendeu a "radicalização" para retirar moradores de áreas de risco, resultado de "décadas de populismo". Mas afirmou que a ocupação irregular não é o problema da Ilha Grande: "Dobramos a área do parque e fomos criticados". (págs. 1 e C3)

Situação é crítica em cidades ilhadas de SP
Inundada desde quinta-feira, São Luís do Paraitinga, no Vale do Paraíba, tem cerca de 4 mil desabrigados e o acesso à cidade só pode ser feito de helicóptero. A inundação ameaça imóveis tombados do período do café. Pelo menos três casarões e metade da centenária Igreja Matriz de São Luís de Toloza ruíram ontem. Cunha também permanece isolada pela queda de barreiras e pontes. Pela manhã, helicópteros do Exército voaram até o local onde um soterramento matou seis pessoas, na tentavia de levar os corpos ao IML de Guarantiguetá. Em Guararema, bombeiros resgataram os corpos de dois homens soterrados e buscavam dois irmãos desaparecidos, netos de uma das vítimas. (págs. 1 e C3)

Clã Arruda compra R$ 1,3 mil em imóveis
O aumeto de 1.000% registrado desde as eleições de 2006 no patrimônio do governador do DF, José Roberto Arruda (ex-DEM), se estende à mulher, à sogra e a dois filhos. Eles compraram 5 apartamentos que valem ao menos R$% 1,3 milhão. A primeira-dama Flávia Arruda negou ter adquirido imóveis após a união com o governador, em 2007, embora uma escritura tenha sido registrada em seu nome em 2008. (págs. 1 e A4)

Brasil já tem 2 trabalhadores para cada idoso ou criança
O Brasil já vive um período de bônus demográfico, com dois trabalhadores para cada criança ou idoso. De acordo com especialistas em demografia, quando há mais gente trabalhando do que dependentes, a população não é um entrave para o desenvolvimento, mas um fator impulsionador. Esse bônus só ocorre uma vez na história de um país e o sistema de previdência precisa estar estruturado para a fase posterior. (págs. 1 e B1)

Colunista - Suely Caldas
O jornal inglês Financial Times elogia feitos de Lula. Mas dá o crédito a FHC. (págs. 1 e B2)

Notas e Informações - A reforma do processo civil
Principal desafio da modernização da Justiça, a reforma do Código de Processo Civil pode enfim ser concluída em 2010. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: O que podemos esperar de 2010
Especialistas projetam o ano da Copa do Mundo e das eleições

Já virou tradição: a cada início de ano são ouvidos astrólogos, futurólogos e outros especialistas no aleatório. Com todo o respeito aos que neles acreditam, o JB optou por se aproximar do concreto. O caderno Perspectivas 2010 ouve especialistas em variadas áreas para, se não prever o que vai acontecer em 2010, pelo menos dar ao leitor uma projeção com bases mais sólidas de como deve ser um ano em que não faltarão temas palpitantes e polêmicos: Copa do Mundo, mais obras no Rio para prepará-lo para 2016, e principalmente as eleições. (pág. 1, Especial Perspectivas 2010)

Tarso insiste na criação da "comissão da verdade"
O ministro da Justiça, Tarso Genro, mantém sua posição em defesa da criação da "comissão da verdade" que abriu uma crise com seu colega Nélson Jobim e com a cúpula militar do país. "Não há ilusão de que torturador vai para a cadeia", disse ele ao JB. O ministro garantiu que Michel Temer será o vice de Dilma. (págs. 1, A4 a A5)

Coisas da política
Vinte e cinco apostas para o ano novo. (págs. 1 e A2)

Informe JB
A hora de o PT dar o troco do "tenho medo". (págs. 1 e A4)

Anna Ramalho
Celular de Dilma não pode tocar muito. (págs. 1 e A24)

Mauro Santayana
As muitas margens dos rios. (págs. 1 e A8)

Sociedade aberta
Alexandre Pereira da Rocha - Cientista político - Corrupção e impunidade no Brasil. (págs. 1 e A11)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: 224 mil vagas em 2010
As eleições, um novo censo, as obras do PAC, a ampliação dos quadros das instituições federais de ensino e a substituição de terceirizados vão turbinar os concursos públicos neste ano. A maioria das nomeações deve ocorrer no primeiro semestre. E o número de postos pode ser ainda maior se o Congresso Nacional aprovar alguns projetos previstos no Orçamento da União, que criam 77 mil cargos e funções comissionadas. Veja as listas de seleções que estão com inscrições abertas ou previstas para 2010, no governo federal e em diversos órgãos estaduais. (págs. 1, 14 e Trabalho & Formação Profissional, pags. 4 e 5)

Facilidades a mais para se especializar
Ministério da Educação regulamenta cursos flexíveis de pós-graduação para aumentar o número de profissionais habilitados em diversas áreas do mercado. (pág. 1, Trabalho & Formação Profissional, Capa e pág. 2)

Criminalidade - Adolescentes são seduzidos pela violência
A participação de menores em crimes bárbaros, como homicídios e latrocínios, é cada vez maior no DF. Dados da Polícia Civil mostram que, em 2008, 76 jovens entre 12 e 17 anos foram identificados como autores dessas ocorrências, um aumento de 76% em relação a 2007. (págs. 1, 23 e 24)

Congresso - Deputado quer viajar de avião executivo
Mesmo gastando R$ 70 milhões por ano com passagens aéreas, a Câmara estuda a aquisição de um jatinho modelo Legacy, por R$ 43 milhões. A proposta foi apresentada à Mesa Diretora, no ano passado, por Ernandes Amorim (PTB-RO). Segundo ele, os parlamentares têm dificuldades de transporte para seus estados. (págs. 1 e 2)

Nenhum comentário: