terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O que Publicam os Principais Jornais do País, nesta terça feira

O Globo

Manchete: Golpe da mudança burla lei e abastece comércio no Rio
CET-Rio multa 252 caminhões desrespeitando o horário de entregas

Um dos poucos tipos de veículo autorizados a lazer operações de carga e descarga em horários de rush na área mais movimentada da cidade, caminhões de mudança tem sido usados para driblar a fiscalização do chamado polígono de restrição da prefeitura. Segundo o diretor de Operações da CET-Rio, Joaquim Diniz, motoristas estão burlando a lei levando entregas, como frutas e bebidas, em caminhões-baú. Somente ontem de manhã, fiscais aplicaram 252 multas em 16 pontos de bloqueio. A CET-Rio promete intensificar a fiscalização, que agora conta com dispositivos eletrônicos, instalados nos pardais de velocidade, que registram as placas dos veículos que circulam em hora e local proibidos. (págs. 1 e 14)

Vice renuncia e agrava a crise na Venezuela
Militar aposentado, Ramon Carrizález era visto como um dos homens de confiança de Chávez

O vice-presidente e ministro da Defesa da Venezuela, Ramon Carrizález, pediu demissão dos cargos, assim como sua mulher Yuvirí Ortega, que estava à frente da pasta do Ambiente. Militar aposentado e considerado um dos homens de confiança do presidente Hugo Chávez, ele alegou problemas pessoais, mas a sua saída agrava a crise na Venezuela, que já enfrenta falta de água e energia, inflação alta e desabastecimento, entre outros problemas. A decisão do governo de tirar do ar a RCTV Internacional provocou manifestações de estudantes nas ruas das principais cidades e críticas organizações do país e do exterior. (págs. 1 e 27)

Haiti pede ajuda por 10 anos
0 Haiti pediu ontem a representantes de 14 países doadores reunidos em Montreal, no Canadá, ajuda por 10 anos para reconstruir o país. 0 chanceler Celso Amorim defende a abertura dos mercados para produtos importados do Haiti, como têxteis. Ele revelou que, no Brasil, o governo já discute com o setor privado a redução das tarifas de importação de bens do país. 0 Congresso Nacional aprovou também o aumento de 1.300 militares brasileiros no Haiti, que partirão mês que vem. (págs. 1, 28 e 29)

Europa veta remédio de emagrecer mais popular
A União Européia recomendou ontem aos médicos parar de receitar medicamentos para emagrecer a base de sibutramina, os mais utilizados no Brasil. Segundo estudos, eles causariam aumento do risco de infarto e derrame. A Anvisa disse que decidirá até o fim desta semana se as vendas serão proibidas no Brasil. (págs. 1 e 30)

Rio 2016: T-5 é adiado antes de começar
A prefeitura adiou por tempo indeterminado a licitação de uma das obras das Olimpíadas, o T-5, corredor de ônibus da Barra a Penha. A medida foi tomada porque o Tribunal de Contas do Município ainda está analisando o edital. (págs. 1 e 15)

Deputado da meia renuncia e ajuda Arruda
Numa manobra para retornar o controle da Câmara do DF, a tropa de choque do governador José Roberto Arruda obteve duas vitórias: Leonardo Prudente deixou a presidência da Casa e o depoimento de Durval Barbosa foi adiado. (págs. 1 e 3)

Em debate, a força real da marolinha
Economistas dizem que a crise que afetou o Brasil em 2009 não foi uma marolinha. Para Antonio Licha (UFRJ), a crise "teve formato de 'V' profundo, com recuperação acentuada". Paulo Levy (Ipea) diz que a América Latina sofreu muito. (págs. 1 e 21)

Chuvas isolam mais de 100 brasileiros em Machu Picchu (págs. 1 e 29)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Na frente de Serra, Lula propõe PAC contra enchente
Presidente sugere programa símbolo da candidata do PT como solução para acabar com inundações em SP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou ontem diante de José Serra (PSDB), governador de São Paulo e líder nas pesquisas de intenção de voto para a Presidência, o PAC (Programa de Aceleração de Crescimento) como solução para o combate aos estragos das chuvas em São Paulo. Programa símbolo da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), pré-candidata do PT ao Planalto, o PAC foi alvo recente de críticas do PSDB. O discurso de Lula foi uma resposta à fala do prefeito Gilberto Kassab (DEM), que cobrou mudanças nos critérios de distribuição de recursos para municípios. Homenageado, ao lado de Serra, no 456° aniversario da capital, Lula lembrou enchentes que viveu desde que chegou ao Estado - a Folha visitou rua onde ele morou em 1956, alagada na semana passada. Serra disse contar com a União contra as "agruras" da cidade. (págs. 1 e Cotidiano Leia coluna de Janio de Freitas A6)

Chuva causa mais deslizamentos e interdita estradas

Em mais um dia de chuva forte na Grande SP, 19 casas desabaram apos deslizamento de terra em Carapicuíba; os moradores saíram a tempo, e ninguém se feriu. Regis Bittencourt e Dutra tiveram trechos interditados na volta do feriado. (págs. 1 e C4)

Foto-legenda: Moradora da favela em Carapicuíba (Grande São Paulo), onde 19 casas desabaram devido à chuva (pág. 1)

Petrobras zera perdas com preço da gasolina
A Petrobras conseguiu em 2009 compensar os R$ 10 bilhões que deixou de faturar ou perdeu de 2005 a 2008, quando manteve os preços da gasolina e do diesel defasados em relação à cotação internacional do petróleo, dizem especialistas.
No ano passado, a empresa chegou a anunciar que baixaria os preços quando zerasse as perdas, mas analistas avaliam que ela vai aproveitar os valores mais altos que os do exterior para reforçar o caixa. A Petrobras não quis comentar. (págs. 1 e B1)

Adolescente é encontrada viva no Haiti após 13 dias
Uma adolescente de 14 anos foi retirada com vida das escombros de sua casa em Porto Príncipe, capital haitiana. Ela passou 13 dias soterrada após o terremoto. Guerlane Guay afirmou à Folha que não se a1imentou e só sobreviveu porque teve acesso a galões de água.
Conferência no Canadá definiu que o governo do Haiti liderará a reconstrução do país, mas sob coordenadas da ONU. (págs. 1 e A14 a A16)

Foto-legenda: Forças da ONU contêm haitianos que se aglomeram para receber ajuda perto da sede do governo (pág. 1)

Aliado de Arruda renuncia à presidência da Câmara do DF
Leonardo Prudente (sem partido) foi filmado pondo dinheiro nas meias; base do governador, maioria na Casa, tentará eleger substituto. (págs. 1 e A12)

Vice de Chávez pede para deixar o cargo; país tem dia de protesto (págs. 1 e A18)

Mundo: Voo que ia do Líbano para a Etiópia cai no mar com 90 a bordo (págs. 1 e A18)

Editoriais
Leia "Regras para bancos", acerca do plano de Obama; e "De Copenhague ao México", sobre negociações ambientais. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Reconstruir Haiti deve levar mais de 10 anos
Previsão é feita em reunião para organizar ajuda ao país

O premiê canadense, Stephen Harper, disse ontem que levará pelo menos dez anos para que o Haiti seja reconstruído. A previsão foi feita em conferência preparatória para reunião de países doadores para o esforço de recuperar o Haiti após o terremoto do dia 12. Questionada por jornalistas sobre "quem estaria dirigindo o ônibus" da reconstrução do país, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, disse que é o Haiti. A estimativa é que 3 milhões de pessoas terão de ser auxiliadas por tempo indeterminado, e o desafio, na ONU, é determinar as prioridades, diante da destruição da infraestrutura. (págs. 1 e A10)

Brasil decide mandar mais 1,3 mil soldados

O Congresso aprovou, em votação simbólica, o envio de até 1.300 militares brasileiros para o Haiti - 90 agora e outros 400 caso haja necessidade. O pedido foi feito pelo presidente Lula. Dos 900 militares que têm o embarque confirmado, 750 são de batalhão de infantaria e 150 da Polícia do Exército. Hoje, o Brasil já tem 1.300 militares no Haiti. (págs. 1 e A12)

SIP critica fechamento de TVs na Venezuela
A Sociedade Interamericana de Imprensa condenou o fechamento da Rádio Caracas Televisão (RCTV) e de outros canais a cabo na Venezuela, criticando a "intolerância" do governo chavista. A polícia de Caracas reprimiu manifestação a favor da RCTV. (págs. 1 e A14)

Foto-legenda: Chuvas em SP: Mais destruição
Um trecho da Rodovia SP-29, que liga a Rodovia Castelo Branco ao município de Itapevi, ficou destruído após a terra ceder com as fortes chuvas; outras estradas que cruzam o Estado de São Paulo foram interditadas por causa de alagamentos. (págs. 1 e C5)

Petistas têm plano para resistir a Temer
O comando da campanha de Dilma Rousseff (PT) à Presidência resiste à indicação do deputado Michel Temer (PMDB-SP) como vice e busca alternativas entre peemedebistas. Para o governo, Temer não tem voto nem agrega apoio. Petistas estimulam agora, nos bastidores, os partidos da frente de apoio a Dilma a opinar sobre o nome para compor a chapa. (págs. 1 e A4)

Ao ganhar medalha de Kassab, Lula fala de enchentes
Ao lado do governador José Serra e do prefeito Gilberto Kassab, o presidente Lula falou sobre transtornos causados pela chuva que vivenciou desde que se mudou para São Paulo. O discurso de Lula, que recebeu a medalha 25 de Janeiro, foi entendido como uma alfinetada. (págs. 1 e A4)


'Deputado da meia' renuncia à presidência da Câmara do DF
Envolvido no mensalão do DEM, o deputado Leonardo Prudente renunciou ontem à presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal. A saída de Prudente, flagrado em vídeo colocando dinheiro de suposta propina dentro das meias, força a realização de nova eleição e impede que o deputado Cabo Patrício (PT) comande a Casa interinamente e acelere a CPI da Corrupção. (págs. 1 e A7)

Cresce número de casos de dengue no Guarujá
A Secretaria de Saúde do Guarujá, na Baixada Santista, confirmou 21 casos de dengue e 172 suspeitas só em janeiro. Em todo o ano passado, foram 81. Moradores de bairros carentes afirmam que duas pessoas morreram. A prefeitura aguarda a comprovação da causa das mortes. (págs. 1 e A18)

Estudo na mata
Potencial inexplorado de pesquisa atrai jovens para a Amazônia, que tem a maior diversidade do planeta. (pág. 1)

Educação: Padronização do ensino básico falha
Estados ignoram orientação de matricular crianças com 6 anos. (págs. 1 e A17)

Notas e Informações: Lula e o TCU, de novo
Em lugar de criticar o TCU, Lula deveria cobrar de seus auxiliares mais competência e cuidados nos projetos. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Governo vai combater aumento do álcool
BNDES investirá R$ 2,5 bilhões, e ministro espera safra recorde em 2010

A elevação dos preços do álcool combustível que ganhou impulso nos ú1timos meses, levou o governo a anunciar, ontem, que vai formar um grande estoque regulador para combater os seguidos reajustes. O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse que o estoque será financiado prioritariamente com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que vai investir cerca de R$ 2,5 bilhões até dezembro. Segundo Stephanes, o excesso de chuvas que prejudicou a colheita e a qualidade da cana-de-açúcar no fim do ano passado vai, em contra partida contribuir, para uma safra recorde em 2010. (págs. 1 e Economia A19)

Haiti: O preço de uma catástrofe
O governo haitiano calcula em US$ 3 bilhões o custo da reconstrução do país. A previsão foi feita ontem em encontro no Canadá, que reuniu países que estão ajudando as vítimas do terremoto. Os Estados Unidos se ofereceram para promover uma grande conferência de doadores, em março, na sede da ONU. Enquanto adultos e crianças tentam voltar a rotina até em campos de futebol improvisados, o Congresso brasileiro aprovou o envio de mais 1.300 militares ao Haiti. (págs. 1 e Internacional A20 e A21)

Índios, em pé de guerra, lutam por uma nova Funai
Líderes indígenas acampados na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, querem a revogação do decreto que estabeleceu a reforma da Funai e exigem a demissão do presidente da fundação, Márcio Meira. A reestruturação do órgão era aguardada com otimismo pelos índios, que reclamam não terem sido consultados pelo governo, conforme estipula a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que tem o Brasil signatário. (págs. 1 e Tema do dia A2 e A3)

Última década foi a mais quente
Há quem não acredite no aquecimento global, mas um estudo da Nasa revela que a última década foi a mais quente da história. O ano de 2005 registrou as maiores temperaturas desde o monitoramento pela agência espacial americana. Naquele ano, o Ártico foi a região mais atingida em relação à temperatura média. (págs. 1 e Vida, Saúde e Ciência A24)

Coisas da Política
Mensalão do DEM expõe a judicialização. (págs. 1 e A2)

Informe JB
Aliados de Arruda duelam pelo poder. (Págs. 1 e A4)

Anna Ramalho
Lula e Marisa vão cair na folia com Cabral. (págs. 1 e A16)

Editorial
Choque de ordem é bom, mas pode melhorar. (págs. 1 e 8)

Sociedade Aberta
Aspásia Camargo
Vereadora pelo PV-RJ
Governo federal deixou a população de rua órfã. (págs. 1 e A13)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Distritais têm sete dias para eleger o presidente
Investigado na Operação Caixa de Pandora e afastado do cargo pela Justiça, Leonardo Prudente (sem partido) renunciou ontem ao comando do Legislativo local e abriu a disputa pela Mesa Diretora da Casa. Os distritais têm uma semana para escolher o sucessor de Prudente e há pelo menos quatro candidaturas: Wilson Lima (PR), o mais cotado e que conta com a preferência do governador José Roberto Arruda, Eliana Pedrosa (DEM), Batista das Cooperativas (PRP) e um deputado petista — Cabo Patrício ou Paulo Tadeu. Ontem, a CPI da Codeplan acatou pedido do ex-secretário Durval Barbosa e adiou seu depoimento na comissão. (págs. 1 e 39)

Haiti estima 200 mil mortos. Brasil envia mais 900 militares (págs. 1, 18 e 19)

Venezuela: Vice abandona o governo Chávez
Ramon Carrizález alegou problemas pessoais e pediu demissão, em meio a mais uma crise política no país. Ele era um dos colaboradores mais próximos de Hugo Chávez. Milhares de estudantes foram às ruas ontem protestar contra o fechamento de canais de tevê. Houve enfrentamento com a polícia. (págs. 1 e 20)

Dívidas dos ricos abrirão nova crise
Em entrevista ao Correio, o economista suíço Marc Faber prevê que países europeus e os EUA serão os responsáveis pela nova crise mundial. Segundo ele, essas nações se endividaram vendendo títulos públicos e não terão como honrar os compromissos. Especialista vê economia brasileira equilibrada. (págs. 1 e 12)

PT traz de volta a turma do mensalão
Citados nas denúncias de compra de votos de parlamentares, os deputados federais José Genoíno e João Paulo Cunha, e o ex-ministro José Dirceu retornam à direção do partido. (págs. 1 e 6)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico

Manchete: Projeto obriga distribuição de 5% do lucro a empregado
Projeto de lei concluído pelo Ministério da Justiça determina que 5% do lucro líquido de cada empresa terão de ser divididos entre seus funcionários. A companhia que não cumprir a lei terá seu Imposto de Renda elevado no mesmo percentual. As medidas não atingem as estatais e as micro e pequenas empresas.
A proposta faz parte de um pacote trabalhista do governo com dez projetos que será apresentado hoje no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. "Nós sabemos que vamos receber novas sugestões no Congresso e que o projeto vai gerar um bom debate", disse ao Valor o secretário de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Rogério Favreto. Ele presidiu a comissão interna do governo sobre mudanças nas leis trabalhistas, com representantes dos ministérios do Trabalho e da Previdência, da Secretaria de Assuntos Estratégicos, OAB e CNJ, além de diversas associações e juristas.
A intenção do governo é que pelo menos 2% dos lucros de cada empresa sejam divididos de maneira igualitária entre todos os funcionários. Os 3% restantes poderiam ser distribuídos de acordo com critérios internos de gestão que cada trabalhador terá direito.
Outra medida polêmica do pacote e a obrigatoriedade de as empresas prestarem informações que, em muitos casos, são consideradas estratégicas e protegidas por sigilo. Pelo texto, as demonstrações contábeis das companhias terão de ser abertas ate 31 de março de cada ano e as fiscais, ate 5 de maio. (págs. 1 e A8)

Contas fecham com superávit de 2,5% do PIB
Para encerrar 2009 com superávit primário de 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB), o governo tirou da base de cálculo do resultado fiscal parte dos gastos com investimentos. A lei permite abater da meta fiscal até 0,65% do PIB e o governo considerou para esse fim investimentos até 0,5% do PIB. Para este ano, o compromisso da Fazenda é obter superávit de 3,3% do PIB, sem subterfúgios. O governo pretende usar as flexibilidades permitidas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias apenas em caso extremo. Aumentar o esforço fiscal é uma das principais demandas do Banco Central junto à Fazenda para melhorar as condições de administração da política monetária. (págs. 1 e A4)

Bancos pagam bônus 30% maior no país
Executivos de bancos de investimento no Brasil deverão ganhar neste ano bônus em média 30% acima dos obtidos no início de 2009, apurou o Valor. Mesmo os dirigentes de bancos internacionais com presença no país deverão aferir ganhos de acordo com os resultados obtidos no Brasil, sem ser afetados pelos cortes dos bônus em nível mundial. Apesar de revelarem aumento em relação ao pagamento anterior, os bônus deste ano não deverão superar os obtidos em 2008, após o recorde de operações no mercado de capitais em 2007 ter proporcionado ganhos excepcionais, com US$ 2 bilhões em comissões distribuídas. Como consequência da crise, parcela maior dos bônus das instituições estrangeiras neste ano será paga em ações. (págs. 1 e C1)

Foto-legenda: Aquisições a caminho
Até 2015, a Phillips quer ter 50% de suas vendas nos mercados emergentes. O presidente da empresa no Brasil, Marcos Bicudo, diz que, as aquisições serão “fundamentais”. (págs. 1 e B6)

Hyundai fará carro popular em Piracicaba
O automóvel que a Hyundai vai produzir em Piracicaba (SP) a partir de 2012 será um modelo pequeno, que está sendo desenvolvido especialmente para o mercado nacional, informa o vice-presidente mundial da montadora, Chang Hwan Han. Junto com cem estudantes coreanos, o executivo visitou ontem um conjunto habitacional que está sendo construído no bairro do Jaraguá, zona norte de São Paulo, para fazer uma doação de US$ 100 mil. “Temos responsabilidades com a sociedade dos países onde decidimos ter fábricas”, explicou.
O investimento em Piracicaba, de US$ 700 milhões, será reforçado, em breve, com a ampliação da capacidade da fábrica. “Queremos pelos menos 10% do mercado em três anos”. (págs. 1 e D1)

BC e CVM vão se unir para fiscalizar fundos
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Banco Central decidiram trocar mais informações sobre fundos de investimento por entenderem que a crise mostrou a importância de o Estado ter uma visão mais abrangente sobre o risco ao qual o setor financeiro está exposto. Esta é uma mudança importante no setor de fundos, que administra R$ 1,4 trilhão e desde abril de 2002 é monitorado pela CVM. (págs. 1 e D1)

China eleva o tom contra EUA e Google
Após um período inicial mais contido, a China endureceu sua posição contra as críticas americanas a suas políticas para a internet e lançou uma réplica coordenada na mídia estatal, aparentemente voltada para o público interno. Pelo segundo dia consecutivo, dezenas de comentários foram publicados ontem em vários veículos da mídia oficial classificando como hipócritas as críticas da secretária de Estado, Hillary Clinton, e do Google. Os textos acusam a gigante americana da internet de se tornar um peão numa “guerra ideológica” americana.
A tentativa ampla de influenciar a opinião pública também é um reconhecimento implícito dos limites do controle governamental sobre a internet na China, assim como do rápido crescimento da população de internautas do país, estimada em 384 milhões de usuários. (págs. 1 e A11)

Obama prepara pacote de incentivos fiscais à classe média (págs. 1 e A11)

BC vai encerrar liquidação de cinco bancos em 2010, diz Gustavo do Vale (págs. 1 e C10)

Inflação acima da meta
A mediana das projeções do mercado financeiro para a inflação oficial (IPCA) neste ano atingiu 4,6% na semana passada, pela primeira vez acima da meta de 4,5%. (págs. 1, A2 e C2)

SP prepara-se para o pré-sal
O governo paulista realiza estudos ambientais na Baixada Santista com o objetivo de facilitar a instalação de empresas ligadas ao setor de petróleo na região. (págs. 1 e A4)

Clima e comércio
O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, Pascal Lamy, tenta evitar que o debate sobre o acordo climático contamine as já difíceis negociações comerciais na OMC. (págs. 1 e A10)

Anhanguera volta às compras
Após encerrar 2009 sem aquisições, o grupo educacional Anhanguera pretende retomar as compras neste ano. O foco são faculdades em municípios com mais de 100 mil habitantes. (págs. 1 e B4)

Evoke abre lojas
A grife brasileira de óculos Evoke, uma das marcas brasileiras de maior prestígio no exterior, vai abrir suas primeiras lojas próprias neste ano, em São Paulo e em Tóquio, contam os irmãos Demian e Fabiano Moraru. (págs. 1 e B5)

GM devolve socorro
Até junho, a GM vai devolver os US$ 8,1 bilhões que recebeu em auxílio dos governos dos EUA e do Canadá. A informação é do presidente do conselho, Ed Whitacre Jr., confirmado no posto de diretor-executivo. (págs. 1 e B6)

Biocombustível para a Europa
As multinacionais Baushe Energy, da França, e a distribuidora de combustíveis britânica Greenergy, criam joint venture no Brasil para exportar álcool anidro ao Reino Unido. (págs. 1 e B8)

Vigilância aérea
A empresa Santos Lab, do Rio de Janeiro, venceu concorrência internacional para o fornecimento de três aviões não tripulados para a ONU, que serão usados no Haiti. (págs. 1 e B8)

Boi no pasto
Com os pastos em boas condições em razão das chuvas em várias regiões produtoras do país, os pecuaristas retêm os bois e travam os negócios no mercado de carne. (págs. 1 e 12)

Conservadorismo no milho
Com cotações em queda no mercado externo e sem reação significativa dos preços no mercado doméstico, produtores de milho reduzem as apostas na safra de inverno, em início de plantio no Paraná. (págs. 1 e B12)

Ideias
Delfim Netto: regulação financeira segue o ‘espírito do tempo’ e interesses de banqueiros, não o bem-estar social. (págs. 1 e A2)

Ideias
Jeffrey Sachs: falta de ajuda rápida piora o morticínio no Haiti. (págs. 1 e A13)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio

Manchete: Denúncia contra som alto terá recompensa
Quem prestar informações sobre perturbação causada pelo barulho pode receber de R$ 100 até R$ 2 mil. Ministério Público reedita cartilha e lança campanha contra a poluição sonora, que é responsável por muitas brigas entre vizinhos. (pág. 1)

Lei do aluguel vale até para contrato antigo (pág. 1)

BNB, Petrobras e IPA inscrevem para seleções
Banco vai formar cadastro reserva de níveis médio e superior. Petrobras oferece 787 vagas no País. Já o IPA tem 19 postos temporários. (pág. 1)

Bando assalta agência do Banco do Brasil em Rio Doce, Olinda (pág. 1)

Cruzeiros oferecem oportunidades de emprego temporário (pág. 1)


PSB não aceita a pressão do PT para definir futuro de Ciro (pág. 1)

Vice-presidente da Venezuela renuncia. País enfrenta protestos (pág. 1)

Congresso aprova envio de mais militares ao Haiti (pág. 1)

Boeing 737 cai no Mediterrâneo com 90 pessoas a bordo (pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: