quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O que Publicam os Principais Jornais do País, nesta quarta feira


Quarta-feira, 13 de Janeiro de 2010 | 08:32Hs


O Globo

Manchete: Planos de saúde cobrirão mais consultas em cirurgias
Reembolso de 70 novos procedimentos médicos significará aumento em 2011

A Agência Nacional de Saúde (ANS) anunciou ontem a inclusão de 70 novos procedimentos médicos e odontológicos na lista de cobertura obrigatória dos planos de saúde, beneficiando 43 milhões de usuários. A partir do dia 7 de junho, as operadoras terão de cobrir, por exemplo, 26 novos tipos de cirurgias por vídeo no tórax e ampliar o número de consultas por ano em nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Também passam a ter cobertura o transplante de medula, que antes só era reembolsado se fosse feito com a própria medula do paciente, e o exame mais sofisticado para diagnóstico precoce de câncer (PET-Scan). Tratamentos mais caros - o transplante pode chegar a R$ 80 mil e o exame PET-Scan a R$ 4 mil - terão impacto nos preços das mensalidades dos planos em 2011, diz a associação que reúne as operadoras. (págs. 1 e 19)

Um espigão no corredor cultural
Prefeitura autoriza Eletrobrás a construir 44 andares no meio do casario da Lapa

As mudanças na legislação do Corredor Cultural do Centro do Rio, propostas pelo prefeito Eduardo Paes e aprovadas discretamente pela Câmara de Vereadores no fim do ano, criaram polêmica. A nova lei abre caminho para a Eletrobrás construir um espigão com até 44 andares nas imediações dos Arcos da Lapa. A maioria dos especialistas em urbanismo e patrimônio cultural acha que o projeto pode descaracterizar o coração histórico da cidade. (págs. 1 e 10)

Foto legenda: A fotomontagem mostra como ficaria a paisagem da Lapa com o novo espigão da Eletrobrás

Lula afirma que reagirá a ataques
Em seu primeiro grande evento público do ano, com forte tom eleitoral, o presidente Lula avisou ontem que não esperem este ano a reedição do "Lulinha Paz e Amor". Disse que revidará os chutes de seus adversários "do peito para cima". "O que eles não sabem é que sou capoeirista. Não sabem que estou preparado para não deixar a coisa chegar no meu peito", disse, para cerca de mil pessoas num centro de convenções em Brasília e ao lado da ministra Dilma Rousseff, na assinatura de protocolos do Minha Casa, Minha Vida. (págs. 1 e 8)

Foto legenda: O presidente do Senado, José Sarney, beija a mão de Dilma Rousseff (com Lula atrás) durante evento do programa Minha Casa, Minha Vida

Planalto já quer retirar seu aval a megadecreto
Sob pressão, o Planalto estuda alterar o texto do Programa Nacional de Direitos Humanos para esvaziar todas as propostas criticadas por militares, Igreja e outros setores. Nesse caso, Lula reeditará o decreto para que o programa deixe de ter o aval do governo e represente apenas a conclusão da Conferência de Direitos Humanos. (págs. 1, 3 e 4)

Terremoto de 7 graus isola o Haiti
Um forte terremoto de 7 graus na escala Richter, seguido de duas réplicas, isolou o Haiti, com alerta de tsunami em países do Caribe. Um hospital e vários prédios desabaram. (págs. 1 e 26)

STJ quebra o sigilo bancário de Arruda
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) quebrou o sigilo bancário e fiscal do governador do DF, José Roberto Arruda, e mais sete investigados do chamado mensalão do DEM. (págs. 1 e 9)

Desigualdade cai menos que pobreza
Estudo do Ipea mostra que a pobreza caiu 3,1% ao ano no país, desde 2003, e a desigualdade, apenas 0,7%. Nesse ritmo, o Brasil teria 4% de pobres em 2016, nível de país rico. (págs. 1 e 20)

Baixarias na campanha dos EUA
A roupa suja da campanha presidencial de 2008 começa a ser lavada em público no livro "Game change", que revela traições entre o casal Clinton e demonstrações de racismo a Obama. (págs. 1 e 25)

Racionamento na Venezuela afeta Brasil
Roraima, que recebe energia venezuelana, está sendo afetado pelo racionamento. A partir de hoje, o fornecimento na Venezuela será suspenso por quatro horas dia sim, dia não. (págs. 1 e 22)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Forte terremoto atinge o Haiti
Tremor de 7 graus na escala Richter destruiu prédios e abalou palácio presidencial; não há estimativa de mortes

Um forte terremoto atingiu o Haiti por volta das 20h de ontem (horário de Brasília), causando o colapso de edificações na capital, Porto Príncipe. Até ontem à noite, não se sabia o total de mortes e a extensão dos danos.

Conforme testemunhas, havia prédios em ruínas, entre eles um hospital, e pessoas gritando sob os escombros. Segundo uma TV local, o palácio presidencial ruiu, mas o embaixador haitiano nos EUA, Raymond Joseph, disse que o presidente René Préval está bem. Para Joseph, o tremor é "catástrofe de grandes proporções".

O Centro de Pesquisa Geológica dos EUA informou que o primeiro tremor, a 15 km da capital, atingiu 7 graus na escala Richter e foi seguido de outros dois, de 5,9 e 5,5 graus. Sentido na República Dominicana e em Cuba, o terremoto chegou a provocar alerta de tsunami, depois retirado, no Caribe.

Desde 2004, o Brasil lidera missão de estabilização da ONU composta por mais de 7.000 "capacetes azuis", 1.266 dos quais brasileiros. O embaixador no Haiti, Igor Kipman, que estava em Brasília, disse não haver feridos entre os brasileiros. (págs. 1 e Mundo)

Foto legenda: Ferida na perna, vítima do tremor que atingiu o Haiti anda por rua da capital, Porto Príncipe; testemunhas relatam destruição

Plano de saúde cobrirá mais procedimentos
O governo ordenou que as operadoras de saúde ofereçam, a partir de 7 de junho, mais 73 procedimentos mínimos a serem cobertos por qualquer tipo de plano.

As medidas valem para planos contratados a partir de 1999, quando entrou em vigor a lei que regulamenta o setor, e abrangem 81% dos 54 milhões de segurados.

A mudança inclui aumento do número máximo de consultas com psicólogos e outros profissionais e, como a Folha antecipou, o transplante de medula óssea.

As operadoras alegam que a medida terá impacto nas mensalidades ou na qualidade. Para especialistas, a lista omite procedimentos importantes. (págs. 1 e C1)

Gabeira aceita se candidatar por aliança PV-PSDB no RJ
Em reunião com tucanos do Rio de Janeiro, o deputado federal Fernando Gabeira (PV) admitiu a possibilidade de disputar o governo estadual se houver uma aliança entre os dois partidos no Estado. A operação conta com o aval da pré-candidata do Partido Verde ao Planalto, Marina Silva.

A candidatura de Gabeira oferece um palanque forte no Estado ao governador de São Paulo, José Serra, candidato tucano que lidera as pesquisas de intenção de voto para presidente. (págs. 1 e A10)

Juiz abre novo processo contra executivos da Camargo Corrêa
O juiz federal Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Criminal de São Paulo, abriu novo processo criminal contra três diretores da Camargo Correa, acusados de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Os três executivos já são réus em outra ação, por supostos crimes financeiros.

Desde março, a Camargo Correa é alvo da Operação Castelo de Areia, da Polícia Federal. Para Celso Vilardi, advogado da empreiteira, que pede na Justiça o trancamento do caso, as acusações são "absurdas". (págs. 1 e A4)

Paulo Rabello de Castro: Deveria existir um fundo especial para catástrofes naturais
Um fundo especial contra catástrofes naturais deveria ser votado na próxima Lei de Diretrizes Orçamentárias. Decisões de última hora para o socorro de vítimas e a recomposição de patrimônios perdidos são mais custosas, em desfavor das vítimas e do próprio contribuinte, vítima secreta. (págs. 1 e B2)

Editoriais
Leia "Entrevero palaciano", sobre conflitos internos e descoordenação no governo Lula; e "O preço do álcool". (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Planos cobrirão mais tratamentos
A partir de junho, operadoras de saúde terão de bancar internação domiciliar e 23 novos exames

Atendimento psiquiátrico ilimitado em casos graves e possibilidade de internação domiciliar estão entre os 73 novos procedimentos incluídos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar na cobertura mínima obrigatória das operadoras de planos de saúde. A partir de 7 de junho, os planos deverão cobrir transplantes de medula óssea (de outro doador) para pessoas com até 70 anos e exames de imagem para detecção precoce de tumores e metástases de linfoma e câncer pulmonar. Também foram autorizadas cirurgias por vídeo no tórax e 17 exames laboratoriais. O número de consultas com fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e psicólogos foi ampliado. As medidas valem para 43,7 milhões de clientes que têm planos contratados a partir de 1999, para 10,4 milhões que têm planos mais antigos, vale o que está no contrato. (págs. 1 e A14)

O que foi incorporado

Exames: 23 novos exames
Cirurgias : 34 procedimentos
Odontologia: Próteses dentárias de coroa e bloco
Consultas: Aumenta número em algumas especialidades
Saúde mental: Atendimento ilimitado em hospital-dia

Lula decide amenizar texto sobre anistia
Comissão da Verdade será mantida, mas sem desagradar aos militares

Preocupado em conter a polêmica causada pelo Programa Nacional de Direitos Humanos, o presidente Lula decidiu retirar do texto passagens que permitam a revisão da Lei de Anistia. A ideia é manter a proposta de criação da Comissão da Verdade, que analisará casos de tortura e execução durante o regime militar - mas com participação de representantes das Forças Armadas. Também serão suavizados pontos do programa que sugerem o controle dos meios de comunicação e a legalização do aborto. (págs. 1 e A4)

Foto legenda: Chile: Ditadura no museu
Visitante observa retratos de desaparecidos políticos no Museu da Memória e dos Direitos Humanos, em Santiago. Inaugurado na noite de segunda-feira, o museu lembra os abusos cometidos durante a ditadura do general Augusto Pinochet, entre 1973 e 1990. "Não podemos mudar nosso passado, só nos resta aprender do que foi vivido", disse a presidente Michelle Bachelet, criticada pela oposição por abrir o museu às vésperas da eleição que vai definir seu sucessor. (págs. 1 e A11)

STJ quebra sigilo de Arruda
O Superior Tribunal de Justiça autorizou a quebra do sigilo bancário e fiscal do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, e de outras 7 pessoas, entre elas o presidente da Câmara Distrital, Leonardo Prudente, 6 empresas e 2 associações. Todos são alvo de inquérito que investiga esquema de corrupção no governo e na Câmara. (págs. 1 e A8)

Calor torna apagões mais frequentes
A onda de calor deste início de ano - e o consequente aumento do consumo de energia - já começa a provocar quedas no abastecimento. Desde o dia 7, houve ao menos quatro grandes cortes de energia no País. No Estado do Rio, consumidores voltaram a sofrer com apagões localizados. (págs. 1 e B1)

Foto legenda: Ciclismo de elite
Equipe de São José dos Campos foi incluída pela União Ciclística Internacional na categoria Profissional Continental e pode participar de eventos como a Volta da França. (págs. 1 e E1)

Celso Ming - Tucano deve explicações
O presidente do PSDB, Sérgio Guerra, diz que se o partido vencer as eleições presidenciais mudará substancialmente a taxa de juros, o câmbio e as metas de inflação. Economia é assunto sério demais para ser tratado com anúncios, assim, pela matade. (pág. B2)

Venezuela aprofunda racionamento
O governo Hugo Chávez suspenderá a partir de hoje o fornecimento de energia durante quatro horas a cada dois dias em toda a Venezuela. A oposição convocou para o dia 23 marcha em repúdio às últimas medidas econômicas de Chávez - especialmente a desvalorização da moeda. (págs. 1 e A10)

Notas e Informações: Hora de enquadrar os bancos
Os bancos serão forçados a andar na linha ou ao menos a operar com mais cuidado. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Planos: cobertura maior sem reajuste
Nova relação inclui 70 procedimentos, entre eles transplante de medula

A nova relação com 70 procedimentos e coberturas obrigatórias nos planos de saúde, divulgada ontem pelo governo, amplia as possibilidades de atendimento. A partir de agora, por exemplo, transplantes de medula óssea passam a ser cobertos. Segundo a Agência Nacional de Saúde, como o reajuste anual das mensalidades será divulgado em maio e a nova lista entra em vigor em junho, os itens incluídos não trarão impacto ao bolso. Porém, entidades de defesa do consumidor alertam para o fato de que a benesse para 44 milhões de usuários só vai durar um ano, até o reajuste de 2011. (págs. 1 e Economia A18)

Terremoto de 7,3 graus atinge Haiti e gera caos
Um tremor de 7,3 graus na escala Richter atingiu o Haiti ontem à noite. De acordo com as primeiras informações, diversos edifícios desabaram, entre eles um hospital e o palácio presidencial, em Porto Príncipe. O embaixador do Haiti nos EUA, Raymond Joseph, disse que o terremoto é uma "catástrofe". (págs. 1 e Internacional A20)

Polêmica vai para baixo do tapete
A polêmica em torno do Programa Nacional de Direitos Humanos será jogada para baixo do tapete. Para encerrar o debate em torno de temas como tortura e aborto, governistas no Congresso sepultaram qualquer chance de votação este ano. (págs. 1 e País A5)

Coisas da política
Brasília deve ser devolvida aos brasileiros. (págs. 1 e A2)

Informe JB
Aliado de Arruda na chapa de Agnelo Queiroz. (págs. 1 e A4)

Editorial
No DF, vale tudo. Menos punir alguém. (págs. 1 e A10)

Sociedade Aberta
Otaviano Helene
Professor da USP

Distribuição de renda e educação. (págs. 1 e A17)

Sociedade Aberta
Candido Mendes
Cientista político

Sem medo do mito chamado Lula. (págs. 1 e A11)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Terremoto devasta a capital do Haiti
Palácio, prédios e casas de Porto Príncipe desmoronaram após o tremor de 7 graus na escala Ricther, na maior catástrofe do país mais pobre das Américas. Embaixada e instalações militares brasileiras foram atingidas (págs. 1 e 14)

Foto legenda: Em Porto Príncipe, o cenário da devastação: muitos prédios desabaram, entre eles um hospital e a catedral da cidade, e há testemunhos de pedidos de ajuda nos escombros

Justiça quebra sigilo de Arruda
Oito pessoas, entre elas o governador José Roberto Arruda e os distritais Leonardo prudente e Eurides Brito, seis empresas, que prestam serviços ao GDF e duas associações terão as contas bancárias e as declarações de Imposto de Renda investigadas no inquérito da Operação Caixa de Pandora. A abertura dos sigilos foi determinada pelo ministro Fernando Gonçalves do Superior Tribunal de Justiça (STJ). (pág. 1)

MP tenta tirar parlamentares investigados das votações

A promotora Maria Rosinete de Oliveira Lima pediu à Justiça a saída de oito distritais citados no inquérito do STJ dos julgamentos dos pedidos de afastamento do governador Arruda por crime de responsabilidade. Após as manifestações de segunda-feira a Câmara Legislativa teve um dia tranquilo ontem. (pág. 1)

Diárias para ficar em casa
Levantamento do Correio mostra que quatro parlamentares receberam dinheiro de viagens em missões especiais do Senado no ano passado para irem e se alojarem em bases políticas localizadas nos estados onde residem. Todos eles são candidatos nas eleições de outubro. (págs. 1 e 2)

Manifestação - Índios fazem barulho em frente à Funai
Representantes de 15 etnias fecham a sede das Fundação Nacional do Índio, em Brasília, e protestam no Ministério da Justiça contra o decreto que reestrutura o órgão. De acordo com os manifestantes, a reformulação vai fechar postos que atendiam à comunidade. No Paraná, eles bloquearam 11 quilômetros da BR-373, no sudeste do estado. (págs. 1 e 7)

Mais cobertura para saúde
Planos e seguradoras terão que ampliar, em junho, o número de procedimentos médicos oferecidos a seus clientes. As empresas da área odontológica preveem aumento de até 40% nos preços. (págs. 1 e 20)

Internet já transmite até casamentos (págs. 1 e 26)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico

Manchete: Comperj dobra capacidade para ser refinaria 'premium'
A Petrobras deve mudar o projeto para construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), uma obra que consumirá investimentos de até R$ 25 bilhões. A unidade deverá se tornar uma refinaria “premium” com capacidade de processar 300 mil barris por dia de petróleo pesado do campo de Marlim, dobrando a capacidade de produção inicialmente prevista em 150 mil barris por dia.

“Estamos avaliando o cenário para tornar o projeto mais competitivo”,
disse Paulo Roberto Costa, diretor de Abastecimento da estatal. Segundo ele, a decisão final deverá ser conhecida dentro de dez dias. A Petrobras mantém a decisão de construir uma central petroquímica dentro do Comperj, mas a refinaria deverá ser construída antes da central petroquímica e das unidades de segunda geração, que são menos complexas. O Valor apurou que a estatal já informou ao governador do Rio, Sergio Cabral, da sua intenção de mudar o projeto. (págs. 1 e B7)

Ritmo de consumo gera dúvidas
O endividamento das famílias bateu recorde no fim do ano passado, sinalizando o aumento no consumo. Simultaneamente, o setor industrial passou a usar a capacidade de produção em uma velocidade surpreendente. Essa combinação de aceleração no ritmo de consumo e de redução da ociosidade das fábricas aumentou o debate acerca da possibilidade de a economia brasileira sustentar esses níveis. De forma geral, os economistas concordam que o ritmo de aumento do consumo é insustentável. A partir daí, contudo, as opiniões se dividem. Para um grupo, o ritmo de consumo vai arrefecer naturalmente porque houve antecipação de compras. Para outros, a retração só virá por ação do Banco Central — com alta dos juros. (págs. 1 e A10)

EUA bloqueiam contas do BC da Argentina
A crise argentina, iniciada pelo uso das reservas internacionais para o pagamento da dívida, aprofundou-se ontem com a decisão de um juiz federal de Nova York que determinou o bloqueio de US$ 1,7 milhão de uma conta mantida pelo Banco Central da Argentina no Federal Reserve (Fed). O ministro da Economia, Amado Boudou, disse que o valor bloqueado não ultrapassará US$ 15 milhões. Grande parte das reservas internacionais do país, que totalizam US$ 48 bilhões, principalmente em dólar e ouro, estão no Banco de Compensações Internacionais (BIS), com sede em Basileia, na Suíça. O juiz Thomas Griesa atendeu a um pedido dos “fundos abutres” NML Capital e EM, que detêm títulos da dívida argentina em moratória desde 2002. (págs. 1 e A7)

Fibria começa a planejar expansão
Passados cem dias desde a sua constituição e superado o momento mais crítico da sua estruturação, a Fibria, resultante da fusão entre Aracruz e Votorantim Celulose e Papel (VCP), já tem fôlego para planejar expansão. O cronograma dos projetos de ampliação, porém, só será definido em 2011.

Em entrevista ao Valor, o presidente da Fibria, Carlos Aguiar, disse que 2010 será o ano de “consolidação do rumo” da nova empresa. O principal foco da maior fabricante mundial de celulose branqueada de eucalipto seguirá voltado ao encerramento da reorganização decorrente da integração de ativos, à captura de parte das sinergias estimadas em R$ 4,5 bilhões e à redução do endividamento, que atingiu níveis elevados em razão de operações com derivativos e de gastos para incorporação da Aracruz pela VCP. (págs. 1 e B1)

Foto legenda: Carlos Aguiar, presidente da Fibria: 2010 será o ano da “consolidação do rumo” da maior fabricante mundial de celulose de eucalipto

Trigo ruim ajuda país a exportar
Pelo menos 30% do trigo colhido no Brasil na safra 2009/10 será transformado em ração para frangos e suínos em outros países por causa da baixa qualidade do produto, prejudicado pelo excesso de chuvas no Sul do país no segundo semestre do ano passado. Com isso, o Brasil deverá concretizar exportações recordes de pelo menos 1,5 milhão de toneladas, segundo estimativas do setor.

Essas vendas ao exterior devem ter um custo pesado para os cofres públicos. Desde o ano passado até agora, o governo já colocou R$ 800 milhões via Prêmio Escoamento de Produto para atender 2,4 milhões de toneladas de trigo para ajudar o produtor brasileiro a comercializar sua colheita. (págs. 1 e B12)

Transmissão da eletricidade sem fio já está a caminho
Eletricidade sem fio, algo que poderia ter saído de um filme de ficção científica, não é mais uma realidade distante. Já é possível recarregar celular, iPod e outros equipamentos eletrônicos sem ter de ligá-los à tomada ou ao computador. Também já se pode pensar em transformar bancadas da cozinha ou mesas do escritório em grandes tomadas onde qualquer dispositivo possa ser ligado apenas ao ser colocado sobre elas. As pesquisas estão avançando.

Outras pesquisas buscam a transmissão inteiramente pelo ar, como é hoje o acesso à internet. Em 2008 a Intel apresentou um protótipo que fez uma lâmpada de 60W acender a uma distância de alguns metros da fonte de energia. O desafio agora é aumentar a distância. A RCA tem um produto em que a energia não vem da rede elétrica, mas de sinal emitido pelos pontos de acesso à internet sem fio (Wi-Fi). (págs. 1 e B3)

A Copa do Mundo das redes sociais
A Copa do Mundo da África do Sul é a maior oportunidade de marketing do ano. Oito de cada dez pessoas no mundo devem assistir ao torneio e só os direitos de transmissão são avaliados em US$ 2,7 bilhões. A internet e o celular devem ter um papel inédito na experiência dos torcedores na Copa. Os patrocinadores da Fifa estão se afastando cada vez mais das campanhas tradicionais na TV e outdoor, rumo a sites de relacionamento social. A Sony Ericsson, que faz o primeiro investimento em futebol, planeja usar sites como Twitter e Facebook para atingir direta e individualmente os torcedores, em vez de milhões ao mesmo tempo. (págs. 1 e B9)

Fiat planeja exportar aos EUA veículos da Iveco e máquinas agrícolas da CNH, diz Marchionne (págs. 1 e B7)

Riscos à vista
A economia global continua sendo um campo minado, tomada por riscos nada desprezíveis, diz o economista chileno Gabriel Palma, da Universidade de Cambridge. (págs. 1 e A4)

Apagão na Venezuela
O governo venezuelano deu início ontem a um esquema de racionamento de energia que durará em média quatro horas por dia. Os cortes serão escalonados por região. (págs. 1 e A7)

Livrarias faturam mais
Apesar do baixo índice de leitura dos brasileiros, da crise e até da gripe suína, as livrarias encerraram 2009 com crescimento médio de 10% no faturamento. (págs. 1 e B4)

Reengenharia na BRF
A BRF Brasil Foods suspendeu a produção de perus em Carambeí (PR) e concentrou o negócio em Mineiros (GO), confirmou seu presidente, José Antonio Fay. (págs. 1 e B11)

Disputa de cartões de crédito
Com a quebra do duopólio Cielo e Redecard no credenciamento do varejo, o que está em xeque é a garantia da conta bancária dos lojistas e o fluxo de faturas. (págs. 1 e C1)

Bancos captam no exterior
Bancos como o BicBanco e o Votorantim aproveitam a grande disponibilidade de liquidez no mercado e juros recordes de baixa para lançar eurobônus. (págs. 1 e C8)

Ideias
Carlos Lessa: BC repudia qualquer crescimento da economia e festeja a enxurrada de recursos especulativos. (págs. 1 e A9)

Ideias
Cristiano Romero: os Estados Unidos tentam decifrar a emergência do Brasil e como lidar com ela. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio

Manchete: Plano de saúde terá de ampliar coberturas
Serão 70 novos procedimentos obrigatórios, entre eles transplantes de medula e colocação de coroas dentárias. Mais de 43 milhões de brasileiros que assinaram contrato após 1999 serão beneficiados. Operadoras preveem aumento no valor do serviço. (pág. 1)

Foto legenda: Tragédia no Haiti (pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: