quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O que Publicam os Principais Jornais do País, nesta quinta feira

O Globo

Manchete: Absolvição de Sarney e saída de Marina estremecem o PT
Por ordem do Planalto, petistas ajudam a arquivar investigações no Senado

No mesmo dia em que ajudou a enterrar as investigações contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o PT sofreu uma baixa importante para 2010: a senadora Marina Silva CAC), ex-ministra do Meio Ambiente de Lula, deixou o partido. Marina alegou insatisfação com a política ambiental do PT e do governo e estuda disputar a Presidência da República pelo PV.

No Conselho de Ética do Senado, por ordem do Planalto, os petistas Ideli Salvatti, Delcídio Amaral e João Pedro declararam, em voz quase inaudível, o "não" que ajudou a salvar o aliado Sarney. A votação terminou 9 a 6 e desautorizou o líder petista, Aloizio Mercadante, que se recusou a ler a carta do presidente do PT, Ricardo Berzoini, orientando o voto pró-Sarney.

Em protesto, o senador Flávio Arns (PR) anunciou que deixará o partido: "O PT jogou a ética no lixo, eu me envergonho de estar hoje no PT." As saídas de Marina, evangélica, e de Arns, ligado à Igreja Católica, representam também um baque no eleitorado petista religioso. (págs. 1, 3 a 11, Merval Pereira e Míriam Leitão)

'Oriento os senadores do PT que votem pela manutenção do arquivamento das representações, como forma de repelir essa tática da oposição, que deseja estabelecer um ambiente de conflito e confusão política.'
Ricardo Berzoini, presidente do PT, em nota

'O PT jogou a ética no 1ixo. Vai ter de achar outra bandeira. O partido deu as costas para a sociedade, o povo e a bandeiras que sempre foram tão caras a tantas pessoas. Posso dizer que me envergonho de estar no PT'
Flávio Arns, senador pelo PT do Paraná

'Minha vontade verdadeira era de sair da liderança. Só não fiz isso para não agravar a crise na bancada. Mas o meu cargo está à disposição.'
Aloizio Mercadante, líder do PT no Senado

Motorista confirma ida à Casa Civil
Warley Soares diz que levou Lina a reuniões na Casa Civil, mas não se recorda de datas

Warley Soares, motorista que atendia Lina Vieira, ex-secretária na Receita Federal, disse ontem que levou Lina diversas vezes ao Palácio do Planalto e, em determinadas ocasiões, recebeu instruções específicas para conduzi-la a reuniões na Casa Civil da Presidência da República. Assustado, ele não soube informar as datas das reuniões nem revelou detalhes que poderiam confirmar o suposto encontro de Lina com a ministra Dilma Rousseff. Mas confirmou que a entrada do carro oficial no Planalto é registrada na segurança da Presidência. (págs. 1 e 9)

Foto-legenda: O motorista Warley Soares durante a entrevista em Brasília

Agenda móvel
Site da Casa Civil mostra reuniões de Dilma que não ocorreram

A agenda oficial da ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil, divulgada no site da Presidência na internet, registra nos dias 17, 18 e 19 de dezembro de 2008 reuniões e eventos dos quais ela não participou. No dia 19, por exemplo, a agenda divulga um encontro com empresários que não ocorreu e uma reunião com o presidente Lula às 18h - horário em que, de acordo com sua própria agenda, o presidente estava com o ministro Nelson Jobim (Defesa).

Dezenove de dezembro seria a data em que Lina Vieira, ex-secretária da Receita Federal, diz ter se encontrado com Dilma e ouvido o pedido de que a Receita agilizasse as investigações sobre empresas da família Sarney, encontro que foi negado por Dilma. Na véspera, dia 18, a agenda de Dilma registra duas reuniões com o ministro Alflredo Nascimento (Transportes) que também não existiram. A Casa Civil atribuiu o problema a um erro "durante a migração de dados do portal antigo para o atual" - embora a falha apareça só nestes três dias de dezembro -, e informou que os dados serão corrigidos hoje. (págs. 1 e 8)

PIB: bancos estão mais otimistas que Mantega
Economistas de bancos e consultorias estão mais otimistas que o próprio governo em relação ao crescimento do PIB brasileiro no segundo trimestre. Enquanto o ministro Guido Mantega aposta em alta de até 1,7%, as projeções do setor privado apontam para crescimento de até 2,1 % na comparação com o trimestre anterior. (págs. 1 e 21)


Editorial
Censura prévia exercida pela Justiça, como mostra lista da ANJ, é um contrassenso inaceitável. (págs. 1 e 6)

Caracas, a mais cara do continente
A capital da Venezuela é a cidade mais cara entre oito da América Latina e a 12ª com custo de vida mais alto entre 73 cidades de todo o mundo, segundo pesquisa de preços e salários, do banco suíço UBS. (págs. 1 e 28)

Afegãos votam sob a violência e a miséria
Dilapidado por guerras, pobreza e analfabetismo, o Afeganistão elege seu presidente hoje em campanha marcada pela violência do Talebã, que ameaça os eleitores. (págs. 1, 29 e 30)

Magistrados criticam TV Record
A Associação Paulista de Magistrados, em nota, chamou de inconsequentes as acusações da TV Record contra a investigação sobre a cúpula da Igreja Universal. (págs. 1 e 12)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: PT obedece a Lula e salva Sarney
Petistas votam para arquivar todos os processos contra o presidente do Senado no Conselho de Ética

Após determinação direta do presidente Lula, senadores petistas deram os votos necessários para que fossem arquivados no Conselho de Ética todos os processos contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP).

Com apoio dos três petistas - Ideli Salvatti (SC), Delcídio Amaral (MS) e João Pedro (AM)-, as 11 ações movidas contra Sarney foram enterradas pelo placar de 9 a 6 em duas votações. Visivelmente constrangidos, muitos senadores optaram por votar fora do microfone.

Em seguida, foi arquivado o processo contra o líder do PSDB, Arthur Virgilio (AM).

A votação petista expôs um racha da legenda no Senado. O senador Flávio Arns (PR) afirmou que a sigla "jogou a ética no lixo". "Tenho vergonha de estar no PT."

Em nota, Ricardo Berzoini, presidente do partido, disse que o Conselho de Ética não era isento para julgar Sarney e Virgílio e que as ações pretendiam minar a base governista. (págs. 1, A4 e A6)

Foi um dia esmagador para o PT e para o governismo, opina Janio de Freitas. (págs. 1 e A11)

Marina sai do partido e diz não ter mais ilusão
Ao anunciar a saída do PT, no qual militou por quase 30 anos, a senadora Marina Silva (AC) disse não ter mais a ilusão de partidos perfeitos.

A senadora não confirmou a filiação ao PV para disputar a eleição ao Planalto, mas tem tempo para isso.

Em carta encaminhada ao presidente do PT, a ex-ministra do Meio Ambiente afirma não ver mais espaço no partido para suas ideias.

Marina evitou comentários sobre Dilma Rousseff, mas deixou claras as diferenças entre elas. (págs. 1, A8 e A9)

Foto legenda: A senadora Marina Silva anuncia sua saída do PT, no qual militou por quase 30 anos, no Senado

KENNEDY ALENCAR
Dia do adeus mostra astúcia da senadora

Com impiedoso senso de oportunidade; Marina Silva decidiu anunciar a saída do PT no dia em que o antigo partido da ética enterrava as acusações contra Sarney.

Foi um gesto de inteligência política que demonstra o potencial da provável candidatura ao Palácio do Planalto pelo PV. Errará quem subestimar Marina. (págs. 1 e A8)

Base governista quer aprovar nova CPMF até o próximo mês
Num momento de queda na arrecadação de tributos federais, o PMDB, principal aliado do governo, decidiu apoiar a recriação da CPMF, rebatizada de CSS (Contribuição Social para a Saúde), com alíquota de 0,1% sobre movimentações financeiras.

O discurso oficial do PMDB é que a saúde precisa de mais recursos devido à gripe suína. O compromisso do partido, junto do PT; é votar a proposta até setembro na Câmara. (págs. 1 e B1)

Ataque conjunto mata 95 no Iraque
Série de atentados aparentemente coordenados em Bagdá matou ao menos 95 pessoas e feriu cerca de 500, na ação mais grave em pelo menos um ano e meio.

O maior ataque ocorreu perto da Zona Verde, região mais protegida da capital iraquiana. O governo atribuiu a ação a insurgentes sunitas com ajuda da Al Qaeda. (págs. 1 e A12)

Foto legenda: Ferido caminha entre destroços de explosão diante do Ministério das Relações Exteriores do Iraque

Medo marca a 2ª eleição afegã para presidente
O Afeganistão promove hoje a segunda eleição presidencial de sua história imerso em temores e problemas.

Há medo de atos violentos do Taleban, de fraudes no pleito, de dificuldades na apuração de votos e de disputas sectárias entre vencedores e perdedores. (págs. 1 e A14)

Editoriais
Leia "Miséria moral", acerca de elogio de Lula a ditadura de Vargas; e “Risco de reincidir", sobre finanças globais. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: PT ajuda a engavetar caso Sarney e entra em crise
Senado arquiva denúncias, e petista diz que partido 'jogou a ética no lixo'

Com os votos dos três integrantes petistas, o Conselho de Ética arquivou ontem as denúncias contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o tucano Arthur Virgílio (AM). A decisão, que integrou o “acordão" selado entre líderes governistas e a oposição, abriu uma crise sem precedentes na bancada petista. Flávio Arns (SC) anunciou que vai deixar o partido, horas depois da saída de Marina Silva (AC), que deve ir para o PV disputar a Presidência. "O PT jogou a ética no lixo e vai ter de achar outra bandeira", discursou Arns. A posição do PT, submissa à orientação do Planalto, que mandou votar a favor de Sarney para preservar a aliança com o PMDB para 2010, foi o destaque da sessão do conselho. O líder petista, Aloizio Mercadante (SP), queria reabrir pelo menos uma denúncia, mas não teve sucesso - Renan Calheiros (PMDB-AL) havia dito ao presidente Lula que não aceitaria “jogo para a plateia" e queria todos os votos do PT. Ontem, Renan defendeu a "parceria" em nome da “defesa da governabilidade".(págs. 1, A4 e A6)

Artigo
Demétrio Magnoli
Dilma e Lina, duas subversivas

No passado, Dilma Rousseff, ao ser torturada, usou a mentira factual para combater a verdade de um poder ilegítimo. Hoje, Lina Vieira usa a verdade factual para desmascarar a mentira de um poder abusado. (págs. 1 e A2)

Marina deixa o partido após 30 anos
Insatisfeita com o governo desde que deixou o Ministério do Meio Ambiente, a senadora Marina Silva (AC) anunciou a saída do PT, após 30 anos de militância. Foi o primeiro passo para disputar o Planalto pelo PV. (págs. 1 e A14)

Foto legenda: Adeus - A senadora Marina Silva abraça Eduardo Suplicy depois que o senador leu para ela um poema

TCU aponta sobrepreço em obra da Petrobras
O primeiro lote de documentos obtidos pela CPI da Petrobrás aponta indícios de superfaturamento de, pelo menos, R$ 121 milhões na obra da Refinaria Abreu e Lima (Pernambuco). Além disso, acusa o presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli, de sonegar informações. Os relatórios integram auditoria do Tribunal de Contas da União. Em nota, a Petrobrás contestou as falhas apontadas e negou a omissão. (págs. 1 e A8)

PAC deixará R$ 115 bi a pagar

Estudo mostra que o sucessor de Lula terá R$ 115 bilhões do PAC não gastos no setor de logística. O cálculo indica que só 10% dos recursos previstos foram usados. Mantido esse ritmo, o PAC só se encerra em 2034. (págs. 1 e B3)

Alta do mínimo faz déficit da Previdência saltar 35,5%
Pressionado pelo reajuste real de 12% do salário mínimo neste ano, o déficit da Previdência em julho subiu 35,5% ante julho de 2008, chegando a R$ 3,1 bilhões. Mais de 70% dos beneficiários recebem o mínimo. De janeiro a julho deste ano, o déficit aumentou 13,3% diante de igual período do ano passado, para R$ 24,7 bilhões. Apesar do resultado, o governo manteve a previsão de que o rombo deste ano será de R$ 40,7 bilhões. (págs. 1 e B1)

'Estado' sob censura há 20 dias: Magistrado vê exceção
A censura ao Estado foi criticada pelos participantes do Observatório da Imprensa, da TV Brasil. Para o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Mozart Valadares, não há uma "investida" do Judiciário contra a imprensa. "Infelizmente há exceções", disse. (págs. 1 e A7)

Terror mata 95 e revela Iraque vulnerável após saída dos EUA
Uma série de seis atentados a bomba matou pelo menos 95 pessoas ontem em Bagdá. Foi a ação mais violenta do ano e mostra as dificuldades de atuação das forças policiais iraquianas, que assumiram a segurança urbana após o início da retirada americana do Iraque, há quase dois meses. Os ataques atingiram prédios próximos da Zona Verde, área fortificada que abriga órgãos do governo - que culpou a Al-Qaeda. (págs. 1 e A16)

Farmácias: Anvisa proíbe caixa eletrônico
Abrafarma deve ir à Justiça contra as mudanças. (págs. 1 e A21)

Notas e Informações: O grito não mudou a verdade
O que ameaça a candidatura presidencial da ministra Dilma Rousseff é a pecha de mentirosa e não o que possa ter feito para ajudar o senador José Sarney. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Economia global já está de volta à estabilização
Instituições identificam recuperação internacional

Depois da turbulência, a calmaria. É o que informam dados, pesquisas e projeções sobre a recuperação da crise financeira global. Para o Fundo Monetário Internacional, a recuperação já começou. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a economia dos países que a integram se estabilizou no segundo trimestre. E a fundação Getúlio Vargas e o instituto Ifo registram que a América Latina tem posição de destaque na retomada - na região, o Brasil só perde em desempenho para o Peru. (págs. 1 e Tema do dia A2 e A3)

Marina Silva deixa PT para se candidatar a presidente
A senadora Marina Silva deixou ontem o PT anunciando um futuro inspirado na "persistência" do presidente Lula e na história de seu ex-partido que demoraram 22 anos para chegar ao poder. Ela diz que não ficará presa ao PV e discorda da análise de ex-companheiros que apontam sua desfiliação como uma decisão aplaudida pela direita e ruim para a ministra Dilma Rousseff. (págs. 1 e País A6)

Foto legenda: Prudente - Marina optou pela cautela ao falar sobre seu futuro

Suco de laranja opõe Brasil aos EUA na OMC
O governo pedirá a instalação de um painel na Organização Mundial do Comércio para avaliar as medidas antidumping que os EUA impõem ao suco de laranja brasileiro. Maior exportador mundial de suco, o Brasil recorrerá porque não obteve avanço nas reuniões com os americanos. (págs. 1 e Economia A19)

Pipoca diminui risco de câncer
A famosa pipoca do cinema pode fazer bem à saúde, já que sua ingestão tende a diminuir o risco de câncer e doenças cardíacas. Segundo a Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, ela contém "quantidades surpreendentes" de antioxidantes. (págs. 1 e Vida, Saúde & Ciência A24)

Alerta sobre DST virá pela internet
O Ministério da Saúde lança serviço para diminuir a disseminação das doenças sexuais. Pela internet, quem as tem ou já teve deve avisar aos parceiros para que procurem orientação médica. O alerta pode ser anônimo, evitando constrangimentos. (págs. 1 e Vida, Saúde & Ciência A24)

Sarney perto da absolvição
Por 9 votos a 6, o Conselho de Ética rejeitou ontem os 11 recursos da oposição destinados a barrar o arquivamento de denúncias e representações contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB). Também enterrou a representação contra o tucano Arthur Virgílio. (págs. 1 e País A4)

Coisas da Política
Obama reafirma velha política imperialista. (págs. 1 e A2)

Informe JB
Joaquim Roriz e Mão Santa sairão do PMDB. (págs. 1 e A4)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: A estrela estilhaçada
PT salva Sarney e mergulha em crise // Dilma será a mãe da casa própria // Após 30 anos de militância, Marina deixa o partido

Nas palavras de Pedro Simon, o 19 de agosto será lembrado como o “dia em que o PT abraçou Sarney e Fernando Collor, e Marina Silva saiu”. Constrangida pela determinação passada horas antes pelo núcleo palaciano, a bancada petista livrou o presidente do Senado, José Sarney, de todas as ações apresentadas no Conselho de Ética. A decisão esfacelou a unidade partidária — Delcídio Amaral e Ideli Salvatti não disfarçavam a insatisfação —, desmoralizou Aloizio Mercadante como líder do PT e causou profundas decepções. “O PT tem de buscar outra bandeira, porque a ética foi jogada no lixo”, lamentou o senador Flávio Arns (PR). No mesmo Senado, uma petista histórica anunciou o fim de uma parceria de 30 anos. Marina Silva oficializou a saída do partido e abriu caminho para a filiação ao PV. Enquanto o PT naufraga no Senado, o marqueteiro de Lula, João Santana, coordena a estratégia da nova imagem de Dilma Rousseff. A mãe do PAC agora deverá ser vista como a mãe da casa própria. (págs. 1 e 2 a 6)

“Cheque especial” ajudará brasileiros e argentinos
Acordo garante linhas de crédito para aumentar o comércio entre os dois países, beneficiando pequenos e médios empresários. Cada nação colocará US$ 1,8 bilhão (R$ 3,5 bilhões) à disposição para financiamentos. (págs. 1 e 18)

Gripe Suína: Escolas particulares não liberam grávidas do trabalho
O sindicato das escolas particulares decidiu que professoras e funcionárias gestantes continuarão a trabalhar, apesar de fazerem parte do grupo sob risco de contrair gripe suína. A medida é oposta ao decreto do GDF que dispensou as servidoras grávidas por 10 dias corridos. Representantes da categoria docente ameaçam recorrer à Justiça. (págs. 1 e 13 QR Code com vídeo sobre a mudança de hábitos após a gripe)

Concursos: Planejamento abrirá inscrição para 566 vagas
São oportunidades para candidatos com níveis médio e superior. Os salários variam de R$ 2.643 a R$ 5.843,28. O prazo para aderir ao processo seletivo do ministério começa amanhã. (págs. 1 e 22)

Furnas faz seleção de 1.685 profissionais (págs. 1 e 23)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico

Manchete: Crise nas usinas favorece empresas de combustível
A crise no setor sucroalcooleiro está beneficiando as grandes redes de distribuição de combustíveis, que registram aumento nas vendas e nas margens de lucro. A restrição ao crédito afetou grande parte das usinas, que com pouco poder de barganha no momento de negociar preços está desovando os estoques de álcool para fazer caixa, favorecendo as distribuidoras. Um exemplo é a Cosan, maior grupo sucroalcooleiro do país e controlador da CCL (Cosan Combustíveis e Lubrificantes), dona da Esso. No primeiro trimestre do ano-safra 2009/10, a margem de lucro da CCL atingiu 3,8%, bastante acima dos índices tradicionais do segmento, entre 2,5% e 3%.

Com a queda brusca na demanda mundial por etanol e a maior oferta do produto no país, os preços do álcool hidratado vendido pelas usinas estavam entre R$ 0,59 e R$ 0,60 o litro no início da safra, em abril, o que significa recuo de 13% sobre igual período do ano anterior, enquanto os custos superavam R$ 0,70. Atualmente, o etanol sai das usinas a R$ 0,71 por litro. (págs. 1 e B7)

Lula intervém para cobrar venezuelanos
O atraso no pagamento a exportações brasileiras por clientes venezuelanos levou o presidente Lula a cobrar do presidente Hugo Chávez uma solução para o problema. Com o objetivo de controlar as remessas de dólares, desde 2003 o governo da Venezuela exige dos importadores locais autorização para adquirir divisas, além de impor outras barreiras burocráticas. A intervenção de Lula será feita por carta, a ser entregue hoje a Chávez pelo ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, que visita o país com uma comitiva de empresários. Os atrasos, que em alguns casos já chegam a oito meses, atingem exportadores de todos os portes. (págs. 1 e A6)

'Valor' premia campeãs setoriais
As melhores empresas de 25 setores da economia serão premiadas hoje à noite, em São Paulo, pelo anuário "Valor 1000", em cerimônia com a presença do ministro da Fazenda, Guido Mantega. Com 402 páginas, o anuário traz o ranking das 1.000 maiores empresas do país. Uma delas, a ser anunciada na solenidade, será também a "Empresa de Valor 2009", a campeã das campeãs.

No conjunto, as 1.000 maiores companhias tiveram em 2008 uma receita líquida de R$ 1,6 trilhão, 18,4% acima da de 2007. Apesar disso, a rentabilidade sobre o patrimônio caiu de 16,8% em 2007 para 13,9% no ano passado. (pág. 1)

TCU investiga empréstimo do BB à Oi
O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu uma investigação sobre o empréstimo de R$ 4,3 bilhões concedido pelo Banco do Brasil à Oi, no ano passado, para que a operadora pudesse comprar a Brasil Telecom. Os técnicos têm três semanas para apresentar um relatório, que será votado pelos ministros do TCU no fim de setembro.

O empréstimo à Oi foi o maior já feito pelo BB a uma empresa privada. O TCU quer verificar se as condições oferecidas - que prevê o pagamento em sete prestações, a partir de maio de 2010, e um prazo de oito anos - seguem os padrões de mercado. O Tribunal pode pedir a anulação do crédito se constatar irregularidades ou falta de padrão. Mas se isso ocorrer, o mais provável é que o TCU exija garantias adicionais à Oi. (págs. 1 e B1)

Brasil deve sobretaxar calçado chinês
Os fabricantes brasileiros de calçados, por meio da associação de classe (Abicalçados), pediram em outubro ao governo a aplicação de sobretaxa na importação dos produtos da China. A Câmara de Comércio Exterior (Camex) vai decidir na próxima semana se aplica a taxação. Os chineses são acusados de praticar dumping.

O pedido da associação está sendo contestado por fabricantes nacionais e estrangeiros de calçados esportivos, sob o argumento de que a sobretaxa inviabilizará as importações dos tênis de alta performance. A Abicalçados quer uma sobretaxa de US$ 25,99 sobre cada par. No caso dos modelos esportivos, a alíquota do imposto de importação já é a mais elevada entre as tarifas cobradas pelo país: 35%. Segundo o Valor apurou, a tendência é que o pedido seja aprovado pela Camex. (págs. 1 e A5)

Foto legenda: Bons ventos
José Quina Diogo, presidente da Engebasa, observa o trabalho dentro dos tubos para torres de energia eólica: nova área de negócios vai responder por 90% da receita da empresa, criada em 1972 para atender a Cosipa. Em 13 meses de atuação, 80 torres de 85 metros foram produzidas. (págs. 1 e B6)

Bancos discordam de regras do fundo garantidor
Os bancos privados resistem a participar do fundo garantidor de crédito criado pelo governo para cobrir a inadimplência em empréstimos a pequenas e microempresas. Os bancos estão insatisfeitos com o limite de 7% estabelecido para cobrir perdas e com a regra que determina que só 80% dos créditos podem ser cobertos pelo fundo.

O Fundo de Garantia de Operações (FGO) assume perdas se a inadimplência dos empréstimos for de até 7%. Acima disso, o prejuízo fica com os bancos. Um dos problemas apontados é que o BB, um concorrente, irá cuidar da administração do fundo. Outro problema é que as cotas integralizadas por um banco podem ser usadas para cobrir prejuízos de outra instituição. Os bancos defendiam que o FGO desse garantia a outros fundos, cada um gerido por uma instituição financeira. (págs. 1 e C1)

Obras em Itajaí são paralisadas
Parcialmente destruído pelas enchentes de novembro, o porto de Itajaí enfrenta nova dificuldade em sua reconstrução. O consórcio Triunfo/Serveng e Constremac paralisou as obras em dois berços de atracação à espera de um aditivo ao contrato. Esperava-se que a obra terminasse até junho. Agora, não há mais previsão para retomada plena das operações. Alternativas, como o emprego do Exército, começam a ser avaliadas. (págs. 1 e B8)

Grife Hugo Boss cresce nos países emergentes e 'refina' estratégia no Brasil, diz Brashear (págs. 1 e B5)

Deflação alemã
Os preços do atacado na Alemanha tiveram a maior queda em 60 anos no mês passado - 7,8% em relação a julho de 2008 -, devido a uma forte redução no segmento de energia. Na comparação com o mês anterior, a queda foi de 1,5%. Excluídos os preços da energia, a queda foi de 3.6% na base anual. (págs. 1 e A13)

Anatel pode liberar o Speedy
A diretoria da Anatel discutirá em sua reunião de hoje a liberação das vendas do Speedy, o serviço de banda larga da Telefônica, suspensas há dois meses. As perdas da empresa são difíceis de calcular, mas em média eram feitos 38 mil novos acessos por mês. (págs. 1 e B2)

Nestlé perto da vitória
A Nestlé obteve, ontem, mais um voto no Tribunal Regional Federal (TRF) de Brasília contra a decisão do Cade que ordenou a venda da Garoto. Os três juízes da 5ª Turma já votaram a favor da empresa, mas houve novo pedido de vista. (págs. 1 e B4)

Aumento da celulose
A Votorantim Celulose e Papel vai reajustar em US$ 40 o preço da celulose de eucalipto a partir de setembro. É o quarto aumento anunciado pelos produtores neste ano. Os preços já recuperaram 20% depois de caírem mais de 40% após e pico da crise. (págs. 1 e B7)

Açúcar para a Ucrânia
A Ucrânia concedeu uma cota de 150 mil toneladas de açúcar demerara ao Brasil. O anúncio foi feito ontem, em Brasília, pela vice-ministra da Economia, Natalia Boitsun. A cota foi estipulada como contrapartida pela entrada do país na Organização Mundial do Comércio. (págs. 1 e B11)

Parceria Brasil-UE-África
Brasil e União Europeia vão produzir etanol em países africanos para abastecer o mercado europeu de biocombustíveis. O acordo deve ser assinada durante a reunião de Cúpula Brasil-UE, dia 6 de outubro, em Estocolmo (Suécia). (págs. 1 e B11)

Ideias
Maria Inês Nassif: apôs todo o escândalo sobre as declarações de Lina Vieira, fica a questão: qual é mesmo o crime? (págs. 1 e A8)

Ideias
José Graziano da Silva: só cinco países têm lei de segurança alimentar. (págs. 1 e Al5)

------------------------------------------------------------------------------------

Estado de Minas

Manchete: 2.545 novas vagas no serviço público (pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio

Manchete: Sarney é absolvido com a bênção do PT
Planalto interfere diretamente na bancada do partido e garante os votos necessários para arquivar todos os processos contra o presidente do Senado no Conselho de Ética. Posição expôs publicamente constragimentos e rachas petistas. (pág. 1)

Marina fora (pág. 1)

PF desarticula grupo que desviou mais de R$ 3 milhões do INSS (pág. 1)

Mulher de 25 anos morre no Recife com suspeita da gripe (pág. 1)

Pernambuco aplica mais em segurança que média nacional (pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: