O Globo
Manchete: Cabral: governo faz ‘bravata nacionalista’ com o pré-sal
O governador do Rio, Sérgio Cabral, qualificou de “bravata nacionalista” a proposta do presidente Lula de dividir os recursos da exploração do pré-sal com todos os estados. Segundo Cabral, será uma injustiça se a nova distribuição for feita no que chamou de linha “Robin Hood”, para todos os estados. O Rio é o principal produtor de petróleo do país. Diante da polêmica, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, defendeu o Rio. Em solenidade com Cabral, declarou: “A exploração de petróleo tem riscos: derramamento, vazamentos. Este é um ressarcimento para os locais em que há exploração, Por isso não se pode tratar igualmente os estados”. No jantar em que receberá os governadores de Rio, Espírito Santo e São Paulo, no domingo, Lula terá em mãos um rascunho sobre a divisão de recursos com os valores em branco, abrindo espaço para uma negociação. (págs. 1, 29 e 30)
Senado: R$ 5 mi de horas extras no recesso
Caso Palocci: polêmica no STF continua
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo
Manchete: Orçamento social registra primeiro deficit na década
O deficit relativo a Previdência, saúde, assistência e seguro-desemprego equivale a um ano e meio de programa Bolsa Família. Definido pela Constituição de 1988, o orçamento social reúne políticas públicas mais ligadas à subsistência das famílias.
Também inclui tributos cuja arrecadação não poderia ser dirigida a outras áreas, como a contribuição sobre a folha de salários.
A seguridade mantinha saldo positivo até o ano passado, mesmo com a inclusão das aposentadorias do funcionalismo público federal.
Os dados apontam que o fim da cobrança da CPMF contribuiu para a reversão. Em 2008, primeiro ano sem o tributo, o superávit foi preservado graças aos outros impostos. Neste ano, porém, não só a crise derrubou as receitas como as despesas sociais cresceram. (págs. 1 e B1)
Ministro do Supremo critica decisão sobre caso Palocci
Ele foi um dos quatro a votar pela abertura da ação penal para investigar qual o papel do ex-ministro na quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa.
O relator do processo, Gilmar Mendes, retrucou e disse que julgamento não foi moral, mas técnico. (págs. 1 e A4)
União pode abrir mão de royalties por acordo com governadores
Num dos cenários, a União cederia sua parcela nos royalties e a colocaria no bolo a ser repartido. (págs. 1 e B4)
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo
Manchete: Impasse na cúpula da Unasul ajuda Uribe
A reunião da União de Nações Sul-americanas (Unasul) realizada ontem na Argentina acentuou a divisão do continente em torno do acordo militar EUA-Colômbia. Após sete horas de discussões e troca de acusações, os presidentes do grupo produziram um documento vago a respeito de estabilidade regional. A declaração diz que “forças estrangeiras” que atuem em um determinado país não podem “ameaçar a soberania e a integridade” dos demais países da região. Por outro lado, diz também que é preciso “fortalecer a luta e a cooperação contra o terrorismo e a delinqüência transnacional organizada”, numa referência implícita às Farc. Assim, o presidente colombiano, Álvaro Uribe, que era alvo primário da cúpula, conseguiu esquivar-se e saiu fortalecido. (págs. 1, A19, A23 e A24)
Lula rejeita pedido para adiar anúncio do pré-sal
Para juristas, caberia ação penal contra Palocci
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Brasil
Manchete: Enfim, um trote com sabedoria na UFF
Os calouros do curso de produção cultura da Universidade Federal Fluminense (UFF) levaram ontem cestas de alimentos para os índios da tribo tupy, em Camboinhas, região oceânica de Niterói. A iniciativa é do Projeto Trote Cultural, coordenado pela Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos, numa tentativa de mudar a desgastada imagem dessa tradição universitária em campanhas socio-culturais. E ocorre uma semana depois da violência que oito veteranos do curso de direito teriam cometido com calouras, pressionando-as para que os beijassem na boca e fizessem sexo oral numa sala fechada. O caso dessa suposta e chocante ação teve grande repercussão entre os alunos, fazendo com que a faculdade abrisse sindicância para apurar o ocorrido. Mas, até o momento não foram identificados. (págs. 1, e Cidade A11)
Lula critica a via militar na luta contra o narcotráfico
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense
Manchete: Boicote de pediatras atinge 25 convênios
Vírus H1N1 já provoca maioria das gripes pelo mundo
onda da doença, que deve atingir os países do Hemisfério Norte durante o inverno. No Brasil, infectologistas cobram da Anvisa o monitoramento de todos os pacientes que tomaram o Tamiflu. (págs. 1 e 16)
------------------------------------------------------------------------------------
Acesse outros BLOGS de Edson Paim, clicando no seguinte LINK:
Nenhum comentário:
Postar um comentário