segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O que Publicam os Principais Jornais do País, nesta segunda feira

10 de agosto de 2009

O Globo

Manchete: Aumento de aposentado será de 7% em janeiro
Reajuste alcança apenas quem ganha acima do salário mínimo

Cerca de oito milhões de aposentados e pensionistas do INSS que recebem acima do salário mínimo deverão ter reajuste de 7% a partir de janeiro de 2010 - ano de eleições presidenciais. Será um aumento real de mais de 3%, considerando a perspectiva de inflação. O impacto nos cofres da Previdência será de R$ 5,2 bilhões no próximo ano. Como O GLOBO antecipou em julho, o Planalto já decidira dar aumento real a aposentados que ganham acima do mínimo, e agora chegou ao percentual de reajuste, que será apresentado às centrais sindicais esta semana. (págs. 1 e 3)

Chávez quer Unasul contra acordo militar
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pedirá aos líderes sul-americanos, reunidos em Quito para a posse de Rafael Correa e a cúpula da Unasul, que condenem o acordo de utilização de bases na Colômbia pelos EUA. (págs. 1 e 17)

Bancos têm força para superar crises
Os bancos brasileiros têm capacidade para suportar bem uma mudança radical na economia, com piora das condições, segundo teste da agência de classificação de risco Moody's. A avaliação é que as instituições estão capitalizadas. (págs. 1 e 13)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: 33% do Senado é alvo de inquérito ou ação judicial
Dez senadores são da oposição e 17, da base aliada; congressistas negam acusações

Um terço dos senadores é alvo de inquéritos, ações penais no STF (Supremo Tribunal Federal) ou acusações de irregularidades eleitorais ou cíveis, aponta levantamento feito pela Folha.

Dos 81 senadores, 27 enfrentam caso na Justiça - dez deles são da oposição e 17, da base aliada. Foram excluídos litígios de natureza particular ou movidos só por rivais políticos. O partido do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), tem o maior número de citados: 8 de uma bancada de 19. (págs. 1 e A4)

Presidente do PSDB usa verba pública para levar filha a NY
A filha do presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), viajou a Nova York com despesas pagas pelo Senado. Segundo relatório da Casa, ela esteve com o pai nos EUA em fevereiro de 2007 e gastou R$ 4.580,40 em diárias.

Guerra afirma que a filha viajou com ele para acompanhá-lo em exames médicos e que não foi cobrado para devolver o dinheiro. O presidente do PSDB diz que não considera ter cometido irregularidades. (págs. 1 e A7)

Foto legenda: Força da natureza
Hotel em Chihpen (Taiwan) desaba após a passagem do tufão Morakot, com ventos de 120 km/h; na China, tempestades levaram 1 milhão de pessoas a sair das áreas de Fujian e Zhejiang (págs. 1 e A14)

Lula antecipa volta da Unasul, para evitar caso EUA-Colômbia
O presidente Lula decidiu passar ao largo das disputas políticas em Quito, onde hoje ocorre a cúpula da União das Nações Sul Americanas.

O presidente antecipou o retorno a Brasília e deixará o Equador sem ter nenhum diálogo bilateral. A estratégia visa evitar que Lula compactue da provável condenação à Colômbia pelo caso das bases dos EUA. (págs. 1 e A13)

Guerra contra Taleban torna Islamabad uma cidade sitiada
A guerra contra o Taleban transformou Islamabad numa cidade sitiada, com bloqueios a cada 2 km e prédios transformados em bunkers.

Na Islamabad Club Road, avenida que liga o aeroporto ao centro da capital paquistanesa, são l0h30, o calor já passa dos 41°C, e a umidade, de 90%. O tráfego está parado. Motivo: uma das várias barreiras policiais. (págs. 1 e A14)

Escola brasileira não sabe ensinar, diz economista
O economista Martin Carnoy, da Universidade Stanford (EUA), autor de livro sobre sistemas de ensino de Brasil, Cuba e Chile, diz que os professores brasileiros não têm preparo para ensinar e que o problema também afeta escolas privadas.

Para Carnoy, pais de alunos de colégios de elite fariam melhor se os pusessem numa escola pública de classe média do Canadá. (págs. 1 e A16)

Editoriais
Leia "Novos ventos", acerca de energia eólica; e "Conclusão apressada", sobre evolução da desigualdade social no país. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Indústria se recupera e volta a contratar
Montadoras, siderúrgicas e fábricas de eletrodomésticos ampliam quadros

A indústria brasileira dá sinais de recuperaçâo e retoma as contratações. Depois de um período de oito meses de corte de empregos, as montadoras de veículos contrataram no mês passado 300 trabalhadores e, neste mês, já anunciaram a abertura de quase 2 mil vagas. Siderúrgicas, fábricas de eletrodomésticos e de calçados também voltaram a reforçar seus quadros. Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) feita com 1.115 indústrias mostra que, pela primeira vez desde outubro de 2008, há mais empresas com planos de contratação do que dispostas a demitir. (págs. 1, B1, B3 e B4)

Luxemburgo mira o Senado
A principal novidade da política do Tocantins atende pelo nome de Vanderlei Luxemburgo da Silva. Na capital Palmas, não há quem não fale na possibilidade de o técnico do Santos sair candidato ao Senado em 2010. Neste ano, Luxemburgo já visitou o Estado sete vezes. (págs. 1 e E6)

Oposição quer convocar ex-secretária da Receita
Ela sugere que Dilma quis ajudar Sarney

A oposição quer que a ex-secretária da Receita Lina Vieira explique o pedido que a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) lhe teria feito para "agilizar a fiscalização do filho do Sarney". Segundo ela, foi um recado "para encerrar" a apuração. (págs. 1 e A4)

CENSURA AO 'ESTADO'
A organização Repórteres Sem Fronteiras vê abuso de poder em decisão judicial. (págs. 1 e A4)

Foto legenda:
Benção - Sarney, após missa em igreja no Lago Sul, em Brasília

Unasul evita caso das bases
Declaração oficial omite polêmica sobre acordo EUA-Colômbia

Os láderes da União de Nações Sul-americanas (Unasul) assinam hoje uma declaração que omite a polêmica sobre a presença americana em sete bases militares da Colômbia. Apesar das ameaças, sobretudo da Venezuela, não houve consenso em torno da proposta da Bolívia de inclusão de um parágrafo de “rechaço" ao acordo. Países como Chile, Uruguai, Paraguai e Peru consideram as bases um assunto interno da Colômbia. (págs. 1 e A9)

Guia da gripe suína: Onde obter o remédio
O Estado publica a lista completa, com endereços e telefones, dos 176 locais em que é possível se obter o medicamento oseltamivir (Tamiflu) no Estado de São Paulo. Conheça as regras de distribuição do remédio e confira dicas para reduzir a possibilidade de contaminação. (págs. 1 e Especial encartado no primeiro caderno)

Notas e Informações: Lula e o golpe no Codefat
O presidente só intervirá na crise do Codefat se o custo político da não-intervenção for considerado muito alto. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: 200 projetos contra a propaganda
Tramitam hoje no Congresso mais de 200 projetos destinados a restringir a propaganda no Brasil. O levantamento é da Associação Brasileira de Agência de Publicidade (Abap). Envolvem desde limitações gerais a causas específicas, como a proteção de crianças e adolescentes contra a publicidade voltada para o consumo. O Conselho de Autorregulação Publicitária (Conar) diz, no entanto, que desde o ano passado adotou modelos éticos mais rigorosos para a publicidade de produtos e serviços destinados à criança. (págs. 1 e País A5)

Captura aumenta tensão andina
Soldados colombianos capturaram 11 militares equatorianos que estavam próximos à fronteira entre os dois países. Os laços entre os vizinhos andinos estão estremecidos desde dezembro, quando tropas colombianas mataram um líder das Farc em território equatoriano. (págs. 1 e Internacional A20)

Informe JB
Quarteto tenta acalmar os ânimos no Senado. (págs. 1 e A4)

Coisas da Política
Muitos veem o Nordeste como há 50 anos. (págs. 1 e A2)

Outras páginas
Os assombros do Senado em destaque na mídia. (págs. 1 e A6)

Sociedade Aberta
Arnaldo Niskler
Escritor

Um novo ensino médio no Brasil. (págs. 1 e A9)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Gripe suína mata no DF
O analista de sistemas Carlos Fernando Noronha, 50 anos, é a primeira vítima da gripe suína a ter a morte confirmada no Distrito Federal. A Secretaria de Saúde foi notificada na manhã de ontem pelo Hospital Anchieta, de Taguatinga, e confirmou ao Correio que o paciente tinha a doença. Carlos Fernando morreu às 6h, em consequência de pneumonia decorrente da ação do vírus H1N1. Segundo o coordenador médico do Anchieta, Roberto Valente, Carlos Fernando chegou ao hospital há duas semanas com grave insuficiência respiratória. Duas horas após ser internado, só respirava com ajuda de aparelhos. Segundo o relato do médico, o paciente procurou a rede pública, mas não teria recebido atendimento. A Secretaria de Saúde vinha monitorando o caso, mas não detalhou ontem a passagem da vítima por hospitais públicos do DF. Católico atuante, Carlos Fernando foi velado na Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Águas Claras, e enterrado no Campo da Esperança. (pág. 1 e 8)

Caminho livre para os piratas da saúde
As portas do Brasil estão escancaradas para a entrada de remédios e equipamentos médicos falsificados. Correio/Estado de Minas denunciam comércio ilegal em Ciudad Del Leste, no Paraguai (págs. 1, 6 e 7)

Concurso: PF exige fôlego de esportista
Polícia Federal torna mais rigoroso o teste físico previsto no edital de seleção. Preocupados com as mudanças, candidatos começam a se preparar para as avaliações, que incluem corrida, natação, salto e barra. (págs. 1 e 10 e QR Code com videorreportagem)

Tem de tudo: O mercadão informal do Congresso
Além do comércio autorizado, dezenas de profissionais vendem informalmente todo tipo de serviço e produtos no Senado e Câmara. A oferta de perfumes, bolsas, roupas, lanches e até do ilegal jogo do bicho transforma o local em uma espécie de shopping center. (págs. 1 e 2)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico

Manchete: Novo plano põe Telebrás na gestão de banda larga
O governo reformulou totalmente o projeto de reativação da estatal Telebrás. Desenhada pelo Ministério do Planejamento, a nova proposta prevê o ressurgimento da estatal com o uso das infovias da Petrobras e de Furnas. Seus idealizadores argumentam que as panes do Speedy, serviço de banda larga da Telefônica, evidenciam a urgência de aprovar o projeto.

O novo plano dá à Telebrás a atribuição de gerir uma rede de banda larga ligando os quatro maiores centros urbanos do país - Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte - que podem ser atendidos por um conjunto de fibras ópticas da Petrobras. O circuito Belo Horizonte-Brasília fecharia o anel de internet por banda larga com a rede própria de Furnas, independente da rede de fibras ópticas da Eletronet, ex-estatal que o governo tenta incorporar há cinco anos, sem sucesso. (págs. 1 e A3)

Odebrecht compra terminal
O grupo Odebrecht negocia a compra de uma participação majoritária da Embraport, um dos maiores terminais portuários multiuso em fase de construção no porto de Santos. O terminal pertence ao grupo capixaba Coimex, que viu o custo do empreendimento subir bastante nos últimos tempos. A obra, que transportará 1,2 milhão de contêineres e 1,1 milhão de toneladas de granéis sólidos, deverá receber investimentos de US$ 550 milhões, nada menos do US$ 150 milhões acima do previsto. A intenção do grupo Odebrecht é ter a parceira da Dubai Ports World (DPW), uma das maiores operadoras logística do mundo. (págs. 1 e B8)

Crédito cresce mais na região Nordeste
A região Nordeste tomou a dianteira na retomada do crédito. Enquanto o crédito cresceu 22% no país nos doze meses terminados em maio, no Nordeste, a taxa de crescimento foi de 25,8%. O desempenho foi puxado pelo Ceará que exibiu a taxa de 30,6%; Bahia e Pernambuco também ficaram acima da média nacional. Investimentos públicos, desembolsos de bancos estatais e maior confiança dos consumidores contribuem para esse cenário positivo.

Basicamente os mesmos motivos explicam a expansão de 29,2% do crédito no Rio de Janeiro, cuja economia vem sendo beneficiada pelos investimentos no setor de petróleo. (págs. 1 , C1 e C2)

Foto legenda: À espera de Belo Monte
O grupo Suez estuda participar da usina de Belo Monte, no rio Xingu. A definição do custo da obra é essencial à decisão, diz Beeuwsaert, presidente da GDF Suez Energy Internacional. (págs. 1 e B7)

Redecard e VisaNet perdem o gás
As aguardadas medidas para aumentar a competição no setor de cartões têm tirado o brilho das ações das badaladas VisaNet e Redecard, as empresas que fazem o credenciamento das lojas para o uso dos plásticos. Depois do sucesso das ofertas de ações realizadas neste ano, analistas começam a calcular os riscos da nova regulamentação para a receita e o lucro das empresas.

Relatório recente do Goldman Sachs aumentou de 15% para 25% o desconto a ser aplicado sobre o preço-alvo de Redecard por causa do risco regulatório. O Barclays Capital iniciou a cobertura da VisaNet dizendo que o papel, hoje, não tem potencial de alta. (págs. 1 e D1)

Elektra é caso de polícia no Brasil
A Delegacia do Consumidor do Recife já tem 31 ocorrências contra o grupo mexicano Elektra, que há 18 meses desembarcou no Brasil com uma rede de varejo e um banco. As reclamações são de invasão de domicílio, constrangimento, ameaça e retomada de bens feitas por pessoas falando português e espanhol. A delegada Tânia D'able está abrindo um inquérito para investigar as denúncias.

Os boletins policiais, cuja autoria dos atos é negada pelo presidente local da Elektra, Eduardo Meraz, não são os únicos problemas que o grupo do empresário Ricardo Salinas enfrenta no Brasil. (págs. 1 e B3)

Campo de Marte não será mais aeroporto
O Campo de Marte, inaugurado em 1920 como primeiro aeroporto da cidade de São Paulo, deverá ser totalmente desativado para aviação executiva nos próximos cinco anos. Ele dará lugar à estação paulistana do trem de alta velocidade, de onde vão partir os passageiros com destino a Campinas (SP) e ao Rio, conforme projeto do governo federal já negociado com o Estado e a prefeitura. Com a retirada dos aviões, será mantida a operação só do heliporto. Além do futuro terminal de passageiros do trem-bala, o projeto prevê a expansão do centro de convenções do Anhembi e a implantação de um parque público, diz Bernardo Figueiredo, da Agência Nacional de Transportes Terrestres. (págs. 1 e A4)

Ciro avalia risco de derrota governista
O risco de uma derrota governista nas eleições presidenciais de 2010 é "muito maior que a possibilidade de vitória". Essa é a avaliação do deputado Ciro Gomes (PSB-CE). Tanto que se a senadora Marina Silva (PT-AC) aceitar o convite do PV e entrar na disputa, "implode" a candidatura, não oficializada, da ministra Dilma Rousseff.

Ciro ainda não decidiu se vai concorrer a presidente ou a governador de São Paulo. A prioridade, disse ao Valor, continua sendo a Presidência, mas ele não descarta disputar o governo paulista. E se concorrer ao Palácio dos Bandeirantes, avisa que não vai cumprir a "tarefa mesquinha de atacar" o governador José Serra (PSDB), a quem avalia como "um grande governador". (págs. 1 e A12)

Receita Federal quer mudar regras para a compensação de tributos (págs. 1 e A4)

Cabo eleitoral econômico
Crescimento na casa de 4%, inflação abaixo de 4,5%, juros de um dígito e desemprego em queda desenham o cenário econômico para 2010, favorecendo a candidata do governo à Presidência, Dilma Rousseff, e impondo à oposição a difícil tarefa de construir uma proposta para a era pós-Lula. (págs. 1 e A8)

Logística vinícola
Com centro de distribuição em Palmas, capital do Tocantins, por conta de incentivos fiscais, o site de venda de vinhos wine.com, criado em janeiro, conta com cadastro de 6 mil compradores ativos em 720 cidades, com entrega em 48 horas por via aérea, diz o sócio Aloísio Sotero. (págs. 1 e B5)

Codesp paga dividendos
Pela primeira vez desde que assumiu o controle do porto de Santos há quase 30 anos, a Codesp vai recolher dividendos aos cofres da União, referentes a 2008. O pagamento de R$ 6 milhões será possível com a entrada de R$ 140 milhões como parte da licitação do Terminal de Exportaçáo de Veículos. (págs. 1 e B8)

Exportações de açúcar
Grandes fabricantes de alimentos dos EUA, como General Mills, ConAgra, Kraft, Mars e Hershey, pediram ao governo que aumente as cotas de importação de açúcar depois que os estoques tiveram sua maior baixa em 34 anos. Com preços em alta, a medida pode favorecer as exportações brasileiras. (págs. 1 e B11)

Decepção dos multimercados
Desde o início da crise financeira internacional, em agosto de 2007, somente os fundos multimercados de arbitragem - que buscam ganhar com as distorções nos preços dos ativos - conseguiram superar a variação do CDI: 31,9% ante 24,64% até julho. Na média, o conjunto dos multimercados rendeu 23,23%. (págs. 1 e D2)

Ideias
Affonso Celso Pastora e Maria Cristina Pinotti: expansionismo fiscal traz risco de inflação. (págs. 1 e A11)

Ideias
Fábio Wanderley Reis: a apatia cívica resulta em "profissionalismo" político no mau sentido. (págs. 1 e A8)

Ideias
Paulo Godoy: respeito às regras e contratos é essencial para atrair investimentos em infraestrutura. (págs. 1 e A10)

------------------------------------------------------------------------------------

Estado de Minas

Manchete: Paraguai na rota dos remédios da morte (pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: