segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O que Publicam os Principais Jornais do País, nesta segunda feira

O Globo

Manchete: Ministro admite que é falha a fiscalização na área da cultura
Empresas envolvidas em venda de nota aprovaram projetos pela Lei Rouanet

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, admitiu falhas na fiscalização dos projetos culturais beneficiados por isenção fiscal. Ele vai propor que na nova Lei Rouanet, que será enviada ao Congresso, sejam tomadas medidas para corrigir os erros. Uma das propostas é criar um cadastro de empresas com projetos culturais favorecidos pela lei. "É para quem pisar na bola não poder mais propor (projetos)." O GLOBO mostrou que a compra de notas fiscais camufla um esquema de sonegação fiscal na cultura. Entre as empresas envolvidas, sete aprovaram quase R$ 14 milhões em projetos pela Lei Rouanet. Três delas têm autorização do ministério para captar recursos até o fim do ano. (págs. 1 e 5)

Família já diz que Sarney deverá sair
Um integrante da família Sarney disse que, diante da série de denúncias, o presidente do Senado, está no limite da resistência e pode renunciar ao cargo ainda esta semana. "A situação está insustentável", afirmou. A comissão de sindicância do Senado concluiu que o ex-diretor de Recursos Humanos João Carlos Zoghbi fraudou o sistema que gerencia a folha de pagamento da Casa. (págs. 1, 3 e Ricardo Noblat)

Novos e-mails ligam Chávez às Farc, diz 'NYT'
E-mails encontrados em computadores de um líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), apreendidos em ações militares, mostram contatos até maio deste ano com o governo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, diz o Jornal "The New York Times".

No fim de semana, manifestantes e entidades protestaram contra o fechamento de 34 rádios pelo governo. (págs. 1 e 17)

Jovem morre em avião com sinais de gripe
Uma adolescente de 15 anos morreu ontem de parada cardiorrespiratória
num voo de Miami para São Paulo. Ela apresentou sintomas da gripe suína durante uma viagem à Disney e foi medicada com Tamiflu. No Rio, há 37 grávidas internadas com suspeita de ter a doença. O Rio Grande do Sul registrou mais quatro mortes. (págs. 1 e 9)

Charge Chico: Entreouvido Entrebigodes
- O que tens contra mim, Mercadante?
- Uma eleição logo adiante...

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: PMDB tenta enquadrar os críticos de Sarney
Partido recomenda a saída dos que atacam o presidente do Senado

O senador José Sarney (pMDB-AP) conseguiu que o seu partido elevasse o tom contra os peemedebistas que defendem o seu afastamento da presidência do Senado. Em nota publicada no site do partido, o PMDB recomenda a saída de seus dissidentes, que apostam "na fama efêmera oriunda de acusações vazias", como diz o texto. Sarney ligou a dirigentes do partido cobrando que passassem a ajudá-lo.

Dois senadores do PMDB, Jarbas Vasconcelos e Pedro Simon, defendem o afastamento de Sarney por conta da onda de denúncias. Os dois atacaram a nota do partido. Simon diz que só deixará o PMDB se for expulso.

Num jantar marcado para hoje, o Palácio do Planalto, o PT e o PMDB discutem o futuro de Sarney no Senado. Pela manhã, o caso deve ser debatido em reunião com o presidente Lula. (págs. 1 e A4)

Foto legenda: O presidente do Senado, José Sarney, acena para fotógrafos ao deixar sua casa nos Jardins, em São Paulo, rumo ao aeroporto

Dossiê dos EUA eleva suspeita sobre objetivo de base aérea
Relatório da Força Aérea defende o uso de base no centro da Colômbia para ações de longo alcance no continente, e não só contra narcotraficantes. (págs. 1 e A10)

Fundo de Dantas recebeu de doleiros US$ 19,4 mi, diz PF
Relatório final da Operação Satiagraha aponta indícios de que fundo de Daniel Dantas foi alimentado por recursos de origem ilícita. (págs. 1 e A7)

Agências de modelo vigiam as medidas de meninas de 11
Meninas de 11 e 12 anos têm seu desenvolvimento controlado todo mês por agências de modelo. Se seguirem magras, terão chance de contratação. A prática é condenada por médicos.

Desde 2006, quando uma modelo morreu por anorexia, as agências passaram a só contratar as mais velhas. Mas vigiam pré-adolescentes usando a fita métrica. Elas dizem fazer um monitoramento cauteloso. (págs. 1 e C1)

Aos 15, garota morre em voo após problema respiratório
Jacqueline Ruas, 15, morreu ontem quando voltava de Orlando a São Paulo devido a insuficiência respiratória e infecção causadas por broncopneumonia, segundo laudo preliminar do IML (Instituto Médico Legal).

De férias na Disney, ela passou mal e fez exames por suspeita de ter contraído gripe suína, que foi descartada pelo hospital. O IML divulgará laudo mais detalhado em 30 dias. (págs. 1 e C4)

Editoriais
Leia "O Senado que interessa", sobre a crise na Casa; e "Mais equilíbrio", acerca da política externa. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Senadores planejam boicote a Sarney para forçar renúncia
Parlamentares voltam hoje ao trabalho e vão ampliar pressão pelo afastamento

Na volta do recesso parlamentar, a partir de hoje, senadores vão fazer pressões para que José Sarney (PMDB-AP) deixe a presidência do Senado até quarta-feira, antes da reunião do Conselho de Ética que analisará ações contra ele. Caso Sarney resista, será deflagrado um boicote às sessões presididas pelo parlamentar. O senador Marco Maciel (DEM-PE), amigo de Sarney, será um dos integrantes do grupo escalado para convencê-lo a abrir mão do cargo. Já o PMDB, partido do senador, reagiu ontem, em nota, com ataques aos dissidentes e um "recado": que eles deixem o partido "o quanto antes". Dois dos principais críticos de Sarney são os senadores peemedebistas Jarbas Vasconcelos (PE) e Pedro Simon (RS). (págs. 1 e A4)

Fernando Sarney tenta silenciar o 'Estado' desde 2008

A estratégia de Fernando Sarney de tentar silenciar o Estado começou em 2008, mostram documentos do Conselho Nacional do Ministério Público. Ele tentou calar também procuradores da República. (págs. 1 e A6)

Foto legenda: A caminho - O presidente do Senado, José Sarney, deixa seu apartamento em São Paulo na direção do aeroporto de Congonhas

Indústria quer nova política para produção
O setor produtivo pressiona o governo para que revise a Política de Desenvolvimento Produtivo, lançada em maio de 2008, quando a economia crescia em ritmo superior a 6% ao ano. Para empresários, o corte de IPI melhorou o quadro, mas é insuficiente. Eles defendem estímulo ao investimento em modernização tecnológica e em infraestrutura. A reivindicação se resume à desoneração tributária dos investimentos produtivos. O problema é que o governo considera ter esgotado sua capacidade de reduzir impostos. (págs. 1 e B1)

Chávez acusa Uribe de usar as Farc para justificar bases
O governo Hugo Chávez acusa Álvaro Uribe de usar o suposto fornecimento de armas da Venezuela para as Farc como justificativa para ceder aos EUA bases militares na Colômbia, informa o enviado especial Roberto Lameirinhas. "É arranjar pretexto para justificar uma aberração internacional (a instalação das bases)", diz o ministro de Interior venezuelano, Tareckel Aissami. (págs. 1 e A9)

Jovem morre em voo e vira caso suspeito de gripe suína
A morte de uma adolescente em pleno voo será investigado por suspeita de gripe suína. Na volta de um passeio à Disney, Jacqueline Ruas, de 15 anos, teve parada cardiorrespiratória. Na bagagem dela, havia uma caixa do remédio Tamiflu, usado no tratamento da doença. Funcionários da agência de viagens afirmaram que os dois exames que ela realizou nos Estados Unidos descartaram contaminação pelo vírus A(H1N1). (págs. 1 e A12)

Notas e Informações: Afronta à democracia
Nem a Constituição dos EUA é tão clara quanto a nossa sobre a liberdade de imprensa. Daí a repercussão indignada no País e no exterior, que causou a censura judicial imposta a este jornal a pedido da família Sarney. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Santos Dumont: medo e insônia
Moradores de Botafogo e Santa Teresa criticam o aumento do tráfego aéreo próximo a casas

A ampliação da capacidade de voos do aeroporto Santos Dumont, que recebe aeronaves de fora da ponte-aérea desde abril, diminuiu a qualidade de vida de quem mora nas proximidades. O ruído provocado pelos aviões que se aproximam da pista em horários como meia-noite e 5h da manhã tira o sono de moradores. Muitos estão preocupados também com o risco de acidentes, confirmado pelo professor da Coppe, Elton Fernandes. "O Santos Dumont está quase em seu limite operacional de 8 milhões de passageiros, levando a um consequente aumento do perigo", afirma. (págs. 1 e Tema do dia A2 e A3)

Com suspeita de gripe, jovem morre em voo
A família de Jacqueline Ruas, de 15 anos, foi ao aeroporto para recebê-la de volta de uma excursão à Disney. Mas entrou em choque ao ser informada por tripulantes que a menina morrera dentro do avião. Ela estava com vários sintomas de gripe suína e teria sido mal diagnosticada nos EUA. (págs. 1 e País A7)

Um futuro com robôs racionais
Alarmados com os avanços da inteligência artificial, cientistas debatem se deveria haver limites nas pesquisas, que podem levar à perda do controle humano sobre sistemas computacionais. (págs. 1 e Vida, Saúde & Ciência A24)

Coisas da Política
As pedras no caminho tucano. (págs. 1 e A2)

Informe JB
Paes recorre a Lula por Fórmula Indy. (págs. 1 e A4)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Gripe suína: Justiça tenta garantir distribuição de antiviral
Amparada por infectologista, Defensoria Pública quer maior facilidade no acesso ao Tamiflu, remédio mais efetivo contra a Influenza A(H1N1)

Em ação pública a ser ajuizada amanhã e válida para todo o território nacional, a Defensoria Pública da União no Rio de Janeiro questiona “monopólio do Estado na liberação do medicamento” em
“questão de vida ou morte” e pede o fim da restrição ao antiviral mais eficaz para o tratamento da influenza A(H1N1). Segundo o defensor público André da Silva Ordacgy, o governo brasileiro está cometendo um grave erro ao dificultar a obtenção rápida do tamiflu. Ele se ampara na opinião do infectologista Edimilson Migowski, da UFRJ: “Se dermos o remédio em 48 horas, a evolução da doença pode ser modificada e haver menos óbitos”, acredita o especialista. A liberação esbarraria na falta de estoque dos laboratórios, alerta o sanitarista Pedro Tauil, que classifica como “absurda” a interferência da Justiça. Até sábado, 76 pessoas morreram em decorrência de complicações do vírus. (págs. 1, Ricardo Brito, 6 e 7 e áudio na internet)

Foto legenda: Com dores no corpo e tosse, Valdeci Nogueira saiu do Riacho Fundo e foi ao HRAN: três horas e meia de espera até descobrir que tinha gripe alérgica

Filho de político tem que estudar em escola pública? (págs. 1, 27 e enquete na internet)

Funcionalismo: Estatuto para os concursos
Na ausência de uma legislação unificada, candidatos questionam diversos aspectos dos editais de concurso, como o controverso cadastro de reserva. Enquanto projeto de lei específico não é aprovado, Justiça toma decisões com base em jurisprudência consolidada pelo STF e STJ. (págs. 1 e 9)

Renan mira em tucano para salvar Sarney (págs. 1 e 4)

Zeca Baleiro: “Viva o Maranhão dos artistas!” (págs. 1 e Diversão & Arte, 6)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico

Manchete: Fazenda pedirá veto se a emenda do IPI passar
O Ministério da Fazenda trabalhará pelo veto presidencial caso não consiga evitar a aprovação, na Câmara, da emenda à Medida Provisória 460, que estende para até 2002 o direito ao crédito prêmio de 15% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para empresas exportadoras.

O líder do PT na Câmara, Cândido Vaccarezza (SP), disse ao Valor que a bancada do partido defende o beneficio aprovado pelos senadores por unanimidade: “Para mim não têm dúvida, o governo fez um acordo no Senado e a Câmara o manterá”. Ele afirmou que o acordo foi avalizado pelos lideres da oposição, da base aliada, inclusive Aloízio Mercadante (PT-SP), e do governo no Congresso, Ideli Salvatti (PT-SC), e no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). Os três encaminharam a votação a favor dos exportadores. (págs. 1 e A2)

Pré-sal agita a Baixada Santista
As cidades da Baixada Santista se preparam para aproveitar o forte crescimento econômico que virá nos próximos anos com o salto da produção de petróleo e gás na Bacia de Santos. Os municípios da região desenvolvem projetos que atenderão as necessidades da atividade petrolífera, como aeroportos, estaleiros e áreas de apoio ao porto. Santos receberá a sede da unidade de negócio da Petrobras. Guarujá investe em um aeroporto e quer instalar uma base de suprimento a plataformas. Cuba tão, Bertioga e Peruíbe pretendem receber estaleiros. São Vicente e Mongaguá se organizam para destinar áreas a indústrias. (págs. 1 e A4)

Kodak luta para superar desafio digital
Depois de cortar 28 mil empregos em quatro anos e abandonar áreas menos estratégicas, como a de saúde, o comando mundial da Kodak acredita ter avançado bastante no processo de revitalização da centenária marca de fotografia. "Não me preocupo mais com a sobrevivência da empresa", diz ao Valor Philip Faraci, presidente mundial da Kodak.

Surpreendida pelo advento da fotografia digital, que sufocou seus negócios tradicionais de filme, papel e revelação fotográfica, a Kodak tem investido em outros segmentos, como a impressão de grande porte. Analistas do setor, porém, se dividem sobre a capacidade da empresa de voltar aos tempos áureos. Enquanto alguns deles preveem uma recuperação até 2012, outros têm dúvidas sobre a eficácia das medidas. (págs. 1 e B3)

Foto legenda: Poder de fogo
A ArcelorMittal Tubarão investe para expandir sua base industrial e comercial e ganhar pontos na disputa com CSN e Usiminas no mercado de aços laminados planos. "Somos a única empresa que vai aumentar a oferta de laminados até 2012", diz Benjamin Mário Baptista, presidente. (págs. 1 e B7)

Solos contaminados tolhem negócios
Há cada vez mais terrenos contaminados em São Paulo e é cada vez mais difícil, caro e complicado negociá-los. A legislação ambiental estadual tornou-se bastante rigorosa nos procedimentos de recuperação, cujo descumprimento implica multas elevadas. Na capital havia 2.513 áreas contaminadas em novembro de 2008.

Há casos recorrentes de empresas estrangeiras que pararam de atuar no país, solucionaram suas pendências trabalhistas, tributárias e societárias, mas não conseguem encerrar as atividades por causa de problemas ambientais. Ao mesmo tempo, construtoras e incorporadoras que se aproveitam do boom imobiliário em antigas regiões industriais, como o bairro da Mooca, para comprar terrenos por preços menores em razão da contaminação, correm riscos ao adquirir essas áreas. Advogados sugerem que a companhia que adquire um terreno contaminado deve estabelecer que, se vier a ser responsabilizada pela descontaminação no futuro, receba uma indenização do proprietário original. (págs. 1 e A12)

Crise valoriza carreira de conselheiro
Os conselheiros de empresas brasileiras não têm do que reclamar da crise. Enquanto muitos executivos viram sua remuneração encolher com a redução dos bônus e até com a renegociação de contratos de trabalho, eles conseguiram um aumento médio de 13% em seus salários mensais, em comparação com 2008. Um presidente de conselho, hoje, pode receber mais de R$ 56 mil por mês e um diretor, acima de RS$ 17 mil, de acordo com pesquisa da consultoria Towers Perrin com 25 empresas listadas na Bovespa.

A crise financeira ajudou a valorizar o trabalho dos conselhos. Foi registrado um aumento no número de conselheiros independentes, contratados no mercado e sem vínculos societários. Segundo Felipe Rebelli, sócio-gerente da Towers, essa é uma tendência mundial. A remuneração desses profissionais foi 40% superior à dos conselheiros internos, diretores ou acionistas. (págs. 1 e D10)

Bradesco acha no ibi 9 milhões de "sem-banco"
Antes mesmo de assumir oficialmente o Banco ibi, comprado há dois meses por R$ 1,4 bilhão, o Bradesco já fez descobertas surpreendentes. A mais importante é que 9 milhões de clientes do ibi que possuem cartão da rede de lojas C&A não têm conta em banco. O número é equivalente a quase metade dos 20 milhões de correntistas do Bradesco e representa um mercado apreciável que o banco pretende explorar.

O ibi rendeu ao Bradesco uma carteira de 31 milhões de cartões, dos quais 20,8 milhões da loja e 6,4 milhões da MasterCard. "O cartão será usado para atrair esse cliente para a conta corrente", diz o diretor geral da área de cartões do Bradesco, Marcelo Noronha. (págs. 1 e C3)

Rede mineira sai da defesa para o ataque
Nos últimos anos, a rede mineira Ricardo Eletro tem sido apontada como alvo de aquisição por grandes varejistas. Mas, apoiado pelo HSBC, o presidente Ricardo Nunes fala mesmo em comprar. "Nem penso em vender, tenho só 39 anos, tem muita história pela frente", disse ao Valor. Para isso, adota marketing agressivo. Na sexta-feira, o elenco da novela Paraíso, da Globo, vestiu a camisa da loja em inauguração fictícia. (págs. 1 e B4)

Foto legenda: O empresário mineiro Ricardo Nunes, da Ricardo Eletro: "Nem penso em vender"

Maior diversificação de mercados ajuda a garantir o saldo comercial (págs. 1 e A3)

Retomada da Indústria
A produção industrial deve ter um segundo semestre positivo, colaborando para sustentar a retomada do crescimento neste ano. No entanto, a volta aos níveis de produção anteriores ao agravamento da crise, em setembro, só deverá se dar a partir de meados de 2010. (págs. 1 e A3)

Depois de Itaipu, Yacyretá
O governo paraguaio quer aproveitar o bom momento da renegociação de preços da energia de Itaipu com o Brasil para discutir com a Argentina uma redução de até 60% na dívida da hidrelétrica de Yacyretá, construída em parceria com o país vizinho. (págs. 1 e A9)

Índia rejeita corte de emissões
Durante pelo menos dez anos, a Índia não negociará um acordo impositivo de cortes em suas emissões de gases do efeito estufa. Segundo o ministro do Ambiente, Jairam Ramesh, apenas em 2020 será possível iniciar discussões "limitadas". (págs. 1 e A9)

O futuro do IPod
Lançado há mais de oito anos, o iPod teve queda de 7% nas vendas no segundo trimestre, para 10,2 milhões de unidades, sua primeira retração numa comparação anual. Para enfrentar esse desafio, a Apple já prepara a nova geração do equipamento. (págs. 1 e B2)

Confecção 'multinacional'
Parceiros há mais de dez anos na produção de roupas para grifes brasileiras, os empresários Luiz Sansone e o português Nuno Simões unem-se agora para lançar uma marca feminina própria, a Folla (multidão, em italiano). (págs. 1 e B5)

MPE arrenda fazendas
O grupo MPE deixará de plantar no Mato Grosso, onde produz soja, milho e algodão, a partir da safra 2009/10. O grupo tem 100 mil hectares no Estado, onde também produz gado. Desse total, 30 mil hectares serão arrendados. (págs. 1 e B11)

Safra nos EUA derruba grãos
As condições climáticas favoráveis nos Estados Unidos, no mês passado, ajudaram a reduzir os preços dos grãos no mercado internacional, que até junho vinham se sustentando com as quebras de safras em importantes produtores do Hemisfério Sul, como Brasil e Argentina. (págs. 1 e B12)

Fundos superam metas
Os fundos de pensão voltaram a superar as metas atuariais no primeiro semestre, com rentabilidades de até dois dígitos, após um dos piores anos do setor em 2008. Entre as grandes fundações, só a Petros teve déficit, devido a uma ação perdida na Justiça. (págs. 1 e C1)

Ideias
Luiz Carlos Mendonça de Barros: real poderá sofrer um processo agressivo de valorização. (págs. 1 e A11)

Ideias
Sergio Leo: exportação volta ao normal até primeiro trimestre de 2010. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

Estado de Minas

Manchete: Gripe mata jovem na volta da Disney (pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio

Manchete: Fiasco tricolor
Santa Cruz perde por 1x0 do Central, em Caruaru, e vê reduzidas as suas chances de passar à segunda fase da Série D. (pág. 1)

Assalto, tiros e morte no Rosarinho (pág. 1)

Adolescente morre durante voo Miami-SP (pág. 1)

Maciel tentará convencer Sarney a sair (pág. 1)

Começam hoje inscrições para concurso da PF (pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: