segunda-feira, 29 de junho de 2009

O que Publicam os Jornais, nesta segunda

O Globo

Manchete: Primeira morte por gripe suína não faz Brasil mudar estratégia
Prefeito acha desnecessário fechar escolas e empresas no Rio

O Ministério da Saúde anunciou ontem a primeira morte por gripe suína no Brasil, a do caminhoneiro gaúcho Vanderlei Vial, de 29 anos, que contraiu o vírus na Argentina.

O ministro José Gomes Temporão, no entanto, garantiu que nada muda na estratégia brasileira de combate à doença. Já o prefeito Eduardo Paes, após reunião de emergência com a equipe da Saúde, considerou desnecessário fechar escolas e empresas no Rio. Há 627 casos de gripe no país, 66 no estado. (págs. 1, 8 e 10)

Senado afastará mais 4 para tentar conter crise
Numa tentativa de estancar a crise que ameaça o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), a Mesa Diretora da Casa vai exonerar quatro nomes da cúpula administrativa ligados ao ex-diretor-geral Agaciel Maia. O Ministério Público já abriu dez investigações sobre os escândalos no Senado. (págs. 1 e 3)

Kirchner tem o pior resultado desde 2003
Apesar da boca de urna na Argentina indicar sua eleição para deputado, Néstor Kirchner teve o pior resultado em seis anos, levando o governo de sua mulher a perder maioria no Congresso. (págs. 1 e 20)

Família de Jackson acusa médico
Os parentes de Michael Jackson acusam o médico Conrad Murray de ter errado, ao tentar fazer a ressuscitação do cantor na cama, e não sobre uma superfície dura. (págs. 1 e 20)

Presidente de Honduras é deposto de pijama
Militares mandam Zelaya para Costa Rica e líder do Congresso é empossado

O presidente de Honduras, Manuel Zelaya, foi retirado por militares ontem à força, ainda de pijama, de sua residência oficial, e enviado à Costa Rica, num golpe de Estado condenado em peso pela comunidade internacional. Oito ministros foram presos. A ordem de destituição partiu da Suprema Corte, que já havia declarado inconstitucional uma consulta sobre a reforma que permitiria reeleição presidencial. O presidente do Congresso, Roberto Micheletti, assumiu o cargo. (págs. 1 e 19)

Foto legenda: Soldados cercam o palácio presidencial em Tegucigalpa, após retirarem Zelaya e envia-lo para a Costa Rica

Charge Chico: Retroandando e pensando
- Politicamente, pior do que andar para trás é fazê-lo com uma mão na frente e outra atrás...

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Golpe depõe presidente de Honduras
Enviado para a Costa Rica, Manuel Zelaya nega suposta renúncia; deposição é endossada pelo Congresso

O presidente hondurenho, Manuel Zelaya, foi deposto por militares no dia em que promovia consulta popular para respaldar uma nova Assembleia Constituinte.

Ele foi detido quando dormia, na residência oficial. Ainda de pijama, embarcou para a Costa Rica, onde afirmou ter sido vítima de um "sequestro brutal, sem nenhuma justificativa". A ação militar teve o respaldo da maioria do Congresso.

A deposição, condenada por Brasil, Venezuela, EUA e OEA (Organização dos Estados Americanos), recebeu apoio até do partido de Zelaya. Uma suposta carta de renúncia do presidente deposto foi lida no Parlamento.

Depois, foi aprovada a nomeação do presidente da Casa, Roberto Micheletti, como mandatário interino. Zelaya nega ter renunciado.

A consulta popular foi declarada ilegal pela Justiça e pelo Congresso. Zelaya é acusado de tentar mudar a Constituição para se perpetuar no poder. (págs. 1 e A13)

País registra 1ª morte causada por gripe suína
O Ministério da Saúde confirmou a primeira morte causada pela gripe A (H1Nl), a chamada gripe suína, no país. O Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo (RS), informou que se trata do caminhoneiro Vanderlei Vial, 29, que esteve na Argentina a trabalho. O governo monitora ainda uma mulher que "inspira cuidados".

No fim de semana, foram confirmados 36 novos casos no Brasil - o total foi a 627.

Segundo o ministro José Gomes Temporão (Saúde), a transmissão do vírus no país ainda se restringe a pessoas que foram ao exterior ou tiveram contato direto com os doentes. Ele disse que será mantida uma "estratégia de contenção" da doença. (págs. 1 e C1)

Apuração indica derrota de Cristina em Buenos Aires
Com 34% das mesas, a coalizão de peronistas dissidentes vencia na Província a lista liderada pelo ex-presidente Néstor Kirchner (35% a 32%). (págs. 1 e A15)

Aos 94, morre Goffredo da Silva Telles Júnior
O jurista Goffredo da Silva Telles Júnior, 94, autor da "Carta aos Brasileiros", marco da luta pela redemocratização, morreu no sábado, de causas naturais. Em nota, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz que o professor "deu lições de humanismo, generosidade e fé". (págs. 1 e A10)

Médico diz que encontrou Jackson já inconsciente
Testemunha-chave na investigação não-criminal da morte de Michael Jackson, Conrad Murray, seu médico particular, afirmou em depoimento à polícia que não injetou nenhuma droga no cantor e disse que ele já estava inconsciente quando entrou "por acaso" em seu quarto. (págs. 1 e D1)

Governo define os detalhes da retomada do IPI dos carros
O governo definiu os detalhes da retomada do IPI dos carros, cujo corte valerá até setembro. O imposto subirá em outubro, quando as alíquotas recuperarão um terço do que foi cortado. Em novembro, haverá outra alta igual; a última será em dezembro. Varejo e indústria não repassaram o corte na íntegra, diz a FGV. (págs. 1, A11 e B1)

O governo estuda usar o Fundo Soberano para compensar a queda de receita (págs. 1 e B4)

Editoriais
Leia 'Incentivo à cultura", que avalia mudanças na Lei Rouanet; e "O desafio na catarata", sobre cirurgias. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Golpe de Estado depõe presidente de Honduras
Militares cumprem ordem da Suprema Corte e mandam Zelaya, de pijamas, para o exílio

O presidente de Honduras, Juan Manuel Zelaya, foi destituído ontem do cargo por militares, em cumprimento a uma ordem da Suprema Corte do país. A ação foi uma resposta à insistência de Zelaya em realizar um plebiscito para mudar a Constituição e permitir a sua candidatura à reeleição. Zelaya foi surpreendido em sua residência às 6 horas (9 horas de Brasília) por cerca de 300 militares, que desarmaram seus 10 seguranças e o levaram, ainda de pijamas, para a Costa Rica. Em sessão extraordinária, parlamentares hondurenhos leram uma carta de renúncia atribuída ao presidente deposto e deram posse ao presidente do Congresso, Roberto Micheletti. Porém, ao desembarcar no exílio, Zelaya negou a autoria da carta. (págs. 1, A12 e A13)

Chávez reage em apoio a aliado

Principal aliado de Zelaya, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, colocou as forças armadas do seu país em alerta. Chávez elogiou o pronunciamento da secretária americana de Estado, Hillary Clinton, a qual disse que os EUA não participaram do golpe nem o apoiam, declaração reiterada pelo presidente Barack Obama. E o governo brasileiro se juntou a vários países latino-americanos no apoio ao presidente destituído. (págs. 1 e A12)

Eleição Argentina não atrai
Metade se abstem e Kirchners saem em desvantagem

Segundo pesquisas de boca de urna, a presidente argentina Cristina Kirchner e seu marido, o ex-presidente Néstor Kirchner, sofreram uma derrota nas eleições legislativas de ontem e podem perder o controle do Parlamento. Dados extraoficiais indicavam que metade dos argentinos não votou. Na província de Buenos Aires, onde o ex-presidente encabeçava a lista de candidatos a deputado pelo Partido Justicialista (Peronista), a disputa estava acirrada, mas na capital argentina o governo teria tido apenas 14% dos votos. A apuração começaria ontem por volta das 21h, mas não havia prazo para a divulgação dos resultados finais. (págs. 1 e A13)

Foto legenda: Medo - Mesários de eleição usam máscaras contra gripe suína

Brasil tem a primeira morte por gripe suína
O Ministério da Saúde anunciou ontem a primeira morte provocada pelo vírus H1N1 no País. A vítima é o caminhoneiro Vanderlei Vial, de 29 anos, que estava internado em Passo Fundo, Rio Grande do Sul. Ele esteve na Argentina por sete dias e retornou ao Brasil no dia 19, já com sintomas da gripe. O paciente demorou a buscar atendimento e não pôde ser medicado com o antiviral indicado contra a doença. (págs. 1 e A15)

Para o pai, morte de Jackson não foi por stress
Em entrevista à Fox, a primeira desde a morte do cantor, Joe Jackson disse não acreditar que o enfarte que matou seu filho tenha sido causado por stress, relata o enviado especial Jotabê Medeiros. Michael se preparava para realizar 50 shows em Londres. Segundo Joe, a família vê anormalidades na morte. À polícia, o médico Conrad Murray negou que tivesse administrado analgésicos no astro. (págs. 1, A17 e A18)

Ex-membros do MST lideram núcleos do Incra em SP
Os três coordenadores dos núcleos de apoio do Incra no Pontal do Paranapanema são ex-militantes do Movimento dos Sem Terra (MST) cujos salários são pagos pela Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf). A Fundação estaria sendo usada para contratar pessoas do MST para trabalhar nos assentamentos. Ontem, 15 fazendas no Pontal e na região da Alta Paulista foram invadidas, numa ação denominada “inverno quente". (págs. 1 e A4)

Frigorífico brasileiro faz recall de carne nos EUA
A JBS Swift Beef Co, que pertence ao frigorífico brasileiro JBS Friboi, está promovendo um recall de cerca de 190 toneladas de produtos de carne bovina nos EUA. As mercadorias podem ter sido contaminadas pela bactéria E. coli, causadora de distúrbios estomacais, conforme comunicado do serviço de segurança alimentar americano. A Friboi diz processar 9 mil toneladas de carne por dia nos EUA. (págs. 1 e B9)

Notas & Informações: Governo briga contra o fumo
Todos conhecem os efeitos do fumo. Cabe ao STF definir as competências do governador nesta questão. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Brasil tem primeira morte por gripe suína
Gaúcho estava na Argentina quando sintomas começaram

Um gaúcho de Passo Fundo é o primeiro brasileiro a morrer em decorrência da gripe suína. O caminhoneiro Vanderlei Vidal, de 29 anos, esteve na Argentina a trabalho, por sete dias, e lá começou a apresentar os sintomas: febre, tosse e dor muscular. Ao voltar ao Brasil, foi internado, mas o quadro piorou para insuficiência respiratória. Vanderlei morreu na manhã de ontem. Apesar do óbito, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou que a transmissão do vírus no Brasil ainda é restrita. No Rio, a prefeitura recomendou que escolas e empresas não fechem. A Secretaria de Saúde vai se concentrar, a partir de agora, na notificação de casos. (págs. 1 e Tema do dia A2 a A4)

Força Sindical e CUT enfrentam a concorrência
O sindicalismo passa por um processo de transformação em todo o país. Longe dos corredores do Congresso e dos gabinetes ministeriais é travada uma disputa política tão feroz quanto a que costuma se desenrolar nas arenas da grande política nacional. Os duelos são movidos a suor, panfletos baratos e carros de som distorcido. (págs. 1 e País A5)

Acordo monetário com a China
Os governos de Brasil e China estudam como colocar em prática um sistema monetário que permita exportadores e importadores fecharem negócios em suas moedas locais. O objetivo é deixar o dólar de lado nas transações comerciais entre os dois países. (págs. 1 e Economia A18)


Honduras sofre golpe militar
Uma ação militar derrubou o presidente de Honduras, Manuel Zelaya. As Forças Armadas invadiram sua casa, à noite, e o colocaram em um avião que foi para a Costa Rica. A comunidade internacional condenou o ato e exigiu o retomo de Zelaya ao poder. (págs. 1 e Internacional A21)

"Trinta anos de direitos negados"
No exílio há 30 anos, Reza Cyrus Pahlevi, filho do antigo xá do Irã, fala sobre a resistência nas ruas de Teerã e diz não haver diferença entre Mahrnoud Ahmadinejad e Mir Hossein Mousavi. (págs. 1 e Internacional A23)

Sociedade Aberta
Gláucio Soares
Cientista político

É preciso gastar melhor nas políticas públicas. (págs. 1 e A9)

Sociedade Aberta
Maurício Azêdo
Jornalista

STF instaura lei da selva no jornalismo. (págs. 1 e A16)

Sociedade Aberta
Antonio Oliveira Santos
Empresário

CVM deve impor limites às operações de hedge. (págs. 1 e A10)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Gripe suína mata no sul e avança no DF
Caminhoneiro gaúcho é a primeira vítima da doença que ataca 627 brasileiros. No Distrito Federal, o número de casos já chega a 26 (págs. 1 e 8)

Brasília, capital da preservação
Em 2010, o mundo voltará os olhos para a capital tombada. Em convenção na Espanha, o Distrito Federal foi eleito a sede do encontro de cidades que são consideradas patrimônio mundial pela Unesco. “Será o ponto mais alto das celebrações dos 50 anos”, festejou o governador Arruda. (págs. 1 e 20)

No país dos filhos únicos
Há 50 anos, as mulheres tinham, em média, seis crianças. Hoje, a taxa despencou para 1,9. No DF, ficou mais comum encontrar lares como o de Juliana e o menino Gabriel, que não têm irmãos. (págs. 1 e 19)

Honduras: um golpe na democracia
Militares depõem presidente hondurenho, Manuel Zelaya, em meio a intensa crise interna. Para presidente do Congresso, Roberto Micheletti, tudo não passou de um ato democrático. (págs. 1 e 14)

Tecnologia: Congresso tenta barrar troca de arquivos na web
O internauta que se cuide: deputados estão de olho em quem baixa músicas, filmes e outros conteúdos protegidos por direitos autorais. (págs. 1 e 16)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico

Manchete: Obras de revitalização do rio São Francisco atrasam
Diferentemente das obras de transposição, que são tocadas em três turnos de trabalho para garantir a inauguração de uma primeira parte até o fim de 2010, o programa de revitalização do rio São Francisco atola.

Dos R$ 442,7 milhões previstos no Orçamento federal deste ano para projetos de recuperação ambiental das bacias hidrográficas do São Francisco e do Parnaíba, apenas R$ 71 milhões foram empenhados até maio. Ou seja, o compromisso efetivo de liberação de recursos alcança menos de 17% do investimento divulgado, segundo o sistema eletrônico de acompanhamento orçamentário (Siafi). O valor pago às empresas contratadas no período foi inferior a R$ 1 milhão. (págs. 1 e A3)

Decisão sobre etanol nos EUA atinge o Brasil
A indústria de etanol dos EUA ganhou fôlego na semana passada com a decisão da Câmara dos Representantes de suspender por cinco anos a adoção de novos critérios para avaliar o impacto dos biocombustíveis no ambiente. Os critérios foram definidos pela Agência de Proteção Ambiental (EPA) para o cumprimento das metas estabelecidas pela lei americana, que condiciona o aumento do consumo de biocombustíveis a reduções nas emissões de dióxido de carbono.

A decisão, tomada por pressão dos ruralistas, pode prejudicar usinas brasileiras interessadas em exportar álcool para os EUA. Mais eficientes que as americanas, as usinas do Brasil seriam beneficiadas pelas normas defendidas pela Agência de Proteção Ambiental. (págs. 1 e B12)

BofA investe no país e visa atacado
Depois de meses de indefinição desde que a compra do Merrill Lynch pelo Bank of America foi anunciada, em setembro, agora o banco acertou seus planos para o Brasil. A ideia é criar uma instituição de atacado: crescer o banco de investimento, mas também passar a conceder crédito corporativo, inclusive em reais. Será oferecido o serviço de gestão de caixa para companhias brasileiras e criada a área de gestão de fortunas para pessoas físicas no mercado interno. Um aumento de capital já foi feito e serão contratadas de 35 a 45 pessoas, além das 280 que já integram o time. "Todas as contratações serão em São Paulo e em 2010 devemos expandir nosso espaço físico", diz Alexandre Bettamio, presidente. A participação de 5,43% que o Bank of America tem no Itaú Unibanco e lhe garante um lugar no conselho será mantida. (págs. 1 e C1)

Foto legenda: Bettamio: devem ser contratados 35 a 40 profissionais, incluindo nove que virão do Bank of America e abrangendo o banco de investimento

Serra diz que só decide em 2010 e imobiliza sucessão
O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), disse ao presidente Lula que só em março decidirá se será ou não candidato à sucessão. A decisão do governador deixa os outros partidos na defensiva, inclusive o maior deles, o PMDB. Há dúvidas até se a ministra Dilma Rousseff, a escolhida de Lula, será a candidata do PT.

"É uma balela essa história de que sou candidato de qualquer maneira", disse Serra a amigos, segundo apurou o Valor. Para os médicos, Dilma está curada do câncer diagnosticado em abril, mas assessores do presidente são mais cautelosos ao tratar da situação. Mantida a atual relação de forças políticas, PT e PSDB devem polarizar a eleição presidencial de 2010. E desde já procuram corrigir erros supostamente cometidos em 2006. Naquela disputa, o país foi literalmente dividido ao meio, com os tucanos levando a metade Sul e os petistas, o Nordeste, ambos por ampla margem. Por isso, os dois partidos deflagraram ofensivas para se recuperar nas regiões em que foram mal. (págs. 1 e A12)

Lavagem de dinheiro tem esquemas renovados
Os "trustees" - empresas ou instituições financeiras que detêm e gerenciam ativos em benefício de outra pessoa - e as fundações em paraísos fiscais têm sido cada vez mais usados como instrumentos de lavagem de dinheiro no Brasil. As tradicionais "offshores", empresas com capital de não-residentes que exercem atividades fora do local onde estão situadas, tornaram-se muito visadas e os criminosos perceberam isso, diz o juiz Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Criminal da Justiça Federal em São Paulo, especializada em crimes financeiros.

O juiz não quis falar sobre investigações em andamento, mas se dispôs a comentar as novas estruturas que têm sido usadas na lavagem de dinheiro no Brasil. Segundo ele, os "trustees" situados em paraísos fiscais são usados porque o nome do criminoso - o beneficiário - não aparece perante a lei. A constituição do "trustee" pode ser efetuada por instrumento particular e revogável, inclusive sem a necessidade de registro público. (págs. 1 e C8)

Restaurantes de São Paulo fazem sucesso no Rio
Os restaurantes paulistanos que abriram filiais no Rio, como Galeto's, Bráz, Wrap's e America, se deram tão bem que todos estão programando a abertura de mais filiais na cidade neste ano ou em 2010. A receita do Galeto's, que inaugurou seu primeiro restaurante no Rio em abril, é 20% maior que a esperada. A filial carioca da pizzaria Bráz fatura mais que qualquer um dos três restaurantes da rede em São Paulo. (págs. 1 e B1)

Brasil tem primeira morte de vítima da gripe suína. (págs. 1 e A2)

Recuperação para máquinas
Aumentam as consultas para obtenção de financiamentos no BNDES, indicando um ambiente mais favorável para investimento em bens de capital, favorecidos pela redução dos juros, pela recuperação na demanda do mercado interno e pelo aumento da utilização da capacidade instalada. (págs. 1 e A4)

Opção infantil
Para diversificar a distribuição e aumentar a receita, a centenária Lepper, fabricante de cama, mesa e banho de Joinville (SC), passa a vender sua linha de licenciamento infantil em lojas de brinquedos. Esses produtos, com destaque para a Barbie, já respondem por 50% do faturamento, diz Ênio Kohler. (págs. 1 e B5)

Cana para o Cerrado
O Instituto Agronômico de Campinas (IAC), vinculado à Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, lança no fim do ano mais quatro variedades de cana, duas adaptadas ao Cerrado. O objetivo do instituto é iniciar a exportação de tecnologia canavieira para as novas fronteiras agrícolas do país. (págs. 1 e B11)

Pressão nos fertilizantes
Com a crise mundial, a Associação Internacional da Indústria de Fertilizantes (IFA) projeta um cenário de desaceleração no ritmo de aumento do consumo de alimentos, queda na demanda por adubos no curto prazo e elevação dos excedentes do insumo até 2013. (págs. 1 e B12)

De olho no varejo
Com a redução das taxas de juros, as corretoras ligadas aos grandes bancos direcionam suas estruturas de distribuição e intermediação de valores também para os clientes de varejo. Os alvos são os aplicadores potencialmente insatisfeitos com os retornos obtidos nos fundos de investimentos tradicionais. (págs. 1 e D1)

Aplicações temporãs
As pessoas físicas estão comprando ações, em movimento contrário ao dos investidores institucionais e estrangeiros, que juntos já tiraram R$ 4,5 bilhões da bolsa em menos de um mês. Para analistas, mais uma vez o pequeno investidor pode estar chegando tarde à festa, o que eleva os riscos. (págs. 1 e D2)

Investidor mais exigente
As ofertas de ações que já vieram ao mercado e a reação às operações anunciadas neste ano mostram que o investidor está mais seletivo do que no período anterior à crise internacional e que não haverá apetite para todas as colocações, a menos que tenham um bom desconto. (págs. 1 e D3)

Ideias
Sergio Leo: briga política travada na Argentina é um balaio de gatos e pode sobrar para o Brasil. (págs. 1 e A2)

Ideias
Fábio Giambiagi: o fator previdenciário é um princípio justo, que deveria ser preservado. (págs. 1 e A11)

Ideias
Fábio Wanderley Rei: a desqualificação da política pode nascer precisamente de sua idealização. (págs. 1 e A6)

Ideias
Harry de Gorter e Erika Kliauga: 'padrão de sustentabilidade' do etanol pode arruinar lei de mudança climática. (págs. 1 e A10)

------------------------------------------------------------------------------------

Estado de Minas

Manchete: Brasileiro prefere correr risco (pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio

Manchete: Campeão na raça
O Brasil chega a tomar um susto da zebra americana, que marcou dois gols no primeiro tempo, mas a seleção de Dunga impôs seu jogo e virou na etapa complementar, conquistando seu terceiro título da Copa das Confederações. (pág.1)

Brasil tem primeira morte por gripe
Caminhoneiro que esteve na Argentina morreu em Passo Fundo (RS), vítima do vírus A (H1N1). Pernambuco tem mais três casos confirmados. (pág.1)

Vagas no IBGE (pág.1)

Médico nega ter injetado droga em Micael Jackson (pág.1)

------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: