sábado, 20 de junho de 2009

O que Publicam os Jornais de Hoje

O Globo

Manchete: Lula: quem desmatou a Amazônia não é bandido
Para presidente, desbravadores da região agiram pelo desenvolvimento do país

Ao discursar em Alta Floresta, Mato Grosso, no lançamento de um programa de regularização de propriedades rurais na Amazônia, o presidente Lula afirmou que não se pode chamar de bandidos os produtores rurais que no passado desmataram a região. Ele lembrou as dificuldades enfrentadas pelos primeiros desbravadores da Amazônia, que enfrentaram doenças como a malária: “Ninguém pode ficar dizendo que alguém é bandido porque desmatou”, disse. Lula defendeu mudanças no modelo de desenvolvimento da região: “Agora, desmatar joga contra a gente, vai nos prejudicar no futuro”. O presidente também contestou as críticas de ONGs à MP 458, que autoriza a venda de terras públicas na Amazônia, e negou que ela vá incentivar a grilagem. Em São Paulo, o diretório nacional do PT aprovou resolução contra mudanças no Código Florestal, defendidas por parte do governo. (págs. 1 e 3)

Sarney cria comissão para investigar atos
Sindicância tem sete dias para apurar as responsabilidades por medidas secretas

O presidente do Senado, José Sarney, anunciou ontem a criação de uma comissão que terá só sete dias para descobrir os responsáveis pelos atos administrativos secretos. Apesar da medida, Sarney disse que esses atos não foram secretos; teriam apenas descumprido uma “formalidade essencial”. Cresce na Casa a pressão pelo afastamento do diretor-geral, Alexandre Gazineo, que assinou a maioria dos atos. (págs. 1 e 5)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Com a crise, fome cresce e afeta mais de 1 bilhão
Para a ONU, mundo deve ganhar 100 milhões de subnutridos neste ano

Neste ano, o número de pessoas que passam fome no mundo deve superar pela primeira vez a marca de 1 bilhão (quase 1 em cada 6 pessoas). Estima-se que 100 milhões de pessoas ingressem na zona da fome em 2009. Segundo a FAO (organismo da ONU para agricultura e a alimentação), é um resultado da crise global, que aumentou o desemprego e reduziu o poder de compra da população, especialmente dos mais pobres. Os dados assinalam o fim de um período de quase 20 anos em que a proporção da população mundial subnutrida (consumo abaixo de 1.800 calorias/dia) vinha caindo, como resultado de ações contra a pobreza e do crescimento de economias como Índia, China e Brasil. Entre 2003 e 2005, o percentual de subnutridos no mundo era de 13%. Agora, o número deve ficar em torno de 16%, retornando ao nível do período 1990-92. (págs. 1 e B1)

Desmatador não é bandido, afirma Lula
O presidente Lula defendeu quem desmatou a Amazônia. “Ninguém pode ficar dizendo que ninguém [alguém] é bandido porque desmatou”, declarou ao lançar o programa Terra Legal. O presidente disse que agora, no entanto, é preciso parar o desmatamento. (págs. 1 e A8)

Senado investiga atos secretos após novas denúncias
O presidente do Senado, José Sarney, mandou investigar os ex-diretores da Casa Agaciel Maia e João Carlos Zoghbi pela emissão de atos secretos. O servidor Franklin Paes Landim afirmou à Folha que as ordens para tornar secretos alguns atos vinham dos dois. (págs. 1 e A4

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Mordomo de Roseana Sarney recebe R$ 12 mil do Senado
Amaury Machado, o ‘Secreta’, trabalha na casa da governadora em Brasília

O mordomo da casa da ex-senadora e atual governadora Roseana Sarney em Brasília é servidor pago pelo Senado, informam os repórteres Rosa Costa e Rodrigo Rangel, Amaury de Jesus Machado, de 51 anos, conhecido como “Secreta”, ganha, com gratificações, cerca de R$ 12 mil. Deveria trabalhar no Congresso, mas, desde 2008, dá expediente na residência que Roseana mantém no Lago Sul. “Ele é meu afilhado”, justificou Roseana. “Eu o trouxe do Maranhão. Ele vai à casa quando preciso, duas ou três vezes por semana. É motorista noturno e é do Senado. E lá até ganha bem. “Roseana não é mais senadora desde abril, mas, mesmo que ainda fosse, não poderia ter um servidor do Senado como empregado. “Secreta” tem longo histórico de serviços prestados à família – trabalhou até no Alvorada entre 1985 e 1990, na Presidência de José Sarney. O pai de Roseana e atual presidente do Senado enfrenta há duas semanas o escândalo da nomeação de parentes, muitos por “atos secretos”. (págs. 1 e A6)

Lula diz que ‘desmatador não é bandido’ e ataca ONGs
O presidente Lula criticou as ONGs que condenam a medida provisória que regulariza a posse de até 1,5 mil hectares na Amazônia. Segundo ele, “ninguém pode ficar dizendo que alguém é bandido porque desmatou”. As declarações foram feitas no lançamento de programa que regulariza imóveis ocupados ilegalmente na Amazônia, apesar de Lula ainda não ter sancionado a MP. (págs. 1 e A9)

Governo deve prorrogar IPI reduzido para linha branca
O governo manterá pelo menos até outubro a redução das alíquotas de IPI para produtos da linha branca – geladeiras (de 15% para 5%), fogões (de 5% para zero), máquinas de lavar (de 20% para 10%) e tanquinhos (de 10% para zero). O anúncio formal será feito na segunda semana de julho, quando vence o prazo atual. O presidente Lula também orientou a equipe econômica a prorrogar o incentivo fiscal para a construção civil. (págs. 1 e B1)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Um bilhão de famintos no mundo
Relatório prevê mais 100 milhões de subnutridos este ano, metade na América Latina e Caribe

A crise financeira internacional vai tornar ainda mais nebuloso o mapa mundial da fome. Segundo relatório da agência da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), haverá 100 milhões a mais de desnutridos este ano, ultrapassando a barreira de 1 bilhão de pessoas em situação de insegurança alimentar. O número equivale a 15% da população mundial. A maioria vive em países em desenvolvimento. Segundo o governo brasileiro, o país pouco contribui para o aumento do número de famintos – pessoas que consomem menos de 1.800 calorias diárias. (pág. 1, Tema do dia, págs. A2 e A3)

Cerco à carne de área desmatada
O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, informou que o banco aumentará a fiscalização aos frigoríficos financiados pela instituição, para evitar a venda de carne oriunda de áreas desmatadas. O BNDES estuda monitorar toda a cadeia agropecuária do país. (pág. 1, Economia e pág. A16)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Um bilhão passam fome no mundo
A crise econômica aumentou em 100 milhões de pessoas o contingente de famintos em todo o planeta, segundo levantamento da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). De acordo com a pesquisa, o desemprego dificultou o acesso dos mais pobres à comida. O reajuste constante no preço dos alimentos também contribui para o agravamento dessa situação, registrada em quase todos os países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. O Oriente Médio e o norte da África tiveram o maior crescimento no número de famintos: 13% dos moradores dessas regiões. A situação é dramática na África Subsaariana, onde 32% das pessoas estão na miséria absoluta. A América Latina e o Caribe, que apresentavam melhores, estagnaram no combate à fome. (págs. 1 e 32)

------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: