quarta-feira, 10 de junho de 2009

O que Publicam os Jornais de Hoje

10 de junho de 2009

O Globo

Manchete: Recessão agora é oficial, mas PIB cai menos que esperado
Queda da indústria anula ganhos da economia; consumo se salvou no trimestre

De janeiro a março deste ano, oficialmente, o Brasil entrou em recessão, puxado pela indústria e pela queda drástica do investimento. De acordo com o IBGE, o PIB encolheu neste período 0,8% em relação ao fim do ano passado. Foi o segundo trimestre consecutivo de queda. Em relação ao primeiro trimestre de 2008, o recuo foi de 1,8%, o maior desde 1998. Mas os números surpreenderam: na véspera, o governo chegara a apostar em baixa de 2,4%. O consumo das famílias e os gastos de governo foram responsáveis pelo desempenho acima do esperado. Mesmo assim, não há motivo para comemorar. Se a recessão não ficou tão feia quanto parecia, ela mostra que a produção voltou aos patamares do segundo trimestre de 2007, anulando praticamente os ganhos da economia no segundo mandato do presidente Lula. No mercado, cresceram as apostas de que o Banco Central será mais conservador e cortará hoje apenas 0,75 ponto nos juros básicos, caindo para seu menor nível histórico. (págs. 1, 27 a 31, Míriam Leitão, Flávia Oliveira e editorial "Olhar à frente")

Governo não fiscaliza 38 mil convênios
Relatório do TCU cobra informações sobre o destino de repasses federais de R$ 13,3 bilhões

Pelo menos 38 mil prestações de contas ficaram sem fiscalização do governo federal em 2008. Somados, esses processos totalizam repasses de R$ 13,3 bilhões a ONGs, estados e municípios, por meio de convênios - um aumento de 58% em relação a 2007. Sem fiscalização, é impossível saber se o dinheiro, resultante de transferências voluntárias da União, foi aplicado corretamente. Por causa disso, o Tribunal de Contas da União aprovou com 15 ressalvas as contas do governo federal do ano passado e emitiu alerta cobrando agilidade na fiscalização. "Quanto maior o atraso nas prestações de contas, mais recursos o país pode perder", disse o ministro Augusto Nardes, relator das contas de 2008. O TCU aponta falhas no controle da execução do Orçamento da União, como a falta de um sistema que permita acompanhar custos dos projetos. E cobra informações sobre indicadores de desempenho: dos 777 critérios para medir a eficiência dos programas governamentais, 70% não estavam disponíveis para o tribunal. (págs. 1 e 3)

Lula: governantes não mexem em invasões
O presidente Lula disse que o político de oposição incentiva ocupações irregulares, mas, quando chega ao governo, procura o culpado pelo problema. E não resolve o assunto, interessado nos títulos de eleitor dos invasores. No lançamento do PAC Drenagem, Lula criticou agentes fiscalizadores de obras e disse que a paralisação pode ter o efeito financeiro de um superfaturamento:
"Fiscalização rígida e séria é diferente de fiscalização dura e irresponsável." (págs. 1 e 3)

'Quando somos oposição, somos doidos para incentivar invasão. Quando viramos situação, ficamos doidos para achar o culpado. Quando se tem mil (barracos), aí não se mexe mais. Sobretudo para os que têm titulo de eleitor'
Lula

Quando o ensino fica pela metade
Só 53,7% crianças brasileiras matriculadas no ensino fundamental conseguem concluir a 8ª série. No ensino médio, só 50,9% dos matriculados chegam ao fim do curso, mostra o relatório "Situação da Infância e da Adolescência Brasileira" do Unicef. Ao falar de favelas, a pesquisa aponta emergência no Complexo do Alemão, onde os estudantes ficaram dois meses sem aulas em 2007. (págs. 1 e 8)

Enquanto isso, na universidade...
Policiais da tropa de choque da PM entraram em confronto com estudantes da USP. Os alunos atiraram pedras. A PM, bombas de efeito moral e gás pimenta. Professores e funcionários estão em greve. (págs. 1 e 8)

EUA mandam a NY 1º preso de Guantánamo
Acusado de atentados a bomba em embaixadas americanas, o tanzaniano Ahmed Ghailani é o primeiro preso de Guantánamo a ser transferido para uma prisão nos EUA. Ele já está em Nova York, onde será julgado num tribunal civil. (págs. 1 e 35)

Foto legenda: Corpos resgatados já são 41
O corpo de uma das vítimas do acidente com o Airbus da Air France chega ao Aeroporto de Fernando de Noronha. Já foram resgatados 41 corpos. Pressionada pelos pilotos, a Air France anunciou que vai trocar todos os sensores de sua frota. (págs. 1 e 14 a 17)

Na bomba, diesel cai só a metade do esperado (págs. 1 e 33)

Filósofo diz que blog da Petrobras faz terrorismo de Estado (págs. 1, 4 e 5)

Nova lei para direito de resposta na mídia divide opiniões (págs. 1 e 4)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Brasil está em recessão
Economia recua pelo 2° trimestre seguido; para Lula, queda de 0,8% foi maior que a esperada

O Produto Interno Bruto do país recuou 0,8% na comparação com o último trimestre do ano passado, que já havia contabilizado uma perda de 3,6%, segundo o IBGE. Pela regra mais universalmente adotada, dois trimestres consecutivos de queda do PIB (soma dos bens e riquezas produzidos por um país) significam que o Brasil entrou em recessão.

A análise dos números do IBGE mostra que a produção de bens de capital, as obras de infraestrutura, as exportações e as importações registraram quedas dignas de depressão econômica. No entanto, mesmo sem o ímpeto de meses atrás, os salários, as compras do dia a dia e serviços básicos como saúde e educação retomaram o crescimento.

A equipe econômica festejou a queda do PIB menor que a prevista pelo mercado. O presidente Lula, porém, considerou o resultado pior do que imaginava; ele esperava retração de até 0,5%. O governo já estuda medidas para estimular setores específicos da economia, como a produção de máquinas e equipamentos e de software e a indústria naval. (págs. 1 e Dinheiro)

Fernando Sampaio: Aumenta chance de a economia não se retrair em 2009
Mais importante que a confirmação da retração do PIB foi a surpresa de ela ter sido de apenas 0,8%. O consumo das famílias e o setor de serviços amorteceram a queda. Aumentou a probabilidade de que, sustentado pelo consumo, o PIB feche este ano sem queda. (págs. 1 e B6)

PM e grevistas entram em confronto na USP
PMs, estudantes e funcionários entraram em confronto que durou quase 80 minutos no campus da USP, na zona oeste de SP. Os policiais ocupam a universidade desde o dia 1° para evitar piquetes dos funcionários em greve, à qual alunos e professores aderiram na quinta.

Os PMs usaram balas de borracha, entre outras armas; os estudantes jogaram pedras e tijolos. Houve cinco policiais e cinco alunos feridos; três pessoas foram detidas e soltas. O governador José Serra diz que o Estado só cumpriu ordem judicial, a pedido da reitoria. (págs. 1 e C1)

Foto legenda: Com livro na mão, grevista entra em choque contra policiais na USP; conflito começou quando os PMs tentaram dispersar protesto contra sua presença no campus

Repetência no ensino médio do país duplica em nove anos
A proporção de estudantes que repetem de ano no ensino médio chegou a 12,7% em 2007, o dobro de 1998, apontam dados do Ministério da Educação divulgados pelo Unicef. Segundo especialistas, os alunos avaliam que a escola falha ao preparar para o mercado de trabalho e para a faculdade.

No ensino fundamental, a repetência passou de 9,7% a 12,1% no período. (págs. 1 e C6)

Pane em SP tira do ar telefones e atendimentos de emergência
Pane na Telefônica deixou diversas regiões do Estado de São Paulo sem chamadas ontem. A falha prejudicou urna série de atendimentos de emergência. O número 190 da PM ficou fora do ar das 9h14 às 10h06, período em que recebe 600 ligações.

De acordo com a empresa, o problema para completar as chamadas ocorreu em parte da rede. A Anatel afirmou ver as falhas "com extrema preocupação". (págs. 1 e C7)

Resgate do voo 447 da Air France chega a 41 corpos
Os 16 primeiros corpos de vítimas do acidente com o voo 447 da Air France chegaram a Fernando de Noronha (PE). Foi iniciado o reconhecimento. Mais 25 corpos (17 recolhidos ontem) estão em outro navio rumo ao arquipélago. Marinha e Aeronáutica mantêm 825 homens nas buscas. (págs. 1 e C9)

Editoriais
Leia "A forma da recessão", que analisa dados do PIB; e "Relíquia do corporativismo", sobre situação de cartórios. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Investimento desaba e consumo segura PIB
Queda de 0,8% no trimestre indica recessão, mas já há sinais de leve reação

O PIB do primeiro trimestre de 2009 caiu 0,8% na comparação com o último trimestre de 2008 e 1,8% ante o mesmo período do ano passado. O resultado configura "recessão técnica", mas é melhor do que projetava o mercado. O crescimento dos serviços contrabalançou a forte queda na indústria. No setor de transformação, a contração foi de 12,6% sobre o primeiro trimestre de 2008. A expansão do consumo das famílias e dos gastos do governo neutralizou parcialmente o intenso recuo dos investimentos, que chegou a 12,6% em relação ao último trimestre de 2008 - o maior desde 1996. O presidente Luiz Inácio da Silva se disse “triste" com o resultado. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, defendeu juros mais baixos e novos estímulos setoriais. (págs. 1 e B1 a B8)

Análises

Rubens Ricupero
A impressão é que o primeiro trimestre é um bom augúrio para o resto do ano. (págs. 1 e B8)

Ilan Goldfajn
O que se pode dizer é: estamos na direção certa, mas a passos lentos ainda. (págs. 1 e B6)

Senado usou 300 atos secretos para beneficiar amigos
Sarney diz desconhecer medidas

Levantamento feito por técnicos do Senado nos últimos 45 dias detectou cerca de 300 atos administrativos secretos, alguns deles adotados há mais de 10 anos, relatam os repórteres Rosa Costa e Leandro Colon. Na relação aparecem nomeações de um neto do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da ex-mulher do deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS), além de medidas impopulares como a extensão de assistência odontológica e psicológica vitalícia a cônjuges de ex-parlamentares. Boa parte das decisões teve o sigilo mantido pelo então diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, para agradar aos vários presidentes da Casa desde Antonio Carlos Magalhães. Sarney disse desconhecer a existência dos atos secretos e afirmou defender sua divulgação, porque "a Constituição manda". (págs. 1 e A4)

Neto de Sarney ganhou cargo

Ele tem 22 anos e ainda não completou a faculdade. Mas graças a um ato secreto do Senado por 18 meses ocupou um de seus cargos mais cobiçados, recebendo R$ 7,6 mil mensais. João Fernando Michels Gonçalves Sarney é neto do senador José Sarney. (págs. 1 e A4)

Na USP, conflito deixa 6 feridos
Cinco são policiais; o outro, um aluno, foi atingido por bala de borracha

Uma manifestação de alunos e funcionários da USP em greve acabou em confronto com a Polícia Militar. O distúrbio começou às 17 horas, quando 200 alunos cercaram quatro policiais, que pediram reforços. A Força Tática da PM entrou em ação e disparou balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo. Foram feridos um aluno, atingido por uma bala de borracha, e cinco policiais. Três pessoas foram detidas. A polícia alega ter apenas reagido às provocações dos estudantes. (págs. 1 e A19)

Foto legenda: Confusão - Manifestante corre para evitar o gás lacrimogêneo: PM diz que objetivo da ação era socorrer policiais e que não houve excesso

Irã: Oposição a Ahmadinejad entusiasma as mulheres
As mulheres eram as mais entusiasmadas no comício de Zaghra Rahnavard, mulher de Mir Mousavi, principal adversário de Mahmoud Ahmadinejad na eleição iraniana desta sexta. Ela falou em direitos iguais e em respeito internacional. (págs. 1 e A16)

Foto legenda: Airbus: chegam 16 corpos
Em Fernando de Noronha, militares levam um dos 16 corpos de vítimas do voo 447 da Air France que chegaram ontem ao arquipélago. O total de corpos resgatados chegou a 41. (págs. 1 e C1)

Notas & Informações: Petrobrás tenta intimidar
Com o blog em que publica perguntas de jornalistas e suas respostas, a Petrobrás visa a "matar" as reportagens. E tenta intimidar, ameaçando processar jornais que não reproduzam suas "respostas". (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Em recessão, mas não muito
PIB confirma retração, mas queda foi menor do que se esperava
Com o resultado, Banco Central deve reduzir corte da taxa de juros
Consumo das famílias volta a crescer, e indústria freia investimentos

O Brasil entrou em recessão - dois trimestres consecutivos de crescimento negativo. Dados do IBGE mostram que a economia encolheu 0,8% nos primeiros três meses do ano se comparados com o fim de 2008. A queda, porém, fOi mais branda do que o governo e analistas esperavam. O consumo das famílias surpreendeu e voltou a crescer, freando o ritmo da retração. Diante da boa notícia, economistas projetam uma redução menos acentuada da taxa Selic na reunião de hoje do Copom, e avaliam: está perto o fim do ciclo de queda dos juros. (págs. 1 e Tema do Dia A2 a A4)

Recolhidos 41 corpos de vítimas do acidente da Air France
Marinha e Aeronáutica já recolheram 41 corpos de vítimas do voo 447 da Air France, que caiu no Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo. As buscas continuam. Encarregado de descobrir na França as causas da queda do Airbus, Paul-Louis Arslanian investigou o incêndio e queda do Concorde no Aeroporto Charles de Gaulle, em 1999. Suas conclusões até hoje sofrem contestações. A Air France iniciou a substituição de todos os sensores de velocidade dos A330 e A340. (págs. 1 e País A6 e A7)

Educação no país melhora
Relatório divulgado pelo Unicef mostra que o Brasil tem 27 milhões de estudantes em sala de aula, o que corresponde a 97,6% das crianças entre 7 e 14 anos. Mas o documento adverte que a parcela ainda fora da escola (2,4%) representa o expressivo contingente de 680 mil crianças. (págs. 1 e País A5)

Manifestação e tumulto na USP
Policiais militares da tropa de choque de São Paulo enfrentaram ontem estudantes, professores e funcionários da USP, Unesp e Unicamp, que faziam protesto em frente à reitoria da primeira. Bombas de efeito moral foram lançadas e três manifestantes, detidos. (págs. 1 e País A6)

Polícia prende 35 milicianos
Uma megaoperação, reunindo as polícias civil e militar, prendeu ontem 35 pessoas acusadas de pertencerem a milícias incluindo 19 policiais - na Zona Oeste do Rio. Segundo o secretário José Mariano Beltrame, a operação desmontou a milícia Liga da Justiça. (págs. 1 e Cidade A15)

JB Concursos
IBGE, Finep, TCU, Anac e DNIT inscrevem para níveis médio e superior. Salários chegam a R$ 9.849. (págs. 1 e Caderno Especial)

Sociedade Aberta
Alcides Domingues Leite
Economista

Dado é grave, mas país não entrou no círculo de menos renda, emprego e consumo. (págs. 1 e A4)

Sociedade Aberta
Candido Mendes
Cientista político

Obama planeja superar velhos colonialismos internacionais. (págs. 1 e A9)

Sociedade Aberta
Francis Bogossian
Engenheiro

A Petrobras incentiva as empresas nacionais. (págs. 1 e A17)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Recessão vem fraca e juro cairá menos
Produto Interno Bruto do Brasil cai 0,8% entre janeiro e março, segundo o IBGE. O número veio melhor do que o esperado por bancos e economistas. A performance acima das expectativas se deu por conta das medidas lançadas pelo governo no início do ano para estimular o consumo das famílias. E, pelo fato de a situação não estar tão ruim como se pensava, o Banco Central vai reduzir o ritmo de queda dos juros básicos da economia. A nova taxa, a ser anunciada hoje à noite, sofrerá um corte entre 0,5 e 0,75 ponto percentual nos atuais 10,25% ao ano. Até então, esperava-se redução bem maior, de até um ponto, como forma de acelerar os negócios e tirar a economia do atoleiro. Em qualquer cenário, porém, o Brasil vai experimentar pela primeira vez em 30 anos uma taxa de juros de um dígito, mais próxima dos países desenvolvidos. (págs. 1, Tema do Dia, 12 a 14, e Visão do Correio, 18)

A reconstrução do Planalto
Máquinas e operários constroem estacionamento subterrâneo para 500 carros no terreno anexo ao Palácio do Planalto. Por causa da reforma, presidente e 330 assessores vão despachar no CCBB até o ano que vem (págs. 1 e 25)

Peritos começam a identificar as vítimas do AF-447
Especialistas brasileiros iniciaram ontem a pré-identificação de 16 corpos de passageiros em Fernando de Noronha. Equipes receberão ajuda de franceses no Recife. Militares anunciaram o resgate de mais 17 vítimas, e número de pessoas encontradas chega a 41. Air France acelera troca de sensores de velocidade. (págs. 1, 8 e 9)

Sociedade: Educação melhora, mas não para todos
Crianças e adolescentes das periferias urbanas e da zona rural têm maior defasagem escolar, aponta Unicef. (págs. 1 e 10)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico

Manchete: PIB supera expectativa e juros futuros sobem
A primeira reação após a divulgação do PIB do primeiro trimestre - queda de 0,8% em relação ao trimestre anterior, número melhor do que previam os analistas mais otimistas - foi a alta dos juros futuros. A taxa para o fim do ano avançou de 9,15% para 9,29%. O CDI para janeiro de 2011 subiu de 9,93% para 10,37%. E o swap de 360 dias aumentou de 9,40% para 9,68%.

Isso ocorreu porque entendeu-se que a resistência demonstrada pelo mercado interno aos choques vindos de fora pode levar o Copom, cuja última reunião do semestre termina hoje, a ser mais conservador. Até segunda-feira, as apostas mais naturais eram as de corte de juros de 1 ponto percentual, o que reduziria a Selic para 9,25%. Após a divulgação do PIB, essa hipótese foi descartada, prevalecendo a previsão de redução de 0,75%, com cenário alternativo de 0,50%. (págs. 1, C2, D2 e A4)

Cresce o uso de emendas 'alienígenas' em MPs
A permissão para a Eletrobrás construir usinas no exterior e ser majoritária em consórcios com a iniciativa privada surgiu com "emenda-contrabando" em Medida Provisória que autorizava o Tesouro a resgatar antecipadamente títulos da dívida para fundos de previdência estaduais. A dispensa de licença ambiental prévia para obras como pavimentação e duplicação de rodovias foi incluída em MP que tratava do Fundo Soberano. Na MP que permitia aos mutuários quitar antecipadamente financiamento habitacional, vários partidos se uniram e apresentaram a mesma emenda 19 vezes alterando o texto das advertências do Ministério da Saúde nas embalagens de leite.

Apesar da legislação proibi-lo, o expediente avançou no vácuo legislativo criado pela proliferação de MPs, substituindo os projetos de lei como principal mecanismo de parlamentares para fazer avançar propostas de sua autoria. Além de ministérios e autarquias, até a oposição se vale do artifício. O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), anunciou ontem que recusará, a partir de agora, as emendas incluídas por parlamentares em MPs que não tratem de assunto pertinente à proposta original. (págs. 1 e A12)

Os desafios das fusões na área de TI dos bancos
Claudio Almeida Prado, 45 anos, e Alexandre Barros, 52 anos, têm em comum algo mais do que o hábito de correr. São os executivos à frente da integração tecnológica que envolve as duas maiores fusões de bancos da história do país. Almeida Prado, no Santander, toca a integração tecnológica com o Real, iniciada em setembro do ano passado, que envolve um parque de 55 mil computadores e 1,8 mil servidores, além de uma estrutura de mainframes, os supercomputadores. Sua equipe tem 2 mil funcionários diretos ligados à TI e outros 3 mil profissionais terceirizados.

Os números com os quais trabalha Alexandre Barros, no Itaú-Unibanco, também impressionam: 6 mil profissionais próprios na área de TI e outros 2 mil colaboradores externos, uma área com orçamento de R$ 3 bilhões neste ano. (págs. 1 e B1)

Coca-Cola avança no sertão do NE
A Coca-Cola Guararapes, engarrafadora da Coca-Cola Company, de Atlanta (EUA), quintuplica a produção de refrigerantes na unidade de Petrolina (PE) para 90 milhões de litros por ano com a implantação de uma linha de garrafas PET. A meta é atender a crescente demanda no sertão de Pernambuco e da Bahia.

A fábrica só produzia bebidas em embalagens de vidro, cujos preços mais baixos se encaixavam melhor no bolso sertanejo. As garrafas PET tinham de percorrer 700 km de caminhão até Petrolina, vindas de outras fábricas no litoral pernambucano. O aumento do consumo, com a melhoria na renda na região, fez a Guararapes deslocar a produção de PET para o interior, onde elas já representam 65% do consumo, diz Luís Delfim, presidente da engarrafadora. (págs. 1 e B4)

Crise reverte fluxos migratórios
O mundo desenvolvido, que há décadas oferece um caminho difícil, mas promissor, para a mobilidade social, parece estar perdendo seu atrativo para os imigrantes. O desemprego cresce e os incidentes de hostilidade contra trabalhadores estrangeiros estão aumentando.

O resultado talvez seja a maior virada nos fluxos migratórios desde a Grande Depressão, dizem economistas. Relatos de casos e dados de ministérios e organizações diversas indicam que o fluxo de imigrantes de países pobres para países ricos está diminuindo bastante, pela primeira vez em décadas. E mais migrantes estão voltando a seus países. (págs. 1 e C5)

Milionário ameaça reino dos Kirchner
Com uma campanha milionária, que lota a programação das TVs, o empresário colombiano naturalizado argentino Francisco de Narváez tornou-se a maior ameaça ao domínio do casal Kirchner, que governa a Argentina desde 2003. Nas eleições legislativas de 28 de junho, ele disputa com o ex-presidente Néstor Kirchner vaga de deputado nacional pela Província de Buenos Aires. Pesquisa divulgada pelo jornal "La Nación" apontou uma vantagem de 3,1 pontos de Narváez. Dono de fortuna calculada em US$ 200 milhões, ele é proprietário de uma das principais emissoras de TV aberta do país, a América, e do jornal "El Cronista", de economia e negócios. (págs. 1 e A9)

BB e CEF podem financiar devedores do Fisco
Empresas em dificuldades financeiras podem renegociar dívidas ou pedir novos financiamentos a bancos públicos nos próximos seis meses mesmo se tiverem débitos em aberto com o Fisco. A exceção foi admitida na Lei nº 11.945, fruto da conversão da Medida Provisória nº 451, sancionada em 4 de junho. A nova lei dispensa as empresas que quiserem pedir financiamentos ou renegociar dívidas de apresentar a certidão negativa de débitos (CND), exigida até então para comprovar a regularidade fiscal aos bancos públicos - Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. A dispensa da certidão vale até o início de dezembro. (págs. 1 e E1)

Nordestinos trocam feriado de Corpus Christi por folga em São João (págs. 1 e A2)

Google, presidido por Eric Schmidt, é investigado por prática anticoncorrencial em livros digitais (págs. 1 e C3)

À prova de crise
A aprovação do governo Lula voltou a crescer na pesquisa CNI/Ibope e chegou a 68%, melhor resultado desde o fim de 2008. Nas faixas de menor escolaridade e no Nordeste, a aprovação chega a 70%. Líder na corrida presidencial, o governador José Serra também tem a menor rejeição, 25%. (págs. 1 e A8)

Parceria transgênica
A americana Monsanto e a alemã Basf anunciaram a criação da primeira variedade de milho genericamente modificado resistente à seca para venda comercial, que deverá estar disponível no mercado americano e canadense em 2012. (págs. 1 e B11)

Venda de suínos recua em maio
As exportações brasileiras de carne suína em maio diminuíram 12,42% em relação a igual período do ano passado. O desempenho foi afetado pela crise econômica e pela epidemia de gripe. No acumulado do ano, as vendas para o exterior cresceram quase 10%. (págs. 1 e B12)

Investidor 'esquizofrênico'
Pesquisa Ibope, encomendada pela Associação Nacional dos Bancos de Investimento, mostra que a rentabilidade é a maior preocupação do pequeno investidor. No entanto, apenas 1% levam a taxa de administração em conta para definir suas aplicações. (págs. 1 e D2)

Ações da Visanet
Começa na próxima quarta-feira o prazo para reserva de ações na oferta da Visanet, que pode chegar a quase R$ 10 bilhões, a maior operação desse tipo já feita no país. O pequeno investidor poderá participar, inclusive, por meio de fundos do Bradesco e BB. (págs. 1 e D3)

Executivos apertam o cinto
Por conta da crise, os contratos de altos executivos nas grandes empresas estão sendo reformulados. As principais mudanças se referem ao pagamento de bônus e à troca de salário fixo por renda variável. Em novos acordos, os salários são até 30% menores. (págs. 1 e D10)

Ideias
Martin Wolf: a China tem de escolher entre ter ativos estrangeiros seguros e obter superávits enormes. (págs. 1 e A11)

Ideias
Rosângela Bittar: Justiça Eleitoral traça limita para campanhas. (págs. 1 e A6)

Ideias
Cristiano Romero: realidade brasileira com a crise mostra que o câmbio flutuante funciona adequadamente. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

Estado de Minas

Manchete: Crise fica com cara de marolinha (pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio

Manchete: Da cor do Brasil (pág. 1)


Chegada de 16 corpos silencia Noronha (pág. 1)

Servidores da Saúde entram em greve (pág. 1)

PIB cai menos do que o esperado, mas não evita a recessão (pág. 1)

Estado tem 235 mil crianças e jovens fora da escola (pág. 1)

Sistema JC vence em duas categorias de prêmio nacional (pág. 1)

Morte pela gripe (pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: