sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O que Publicam os Principais Jornais do País, nesta Sexta-feira

O Globo


Manchete: Decisão da ONU aponta para mundo sem armas nucleares

Sob comando de Obama, Conselho de Segurança é unânime contra a proliferação

Numa sessão histórica, o Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade uma resolução pedindo o fortalecimento do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares. Primeiro presidente dos EUA a presidir uma reunião do conselho, Barack Obama disse que a decisão reafirma o compromisso dos países “com a meta de um mundo sem armas nucleares". O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou a decisão: "Vivemos hoje o começo de um novo futuro. Os cínicos diriam para sermos realistas, mas estão errados porque o desarmamento é o caminho mais seguro." (págs. 1, 33 e editorial "Mundo multilateral")

Charge Chico: Enquanto isso em NY...
(entreouvido entre não alinhados)

- Ali na Broadway com a Rua 46 tem uma caipirinha ó, daqui...

Foto legenda: Obama preside a sessão do Conselho de Segurança da ONU: o mundo na direção do desarmamento nuclear

Enfim uma vacina que evita a Aids

Imunizante previne 30% dos casos e abre nova frente de combate à epidemia

Uma vacina experimentada em 16 mil pessoas na Tailândia se tornou a primeira a prevenir a infecção pelo HIV. Testes realizados pelo Exército dos Estados Unidos e pelo governo tailandês indicaram que a vacina pode evitar cerca de 30% dos casos. Esse percentual ainda não é suficiente para que ela seja usada no combate mundial à epidemia, mas abre a primeira possibilidade concreta para a prevenção global da doença. Em duas décadas de pesquisa e centenas de testes, essa foi a primeira vacina a oferecer proteção. A nova vacina é uma combinação de dois imunizantes, que sozinhos não tiveram sucesso. O primeiro alerta o sistema de defesa do organismo a atacar o vírus. A função do segundo é intensificar a resposta do sistema imunológico. Desenvolvida por um consórcio de pesquisa americano, europeu e tailandês, a vacina foi testada por três anos em jovens adultos saudáveis. (págs. 1 e 34)

Nova versão põe Brasil no centro da operação Zelaya

Governo interino de Honduras acusa país de intromissão

Num duro comunicado, o governo comandado por Roberto Micheletti acusou o Brasil de intromissão em assuntos internos, mencionando declaração do presidente deposto, Manuel Zelaya, que, em entrevista a uma rádio brasileira, disse ter consultado o presidente Lula e o chanceler Celso Amorim antes de refugiar-se na embaixada em Tegucigalpa. O texto diz ainda que recai sobre o Brasil "a responsabilidade pela vida e segurança” de Zelaya, assim como as consequências por "permitir que se converta a missão (diplomática) numa plataforma de propaganda política e concentração de pessoas armadas". Em Pittsburgh, Lula negou as acusações: "Vocês vão ter que acreditar ou num golpista ou em mim. Ele tinha que parar em alguma embaixada e eu acho que a preocupação não é saber em que embaixada ele está e como chegou lá". O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, reconheceu que não só sabia da volta de Zelaya como ajudou a simular que estava viajando para Nova York, para a Assembleia Geral da ONU. "Foi uma operação secreta, um truque." (págs. 1, 31 e 32 e Merval Pereira)

Foto legenda: Chávez na ONU: conhecimento sobre volta de Zelaya

Caças que o Brasil quer caem em teste

Dois caças Rafale, da Marinha francesa, caíram ontem no Mar Mediterrâneo, durante uma missão de treinamento. Um piloto foi resgatado e o outro está desaparecido. Os aviões, fabricados pela Dassault, são iguais aos que o presidente Lula disse ao presidente da França, Nicolas Sarkozy, que comprará para a Força Aérea Brasileira. Para a imprensa francesa, os caças se chocaram no ar. (págs. 1 e 8)

Cresce aposta em alta dos juros em 2010

A perspectiva de crescimento da economia e as incertezas no quadro eleitoral estão levando o mercado a triplicar as apostas na alta de juros em contratos futuros. A previsão é que, em janeiro de 2011, a taxa estaria em 10,2%. (págs. 1 e 21)

Senado manda mais servidores para os estados

Às vésperas das eleições, os 25 integrantes da cúpula do Senado foram autorizados a enviar mais três funcionários a seus escritórios nos estados. Em outro ato, foram cortadas 511 vagas já ociosas. (págs. 1 e 3)

Já no Ceará...

A Assembleia Legislativa tem 1.175 prestadores de serviço liberados de dar expediente diário. A "folha zero" cresceu 21%. (págs. 1 e 4)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo


Manchete: Golpistas acusam Lula de intromissão

Presidente nega conhecer planos de Zelaya; para governo interino, Brasil é responsável por segurança de deposto

O governo interino de Honduras acusou o presidente Lula de intromissão.

Em duro comunicado, afirmou que o Brasil é o responsável pela segurança do mandatário deposto, Manuel Zelaya, que se abrigou na embaixada do país.

A nota, emitida pela Chancelaria do governo golpista, acusou Lula e o chanceler Celso Amorim de mentir ao afirmarem que desconheciam os planos de Zelaya.

O presidente brasileiro negou: “Vocês têm que acreditar em um golpista ou em mim". Segundo o Itamaraty, Zelaya é "hóspede do governo brasileiro" na embaixada.

O comunicado aponta ameaça à ordem interna e afirma que recaí sobre o governo do Brasil "a responsabilidade pela vida e pela segurança do senhor Zelaya".

Durante o dia, não houve mas nos mercados e os aeroportos reabriram. Mas, à noite, o toque de recolher, voltou a ser decretado. (págs. 1 e Mundo. Leia artigos sobre Honduras na pág. A3)

Crise tem 3 desfechos possíveis

Diplomatas preveem três possíveis desfechos para a bizarra crise em Honduras.

Cenário um: caos seguido por intervenção da ONU. Cenário dois: caos de curta duração, seguido por eleições. Cenário três: um governo de coalizão. (págs. 1 e A11)

Explosão de loja de fogos em Santo André deixa 2 mortos

A explosão de uma loja que vendia fogos de artifício em Santo André (Grande São Paulo) derrubou quatro casas e deixou ao menos dois mortos e 15 feridos.

A explosão ocorreu após uma antena de TV que estava sendo instalada na casa encostar na rede elétrica. A prefeitura disse ter indeferido o alvará da loja na semana passada. A polícia procura o dono, que já havia sido preso em 2002 por posse ilegal de explosivos. (págs. 1 e C1)

Foto legenda: Bombeiros e Defesa Civil trabalham em meio aos escombros depois da explosão na loja de fogos em Santo André; além das 4 casas destruídas, 30 foram esvaziadas

Em SP, assaltantes torturam e matam chinesa de 70 anos (págs. 1 e C9)


Caças franceses que Brasil quer comprar caem no Mediterrâneo

Dois caças Rafale da Marinha francesa, do mesmo tipo dos que estão sendo negociados com o Brasil, caíram ontem no mar Mediterrâneo. Um piloto se salvou e o outro está desaparecido.

Porta-voz do Ministério da Defesa francês afirmou que não descarta a possibilidade de colisão entre as duas aeronaves, mas evitou adiantar hipóteses sobre as causas do acidente. (págs. 1 e A4)

G20 pretende substituir FMI como fórum da nova economia

O G20 será fórum para discutir uma eventual nova política econômica global.

A fórmula será submetida aos chefes de governo que encerram hoje a cúpula do grupo. Ela tenta contornar a resistência de países como China e Alemanha à proposta dos EUA, que dava poderes de xerife ao FMI. (págs. 1 e B3)

Fundo de pensão poderá assumir riscos maiores em aplicações

O governo afrouxou as regras para investimento do patrimônio de R$ 450 bilhões dos fundos de pensão, permitindo que as entidades corram mais riscos na procura de maior rentabilidade.

A partir de agora, os fundos poderão direcionar até 100% de seus recursos a investimentos fora das aplicações de renda fixa, nas quais 64% do patrimônio das entidades se concentra hoje. A trajetória de queda dos juros foi um dos principais motivos da mudança. (págs. 1 e B1)

Editorais

Leia "Déficit emergente", sobre perdas previstas do país nas transações com o exterior; e "Arrastão municipal". (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo


Manchete: Conselho da ONU aprova limite para armas nucleares

Obama queria que resolução citasse Irã e Coreia do Norte, mas China e Rússia vetaram

Em sessão liderada pelo presidente dos EUA, Barack Obama, o Conselho de Segurança da ONU aprovou ontem por unanimidade uma resolução para “promover as condições necessárias para um mundo sem armas nucleares". Os americanos queriam que a resolução citasse de modo específico os casos de Irã e Coreia do Norte, mas Rússia e China vetaram. Desse modo, a menção a esses países foi feita por Obama somente em seu discurso, no qual cobrou "cooperação total" de iranianos e norte-coreanos e disse que o Conselho de Segurança tem autoridade para responder “da forma necessária” quando “violações do tratado ameaçarem a paz e a segurança internacional". Participaram do sessão todos os chefes de Estado dos 15 países membros do Conselho, a principal instância da ONU, o que só havia ocorrido quatro vezes na história da organização. O governo da Itália, que preside o G8 (grupo dos sete países mais industrializados, além da Rússia), informou que a entidade vai exigir que os iranianos parem de enriquecer urânio até o fim deste ano. (págs. 1 e A12)

Pela primeira vez, vacina reduz risco de aids

Pela primeira vez uma vacina contra a aids teve eficácia mensurável. Uma combinação de duas vacinas reduziu em 31,2% o risco de infecção pelo vírus HIV - a Organização Mundial da Saúde exige nível de proteção mínimo de 80% para que a vacina possa ser distribuída em larga escala. O Exército americano, que conduziu os estudos, considera que essa é a primeira evidência de que se pode ter uma vacina segura. A previsão era que isso só ocorresse em 2030. A comunidade científica comemorou os resultados, mas enfatizou que ainda há um longo caminho, porque o vírus mais comum na África, a região mais atingida, não foi objeto do teste. A ONU estima que a aids mate todos os anos 2 milhões de pessoas no mundo. O total chega a 25 milhões desde que a doença foi descoberta, há 25 anos. Atualmente há 33 milhões de infectados. (págs. 1 e A20 a A24)

Análise
Cate Hankins, da Unaids, programa antiaids da ONU

Em entrevista ao Estado, Cate Hankins diz que, embora de alcance modesto, a vacina é “enorme passo” no combate à aids: "Estamos muito entusiasmados". (págs. 1 e A21)

Zelaya diz que se encontrou com enviado dos golpistas

O presidente deposto Manuel Zelaya revelou que se reuniu com representante do governo golpista de Honduras, informa a enviada especial Denise Chrispim Marin. Ele segue na embaixada brasileira. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, confirmou que sabia da operação do retorno de Zelaya a Honduras. (págs. 1, A14 a A17)

Fundos de pensão agora podem correr mais riscos

O governo ampliou de 50% para 70% o porcentual de recursos que os fundos de pensão podem aplicar em investimentos de risco. A medida pode injetar R$ 90 bilhões no mercado de ações. Os fundos, que reivindicam novas regras por causa dos juros baixos, também poderão investir até 10% do patrimônio no exterior. (págs. 1, B1 e B3)

Explosão mata 2 em Santo André

Duas pessoas morreram e 12 ficaram feridas depois de uma explosão em uma loja de fogos de artifício que destruiu um quarteirão em Santo André, no ABC paulista. Segundo a polícia, há indícios de que os responsáveis pela loja manipulavam explosivos clandestinamente. O tremor provocado pela explosão foi sentido a 1,5 quilômetro de distância. (págs. 1, C1 e C3 a C5)

Foto legenda: Terra arrasada - Quatro casas ficaram completamente destruídas e 30 tiveram de ser desocupadas

Foto legenda: Dilma e Serra: prévia em SP

Numa prévia do que pode ser a campanha de 2010, a petista Dilma Rousseff e o tucano José Serra confrontaram suas realizações em evento do setor imobiliário. (págs. 1 e A4)

Notas e Informações: A estreia de Obama na ONU

O forte da oração de Barack Obama na ONU foi a mensagem de que a atitude dos EUA, quando não os fins propriamente ditos de suas ações, se transformou. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil


Manchete: Gasto de ricos em 3 dias é o mesmo de pobres em 1 ano

Ipea: apesar de avanços, país ainda é um "monumento à desigualdade"

Os ricos brasileiros - que correspondem a cerca de l% da população do país - gastam em três dias o mesmo que os pobres em um ano. A informação consta de um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), feito com base nos dados apresentados na semana passada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, relativa ao ano passado. "Apesar de registrar desde 2001 queda da desigualdade social num ritmo realmente bom, o Brasil ainda é um monumento à desigualdade", disse o pesquisador do Ipea Sergei Soares. O instituto constatou ainda que a renda obtida por meio do trabalho voltou a ser a principal responsável pela queda da diferença social. (págs. 1 e Economia A20)

Foto legenda: Falta uma semana...

Jogo duro - No próximo dia 2 o mundo saberá que cidade será sede da Olimpíada 2016. A disputa está acirrada e o projeto do Rio (que inclui um moderno velódromo, acima) tem boas chances. O empenho pessoal dos chefes de Estado costuma ser decisivo para a vitória. (págs. 1 e Esportes D3 a D5)

Equivalente a meio Rio é desmatado em agosto

O desmatamento na Amazônia atingiu em agosto 498 km² de floresta. A área equivale a quase metade do município do Rio de Janeiro. Os dados são do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real. A boa notícia é que, na comparação com o mês de agosto de 2008, quando 756 km² foram desmatados, houve redução de 35%. (págs. 1 e País A6)

Caças do modelo que governo quer caem no mar

Dois aviões Rafale, da Marinha da França, caíram ontem no Mar Mediterrâneo, durante um voo em um teste do porta-aviões Charles de Gaulle. Um piloto foi resgatado, e o outro permanece desaparecido. Fabricado pela Dassault, o caça Rafale é o modelo preferido pelo governo brasileiro na licitação para a compra de 36 aviões. (págs. 1 e País A10)

ONU aprova resolução do fim de armas nucleares

Liderado pelos EUA e Barack Obama, o Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade uma resolução pedindo que os países dotados de armas nucleares eliminem seu arsenal. A pressão será feita sobre Paquistão, Índia, Coreia do Norte e Israel - que não confirmam, mas especialistas acreditam ter um arsenal considerável. (págs. 1 e Internacional A23)

Vacina contra Aids é testada com sucesso

A luta contra a Aids ganha força com uma vacina, testada na Tailândia, que reduziu em 31,2% o risco de infecção pelo HIV. O índice pode parecer baixo, mas é a primeira vez que um imunizante contra a doença - que atinge 33 milhões de pessoas no mundo - é experimentado com sucesso. E abre caminho para uma vacina universal. (págs. 1 e Tema do dia A2 a A3)

Honduras volta a ter um dia de paz

No dia seguinte às duas mortes em confrontos da polícia com manifestantes pró-Manoel Zelaya, Honduras teve ontem um dia de relativa normalidade, com o toque de recolher suspenso e os aeroportos reabertos. No fim de semana negociadores devem chegar ao país. (págs. 1 e Internacional A23)

Coisas da política

Chamado de paz de Obama: além da retórica. (págs. 1 e A2)

Informe JB

Cariocas querem royalties para todo o país. (págs. 1 e A4)

Entre as canetas

Todas as rezas para dar o Rio em 2016. (págs. 1 e D3)

Heloisa Tolipan

Poder e cores brasileiras dominam Londres. (págs. 1 e B8)

Editorial

MST, à parte distorções e excessos. (págs. 1 e A8)

Sociedade Aberta

Jorge Beloqui e Mário Scheffer
O que comemorar na pesquisa de uma vacina anti-HIV. (págs. 1 e A3)

Sociedade Aberta

Carlos Eduardo Novaes
Escritor

Zelando por Manuel Zelaya. (págs. 1 e A9)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense


Manchete: Chance de moradia para a classe média

Em parceria com a Caixa e empresas privadas, GDF vai lançar programa de financiamento aos inscritos da Codhab com renda entre R$ 1.860 e R$ 5.580. imóveis são em Sobradinho e no Gama, relata a repórter Luísa Medeiros (págs. 1 e 27)

Aids: Vacina diminui risco de contágio

Cientistas norte-americanos e tailandeses apostam na droga RV 144 para prevenir a infecção pelo HIV. Testes com a substância, realizados durante seis anos, mostraram redução de um terço na contaminação. (págs. 1 e 25)

Crise em Honduras: Zelaya resiste e governo critica atuação de Lula

Em nova entrevista exclusiva ao Correio, presidente deposto afirma que a pressão internacional reduziu os riscos de uma invasão à Embaixada brasileira, onde ele está refugiado. Roberto Micheletti responsabilizou o Brasil pela crise. (págs. 1, 22 e QR Code com a entrevista de Manuel Zelaya)

Foto legenda: Tragédia em SP

Explosão em loja de Santo André mata duas pessoas e causa danos em um raio de 80 metros. O estabelecimento não tinha alvará para fabricar fogos de artifício. (págs. 1 e 11)

Gripe suína: Redução de casos leva saúde do DF a extinguir centros de referência (págs. 1 e 9)


Congresso: Senado corta 511 cargos, mas não economiza

Em uma tentativa de moralizar a Casa, José Sarney (PMDB-AP) anunciou o corte de 511 cargos, nenhum deles ocupado. Mas, para 2010, o Senado prevê a contratação de 300 servidores, entre concursados e indicados, e uma despesa de R$ 28 milhões. (págs. 1 e 4)

Ouro e joias: Desempregado faz a maior descoberta da arqueologia inglesa (págs. 1 e Ciência, 26)


------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico


Manchete: Recuperação global puxa os preços das exportações

A demanda chinesa e a recuperação das economias dos Estados Unidos e da América Latina abriram espaço para uma retomada das exportações brasileiras no terceiro trimestre. Embora tímido, o movimento também atinge o embarque de manufaturados e permitiu até pequenos aumentos de preços depois da recente valorização do real.

Os dados indicam que a reação dos volumes embarcados de manufaturados começou durante o segundo trimestre e consolidou-se nos últimos três meses, quando também houve recuperação de preços. O volume médio de manufaturados embarcados em julho e agosto cresceu 17,2% em relação ao primeiro trimestre e 6,5% na comparação com o período anterior. (págs. 1 e A3)

Avança ideia de criação de Eximbank

O Brasil pode ganhar uma nova estatal dedicada a fazer seguro de crédito à exportação. Essa é a alternativa com maiores chances de se concretizar nas discussões do governo sobre a criação de um Eximbank brasileiro, um banco dedicado ao comércio exterior. O governo praticamente abandonou a proposta inicial defendida pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho, de concentrar em um mesmo órgão as operações de financiamento às exportações e os mecanismos de seguro e garantia de risco. Há sérias divergências na equipe que discute o assunto, mas a decisão sobre o formato final deve sair até o fim do ano, segundo apurou o Valor. (págs. 1 e A4)

Governo vai avaliar custo político da repatriação

Às vésperas da campanha eleitoral, o Congresso se articula para aprovar o projeto que prevê incentivos à repatriação de dinheiro enviado ilegalmente para fora do país. A estimativa da evasão vai de US$ 70 bilhões a US$ 150 bilhões. Atualmente, a maior restrição à proposta é do Ministério Público Federal. No governo, as restrições remanescentes se localizam no Ministério da Justiça. A votação e aprovação dependem apenas de uma sinalização favorável do Planalto à base aliada na Câmara, cuja Comissão de Finanças e Tributação já aprovou projeto do deputado José Mentor (PT-SP). A proposta a ser votada no plenário da Câmara, no entanto, será um substitutivo discutido com os ministérios da Fazenda, Justiça e com a Receita Federal.

O Planalto só pretende se manifestar após uma análise mais detalhada do projeto, na qual devem ser avaliados inclusive os impactos eleitorais da medida. Uma das principais críticas à proposta é a de que anistia "bandidos". Esse é o tipo de discurso que, se for assimilado pela opinião pública, pode impedir o governo de dar seu aval à aprovação. Outra crítica é que a repatriação tem como objetivo verdadeiro o financiamento de campanhas eleitorais em 2010. (págs. 1 e A7)

Foto legenda: No rastro do petróleo

Na onda da discussão das normas do pré-sal, o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), defende o debate e o aumento dos royalties pagos pelas mineradoras aos Estados. (págs. 1 e A5)

Vale contrata HP para gerir TI por US$ 1 bilhão

A Vale fechou com a empresa americana Hewlett-Packard (HP) um dos maiores contratos já realizados por uma companhia brasileira na área de tecnologia da informação. O acordo, segundo apurou o Valor, é de USS 1 bilhão. A HP, por meio de suas operações internacionais, vai assumir a gestão da infraestrutura de TI da Vale, hoje espalhada por dezenas de países. Procuradas, Vale e HP informaram que não se pronunciarão sobre o assunto.

Com prazo de sete anos, o contrato prevê que a HP consolide a infraestrutura de servidores (computadores de grande porte) da Vale, hoje distribuídos por 43 centros de dados em todo o mundo. O plano é reunir esses equipamentos em apenas três centros, localizados no Brasil, Canadá e Cingapura.

Segundo informações divulgadas pela HP, o contrato inclui o uso de equipamentos de baixo consumo de energia. Além dos servidores, também será trocado todo o parque de PCs e impressoras da Vale. O acordo inclui ainda a compra de laptops, terminais de acesso e dispositivos móveis. Todos os equipamentos usados da Vale serão doados para escolas e instituições de educação próximas a locais onde a mineradora atua. (págs. 1 e B1)

Programa de habitação deslancha

Após seis meses do lançamento, o programa Minha Casa, Minha Vida tem 60 mil moradias contratadas (15% da meta do ano) e mais 342 mil em análise. Embora o segmento para baixa renda (até três mínimos) ainda seja o de mais difícil atuação, as casas para esse fatia do mercado representam 43% do total liberado.

Empresários e executivos da construção mantém o entusiasmo inicial com programa, agora amparados por um crescimento substancial dos negócios. As maiores empresas do setor – MRV, PDG e Cyrela - atingiram um novo patamar e começarão a produzir de 20 mil a 30 mil a unidades por ano, o que as coloca no mesmo porte das grandes construtoras mexicanas e americanas.

Apesar do otimismo, as empresas tentam vencer a burocracia do programa. Para dar agilidade, foi criada a figura do correspondente bancário, adotado por quase todas as grandes construtoras. (págs. 1 e A16)

Marfrig volta a negociar com a Doux

Depois de comprar a Seara, unidade de carnes da americana Cargill, arrendar 12 plantas dos frigoríficos Margen e Mercosul e adquirir um curtume no Uruguai - tudo isso em pouco mais de uma semana -, a Marfrig Alimentos voltou a negociar com a francesa Doux, que no Brasil controla a Doux Frangosul, segundo fontes do setor.

As negociações se intensificaram nos últimos dias e um acordo pode ser fechado em breve. Não está claro se as operações da Doux envolvidas no negócio seriam apenas as brasileiras ou incluiria as da Europa. A Marfrig já adquiriu a divisão de perus da francesa Doux em junho deste ano, por R$ 65 milhões. (págs. 1 e D4)

Divergência entre países ricos ameaça G-20

As divergências entre os Estados Unidos e os principais países europeus em torno da pauta de reunião do G-20 se aprofundaram e ameaçam decisões importantes como a reorganização da economia mundial pós-crise, as reformas necessárias para impor uma disciplina mais rígida ao sistema financeiro e a maior participação dos países emergentes na gestão do Fundo Monetário Internacional (FMI). (págs. 1 e A11)

União Europeia arma novas barreiras à carne de frango (págs. 1 e B10)


Biografia mostra que Engels foi multo mais que um coadjuvante de Marx (págs. 1 e Eu& Fim de Semana)


Desemprego estável

A taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do país ficou em 8,1 % da população economicamente ativa em agosto, praticamente estável em relação aos 8% verificados em julho, segundo o IBGE. O rendimento médio ficou em R$ 1.336,80, alta de 0,9%. (págs. 1 e A2)

UE sobretaxa alumínio

A União Europeia decidiu impor durante os próximos cinco anos tarifas de importação sobre o alumínio exportado pelo Brasil, China e Armênia. As novas alíquotas, que podem chegar a 30%, entrarão em vigor no dia 8 de outubro. (págs. 1 e A3)

Senhores do tempo

Reunidos em torno da Organização Metereológica Mundial, em Genebra, especialistas como Rajendra Pachauri, presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, da ONU, alertam sobre os riscos do aquecimento global. “É certo que o tempo é muito curto, mas o acordo virá no último minuto", prevê. (pág. 1 e Valor - Negócios Sustentáveis)

Bens de capital em alta

Após recuar cerca de 10% em julho, o faturamento da indústria nacional de máquinas em agosto aumentou 18% sobre o mês anterior. O nível de emprego também cresceu, pela primeira vez desde outubro de 2008. (págs. 1 e B6)

Chuva atrapalha usinas

Por conta das chuvas, as usinas do Centro-Sul já haviam perdido 11 dias de moagem até 16 de setembro e cerca de 50 milhões de toneladas de cana deverão ficar no campo. Ainda assim, a moagem nesta safra deverá ser 5% maior que no ciclo 2008/9, em 529,5 milhões de toneladas. (págs. 1 e B9)

TSYS no Brasil

Atenta às mudanças no mercado de cartões de crédito no Brasil, a americana TSYS, maior processadora de cartões do mundo, desembarca no país. A primeira parceria já foi fechada com o Carrefour. (págs. 1 e C1)

Ideias

Claudia Safatle: governo tem dois ou três anos para desarmar a bomba-relógio dos gastos públicos. (págs. 1 e A2)

Ideias

Márcio Garcia: sem mudanças que elevem poupança, intervir no câmbio põe em risco controle inflacionário. (págs. 1 e A15)

------------------------------------------------------------------------------------

Estado de Minas


Manchete: Aviões iguais aos que Brasil quer caem na França (pág. 1)


------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio


Manchete: Ruas sem pavimento e o IPTU na porta

Dos 2.578 quilômetros de vias do Recife, 662 não têm calçamento. Em muitas delas, moradores pagam o imposto como se o benefício estivesse implantado, apesar de lei em contrário. Prefeitura promete fazer o mapeamento até o início de 2010. (pág. 1)

Empresa tem mais de mil vagas (pág. 1)


Honduras ataca “intromissão” dos brasileiros (pág. 1)


Greves e contas (pág. 1)


Combate à Aids (pág. 1)

Nenhum comentário: