quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O que Publicam os Principais Jornais do País, nesta quinta feira

O Globo

Manchete: Megaoperação tenta tirar 12 mil vans das ruas hoje
Prefeitura decide que, até 2010, transporte alternativo será banido da Zona Sul

Uma megaoperação do Detro vai tentar impedir, a partir de hoje, a circulação, de cerca de 12 mil vans intermunicipais na Região Metropolitana. Esses veículos são considerados ilegais. Ontem, foi assinado o contrato entre o governo do estado e os 462 motoristas que venceram a licitação para operar 50 linhas de transporte alternativo ligando o Rio a municípios vizinhos. O governador Sérgio Cabral anunciou que haverá novo concurso público para fortalecer a estrutura do Detro e a fiscalização. A prefeitura do Rio decidiu que, até o fim do ano que vem, as lotadas feitas por vans e Kombis serão banidas da Zona Sul. (págs. 1 e 13)

Foto legenda: Já uniformizados, os novos motoristas de vans intermunicipais participam da assinatura do contrato com o estado, no Palácio Guanabara

Supremo indica extradição de Battisti
Suspenso por pedido de vista, julgamento deverá terminar em 5 a 4 contra refúgio

O Supremo Tribunal Federal (STF) indicou ontem que deverá determinar a extradição do italiano Cesare Battisti, condenado na Itália por envolvimento no assassinato de quatro pessoas, na década de 1970. Por cinco votos a quatro, os ministros consideraram ilegal a decisão do ministro da Justiça, Tarso Genro, de conceder refúgio político ao italiano. Em nova votação, quando o placar era de quatro votos a três pela extradição, o ministro Marco Aurélio pediu vista e o julgamento foi interrompido. Mesmo que ele vote contra a extradição, o presidente da Corte, Gilmar Mendes, deverá desempatar votando à favor. (págs. 1, 3 e 4)

Foto legenda: Manifestantes são expulsos do plenário do STF por seguranças, depois de estender uma faixa contra a extradição do italiano Cesare Battisti

Caças: EUA oferecem o mesmo que a França
Em reação à decisão do Planalto de negociar com a francesa Dassault a compra de 36 caças, o governo dos EUA informou que oferece também a transferência de tecnologia da Boeing, aprovando inclusive a montagem do caça americano no Brasil. A resistência a transferir tecnologia emperrava a negociação com os EUA. A Suécia também deverá fazer nova proposta. O presidente Lula brincou: "Daqui a pouco vou receber de graça." (págs. 1, 5 e 8)

Charge Chico: Cante com Jobim

- "Alto lá com essa opereta, feita de uma nota preta, outras notas vão entrar, mas a base é militar..."

Merval Pereira
Briga de ex-ministro (do PSB) com brigadeiro agita programa espacial. (págs. 1 e 4)

Panorama Econômico
Gasto com publicidade no Orçamento de 2010 supera limite da lei eleitoral. (págs. 1 e Regina Alvarez, 30)

Executiva internacional
Líder do governo no Senado, Ideli Salvatti (PT-SC) viajou a três países, com tudo pago pelo Senado, para um curso de gestão para executivos internacionais. Um assessor também fez o curso. As despesas somaram R$ 70 mil. Ideli diz que o projeto melhorou seu desempenho no Senado. (págs. 1 e 11)

Obama pede fim de rixas para aprovar reforma
Em duro discurso no Congresso americano, o presidente Barack Obama apelou para o fim das rixas e condenou o espetáculo partidário que emperra a reforma da saúde. Ele advertiu que o projeto sai mesmo sem os republicanos. (págs. 1 e 35)

Berlusconi ganhou de empresário festas com cocaína e prostitutas (págs. 1 e 36)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Lula faz acordo e recua na urgência do pré-sal
Em troca, oposição concordou em votar projetos até 10 de novembro

O presidente Lula recuou e aceitou retirar a urgência constitucional dos quatro projetos de lei sobre o marco regulatório do pré-sal. Em troca, a oposição fechou acordo com a base aliada do governo na Câmara dos Deputados para votar os projetos até 10 de novembro.

O acordo deu à oposição mais 24 dias corridos, cerca de 70 dias ao todo de tramitação, para debater e tentar modificar a proposta do governo. Antes, pelo regime de urgência, os projetos teriam de ser votados em até 45 dias. Caso contrário, trancariam a pauta da Casa. (págs. 1 e B1)

Mortes pela chuva em SP aumentam para 8
A localização dos corpos de três irmãos em Osasco e de dois homens em Guarulhos elevou para oito o número de mortos por causa da chuva em São Paulo.

A Prefeitura de São Paulo gastou só 7,3% da previsão para piscinões neste ano. (págs. 1 e Cotidiano)

Foto legenda: Observados por moradores, bombeiros retiram os corpos de três crianças após deslizamentos no morro do Socó, em Osasco (SP)

Maioria do STF apoia extradição de Battisti
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal apoia que o terrorista Cesare Battisti, 54, seja extraditado para a Itália, onde foi condenado por quatro assassinatos. O julgamento foi suspenso por pedido de vista de Marco Aurélio Mello.

Mesmo assim, ele explicitou sua posição contrária à extradição. Falta também o voto do presidente da Corte, Gilmar Mendes, que sinalizou que irá acompanhar o voto do relator do caso, Cezar Peluso, a favor da extradição do italiano. (págs. 1 e A4)

Emenda que cria 7.709 vagas de vereadores passa em 1ª votação
A Câmara dos Deputados aprovou emenda à Constituição que cria 7.709 novas vagas de vereadores no país.

O texto ainda precisa passar por nova votação e aumenta cadeiras principalmente em cidades entre 80 mil e 1 milhão de habitantes. (págs. 1, A6 e A7)

Após 'revelação divina', boliviano sequestra avião da Aeroméxico
Um religioso boliviano sequestrou um avião da Aeroméxico que fazia a rota Cancún-Cidade do México.

José Flores, 44, afirmou que decidiu tomar o voo 576 da companhia após uma revelação divina, segundo o governo mexicano. Ele simulou uma bomba caseira colocando pequenas luzes em um recipiente de suco. (págs. 1 e A13)

Comissão da Câmara aprova estatuto racial mais brando
Comissão especial da Câmara aprovou o Estatuto da Igualdade Racial com um texto esvaziado dos pontos mais polêmicos. Ficaram de fora, por exemplo, a criação de cotas para negros em filmes e programas de TV e o detalhamento da demarcação de terras quilombolas.

O estatuto estabelece a possibilidade de o governo criar incentivos fiscais para empresas com ao menos 20% de negros. O projeto segue para o Senado. (págs. 1 e C9)

Senado inclui restrições a pesquisas na lei eleitoral
O Senado confirmou a inclusão na lei eleitoral de regra sobre a metodologia de pesquisas de opinião que é considerada restritiva por institutos especializados.

Segundo a emenda, dados socioeconômicos, como sexo e grau de instrução, terão de seguir padrão do IBGE. (págs. 1 e A6)

Bulas ficarão mais didáticas a partir de 2011
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou que, a partir de 2011, as bulas de medicamentos terão de ser mais didáticas, com informações simples e letras maiores.

O uso inadequado de remédios é a segunda causa mais comum de intoxicação. Associação da indústria farmacêutica se declarou favorável às medidas. (págs. 1 e C11)

Editoriais
Leia "São Paulo enche", que cobra preparo para chuvas; e "Devagar nos negócios"; sobre entraves ao setor privado. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Acordo com oposição faz Lula retirar urgência do pré-sal
No acerto, que vale só para Câmara, oposição promete desobstruir votações

O presidente Lula decidiu ontem retirar a exigência de que os projetos com as regras de exploração do petróleo na camada do pré-sal fossem votados na Câmara em regime de urgência. Ele concordou com o recuo porque, em acordo firmado com os governistas, os partidos de oposição se comprometeram a desobstruir os trabalhos na Câmara e a levar os projetos do pré-sal a votação até no máximo 10 de novembro. Sem a urgência, os deputados ganharam mais tempo para apresentar emendas ao texto dos projetos. Não há acordo quanto ao conteúdo das propostas, que ainda será discutido. O acerto só vale para a Câmara. No Senado, onde a oposição tem maior poder de fogo, o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), defendeu a manutenção da urgência na tramitação dos projetos. "Não podemos ficar dependendo da boa vontade da oposiÇão", disse Jucá. (págs. 1, B1 e B3)

Mais uma reserva gigante

As reservas petrolíferas da área de Guará, no pré-sal da Bacia de Santos, devem ter até o dobro dos 2 bilhões de barris inicialmente estimados pela Petrobras. A avaliação é de geólogos e especialistas em petróleo que analisaram dados da região, onde ainda não houve perfurações. (págs. 1 e B3)

Extradição de Battisti deixa STF dividido
O Supremo Tribunal Federal estava dividido na noite de ontem sobre o caso do ativista Cesare Battisti. O placar, até às 20h50, estava em 4 a 4. O presidente Gilmar Mendes tendia a votar pela extradição de Battisti para a Itália, que o condenou por homicídio. Já o voto de Marco Aurélio Mello era dado como favorável ao refúgio dele no Brasil, como quero governo. Ele anunciou que pediria mais tempo para analisar o caso. (págs. 1 e A4)

Caos em SP: Desespero e dor no resgate dos filhos mortos
O varredor Nivaldo Lima ajudou a tirar a lama no Morro do Socó (Osasco) nas buscas a seu filho, desaparecido em meio à chuva de terça, relata Renato Machado. Outro pai, o motorista Cláudio Bueno, preferiu ficar à distância. No meio da tarde, ambos se desesperaram quando os bombeiros encontraram os corpos dos meninos - a mãe também morreu. O total de mortos chegou a seis. (págs. 1 e C1)

Kassab culpa Marta; Serra, a natureza

Para o governador José Serra, "calamidade como a de ontem (anteontem) nós temos que rezar para que não se repita". O prefeito diz que investe em limpeza pública bem mais que a gestão anterior. (págs. 1 e C4)

Foto legenda: Drama - Resgate de criança vítima de deslizamento de terra no Morro do Socó, em Osasco: 28 horas de angústia para as famílias

Oferta de Eike pela parte do Bradesco na Vale é recusada
O Bradesco recusou a proposta do empresário Eike Batista para a compra da participação acionária do banco na Vale, informa o repórter David Friedlander. Se bem-sucedida, a operação, que tinha a simpatia do ministro Guido Mantega (Fazenda), levaria Eike ao grupo de controle da mineradora. Ele calculava gastar R$ 9 bilhões. O Bradesco lhe disse que está satisfeito com o retorno proporcionado pela Vale. (págs. 1 e B16)

'Estado' sob censura há 41 dias (págs. 1 e A9)

Análise: Eugênio Bucci - Jornalista
TV pública não é do governo

A transmissão ao vivo, pela TV Cultura, de um discurso do governador José Serra causou mal-estar. Não é preciso ser especialista no assunto para saber que não consta da missão da nossa TV pública o dever de passar recados ao vivo do Poder Executivo. (págs. 1 e A2)

Boeing cede para vender caças ao País
EUA aceitam transferir tecnologia

A proposta da Boeing para se manter na disputa pelo fornecimento de caças à Força Aérea Brasileira vai incluir transferência de tecnologia. A concessão era exigência do Ministério da Defesa e serviu de justificativa para a opção por caças franceses. Foi uma carta sigilosa do governo da França ao do Brasil, que fala em “transferência irrestrita" de tecnologia, que fez o presidente Lula anunciar o início das negociações para a compra de 36 jatos Rafale. (págs. 1, A10 e A11)

Itália: Amigo diz que pagou sexo para Berlusconi
Algumas das prostitutas oferecidas ao premiê seriam brasileiras. (págs. 1 e A20)

Notas e Informações: A missão espúria da Petrobras
Não tem sentido retomar políticas de substituição de importações com reserva de mercado, a não ser para criar mais um instrumento espúrio de poder e mais um foco de corrupção. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Remédio terá bula simples e via web
Difíceis de serem lidas pelo tamanho das letras e mal compreendidas pela pouca clareza do texto, as bulas de medicamentos ficarão melhores na forma e no conteúdo. Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) exige, por exemplo, aumento das letras e do espaçamento das linhas, além de bulas especiais para deficientes visuais. As empresas terão até 180 dias para deixar as informações organizadas de forma mais clara. Deverão também incluir perguntas e respostas para facilitar a compressão - modelo que não era obrigatório. Serão ainda obrigadas a incluir as bulas no site da Anvisa na internet. (págs. 1 e Vida, Saúde & Ciência A24)

Pré-sal sem pressa, mas com data certa
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retirou a urgência constitucional para tramitação dos projetos que tratam da exploração da camada pré-sal de petróleo, acenando com um acordo com os partidos de oposição. Lula acolheu apelo dos líderes e do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), que se comprometeram a votar o tema em 60 dias. (págs. 1 e Economia A18)

Caças causam mal-estar com os EUA
A embaixada americana divulgou nota de insatisfação com o anúncio de acordo para a compra de 36 aviões caça Rafale da França. O presidente Lula ironizou a disputa: "Daqui a pouco, ficará de graça". (págs. 1 e Tema do dia A2)

Bomba preocupa os americanos
O Brasil ter aprendido a fazer a bomba atômica, conforme revelado pelo JB, representa um trunfo, segundo especialistas ouvidos pela Agência Brasil. O jornal O Estado de S. Paulo afirma que os EUA pediram explicações ao governo brasileiro sobre o assunto. (págs. 1 e Tema do dia A3)

Governo taxa calçado da China
O Brasil passou a taxar as importações de calçados da China, para neutralizar a prática de dumping por exportadores asiáticos. A Câmara de Comércio Exterior também aprovou a aplicação de medida antidumping, por até cinco anos, para a importação de pneus chineses. (págs. 1 e Economia A17)

Heróis anônimos que salvam vidas
Hoje, Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio voluntários do Centro de Valorização da Vida vão às ruas para dar mais visibilidade a um trabalho heroico. Elas abrem mão até do convívio familiar para ajudar a reduzir o número de pessoas que põem fim à própria vida. (págs. 1 e Cidade A10 e A11)

Coisas da política
Aécio é o mais sensato sobre royalties do pré-sal. (págs. 1 e A2)

Informe JB
PDT quer pré-sal para a educação. (págs. 1 e A4)

Anna Ramalho
Pré-sal em 3D na Bienal do Livro. (págs. 1 e A14)

Editorial
O Brasil perde tempo com a burocracia. (págs. 1 e A8)

Sociedade Aberta
Villas-Bôas Corrêa
Repórter político do JB

Lula aprendeu a comprar avião voando. (págs. 1 e A9)

Sociedade Aberta
Maria Clara L. Bingemer
Teóloga

O Estado deve recuperar o sentido de segurança. (págs. 1 e A13)

Sociedade Aberta
Celso Grisi e Leonardo Castro
Advogados

Só reduzir os juros não basta para retomar investimentos. (págs. 1 e A19)

Sociedade Aberta
Eduardo Sclarra
Deputado federal (DEM-PR)

O lulismo se alimenta das próprias contradições (págs. 1 e A9)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Recorde de vagas no serviço público
A administração pública voltou a contratar no Distrito Federal após cinco anos de baixa geração de emprego. Dos 30 mil trabalhadores que conseguiram uma colocação no mercado nos últimos 12 meses, 20 mil foram convocados em concursos públicos, assumiram cargos comissionados, ou estão empregados como terceirizados. Na comparação com períodos anteriores, o volume de contratações no setor público é o maior dos últimos 10 anos. A tendência é manter a criação de vagas, ao menos no âmbito nacional. A Proposta de Orçamento da União para 2010 prevê a admissão de 56.861 trabalhadores. O GDF tem mais parcimônia. “Seremos severos com novas contratações. Contrataremos apenas o necessário”, prevê Ricardo Penna, secretário de Planejamento. Especialistas afirmam que a ampliação do serviço público enfraquece a economia privada no DF. (págs. 1 e 42)

Foto legenda: Luto em família
A missa em homenagem aos advogados José Guilherme e Maria Carvalho Villela e à empregada Francisca Silva reuniu amigos e familiares na Igreja de São Pedro Alcântara, na QI 7 do Lago Sul. Os parentes mais próximos do casal estavam lado a lado. Augusto (filho), Carolina (neta) e o namorado acompanhavam a cerimônia juntos, enquanto Adriana (filha) estava no banco vizinho. A polícia recolheu ontem o computador usado pelos Villela no apartamento da 113 Sul, além de documentos. Investigadores querem verificar trocas de e-mails e movimentações financeiras dias antes do crime. (págs. 1, 33 e 34)

Mais dinheiro para troco
Para abastecer o comércio e movimentar a economia, Banco Central vai gastar R$ 120 milhões com a confecção de 1,4 bilhão de moedas e 460 milhões de cédulas. Notas velhas de R$ 2 e R$ 5 serão substituídas. (págs. 1 e 14)

Leia a bula
Nova regra para a indústria de remédios prevê informações com letras maiores (págs. 1, 12 e QR Code com informações da Anvisa)

Trem da alegria: Ex-estagiários vão continuar no Senado
A contratação sem concurso público de 76 servidores que faziam estágio na gráfica em 1992, descoberta durante o escândalo dos atos secretos, não será mais investigada pela Casa, que repassou a apuração e eventuais pedidos de punição ao Ministério Público. (págs. 1 e 2)

Refúgio político: Dividido, STF adia decisão sobre Battisti
Quando a votação estava 4 x 3 para extraditar o ex-ativista italiano Cesare Battisti, o ministro Marco Aurélio Mello pediu vista do processo e interrompeu a sessão. Acusado de vários crimes em seu país, Battisti está preso na Papuda e recebeu do governo brasileiro o status de refugiado político. (págs. 1 e 10)

Redução de salários: Greve deve parar a UnB segunda-feira
Professores e funcionários da Universidade de Brasília aprovaram ontem a paralisação das atividades na próxima semana caso a reitoria mantenha a decisão de diminuir o salário de quase 4 mil servidores. A medida foi tomada após o TCU determinar mudanças no cálculo de gratificações. (págs. 1 e 36)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico

Manchete: Indústria nacional tenta garantir fatia no pré-sal
A indústria brasileira de máquinas e equipamentos pretende obter melhores condições para participar dos bilionários contratos de fornecimento à Petrobras, a operadora exclusiva do pré-sal. Por intermédio do deputado Rodrigo Rocha Lures (PMDB-PR), os empresários do setor apresentaram duas emendas ao projeto de lei nº 5938, que trata do regime de partilha da produção do petróleo.

Na primeira emenda, a indústria sugere a criação de um bônus adicional correspondente a 30% do valor do investimento em máquinas e equipamentos. Na segunda, propõe a desoneração da produção e comercialização de equipamentos, um programa de incentivo à inovação tecnológica e linhas de financiamento específicas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). (págs. 1 e A8)

Petrobras se prepara para licitar sondas
A Petrobras se prepara para lançar licitação internacional para encomendar no Brasil 28 sondas de perfuração. Em entrevista ao Valor, o presidente da estatal, José Sergio Gabrielli, disse que a concorrência deve prever uma nova alternativa de contratação, além das tradicionais, que é o afretamento (construção e aluguel) dos navios de perfuração construídos no país. Hoje as plataformas alugadas são construídas no exterior.

A exclusividade da Petrobras na operação do pré-sal vai exigir mudanças profundas na estatal, segundo Gabrielli, inclusive a criação do cargo de vice-presidente. Os maiores desafios serão a estruturação de uma cadeia de fornecedores e a mudança no modelo de gestão e organização da empresa. (págs. 1 e A14)

Usinas eólicas começam a sair do papel
Bons ventos começam a soprar para a energia eólica. A Siif Énergies, que tem como acionistas Citigroup, Liberty Mutual e Black River, inaugura hoje sua terceira usina no país, em Camocim (CE). Até meados de 2010, a empresa pretende concluir outros dois empreendimentos, no Ceará e no Rio. Juntas, as cinco usinas terão capacidade instalada de 342 megawatts (MW), com investimentos de R$1,7 bilhão. Mais R$ 2 bilhões estão previstos para projetos ainda não licitados.

Apesar desses investimentos, a geração eólica no país representava apenas 0,1% da oferta total de energia em 2008. Com a inauguração de hoje, a capacidade nacional de geração eólica passará a ser de 547,6 MW. (págs. 1 e B6)

Suape terá mais um estaleiro
Alusa, Galvão Engenharia e a coreana Sungdong vão investir US$ 500 milhões na construção de um estaleiro no porto de Suape, a 60 km do Recife. O alvo são as futuras licitações da Petrobras para a construção de navios e plataformas de exploração de petróleo. O projeto será apresentado hoje ao governador Eduardo Campos (PSB). As negociações começaram em abril com o governo do Estado, que ofereceu infraestrutura e incentivos fiscais em troca do investimento, que também era disputado pelos governos do Rio, Santa Catarina, Bahia e Rio Grande do Sul. O empreendimento ficará na ilha de Tatuoca, ao lado do concorrente estaleiro Atlântico Sul. (págs. 1 e B6)

Carlyle deixa de investir em imóveis no país
A Carlyle Latin America Real Estate, braço imobiliário do gigante Carlyle maior fundo de "private equity" do mundo - deixa o país discretamente, dois anos e meio depois de chegar disposto a montar uma operação de fôlego. Após levantar US$ 120 milhões, menos de um terço dos US$ 500 milhões pretendidos, o fundo desmontou os escritórios que mantinha no Brasil e no México.

O fundo tomou a decisão em maio. Os dois únicos ativos que adquiriu no país foram mantidos - a loteadora Scopel e um terreno no centro do Rio, onde está começando a erguer um prédio comercial. Eles não precisaram de dinheiro do fundo "principal", que foi desmontado. (págs. 1 e B7)

Após transplante, Steve Jobs volta a promover a Apple
Steve Jobs, 54 anos, diretor-presidente da Apple, apareceu em público pela primeira vez desde outubro, para promover a expansão do iPod. Ele recebeu um transplante de fígado, no início do ano. Estava magro e com voz rouca, mas demonstrou energia e entusiasmo. "Estou de pé, de volta à Apple e amando cada dia de trabalho", disse Jobs, aplaudido de pé.

A Apple apresentou ontem a nova versão do software iTunes e iPods com preços iniciais menores, em meio à queda das vendas e concorrência crescente de empresas da Microsoft, que anunciou recentemente uma nova versão do tocador de MP3 Zune HD. O iPod ainda é o tocador de MP3 mais vendido, com quase 74% do mercado. (págs. 1 e B9)

Foto legenda: O presidente da Apple, em San Francisco: "Estou de pé (...) e amando cada dia mais o trabalho"

Pão de Açúcar muda toda a tecnologia
O grupo Pão de Açúcar passa pela principal transformação tecnológica de sua história com um dos maiores programas de automação do país. Com 500 pessoas envolvidas e investimento de R$ 150 milhões em três anos, ele prevê a troca de equipamentos, a substituição de programas de gestão e o desenvolvimento de novos serviços. Até 2011, a companhia planeja trocar seus 10 mil computadores por "thin clients", terminais sem disco rígido que economizam energia Mas a principal modificação é na área de software. A empresa está adotando, de maneira gradativa, programas capazes de fazer pedidos aos fornecedores, fixar preços dos produtos e controlar sua frota de 1,1 mil caminhões. (págs. 1 e B3)

Promotoras são a arma do varejo chinês
As promotoras de vendas são a principal arma dos fabricantes de bens de consumo na China, onde a luta pelo consumidor é travada dentro das lojas do chamado varejo moderno - os hipermercados e supermercados. Algumas usam microfones para falar mais alto do que as colegas. “O maior desafio é aumentar a fidelidade do consumidor. Por isso as promotoras", explica Kevin Fang, diretor de vendas da Unilever no país.

O consumidor típico, em geral mulheres, decide suas compras com base no preço. Segundo pesquisa feita pela Nielsen, há dois anos, o chinês só se dá ao trabalho de sair e entrar de lojas em busca de sua marca favorita quando quer comprar cigarros. (págs. 1 e D1)

Brasil impõe tarifa antidumping para calçados chineses (págs. 1 e A3)

Barack Obama tenta salvar seu controverso plano de reforma do sistema de saúde (págs. 1 e A11)

Retomada gradual
As vendas reais da indústria brasileira tiveram queda real de 9,3% em julho em relação a igual período de 2008, mas aumentaram 0,4% na comparação com o mês anterior, pela terceira vez consecutiva. No ano, o faturamento do setor caiu 8,2%. O uso da capacidade instalada subiu de 79,4% para 79,9%, com ajuste sazonal. (págs. 1 e A3)

Expansão da PBKids
A PBKids, rede com 48 lojas de brinquedos, vai abrir mais cinco unidades até o fim do ano. Uma das lojas será aberta na Villa Daslu, em São Paulo. O investimento é de R$ 7 milhões, o maior dos últimos três anos. (págs. 1 e B4)

Azeite verticalizado
A família Roquete, que controla a importadora Qualimport no Brasil e as vinícolas Herdade do Esporão e Quinta do Castro, passará a produzir azeitonas em Portugal. Até agora, a fabricação de azeite era feita com matéria-prima de terceiros, diz João Roquete. O Brasil já é segundo maior mercado do grupo. (págs. 1 e B5)

Prejuízos com as chuvas
As chuvas no Sul e Sudeste do país trarão consequências para a produção agrícola, com a redução da sacarose na cana e da qualidade dos grãos de café plantados em São Paulo. No Paraná, favorecem o aparecimento da brusone, que já ataca os trigais desde julho. (págs. 1 e B11)

Alternativa de crédito
Os títulos financeiros do agronegócio tornaram-se uma das principais alternativas de crédito à agroindústria, que enfrenta escassez de crédito desde o agravamento da crise internacional. Até o fim do ano, devem movimentar mais de R$ 50 bilhões. (págs. 1 e B12)

Captação descomplicada
Criadas em janeiro por instrução da CVM, as debêntures com esforço restrito de colocação - emissões menos burocratizadas e destinadas a investidores qualificados - já somam R$ 7 bilhões, metade do total captado no primeiro semestre. (págs. 1 e C1)

Ideias
Maria Inês Nassif: constantes recuos do presidente Lula são acenos de fraqueza de um governo que termina. (págs. 1 e A10)

Ideias
Daniela Chiaretti: defesa da Amazônia pode embutir chantagem. (págs. 1 e A2)

Ideias
André Sacconato e Felipe Salto: estratégia fiscal prejudica os objetivos de de crescimento a longo prazo. (págs. 1 e A12)

------------------------------------------------------------------------------------

Estado de Minas

Manchete: O que move o endividado (pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio

Manchete: Cai o número de assaltos a ônibus (pág. 1)

Lula volta hoje ao Recife. É a 5ª visita do ano (pág. 1)

BC facilita o troco com mais cédulas e moedas nas ruas (pág. 1)

Chuva e tornados desalojam 20 mil pessoas na Região Sul (pág. 1)

Fanático religioso sequestra avião usando bomba falsa (pág. 1)

Feras ganham opções para enfrentar o Enem em outubro (pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: