quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O que Publicam os Principais Jornais do País, nesta quarta feira

O Globo

Manchete: Lula decidiu comprar caças franceses sem parecer da FAB
Para contornar mal-estar, Jobim diz que negócio ainda não foi fechado

O presidente Lula anunciou a negociação para comprar os caças Rafale, da empresa francesa Dassault, antes de receber o relatório da Força Aérea Brasileira sobre as propostas das três interessadas no negócio. O relatório seria entregue a Lula no fim deste mês pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim. Em nota, Jobim ratificou o interesse pela oferta francesa, mas, em aparente e inusitado desmentido, disse que o governo não fechou questão e que as negociações prosseguem com as três fornecedoras. Na véspera, o chanceler Celso Amorim deixara claro que a decisão foi política:
"Não vou entrar em aspectos legais. Há decisão de iniciar negociação com um fornecedor e não há a mesma decisão em relação aos demais." Para a imprensa francesa, o negócio salvou a Dassault, pois seria a primeira venda internacional do Rafale. (págs. 1, 3 e 4)

Gasto militar sobe 90% na América do Sul em 5 anos

Os países da Unasul aumentaram os seus gastos militares nos últimos cinco anos. Segundo o jornal "Le Monde", o orçamento militar sul-americano subiu 91% entre 2003 e 2008. A organização Centro de Estudos Nova Maioria, da Argentina, aponta aumento de 30% no ano passado. (págs. 1 e 4)

Charge Chico
Entreouvido entre tapetes vermelhos (da Venezuela em Veneza para a França no Brasil)
- R$ 31,1 bi? Por que no te casas?

Só 10% dos brasileiros têm curso superior
Pesquisa da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) aponta que apenas 10% dos brasileiros de 25 a 64 anos concluíram o curso superior. É o pior índice verificado nos 36 países pesquisados. Entre as nações da OCDE, a maioria do mundo desenvolvido, a média de conclusão do curso superior é 28%. (págs. 1 e 8)

Pré-sal: PMDB e oposição tentam acordo
O presidente da Câmara, Michel Temer, tenta hoje fechar acordo entre base aliada e oposição para que projetos do pré-sal sejam votados este ano, desde que o governo retire o pedido de urgência. (págs. 1, 18 e 19)

Patriotismo em alta
Brizola Neto (PDT-RJ) vai presidir a comissão que cuidará da criação da Petro-Sal. Enquanto isso, o relator do projeto do Fundo Social será João Maia (PR-RN), irmão do ex-secretário-geral do Senado Agaciel Maia. (págs. 1 e 19)

Vendaval mata na Argentina e em SC
Ventos de até 124 km por hora deixaram um rastro de destruição e morte em Santa Catarina e na Argentina. O maior estrago foi em Guaraciaba (SC), onde quatro pessoas morreram. Há 102 feridos no estado. Na Argentina, houve 10 mortes. Especialistas divergem se o fenômeno foi um tornado ou um intenso vendaval. (págs. 1, 8 e 9)

Temporal mata, corta telefones e para SP

Pelo menos três pessoas morreram em consequência do temporal na Grande São Paulo. O trânsito parou, o aeroporto de Congonhas fechou e os telefones entraram em pane. (págs. 1 e 9)

Ventos fortes e falta de luz no Rio

Ventos de até 91 quilômetros por hora atingiram ontem o Rio. Ruas de seis bairros ficaram sem luz por causa da ventania, provocada pela chegada de uma frente fria. (págs. 1 e 11)

ONU ordena recontagem no Afeganistão
A ONU detectou fraude no pleito, que reelegeria o presidente Karzai, e mandou recontar os votos. Na Alemanha, a guerra entrou na campanha e pode prejudicar Angela Merkel. (págs. 1 e 24)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Chuva recorde mata e paralisa SP
Sete pessoas morreram em municípios de São Paulo e Santa Catarina, onde mais de 60 se feriram em desabamentos

Fortes temporais causaram a morte de pelo menos sete pessoas em São Paulo e no Sul do país. A capital paulista registrou o maior volume de chuva num período de 24 horas desde 1963.

Em Osasco (Grande SP), um deslizamento matou uma mulher. No início da noite, os bombeiros e a Defesa Civil ainda procuravam, nos escombros, outras três pessoas desaparecidas. (págs. 1 e Cotidiano)

Foto legenda: Carros passam pela Marginal Tietê, na zona leste, que voltou a ficar alagada

Foto legenda: Bombeiros procuram sobreviventes de deslizamento que matou dois meninos na zona leste de SP

Panes deixam telefones de emergência mudos
Duas panes no sistema de telefonia impossibilitaram o uso de linhas da Telefônica na Grande São Paulo. A empresa não informou o motivo do problema e se havia relação com a chuva.

Os telefones 190 (polícia) e 193 (incêndio, busca e salvamento) ficaram inoperantes por mais de uma hora. Ao menos três ocorrências graves foram informadas com atraso. (págs. 1, C6 e C7)

Viagem de duas horas dura oito
O comerciante Alvaro Santos embarcou em Brasília, às 8h45, e aterrissaria em São Paulo às l0h30. Teve que descer em Campinas (95 km da capital) e, de ônibus, só chegou às 17h. (págs. 1 e C3)

Lixo acumulado agrava problema
O lixo acumulado ajudou a agravar o transtorno na região central de São Paulo, após corte de gastos na coleta pela prefeitura. Sacos e resíduos taparam bueiros e bocas-de-lobo. (págs. 1 e C3)

Governador de Tocantins perde mandato no TSE
O Tribunal Superior Eleitoral confirmou a cassação do mandato do governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), e do vice, Paulo Sidnei Antunes (PPS), por abuso de poder político. Eles podem recorrer, mas terão de deixar o cargo imediatamente. O deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB) assume até a nova eleição, indireta. (págs. 1 e A7)

Editoriais
Leia "Mais uma", que critica proposta de elevar número de vereadores; e "Mananciais sob risco", acerca da Grande SP. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Chuva causa 7 mortes no Sul e em SP
Temporais atípicos geram destruição e caos; enchentes paralisam capital paulista

As regiões Sul e o Sudeste do País enfrentaram ontem dificuldades típicas de verão, com enchentes em quatro Estados, alagamentos e sete mortes - três na Grande São Paulo e quatro em Guaraciaba (SC). A capital paulista registrou o dia de setembro mais chuvoso da história, com 62,6 mm de precipitação até as l5h. Um fenômeno climático raro causou as tempestades - na Argentina, foram pelo menos dez os mortos. A Marginal do Tietê ficou alagada em vários pontos, o que não ocorria desde maio de 2005. O pico de lentidão na cidade ocorreu às 19h, com 160 km. Entre às 10h30 e às 14 horas, houve pane na telefonia fixa da Telefônica, afetando até mesmo serviços essenciais, como bombeiros e polícia. Os aeroportos de Cumbica e Congonhas registraram mais de 40% de atrasos nos voos. Num dia normal, o índice gira em torno de 5%. Nas próximas 24 horas as chuvas intensas devem continuar. (págs. 1 e C1 a C6)

Foto legenda: Números de caos em SP

160 km de lentidão
Foi o pico registrado às 19 horas
86 pontos de alagamento
Entre eles, 24 intransitáveis

Ventos de 100 km/h em SC

A cidade de Guaraciaba (SC), onde morreram quatro pessoas, foi atingida por um temporal com ventos de 100 km/h. Ao menos 70% das residências ficaram danificadas. Outras 36 cidades catarinenses foram afetadas pelas chuvas. (págs. 1 e C5)

Eleitores com mais estudo fazem índice de Lula cair
Pesquisa CNT/Sensus diz que a avaliação positiva do governo caiu de 69,8% para 65,4%, e a aprovação a Lula, de 81,5% para 76,8%, de maio a setembro. O recuo é maior entre os mais escolarizados. Na corrida eleitoral, José Serra ampliou vantagem sobre Dilma Rousseff. (págs. 1 e A4)

Emprego industrial cresce após nove quedas
Após nove meses consecutivos de queda, o emprego industrial mostrou os primeiros sinais consistentes de reação em julho, quando a ocupação aumentou 0,4% ante junho. Em comparação com julho de 2008, no entanto, o número de ocupados no setor caiu 7,0%, o pior resultado desde o início da série histórica da pesquisa do IBGE, em 2001. (págs. 1 e B1)

Obama tenta hoje defender sua reforma para saúde
O presidente dos EUA, Barack Obama, defenderá hoje no Congresso a reforma do sistema de saúde. Mesmo alguns democratas estão reticentes, porque a proposta deve elevar os gastos do governo. Em ofensiva para tentar recuperar a popularidade, Obama falou ontem para estudantes e recomendou que eles não exponham suas vidas na internet. (págs. 1 e A14)

'Estado' sob censura há 40 dias. (Pág. 1)

Agrícola: Macadâmia cada vez mais brasileira (Pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Solução para os royalties
Estados produtores continuam com ganhos do petróleo; e União cede aos não produtores

A bancada de deputados e senadores do Rio acertou com os secretários de Desenvolvimento Econômico e de Fazenda, Julio Bueno e Joaquim Levy, uma proposta a ser incluída nos projetos do pré-sal, em tramitação no Congresso, que satisfaz tanto aos estados produtores quanto aos não produtores de petróleo. A ideia é elevar dos atuais 10% para 13% os royalties sobre a receita dos campos de extração e, ao mesmo tempo, fazer com que a União ceda uma parte dos seus ganhos com esta taxação - que são 50% do total - para os estados não produtores, que hoje têm apenas 10%. Os produtores continuam com os 40%. Aécio Neves, governador de Minas, já concordou com a solução. (págs. 1 e Economia A17)

Bomba é tema também da Câmara
A Comissão de Defesa Nacional e de Relações Exteriores da Câmara começa a debater hoje a revelação do JB de que o Brasil já sabe como fazer a bomba atômica. Deputados podem chamar a depor os ministros da Defesa e das Relações Exteriores. (págs. 1 e País A10)

Clima provoca sete mortos
Vendaval faz estrago em três estados

Os fortes ventos que atingiram o Sul do país e o Rio, somados à tempestade que caiu sobre São Paulo, provocaram o caos nessas regiões. Quatro pessoas morreram em Santa Catarina e outras três em São Paulo, até o início da noite de ontem. No Rio, além de alguns telhados arrancados pela ventania, o maior transtorno foi no Aeroporto Santos Dumont, que teve de adiar ou cancelar voos, deixando milhares de pessoas nas filas ao longo da terça-feira. (págs. 1 e Tema do dia A2 e A6)

Foto legenda: Filas – O atraso ou cancelamento de 47% dos vôos entre 0h e 17h transformou o Santos Dumont num pandemônio

Emprego na indústria volta a crescer
O emprego na indústria brasileira cresceu 0,4% em julho, a primeira alta após nove meses consecutivos de queda. Mas na comparação com o mesmo período do ano passado o número de vagas caiu 7%. (págs. 1 e Economia A18)

Emergentes são os novos vilões
A briga entre Europa e Estados Unidos atrapalhou o Protocolo de Kyoto. Agora, são as diferenças entre países ricos e os emergentes que podem atrapalhar o acordo de Copenhague, em dezembro. Os ingleses estão preocupados com as emissões de gases de China e Índia. (págs. 1 e Vida, Saúde & Ciência A24)

Editorial
Senador traz o debate da bomba à sociedade. (págs. 1 e A8)

Coisas da Política
Estranha a ideia de convocar pesquisador. (págs. 1 e A2)

Anna Ramalho
Após os caças, franceses querem trem-bala. (págs. 1 e A14)

Sociedade Aberta
Marcus Quintella
Engenheiro

Copacabana está uma vergonha. É assim que o Rio quer sediar a Olimpíada? (págs. 1 e A9)

Sociedade Aberta
Octávio Bulcão Nascimento
Advogado

Receitas para financiar as obras para a Copa do Mundo de 2014. (págs. 1 e A9)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Trama para confundir a polícia
Os assassinos do casal Villela e de Francisca da Silva adulteraram a cena do crime após a polícia fazer a perícia no apartamento da 113 Sul. Os envolvidos retiraram documentos e inseriram objetos no local com o intuito de dificultar a investigação. Imagens obtidas pelo Correio mostram José Guilherme e Maria saindo do escritório do advogado, no Edifício Denasa, Setor Comercial Sul, poucas horas antes do triplo homicídio. As câmeras também filmaram Carolina Villela na segunda-feira, quando ela descobriu a morte dos avós.

Foto legenda: As últimas imagens dos Villela - José Guilherme Villela no prédio do escritório, às 15h25 do dia do crime: advogado foi assassinado quatro horas depois

Foto legenda: Maria Villela deixa Edifício Denasa às 17h e vai a uma clínica

Foto legenda: Carolina Villela às 14h58: três dias depois, ela descobre o crime

Laudo: crime sem chance de defesa (págs. 1 e 21 a 23)

Fundos de pensão: Guerra na Justiça para aumentar as indenizações
Entidades que defendem os direitos de ex-participantes de planos de previdência vão entrar com ações para reaver parte das contribuições. Supostas fraudes num decreto assinado em 1978 teriam reduzido a indenização daqueles que se desligaram voluntariamente do serviço público. Em muitos casos, os ex-servidores receberam apenas 16% de tudo o que pagaram. (págs. 1 e 2)

Tocantins: Cassação do governador é confirmada pelo TSE
Acusado de abuso de poder político na sua reeleição, em 2006, o peemedebista Marcelo Miranda terá que deixar o cargo imediatamente, segundo determinação do Tribunal Superior Eleitoral. O vice, Paulo Antunes (PPS), também foi cassado. A Assembleia Legislativa do estado realizará eleição indireta para a escolha do substituto. O governo será conduzido provisoriamente pelo presidente da Casa. (págs. 1 e 5)

Concursos: Funrio define hoje locais das provas (Págs. 1, 13, Visão do Correio 14)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico

Manchete: Bancos estão com sobras de R$ 444 bilhões
Apesar de uma tímida retomada na concessão de crédito para as pessoas físicas, os bancos brasileiros estão "inundados" de dinheiro como nunca, com sobra de recursos no curto prazo de R$ 444 bilhões. Para impedir que a taxa básica de juros caia abaixo dos níveis desejados, o Banco Central tem enxugado a liquidez empoçada por meio de empréstimos que toma do mercado nas chamadas operações compromissadas.

O excesso de liquidez se deve principalmente à política de compra de reservas internacionais no mercado interno de câmbio. Ao comprar dólares no Brasil, o BC entrega reais ao mercado. Esses reais podem ser retirados também por meio da emissão de títulos públicos do Tesouro Nacional. Acontece que desde meados de 2008 o Tesouro está atuando no sentido contrário e realizando resgate líquido desses titulos, o que acaba ajudando a ampliar a liquidez do curto prazo. Também a liberação dos empréstimos compulsórios a partir de outubro, em um total de R$ 100 bilhões estimados pelo mercado, contribuiu para aumentar a liquidez decorrente da política de compra de reservas do BC. (págs. 1 e C1)

Foto legenda: Comando da Índia
N. Chandrasekaran, que assume o comando mundial da TCS, maior exportador de software da Índia, visita São Paulo: Brasil será vital no caminho traçado pela multinacional. (págs. 1 e B3)

França aceita negociação sobre caças
A França terá de reduzir o custo dos caças Rafale e conceder ao Brasil exclusividade nas vendas do jato para a América Latina para que seja concretizada a compra dos aviões pela Força Aérea Brasileira (FAB). Esses foram alguns dos pontos acertados pelos governos brasileiro e francês, em reunião com a presença do ministro da Defesa, Nelson Jobim, e do comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, na madrugada de domingo.

O presidente da França, Nicholas Sarkozy, assinou uma carta, cujo conteúdo é mantido em sigilo, para oficializar a disposição francesa na negociação. Ao encontrar-se com o francês, na noite de domingo, Lula citou que a avaliação da FAB havia apontado o custo do caça como um ponto desfavorável na disputa com os suecos da SAAB e americanos da Boeing. Os franceses garantiram que os pontos negativos são negociáveis, e o governo oficializou a preferência pelo Rafale, da Dassault. (págs. 1 e A14)

Vivendi quer comprar GVT por R$ 5,4 bi
O conglomerado de mídia francês Vivendi embaralhou completamente as cartas do jogo das telecomunicações no Brasil ao lançar-se como um novo competidor no mercado com uma oferta para a compra do controle da operadora GVT por RS 5,4 bilhões, ou € 2 bilhões. O negócio permite à companhia apoiar-se tanto na telefonia quanto na distribuição de conteúdo - terreno onde as teles locais tentam dar seus primeiros passos. Nos últimos anos, a GVT tornou-se lucrativa, lançou um ambicioso plano de expansão e cresceu mais que a média do mercado. A Vivendi oferecerá R$ 42 por ação da GVT e impôs como condição para fechar o negócio adquirir pelo menos 51% dos papéis. Os controladores da GVT já firmaram compromisso de vender pelo menos 20% de seus papéis. (págs. 1 e D1)

Empresas valorizam menos escolas de elite
Empresas começam a flexibilizar exigências sobre a procedência escolar dos candidatos a trainee para ter mais opções na hora de garimpar talentos. Segundo Rodolfo Eschenbach, líder da área de organização e talentos da Accenture, em geral egressos de faculdades de segunda linha são mais engajados e comprometidos. A consultoria reviu seus critérios de avaliação ao ter dificuldades para preencher 805 vagas de trainee no ano passado. Mudar os mecanismos de escolha dos candidatos significa desenvolver novos testes de aptidão e comportamentos, valorizando mais a atitude e a inteligência emocional dos aspirantes a um emprego.

Para a presidente da Cia de Talentos, Sofia Esteves, especializada no recrutamento de jovens, as pessoas que precisam trabalhar para pagar a faculdade amadurecem mais rápido e dão mais valor quando conseguem uma boa colocação. As instituições de ensino de elite estão reagindo à critica das empresas que classificam seus alunos como arrogantes. A Fundação Getulio Vargas, por exemplo, possui um programa chamado “Baixa a bola, FGV", dirigido aos alunos do primeiro ano. "Mostramos que eles não são os donos do mundo só porque entraram no curso". diz Christina Leite, coordenadora de estágios da escola. (págs. 1 e D10)

Monteiro Aranha volta à construção
O grupo Monteiro Aranha volta às origens e costura parcerias em empreendimentos imobiliários residenciais e comerciais. Criado em 1913, o grupo aposta na revitalização do centro da cidade do Rio de janeiro e de sua região portuária, explica o presidente do conselho de administração, Olavo Monteiro de Carvalho. "O foco na construção civil pretende aliar a necessidade de preservar a liquidez do grupo, sem correr riscos elevados, mas buscando crescer", diz Agílio Leão Macedo Filho, desde abril na diretoria-executiva da holding, após assumir o posto de Sergio Alberto Monteiro de Carvalho, que passou a ocupar uma das vice-presidências do grupo. (págs. 1 e B7)

Chuvas param São Paulo e causam destruição no Sul
São Paulo parou ontem, após ser castigada pelas maiores chuvas em setembro desde 1943. Em sete horas, caiu sobre a cidade mais da metade da chuva prevista para todo o mês. Os rios Tietê e Pinheiros transbordaram, o trânsito parou e as empresas enfrentaram logo cedo uma pane na rede de voz da Telefônica, que atingiu até os serviços de emergência.

Várias áreas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná foram atingidas por vendavais e chuvas de granizo. Pelo menos 70% das casas de Guaraciaba, no oeste catarinense, foram danificadas. Três municípios gaúchos, na região centro e norte do Estado, decretaram estado de emergência. As previsões para hoje indicam mais chuva na Região Sul. (págs. 1 e A14)

Foto legenda: Região central de São Paulo, ontem, às l3h10: chuva foi a mais intensa em setembro desde 1943

Vale capta US$ l bilhão no mercado internacional com a emissão de bônus (págs. 1 e A9)

Com 13 CDs dos Beatles, EMI faz um dos maiores relançamentos da história da indústria da música (págs. 1 e B3)

Ganho de competitividade
A competitividade da economia brasileira deu um salto neste ano, segundo pesquisa do Fórum Mundial de Economia. O Brasil ganhou oito posições, passando a ocupar a 56ª colocação entre 133 países. (págs. 1 e A2)

Limites à blindagem
Pesquisa CNT/Sensus mostra que a popularidade do presidente Lula foi arranhada com os episódios do apoio a José Sarney no Senado e a polêmica entre a ministra Dilma Rousseff e a ex-secretária da Receita Lina Vieira. O agravamento da gripe suína no país também contribuiu para a piora na avaliação. (págs. 1 e A9)

Expansão da L'Occitane
A fabricante francesa de cosméticos L'Occitane assumiu 100% do capital da subsidiária brasileira, ao adquirir os 20% de sua sócia local, Silvia Gambin. A operação passará a ser comandada por Anna Chaia. Entre os planos está a abertura de mais 15 lojas até o fim do ano, com destaque para o Nordeste. (págs. 1 e B1)

Roldão na mira
Fundada há nove anos e hoje com dez lojas em São Paulo, o atacadista Roldão entrou no radar das grandes varejistas. O processo de profissionalização aumenta o interesse pela rede. (págs. 1 e B4)

Quebra de safra
Determinantes para a quebra da safra no recém-concluído ciclo 2008/09, as adversidades climáticas durante o plantio e o desenvolvimento das lavouras, sobretudo de milho, fizeram o Paraná perder a liderança na produção nacional de grãos para o Mato Grosso. O país deve colher 134,3 milhões de toneladas. (págs. 1 e B11)

Metais em brasa
Preocupações com uma possível onda inflacionária levaram as posições de ouro, prata e paládio nos fundos negociados em bolsas a níveis recordes. O ouro ultrapassou US$ 1 mil a onça e chegou ao maior preço desde março de 2008. (págs. 1 e C2)

Ideias
Cristiano Romero: consensos e dissensos sobre o pré-sal. (págs. 1 e A2)

Ideias
Raymundo Costa: Rio de Janeiro, um nó cego para a candidatura Serra. (págs. 1 e A8)

------------------------------------------------------------------------------------

Estado de Minas

Manchete: Natal sem risco (pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio

Manchete: Feriadão com mais mortes nas estradas
Total de acidentes quase triplicou com relação ao mesmo período de 2008. Foram 67 ocorrências e sete mortes nas estradas federais que cortam Pernambuco. Para a PRF, crescimento ocorreu porque no ano passado feriado caiu no domingo. (pág. 1)

Mau tempo causa mortes no Sul e Sudeste do Brasil e na Argentina
Temporal castigou São Paulo. Tornado levou destruição ao Sul do País, além de Argentina, Paraguai e Uruguai. (pág. 1)

Pesquisa CNT/Sensus mostra queda na popularidade de Lula (pág. 1)

Homem vence gripe após 70 dias confinado (pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: