O Globo
Manchete: ‘Decido quando eu quiser’, diz Lula sobre compra de caças
Apesar de a Força Aérea Brasileira (FAB) estar preparando relatório técnico sobre as propostas das empresas da França, dos EUA e da Suécia, que será inclusive adiado para receber detalhes adicionais sobre as promessas de transferência de tecnologia, o presidente Lula disse ontem que a decisão sobre a compra dos 36 caças é política e somente dele. “A FAB tem o conhecimento tecnológico para fazer a avaliação, ela tem e vai fazer, e preciso que ela faça. Agora, a decisão é política e estratégica, e essa é do presidente da República e de ninguém mais”, disse. Lula, que já manifestou preferência pela proposta da França, afirmou ainda que não tem pressa para resolver. “Eu decido quando eu quiser”. (págs. 1 e 3)
TSE desafia hackers a invadir urnas
Por que riem?
A petrolífera espanhola Repsol YPF descobriu um campo gigante na Venezuela que pode conter até 227 bilhões de metros cúbicos de gás, o suficiente para abastecer a Espanha por cinco anos. O anúncio foi feito após encontro do presidente Hugo Chávez com o rei Juan Carlos. Dois anos depois da célebre reprimenda de “Por que não te calas”?, de Juan Carlos para Chávez, o clima ontem era amistoso. Chávez brincou que o rei, de barba grisalha, estava parecido com Fidel Castro. (págs. 1 e 37)
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo
Manchete: PF prepara ação contra empreiteiras
A operação inclui as casas de executivos das empresas, acusadas de fraude em licitações, tráfico de influência, formação de quadrilha e corrupção ativa e passiva na execução de obras em aeroportos de todo o país.
A Justiça autorizou a ação no último dia 2, mas negou pedido de prisão de suspeitos. Os desvios chegariam a R$ 500 milhões. As obras foram licitadas pela Infraero na gestão de Carlos Wilson (PT-PE), morto em abril.
Entre os alvos do inquérito, estão OAB, Camargo Corrêa, Odebrecht, Nielson Queiroz Galvão e Gautama.
Nesta semana, PF, Ministério Público e Justiça souberam que dados vazaram para investigados.
Policiais dizem que o vazamento prejudica, mas não invalida a ação, que até ontem não tinha data para ocorrer. As buscas seriam feitas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Mato Grosso do Sul e Bahia.
A investigação foi aberta como parte de um inquérito instaurado em 2007 com base em denúncia anônima. Os suspeitos foram grampeados. O delegado responsável pelo caso, César Hubener, não foi localizado. (págs. 1 e A4)
Lula diz que só ele decide sobre caças
“A FAB tem o conhecimento tecnológico para fazer a avaliação”, disse. “A decisão é política e essa é do presidente da República e de mais ninguém”.
O presidente ainda deixou claro que a vantagem é do modelo francês ante os concorrentes dos EUA e da Suécia, mas negou que a decisão já esteja tomada. (págs. 1 e A13)
Consumo das famílias e indústria em alta tiram país da recessão
De abril a junho, a economia cresceu 1,9% ante o período de janeiro a março, graças à recuperação da indústria e a mais um aumento no consumo.
No segundo mandato de Lula, só houve taxa igual no fim de 2007, com o nono trimestre seguido de expansão. Agora, a alta se dá após período de estagnação.
Os investimentos, necessários para a expansão mais duradoura da produção e da renda, ainda não se recuperaram da crise. (págs. 1 e Dinheiro)
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo
Manchete: Brasil volta a crescer, mas investimento ainda patina
Puxado pelos consumidores e pelo setor de serviços, o Brasil saiu da recessão no segundo trimestre. O PIB cresceu 1,9% sobre o trimestre anterior. O consumo das famílias foi 2,1% maior, registrando avanço pelo 23º trimestre seguido. Já os serviços, que respondem por 67% do PIB , cresceram 1,2%. Os números mostram recuperação mais acentuada que a de países ricos, mas ela ainda é bem inferior à da China e Índia. Se comparado com o primeiro trimestre de 2008, o PIB brasileiro caiu 1,2%. Além disso, os investimentos registrarem recuo recorde de 17% em relação ao segundo trimestre de 2008. A indústria, embora tenha crescido 2,1% ante o primeiro trimestre, caiu 7,9% sobre o segundo trimestre de 2008. E, no primeiro semestre, o PIB caiu 1,5%, o pior resultado semestral da série iniciada em 1996. (págs. 1, B1 a B10)
Lula atribui reação a pobres e critica a Vale
Planalto diz que decisão sobre caças é ‘política’
MEC pode vetar cursos de especialização de entidades
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Brasil
Manchete: Balão da Lei Seca entra na berlinda
A intenção da Secretaria de Governo do estado foi boa: ao colocar um balão nos locais onde se realiza uma blitz da Lei Seca, informa que é uma ação oficial – e não as que já viraram rotina comandadas por bandidos. Mas o apetrecho também está servindo para alertar os motoristas infratores, que o vêem de longe e desviam para não serem flagrados. Outra artimanha dos que são contra a Lei é o twitter. Ao passarem por uma blitz, muitos motoristas entram na rede, que já tem várias páginas dedicadas ao tema, e informam os internautas em que local está sendo feita a operação. Com isso, quem bebeu antes de dirigir pode ir por outro caminho. (págs. 1 e Cidade A12)
Brasil volta a crescer e desmente previsões
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense
Consumo faz o PIB crescer
Bancada local quer sede do pré-sal no DF
------------------------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário