segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O que Publicam os Principais Jornais do País, nesta segunda feira

O Globo

Manchete: Governo afrouxa controle sobre prefeituras e ONGs
Municípios poderão receber verbas mesmo sem cumprir exigências

Em ano pré-eleitoral, o governo editou portaria que permite a prefeituras e ONGs assinarem contratos para receber verbas federais mesmo se estiverem inadimplentes. A medida possibilita aos ministérios prorrogar, sem limitações, o prazo para a prestação de contas. Primeiro a tirar proveito da flexibilização, o Ministério das Cidades prorrogou por mais 120 dias convênios pendurados desde o ano passado. O procurador da República Marinus Marsico, que atua junto ao Tribunal de Contas da União, criticou a medida: “A portaria vai tornar mais fácil a vida das ONGs e dos municípios e dificultar ainda mais a fiscalização. O controle dos convênios, que já é muito difícil, ficará quase impossível." O Ministério do Planejamento negou que vá afrouxar a fiscalização. (págs. 1 e 3)

Sarkozy, a negócios
Em entrevista à imprensa francesa, o presidente Lula disse que poderá aproveitar a visita do colega Nicolas Sarkozy para confirmar que, além de submarinos e helicópteros, o Brasil comprará 30 caças franceses Rafale. Sarkozy chegou à noite em Brasília e os dois irão juntos ao 7 de Setembro. (págs. 1 e 4)

Foto legenda: Lula e Sarkozy passam em revista a tropa na Base Aérea de Brasília

Itália prende brasileira por matar a filha
A Justiça italiana decretou a prisão da brasileira Simone Moreira, suspeita de matar a filha, Giuliana, de 2 anos, em Treviso. A polícia desconfia que a menina teria sido jogada pela mãe no Rio Monticano, morrendo por hipotermia. A mãe alega que se afastou da menina por instantes para comprar sorvete. No Ceará, a Justiça negou habeas corpus para o italiano acusado de abusar da filha. (págs. 1 e 5)

Lula: pressão da sociedade por pré-sal
Em pronunciamento em cadeia de rádio e TV, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ontem que a sociedade participe da discussão e pressione os parlamentares a aprovarem o novo marco regulatório do pré-sal. Sugeriu que os brasileiros escrevam cartas aos congressistas
e disse que é preciso evitar que "interesses menores" retardem o progresso. (págs. 1, 18 e George Vidor)

Charge Chico: O grito, 2009
- Independência ou cartão vermelho!

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Câmara perdoa 85% das ausências
Faltas abonadas evitam descontos no contracheque dos deputados; Ciro Gomes é o quarto mais faltoso

A Câmara abonou 85% das faltas de deputados na atual legislatura (desde fevereiro de 2001). "Missão oficial" foi a principal justificativa para a ausência - que atinge picos perto de feriados, fins de semana ou festas regionais. Cada falta não abonada desconta R$ 850 do salário (R$ 16,5 mil).

O pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PSB-CE), que teve a maior votação proporcional do país, é o quarto mais ausente (faltou a 42% dos dias de votação). Ele cita um problema de saúde e compromissos nos Estados. "Estava em todas as votações importantes."

O deputado Odair Cunha (PT-MG), que analisa as justificativas, disse conceder abono mediante documento de participação em evento ou assinatura dos líderes das bancadas. Faltas por motivo de saúde são perdoadas com atestado médico. (págs. 1, A4 e A6)

Foto legenda: Sete de Setembro indígena
Celeste brinca em represa com outras crianças da tribo suruí, que há exatos 40 anos fez 1º contato com não índios; ritual na aldeia, a 50 km de Cacoal (RO), lembrou encontro (págs. 1 e A11)

BCs de 27 países aceitam impor medidas mais duras a bancos
Os presidentes de bancos centrais das 27 principais economias do mundo aceitaram impor um teto para a alavancagem (relação entre empréstimos e o patrimônio) das instituições financeiras - a principal causa da crise - e criar uma espécie de colchão financeiro para épocas de poucos recursos.

A medida põe no papel pela primeira vez promessa de reuniões anteriores. (págs. 1 e B5)

Fundo FGTS com Petrobras rende 791% em nove anos
A rentabilidade de quem usou o FGTS para comprar ações da Petrobras, em 2000, está em 791%. No mesmo período, o fundo rendeu 59,75%. No caso da Vale, a rentabilidade, desde 2002, é de 716%, enquanto a do fundo é de 47,86%.

A forte rentabilidade será o principal argumento dos trabalhadores para que o governo volte a aceitar o uso do FGTS por acionistas minoritários da Petrobras e pelos que ainda não são. (págs. 1 e B8)

Lei seca absolve quem não passa por bafômetro
Levantamento realizado na Justiça Estadual de todo o país mostra que 80% dos motoristas que se recusaram a se submeter ao teste do bafômetro ou a tirar sangue para a verificação do grau etílico foram absolvidos por falta de provas.

O motorista pode rejeitar o teste porque ninguém é obrigado a produzir prova contra si. A lei seca, de 2008, criou um limite numérico (dois chopes) para constatar a infração penal. Antes, era crime "conduzir veículo sob influência de álcool". (págs. 1 e C1)

Lula quer vetar plantio de cana em 50% do país
O presidente Lula anunciará o veto à expansão das plantações de cana em área de 4,6 milhões de km2 - mais da metade do território nacional - e em regiões que mantenham a vegetação nativa. A área de proibição inclui Amazônia e Pantanal.

O Planalto quer imprimir o "selo verde" no projeto do álcool combustível, mas as regras do zoneamento da cana podem ser alteradas no Congresso antes de entrarem em vigor por causa da acirrada disputa no governo sobre o assunto. (págs. 1 e B1)

Brasileira é presa na Itália acusada de matar a filha
A brasileira Simone Moreira, 23, foi presa na Itália, acusada de ter jogado a filha, Giuliana, 2, num rio.

A menina de dois anos foi encontrada ainda viva pelos bombeiros e levada ao hospital, mas morreu depois de 24 horas por hipotermia.

A defesa de Simone, que vive na Itália, diz que a acusação não se sustenta. (págs. 1 e C3)

Editoriais
Leia "O desejo de Lobão", que analisa a capitalização da Petrobras; e "Melhora nas estatísticas", sobre o IBGE. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: BCs definem regras rígidas para enquadrar bancos
Após um ano de crise, autoridades financeiras acertam normas globais

Um ano depois do agravamento da crise internacional, os presidentes dos 25 maiores bancos centrais do mundo fecharam um acordo prevendo regras mais rígidas para a atuação de instituições financeiras. Ficou definido que bancos terão de cumprir exigências mais severas para fazer capitalização, além de reduzir o pagamento de bônus para executivos e passar por testes anuais de liquidez. Os detalhes do acordo serão negociados até o fim do ano, mas é certo que os bancos passarão a operar dentro de limites bem mais rígidos que os atuais.
“O acordo é essencial pois estabelece um novo padrão para a regulação dos bancos e supervisão em um nível global", disse o presidente do BC Europeu, Jean Claude Trichet. (págs. 1 e B1)

Lula na TV: pressão pelo pré-sal
Em pronunciamento feito ontem em rede nacional de rádio e TV, o presidente Lula pediu aos brasileiros que pressionem parlamentares na defesa do modelo de partilha para o pré-sal. Disse que seria "um erro grave” adotar modelo de concessão. (págs. 1 e B4)

Governo adota plano para salvar o cerrado
O Ministério do Meio Ambiente anuncia esta semana um plano nacional de combate ao desmatamento no cerrado brasileiro. Uma das medidas previstas será o monitoramento via satélite, tal como é feito na floresta amazônica. Cerca de 50% da vegetação original deste que é o segundo maior bioma do País abrangendo 11 Estados - desapareceu. O cerrado encolhe ao ritmo de 1% ao ano e já perdeu 1 milhão de km. (págs. 1 e A13)

País vê França como principal aliado no bloco desenvolvido
Convidado de honra do desfile militar do Dia da Independência, em Brasília, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, está no País pela segunda vez em menos de um ano, reforçando uma parceria estratégica que vai muito além da compra de submarinos e aeronaves franceses pelo Brasil. Fora esse acordo, as duas nações têm posições convergentes sobre o Conselho de Segurança e o G-20. Com isso, o País vê a França como sua principal aliada no mundo desenvolvido. (págs. 1 e A4)

Análise: Roberto Godoy
Dedo de Lula na escolha dos caças

Na escolha do novo caça de alta tecnologia, a surpresa agora é se o vencedor não for o francês Rafale. O programa permite escolha política. E Lula já fez a dele. (págs. 1 e A4)

EUA: Assessor 'verde' de Obama renuncia
Comentário contra republicanos derrubou pioneiro da energia limpa. (págs. 1 e A11)

Notas e Informações: Cenário animador para o G-20
Haverá motivos para otimismo na próxima reunião de cúpula do G-20. A pior fase da crise global deve ter passado e a recuperação pode começar antes do previsto. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Senado vai investigar pesquisa sobre bomba
A Comissão de Ralações Exteriores e de Defesa Nacional do Senado deve convocar os ministros da Defesa, Nelson Jobim, e das Relações Exteriores, Celso Amorim, para explicar o choque entre o governo brasileiro e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) por causa da pesquisa sobre explosivos nucleares feita pelo físico Dalton Girão Barroso. A informação é do presidente da comissão, Eduardo Azeredo (PSDB-MG). Conforme o Jornal do Brasil revelou ontem,
o trabalho do pesquisador - apresentado como tese de doutorado no Instituto Militar de Engenharia do Exército - mostra que o país já domina o conhecimento e a tecnologia para desenvolver a bomba atômica. A pesquisa despertou a reação da AIEA e dividiu o governo. Outra comissão do Senado, a de Ciência e Tecnologia, deve convidar o pesquisador para explicar detalhes. A revelação preocupou o Greenpeace. A organização não governamental teme que o trabalho reacenda a discussão sobre o país produzir armas nucleares para fins bélicos. (págs. 1 e País A4 e A5)

Brasil prefere caça francês, afirma Lula
Na véspera de receber Nicolas Sarkozy, o presidente Lula disse que o caça francês Rafale é o preferido na licitação do Ministério da Defesa. Os dois países assinam acordo para compra de submarinos e helicópteros, de 8,5 bilhões de euros. (págs. 1 e País A6)

Educação no mapa do pré-sal
A injeção extra de recursos com a exploração das reservas do pré-sal abre o debate sobre as carências e prioridades do país. Especialistas ouvidos pelo JB são unânimes ao identificar a educação como a área que deve receber atenção. (págs. 1 e Economia A16)

Dia de medalha na avenida
Sinônimo de interdição da Avenida Presidente Vargas durante o feriado, a parada militar do Dia da Independência marca a homenagem aos veteranos brasileiros da 2ª Guerra Mundial. É o caso de Rubens Baptista da Silva, 87 anos e mais de 10 condecorações. (págs. 1 e Tema do dia A2 e A3)

Informe JB
Juro menor para a agropecuária verde. (págs. 1 e A4)

Coisas da Política
Pessimistas erram mais do que otimistas. (págs. 1 e A2)

Outras páginas
O pré-sal e o debate do nacionalismo. (págs. 1 e A6)

Editorial
Partidos estão em busca de identidade. (págs. 1 e A8)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: 10.510 vagas no Judiciário
Orçamento da União prevê o ingresso de 7.897 funcionários nos ministérios públicos e tribunais de todo o país em 2010. Os demais postos serão preenchidos nos próximos anos (págs. 1 e 7)

Concurso vira caso de polícia
Irregularidades em seleção para Ministério da Justiça revoltam candidatos. Provas da manhã de ontem foram anuladas (págs. 1, 8 e QR Code com imagens da confusão)

Sem incentivo
Poucas escolas e universidades brasileiras investem na formação de atletas. Lucas e David não desperdiçaram a chance rara. (Capa e págs. 1 e 6 a 13)

Crime na 113 Sul: assalto é praticamente descartado
Tese de que ex-ministro do TSE, a mulher e a empregada da família foram mortos em um acerto de contas ganha força. Rapaz suspeito do triplo assassinato comprova que estava trabalhando na hora da execução. Polícia já sabe que casal chegou em casa em horários diferentes. (págs. 1, 17 e 18)

Luta contra a Aids ganha força: A um passo de novo tratamento
Biólogo mineiro descobre como conter a ação infecciosa do vírus HIV no corpo humano. (págs. 1, 15 e áudio na internet)

Sete de Setembro
Sarkozy chega a Brasília e assiste hoje ao desfile (págs. 1, 12 e 28)

Brasileira acusada de matar filha: crime aconteceu na Itália, onde a mulher mora
Menina de 2 anos foi encontrada morta à margem do Rio Monticano, em Ordezo. Polícia prendeu a mãe. (págs. 1 e 13)

Administração pública: Uma fortuna sucateada em depósitos
Por falta de legislação específica, R$ 900 milhões em bens e espécies apreendidos pela polícia durante ações criminais se deterioram enquanto esperam julgamento. Alguns acabam voltando para os infratores. (págs. 1, 2 e 3)

------------------------------------------------------------------------------------

Estado de Minas

Manchete: Consumidor insatisfeito sufoca a Justiça em BH (pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio

Manchete: Alívio alvirrubro
Náutico empata com o lanterna Fluminense, no Maracanã, e deixa zona de rebaixamento após 15 rodadas (pág. 1)

Independência será lembrada com parada e Grito dos Excluídos (pág. 1)

Brasileira é presa na Itália acusada de matar filha de 2 anos (pág. 1)

Estados oferecem mais de16 mil vagas em concursos (pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: