quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O que Publicam os Principais Jornais do País, nesta quinta feira

O Globo

Manchete: Lula pede pressa à ONU após onda de saques em Honduras
Violência cresce e uma pessoa morre; Zelaya diz que mortos já são 10

O presidente Lula pediu ações rápidas do Conselho de Segurança da ONU, que se reúne amanhã, para solucionar a crise em Honduras, agravada com a disseminação de confrontos em outros pontos da capital, Tegucigalpa. Pelo menos uma pessoa morreu. "A comunidade internacional exige que Manuel Zelaya reassuma imediatamente à Presidência de seu país", disse o presidente, na abertura da Assembleia Geral da ONU. Lula agendou urna conversa com o presidente dos EUA, Barack Obama, sobre Honduras. Houve uma onda de saques a supermercados, lojas e bancos, depois que o governo de Honduras suspendeu o toque de recolher para sete horas para que as pessoas pudessem reabastecer suas casas. Os protestos em favor de Zelaya se intensificaram após sua volta ao país. Segundo Zelaya, houve mais de dez mortes desde a segunda-feira. Ele continua abrigado na Embaixada do Brasil, onde seus correligionários recusaram-se a dividir com os funcionários brasileiros a comida que receberam de organismos internacionais de ajuda humanitária. As tropas do governo golpista mantinham o cerco à embaixada. (págs. 1, 35 a 37 e editorial "Zona de risco")

Obama prega cooperação

Discursos opostos no palco da ONU

O presidente Barack Obama estreou na Assembleia Geral da ONU com o discurso da cooperação internacional. "Os que costumam criticar os EUA por atuarem sozinhos no mundo não podem agora ficar à margem e deixar que os EUA resolvam os problemas." Também estreante nesse palco, o líbio Muamar Kadafi atacou a ONU, dizendo que seus princípios foram traídos. Em seu discurso, ao referir-se à crise global, Lula disse que "faliu um insensato modelo de pensamento e de ação, que subjugou o mundo por décadas". Lula encontrou-se com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad. (págs. 1, 29, 38 e 39)

Foto legenda: Supermercado saqueado em Tegucigalpa: confrontos se espalharam pela capital ontem

Foto legenda: Lula com Ahmadinejad em NY, e os estreantes na Assembleia Geral da ONU, Kadafi e Obama

Prefeito do Rio ataca ponte aérea Barra-SP
Confessando-se irritado com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o prefeito Eduardo Paes disse que vai tentar impedir a implantação da ponte aérea Barra-São Paulo, que prevê voos entre o Aeroporto de Jacarepaguá e o de Campo de Marte. "É um desrespeito com a população da Barra. Ninguém ali quer ponte aérea", disse Paes, que mora no bairro. (págs. 1, 12 e 13)

Ministros do STF terão 9% de reajuste
A CCJ do Senado aprovou reajuste de cerca de 9% para ministros do STF, estendido aos juízes federais (5% em setembro e 3,88% em fevereiro de 2010). Se o presidente Lula sancionar a lei, o teto do funcionalismo sobe para R$ 26.723,13. (págs. 1 e 3)

Escolas têm 1,1 milhão de alunos a menos
O número de alunos matriculados no ensino básico caiu 2,1% este ano no país. Há 1,1 milhão de crianças a menos nas escolas públicas e privadas. Para o MEC, os motivos são a queda da natalidade e uma melhora no fluxo escolar. (págs. 1 e 5)

Pedófilos usavam Bolsa Família para chantagear
O presidente do Conselho da Criança em cidade do interior de Alagoas é suspeito de ser o chefe de uma rede de pedofilia. Pais eram ameaçados de perder o Bolsa Família caso denunciassem o crime. (págs. 1 e 11)

Bancários entram em greve hoje (págs. 1 e 32)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Brasil atribui a estratégia da volta de Zelaya a Chávez
Choque em Honduras deixa 1 morto; Lula cobra recondução do deposto ao cargo.

A estratégia para a volta do presidente deposto Manuel Zelaya a Honduras teve a colaboração da Venezuela. É o que sustentam assessores do presidente Lula e do Itamaraty, informa o repórter João Domingos. Segundo informações nos meios diplomáticos, Chávez considerou que a Embaixada do Brasil era o local mais seguro para Zelaya. Em Tegucigalpa, novos confrontos entre simpatizantes do deposto e a polícia mataram ao menos um manifestante e feriram dezenas. Para Zelaya, são seis os mortos. Houve saques em bairros pobres da capital, transformados em zonas de guerra. O toque de recolher paralisou a fronteira entre El Salvador e Honduras, e o abastecimento local estava comprometido, relata a enviada especial Denise Chrispim Marin. O governo golpista se disse aberto a dialogar, mas manteve o cerco a embaixada brasileira. Na ONU, Lula defendeu a recondução imediata de Zelaya a seu cargo e voltou a advertir Honduras sobre a inviolabilidade da missão brasileira. (págs. 1 e A12 a A17)

Análises
Rubens Barbosa
Ex-embaixador em Washington

Gestão temerária
Se é difícil ver ganho para o Brasil, é fácil esperar um sério arranhão em nossa credibilidade. (págs. 1 e A16)

Cândido Mendes
Cientista político

Pela democracia
O caso de Zelaya na embaixada do Brasil sacudiu a resignação em que o golpe já se sedimentara. (págs. 1 e A16)

Foto legenda: Pilhagem - Supermercado saqueado durante a madrugada em bairro pobre de Tegucigalpa: polícia registrou 50 focos de violência em todo o país e prendeu 113 pessoas

Gestores de rodovias querem mais verba
Dois anos após ganharem a concessão de sete lotes de rodovias federais, como Régis Bittencourt e Fernão Dias, com deságios de até 65% e promessas de pedágios baixos, as concessionárias OHL, Acciona e BR-Vias recorreram ao governo para recompor seu caixa. Na prática, significaria reajustar o pedágio ou adiar investimentos. As empresas argumentam que foram atrapalhadas pela burocracia estatal na atividade de cobrança de pedágio, o que teria causado prejuízos. (págs. 1, B1 e B3)

Obama diz que EUA querem nova era de engajamento
Os EUA querem uma nova era de engajamento com o mundo, afirmou ontem o presidente Barack Obama em discurso na Assembleia-Geral da ONU. Apesar da mudança de tom, os temas foram os de sempre - ameaça nuclear de Irã e Coreia do Norte, além da paz no Oriente Médio. A ação de Obama parece colher resultados: o governo da Rússia já não descarta apoiar nova rodada de sanções contra o Irã por causa do programa nuclear. (págs. 1, A18 e A19)

Kadafi discursa e mistura tudo

Atração à parte na ONU, o discurso do líbio Muamar Kadafi teve temas como "gripe do peixe” e sodomia de soldados americanos no Iraque. (págs. 1 e A22)

Europa terá controle maior do mercado financeiro
Na véspera da cúpula do G-20, em Pittsburgh, a União Europeia anunciou reforma dos instrumentos de supervisão do mercado nos 27 países. A partir de 2010, um "comitê de risco sistêmico" vai acompanhar a evolução das operações e a saúde financeira das instituições no bloco. Mas UE e EUA vão ao G-20 sem um consenso sobre a regulamentação financeira necessária para evitar uma nova crise global. (págs. 1 e B12 a B16)

Anac autoriza nova ponte aérea entre Rio e São Paulo
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a companhia regional Team a manter voos regulares entre os Aeroportos de Jacarepaguá, zona oeste do Rio, e Campo de Marte, zona norte de São Paulo, com passagem a R$ 280. A Infraero deu parecer contrário, mas cumprirá ordem de adequar os terminais até 10 de outubro. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, diz que brigará contra a nova ponte aérea. (págs. 1, C1 e C3)

Foto legenda: Sydney: Tempestade de areia
Sob severa seca, a Austrália foi atingida ontem por uma forte tempestade de areia, que cobriu Sydney e causou transtornos. (pág. 1)

'Estado' sob censura há 55 dias (págs. 1 e A11)

Enem: Alunos criticam locais de prova
Há casos de candidatos que farão teste a 50 km de casa. (págs. 1 e A26)

Notas e Informações: Selo de qualidade para o País
O selo foi dado por três agências de classificação de risco. Novo avanço depende do acerto nas contas públicas. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Bancos privados reduzem tarifas
Instituições públicas ainda têm serviços mais baratos

Dezenove tarifas bancárias, de um pacote de 32 cobradas pelos bancos privados à pessoa física, tiveram redução entre janeiro de 2008 e julho deste ano, segundo o Ministério da Fazenda. Alguns serviços chegaram a cair mais de 80%. Mas, na comparação entre instituições públicas e privadas, as tarifas continuam mais baixas nas primeiras para a maioria dos serviços. A cobrança sobre pessoa jurídica, no entanto aumentou no período. Fornecimento de extrato mensal de contas, segunda via de cartão e transferência agendada por meio de DOC/TED estão entre os serviços com mais alívio para os consumidores.
(págs. 1 e Economia A17)

Foto legenda: A voz do Brasil
Mais Estado - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu a Assembleia Geral da ONU criticando o protecionismo de alguns países e defendendo o Estado na economia para evitar crises. O americano Barack Obama lembrou que não se deve mais achar que os EUA são a salvação para todos os problemas. (págs. 1 e Internacional A21)

Foto legenda: O grito de Honduras
Luto - Pelo menos uma pessoa morreu com um tiro num confronto entre seguidores do presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, e a polícia. Advogados hondurenhos discutem se a embaixada brasileira, onde se abriga Zelaya, ainda é território imune, já que o embaixador foi retirado. Especialistas brasileiros garantem que sim, pois a missão diplomática continua lá. (págs. 1 e Internacional A18)

Candidatura do Rio a 2016 é fácil de ser defendida
George Vecsey - The New York Times

O trabalho mais fácil do mundo pertence ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em seu apoio ao Rio para a Olimpíada 2016. Tudo o que de precisa dizer é: "O Rio tem as praias mais bonitas do mundo", e ganha um público instantâneo. O presidente deu essa declaração na terça-feira e na mesma hora eu imaginava as grandes ondas, o Corcovado ao fundo e, obviamente, a garota de Ipanema. (págs. 1 e Esportes D8)

Menos matrículas no ensino básico
O número de matrículas na educação básica do país caiu 2,1%. O total de alunos das redes pública e privada baixou de 53,2 milhões para 52,1 milhões. Mas não há menos crianças na escola. O percentual de cobertura cresceu - é de 97,5% dos alunos entre 6 e 14 anos em 2008. (págs. 1 e País A5)

Vírus da malária fica mais forte
A Organização Mundial da Saúde advertiu que o parasita causador da malária está cada vez mais resistente à artemisinina - o melhor medicamento disponível - especialmente no leste da Ásia, e o fracasso em frear essa tendência poderá ter graves consequências. (págs. 1 e Vida, Saúde & Ciência A24)

Coisas da política
Lula tem trunfo na falta de lastro dos rivais. (págs. 1 e A2)

Anna Ramalho
FHC quer vaga de Antonio Olinto na ABL. (págs. 1 e A15)

Informe JB
Em São Paulo, PT leva Chalita do PSB. (págs. 1 e A4)

Editorial
O jogo de empurra dos manda-chuvas. (págs. 1 e A8)

Sociedade Aberta
Joanisval Brito Gonçalves
Analista internacional

Zelaya fez da embaixada brasileira um escritório político. (págs. 1 e A22)

Sociedade Aberta
Marcelo Medeiros
Jornalista

Governo não esclarece pontos do pré-sal. (págs. 1 e A9)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico

Manchete: Governo autorizará emissão de debêntures pelos bancos
O governo vai autorizar os bancos a emitir um título semelhante às debêntures para aumentar as fontes de recursos de longo prazo para empréstimos. Hoje, só as empresas não financeiras podem emitir debêntures. O novo papel já vem sendo chamado de nota bancária de crédito. O objetivo é claro, segundo um executivo que participou das reuniões que discutiram o assunto: criar mecanismos de captação para atender a esperada explosão de crédito.

A nota bancária de crédito seria destinada a prover recursos para as operações de crédito de longo prazo. Pelas discussões, os papéis poderiam ter prazo de até cinco anos. Para executivos de bancos, as instituições de médio e pequeno portes, as mais carentes de “funding”, seriam as beneficiárias imediatas do novo instrumento. O interesse dos grandes bancos cresceria com o avanço do crédito. (págs. 1, C1 e C2)

Bunge cresce na exportação de açúcar
Com a incorporação da divisão de trading e comercialização de açúcar da empresa inglesa Tate&Lyle, a Bunge se tornou um dos três maiores exportadores do produto no mundo, reforçando o Brasil como sua plataforma de negócios com a commodity. A expectativa ê que a multinacional movimente este ano cerca de 4,5 milhões de toneladas de açúcar, ou 10% do volume negociado internacionalmente. Deste total, 80% têm o Brasil como origem. A partir de 2010, a Bunge também começa a exportar açúcar produzido pelas suas usinas no país. No Brasil, com investimentos em andamento da ordem de R$ 2,1 bilhões no segmento de açúcar e álcool, a Bunge está construindo sua terceira usina. (págs. 1 e B14)

Chilena CMPC compra ativos da Fibria
A venda da fábrica de Guaíba e seu projeto de expansão industrial no Rio Grande do Sul pela Fibria, a empresa resultante da união entre Aracruz e Votorantim Celulose e Papel (VCP), dará à chilena CMPC a chance de em cinco anos tornar-se o segundo maior grupo mundial de produção de celulose, atrás apenas da própria Fibria.

O negócio, de US$ 1,43 bilhão mas sujeito a ajustes, envolve uma fábrica de 450 mil toneladas de celulose por ano, uma linha de produção de papel de 60 mil toneladas por ano, terrenos de 212 mil hectares, incluindo arrendamento, além das licenças para a implantação de uma linha adicional de produção de celulose de 1,3 milhão de toneladas. A CMPC tem 90 dias para negociar com exclusividade o ativo. Com a venda, a Fibria reduz sua capacidade de produção de 5,8 milhões para 5,3 milhões de toneladas. (págs. 1 e B8)

Tocantins, meca do emprego público
Criado há 20 anos sob o lema de "Estado da livre iniciativa", Tocantins é hoje o campeão nacional do emprego público. Praticamente a metade dos empregos formais estão nos governos estadual, municipais e federal, algo único no país.

Os números surpreendem porque Tocantins não tem e nunca teve banco estadual e privatizou suas empresas de distribuição de energia elétrica e saneamento ha muitos anos. O uso político dos empregos públicos está na raiz da crise que deve levar o Estado a realizar esta semana uma eleição indireta para governador. Reeleito em 2006, Marcelo Miranda (PMDB) foi afastado em 8 de setembro depois de elevar o total de cargos comissionados – sem concurso público - de 6 mil para 35.099, número que supera o de funcionários concursados, de 29 mil. (págs. 1 e A16)

Decisões do G-20 podem ameaçar dólar
As possíveis propostas dos líderes mundiais na reunião do G-20, em Pittsburgh, serão acompanhadas de perto por investidores temerosos de que a reestruturação da economia mundial possa corroer o papel dominante do dólar nas finanças e comércio internacionais. Os líderes das 20 maiores economias do mundo estão finalizando um plano que, se colocado em prática, encorajará mais poupança e disciplina fiscal nos EUA, ao mesmo tempo que incentivará a China a reduzir sua grande dependência das exportações e se voltar mais ao consumo interno. Se o plano ganhar fôlego, os investidores acreditam que o dólar pode ser pressionado à medida que a China e outros países asiáticos permitam que suas moedas se valorizem. (págs. 1 e C8)

Estaleiros no país não têm condições de atender a Vale
A Vale reabriu negociações com estaleiros no Brasil para contratar a construção de quatro navios de grande porte destinados ao transporte de minério de ferro. Mas a menos de um mês do prazo final para a entrega das propostas, em 15 de outubro, ainda não recebeu nenhuma oferta. Duas das empresas que foram procuradas não tiveram interesse. A Setal disse que ainda estuda a viabilidade da encomenda, mas seu foco de negócios é outro. A W. Torre e o estaleiro Eisa estudam o assunto, mas este último precisaria de um novo local. O Atlântico Sul informou que está com a capacidade de produção ocupada até 2013.

A contratação dos navios se insere em estratégia da Vale para transportar minério de ferro a baixo custo para a China. "A empresa gostaria de ter essa frota montada até 2012 ou 2013", disse Humberto Freitas, diretor de operações logísticas da Vale. Recentemente, a companhia teve um encontro com representantes de estaleiros intermediado pelo Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore. Em agosto, o Sinaval e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos se queixaram ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, de encomendas feitas pela Vale na China. (págs. 1 e B6)

Credor rejeita plano para salvar VarigLog
Após oito horas de negociações, o plano de recuperação da VarigLog foi rejeitado por um grupo de credores que representa 62% da dívida de aproximadamente R$ 184 milhões com bancos e fornecedores. Os trabalhadores aprovaram a proposta. Com a rejeição do plano, a Justiça poderá decretar a falência da companhia, cujo passivo total chega a R$ 447 milhões. "Não chorem, porque a batalha ainda não terminou", disse Chan Lup Wai Ohira, dona da Velog, empresa que adquiriu a VarigLog. (págs. 1 e B4)

O bilionário Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, rebate críticas sobre 'doping financeiro' (págs. 1 e B11)

Bauducco estuda abrir o capital, diz Paulo Cardamone (págs. 1 e B1)

SP quer antecipar receitas
A Assembleia Legislativa de São Paulo colocou em votação projeto de lei que autoriza o Executivo a ceder direitos creditórios sobre impostos e outras receitas passíveis de parcelamento. O objetivo é antecipar receitas, estimadas em R$ 900 milhões. (págs. 1 e A11)

Luz no fim do túnel
O setor de serviços na zona do euro cresceu pela primeira vez em 16 meses e a atividade manufatureira melhorou, apesar de seguir em retração. O índice de serviços subiu para 50,6 na leitura preliminar deste mês, ante 49,9 em agosto. O indicador manufatureiro ficou em 49,0. Leituras inferiores a 50 indicam retração. (págs. 1 e A13)

Ponte aérea alternativa
A carioca Team linhas Aéreas, que faz voas regionais no Rio e Espírito Santo, pediu autorização à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para criar uma linha regular entre São Paulo e Rio de Janeiro, utilizando os aeroportos de Jacarepaguá e Campo de Marte. (págs. 1 e B4)

Veículo hipersônico
O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), desenvolve o projeto de um veículo lançador de satélites que poderá se mover a velocidade até seis vezes superior à do som, ou seja, mais de 1,2 mil km/h. (págs. 1 e B6)

Aneel checa investimentos
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai aumentar a fiscalização sobre as empresas de distribuição para verificar a efetiva realização dos investimentos anunciados, que são computados para formação das tarifas. (págs. 1 e B8)

Década de sucesso
Criado em abril de 1999 como braço de varejo da Bovespa, dez anos depois o home broker bate recorde de negócios e já representa quase um quinto da movimentação da bolsa. Queda dos juros, ofertas públicas e bom momento do mercado devem aumentar o interesse do investidor pessoa física. (págs. 1 e D1)

Ideias
Kofi Annan, Amartya Sen e Michel Camdessus: G-20 tem de manter sua agenda ambiciosa. (págs. 1 e A15)

Ideias
Maria Inês Nassif: história do PMDB é de pequenas e grandes traições. (págs. 1 e A6)

------------------------------------------------------------------------------------

Estado de Minas

Manchete: Brasil perto de produzir todo gás que consome (pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio

Manchete: A nova cara da Via Mangue
Com verba garantida, obra no trecho de 1,5 km do corredor da Zona Sul do Recife, ligando a Antônio Falcão à rotatória de acesso ao Parque dos Manguezais, começa em fevereiro e está prevista para 12 meses. Toda a intervenção viária deve ser entregue até maio de 2013. (pág. 1)

Foto legenda: Cresce a tensão em Honduras (pág 1)

Termina hoje inscrição para feras da UFPE (pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: