quinta-feira, 30 de abril de 2009

Alerta mundial cresce e OMS diz que pandemia é iminente (Manchete de O Globo)

O Globo


Com 90 casos confirmados em 10 estados, EUA têm 1ª morte por gripe suína

A Organização Mundial de Saúde elevou o nível de alerta da gripe suína para 5, numa escala que vai até 6, e advertiu que a pandemia é iminente. A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, apelou aos países que se preparem para o pior: "Todos devem imediatamente ativar seus planos para uma pandemia”. A Alemanha, com quatro casos, e a Áustria, com um, juntaram-se à lista de nove países onde a doença já se manifestou. Com 90 casos confirmados em 10 estados, os EUA registraram a primeira morte um menino mexicano de 1 ano e 11 meses, no Texas. Nova York já é o maior foco da epidemia, depois do México. O presidente Barack Obama pediu que as escolas que registrarem casos fiquem fechadas. (págs. 1, 29 e 30)

Foto legenda:
Funcionários da Receita recebem passageiros que desembarcam no Galeão: o governo brasileiro monitora 36 casos, dos quais dois já são suspeitos de gripe suína

Brasil tem 2 casos suspeitos

O ministro da saúde, José Gomes Temporão, informou que o Brasil tem dois casos suspeitos de gripe suína, em São Paulo e Belo Horizonte. Ambos estiveram em áreas de risco e se encontram em isolamento. O ministro pediu que se evite a automedicação. (págs. 1 e 30)

Juros caem e poupança já paga mais que fundos
Em decisão unânime e dentro das expectativas do mercado, o banco Central reduziu ontem a taxa básica de juros Selic em um ponto percentual, para 10,25% ao ano, seu novo piso histórico. Para empresários e centrais sindicais, porém, o corte dos juros é tímido diante da crise internacional. Com a queda da Selic, a caderneta de poupança passa render mais que os fundos de investimento que têm taxa de administração superior a 1,5%. (págs. 1, 23 e 24)

Câmara aprova cota para deficientes
A Câmara aprovou cota de 10% para deficientes físicos em instituições públicas de ensino médio e superior. O texto vai agora ao Senado e aumentou a polêmica sobre o tema. O Senado já discute criar cotas de 50% nas universidades federais para negros, pobres e alunos da escola pública. Com as duas cotas, a reserva de vagas nas federais pode chegar a 60%. (págs. 1 e 3)

Haddad: gasto com públicas é baixo
O ministro Fernando Haddad disse que a disparidade nos gastos explica o mau desempenho da rede estadual no Enem. Segundo ele, o aluno da rede pública custa, por ano, o mesmo que uma só mensalidade de uma escola privada. (págs. 1 e 3)


Despesa sobe mais que o investimento
Os investimentos do governo em obras e outros empreendimentos, essenciais para enfrentar a crise; estão crescendo em ritmo bem inferior ao das despesas com pessoal. No primeiro trimestre do ano, os investimentos aumentaram 13%, enquanto os gastos com pessoal subiram 24,8%. (págs. 1 e 25)

Uniforme na defesa de 2016
O ministro Orlando Silva, o prefeito Paes e o governador Cabral usam o mesmo modelo de gravata para defender a candidatura do Rio perante a comissão do COL. (págs. 1 e 15)

Charge Chico: Avião da alegria ataca outra vez
- Alô, torre! Autoaumento de deputados taxiando na pista e pedindo permissão para decolar, câmbio ...

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: OMS alerta para 'pandemia iminente'
EUA confirmam a primeira morte por gripe suína fora do México; no Brasil, existem 2 casos suspeitos

Ante a rápida propagação mundial da gripe suína e a constatação da continua transmissão do vírus entre humanos, a Organização Mundial de Saúde elevou seu alerta para o nível 5.

É a primeira vez que a OMS aciona esse nível, que indica iminência de pandemia (epidemia mundial). O órgão diz ser alta a probabilidade de o alerta ir ao nível 6 (declaração de pandemia). (págs. 1 e Mundo)

Juro básico cai 1 ponto e fica em 10,25% ao ano
O Banco Central anunciou o corte de um ponto percentual na taxa Selic, para 10,25% ao ano. A decisão foi tomada por unanimidade. É o nível mais baixo já registrado desde a criação do Copom (Comitê de Política Monetária do BC), em 1996.

Antes do anúncio, o presidente do BC, Henrique Meirelles, disse ao presidente Lula que não seria possível manter o ritmo de queda de março (recuo de 1,5 ponto).

A taxa é só referência. Na prática, os juros da economia são bem maiores. (págs. 1 e B1)

Câmara aprova cota de deficientes no ensino público
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou projeto destinando a pessoas com deficiência 10% das vagas nas instituições públicas de ensino médio e superior. O texto, que tem caráter conclusivo e vai para o Senado, não impõe limites a cursos ou tipos de deficiência - a regulamentação caberá ao governo. (págs. 1 e C4)

Senado amplia benefícios do parcelamento de dívidas com fisco
O Senado ampliou os benefícios do programa de parcelamento geral de dividas aprovado pela Câmara. Assim, quem já utilizou algum dos três programas do gênero, criados desde 2000, poderá se beneficiar do novo plano de parcelamento.

Dívidas com o fisco vencidas até novembro de 2008 poderão ser pagas em até 180 meses, com abatimento de multas e de juros. O texto agora volta à Câmara. (págs. 1 e B7)

Economia dos EUA registra queda de 6,1% no 1º trimestre
A economia dos EUA encolheu 6,1% no primeiro trimestre. O recuo superou a média das previsões de queda (4,7%) e veio logo após a retração recorde de 6,3% no último trimestre de 2008.

Apesar disso, o Dow Jones fechou em alta (2,1%), animado pelo aumento do consumo das famílias, de 2,2%. Os próximos meses serão cruciais para determinar se a demanda dos consumidores vai se sustentar. (págs. 1 e B11)

Funcionário do BC confessa morte de moradores de rua
O servidor do Banco Central José Cândido do Amaral Filho confessou, segundo a polícia, ter matado dois moradores de rua em Brasília, no mesmo lugar em que o pataxó Galdino dos Santos morreu queimado em 1997.

Para Amaral, os dois cometiam "atos libidinosos". Seus advogados alegam problemas psicológicos. (págs. 1 e C9)

Editoriais
Leia "Punição pelo voto", que defende o sistema distrital misto; e "A lição do Enem", sobre talentos na rede pública. (págs. 1 e A2)

Leandra Peres
Recuperação pode fazer taxa subir em 2010 (págs. 1 e B3)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: OMS eleva ainda mais alerta para gripe suína
Limitar viagens é inútil, diz entidade; para o governo, Brasil está 'preparado'

A OMS declarou que uma pandemia de gripe suína é "inevitável e iminente" e elevou o nível de alerta internacional para 5, numa escala que vai até 6. Isso significa que os governos terão de intensificar medidas contra a doença. A esta altura, a entidade considera inútil restringir viagens. Os EUA confirmaram sua primeira morte, a de um menino de 2 anos. A OMS registrou 148 casos em nove países e pediu que, nesses lugares, sejam evitados abraços e beijos. No Brasil, dois pacientes foram considerados' oficialmente casos suspeitos. Segundo o Ministério da Saúde. "o País está preparado". (págs. 1, A19 e A20)

'Paciente zero' está curado

Edgar Hernandez, de 5 anos, é apontado no México como o "paciente zero" da epidemia de gripe suína no país, que pode ter matado mais de 150 pessoas. "Vão pensar que a culpa é do meu filho", lamentou a mãe, Maria. "Eu fiquei muito mal, mas agora estou bem", contou o próprio Edgar. (págs. 1 e A20)

Foto legenda:
Inocência - Edgar Hernandez, o 'paciente zero' da gripe suína no México, em sua casa em La Gloria: ninguém de sua família ficou doente

BC corta 1 ponto e juro básico é o menor em 13 anos
Taxa Selic cai para 10,25% ao ano

Em decisão esperada pelo mercado, o Banco Central anunciou ontem o corte de 1 ponto porcentual na taxa básica de juros (Selic), para 10,25% ao ano, sem viés. Com isso, caiu o ritmo da queda dos juros, que tinham recuado 1,5 ponto em março. Foi a terceira redução seguida, e a taxa atingiu o menor nível desde o fim de 1997. Os maiores bancos seguiram a decisão e também anunciaram diminuição de taxas, entre 0,05 e 0,63 ponto porcentual. O maior corte foi do Banco do Brasi1. (págs. 1, B1 e B3)

Petróleo pode ter nova estatal
O presidente Lula pode anunciar amanhã, no Rio, a criação de estatal para explorar petróleo na camada do pré-sal. A ideia é ter uma autarquia, no modelo norueguês, que prevê a sociedade com investidores para desenvolvimento de áreas de exploração de petróleo. O anúncio poderá ser feito por Lula no Campo de Tupi. (págs. 1 e B11)

Portadores de deficiência terão cota em universidade
A Câmara aprovou projeto que fixa 10% das vagas nas universidades e instituições de ensino médio públicas para pessoas com deficiência. A reserva segue na linha aplicada em concursos públicos, que é de 20%. Somado a outro projeto em tramitação, sobre cotas raciais, 60% das vagas das instituições públicas de ensino médio e superior ficariam reservadas a cotistas. (págs. 1 e A7)

SP troca albergue por 'centro de convivência'
A Prefeitura de São Paulo fechou os albergues tradicionais da região central e abrirá três “centros de convivência". Nesses locais, que não terão dormitório, a promessa é dar atendimento médico, social e psicológico. "Estão tentando limpar o centro, empurrara problema para a periferia", disse Anderson Miranda, de grupo de moradores de rua. (págs. 1, C1 e C3)

CNBB destaca afetividade na formação de padres
Os bispos reunidos em assembleia da CNBB em Indaiatuba (SP) aprovaram documento que dá ênfase à dimensão humano-afetiva dos seminaristas, ressalta que o celibato é exigência da Igreja e que homossexuais não devem ser ordenados padres, informa o repórter José Maria Mayrink. O texto será divulgado após autorização do papa Bento XVI. (págs. 1 e A22)

Câmara: CCJ muda regra de licença ambiental
Projeto define competência de União, Estados e municípios. (págs. 1 e A21)

Roraima: Termina prazo para desocupar reserva
Não-índios deverão deixar a Raposa Serra do Sol até meia-noite. (págs. 1 e A4)

Notas & Informações: Os EUA ainda em recessão
Obama completou cem dias de mandato com más notícias sobre a economia. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Juro brasileiro cai de 1º para 3º do mundo
BC reduz 1 ponto da Selic, e taxa continua uma das mais altas do planeta

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central seguiu o roteiro previsto pelo mercado e reduziu a Selic em 1 ponto percentual - de 11,25% para 10,25% ao ano. Em termos nominais, é o menor nível da série histórica, iniciada em 1996, da taxa básica de juros no país. Com o corte, o país deixa de ser o campeão mundia1 dos juros altos, mas continua com uma das maiores taxas do planeta: índice real (descontada a inflação) de 5,8%, atrás da China (6,6%) e da Hungria (6,4%). Nas grandes economias mundiais, a crise já derrubou os juros para patamares próximos de zero. A decisão do Copom desagradou a a empresários e sindicalistas, que esperavam o mesmo ritmo de queda das duas últimas reuniões, quando os diretores do BC promoveram corte de 1,5 ponto percentual. (págs. 1 e Economia A17)

Gripe chegará ao Brasil, diz ministro
OMS classifica doença como quase pandemia. EUA registra uma morte

Enquanto a OMS avisava que a gripe suína é uma "pandemia iminente", o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, admitia que a doença deve chegar ao Brasil. Por enquanto, há 36 brasileiros em observação, mas nenhum diagnóstico confirmado. O governo avisou ter 12.500 kits de tratamento para uso imediato e matéria-prima para produzir rapidamente remédios para até 9 milhões de infectados. O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, pediu à população que continue a consumir carne de porco, já que não há risco de contágio por ingestão. Os EUA registraram sua primeira morte ontem. (págs. 1 e Tema do Dia A2 a A11)

Início da era do pré-sal premia aposta da Petrobras
Após muita incerteza sobre a validade dos investimentos da Petrobras, a plataforma de Tupi, a 290 quilômetros da costa fluminense, começa amanhã a produzir óleo extraído da camada pré-sal. Com esses campos sob depósitos de sal, estima-se que as jazidas brasileiras cheguem a 55 bilhões de barris. (págs. 1 e Economia A18)

Inspetores do COI começam a conhecer o projeto do Rio
Os integrantes do Comitê Olímpico Internacional que estão no Rio para vistoriar a cidade, candidata a sede olímpica em 2016, conheceram ontem os projetos da prefeitura e do governo do estado para o evento. Além disso, ouviram atletas e ex-atletas exaltarem a candidatura carioca. (págs. 1 e Esportes D8)

Desemprego sobe em março
A taxa de desemprego aumentou de 13,9% para 15,1% em março, segundo pesquisa do Dieese e da Fundação Seade, realizada em cinco regiões metropolitanas do país, além do Distrito Federal. O número de desempregados subiu para 3 milhões. (págs. 1 e Economia A19)

Punição à tortura dividiria os EUA
É insatisfatória a decisão de Barack Obama de apenas expor, sem processar, os responsáveis por torturas em interrogatórios da era Bush. Mas, levando tudo em consideração, o presidente fez o que pôde. (págs. 1 e Internacional A21)

Tensão na reserva indígena de RR
Termina hoje o prazo para que todos os não índios se retirem da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. A Polícia Federal e a Força Nacional de Segurança destacaram 400 homens para o local, pois ainda há temor de enfrentamento com arrozeiros. (págs. 1 e País A12)

Sociedade aberta
Paulo Di Blasi
Economista do Ibmec

Redução da Selic vai permitir mais investimento. (págs. 1 e A17)

Sociedade aberta
Raul Emrich Melo
Médico

O Brasil tem condições de combater bem a gripe suína. (págs.1 e A3)

Sociedade aberta
Villas-Bôas Corrêa
Repórter político do JB

O impossível acontece: a Câmara começou a faxina. (págs. 1 e A9)

Sociedade aberta
J. Roberto Whitaker Penteado
Consultor

O país não está tão mal quanto dizem os críticos. (págs. 1 e A9)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Receita flagra golpe na declaração do IR
Megaoperação fiscal num escritório de contabilidade do DF encontra fraudes de R$ 34 milhões. Nos últimos cinco anos, esquema inflou despesas para gerar restituições de até R$ 60 mil para a “clientela” — formada por servidores da Polícia Civil, do Senado e da Câmara. Todos pagarão o imposto sonegado com multa e responderão a processo por formação de quadrilha. (págs. 1 e 28)

Gripe suína a um passo de se tornar pandemia
Organização Mundial de Saúde eleva alerta mundial para o nível 5. Significa que difusão generalizada da gripe suína é iminente. Nos EUA, uma criança morreu e Barack Obama já fala em suspender aulas nos colégios.

E no Brasil...

Ministério da Saúde adverte: há dois casos suspeitos, um em São Paulo e outro em Minas.(págs. 1 e Tema do Dia, 36 a 39)

Nunca antes… Brasil tem menor juro da história
O Banco Central reduziu ontem a taxa básica brasileira de 11,25% para 10,25% ao ano, a menor já registrada. Assim, o país deixou a incômoda posição de campeão mundial dos juros altos — agora experimenta encargos menores que os da China e da Hungria. Novas baixas são esperadas para julho. (págs. 1 e 26)

Concurso
Prorrogada inscrição para provas do metrô-DF (págs. 1 e 31)

Crise sem fim: O ex-figurão do Senado e suas laranjas
Empresa registrada em nome da ex-babá de João Carlos Zoghbi, ex-diretor de Recursos Humanos do Senado, era administrada por outras duas pessoas, Carlota Zaíra Solino Fonseca e Marlise Teresinha von Borstel. Elas tinham poderes para movimentar recursos e até mandar dinheiro para o exterior. (págs. 1, 2 e 3)

Mais suspeitas contra assassino da Asa Sul (págs. 1 e 41)

Muito a fazer no ensino médio
Resultados do Enem mostram que escolas do DF, públicas ou particulares, precisam melhorar desempenho. (págs. 1 e 45)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico

Manchete: Abril termina com um novo ânimo no mercado de ações
Bons ventos voltaram a soprar a favor das ações e o índice da Bolsa de Valores de São Paulo fechou aos 47.226 pontos - a melhor marca em sete meses. Muito dinheiro está vindo para a bolsa e boa parte dele de fora. O giro diário na Bovespa chegou ontem a R$ 4,7 bilhões, coincidentemente o mesmo volume de recursos externos que entrou no mercado atrás de papéis brasileiros neste ano. Em dólar, a bolsa brasileira já subiu 35% em 2009.

Diante do grau elevado de incertezas, a valorização das ações pode ruir diante de novas turbulências. Mas há indícios de que o movimento de alta é agora mais consistente. Um sinal disso é o comportamento das chamadas "small caps", ações das empresas de menor porte. No mês, até ontem, o índice da categoria avançou 31,19%, o dobro dos 15,4% do Ibovespa. Os fundos com esses papéis ganharam 19,12% no mês até dia 24. (págs. 1, D1 a D3 e C1)

Pré-sal tem sistema de partilha definido
O governo ainda faz mistério, mas as principais decisões sobre as regras de exploração do petróleo na camada pré-sal já foram tomadas. A partilha da produção deverá ser mesmo o modelo escolhido. Ou seja, as áreas exploradas estarão sob mando da União, que contratará empresas para produzir nos blocos do pré-sal. O governo, por meio de uma nova estatal ou autarquia, ficará com parte das receitas obtidas com a produção.

Em razão do mau tempo previsto, o presidente Lula cancelou a viagem que faria amanhã ao Campo de Tupi, na Bacia de Santos, para o início da produção no pré-sal. Ele acompanhará o evento de um telão, na Marina da Glória, no Rio. Tupi é a maior descoberta de petróleo do mundo nos últimos 30 anos e começa com produção diária de 30 mil barris, a 5,3 mil metros de profundidade. (págs. 1 e Al6)

Votorantim lucra R$ 1 bi no trimestre
O grupo Votorantim encerrou o ano passado com lucro líquido de apenas R$ 14,2 milhões, reduzido pelas perdas de R$ 2,046 bilhões com operações financeiras com derivativos e o impacto da brusca variação cambial. No primeiro trimestre de 2009, o grupo avalia que seu desempenho melhorou substancialmente. O lucro líquido superou R$ 1 bilhão, diz Raul Calfat, diretor-geral da Votorantim Industrial. "Se o câmbio continuar no patamar atual, teremos um segundo trimestre ainda melhor". Com a crise, os investimentos previstos para o ano foram reduzidos de R$ 7,5 bilhões para R$ 5 bilhões. (págs. 1 e B7)

A TI que suporta o Imposto de Renda
A Receita Federal e o Serpro testam o limite de seus computadores com o fim do prazo para entrega das declarações do Imposto de Renda, à meia-noite. Um supercomputador, 20 servidores e um link de internet de 6 Gbps suportarão picos de 300 mil declarações por hora. A expectativa é totalizar 25 milhões de documentos. Até a tarde de ontem, cerca de 21 milhões de contribuintes haviam prestado contas ao leão. (págs. 1 e B3)

Epidemia traz mais recessão ao México
Além da crise, a epidemia de gripe suína também esta aplicando um severo golpe na economia mexicana, empurrando o país para uma recessão mais profunda.

Boa parte dos prejuízos se concentra na Cidade do México. Nessa área metropolitana de 24 milhões de habitantes, as ruas estão estranhamente silenciosas. Bares, boates, cinemas e teatros tiveram ordem de fechar. Os restaurantes só podem entregar refeições a domicilio e os jogos de futebol se realizam em estádios vazios. Segundo as associações empresariais da cidade, o comércio está perdendo mais de US$ 100 milhões por dia de vida às ordens de fechar as portas. A epidemia também esvazia os hotéis nas praias mexicanas. (págs. 1 e A12)

Dreyfus eleva investimento no Brasil
Voltados principalmente aos negócios nas áreas de cana e laranja, os investimentos do grupo francês Louis Dreyfus no Brasil somaram US$ 149 milhões no biênio 2004/05 e US$ 975 milhões entre 2006 e 2007. Agora, diz Kenneth C. Geld, presidente no país, vão superar US$ 1,1 bilhão entre 2008 e 2010. “Mudamos de patamar, de perfil, e a Louis Dreyfus Commodities como um todo se tornou mais brasileira. O foco do grupo, hoje, é o Brasil, que em termos de fornecimento é o mundo quando se fala em agronegócios", afirma Geld. A LDC Bioenergia, controlada pela LD Commodities, espera incorporar a Santelisa Vale, de Sertãozinho (SP), em dois meses. O valor da transação não é revelado, mas para torná-la viável foi feita uma capitalização de R$ 409 milhões na LDC Bioenergia em fevereiro. (págs. 1 e B12)

Argentina agora impõe licenças de importação a autopeças brasileiras (págs. 1 e A2)

Apesar das polêmicas envolvendo o STF, imagem do Judiciário melhora (págs. 1 e EU&Fim de Semana)

Preços em queda
O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) registrou deflação de 0,15% em abril, após recuo de 0.14% no mês anterior. No ano, a queda é de 1,07%. Nos últimos 12 meses,o índice acumula alta de 5,38%. Os preços no atacado caíram 0,44% e no varejo subiram 0,58%. (págs. 1 e A3)

China investe em Taiwan
A China Mobile fechou acordo para comprar 12% da Far EasTone Telecommunications por US$ 529 milhões, o primeiro investimento de uma empresa estatal chinesa em Taiwan desde o fim da guerra civil, em 1949. (págs. 1 e Al3)

São Carlos na prateleira
A São Carlos, empresa do trio Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, nascida dos ativos imobiliários das Lojas Americanas, está à venda. Entre os possíveis interessados estão BR Properties, Brascor e Hines. O negócio se aproxima de R$ 1 bilhão. (págs. 1 e B1)

Montadoras atropelam a crise
Neste mês, até o dia 28, foram emplacados no país 201,7 mil veículos. Com esse resultado, restando ainda dois dias para o encerramento do mês, o total no ano chegou a 870 mil unidades, praticamente o mesmo que em igual período de 2008. (págs. 1 e B8)

Visão de longo prazo
O uso da previdência privada para garantir a futura educação dos filhos, como fez a família do ex-nadador Gustavo Borges, ganha cada vez mais força. Os planos infantis cresceram em média 50% nos últimos quatro anos, ante 18% dos planos de aposentadoria. (págs. 1)

Goiás ganha nova usina
O grupo Jalles Machado, um dos mais tradicionais de Goiás, vai investir R$ 330 milhões em uma segunda usina de álcool no Estado, que ainda é importador de etanol. A unidade entrará em operação na próxima safra. (págs. 1 e Bl2)

Recessão americana
A economia dos EUA sofreu contração de 6,1% no primeiro trimestre (dado anualizado), depois de uma queda de 6,3% no quarto trimestre do ano passado, e indica que a recessão ainda deverá ser longa. Analistas esperavam recuo de 4,7%. (págs. 1 e C4)

Impactos da crise
A Romi, uma das maiores fabricantes de máquinas do país, encerrou o primeiro trimestre com prejuízo de R$ 7,8 milhões, ante um lucro de R$ 25,9 milhões em igual período do ano passado. A receita caiu 50,4%, para R$ 75,77 milhões. (págs. 1 e D4)

Ideias
Eliana Cardoso: a colaboração internacional será necessária para manter as crises sob controle. (págs. 1 e A2)

Ideias
Maria Inês Nassif: o mito da liderança moderna da oligarquia Sarney. (págs. 1 e A6)

------------------------------------------------------------------------------------

Gazeta Mercantil

Manchete: Gripe suína beira a pandemia, mas bolsas sobem no mundo
A Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou ontem para o grau 5 seu nível de alerta para a gripe suína, o que significa que o mundo está sob o risco iminente de uma pandemia do vírus da doença. Ao anunciar a medida em Genebra, na Suíça, a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, disse que, apesar dos riscos, o mundo está mais preparado que nunca para enfrentar a situação.

Em Brasília, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, admitiu que a gripe suína deve chegar ao Brasil e, apesar do segundo aumento do nível de alerta de transmissão da doença em menos de 48 horas, afirmou que não há motivo para pânico. (págs. 1, A11, A12, A13, B2 e B4)

Empresas evitam viagem para os locais de risco
Companhias multinacionais estão agindo rapidamente para evitar expor seus funcionários a um eventual contato com pessoas infectadas pelo vírus da gripe suína. O laboratório Bristol-Myers Squibb emitiu um documento interno orientando seus 44 mil profissionais no mundo para que não planejem viagens para o México ou os Estados Unidos. “São decisões que podem ter grande impacto nos negócios. Na verdade, é um momento difícil. Já há a crise econômica e agora esse risco de uma pandemia”, diz Silvia Sfeir, diretora de assuntos corporativos da empresa no Brasil.

A operação brasileira da mexicana Femsa informa que está tomando todas as precauções e seguindo as determinações da OMS. As viagens de seus executivos entre México e Brasil foram postergadas. (págs. 1 e D7)

Juro cai a 10,25%, o menor nível da história do País
O Banco Central (BC) confirmou as expectativas e reduziu a Selic em 1 ponto percentual, para 10,25% ao ano, no menor patamar da história. Com a decisão, o País deixa a incômoda posição de maior juro real do mundo, com a taxa a 5,88%, agora atrás da China, com 6,66%, e da Hungria, com 6,4%.

O corte realizado, o terceiro do ano e inferior à redução de 1,5 ponto em março, deve ser seguido por novas reduções. Ao comunicar a taxa, o BC incluiu no breve texto a expressão “ampliar o processo de distensão monetária”, entendida como sinalizadora de novos cortes. (págs. 1 e B1)

Venda de veículos encerra abril com 225 mil unidades
Apesar do excesso de feriados, abril não decepcionou: o mês que termina hoje deve fechar com um total em torno de 225 mil veículos emplacados. Nem o efeito causado pela prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) ou o menor número de dias úteis foram capazes de afetar o bom desempenho do mercado, interpretam analistas do setor.

O Brasil tem resistido à crise mundial. Ao contrário de outros países, cujos mercados despencaram, as vendas de veículos no País acumulam no quadrimestre em torno de 870 mil unidades, queda de apenas 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado — lembrando que 2008 foi o melhor ano de todos os tempos para o setor. (págs. 1 e C5)

Brasil registra bons resultados em TI & telecom
A Claro fechou o primeiro trimestre com 2,2% mais clientes que no último trimestre do ano passado, receita ampliada e perspectivas de continuar crescendo. A Totvs, de software de gestão, encerrou os três primeiros meses com expansão expressiva em venda e lucro. Enquanto isso, no exterior, as múltis Sun e SAP registraram perdas de receita e lucratividade nos balanços divulgados ontem. (págs. 1 e C7)

Tupi é o novo marco para o setor petrolífero
O início de operação do campo de Tupi, a partir de amanhã, Dia do Trabalho, marcará um novo divisor de águas para o setor petrolífero brasileiro. “Com Tupi, a Petrobras vai mostrar que conseguiu superar os desafios tecnológicos de atuar em tanta profundidade”, afirma o geólogo Giuseppe Bacoccolli, referindo-se à extração marítima de petróleo a mais de 6 mil metros. (págs. 1, C1 e C2)

Mercado imobiliário: Dificuldades desafiam os prazos do pacote
As metas audaciosas do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, já são ameaçadas por vários empecilhos. Além do prazo curto, a greve dos funcionários da Caixa Econômica Federal e a demora na preparação em receber o pacote, por parte de algumas prefeituras, somam-se aos fatores que atrasam o pontapé inicial do programa. Mas, apesar dos problemas, algumas construtoras estão confiantes. (págs. 1 e E1)

Transporte e logística
Luciano Luft mostra como o Grupo Luft chegou a R$ 1 bi (págs. 1 e C4)

Carne de porco
Exportadoras podem ganhar mercado, diz Nildemar Secches, da Perdigão (págs. 1 e B9)

Inflação
IGP-M registra queda de 0,15% em abril (págs. 1 e A5)

Site de política se destaca
O site especializado em política Congresso em Foco, que denunciou a farra no uso de passagens áreas por parlamentares, deslancha em audiência e se prepara para tornar-se uma agência de notícias. (págs. 1 e C8)

FGTS volta a operar no azul
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) voltou a operar com saldo positivo em abril. A arrecadação líquida deve fechar o mês com R$ 310 milhões, depois do rombo de R$ 440 milhões de março. (págs. 1 e A6)

Limitação de juros bancários
O Superior Tribunal de Justiça editou ontem três súmulas que regulam contratos bancários. A mais polêmica prevê a limitação de 1% ao mês para juros de mora. (págs. 1 e A10)

Falta de apólice embarga concessões
A dificuldade na contratação do seguro-garantia está embargando as concessões das rodovias paulistas. A Triunfo Participações não fechou apólice e foi excluída. (págs. 1 e B2)

Supermercados vendem menos
O setor supermercadista começa a sentir os efeitos da crise financeira. Segundo a Abras, apesar da alta de 2,12% no trimestre, as vendas estão se desacelerando. (págs. 1 e C3)

Produção industrial despenca
A produção industrial caiu para 36,1 pontos no primeiro trimestre e a utilização da capacidade recuou para 68%, no pior resultado apurado pela CNI desde 1999. (págs. 1 e A7)

Cadeia petroquímica estável
Solange Stumpf, sócia da MaxiQuim, avalia que no curto e médio prazos os preços do petróleo e da nafta não terão grandes quedas nem altas. (págs. 1 e investnews.com.br)

Opinião: Everardo Maciel
É inadmissível que a repatriação de capitais configure privilégios para aqueles que efetivaram remessas ilegais para o exterior. (págs. 1 e A3)

Opinião: Leonardo Trevisan
O vestibular único gorou, mas o MEC insiste na centralização do ensino, inclusive dos concursos de professores nos estados. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Estado de Minas

Manchete: Risco maior de gripe está em BH e São Paulo
Dos 38 casos monitorados no Brasil, um em Minas e outro na capital paulista são considerados suspeitos. OMS eleva alerta sobre a doença

Uma mulher que desembarcou ontem vinda de Miami foi a quinta pessoa internada no Hospital das Clínicas da UFMG. Mas seu caso era de sinusite e foi logo descartado. O mesmo ocorreu com o casal que tinha estado em Cancún. Assim, restaram dois pacientes, um sob investigação e o outro medicado com antivirais. O aumento do nível de alerta para 5, numa escala que vai até 6, indica que uma epidemia global já é considerada iminente. Exemplo do perigo foi o contágio de um espanhol, primeira vítima que não passou por terras mexicanas. Operadoras de turismo têm forte queda na procura.

Sequenciamento genético do vírus abre caminho para vacina

Mineiros que vivem nos eua relatam o medo da contaminação

Morte de bebê no Texas é a primeira ocorrida fora do México (págs. 1, 17 e 23 a 26)

Foto legenda: Em Confins, passageiro usa máscara no desembarque de voo procedente de Miami

Deputados querem ganhar mais (págs. 1 e 3)

ENEM: Viçosa tem a melhor escola pública do país
Pelo segundo ano seguido, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa consegue a maior nota de toda a rede pública no Enem. Instituição é a terceira colocada no ranking geral dos melhores colégios. (págs.1, 27 e editorial, na 10)

Taxa de juros é a menor que o país já teve
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu em um ponto percentual a taxa básica de juros da economia (Selic), para 10,25% ao ano. É o patamar mais baixo da história. (págs. 1 e 14)

Justiça manda banco indenizar aposentado
Banco do Brasil tem de pagar R$ 40 mil a vítima de sequestro relâmpago obrigada a fazer oito saques em duas horas e meia. (págs. 1 e 28)

MP vai investigar licitação bilionária da receita (págs. 1 e 15)

Imposto de Renda
Hoje é o último dia para acertar contas com o Leão (págs. 1 e 18)

Mamografia
Mulheres acima de 40 anos podem fazer exame de graça (págs. 1 e 29)

De olho na casa
Associação comunitária que cobrou taxa de Maria José dos Santos em projeto habitacional da PBH é exemplo do risco de distorções no programa federal. (págs. 1 e 13)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio

Manchete: Leão nas alturas
De virada, Sport faz 3x2 na LDU, em Quito, e termina em primeiro no Grupo 1 da Libertadores da América. Andrada marcou dois gols. (pág.1)

Pernambucana pode estar com gripe suína
Babá está internada em Patos, na Paraíba, com sintomas da virose. Ela voltou do Texas com os patrões na semana passada, desembarcou no Recife, esteve em Pombal, sua cidade natal, e seguiu para o interior paraibano, onde trabalha. (pág.1)

EUA confirma primeira morte (pág.1)

Doença já atingiu nível de pré-pandemia (pág. 1)

Banco central corta juro para 10,25% (pág.1)

Vestibular (pág.1)

-------------------

Nenhum comentário: