quinta-feira, 30 de abril de 2009

Alerta mundial cresce e OMS diz que pandemia é iminente (Manchete de O Globo)

O Globo


Com 90 casos confirmados em 10 estados, EUA têm 1ª morte por gripe suína

A Organização Mundial de Saúde elevou o nível de alerta da gripe suína para 5, numa escala que vai até 6, e advertiu que a pandemia é iminente. A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, apelou aos países que se preparem para o pior: "Todos devem imediatamente ativar seus planos para uma pandemia”. A Alemanha, com quatro casos, e a Áustria, com um, juntaram-se à lista de nove países onde a doença já se manifestou. Com 90 casos confirmados em 10 estados, os EUA registraram a primeira morte um menino mexicano de 1 ano e 11 meses, no Texas. Nova York já é o maior foco da epidemia, depois do México. O presidente Barack Obama pediu que as escolas que registrarem casos fiquem fechadas. (págs. 1, 29 e 30)

Foto legenda:
Funcionários da Receita recebem passageiros que desembarcam no Galeão: o governo brasileiro monitora 36 casos, dos quais dois já são suspeitos de gripe suína

Brasil tem 2 casos suspeitos

O ministro da saúde, José Gomes Temporão, informou que o Brasil tem dois casos suspeitos de gripe suína, em São Paulo e Belo Horizonte. Ambos estiveram em áreas de risco e se encontram em isolamento. O ministro pediu que se evite a automedicação. (págs. 1 e 30)

Juros caem e poupança já paga mais que fundos
Em decisão unânime e dentro das expectativas do mercado, o banco Central reduziu ontem a taxa básica de juros Selic em um ponto percentual, para 10,25% ao ano, seu novo piso histórico. Para empresários e centrais sindicais, porém, o corte dos juros é tímido diante da crise internacional. Com a queda da Selic, a caderneta de poupança passa render mais que os fundos de investimento que têm taxa de administração superior a 1,5%. (págs. 1, 23 e 24)

Câmara aprova cota para deficientes
A Câmara aprovou cota de 10% para deficientes físicos em instituições públicas de ensino médio e superior. O texto vai agora ao Senado e aumentou a polêmica sobre o tema. O Senado já discute criar cotas de 50% nas universidades federais para negros, pobres e alunos da escola pública. Com as duas cotas, a reserva de vagas nas federais pode chegar a 60%. (págs. 1 e 3)

Haddad: gasto com públicas é baixo
O ministro Fernando Haddad disse que a disparidade nos gastos explica o mau desempenho da rede estadual no Enem. Segundo ele, o aluno da rede pública custa, por ano, o mesmo que uma só mensalidade de uma escola privada. (págs. 1 e 3)


Despesa sobe mais que o investimento
Os investimentos do governo em obras e outros empreendimentos, essenciais para enfrentar a crise; estão crescendo em ritmo bem inferior ao das despesas com pessoal. No primeiro trimestre do ano, os investimentos aumentaram 13%, enquanto os gastos com pessoal subiram 24,8%. (págs. 1 e 25)

Uniforme na defesa de 2016
O ministro Orlando Silva, o prefeito Paes e o governador Cabral usam o mesmo modelo de gravata para defender a candidatura do Rio perante a comissão do COL. (págs. 1 e 15)

Charge Chico: Avião da alegria ataca outra vez
- Alô, torre! Autoaumento de deputados taxiando na pista e pedindo permissão para decolar, câmbio ...

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: OMS alerta para 'pandemia iminente'
EUA confirmam a primeira morte por gripe suína fora do México; no Brasil, existem 2 casos suspeitos

Ante a rápida propagação mundial da gripe suína e a constatação da continua transmissão do vírus entre humanos, a Organização Mundial de Saúde elevou seu alerta para o nível 5.

É a primeira vez que a OMS aciona esse nível, que indica iminência de pandemia (epidemia mundial). O órgão diz ser alta a probabilidade de o alerta ir ao nível 6 (declaração de pandemia). (págs. 1 e Mundo)

Juro básico cai 1 ponto e fica em 10,25% ao ano
O Banco Central anunciou o corte de um ponto percentual na taxa Selic, para 10,25% ao ano. A decisão foi tomada por unanimidade. É o nível mais baixo já registrado desde a criação do Copom (Comitê de Política Monetária do BC), em 1996.

Antes do anúncio, o presidente do BC, Henrique Meirelles, disse ao presidente Lula que não seria possível manter o ritmo de queda de março (recuo de 1,5 ponto).

A taxa é só referência. Na prática, os juros da economia são bem maiores. (págs. 1 e B1)

Câmara aprova cota de deficientes no ensino público
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou projeto destinando a pessoas com deficiência 10% das vagas nas instituições públicas de ensino médio e superior. O texto, que tem caráter conclusivo e vai para o Senado, não impõe limites a cursos ou tipos de deficiência - a regulamentação caberá ao governo. (págs. 1 e C4)

Senado amplia benefícios do parcelamento de dívidas com fisco
O Senado ampliou os benefícios do programa de parcelamento geral de dividas aprovado pela Câmara. Assim, quem já utilizou algum dos três programas do gênero, criados desde 2000, poderá se beneficiar do novo plano de parcelamento.

Dívidas com o fisco vencidas até novembro de 2008 poderão ser pagas em até 180 meses, com abatimento de multas e de juros. O texto agora volta à Câmara. (págs. 1 e B7)

Economia dos EUA registra queda de 6,1% no 1º trimestre
A economia dos EUA encolheu 6,1% no primeiro trimestre. O recuo superou a média das previsões de queda (4,7%) e veio logo após a retração recorde de 6,3% no último trimestre de 2008.

Apesar disso, o Dow Jones fechou em alta (2,1%), animado pelo aumento do consumo das famílias, de 2,2%. Os próximos meses serão cruciais para determinar se a demanda dos consumidores vai se sustentar. (págs. 1 e B11)

Funcionário do BC confessa morte de moradores de rua
O servidor do Banco Central José Cândido do Amaral Filho confessou, segundo a polícia, ter matado dois moradores de rua em Brasília, no mesmo lugar em que o pataxó Galdino dos Santos morreu queimado em 1997.

Para Amaral, os dois cometiam "atos libidinosos". Seus advogados alegam problemas psicológicos. (págs. 1 e C9)

Editoriais
Leia "Punição pelo voto", que defende o sistema distrital misto; e "A lição do Enem", sobre talentos na rede pública. (págs. 1 e A2)

Leandra Peres
Recuperação pode fazer taxa subir em 2010 (págs. 1 e B3)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: OMS eleva ainda mais alerta para gripe suína
Limitar viagens é inútil, diz entidade; para o governo, Brasil está 'preparado'

A OMS declarou que uma pandemia de gripe suína é "inevitável e iminente" e elevou o nível de alerta internacional para 5, numa escala que vai até 6. Isso significa que os governos terão de intensificar medidas contra a doença. A esta altura, a entidade considera inútil restringir viagens. Os EUA confirmaram sua primeira morte, a de um menino de 2 anos. A OMS registrou 148 casos em nove países e pediu que, nesses lugares, sejam evitados abraços e beijos. No Brasil, dois pacientes foram considerados' oficialmente casos suspeitos. Segundo o Ministério da Saúde. "o País está preparado". (págs. 1, A19 e A20)

'Paciente zero' está curado

Edgar Hernandez, de 5 anos, é apontado no México como o "paciente zero" da epidemia de gripe suína no país, que pode ter matado mais de 150 pessoas. "Vão pensar que a culpa é do meu filho", lamentou a mãe, Maria. "Eu fiquei muito mal, mas agora estou bem", contou o próprio Edgar. (págs. 1 e A20)

Foto legenda:
Inocência - Edgar Hernandez, o 'paciente zero' da gripe suína no México, em sua casa em La Gloria: ninguém de sua família ficou doente

BC corta 1 ponto e juro básico é o menor em 13 anos
Taxa Selic cai para 10,25% ao ano

Em decisão esperada pelo mercado, o Banco Central anunciou ontem o corte de 1 ponto porcentual na taxa básica de juros (Selic), para 10,25% ao ano, sem viés. Com isso, caiu o ritmo da queda dos juros, que tinham recuado 1,5 ponto em março. Foi a terceira redução seguida, e a taxa atingiu o menor nível desde o fim de 1997. Os maiores bancos seguiram a decisão e também anunciaram diminuição de taxas, entre 0,05 e 0,63 ponto porcentual. O maior corte foi do Banco do Brasi1. (págs. 1, B1 e B3)

Petróleo pode ter nova estatal
O presidente Lula pode anunciar amanhã, no Rio, a criação de estatal para explorar petróleo na camada do pré-sal. A ideia é ter uma autarquia, no modelo norueguês, que prevê a sociedade com investidores para desenvolvimento de áreas de exploração de petróleo. O anúncio poderá ser feito por Lula no Campo de Tupi. (págs. 1 e B11)

Portadores de deficiência terão cota em universidade
A Câmara aprovou projeto que fixa 10% das vagas nas universidades e instituições de ensino médio públicas para pessoas com deficiência. A reserva segue na linha aplicada em concursos públicos, que é de 20%. Somado a outro projeto em tramitação, sobre cotas raciais, 60% das vagas das instituições públicas de ensino médio e superior ficariam reservadas a cotistas. (págs. 1 e A7)

SP troca albergue por 'centro de convivência'
A Prefeitura de São Paulo fechou os albergues tradicionais da região central e abrirá três “centros de convivência". Nesses locais, que não terão dormitório, a promessa é dar atendimento médico, social e psicológico. "Estão tentando limpar o centro, empurrara problema para a periferia", disse Anderson Miranda, de grupo de moradores de rua. (págs. 1, C1 e C3)

CNBB destaca afetividade na formação de padres
Os bispos reunidos em assembleia da CNBB em Indaiatuba (SP) aprovaram documento que dá ênfase à dimensão humano-afetiva dos seminaristas, ressalta que o celibato é exigência da Igreja e que homossexuais não devem ser ordenados padres, informa o repórter José Maria Mayrink. O texto será divulgado após autorização do papa Bento XVI. (págs. 1 e A22)

Câmara: CCJ muda regra de licença ambiental
Projeto define competência de União, Estados e municípios. (págs. 1 e A21)

Roraima: Termina prazo para desocupar reserva
Não-índios deverão deixar a Raposa Serra do Sol até meia-noite. (págs. 1 e A4)

Notas & Informações: Os EUA ainda em recessão
Obama completou cem dias de mandato com más notícias sobre a economia. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Juro brasileiro cai de 1º para 3º do mundo
BC reduz 1 ponto da Selic, e taxa continua uma das mais altas do planeta

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central seguiu o roteiro previsto pelo mercado e reduziu a Selic em 1 ponto percentual - de 11,25% para 10,25% ao ano. Em termos nominais, é o menor nível da série histórica, iniciada em 1996, da taxa básica de juros no país. Com o corte, o país deixa de ser o campeão mundia1 dos juros altos, mas continua com uma das maiores taxas do planeta: índice real (descontada a inflação) de 5,8%, atrás da China (6,6%) e da Hungria (6,4%). Nas grandes economias mundiais, a crise já derrubou os juros para patamares próximos de zero. A decisão do Copom desagradou a a empresários e sindicalistas, que esperavam o mesmo ritmo de queda das duas últimas reuniões, quando os diretores do BC promoveram corte de 1,5 ponto percentual. (págs. 1 e Economia A17)

Gripe chegará ao Brasil, diz ministro
OMS classifica doença como quase pandemia. EUA registra uma morte

Enquanto a OMS avisava que a gripe suína é uma "pandemia iminente", o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, admitia que a doença deve chegar ao Brasil. Por enquanto, há 36 brasileiros em observação, mas nenhum diagnóstico confirmado. O governo avisou ter 12.500 kits de tratamento para uso imediato e matéria-prima para produzir rapidamente remédios para até 9 milhões de infectados. O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, pediu à população que continue a consumir carne de porco, já que não há risco de contágio por ingestão. Os EUA registraram sua primeira morte ontem. (págs. 1 e Tema do Dia A2 a A11)

Início da era do pré-sal premia aposta da Petrobras
Após muita incerteza sobre a validade dos investimentos da Petrobras, a plataforma de Tupi, a 290 quilômetros da costa fluminense, começa amanhã a produzir óleo extraído da camada pré-sal. Com esses campos sob depósitos de sal, estima-se que as jazidas brasileiras cheguem a 55 bilhões de barris. (págs. 1 e Economia A18)

Inspetores do COI começam a conhecer o projeto do Rio
Os integrantes do Comitê Olímpico Internacional que estão no Rio para vistoriar a cidade, candidata a sede olímpica em 2016, conheceram ontem os projetos da prefeitura e do governo do estado para o evento. Além disso, ouviram atletas e ex-atletas exaltarem a candidatura carioca. (págs. 1 e Esportes D8)

Desemprego sobe em março
A taxa de desemprego aumentou de 13,9% para 15,1% em março, segundo pesquisa do Dieese e da Fundação Seade, realizada em cinco regiões metropolitanas do país, além do Distrito Federal. O número de desempregados subiu para 3 milhões. (págs. 1 e Economia A19)

Punição à tortura dividiria os EUA
É insatisfatória a decisão de Barack Obama de apenas expor, sem processar, os responsáveis por torturas em interrogatórios da era Bush. Mas, levando tudo em consideração, o presidente fez o que pôde. (págs. 1 e Internacional A21)

Tensão na reserva indígena de RR
Termina hoje o prazo para que todos os não índios se retirem da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. A Polícia Federal e a Força Nacional de Segurança destacaram 400 homens para o local, pois ainda há temor de enfrentamento com arrozeiros. (págs. 1 e País A12)

Sociedade aberta
Paulo Di Blasi
Economista do Ibmec

Redução da Selic vai permitir mais investimento. (págs. 1 e A17)

Sociedade aberta
Raul Emrich Melo
Médico

O Brasil tem condições de combater bem a gripe suína. (págs.1 e A3)

Sociedade aberta
Villas-Bôas Corrêa
Repórter político do JB

O impossível acontece: a Câmara começou a faxina. (págs. 1 e A9)

Sociedade aberta
J. Roberto Whitaker Penteado
Consultor

O país não está tão mal quanto dizem os críticos. (págs. 1 e A9)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Receita flagra golpe na declaração do IR
Megaoperação fiscal num escritório de contabilidade do DF encontra fraudes de R$ 34 milhões. Nos últimos cinco anos, esquema inflou despesas para gerar restituições de até R$ 60 mil para a “clientela” — formada por servidores da Polícia Civil, do Senado e da Câmara. Todos pagarão o imposto sonegado com multa e responderão a processo por formação de quadrilha. (págs. 1 e 28)

Gripe suína a um passo de se tornar pandemia
Organização Mundial de Saúde eleva alerta mundial para o nível 5. Significa que difusão generalizada da gripe suína é iminente. Nos EUA, uma criança morreu e Barack Obama já fala em suspender aulas nos colégios.

E no Brasil...

Ministério da Saúde adverte: há dois casos suspeitos, um em São Paulo e outro em Minas.(págs. 1 e Tema do Dia, 36 a 39)

Nunca antes… Brasil tem menor juro da história
O Banco Central reduziu ontem a taxa básica brasileira de 11,25% para 10,25% ao ano, a menor já registrada. Assim, o país deixou a incômoda posição de campeão mundial dos juros altos — agora experimenta encargos menores que os da China e da Hungria. Novas baixas são esperadas para julho. (págs. 1 e 26)

Concurso
Prorrogada inscrição para provas do metrô-DF (págs. 1 e 31)

Crise sem fim: O ex-figurão do Senado e suas laranjas
Empresa registrada em nome da ex-babá de João Carlos Zoghbi, ex-diretor de Recursos Humanos do Senado, era administrada por outras duas pessoas, Carlota Zaíra Solino Fonseca e Marlise Teresinha von Borstel. Elas tinham poderes para movimentar recursos e até mandar dinheiro para o exterior. (págs. 1, 2 e 3)

Mais suspeitas contra assassino da Asa Sul (págs. 1 e 41)

Muito a fazer no ensino médio
Resultados do Enem mostram que escolas do DF, públicas ou particulares, precisam melhorar desempenho. (págs. 1 e 45)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico

Manchete: Abril termina com um novo ânimo no mercado de ações
Bons ventos voltaram a soprar a favor das ações e o índice da Bolsa de Valores de São Paulo fechou aos 47.226 pontos - a melhor marca em sete meses. Muito dinheiro está vindo para a bolsa e boa parte dele de fora. O giro diário na Bovespa chegou ontem a R$ 4,7 bilhões, coincidentemente o mesmo volume de recursos externos que entrou no mercado atrás de papéis brasileiros neste ano. Em dólar, a bolsa brasileira já subiu 35% em 2009.

Diante do grau elevado de incertezas, a valorização das ações pode ruir diante de novas turbulências. Mas há indícios de que o movimento de alta é agora mais consistente. Um sinal disso é o comportamento das chamadas "small caps", ações das empresas de menor porte. No mês, até ontem, o índice da categoria avançou 31,19%, o dobro dos 15,4% do Ibovespa. Os fundos com esses papéis ganharam 19,12% no mês até dia 24. (págs. 1, D1 a D3 e C1)

Pré-sal tem sistema de partilha definido
O governo ainda faz mistério, mas as principais decisões sobre as regras de exploração do petróleo na camada pré-sal já foram tomadas. A partilha da produção deverá ser mesmo o modelo escolhido. Ou seja, as áreas exploradas estarão sob mando da União, que contratará empresas para produzir nos blocos do pré-sal. O governo, por meio de uma nova estatal ou autarquia, ficará com parte das receitas obtidas com a produção.

Em razão do mau tempo previsto, o presidente Lula cancelou a viagem que faria amanhã ao Campo de Tupi, na Bacia de Santos, para o início da produção no pré-sal. Ele acompanhará o evento de um telão, na Marina da Glória, no Rio. Tupi é a maior descoberta de petróleo do mundo nos últimos 30 anos e começa com produção diária de 30 mil barris, a 5,3 mil metros de profundidade. (págs. 1 e Al6)

Votorantim lucra R$ 1 bi no trimestre
O grupo Votorantim encerrou o ano passado com lucro líquido de apenas R$ 14,2 milhões, reduzido pelas perdas de R$ 2,046 bilhões com operações financeiras com derivativos e o impacto da brusca variação cambial. No primeiro trimestre de 2009, o grupo avalia que seu desempenho melhorou substancialmente. O lucro líquido superou R$ 1 bilhão, diz Raul Calfat, diretor-geral da Votorantim Industrial. "Se o câmbio continuar no patamar atual, teremos um segundo trimestre ainda melhor". Com a crise, os investimentos previstos para o ano foram reduzidos de R$ 7,5 bilhões para R$ 5 bilhões. (págs. 1 e B7)

A TI que suporta o Imposto de Renda
A Receita Federal e o Serpro testam o limite de seus computadores com o fim do prazo para entrega das declarações do Imposto de Renda, à meia-noite. Um supercomputador, 20 servidores e um link de internet de 6 Gbps suportarão picos de 300 mil declarações por hora. A expectativa é totalizar 25 milhões de documentos. Até a tarde de ontem, cerca de 21 milhões de contribuintes haviam prestado contas ao leão. (págs. 1 e B3)

Epidemia traz mais recessão ao México
Além da crise, a epidemia de gripe suína também esta aplicando um severo golpe na economia mexicana, empurrando o país para uma recessão mais profunda.

Boa parte dos prejuízos se concentra na Cidade do México. Nessa área metropolitana de 24 milhões de habitantes, as ruas estão estranhamente silenciosas. Bares, boates, cinemas e teatros tiveram ordem de fechar. Os restaurantes só podem entregar refeições a domicilio e os jogos de futebol se realizam em estádios vazios. Segundo as associações empresariais da cidade, o comércio está perdendo mais de US$ 100 milhões por dia de vida às ordens de fechar as portas. A epidemia também esvazia os hotéis nas praias mexicanas. (págs. 1 e A12)

Dreyfus eleva investimento no Brasil
Voltados principalmente aos negócios nas áreas de cana e laranja, os investimentos do grupo francês Louis Dreyfus no Brasil somaram US$ 149 milhões no biênio 2004/05 e US$ 975 milhões entre 2006 e 2007. Agora, diz Kenneth C. Geld, presidente no país, vão superar US$ 1,1 bilhão entre 2008 e 2010. “Mudamos de patamar, de perfil, e a Louis Dreyfus Commodities como um todo se tornou mais brasileira. O foco do grupo, hoje, é o Brasil, que em termos de fornecimento é o mundo quando se fala em agronegócios", afirma Geld. A LDC Bioenergia, controlada pela LD Commodities, espera incorporar a Santelisa Vale, de Sertãozinho (SP), em dois meses. O valor da transação não é revelado, mas para torná-la viável foi feita uma capitalização de R$ 409 milhões na LDC Bioenergia em fevereiro. (págs. 1 e B12)

Argentina agora impõe licenças de importação a autopeças brasileiras (págs. 1 e A2)

Apesar das polêmicas envolvendo o STF, imagem do Judiciário melhora (págs. 1 e EU&Fim de Semana)

Preços em queda
O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) registrou deflação de 0,15% em abril, após recuo de 0.14% no mês anterior. No ano, a queda é de 1,07%. Nos últimos 12 meses,o índice acumula alta de 5,38%. Os preços no atacado caíram 0,44% e no varejo subiram 0,58%. (págs. 1 e A3)

China investe em Taiwan
A China Mobile fechou acordo para comprar 12% da Far EasTone Telecommunications por US$ 529 milhões, o primeiro investimento de uma empresa estatal chinesa em Taiwan desde o fim da guerra civil, em 1949. (págs. 1 e Al3)

São Carlos na prateleira
A São Carlos, empresa do trio Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, nascida dos ativos imobiliários das Lojas Americanas, está à venda. Entre os possíveis interessados estão BR Properties, Brascor e Hines. O negócio se aproxima de R$ 1 bilhão. (págs. 1 e B1)

Montadoras atropelam a crise
Neste mês, até o dia 28, foram emplacados no país 201,7 mil veículos. Com esse resultado, restando ainda dois dias para o encerramento do mês, o total no ano chegou a 870 mil unidades, praticamente o mesmo que em igual período de 2008. (págs. 1 e B8)

Visão de longo prazo
O uso da previdência privada para garantir a futura educação dos filhos, como fez a família do ex-nadador Gustavo Borges, ganha cada vez mais força. Os planos infantis cresceram em média 50% nos últimos quatro anos, ante 18% dos planos de aposentadoria. (págs. 1)

Goiás ganha nova usina
O grupo Jalles Machado, um dos mais tradicionais de Goiás, vai investir R$ 330 milhões em uma segunda usina de álcool no Estado, que ainda é importador de etanol. A unidade entrará em operação na próxima safra. (págs. 1 e Bl2)

Recessão americana
A economia dos EUA sofreu contração de 6,1% no primeiro trimestre (dado anualizado), depois de uma queda de 6,3% no quarto trimestre do ano passado, e indica que a recessão ainda deverá ser longa. Analistas esperavam recuo de 4,7%. (págs. 1 e C4)

Impactos da crise
A Romi, uma das maiores fabricantes de máquinas do país, encerrou o primeiro trimestre com prejuízo de R$ 7,8 milhões, ante um lucro de R$ 25,9 milhões em igual período do ano passado. A receita caiu 50,4%, para R$ 75,77 milhões. (págs. 1 e D4)

Ideias
Eliana Cardoso: a colaboração internacional será necessária para manter as crises sob controle. (págs. 1 e A2)

Ideias
Maria Inês Nassif: o mito da liderança moderna da oligarquia Sarney. (págs. 1 e A6)

------------------------------------------------------------------------------------

Gazeta Mercantil

Manchete: Gripe suína beira a pandemia, mas bolsas sobem no mundo
A Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou ontem para o grau 5 seu nível de alerta para a gripe suína, o que significa que o mundo está sob o risco iminente de uma pandemia do vírus da doença. Ao anunciar a medida em Genebra, na Suíça, a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, disse que, apesar dos riscos, o mundo está mais preparado que nunca para enfrentar a situação.

Em Brasília, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, admitiu que a gripe suína deve chegar ao Brasil e, apesar do segundo aumento do nível de alerta de transmissão da doença em menos de 48 horas, afirmou que não há motivo para pânico. (págs. 1, A11, A12, A13, B2 e B4)

Empresas evitam viagem para os locais de risco
Companhias multinacionais estão agindo rapidamente para evitar expor seus funcionários a um eventual contato com pessoas infectadas pelo vírus da gripe suína. O laboratório Bristol-Myers Squibb emitiu um documento interno orientando seus 44 mil profissionais no mundo para que não planejem viagens para o México ou os Estados Unidos. “São decisões que podem ter grande impacto nos negócios. Na verdade, é um momento difícil. Já há a crise econômica e agora esse risco de uma pandemia”, diz Silvia Sfeir, diretora de assuntos corporativos da empresa no Brasil.

A operação brasileira da mexicana Femsa informa que está tomando todas as precauções e seguindo as determinações da OMS. As viagens de seus executivos entre México e Brasil foram postergadas. (págs. 1 e D7)

Juro cai a 10,25%, o menor nível da história do País
O Banco Central (BC) confirmou as expectativas e reduziu a Selic em 1 ponto percentual, para 10,25% ao ano, no menor patamar da história. Com a decisão, o País deixa a incômoda posição de maior juro real do mundo, com a taxa a 5,88%, agora atrás da China, com 6,66%, e da Hungria, com 6,4%.

O corte realizado, o terceiro do ano e inferior à redução de 1,5 ponto em março, deve ser seguido por novas reduções. Ao comunicar a taxa, o BC incluiu no breve texto a expressão “ampliar o processo de distensão monetária”, entendida como sinalizadora de novos cortes. (págs. 1 e B1)

Venda de veículos encerra abril com 225 mil unidades
Apesar do excesso de feriados, abril não decepcionou: o mês que termina hoje deve fechar com um total em torno de 225 mil veículos emplacados. Nem o efeito causado pela prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) ou o menor número de dias úteis foram capazes de afetar o bom desempenho do mercado, interpretam analistas do setor.

O Brasil tem resistido à crise mundial. Ao contrário de outros países, cujos mercados despencaram, as vendas de veículos no País acumulam no quadrimestre em torno de 870 mil unidades, queda de apenas 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado — lembrando que 2008 foi o melhor ano de todos os tempos para o setor. (págs. 1 e C5)

Brasil registra bons resultados em TI & telecom
A Claro fechou o primeiro trimestre com 2,2% mais clientes que no último trimestre do ano passado, receita ampliada e perspectivas de continuar crescendo. A Totvs, de software de gestão, encerrou os três primeiros meses com expansão expressiva em venda e lucro. Enquanto isso, no exterior, as múltis Sun e SAP registraram perdas de receita e lucratividade nos balanços divulgados ontem. (págs. 1 e C7)

Tupi é o novo marco para o setor petrolífero
O início de operação do campo de Tupi, a partir de amanhã, Dia do Trabalho, marcará um novo divisor de águas para o setor petrolífero brasileiro. “Com Tupi, a Petrobras vai mostrar que conseguiu superar os desafios tecnológicos de atuar em tanta profundidade”, afirma o geólogo Giuseppe Bacoccolli, referindo-se à extração marítima de petróleo a mais de 6 mil metros. (págs. 1, C1 e C2)

Mercado imobiliário: Dificuldades desafiam os prazos do pacote
As metas audaciosas do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, já são ameaçadas por vários empecilhos. Além do prazo curto, a greve dos funcionários da Caixa Econômica Federal e a demora na preparação em receber o pacote, por parte de algumas prefeituras, somam-se aos fatores que atrasam o pontapé inicial do programa. Mas, apesar dos problemas, algumas construtoras estão confiantes. (págs. 1 e E1)

Transporte e logística
Luciano Luft mostra como o Grupo Luft chegou a R$ 1 bi (págs. 1 e C4)

Carne de porco
Exportadoras podem ganhar mercado, diz Nildemar Secches, da Perdigão (págs. 1 e B9)

Inflação
IGP-M registra queda de 0,15% em abril (págs. 1 e A5)

Site de política se destaca
O site especializado em política Congresso em Foco, que denunciou a farra no uso de passagens áreas por parlamentares, deslancha em audiência e se prepara para tornar-se uma agência de notícias. (págs. 1 e C8)

FGTS volta a operar no azul
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) voltou a operar com saldo positivo em abril. A arrecadação líquida deve fechar o mês com R$ 310 milhões, depois do rombo de R$ 440 milhões de março. (págs. 1 e A6)

Limitação de juros bancários
O Superior Tribunal de Justiça editou ontem três súmulas que regulam contratos bancários. A mais polêmica prevê a limitação de 1% ao mês para juros de mora. (págs. 1 e A10)

Falta de apólice embarga concessões
A dificuldade na contratação do seguro-garantia está embargando as concessões das rodovias paulistas. A Triunfo Participações não fechou apólice e foi excluída. (págs. 1 e B2)

Supermercados vendem menos
O setor supermercadista começa a sentir os efeitos da crise financeira. Segundo a Abras, apesar da alta de 2,12% no trimestre, as vendas estão se desacelerando. (págs. 1 e C3)

Produção industrial despenca
A produção industrial caiu para 36,1 pontos no primeiro trimestre e a utilização da capacidade recuou para 68%, no pior resultado apurado pela CNI desde 1999. (págs. 1 e A7)

Cadeia petroquímica estável
Solange Stumpf, sócia da MaxiQuim, avalia que no curto e médio prazos os preços do petróleo e da nafta não terão grandes quedas nem altas. (págs. 1 e investnews.com.br)

Opinião: Everardo Maciel
É inadmissível que a repatriação de capitais configure privilégios para aqueles que efetivaram remessas ilegais para o exterior. (págs. 1 e A3)

Opinião: Leonardo Trevisan
O vestibular único gorou, mas o MEC insiste na centralização do ensino, inclusive dos concursos de professores nos estados. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Estado de Minas

Manchete: Risco maior de gripe está em BH e São Paulo
Dos 38 casos monitorados no Brasil, um em Minas e outro na capital paulista são considerados suspeitos. OMS eleva alerta sobre a doença

Uma mulher que desembarcou ontem vinda de Miami foi a quinta pessoa internada no Hospital das Clínicas da UFMG. Mas seu caso era de sinusite e foi logo descartado. O mesmo ocorreu com o casal que tinha estado em Cancún. Assim, restaram dois pacientes, um sob investigação e o outro medicado com antivirais. O aumento do nível de alerta para 5, numa escala que vai até 6, indica que uma epidemia global já é considerada iminente. Exemplo do perigo foi o contágio de um espanhol, primeira vítima que não passou por terras mexicanas. Operadoras de turismo têm forte queda na procura.

Sequenciamento genético do vírus abre caminho para vacina

Mineiros que vivem nos eua relatam o medo da contaminação

Morte de bebê no Texas é a primeira ocorrida fora do México (págs. 1, 17 e 23 a 26)

Foto legenda: Em Confins, passageiro usa máscara no desembarque de voo procedente de Miami

Deputados querem ganhar mais (págs. 1 e 3)

ENEM: Viçosa tem a melhor escola pública do país
Pelo segundo ano seguido, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa consegue a maior nota de toda a rede pública no Enem. Instituição é a terceira colocada no ranking geral dos melhores colégios. (págs.1, 27 e editorial, na 10)

Taxa de juros é a menor que o país já teve
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu em um ponto percentual a taxa básica de juros da economia (Selic), para 10,25% ao ano. É o patamar mais baixo da história. (págs. 1 e 14)

Justiça manda banco indenizar aposentado
Banco do Brasil tem de pagar R$ 40 mil a vítima de sequestro relâmpago obrigada a fazer oito saques em duas horas e meia. (págs. 1 e 28)

MP vai investigar licitação bilionária da receita (págs. 1 e 15)

Imposto de Renda
Hoje é o último dia para acertar contas com o Leão (págs. 1 e 18)

Mamografia
Mulheres acima de 40 anos podem fazer exame de graça (págs. 1 e 29)

De olho na casa
Associação comunitária que cobrou taxa de Maria José dos Santos em projeto habitacional da PBH é exemplo do risco de distorções no programa federal. (págs. 1 e 13)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio

Manchete: Leão nas alturas
De virada, Sport faz 3x2 na LDU, em Quito, e termina em primeiro no Grupo 1 da Libertadores da América. Andrada marcou dois gols. (pág.1)

Pernambucana pode estar com gripe suína
Babá está internada em Patos, na Paraíba, com sintomas da virose. Ela voltou do Texas com os patrões na semana passada, desembarcou no Recife, esteve em Pombal, sua cidade natal, e seguiu para o interior paraibano, onde trabalha. (pág.1)

EUA confirma primeira morte (pág.1)

Doença já atingiu nível de pré-pandemia (pág. 1)

Banco central corta juro para 10,25% (pág.1)

Vestibular (pág.1)

-------------------

quarta-feira, 29 de abril de 2009

O que Publicam os Jornais de Hoje

O Globo

Manchete: Enem mostra a falência das escolas públicas nos estados
Rio aparece com o maior número de escolas entre as cem melhores do país'

O fracasso das redes públicas estaduais emerge dos resultados do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): das mil escolas com piores notas no último exame, 965 são estaduais. Já entre as mil melhores, 36 são estaduais - apenas 3,6%, embora os colégios estaduais concentrem 85% dos estudantes de nível médio. O MEC quer usar o Enem, num novo modelo, como substituto do vestibular. O setor privado domina a lista do Enem, com 905 entre os mil estabelecimentos com notas mais altas. Foram avaliadas 20 mil escolas. Entre os cem melhores colégios do Brasil, 29 são do Rio de Janeiro, inclusive o primeiro da lista, o bicampeão Colégio de São Bento; 23 são de Minas Gerais e 20 de São Paulo. Doze estados não têm escolas entre as cem primeiras do ranking. (págs. 1 e 3 a 12)

Entre as públicas, federais dominam

Das 20 melhores escolas públicas do país, 18 são federais, com destaque para os colégios de aplicação ligados às universidades. (págs. 1 e 4)

Santo Inácio, bom até para adultos

O curso do Colégio Santo Inácio para jovens e adultos, com aulas gratuitas para moradores do Dona Marta, ficou entre os melhores. (págs. 1 e 10)

Brasil já monitora 20 casos de gripe
Lula diz que o momento não é para terrorismo e Obama pede US$ 1,5 bi para combater epidemia

Autoridades sanitárias acompanham, em oito estados brasileiros, a evolução dos casos de 20 pessoas que apresentaram um dos sintomas da gripe suína, após passagem por áreas afetadas pelo vírus. Mas o Ministério da Saúde ainda não os considera casos supeitos. No Rio, houve corrida a hospitais e farmácias e os estoques do antiviral Tamiflu e de máscaras estão reduzidos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não é o momento de fazer "terrorismo" com algo que ainda não chegou ao Brasil: "Fico preocupado que uma notícia dessas possa criar mais pânico do que deveria criar." O governo informou que tem estoque de Tamiflu para atender cerca de 9 milhões de pessoas. A OMS começou a se preparar para um cenário de pandemia, ao mesmo tempo em que tenta conter a escalada do vírus da gripe suína, que já se alastrou para sete países. Nos EUA, o número de infectados subiu para 65 casos em seis estados, e o presidente Barack Obama solicitou ao Congresso mais US$ 1,5 bilhão no orçamento para o combate à epidemia. (págs. 1 e 29 a 32)

Foto legenda: Pacientes deixam a emergência do hospital naval na Cidade do México: o país registra prejuízos de US$ 110 milhões por dia e a economia está paralisada pela gripe suína

Charge Chico: E enquanto a marolinha suína não chega... Um pesadelo punk: "Los Porcinos Mariachis"

Epidemia paralisa o México
A epidemia registra prejuízo de US$ 110 milhões por dia ao México, com 25 mil estabelecimentos fechados e a economia parcialmente paralisada. Restaurantes só fazem entregas e 450 mil trabalhadores ficaram ontem em casa. O setor turístico foi duramente afetado por cancelamentos de viagens a suas praias e ruínas históricas. (págs. 1 e 30)

FGTS teve rombo de meio bilhão em março
A alta do desemprego fez as contas do FGTS fecharem março com rombo de R$ 440 milhões. Os saques atingiram R$ 4,8 bilhões, contra arrecadação de R$ 4,36 bilhões. Nos saques, 66% foram por demissão. Outros motivos são aposentadoria e compra da casa própria. (págs. 1 e 23)

Câmara moraliza passagens
Depois de um acordo de líderes, a Câmara proibiu ontem as passagens para parentes de deputados, os voas ao exterior e o acúmulo de créditos de um ano para outro. (págs. 1 e 14)

PAC vira ato de apoio a Dilma
Reunião do PAC com 60 prefeitos do Amazonas se transformou em ato com faixas e discursos de apoio à pré-candidatura de Dilma Rousseff. (págs. 1 e 15)

Coluna: Elio Gaspari
Lula e Dilma Rousseff tornaram-se personagens de um dilema que poderá marcar a História. Julgamentos contaminados por interesses estranhos à medicina já causaram danos à vida do país: em 1985, com Tancredo Neves, em 1969, com Costa e Silva. (págs. 1 e 7)

Petrobras sobe combustível de avião em 6,2% (págs. 1 e 24)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Enem expõe desigualdade entre públicas e privadas
Entre as 20 instituições mais bem colocadas no exame, 15 são particulares

Dados divulgados pelo governo com base no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) mostram amplo predomínio das escolas particulares no ranking do exame.

O mau desempenho das escolas públicas refere-se sobretudo às "convencionais". Considerando esse corte, a melhor unidade da rede oficial tem só a 1.935ª nota mais alta entre 19,1 mil.

Com mais investimentos oficiais, algumas escolas públicas profissionalizantes, ligadas a universidades ou que fazem seleção para ingresso conseguem ficar entre as melhores do Enem.

Entre as 20 instituições mais bem colocadas no exame, 15 são privadas. A melhor é uma particular do Rio, o Colégio de São Bento, com média 33% acima da melhor pública, do interior gaúcho.

"Esse resultado se repete ano a ano", diz Reynaldo Fernandes, presidente do instituto do MEC responsável pelo exame. "Nenhuma prova mede só a qualidade da escola. Mede a do aluno, a formação dos pais e o contexto socioeconômico", diz.

Colégios voltados para filhos de pais de alta renda e escolaridade têm vantagem, avalia Antônio Gois. (págs. 1 e Educação)

Marcelo Coelho
Sozinho, exame não é critério de escolha (págs. 1 Esp. 4)

OMS conta 105 casos de gripe suína e pede mobilização global
Com novos casos confirmados na Espanha, no Reino Unido e na Nova Zelândia, a OMS (Organização Mundial da Saúde) contabilizou ontem 105 pessoas infectadas pela gripe suína em seis países. A organização advertiu que o vírus continua a se propagar e pediu aos países que se preparem para uma pandemia global.

À exceção do México, onde a OMS confirmou sete mortes, em todos os demais países os casos são brandos.

O México intensificou a prevenção, mas baixou o total de casos confirmados. No Brasil, onde não há nenhum caso confirmado, a Anvisa cobrou das empresas aéreas cooperação para aplicar medidas de prevenção. (págs. 1 e Mundo)

Foto legenda: Homem usa máscara de caveira contra a gripe suína na Cidade do México; o número de mortes atribuídas à doença no país caiu para 7

Médicos pedem que se evite a automedicação
Enquanto farmácias pelo país viram alvo de corrida pelos remédios contra gripe suína, médicos, autoridades sanitárias e fabricantes condenam a automedicação. Sergio Cimerman, presidente da Associação Panamericana de Infectologia, defende o recolhimento imediato do remédio Tamiflu. (págs. 1 e A13)

Câmara aprova restrição a uso de passagens aéreas
Depois de uma série de escândalos envolvendo a utilização das passagens dos deputados e uma semana após o Senado tomar medida semelhante, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), assinou ato que limita o uso da cota aérea dos congressistas. Excessos cometidos antes da vigência do ato não serão punidos.

Entre outras medidas, a Casa reduziu em 20% o valor da cota a que os deputados têm direito, limitou sua validade a viagens nacionais e proibiu a emissão de bilhetes para parentes. O valor, porém, continuará permitindo que cada deputado faça todo mês, em média, dez viagens de ida e volta entre Brasília e seu Estado. (págs. 1 e A4)

Petrobras decide voltar ao setor de mineração
A Petrobras anunciou sua volta ao setor de mineração. Para isso, investirá, em parceria, na exploração de uma mina de potássio descoberta pela estatal no Amazonas.

Para a parceria, a Petrobras exige ser majoritária no negócio. A estatal afirma não descartar uma aliança com a Vale, que não se manifestou sobre o tema. (págs. 1 e B4)

Indústria produz 14,9% a menos no 1º trimestre
O nível de atividade da indústria paulista ficou estável em março, mas caiu 14,9% no primeiro trimestre ante o mesmo período de 2008, de acordo com dados da Fiesp.

O recuo foi o maior desde 2003. No mês passado, houve alta de 0,5%. Para a Fiesp, a atividade parou de cair, mas a retomada do crescimento será lenta. (págs. 1 e B3)

Editoriais
Leia "Hora de aterrissar", sobre passagens de deputados; e "Rodoanel e mananciais", acerca de impacto ambiental. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Câmara limita viagens, mas prepara aumento de salário
Compensação ao corte de passagens visa a conter rebelião do baixo clero

A Mesa Diretora da Câmara baixou um ato administrativo que do tornou mais rígidas as regras sobre o uso de passagens aéreas pelos deputados. Ao mesmo tempo, para evitar uma rebelião no baixo clero, iniciou um processo de reforma administrativa que abre caminho para que os parlamentares tenham aumento de salário, equiparando-o ao dos ministros do Supremo Tribunal Federal (R$ 24,5 mil). Diante do desgaste político, a ideia é implementar neste ano apenas a redução dos gastos, deixando o aumento dos vencimentos para depois. Com as novas medidas, só deputados e assessores autorizados poderão usar as passagens, o valor das cotas cairá 20% e os parlamentares terão de prestar contas pela internet. Além disso, a nova regra proíbe oacúmulo de créditos para o ano seguinte. No Senado, houve redução da cota de passagens, mas o uso de bilhetes por terceiros continua liberado. (págs. 1, A4 e A6)

Primeira escola de SP no Enem é de graça
A escola paulista com a melhor pontuação no Enem não cobra mensalidade. O Colégio Engenheiro Juarez Wanderley, de São José dos Campos, é mantido pela Embraer, que investe R$ 14 mil por aluno ao ano, metade do que pagam os pais de estudantes de colégios paulistanos de ponta. A única escola pública entre as dez primeiras é um centro técnico federal que seleciona alunos. No Brasil, o Colégio São Bento, do Rio, voltou a ter o melhor desempenho. Especialistas questionam a representatividade dos resultados. (págs. 1 e Caderno Especial – Vida&Educação)

Foto legenda: Nota alta - Alunos do ensino médio do Colégio Engenheiro Juarez Wanderley, mantido pela Embraer: referência no ensino gratuito em SP

Estadão.edu
'Estado' lança amanhã projeto de educação

Caderno mensal e conteúdo na web tratam de formação e carreira. (págs. 1 e A20)

Aposentado ganha hora extra
Relatório do corregedor nacional de Justiça, Gilson Dipp, indica pagamentos irregulares no Tribunal de Justiça do Amazonas. Um soldado deslocado para guarda do Tribunal chegou a receber R$ 18 mil/mês. Foram pagas horas extras para aposentados, além de diárias e gratificações de R$ 3 mil a 15 mil mensais. (págs. 1 e A9)

Sob nova direção, BB expande o crédito
Menos de uma semana depois de tomar posse, a nova direção do Banco do Brasil começou a seguir o plano do governo de expandir a oferta de crédito. A instituição atuará no setor habitacional, no programa federal Minha Casa, Minha Vida, e financiará a compra de eletrodomésticos. O presidente do BB, Aldemir Bendine, disse que os juros cobrados pelo banco vão cair hoje, após o provável corte da taxa básica, a ser decidido pelo Banco Central. (págs. 1 e B1)

OMS estuda subir alerta sobre gripe e busca vacina
Se nível de pandemia for definido, todos os governos terão de estabelecer controles

A Organização Mundial da Saúde informou que estuda elevar o alerta sobre gripe suína para 6, numa escala que vai até 6. A medida significaria o estabelecimento de uma pandemia - disseminação global da doença, obrigando todos os governos a adotar medidas de controle. Apesar do tom, a OMS não faz restrições ao deslocamento de pessoas, pedindo apenas que os doentes não viajem. Enquanto isso, cientistas buscam a origem do vírus HINI, que causa a gripe, e a OMS procura parceiros para elaborar uma vacina, que deve ficar pronta somente no fim do ano. (págs. 1, A17 e A18)

Investigados 20 casos no Brasil
O Ministério da Saúde informou que o Brasil investiga 20 casos de pacientes que voltaram da área de transmissão da gripe suína apresentando sintomas. (págs. 1 e A17)

México: busca por máscaras
Na Cidade do México, há uma busca frenética por máscaras. O governo diz ter distribuído 6 milhões. "Não sei onde eles as escondem", disse uma mexicana. (págs. 1 e A18)

Foto legenda: Obama: popular, 100 dias depois
Governo do novo presidente dos EUA tem 68% de aprovação, índice alcançado por Ronald Reagan há duas décadas. (págs. 1 e A12)

Produção de minério da Vale cai 37% no trimestre
A produção de minério de ferro da Vale, maior empresa privada do Brasil, caiu 25,9% no primeiro trimestre de 2009, ante o mesmo período do ano passado. Na comparação com o último trimestre de 2008, a queda foi de 37%. Em volume, foram 27,6 milhões de toneladas a menos, o equivalente à paralisação do complexo de Carajás, sua principal mina, durante todo o trimestre. Os cortes na produção refletem a virada mundial em meio à crise. (págs. 1 e B12)

Notas & Informações: A sucessão em tempo de espera
A enfermidade de que foi acometida a ministra Dilma Rousseff expõe os malefícios da decisão do presidente Lula de precipitar com antecedência absurda a campanha para sua sucessão. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Operação de guerra em 51 hospitais contra a gripe
Governo dispõe de 90 milhões de doses de remédio para combater o vírus da influenza suína

O Ministério da Saúde informou que 51 hospitais funcionarão como referência no atendimento contra a gripe suína. Três deles, no Rio: o Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz; o Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião; e o Hospital Universitário Pedro Ernesto, da UREJ. Foi descartada a possibilidade de contaminação dos seis passageiros atendidos ao desembarcarem ontem no Galeão. Especialistas ouvidos pelo JB avaliam como satisfatórias as medidas adotadas até agora pelo governo. A gripe suína já matou 152 pessoas no México e contaminou pelo menos 100 pacientes nos cinco continentes. Vinte pessoas são monitoradas no Brasil por apresentarem algum sintoma, sendo duas no Rio de Janeiro. Mas em nenhum dos casos houve confirmação do vírus. (págs. 1 e Tema do Dia A2 a A7 e Editorial A8)

Foto legenda:
Quarta de sol - Um nevoeiro fez as belezas do Rio ficarem um tanto escondidas ontem pela manhã. A previsão para hoje é de sol com algumas, mas não chove: uma massa de ar seco está sobre o Sudeste. Amanhã, a umidade aumenta, e a temperatura deve cair

Câmara corta regalias aéreas
Por unanimidade, e dispensando votação em plenário, os líderes partidários decidiram restringir o uso de bilhetes aéreos. Os deputados que cometeram irregularidades podem ser anistiados, sinalizou o presidente da Câmara, deu a entender o líder Michel Temer. (págs. 1 e País A10)

Medição de água mais econômica
Uma forma eficiente de diminuir o consumo - e o desperdício - de água é a medição individualizada. Segundo especialistas, a economia nos condomínios com um hidrômetro por apartamento pode chegar a 40%. Prédios mais novos já o adotam. (págs. 1 e Economia A17)

Lula: "Fofão está comendo a bola"
Deveria ser um elogio, mas aos ouvidos do atacante Ronaldo pode não soar assim. Em mais um comentário sobre a Seleção, o presidente Lula, corintiano, pediu ao técnico Dunga a convocação do Fenômeno. "Fofão está comendo a bola", justificou. (págs. 1 e Esportes D2)

Sociedade aberta
Pedro Paulo Carvalho Teixeira
Secretário chefe da Casa Civil da Prefeitura do Rio de Janeiro

Organização Social não é privatização. (págs. 1 e A9)

Sociedade aberta
José Luiz Niemeyer
Professor do Ibmec-RJ

Internacionalização e modernização deram maior relevância ao Brasil. (págs. 1 e A17)

Sociedade aberta
Candido Mendes
Cientista político

O cacife de Lula frente a Obama vem do respeito à democracia. (págs. 1 e A9)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: DF eleva nível de alerta contra a gripe
Numa escala que vai até o grau 6 de risco pandêmico, o Distrito Federal se impôs o nível 4 de alerta. Segundo a Secretaria de Saúde, o Hospital Regional da Asa Norte servirá de base de operações para receber e tratar doentes acometidos pelo vírus influenza suíno — embora apenas um caso, de uma mulher de 39 anos, no Gama, esteja oficialmente em observação. Por abrigar embaixadas e, portanto, receber grande fluxo de estrangeiros, a capital é um dos portões de entrada do mal no Brasil, conforme explicações das autoridades. “Não há motivo para pânico. A medida é necessária porque a gripe está surgindo muito rapidamente, o que nos obriga a também ser rápidos na prevenção”, disse ao Correio o subsecretário de Saúde do DF, Florêncio Cavalcante. Apreensiva, a população começa a tomar atitudes desnecessárias. Estoques de antivirais sumiram e até os modelos mais resistentes de máscaras cirúrgicas estão sendo arrematados nas farmácias. (págs. 1 e Tema do Dia, 20 a 23)

Foto legenda: Devotos de São Judas Tadeu, o santo das causas impossíveis, rezam em igrejas na cidade do México: pânico por causa da gripe suína

Em Brasília, Eliane gastou R$ 75,90 num pacote de máscaras

OMS joga a toalha no plano de conter o vírus (págs. 1 e 20)

Veja o ranking das melhores escolas do DF no Enem (págs. 1, 28 e 29)

O exterminador de mendigos da Asa Sul
Servidor do Banco Central, José Cândido do Amaral Filho confessou ontem o assassinato, em janeiro, de dois moradores de rua que dormiam na Praça do Índio, na 703/704 Sul. O crime ocorreu no mesmo local onde, há 12 anos, jovens de classe média alta atearam fogo no pataxó Galdino porque pensavam se tratar de um mendigo. Colecionador de armas, José Cândido disse que resolveu matar os dois homens após supostamente vê-los praticando atos libidinosos na rua e por terem furtado uma tocha. “O sangue subiu à cabeça. Queria ‘limpar’ eles de lá”, revelou. (págs. 1 e 27)

Pressão pelas cotas raciais
Ministro da Educação faz apelo a senadores em favor da adoção da cor da pele como critério para ingresso nas universidades. (págs. 1 e 9)

A hora da vingança
Líderes partidários pressionam Michel Temer para votar projeto de Paulo Maluf que prevê punição a quem denunciar autoridades. (págs. 1 e 2)

Agnelo entrou na farra aérea
Mesmo fora do mandato, petista pagou 28 viagens com dinheiro da Câmara. Vinte das passagens ele deu para amigos. (págs. 1 e 3)

O senador e suas miniférias
Magno Malta (PR-ES) recebeu passagens do Senado para ir à Índia. Mas deu uma esticadinha até Dubai, onde ficou quatro dias. (págs. 1 e 4)

Hoje tem fenômeno em Curitiba
Elogiado por Lula, que o chamou de “Fofão”, Ronaldo comanda Corinthians contra o Atlético-PR pela Copa do Brasil. (págs. 1 e 33)



------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico

Manchete: Argentina usa as licenças como barreira comercial
Com a economia em desaquecimento, a pressão argentina para conter importações via licenciamento prévio está funcionando como prolongada barreira às vendas brasileiras e como forma de pressão para que as empresas passem a produzir em seu território. Indústrias de pneus e autopeças reclamam de mercadorias paradas por mais de 45 dias na fronteira, enquanto o setor de calçados informa que empresas que possuem fábricas no país vizinho têm preferência na liberação das licenças de importação. Hoje, os dois países fazem a terceira rodada de negociações setoriais.

"O governo argentino começou a condicionar a liberação das licenças de importação à existência de produção local", confirmou ao Valor Milton Cardoso, presidente da Abicalçados e da Vulcabras. As pequenas empresas são as mais prejudicadas. Vulcabras, Paqueta, Dilly e outras companhias possuem fábricas no país vizinho, mas também se sentem prejudicadas pelas licenças argentinas. (págs. 1, A3, B7 e B11)

Gripe suína derruba preços ao produtor
A instabilidade criada pela gripe suína leva importadores a adiarem o fechamento de negócios, segundo apurou o Valor. Mas não existem cancelamentos de exportações. O plano dos exportadores de ampliar seus mercados a curto prazo, porém, terá de ser postergado. Em Santa Catarina, maior produtor e exportador de carne suína do Brasil, os preços ao produtor começaram a cair.

Enquanto os produtores temem perdas, os fabricantes de produtos hospitalares se preparam para um aumento significativo na produção de máscaras cirúrgicas, usadas para evitar o contágio do vírus. O Valor ouviu quatro fabricantes, dos quais três relataram um grande volume de consultas nos últimos dois dias, com expectativa de dobrar ou até triplicar a produção. A procura vem de revendedores, do Ministério da Saúde - que anunciou uma compra emergencial e já está buscando cotação entre os fabricantes - e de hospitais no exterior. (págs. 1, A16 e A17)

Fiscal 'térmico' vigia vírus em aeroportos
Sem nenhum caso de gripe suína, Taiwan acionou ontem seu plano de controle máximo. O país está bem preparado para enfrentá-la, depois de tirar lições de epidemias recentes.

Quem desembarca no aeroporto de Taipé, a capital, nem desconfia que é submetido a um "escaneamento térmico" quando passa pelo corredor em direção ao saguão de bagagens. Inspetores acompanham no computador a temperatura do passageiro. Se estiver acima do normal, indicando febre, ele nem chegará perto da porta de saída. Será rapidamente interceptado, interrogado e mandado direto para o hospital. A operação é acompanhada por câmeras a quilômetros dali, no Centro de Controle de Doenças. (págfs. 1 e A16)

Mercado de biodiesel chega ao momento de transição
Pouco mais de um ano depois do início da mistura obrigatória de biodiesel ao diesel mineral, o programa aproxima-se de sua transição mais delicada: a extinção dos leilões de compra realizados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Não há ainda definição do governo que marque o momento da guinada, mas ela deixou de ser uma reivindicação exclusiva das indústrias. A própria ANP já estuda internamente alternativas que possam dar novo rumo à comercialização do combustível. A necessidade de alteração ganha corpo, segundo argumento do mercado, porque se aproxima o momento de elevação da mistura compulsória, que é de 3%.

"Acho que está no momento de pensarmos em um modelo de transição, no passo seguinte ao sistema de leilões", diz Edson Silva, superintendente de abastecimento da ANP. (págs. 1 e B12)

Nissan fará carro barato no Brasil
A Nissan, que tem menos de 1% do mercado brasileiro de veículos, se prepara para uma guinada. Vai produzir no país um carro que ainda está em fase de desenvolvimento mundial, menor do que a maioria dos automóveis pequenos vendidos no Brasil. A informação foi confirmada ontem por Carlos Tavares, executivo escalado para assumir o comando das operações da companhia japonesa nas Américas. (págs. 1 e B1)

Importância do IPVA cresce para Estados
Com recolhimento concentrado no início do ano, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) amenizou em parte a queda de arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Em São Paulo, enquanto o ICMS teve queda de 1,1% no primeiro trimestre, o IPVA cresceu 8,6%, já descontada a inflação.

Outros Estados também observaram evolução significativa na receita com o imposto. No Rio Grande do Sul, a arrecadação do IPVA aumentou 15% reais e na Bahia, 5% (nominais). De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o volume de emplacamentos em todo o país cresceu 4% no primeiro trimestre na comparação com o mesmo período do ano passado. (págs. 1 e A4)

Serra ataca a política econômica
Após se acertar sobre as prévias no PSDB em jantar até a 1h com o governador de Minas, Aécio Neves, em Belo Horizonte, o governador de São Paulo, José Serra, já estava a postos, menos de nove horas depois, durante seminário em São Paulo, para seu mais duro discurso contra a condução das políticas do governo federal em reação à crise econômica. Bem-humorado, Serra discursou por mais de uma hora. Disse que o Banco Central tem mantido os juros em níveis "siderais" com o objetivo de valorizar a moeda brasileira e não para combater a inflação. "Como no esquema Ponzi, a política monetária brasileira vai acabar entrando para a história da economia mundial", disse o governador, em referência aos célebres esquemas fraudulentos praticados pelo italiano Charles Ponzi nos anos 20. (págs. 1 e A15)

Odebrecht e Etesco estão em fase avançada para obter US$ 2 bilhões em empréstimos externos (págs. 1 e C1)

Fermento nos negócios
Com o crescimento das vendas no Centro-Oeste e no Norte do país, a Mabel driblou a crise e já faturou 15% mais neste ano. O plano é diversificar a produção e se tornar uma empresa de alimentos – não só de biscoitos – em três anos, diz Vicente Barros. (págs. 1 e B5)

Linha branca na Tok&Stok
Tradicional varejista de móveis e objetos de decoração, a Tok&Stok está finalizando a seleção do fabricante de eletrodomésticos que será fornecedor exclusivo de linha branca para suas 27 lojas. A rede já vende eletroeletrônicos desde 2006. (págs. 1 e B6)

TNT Compra a Araçatuba
A companhia de origem holandesa TNT anunciou ontem a compra da transportadora Expresso Araçatuba, que pertencia ao grupo Arex, por € 54 milhões. Com o negócio, amplia sua atuação nas regiões Centro-Oeste e Norte. (págs. 1 e B9)

Alta do leite
Captação menor de leite no Sul em razão da estiagem, penado de "secagem" das matrizes no Centro-Sul e demanda firme fizeram os preços do leite ao produtor nacional subirem novamente em abril, mas ainda inferiores aos de 12 meses atrás. (págs. 1 e B11)

Liderança incômoda
Se as previsões do mercado estiverem certas e o Copom cortar a Selic em um ponto percentual, para 10,25% ao ano, o Brasil deixará de pagar a maior taxa de juros real do mundo. Será ultrapassado por China e Hungria. (págs. 1 e C2)

Ideias
Martin Wolf: quem espera um retorno rápido à normalidade dos tempos pré-crise está iludido. (págs. 1 e A19)

Ideias
Cristiano Romero: campanha do PPS sobre a poupança é infeliz. (págs. 1 e A2)

Ideias
David Kupfer: principais fragilidades competitivas do Brasil estão concentradas na indústria tradicional. (págs. 1 e A19)

Ideias
Arnaldo Corria: etanol sofre com a falta de caixa das usinas. (págs. 1 e A18)

------------------------------------------------------------------------------------

Gazeta Mercantil

Manchete: Siemens vai investir US$ 600 milhões no País
O expressivo crescimento alcançado no Brasil em 2008, de 33%, e um faturamento líquido de R$ 4,6 bilhões chamaram a atenção da gigante alemã Siemens, que na última semana realizou no País uma reunião mundial de diretoria, sob o comando do presidente do grupo, Peter Löscher.

O evento discutiu estratégias de crescimento para o mercado brasileiro e a aplicação dos investimentos previstos para os próximos quatro anos, estimados em US$ 600 milhões. Energia e segmentos industriais são os ramos que receberão a maior parcela. O País é visto como um mercado-chave para a companhia de infraestrutura, muito em função dos programas anunciados pelo governo. (págs. 1 e C7)

Sky aplica R$ 150 milhões em serviço de alta definição
A operadora de TV paga via satélite Sky reservou R$ 150 milhões para o lançamento de seu serviço de alta definição. Desse valor, R$ 70 milhões foram destinados ao desenvolvimento do produto, enquanto os demais R$ 80 milhões serão aplicados em campanha publicitária criada pela agência Giovanni + DraftFCB e estrelada por Gisele Bündchen. Tratado de modo pomposo pela empresa, o investimento nessa tecnologia é mais um passo em sua estratégia para tornar-se uma gestora de audiovisual dos clientes, segundo Luiz Eduardo Baptista da Rocha, presidente da Sky. Por isso, planeja ter seu sinal de TV disponível no celular e prover o acesso à internet por meio de banda larga sem fio. (págs. 1 e C8)

Mais construtoras na área de securitização
A retomada do volume de emissões de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) tem estimulado companhias que atuam na construção e incorporação de imóveis a atuar diretamente em securitização. A construtora WTorre é uma das mais tradicionais nesse modelo, mas já é acompanhada por empresas de investimento que atuam em incorporação, como Pátria e Prosperitas, e mais recentemente a Bracor, com sua BRC Securitizadora, e PDG Realty, que estruturou a PDG Companhia Securitizadora. Até a incorporadora Cyrela Brazil Realty se originou da união dessas duas pontas — a construtora Cyrela e a Brazil Realty Companhia Securitizadora.

“Não sei se é uma tendência, mas é uma alternativa”, diz Carlos Augusto Lopes, da consultoria especializada Uqbar. Embalar os créditos para emissões de CRI só faz sentido para empresas que saibam negociá-los no mercado, que tenham clientes praticamente garantidos — caso das securitizadoras independentes. Para estas últimas, esse modelo casado não parece adequado. “De alguma forma, reflete um conflito de interesse”, considera Marcelo Michaluá, diretor-executivo da RB Capital. (págs. 1 e B3)

Para Serra, estados estão de mãos atadas diante da crise
O governador de São Paulo, José Serra (PSDB)— e provável candidato da oposição na corrida presidencial de 2010 —, disse ontem em evento na capital paulista que os estados e municípios estão de mãos atadas para enfrentar a crise, pois, além dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, não podem emitir títulos públicos. “O governo federal não teve e não tem política anticíclica”, criticou. Para ele, algumas ações chegaram a reforçar a desaceleração da economia.

O tucano também afirmou que a venda de estatais em sua gestão não significa redução do patrimônio público, e sim uma troca, pois os R$ 23 bilhões em receitas extras não serão gastos em custeio, mas utilizados para investimentos neste ano. (págs. 1, A8 e A9)

Gripe suína causa prejuízos ao turismo
A gripe suína já causa prejuízos para as empresas de turismo que atuam no Brasil operando destinos internacionais. O presidente do Fórum das Agências de Viagens Especializadas em Contas Comerciais (Favecc), Francisco Leme da Silva, afirmou que ainda não possui estatísticas, mas as viagens para México e EUA vêm sendo canceladas: “As empresas estão adiando as viagens, pois existe um forte clima de incerteza. E as companhias aéreas estão se organizando em função disso. A Delta Airlines, por exemplo, informou que está permitindo a troca dos destinos e a reemissão de passagens sem multas.”

Apesar de a Organização Mundial da Saúde (OMS) considerar ineficaz o fechamento de fronteiras e a restrição de voos, Cuba e Argentina anunciaram ontem a suspensão de voos para o México. As autoridades sanitárias brasileiras intensificaram a fiscalização em aeroportos e estenderão os procedimentos para os portos. O governo brasileiro monitora 20 casos suspeitos.(págs. 1, A12 e A13)

PIB mexicano perderá ao menos 1% com epidemia
Pelo menos 450 mil pessoas estão sem trabalhar na Cidade do México, depois que o governo determinou o fechamento de 35 mil restaurantes, além de academias de ginástica, cinemas, clubes e salões de festas, para evitar aglomerações e novos contágios.

A Câmara Nacional de Comércio, Serviços e Turismo da Cidade do México estimou os prejuízos diários em US$ 55,4 milhões, o que representará quase US$ 500 milhões até dia 6 de maio, quando termina o prazo de suspensão. (págs. 1, A16 e A17)

Um teste para organizarmos o século XXI
A comunicação global instantânea e as rápidas viagens internacionais podem às vezes conduzir a choques sistêmicos universais. O colapso de um banco ou um vírus não ficarão isolados. Têm o potencial de atingir quase todos cantos de uma só vez. A gripe suína não é apenas uma emergência de saúde. É um teste para vermos como organizaremos o século XXI. (págs. 1 e A17)

Gás natural
Consumo sobe 3% em março e tem primeira alta do ano (págs. 1 e C3)

Bolsa busca internacionalização
Arminio Fraga, novo presidente do Conselho, quer reforçar parcerias (págs. 1 e B4)

Nível de atividade
Indústria paulista cresce 0,5% em março (págs. 1 e A7)

Expansão das redes de móveis
Etna e Tok&Stok, varejistas concorrentes no setor de móveis e acessórios para casa, têm novidades relacionadas à expansão. Enquanto a Etna se prepara para iniciar vendas pela internet, a Tok&Stok quer franquias. (págs. 1 e C4)

CWT investe nos emergentes
A Carlson Wagonlit Travel colocou o Brasil e a China no topo de sua lista de prioridades. Em 2008, somente o Brasil foi responsável por vendas de R$ 825 milhões. (págs. 1 e C4)

Estratégias do Banco do Brasil
O Banco do Brasil quer atrair mais clientes e está ampliando o portfólio de produtos a fim de elevar o crédito e ter margem para reduzir juros e spreads, como deseja Lula. (págs. 1 e B1)

Cobrir o déficit do INSS
A Advocacia-Geral da União ajuizou 341 ações contra empresas para recuperar R$ 55 milhões ao INSS pelo pagamento de pensão por morte ou invalidez. (págs. 1 e A11)

Ipea prevê PIB zero
O mercado interno amortecerá a retração da economia no primeiro trimestre, na avaliação do Ipea. Com esse desempenho, o PIB deve ficar próximo a zero no período. (págs. 1 e A6)

Gestão jurídica alivia encargos
A e-Xyon diz que é possível a liberação de até 15% dos recursos de uma empresa disponíveis ao pagamento de pendências jurídicas. (págs. 1 e investnews.com.br)

Opinião: Antonio Penteado Mendonça
A alteração do status dos índios, deixando de considerá-los inimputáveis, equipararia os brasileiros, hoje divididos em duas categorias. (págs. 1 e A3)

Opinião: Ariverson Feltrin
O serviço público tratado com eficiência pode perpetuar uma administração e tornar o gestor recompensado pelo eleitor. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Estado de Minas

Manchete: Gripe leva mais uma pessoa ao HC em Minas
Médica que chegou de Nova York é internada para exames

Agora, são quatro os pacientes com suspeita de gripe suína no estado. A médica que desembarcou domingo vinda dos EUA foi levada para o Hospital das Clínicas, em BH. A Secretaria de Estado da Saúde já prepara um plano para estender o esquema de atendimento a mais dois hospitais. No Brasil, chegam a 21 os casos sob investigação. Outros dois foram descartados. O Ministério da Saúde informou que o país dispõe de antiviral que atenua os efeitos da doença. As doses são suficientes para tratar 9 milhões de vítimas. Foram confirmados casos em oito países. (págs. 1, 15 e 19 a 22)

BH isola mexicanos
Os sete missionários chegaram à capital depois de passar pela Cidade do México e pelo Rio. O grupo procurou autoridades por iniciativa própria

Porco paga o pato
Apesar de não haver risco no consumo da carne de porco cozida, suinocultores e açougueiros dizem que houve queda de 30% na procura pelo produto

Cresce alerta mundial
Organização Mundial da Saúde estuda elevar de 4 para 5 o nível de alerta sobre a gripe suína, o que indicaria uma pandemia iminente

Enem: Minas tem 3 das 5 melhores escolas do país
O Bernoulli, de BH, segundo colocado, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, terceiro, e o Santo Antônio, também da capital, em quarto lugar, se destacaram no exame de 2008. (págs. 1 e 23)

Espionagem e guerra industrial paralisam licitação bilionária
Briga por licitação da Receita Federal para a compra de 37 escâneres de fiscalização portuária, cujo valor pode chegar a R$ 1 bilhão, leva a Justiça a suspender o processo. A batalha envolve até arapongas da Abin. Agentes violaram e-mail do representante de um consórcio entre empresa mineira e estatal chinesa. O grupo está na disputa e acusa rivais de favorecimento. (págs. 1, 11 e 12)

Câmara, enfim, acaba com farra das passagens
Em acordo com os líderes partidários, a Mesa Diretora da Casa limitou as passagens aéreas. Agora, só os próprios parlamentares e assessores credenciados podem dispor dos bilhetes, em rotas nacionais. Deixa de haver acúmulo de cotas para o ano seguinte. (págs. 1, 3 e 4 e Editorial na 8)

Eleições de 2010
Aécio e Serra combinam fazer prévias até fevereiro (págs. 1 e 7)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio

Manchete: Celpe ganha liminar para aumentar a luz
Decisão da Justiça Federal fez a Aneel aprovar, ontem, reajuste médio de 6,49% nas tarefas. O consumidor residencial, que teria redução de 4,42%, pagará conta 3,64% mais cara. Agência Nacional e governo do Estado anunciaram que vão recorrer. (pág.1)

Estado inicia ações contra a gripe suína
Saúde vai cadastrar e avaliar passageiros vindo de áreas afetadas. Novos casos foram confirmados na Espanha, Reino Unido, Nova Zelândia e Israel. (pág.1)

Câmara limita a farra das passagens (pág.1)

Agente da PF tem acesso de fúria e atira no meio da rua em Boa Viagem (pág.1)

Assinado protocolo para construção de outro estaleiro (pág.1)

---------------------------------

terça-feira, 28 de abril de 2009

O que Publicam os Jornais de Hoje

O Globo

Manchete: Gripe se alastra no mundo e Brasil mostra despreparo
OMS eleva grau de alerta; país registra 11 casos suspeitos, sendo 2 no Rio

A Organização Mundial de Saúde (OMS) elevou para 4 (numa escala até 6) o grau de alerta da epidemia de gripe suína originada no México. Ontem, o alastramento da doença para a Europa se confirmou. Ao menos 15 países registram casos suspeitos, inclusive o Brasil, com 11 pessoas. Nos EUA, o número de casos confirmados subiu para 47, e o governo recomendou que só em caso de "absoluta necessidade" se viaje ao México. A UE também pediu restrição a viagens. Segundo a OMS, o vírus da gripe é novo, e seriam necessários de quatro a seis meses para desenvolver uma vacina eficaz. Nos aeroportos brasileiros, viajantes que desembarcaram do México ontem, no quarto dia após o alerta da epidemia, queixaram-se da desinformação na chegada. Eles disseram que não foram abordados por agentes da Anvisa nem receberam folhetos. O governo anunciou que vai comprar 100 mil máscaras cirúrgicas. O presidente Lula fez o sinal da cruz ao contar que o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, informou-lhe, da Turquia, que não há casos da doença no Brasil. O medo de uma recessão maior por causa da gripe fez as bolsas caírem 2,04% em São Paulo e 0,64% em Nova York. (págs. 1, 21, 24 e 25 e Míriam Leitão)

Foto legenda: Casal de brasileiros que passou lua de mel em Cancún, no México, chega para internação em Belo Horizonte

Charge Chico

- Mais essa agora...

Lula leva doença de Dilma ao palanque
Presidente reafirma a candidatura, pede reza pela ministra e diz que povo vai precisar dela

Em clima de campanha eleitoral, em que o pano de fundo era a doença da ministra Dilma Rousseff, o presidente Lula não teve problemas em levar ontem aos palanques o câncer de sua candidata a presidente. Num dia de vários eventos ao lado de Dilma, e após declarar que ela vai "enfiar a cabeça nesse PAC" para ajudar na sua cura, Lula ergueu a mão da ministra num palanque montado em Manaus e discursou: "Quero que você olhe para as pessoas porque a partir delas vem a força que você precisa. Esse povo vai precisar muito de você daqui para a frente." Em seguida, voltou-se para os eleitores e pediu: "Orem por ela." Mais cedo, Lula dissera que Dilma "não tem nada". (págs. 1, 3 e 4)

Foto legenda: Dilma e Lula nas obras da ponte sobre o Rio Negro, em Manaus: maratona de dez eventos e clima de campanha

GM poderá passar ao controle do Estado
Em seu plano de reestruturação para evitar a concordata, a GM pediu mais US$ 11,6 bilhões ao governo dos EUA, e anunciou o fechamento de 16 fábricas e o corte de 23 mil funcionários no país. Além disso, propôs que o Tesouro americano e outros credores troquem parte da sua dívida por ações da empresa. Na prática, o governo assumiria o controle da companhia. (págs. 1 e 19)

Satiagraha: PF indicia Dantas e mais cinco
O delegado da Polícia Federal Ricardo Saadi, responsável pelas investigações da Operação Satiagraha, indiciou o banqueiro Daniel Dantas e mais cinco funcionários do Opportunity por crimes financeiros, como evasão de divisas e lavagem de dinheiro. (págs. 1 e 11)

Acordo deve pôr fim à farra de passagens
Um acordo de líderes, que se reúnem hoje, deve evitar que seja levado ao plenário da Câmara o projeto restringindo o uso de passagens aéreas. Assim, passará a valer o ato da Mesa Diretora que proíbe, por exemplo, a emissão de passagens para parentes. (págs. 1 e 10)

Brasileiro fica menos de 3 horas por dia na escola
Até os 17 anos de idade, o estudante brasileiro fica, em média, menos de três horas por dia na escola - embora a jornada determinada em lei seja de quatro horas e ainda esteja abaixo da ideal. Os dados são da Fundação Getulio Vargas. O estudo mostra que, de acordo com uma experiência realizada em São Paulo, o aumento de uma hora na jornada escolar melhorou em 25% o desempenho dos alunos. Na África do Sul, o tempo mínimo na escola é de seis horas. (págs. 1 e 12)

Cassado curso para assentados
Uma liminar do presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, manteve suspenso o curso de veterinária criado para assentados do programa de reforma agrária. O curso, na Universidade Federal de Pelotas, foi considerado inconstitucional. (págs. 1 e 12)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: OMS eleva alerta sobre gripe suína
Para a organização, possibilidade de pandemia cresceu, mas ela é evitável; Brasil tem 11 pessoas em observação

Depois de confirmar 73 casos da gripe suína em quatro países (México, EUA, Canadá e Espanha), a OMS (Organização Mundial da Saúde) decidiu aumentar o seu nível de alerta pandêmico de três para quatro, em uma escala que vai até seis.

A fase quatro indica que o vírus mostrou capacidade de transmissão entre humanos e de causar surtos de contágio. «A possibilidade de pandemia aumentou, mas ela não é inevitável", afirmou a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.

O governo dos EUA passou a desaconselhar viagens ao México, onde o número de mortos pela gripe suína pode chegar a 149. Para o presidente Barack Obama, não há razão para pânico.

No Brasil, passageiros que chegarem com sintomas da doença serão examinados pela Anvisa ainda dentro do avião. Segundo o Ministério da Saúde, o país tem 11 pessoas em observação. (págs. 1 e Mundo)

Foto legenda: De máscara, o brasileiro Rodrigo Valelongo e a mexicana Ximena de La Parra, noivos, aguardam chegada de voo da Cidade do México

Tire dúvidas
Quais os sintomas da gripe suína?

Febre alta, dor de cabeça intensa, dor muscular e nas articulações, irritação nos olhos e nas narinas e tosse. Podem ocorrer náusea, vômito e diarreia

Como devo agir se estiver com os sintomas?

Não houve detecção da nova gripe no Brasil. Portanto, quem tiver sintomas de gripe pode tomar remédios sintomáticos (para dor de cabeça, por exemplo) e procurar um médico, caso os sintomas persistam

Posso comer carne de porco cozida?

Sim. O calor mata o vírus

Há tratamento?
Sim, com antivirais

Base aliada tem de aprovar candidatura Dilma, diz Lula
O presidente Lula afirmou que a eventual candidatura de Dilma Rousseff (Casa Civil) ao Planalto depende da base aliada. "Eu já disse publicamente que a Dilma é minha candidata. Agora, eu não sou o partido [PT]. Tem que passar pela base aliada."

Dilma anunciou no sábado que está fazendo tratamento contra câncer. Para Lula, a prioridade dela agora é cuidar da saúde. (págs. 1 e A4)

Foto legenda: Dilma e Lula em visita à obra de uma ponte sobre o rio Negro em Manaus que integra o Programa de Aceleração do Crescimento

Polícia Federal acusa Dantas de cinco crimes
A Polícia Federal indiciou Daniel Dantas por cinco tipos de crime, entre eles formação de quadrilha. O indiciamento representa a convicção do delegado de que há elementos para processo penal. Dantas, que vem negando as acusações, ficou calado em depoimento à PF. (págs. 1 e A9)

Governo dos EUA pode obter controle da GM
Em uma nova tentativa para evitar a concordata, a General Motors propôs a troca de seus títulos de dívida por ações da empresa.

Se for aprovado, o plano de reestruturação poderá levar o governo dos EUA, maior credor da GM, a assumir seu controle acionário.

A proposta inclui ainda o fechamento de 13 fábricas, o corte de um terço dos empregados nos EUA (21 mil) e a extinção da marca Pontiac.

Apesar do ceticismo de analistas, o plano foi bem recebido pelo mercado. Em Nova York, as ações da GM subiram 20,71%. (págs. 1 e B1)

25 federais usarão novo Enem para selecionar alunos
Ao menos 25 das 55 universidades federais deverão usar o novo Exame Nacional do Ensino Médio como forma de seleção de alunos. Das 25,14 tendem a utilizar apenas o Enem para selecionar os estudantes. Em São Paulo, todos os candidatos aos cursos da Unifesp deverão prestar o novo exame. (págs. 1 e C8)

SP propõe outro traçado do trecho norte do Rodoanel
O governo paulista fez nova proposta de traçado para o trecho norte do Rodoanel, que corta áreas muito povoadas ao lado da serra da Cantareira, mas não descartou o traçado antigo, que segundo ambientalistas afeta área de manancial. Será feito estudo de impacto ambiental para os dois. (págs. 1 e C1)

Ciência: Pesquisadores criam milho supervitaminado (págs. 1 e A16)

Dinheiro: 25% das marcas de café do país têm impurezas (págs. 1 e B10)

Editoriais
Leia "A gripe suína", sobre moléstia surgida no México; e "Burla fiscal", acerca de gastos estaduais com servidores. (págs. 1 e A2)

Eliane Cantanhêde: Agora, presidente e ministra tratam de dividir tarefas
Há uma divisão de tarefas entre Lula e Dilma. O presidente trata da estratégia e de conter o apetite dos aliados. A ministra combate o câncer e o medo do eleitor, pois a natural solidariedade não se converte automaticamente em votos. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: OMS eleva alerta e ação contra gripe já é global
Anvisa anuncia plano, mas minimiza riscos para o Brasil

A Organização Mundial da Saúde decidiu elevar do grau 3 para o 4 o nível de alerta (que vai até 6) para o risco de uma epidemia pandêmica de gripe suína. O nível 4 indica a transmissão do vírus de pessoa para pessoa, numa intensidade capaz de causar epidemia em pelo menos um país e apontando para o aumento do risco de surto global. Suspeita-se que a gripe já tenha matado 149 pessoas no México, origem da contaminação. Há casos confirmados nos EUA, no Canadá e em vários países europeus. Governos, empresas e a OMS montaram um esquema global para lidar com a ameaça. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária anunciou um plano de contingência nos portos e aeroportos, mas descartou, por enquanto, a incidência da gripe suína no País. Apesar disso, muitos passageiros em Cumbica compraram máscaras descartáveis - somente ontem, cerca de 500 foram vendidas nas drogarias do aeroporto. (págs. 1 e A19 a A21)

Recomendações
Automedicação - Não use remédios sem orientação de um médico.
Consumo de carne – Não há registro de contágio por consumo de carne suína.
Máscaras - Só deve usar quem tiver contato com passageiros vindos do México, Canadá e EUA.
Quem chegou de viagem - Procure assistência médica caso apresente febre alta (superior a 38º C) repentina, acompanhada de tosse ou dores de cabeça, dores musculares e nas articulações.

Por ora, remédio é desnecessário

Para especialistas, a ausência de casos no Brasil torna inútil e perigoso tomar medicamentos. (págs. 1 e A20)

Minas tem dois casos suspeitos

Um casal que veio de Cancún foi internado. Outro suspeito está sob observação em São Paulo. (págs. 1 e A21)

Foto legenda:
Precaução - Vinda do México, Charo de La Parra é recebida pela filha Ximena em Cumbica: num dia, 500 máscaras vendidas no aeroporto

Câmara recua e deve limitar farra aérea por decreto
Líderes agora negociam para aprovar cota de viagens sem votação no plenário

Um acordo articulado pelo presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), deve encerrar hoje a discussão sobre cotas de passagens aéreas para deputados sem levar à votação do plenário o pacote de restrições. Para evitar o risco de derrota nas votações, Temer comanda o recuo, retira o projeto de resolução e a Mesa aprova um ato administrativo com as novas regras. Em resumo, deputados terão a cota de passagens mantida, porém para uso no Brasil; assessores podem viajar, desde que comuniquem à Mesa; os créditos excedentes têm de ser devolvidos e parentes ficam proibidos de usar o benefício. Os líderes mantêm cota extra de 25% acima do valor pago aos deputados. (págs. 1 e O8)

Lula reafirma preferência por Dilma para 2010
O presidente Lula empenhou-se ontem em mostrar que Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil, continua sendo sua favorita à corrida presidencial em 2010, embora ela tenha anunciado ser vítima de um linfoma. Em Manaus, ao lado de Dilma, Lula ressaltou que ela “não tem mais nada, segundo os próprios médicos". Dilma enfrentou ontem jornada de 18 horas. (págs. 1 e A4)

PF indicia Dantas sob acusação de mais 6 crimes
A Polícia Federal indiciou ontem o banqueiro Daniel Dantas. Já condenado a 10 anos de prisão por corrupção ativa, o controlador do Opportunity foi acusado de mais seis crimes, entre os quais evasão de divisas, sonegação, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Dantas ficou em silêncio na PF. Cabe ao procurador da República Rodrigo de Grandis decidir se apresenta denúncia. (págs. 1 e A10)

Plano da GM torna governo americano seu maior acionista
A General Motors apresentou um plano de reestruturação que inclui a demissão de 21 mil funcionários e o fechamento de 13 fábricas até 2010. Além disso, propõe troca de papéis de sua dívida por ações, no valor de US$ 27 bilhões - o que transformaria o governo americano no maior acionista da empresa. Com a reestruturação, a montadora espera ter ajuda estatal de mais US$ 11,6 bilhões. (págs. 1 e B1)

Diplomacia: EUA e Cuba já começam diálogo
Delegados de Washington e Havana fazem contato informal. (págs. 1 e A13)

Notas & Informações: Da Argentina aceita-se tudo
Lula confirmou a disposição de aceitar toda imposição comercial argentina. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Brasil se prepara contra gripe suína
Onze passageiros que chegaram ao país já são monitorados

Panfletos nos aeroportos e internação de passageiros que chegarem ao Brasil com sintomas da gripe suína: é desta maneira que o Brasil planeja conter o avanço da doença que aparece em pelo menos cinco países. A Anvisa observa 11 pessoas que chegaram do México com sintomas de gripe, mas evita falar em "casos suspeitos". Com a confirmação do vírus H1N1 na Espanha e na Escócia, a OMS elevou o alerta para nível 4, o de transmissão entre humanos mas ainda não uma pandemia. E adverte: uma vacina deve demorar até seis meses. A já debilitada economia também sofre. Bolsas e commodities caíram. (págs. 1 e Tema do Dia A2 a A7)

Dilma está bem e é candidata, diz Lula
Ao comentar pela primeira vez o problema de saúde da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou que ela é sua candidata à sucessão em 2010. Lula ponderou que a prioridade da ministra agora é cuidar da saúde e que a decisão sobre a candidatura ainda terá de passar pelo PT e seus aliados.
"Dilma não tem mais nada e agora precisa fazer o tratamento para que não volte mais a ter a doença", disse Lula. Outros integrantes da cúpula do PT, como o presidente nacional do partido, Ricardo Berzoini, também reforçaram o apoio à candidatura de Dilma. (págs. 1 e País A10 e Coisas da Política A2)

Atraso no Imposto de Renda pode levar à malha fina
Cerca de 7,5 milhões de contribuintes ainda não fizeram a declaração do Imposto de Renda. Terão até quinta-feira, mas correrão mais riscos, como erros no preenchimento e a falta de tempo para tirar dúvidas que surgem na última hora. (págs. 1 e Economia A19)

Dia de decisão sobre passagens
Os líderes dos partidos decidem hoje pela aprovação ou não das medidas moralizadoras sobre o uso de passagens aéreas pelos deputados. Segundo o presidente Michel Temer (PMDB-SP), se houver acordo, a decisão vira um Ato da Mesa, sem precisar do aval dos 513 deputados. (págs. 1 e A11)

Aproximação com Cuba ganha apoio
A mudança de opinião da maioria dos cubano-americanos sobre as relações entre os dois países é impressionante: 67% da comunidade apoiam a suspensão de todas as restrições para viajar a Cuba. (págs. 1 e Internacional A23)

Sociedade aberta
Laurie Garrett
Pesquisador de saúde
A gripe suína é uma questão de saúde e não de fronteiras. (págs. 1 e A6)

Sociedade aberta
Stefan Cunha Ujvari
Médico Infectologista
O poder de disseminação exige que sejam tomadas medidas enérgicas. (págs. 1 e A7)

Sociedade aberta
Fabiano Santos
Cientista político
É indigência política olhar o Congresso só de maneira moralista. (págs. 1 e A9)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Gripe suína põe o Brasil em alerta
Onze brasileiros são suspeitos de terem contraído a doença que levou as autoridades sanitárias a acionarem um alerta global. O avanço do mal obrigou o governo a agir: comprou 100 mil máscaras cirúrgicas a serem distribuídas nos aeroportos e preparou uma campanha preventiva, com divulgação de folhetos informativos. Estima-se que a doença já matou 149 pessoas no México, e há casos confirmados na Europa e nos Estados Unidos. Em depoimento ao blog da Samanta, o promotor de justiça Diaulas Ribeiro, que está no México, relata o medo que se instalou no país. “Acabei ganhando uma máscara do Exército, que distribuiu, em um só dia, 6 milhões” (págs. 1 e Tema do Dia, 20 a 23)

Foto legenda: Ameaça global

A gripe suína pelo mundo: no México, vítimas sofrem ainda mais por causa de um terremoto de 5,7 graus; na Malásia, autoridades sanitárias aguardam a chegada de um voo de Los Angeles. Na Espanha, jovens procuram hospital

Foto legenda: Aeroporto de Guarulhos: passageiros com máscaras

Vários passos contra o câncer
Caminhada marcada para amanhã convoca a sociedade e o poder público a se engajarem na execução da norma que garante a cobertura do SUS na prevenção, detecção e tratamento dos tumores de mama (págs. 1 e 28)

Curada e candidata
Dilma com Lula em visita a Manaus: Palácio do Planalto monta operação para impedir que notícia do câncer extirpado pela ministra interfira na sucessão presidencial. (págs.1, 2 e 3)

Novela das passagens: Canetada dará fim à farra, diz Temer
Primeiro, o presidente da Câmara disse que, numa canetada, baixaria as medidas moralizadoras na Casa. Depois, sob pressão, recuou e avisou que um projeto iria a plenário. Agora, sentindo-se forte de novo, ele desistiu do recuo e promete acabar com a festa assinando um ato da Mesa. (págs. 1 e 4)

Errado
Brasileiros de até 17 anos, como Nayara e Ruth, passam menos de quatro horas diárias na escola. (págs. 1 e 10)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico

Manchete: Neurose da gripe suína já atinge setor de carnes
Embora não exista evidência de que a gripe suína seja transmitida pela carne de porco, como assegurou a Agência das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), os temores de que a doença poderá reduzir o consumo de carnes já atingem diretamente as empresas do setor. Ontem, as ações do frigorífico JBS caíram 12,23% na Bolsa de São Paulo, as da Marfrig, 4,54% e as do Minerva, 9,59%. A JBS tem indústrias de suínos em Iowa, Minnesota e Kentucky, nos EUA. As outras duas empresas não têm. Na Bolsa de Nova York, as ações da Tyson e da Smithfield também baixaram, 8,87% e 12,4%, respectivamente.

Por trás do mau humor dos investidores está a decisão de China e Rússia em suspender as importações de carne suína do México e de alguns Estados americanos que fazem fronteira com o território mexicano. Indonésia e Tailândia também proibiram as importações dos dois países. Para o Brasil, não é possível saber ainda se o impacto econômico será positivo ou negativo, disse o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto. Se não houver casos no Brasil, "poderá ser positivo", afirmou. (págs. 1 e A11 a A13)

Novas normas de portos estão prestes a sair
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) está prestes a definir mudanças nas duas principais normas que disciplinam a relação do poder concedente - a União - com os operadores de terminais portuários. É a revisão da Norma nº 55 que traz o maior potencial de controvérsia. Ela guiará os novos contratos de arrendamento, entre eles o do terminal da Cargill, em Santos. O novo texto mantém, sem mudanças, a previsão de rescisão unilateral do contrato "por interesse público comprovado", mediante indenização. "É algo preocupante e precipitado", observa o presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários, Wilen Manteli. (págs. 1 e A4)

BofA e Citi terão de obter mais capital
Autoridades bancárias dos EUA disseram ao Bank of America e ao Citigroup que os dois bancos poderão precisar levantar mais capital, segundo indicam os primeiros resultados dos chamados "testes de estresse" aplicados pelo governo aos bancos. A escassez de capital chega a bilhões de dólares no Bank of America, segundo pessoas familiarizadas com a instituição. Diretores de ambos os bancos estão fazendo objeções a essas conclusões preliminares.

O Bank of America e o Citigroup têm sido os garotos-problema de mais destaque nos últimos meses, mas não é provável que sejam os únicos bancos que o Federal Reserve tenha concluído que poderão precisar de mais capital. (págs. 1 C4)

Foto legenda: Proposta aos credores
Para tentar evitar a concordata, o presidente da GM, Fritz Henderson, anunciou ontem um plano que prevê a demissão de 21 mil pessoas nos EUA, além da conversão de dívidas em ações. (págs. 1 e C4)

Energia não utilizada volta para a Cemig
Desde o aprofundamento da crise econômica, a Cemig tem procurado seus clientes do mercado livre para propor receber de volta a energia contratada e não utilizada em função da retração econômica. Pelo formato de negócio que a estatal mineira apresenta a seus clientes, o consumidor industrial passa a pagar apenas pelo que consumir, de fato, mensalmente em 2009. O restante da energia contratada anteriormente é revendido pela geradora nos leilões do mercado cativo ou renegociado em novos contratos. Uma das maiores consumidoras da Cemig, a Usiminas reduziu 14 megawatts médios nos contratos de energia da usina de Ipatinga no mês passado, deixando de desembolsar R$ 1,2 milhão. (págs. 1 e B8)

Quanta terra disponível há no Brasil?
Ambientalistas e ruralistas devem ter novo embate amanhã durante audiência pública organizada pela senadora Katia Abreu (DEM-TO), presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que reunirá representantes das 11 comissões do Senado para debater a legislação ambiental. Será apresentado um estudo polêmico de um pesquisador da Embrapa que pretende mostrar qual a disponibilidade de terras para ampliar a produção de alimentos e energia no Brasil. No pano de fundo, a revisão do Código Florestal.

Evaristo de Miranda é o autor de "O Alcance da Legislação Ambiental e Territorial", no qual se conclui que, excluindo-se as unidades de conservação e as terras indígenas, sobram "apenas" 29% do Brasil para ocupação agrícola. Ambientalistas contestam o trabalho. (págs. 1 e A16)

Setor de feiras atrai interesse do exterior
Dois anos após a compra da Alcantara Machado pela anglo-holandesa Reed Exhibitions, maior organizadora de eventos do mundo, o mercado brasileiro de feiras de negócios volta a atrair investimentos do exterior. A empresa alemã NürnbergMesse anuncia hoje a aquisição da Nielsen Business Media Brasil. Paralelamente, a United Business Media (UBM), do Reino Unido, está analisando empresas nacionais e pretende investir entre US$ 30 milhões e US$ 40 milhões nos próximos dois anos. No mundo, o grupo faturou US$ 500 milhões no ano passado nesse segmento. "O Brasil ainda tem pequena representatividade, mas nosso objetivo é dobrar de tamanho até 2011", disse David Levin, CEO da UBM, que esteve recentemente no país. Em 2008, a United Business Media adquiriu a Intermodal, principal feira brasileira de logística. "Estamos em negociação com algumas empresas e acreditamos que no máximo em seis meses anunciaremos uma nova compra", disse Joris Van Wijk, presidente da UBM Brasil. (págs. 1 e B7)

Brasil aumenta volume exportado de produtos básicos no trimestre (págs. 1 e A3)


Com IPI menor para a linha branca, varejo eleva pedidos à Whiripool, diz José Drummond (págs. 1 e B4)

Dúvidas municipais
As prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro preparam uma minuta de Medida Provisória (MP) a ser levada ao governo federal para renegociar suas dívidas com a União - que hoje custam juros de 9% ao ano mais IGP-DI. A proposta valeria para todas as capitais. (págs. 1 e A5)

Retração siderúrgica
A demanda mundial por aço deve recuar 14,9% neste ano, para 1,019 bilhão de toneladas, a redução mais drástica desde o fim da Segunda Guerra Mundial. O consumo na China deve cair 5% e registrar a primeira queda desde 1995. (págs. 1 e B9)

Bañuelos leva a Klabin Segall
O megainvestidor espanhol Enrique Bañuelos dá mais um passo para consolidar sua participação no mercado imobiliário brasileiro. Depois de comprar a Abyara, sua empresa, a Veremonte, vai assumir o controle da Klabin Segall, em parceria com a Agra. (págs. 1 e B9)

Acusação de dumping no frango
A Ucrânia abriu processo antidumping contra as exportações de carne de frango do Brasil e dos EUA. A imposição de direito antidumping poderia servir como moeda de troca contra sobretaxa imposta pelo Brasil ao nitrato de amônia ucraniano. (págs. 1 e B11)

Ambições logísticas
A Rumo, braço de logística do grupo Cosan, negocia a entrada de sócios do setor de infraestrutura em seu capital. A meta é se tomar uma das maiores companhias de escoamento de açúcar do país. A empresa está sendo assessorada pelo CreditSuisse. (págs. 1 e B12)

WEG aperta o cinto
O lucro da fabricante de motores elétricos WEG caiu 2,B% no primeiro trimestre, para R$ 122,2 milhões. A empresa, que esperava um aumento de 15% da receita no ano, já abandonou a expectativa, fechou fábrica em Guarulhos e reduziu jornada e salários em Jaraguá do Sul. (págs. 1 e D3)

Ideia
Delfim Netto: devemos preservar a descentralização do federalismo e construir um sistema tributário que a atenda. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

Gazeta Mercantil

Manchete: Risco de pandemia afeta o setor de carnes
Já confirmada em cinco países e em suspeita em 12, inclusive no Brasil, a gripe suína atingiu proporções mundiais pela sua elevada capacidade de contaminação entre humanos, o que não ocorria com a estirpe antecessora, a aviária. O diretor-geral da Anvisa, Agenor Álvares, criticou o fato de o México já ter conhecimento de casos desde 15 de março, mas avisar a Organização Mundial da Saúde (OMS) apenas na semana passada. Mesmo sem possibilidade de contaminação pelo consumo da carne, alguns países começaram a impor restrições a produtores, o que deixa o setor no Brasil em alerta. “Isso pode até acontecer, mas esperamos que a OMS esclareça que a carne não oferece riscos”, diz Pedro de Camargo Neto, que representa exportadores de suínos no Brasil.

Ontem, um embarque da Globoaves, uma das principais exportadoras do Brasil, chegou a ser suspenso por um cliente russo, até que o governo brasileiro esclarecesse a inexistência do vírus. “Após comunicado oficial, os embarques foram retomados”, afirma Roberto Kaefer, diretor-presidente da Globoaves. (págs. 1, B3, B14 e B15)

Seguradoras esperam fim de fraudes com novo DPVAT
O Senado pode aprovar hoje a Medida Provisória 451, que apresenta três mudanças importantes no Seguro DPVAT. A principal delas proíbe que hospitais conveniados ao SUS façam a intermediação do recebimento da indenização do sistema para tratamento de vítimas de acidentes de trânsito. “Descobrimos que acidentados assinavam cheques em branco quando chegavam ao hospital e não podiam contar com o reembolso do DPVAT, porque já havia sido pago ao hospital”, comenta Ricardo Xavier, presidente da Seguradora Líder do DPVAT, que reúne quase 70 empresas do setor de seguros.

Segundo Armando Vergílio dos Santos, titular da Superintendência de Seguros Privados (Susep), a MP permitiu que o governo reduzisse o DPVAT de ônibus e microônibus em 2008 e mantivesse o mesmo valor do seguro obrigatório para motos e caminhões. O DPVAT movimentou R$ 4,645 bilhões em prêmios em 2008. (págs. 1 e B2)

TiVo quer ser protagonista da publicidade
O sistema TiVo, recebido com desconfiança pelo mercado publicitário dos EUA por permitir aos telespectadores gravar programas digitalmente — com a possibilidade de evitar os comerciais —, iniciou a venda de espaços publicitários em suas telas. Ao lado de empresas como Cablevision, Cox Communications e DirecTV, passou a oferecer recursos interativos para as peças de propaganda que são evitadas pelo controle remoto. Os comerciais são chamados de interativos porque estimulam o telespectador a adotar alguns procedimentos — entrar num novo número de canal, apertar um botão no controle remoto — para o recebimento de mais informações. Desde o final do ano passado, por exemplo, alguns comerciais exibem pequenas mensagens publicitárias quando os telespectadores colocam um programa em pausa. (págs. 1 e C6)

Transporte escolar ganhará 3,3 mil barcos
Depois dos ônibus escolares, o governo federal programa a encomenda de 3,3 mil embarcações para uso, principalmente, na região amazônica. Desse total, 3 mil serão lanchas, além de 300 catamarãs. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia ligada ao Ministério da Educação, dispõe este ano de R$ 100 milhões para comprar embarcações dentro do programa Caminho da Escola.

Um dos coordenadores do FNDE, José Carlos Wanderley Dias de Freitas, viaja na próxima semana à Base Naval de Val-de-Cães (BNVC), Organização Militar da Marinha sediada em Belém, para aprovar o primeiro modelo de embarcação — uma adaptação da Lancha de Ação Rápida (LAR), utilizada pela Marinha para serviços na Amazônia e litoral. (págs. 1 e C1)

Indústria faz consumo de energia reagir
Após cair mais de 4% em janeiro e fevereiro, o consumo de eletricidade reagiu em março ao registrar leve baixa de 0,4% sobre igual mês de 2008, informa a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Na comparação com fevereiro, a demanda total subiu 5,2%. Segundo Mauricio Tolmasquim, da EPE, o dado de março reflete a retomada da atividade industrial, que elevou em 6% o consumo de energia sobre o mês anterior. (págs. 1 e C3)

Rede de hotéis Four Seasons sonda o Brasil
O diretor de desenvolvimento dos hotéis de luxo Four Seasons para a América Latina, Alinio Azevedo, afirma que a rede analisa a possibilidade de fincar sua bandeira no Brasil. A empresa prospecta investidores para hotéis em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte ou Salvador e também considera a possibilidade de assumir resorts no Nordeste, na Amazônia, no Pantanal e na região de Foz do Iguaçu. (págs. 1 e D1)

Os benefícios mútuos da relação entre negócios e educação
Muito além de ações assistencialistas por parte da iniciativa privada, os mundos dos negócios e da educação se encontram o tempo todo. Suplemento especial que circula hoje, no Dia da Educação, mostra, por exemplo, que o novo vestibular proposto pelo MEC pode mudar o perfil dos profissionais que chegarão ao mercado nos próximos anos. E que a capitalização dos grupos privados de ensino começa a melhorar a qualidade da educação superior. (pág.1)

Klabin Segall tem novos controladores
A Agra e a Veremonte, do espanhol Enrique Bañuelos, anunciaram a compra de 58% da Klabin Segall. Juntas, as duas investiram R$ 154 milhões na aquisição. “A Veremonte não participará da administração da Klabin”, afirma Marcelo Paracchini, presidente da Veremonte. A Agra, por sua vez, fará parte do conselho da Klabin. Operação não dará direito de tag along. (págs. 1 e A7)

Bens de capital
Receita da Weg sobe 18%, mas lucro cai 2,8% (págs. 1 e C4)

Mercado imobiliário
Em 2009, Rossi prioriza segmento econômico, afirma Cassio Audi (págs. 1 e C5)

Balança comercial
Saldo fecha semana em US$ 880 milhões (págs. 1 e A5)

Ação contra licitações em SP
Advogados alertam para a urgência da mudança na lei federal de licitações. Estados, como o de São Paulo, já criaram suas próprias normas. Porém, elas estão sendo discutidas na Justiça, causando insegurança. (págs. 1 e A11)

Ferbasa corta produção
A produtora de ferro-ligas Ferbasa desliga hoje cinco fornos de ferro-cromo, matéria-prima para a siderurgia. A empresa passará a trabalhar com 54% de sua capacidade. (págs. 1 e C4)

GM fecha fábricas nos EUA
A GM vai fechar 13 fábricas e demitir 21 mil empregados nos EUA. A Chrysler fechou acordo com o sindicado de seus empregados para obter mais financiamento. (págs. 1 e C1)

Internet mais potente
A empresa de pesquisa Yankee Group alerta para a necessidade de os provedores de banda larga locais atenderem a usuários mais exigentes e que enviam arquivos (upload). (págs. 1 e C5)

Agrishow sem indústria de trator
A Agrishow foi aberta ontem, em Ribeirão Preto (SP), sem as principais montadoras de máquinas. Mesmo assim, a expectativa é que os números sejam iguais aos de 2008. (págs. 1 e B16)

PMDB pode ir para a oposição
O anúncio do tratamento da ministra Dilma Rousseff para a cura de um câncer pode jogar o gigante PMDB, ou boa parte dele, no colo da oposição. (págs. 1 e A8)

Opinião: Maria Fernanda Teixeira
É importante que os governantes possam encaminhar mudanças nas atuais leis trabalhistas, de modo a facilitar a empregabilidade. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Estado de Minas

Manchete: Gripe suína deixa Minas em alerta
Um casal recém-chegado do México e um homem que desembarcou de Boston estão em área de isolamento no Hospital das Clínicas da UFMG. Estado montou força-tarefa e esquema para receber possíveis pacientes. Ministério da Saúde distribuirá 100 mil máscaras cirúrgicas nos aeroportos internacionais. OMS elevou nível de alerta para todo o planeta.

Vírus se espalha

Doença que começou no México se alastra pelo mundo e tem casos confirmados em outros cinco países

Como se proteger

Evitar viagens de risco é uma das principais recomendações. Comer carne de porco não oferece risco

Foto legenda: Segurança do HC usa máscara para se proteger do vírus da gripe suína (pág.1)

Lojas querem abrir contas de shoppings no país inteiro
Após perícia particular apontar desvio de R$ 36 milhões das taxas de manutenção do Diamond Hall, 200 comerciantes, de 8 estados decidem exigir prestação de contas dos 10 maiores grupos do setor no Brasil. (pág.1)

Farra área na berlinda
Baixo clero recua e moralização das viagens de deputados pode ser decidida hoje por líderes (pág.1)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio

Manchete: Gripe deixa o mundo em alerta
Confirmação de casos até na Europa fez OMS elevar para o surto da gripe suína ao nível 4, no total de 6, mostrando que ameaça de epidemia global cresceu. Brasil investiga duas suspeitas. (pág.1)

Engavetamento mata atleta do Central na BR-232 (pág.1)

Pernambuco em guerra contra a leptospirose (pág.1)




Caixa vai financiar viagem de até R$ 10 mil em até 24 meses (pág.1)

--------------------------------