domingo, 14 de fevereiro de 2010

O que Publicam os Principais Jornais do País, nesta segunda

O Globo

Manchete: Moinho ameaça sonho da Ilha
Carro alegórico prejudica harmonia do enredo sobre Dom Quixote na abertura do desfile

A União da Ilha abriu ontem à noite o desfile do Grupo Especial das escolas de samba, na Sapucaí, com o recomeço de Rosa Magalhães, que por 17 anos foi a carnavalesca da Imperatriz. Vencedora do Emmy pelo figurino do Pan 2007, Rosa colocou toda sua técnica à disposição da empolgação histórica da Ilha com o enredo sobre D. Quixote, o cavaleiro dos sonhos impossíveis. Mas, no meio do desfile, o quarto carro alegórico, “Lutando contra moinhos de ventos”, muito alto, dificultou o acesso do destaque Pedro Paulo, que sustentava uma fantasia de 18 quilos. O carro foi danificado e a operação atrasou o desfile, comprometendo a harmonia. Na madrugada de ontem, na apresentação das escolas do Grupo de Acesso, “seu” Zacarias do Morro de São Carlos, de 81 anos, arrancou aplausos da Sapucaí do alto do segundo carro alegórico da Estácio de Sá, penúltima escola a desfilar. Entre os blocos de rua, o Simpatia é Quase Amor foi a sensação de domingo, arrastando 70 mil foliões por Ipanema. (pág. 1, Caderno especial e Ancelmo Gois)

Ata registra loteamento de cargos no governo Arruda
Até grupo de amigos do governador pôde fazer indicações

Dois documentos apreendidos pela PF mostram que o governador afastado do DF, José Roberto Arruda, registrou em ata uma reunião com assessores e coordenadores de campanha para lotear cargos no governo. Consta na ata que técnicos ou servidores efetivos seriam afastados de cargos em comissão para dar lugar a “amigos e correligionários”. Outro papel registra quantas nomeações cada secretário, deputado ou assessor poderia fazer. Os 23 “amigos do grupo de JRA”, por exemplo, foram autorizados a nomear 30 pessoas cada. O governador em exercício, Paulo Octávio, já fala em renunciar se não puder montar aliança que dê sustentação política ao governo. (págs. 1, 3 e 4 e Ricardo Noblat)

MP quer ver as contas do samba
O Ministério Público estadual pretende pedir as prestações de contas das escolas de samba do Grupo Especial, referentes à subvenção paga pelo município em 2009. Metade do dinheiro foi parar numa só empresa. (págs. 1 e 10)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Brasil não pune lavagem de dinheiro, diz relatório
Para órgão internacional, faltam leis, preparo da Justiça e vontade das autoridades

O Brasil não consegue combater e punir a lavagem de dinheiro, diz relatório do principal órgão internacional que sugere e monitora políticas contra esse crime e o financiamento ao terror.

Segundo o texto do Gafi (Grupo de Ação Financeira), faltam leis, disposição das autoridades para sequestrar bens comprados com dinheiro ilícito e preparo da Justiça para tratar o tema. (págs.1, A4 e A6)

Plano do PT para Dilma prega jornada de 40 horas semanais
Proposta será examinada no congresso nacional do partido, nesta semana; tema aproxima Dilma dos sindicatos, mas a afasta de empresários. (págs. 1 e A7)


Marina Silva: Transparência e punição são receita contra a corrupção
Repetem-se comportamentos e fica evidente que a transparência, somada a ações de punição ao mau uso do dinheiro público, é o melhor caminho contra a corrupção. Infelizmente, o controle social é tido como algo que atrapalha. (págs. 1 e A2)

Empresas privadas ameaçam desistir de Belo Monte
A poucos dias da publicação do edital para a concessão da hidrelétrica de Belo Monte, as empresas ameaçam desistir do projeto se o governo não elevar a tarifa-teto, relatam Marcio Aith e Agnaldo Brito. Para a estatal que planeja o setor, a queixa é “choradeira”. (págs. 1 e B1)

Editoriais
Leia “Clima de desconfiança”, sobre erros do IPCC; e “Na linha certa”, acerca da concessão de ferrovias. (págs. 1 e A2)

Casos de dengue aumentam no Guarujá (págs. 1 e C9)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Brasileiros têm dívida recorde de R$ 555 bi
Contas já comprometem renda de 5 meses de cada trabalhador

O endividamento das famílias brasileiras atingiu, no fim do ano passado, R$ 555 bilhões - o equivalente a quase 40% da renda anual da população. “O endividamento do consumidor é recorde”, afirma o economista Bráulio Borges, da LCA Consultores. De acordo com o levantamento feito a pedido do Estado, cada brasileiro deveria entregar quase cinco meses de seus rendimentos (salários e Previdência) para quitar o total da dívida, caso os bancos cobrassem de uma só vez tudo o que têm a receber em cartões de crédito, cheque especial, financiamento de veículos e imóveis, etc. No ano passado, por causa da crise e consequente aumento do risco no crédito, os bancos aumentaram em 50% suas reservas para cobrir os eventuais calotes de clientes. (págs. 1, B1 e B5)

Isolado, vice de Arruda apela a Lula
O governador em exercício do Distrito Federal, Paulo Octávio, vai se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quarta-feira para tratar da governabilidade. Isolado, ele não conta com o apoio nem mesmo do seu partido, o DEM, depois que José Roberto Arruda foi preso e afastado do governo na quinta-feira, por decisão do STJ, sob a acusação de tentar comprar testemunhas. (págs. 1 e A4)

Aposta bilionária
BNDES já injetou 7,5 bilhões na JBS Friboi e ajudou empresas a entrar nos EUA. (págs. 1 e N6)


Notas e informações: Justiça ativa no campo
Atuação do Judiciário às invasões de sem-terra contribui na recuperação da segurança no campo. (págs. 1 e A3)


------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Ilha na luta e Imperatriz com fé
A União da Ilha voltou ao Grupo Especial do Carnaval carioca, após oito anos, com um desfile que arrancou aplausos do público. A escola apostou em cores fortes, com enredo sobre Dom Quixote. A Imperatriz, com a Rainha da Bateria Luiza Brunet, abordou a fé e enfrentou problemas com carros alegóricos. (pág. 1)

Dilma e Serra no clima de Momo
Camarotes do Carnaval baiano serviram à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e ao governador de São Paulo, José Serra, como palanques eleitorais no domingo de Carnaval. Apesar da falta de jeito, os dois pré-candidatos à Presidência fizeram de tudo para demonstrar alegria de folião. (pág. 1 e País, pág. A5)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Supremo reprova tese de intervenção
Ministros do STF ouvidos pelo Correio avaliam que a crise política no Distrito Federal não justifica nomeação de um interventor. No entendimento dos magistrados, o governo e as instituições estão em condições de funcionar. Há uma preocupação em relação à Câmara Legislativa - contaminada pelo escândalo das propinas, não teria meios de realizar uma eleição indireta isenta para governador -, mas essa é uma circunstância política. Do ponto de vista jurídico, a autonomia da capital federal estaria preservada. (págs. 1 e 19)

Corregedoria na mira da PF
Agentes federais recolheram documentos na secretaria que investiga ações do Executivo. (págs. 1 e 17)

A debandada dos aliados
Após abandonar Arruda, distritais da base governista hesitam em apoiar Paulo Octávio. (págs. 1 e 20)


Dez dias para ficar no DEM
Democratas concedem prazo ao governador em exercício antes de decidir se o expulsam. (págs. 1 e 18)

Raios X nos contratos
GDF vai rever acordos com empresas citadas na investigação que originou a Operação Pandora. (págs. 1 e 22)


Foto-legenda: Irreverência
Foliões do Pacotão, que tradicionalmente levam a sátira política às avenidas, usaram falsos panetones e bolsas com dinheiro para fazer alusão ao recente escândalo político. (págs. 1 e 23)


Oferta de 76 mil vagas para 2010
Orçamento da União prevê a contratação de 76.911 servidores para os Três Poderes, transformando o governo no maior empregador do ano. Maioria dos cargos é para o Executivo. (págs. 1 e 9)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio

Manchete: Enquanto isso...
Papangus dão show. (pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: