terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O que Publicam os Principais Jornais do País, nesta terça feira

O Globo


Manchete: Taxa de homicídio no Rio em 2009 foi a menor da década

Roubo a residências cresceu 11,3%; mas o de carros caiu 10% ano passado

Apesar do aumento nos números absolutos, a taxa de homicídios no Estado do Rio no ano passado foi a menor em dez anos, revela estatística do Instituto de Segurança Pública (ISP), divulgada ontem. Os números consolidados em 2009 mostram que a taxa de homicídios foi de 34,6 para cada grupo de cem mil habitantes, contra urna taxa de 34,7 em 2008 e 37,9 em 2007. Ano passado, o número total de homicídios dolosos no estado foi de 5.794, contra 5.717 em 2008: um aumento de 1,3% de um ano para outro. Em São Paulo, o índice de homicídios foi de mais 3%. Em 2009 no Estado do Rio, houve aumento dos roubos a residência (11,3%), de assalto a transeunte (4,4%); e queda no roubo de veículos (10%) e em assalto em ônibus (10%). O secretário de Segurança, Mariano Beltrame, afirmou que não é hora de festejar a queda, mas de trabalhar para manter a política de gestão que garante ser eficiente a médio e longos prazos. (págs. 1 e 10)

FH X Lula: vale a pena ver de novo?

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso voltou a comparar seu governo com o do presidente Lula e subiu o tom das críticas à ministra Dilma Rousseff, afirmando que ela ainda não inspira confiança: “Por enquanto ela não é líder, é ref1exo de um líder." O ministro Alexandre Padilha destacou o papel de Dilma nos projetos. Para o ministro Tarso Genro, a comparação é boa para o governo Lula. (págs. 1 e 3)

Dirceu: o eterno retorno
O ex-ministro José Dirceu também respondeu às críticas de FH a Dilma. Por todo o país, ele tem negociado apoios à ministra. Lula já pediu que esvaziem o poder de Dirceu, principal réu do mensalão petista. (págs. 1 e 4)

Eleições são ameaça à meta fiscal

O aumento de gastos no ano eleitoral pressionará as contas públicas. Para especialistas, como as receitas sofrem efeitos da crise e as despesas subiram, a meta fiscal de 3,3% do PIB não deve ser cumprida. (págs. 1 e 19)

TAM volta a liderar atraso em voos

Pelo quarto mês a TAM registrou em janeiro o maior índice de atrasos de voos: 23,9%. Por ordem da Anac, a partir de março, o passageiro tem de apresentar documento, com foto, ao embarcar na aeronave. (págs. 1 e 23)

EUA e França: sanções são a única saída contra o Irã

Os Estados Unidos e a França elevaram a pressão sobre o Irã ontem, depois de o governo Ahmadinejad comunicar formalmente a agência de energia nuclear da ONU que inicia hoje o enriquecimento de urânio a 20%. O Irã anunciou também a construção de dez novas usinas nucleares ate 2011. O secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates e o chanceler francês, Bernard Kouchner, concordaram, em reunião em Paris, que as sanções são o único caminho que resta. Já o chanceler brasileiro, Celso Amorim, disse que não crê que estejam esgotadas as possibilidades de acordo com o Irã. (págs. 1 e 24)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo


Manchete: EUA e França defendem mais sanções contra o Irã

Potências reagem a anúncio sobre enriquecimento de urânio iraniano

Potências ocidentais pediram à ONU novas e mais fortes sanções contra o Irã após o país anunciar que aumentará o enriquecimento de seu urânio de 3,5% para 20% e que começará a construir ainda neste ano dez novas centrais nucleares.
Segundo o Irã, o objetivo do enriquecimento e abastecer reator usado para pesquisa médica. EUA e França, porém, temem o uso do urânio em bombas atômicas, o que os iranianos negam.
"Não nos resta opção a não ser buscar novas medidas no Conselho de Segurança da ONU", afirmou o ministro da Defesa francês, Herve Morin, depois de receber em Paris seu colega americano, Robert Gates.
Desde 2002, o Irã já foi submetido a três ciclos de sanções econômicas e comerciais em razão de seu programa nuclear. 0 Itamaraty disse acreditar que não estejam esgotadas as possibilidades de acordo. (págs. 1 e Al3)

Foto-legenda: Pimenta vermelha

Ao lado do deputado federal petista Carlos Zarattini, o vereador Zelão do PT é atingido por 'spray' de pimenta em ato de moradores do alagado Jardim Pantanal em frente à sede da prefeitura, no centro de São Paulo, durante confronto com a Polícia Militar. (págs. 1 e C3)

Governo propõe o fechamento de empresas por corrupção

Projeto de lei enviado pelo Planalto ao Congresso para reprimir a corrupção contra a administração pública prevê aplicar multas de até R$ 6 milhões e, em casos mais graves, fechar empresas.
A maioria das punições deverá ser aplicada administrativamente pelo governo. O fechamento dependerá de decisão judicial e poderá atingir empresas criadas para lavar dinheiro. (págs. 1 e A9)

Críticas de FHC ao presidente contrariam a tática de Serra

Um dia após publicar artigo no qual afirmou que Lula "enuncia inverdades" e desafiou petistas a citar sua gestão "sem mentir", o ex-presidente FHC questionou a capacidade de liderança da ministra Dilma Rousseff.
A crítica de FHC a Lula contrariou a estratégia de José Serra (PSDB) como pré-candidato à Presidência. Em público, o governador evitou a polêmica. (págs. 1 e A4)

Planalto quer mudar concessão para as ferrovias

O governo federal pretende que a concessão ferroviária funcione como em rodovias. O concessionário vai ter de construir e manter as linhas, além de controlar o tráfego de trens.
A ideia é usar o novo sistema em leilões que devem ser realizados neste ano. (págs. 1 e B1)

Esporte: BNDES não recebeu nenhum pedido de crédito para as obras da Copa (págs. 1 e D2)


Fernando de Barros e Silva

Desencontro de FHC e Serra tem valor de metáfora. (págs. 1 e A2)

Marcos Nobre

Submisso a Lula, PT não vai dizer amém a Dilma. (págs. 1 e A2)

Editoriais

Leia "Inércia política", sobre a convenção do PMDB; e "Ligação cara", acerca da tarifa da telefonia móvel no Brasil. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo


Manchete: Europeus criticam Brasil por dificultar sanções ao Irã

Diplomatas questionam posição brasileira pelo diálogo ante escalada iraniana

Diplomatas europeus reclamam, nos bastidores, que a posição brasileira tem dificultado a imposição de novas sanções ao Irã pelo Conselho de Segurança da ONU, informou o jornal francês Le Monde. Segundo a França, seria necessária uma atuação em bloco dos membros do Conselho para que uma resolução seja aprovada. Só a unanimidade colocaria pressão sobre a China, membro permanente e com poder de veto, que não está disposta a apoiar novas sanções. EUA e França renovaram ontem a exigência de punição a Teerã, depois que os iranianos anunciaram planos para enriquecer seu próprio urânio. O Brasil havia assumido a posição de interlocutor entre o Irã e o Ocidente. O Itamaraty ainda defende um acordo para a troca de urânio enriquecido por combustível nuclear com os iranianos, e o chanceler Celso Amorim sugeriu que o Brasil não apoiara novas sanções. (págs. 1, A13 e A14)

Dívida vinculada à Selic é recorde

Dados do Banco Central mostram que, proporcionalmente, a dívida do governo nunca esteve tão atrelada ao juro básico da economia, a taxa Selic. Em dezembro do ano passado, 62% de todo o endividamento líquido do setor público era remunerado pela taxa, um novo recorde anual. Em 2006, a fatia era de 41,7%. Uma eventual alta dos juros, esperada pelo mercado, fará crescer a dívida. (págs. 1 e B1)

Mercado aposta em alta dos juros

Previsão é que o juro básico, hoje em 8,75%, suba a partir de abril, graças à inflação. (págs. 1 e B3)

FHC: 'Dilma não é líder, é só reflexo de um líder'

O ex-presidente Fernanda Henrique Cardoso criticou ontem a provável candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, dizendo que ela e apenas o “reflexo de um líder". FHC, que já havia atacado a presidente Lula em artigo publicado no Estado de domingo, causando reação do Planalto, disse que Dilma "não inspira confiança”. (págs. 1 e A4)

Moralidade não depende de religião, diz estudo

Características comumente associadas a religiosidade, como a moralidade e o instinto de cooperação, são inatas ao ser humano e independem da religião, segundo um novo artigo científico. Um dos autores do estudo, Marc Hauser, de Harvard, disse ao Estado que a religião molda opiniões sobre temas específicos, como aborto, mas não é fonte da moralidade intuitiva humana. (págs. 1 e A18)

Problema no modelo Prius agrava crise da Toyota

A crise da Toyota nos EUA não para de se agravar, informa o correspondente Gustavo Chacra. Depois do Corolla, entre outros modelos, agora a montadora deve anunciar recall do Prius. O veículo híbrido, que roda com energia elétrica ou gasolina, tem problema nos freios. Amanhã, o presidente da empresa nos EUA, Yoshimi Inaba, vai depor no Congresso. A concorrente Honda teme que todo o setor seja afetado. (págs. 1 e B17)

Notas e Informações

Governo cede, barreiras ficam

A Argentina maneira o protecionismo comercial contra o Brasil, embora não tenha nenhum argumento razoável para insistir nessa política. Como sempre, a delegação brasileira concordou, como se essa orientação fosse boa para o Mercosul. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil


Manchete: Prisões cresceram 22% no Rio em 2009

Roubos a residências aumentaram 11% em relação ao ano anterior

A prisão de maior número de criminosos no Rio de Janeiro foi a melhor notícia divulgada em levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP), que comparou números de 2009 com as do ano anterior. Segundo o estudo, as prisões aumentaram 22% no ano passado em comparação com 2008. A má notícia dada pela Secretaria de Segurança Pública é que os roubos a residências tiveram crescimento de 11%, possivelmente como reação dos bandidos ao maior rigor no combate ao tráfico de drogas - apreensões aumentaram 13%em um ano. Para este ano, a meta do secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, é aumentar o combate contra homicídios dolosos, latrocínios, roubo de veículos e roubos em ruas. (págs. 1 e Cidade A14)

Novo check-in na porta do avião

A partir de março, os passageiros com embarque em aeroportos brasileiros terão de apresentar documento de identidade com foto na porta de acesso as aeronaves. Segundo a Anac, a novidade é uma adequação a procedimentos já adotados na Europa e nos EUA, que visam aumentar a segurança de voo. (págs. 1 e Economia Al7)

Coisas da política

FHC em alta voltagem eleitoral. (págs. 1 e A2)


Informe JB

José Alencar na corrida pelo governo de Minas. (págs. 1 e A4)

Editorial

Agentes da lei precisam de treinamento. (págs. 1 e A10)

Sociedade Aberta

Gilson Caroni
Sociólogo

Fernando Henrique Cardoso precisa de bons amigos. (págs. 1 e A6)

Sociedade Aberta

Paulo Skaf
Empresário

Brasil, o país do presente. (págs. 1 e A6)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense


Manchete: Trânsito mortal para jovens e crianças

Se depender dos motoristas infratores, a vida dos brasilienses será cada vez mais breve. De janeiro a novembro de 2009, 66 pessoas de zero a 19 anos morreram nas pistas do Distrito Federal. O número já supera o total de mortes registradas no ano anterior. Além da maior quantidade de vítimas, os dados de 2009 chamam atenção pela proporção: crianças e jovens correspondem a 18% das pessoas vitimadas em acidentes. “Falta a consciência de que direção irresponsável é crime brutal e pode tirar a vida de alguém que mal começou a viver”, lamenta Franklin Corrêa da Costa, 49 anos, pai do estudante Pedro, 16, morto por atropelamento na W3 Sul. O motorista, segundo a polícia, avançou o sinal vermelho. (págs. 1 e 25)

Arapongagem na Câmara

Prisão de dois policiais civis goianos suspeitos de espionagem provoca reação de distritais, que exigem acesso aos depoimentos. Servidor ligado a Benedito Domingos também está envolvido. (págs. 1 e 34)

Combustíveis: Álcool chegam a R$ 2,35, mas gasolina cai

Novo reajuste fará com que o litro do etanol aumente R$ 0,12 nos postos de Brasília. Já a redução de impostos provocará a queda de R$ 0,04 nos derivados de petróleo e a expectativa é que o preço chegue a R$ 2,73. Consumidores esperam para os próximos dias a derrubada pela Justiça da lei que proíbe a instalação de postos em supermercados. (págs. 1 e 33)

Aeroporto terá estacionamento com cobertura

Mesmo pagando R$ 5 a hora, usuário das vagas pegava chuva para chegar ao terminal. Infraero abriu licitação para construção de uma estrutura de proteção de 80% da área. (págs. 1 e 26)

Irã anuncia 10 usinas nucleares

EUA e França defendem sanções contra o governo de Teerã, que pretende ampliar o programa de enriquecimento de urânio. (págs. 1, 20 e Visão do Correio 18)

Planalto evita briga com FHC

Governo e aliados não polemizam com o ex-presidente, que comparou a ministra Dilma Rousseff a uma marionete nas mãos de Lula. (págs. 1 e 4)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico


Manchete: Safra de soja avança e bate recorde de produtividade

Maior produtor de grãos do país, o Mato Grosso também colhe outro recorde, o de produtividade da soja, que nas últimas três décadas aumentou 70%. O Estado, que colhia uma média de 29,9 sacas por hectare em 1981, vai produzir pelo menos 50,6 sacas, em media, na temporada atual, o maior volume do Brasil e um dos maiores do mundo. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, a safra americana deste ano dever ter um rendimento médio inferior a 50 sacas.
Ate agora, a colheita no Mato Grosso atingiu 17% da área plantada e para alguns produtores os números finais deverão ser ainda melhores. O clima está favorável, indicando que a produtividade média das lavouras poderá chegar a 55 sacas por hectare (330 gramas por metro quadrado) e bater um novo recorde histórico - sem abertura de novas áreas, expansão sobre florestas ou vegetação nativa. "As condições das lavouras no Mato Grosso neste ano estão muito boas. Mesmo com a presença da ferrugem, doença que está bem controlada, a produtividade deve, novamente, ser elevada", afirma Douglas Nakazone, analista da Agroconsul. (págs. 1 e B12)

Balança do petróleo tem superávit

Em 2009, pela primeira vez a balança comercial brasileira de petróleo e derivados teve superávit, registrando diferença de US$ 592 milhões entre exportações e importações, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O saldo resultou de US$ 15,368 bilhões embarcados e compras de US$ 14,776 bilhões.
Foi também o primeiro ano no qual as estatísticas da ANP mostraram resultado positivo em relação ao petróleo bruto. As vendas de óleo cru somaram US$ 9,37 bilhões, contra gastos de US$ 9,205 com a importação do produto, um saldo de US$ 165 milhões. Em volume, as exportações já vinham superando as compras. Em 2009, elas foram 42% maiores do que em 2008. A explicação é que o Brasil exporta petróleo pesado, mais barato, e importa petróleo leve, mais caro. (págs. 1 e A3)

Governo força competição por Belo Monte

O governo está usando os fundos de pensão e o BNDES para garantir uma disputa acirrada no leilão da hidrelétrica de Belo Monte. Ele quer dar força ao consórcio da construtora Andrade Gutierrez contra o rival liderado por Odebrecht e Camargo Corrêa. Para isso, usou a Previ — fundo de pensão do Banco do Brasil —, que abriu mão de sociedade que pretendia formar com empresas nas quais detém fatia relevante: Vale, Neoenergia e CPFL. A CPFL, controlada pela Camargo, deve selar a associação com a Odebrecht. Mas Vale e Neoenergia podem ser os trunfos da Andrade. (págs. 1 e B1)

Foto-legenda: Mercado veloz

Pressionados pela modernização BM&FBovespa, bancos de investimento e corretoras investem em tecnologia. O objetivo é processar mais transações em menos tempo. André Jorge, da TOV Corretora, com 41 mil clientes cadastrados, supera mais 10 mil para este ano. (págs. 1 e B3)

Dilma apoiará empresa nacional, diz Dutra

Ex-presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra dá o tom ao partido que comandará a partir do dia 19: “Não cabe esse conceito de esquerda ou direita no governo Lula”. Do fortalecimento da presença do Estado na economia não se deve concluir que um eventual governo Dilma Rousseff será mais à esquerda do que o atual. “É uma mera decorrência da evolução da economia mundial”, diz Dutra.
O programa de governo de Dilma, afirma, não será estatizante: “Só pretendemos fortalecer os instrumentos estatais que já existem”. E a política de estímulo à formação de corporações nacionais vai continuar. “É uma coisa inexorável do capitalismo”.
Em entrevista ao Valor, Dutra lança o desafio ao PSDB: “Se os tucanos vão mudar, deviam dizer o que vão botar no lugar. Nós vamos manter”. (págs. 1 e A12)

Itália reprime a exploração de chineses

Quando a polícia bateu às portas da fábrica em sua mais recente operação contra oficinas que exploram mão de obra chinesa em Prato, a maioria dos trabalhadores que ali viviam em cubículos úmidos e sem janelas ainda estava de pijamas. Em poucas horas, quatro fábricas de roupas foram lacradas, e confiscadas fileiras de máquinas de costura. Após anos de tolerância — e também de benefícios — com as ondas de imigrantes que formaram a maior concentração de indústrias chinesas na Europa, o povo dessa antiga cidade decidiu dar um basta.
Tendo votado na esquerda durante 63 anos, Prato pendeu para a xenófoba Liga do Norte nas eleições de junho. A polícia lançou no mês passado uma ofensiva contra as oficinas ilegais que o cônsul da China em Florença comparou à das SS nazistas. (págs. 1 e A9)

São Paulo, Rio e Curitiba têm superávit primário maior em ano difícil (págs. 1 e A4)



Expectativa de inflação

A projeção do mercado financeiro para a inflação de 2010, medida pelo IPCA, subiu pela terceira semana consecutiva, de 4,62% para 4,78%, acima do centro da meta, estipulado em 4,5%. (págs. 1, A3 e C2)

Portugal Telecom compra GPTI

A Portugal Telecom anunciou a compra da brasileira GPTI, especializada em software e serviços de tecnologia da informação (TI). O negócio foi fechado por meio da troca de ações. (págs. 1 e B2)

Vonpar nos alimentos

A Vonpar, fabricante da Coca-Cola no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, diversifica os negócios na área de alimentação com a aquisição do laticínio Mu-Mu, da Wallerius e Neugebauer. (págs. 1 e B6)

IFC na Foz do Brasil

A Foz do Brasil, empresa de saneamento da Odebrecht, obteve US$ 50 milhões do IFC, braço de investimentos do Bird. Os recursos poderão ser convertidos em participação. (págs. 1 e B7)

Segurança nos negócios

Internacionalização de empresas brasileiras abre espaço para um segmento do mercado de seguros ainda incipiente no país: a cobertura contra riscos políticos no exterior. (págs. 1, C1 e C3)

Ressaca do endividamento

A dívida das dez maiores economias do mundo — somados governos, famílias, empresas e setor financeiro — passou de 200% do PIB em 1990 para 330% em 2008, o que deve restringir o crescimento nos próximos anos. (págs. 1 e C8)

Opção de venda

A recente piora do mercado de ações levou a um exercício incomum de opções de venda ontem, que somaram R$ 1,04 bilhão, terceiro maior volume na história da bolsa. (págs. 1 e D2)

Ideias

Delfim Netto: crise de 2008 resultou da insana eliminação das restrições ao sistema financeiro americano. (págs. 1 e A2)

Ideias

Yoshiaki Nakano: Brasil muda com a formação de um dos maiores mercados de consumo de massa do mundo. (págs. 1 e A11)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio


Manchete: Trânsito muda para o Galo passar

A partir de amanhã, às 22h, a Ponte Duarte Coelho será fechada para montagem do galo gigante e várias ruas serão bloqueadas gradualmente, chegando a 112 interdições no sábado. Números de ônibus nos dias de folia terá acréscimo de 20%. (pág. 1)


Polícia já sabe quem matou Alcides (pág. 1)



Polícia prende 14 em seleção para agente (pág. 1)


------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: