O Globo
Manchete: Supremo mantém Arruda preso durante o carnaval
Acusado de chefiar uma organização crimInosa que operava o chamado mensalão do DEM e de tentar subornar testemunhas, o governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda, passará o carnaval na cadeia. O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal, negou habeas corpus para Arruda, preso pelo STJ e que está numa sala espaçosa da PF, sem grades e com ar-refrigerado. Aliados disseram que ele não dormiu e se sente humilhado. Quatro pedidos de impeachment do vice-governador Paulo Octávio, que assumiu o governo, foram protocolados na Câmara do DF. (págs. 1, 3 a 9 e editorial “Recado claro”)
CEF emprestou mais e lucrou 23% menos
UE registra queda de 4,1% no PIB
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo
Manchete: Supremo mantém Arruda na prisão
O ministro do Supremo Marco Aurélio Mello negou pedido de habeas corpus e manteve preso o governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido). Para Marco Aurélio, a decisão do Superior Tribunal de Justiça que o levou à cadeia foi tomada com “esmero insuplantável”.
Segundo o ministro, não há dúvida de que Arruda participou de tentativa de suborno de testemunha do mensalão do DEM. O STF voltará a analisar o caso quando julgar o mérito, no plenário (com os 11 ministros) ou na 1ª Turma (com cinco), mas isso só deve ocorrer depois do Carnaval.
A defesa do governador afastado, que nega as acusações, alega que até agora ele não foi ouvido por Polícia Federal e Justiça. Alvo de quatro pedidos de impeachment, o governador interino, Paulo Octávio (DEM), disse em entrevista a Fernando Rodrigues que buscará um “amplo leque” de apoios para concluir o mandato e que abrirá mão da eleição em outubro. (págs. 1 e Brasil)
Bovespa eleva participação na Bolsa de Chicago
Brasil pretende subir tom contra iranianos na ONU
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo
Manchete: Arruda fica preso e vice é alvo de 4 pedidos de impeachment
O governador licenciado do Distrito Federal, José Roberto Arruda(sem partido, ex-DEM), passará o carnaval preso. O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), recusou ontem o pedido de liberdade feito pelos advogados de Arruda. Para Marco Aurélio, a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de determinar a prisão do governador, acusado de coagir uma testemunha do suposto esquema do mensalão do DEM, foi muito bem fundamentada. Ele disse que as instituições estão funcionando bem com o objetivo de impedir a impunidade. Já o governador em exercício Paulo Octávio (DEM), também suspeito de envolvimento no mensalão, tornou-se alvo de quatro pedidos de impeachment na Câmara Legislativa. O presidente Lula afirmou que, se a Justiça decidir pela intervenção no governo do Distrito Federal pedida pela Procuradoria-Geral da República, ela será realizada. Caberá a Lula nomear o interventor, com a aprovação do Congresso. (págs. 1, A4 a A8)
Marco Aurélio: ‘Havia risco de mais delitos’
Galho de árvore causa apagão de 40 minutos no Nordeste
Brasil e China condenam proposta de sanções ao Irã
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Brasil
Manchete: Folia atrás das grades
O ministro Marco Aurélio Mello surpreendeu ao negar o habeas corpus pedido pelos advogados do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, preso desde quinta-feira na Polícia Federal. O ministro entendeu que a libertação de Arruda seria prejudicial às investigações da Operação Caixa de Pandora e deixou o caso para o plenário avaliar na quarta-feira. Na Câmara Distrital, aliados do governador, assustados com a decisão do STF, decidiram apressar o processo de impeachment, que estava travado. (págs. 1 e Tema do dia, A2 a A6)
O rico bloco dos investidores
Coisas da política
Informe JB
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense
Manchete: Paulo Octávio começa sob risco de impeachment
Arruda passa carnaval preso
Intervenção tem poucas chances no STF (págs. 1, 27 a 33 e Visão do Correio, 20)
------------------------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário