sábado, 25 de julho de 2009

O que Publicam os Principais Jornais do País, neste sábado

O Globo

Manchete: PT desobedece a Lula e já vê envolvimento de Sarney
Partido apoia reunião extraordinária de conselho; PSDB encampa denúncia

Um dia após o presidente Lula relativizar crimes para reforçar a defesa do aliado José Sarney, a bancada do PT divulgou nota, agora apoiando a proposta de antecipar a convocação do Conselho de Ética, ainda no recesso, para discutir as denúncias contra o presidente da Casa. Na nota, Aloizio Mercadante, líder do partido, diz que “é grave essa nova denúncia porque há indícios concretos da associação do presidente do Senado em ato secreto de nomeação do namorado de sua neta”. O PSDB decidiu encampar a proposta de seu líder, Arthur Virgílio, de representar formalmente contra Sarney no Conselho. (págs. 1 e 3)

Namorado da neta esnoba o Senado
“É um privilégio para o Senado ter um funcionário como eu”, disse Henrique Dias Bernardes, pivô do escândalo que agravou a situação do presidente José Sarney. Henrique foi indicado pela neta de Sarney, sua namorada, e contratado por ato secreto. Formado em física, ele atende o telefone e atua no arquivo do centro médico. (págs. 1 e 4)

As ordens de Fernando Sarney para obstruir a apuração (págs. 1 e 10)

Justiça manda tirar das ruas placas com nome dos Sarney (págs. 1 e 4)

Governo errou total de mortos por gripe suína
O Ministério da Saúde reconheceu ter errado ao anunciar anteontem que o número de mortos por gripe suína no país já chegara a 34. Cinco casos foram incluídos indevidamente na lista. Ontem, com a confirmação de mais quatro vítimas em São Paulo, o total de óbitos no Brasil chegou a 33. (págs. 1 e 17)

Zelaya só pisa em Honduras
O presidente deposto Manuel Zelaya levanta a corrente e cruza a fronteira da Nicarágua com Honduras, onde apenas posou para fotos. Sem garantias de segurança, Zelaya voltou para o lado nicaraguense. (págs. 1 e 33)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Zelaya entra em Honduras, mas recua
Presidente deposto é impedido pela 2ª vez de voltar a seu país; tentativa foi ‘temerária’, diz Hillary Clinton

Dirigindo um jipe e cercado de jornalistas, o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, tentou pela segunda vez voltar ao país, mas foi impedido por milhares de policiais e militares, que bloquearam a área de fronteira com a Nicarágua.

Rodeado por militantes, Zelaya desceu do carro, cruzou a fronteira e ficou em Honduras por cerca de uma hora; depois disso, recuou.

Segundo o presidente deposto, que recebeu por celular apoio do presidente Lula, era preciso “respeitar” as ligações que os militares hondurenhos fariam para seus superiores. Às 18h50, ele deixou a fronteira e foi para a cidade de Ocotal (Nicarágua), onde passaria a noite.

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, chamou a tentativa de retorno de “temerária” e defendeu solução negociada. (págs. 1 e A12)

Dantas diz ter provas de que Brasil Telecom subornou a PF
O banqueiro Daniel Dantas afirma ter provas de que a Brasil Telecom subornou parlamentares governistas e deu dinheiro à Polícia Federal na Operação Satiagraha, informa Flávio Ferreira.

Dantas foi condenado por corrupção e é acusado de crimes financeiros. O Citibank, que esteve no controle da empresa, vê especulação, e o delegado Protógenes Queiroz, calúnia. PT e PF não comentam. (págs. 1 e A10)

Gripe comum matou 17 por dia em 2008 em São Paulo
Pelo menos 6.324 pessoas, ou 17 por dia, morreram de gripe comum em São Paulo em 2008, segundo a prefeitura. A maioria é de idosos – diferentemente do que ocorre com a gripe suína.

São Paulo confirmou mais quatro mortes devido à gripe suína, e o total no país foi revisado para 33. Osasco, Indaiatuba, Diadema e Campinas prorrogaram as férias na rede escolar pública. (págs. 1 e C1)

Alencar volta ao hospital e passa por nova cirurgia
O vice-presidente José Alencar voltou a ser operado em São Paulo para tratar novas obstruções intestinais horas após ter tido alta. Ele retirara rumores do abdome dia 9. A cirurgia correu bem, e os médicos prevêem sete dias de internação. (págs. 1 e A11)

Fisco investiga empresas ligadas à família Sarney
Em investigação nas empresas ligadas à família Sarney, a Receita Federal viu indícios de crimes como remessa ilegal e lavagem de dinheiro, relatam Leonardo Souza e Hudson Corrêa.

O trabalho dos auditores está em curso, e ainda não houve autuação. José Sarney (PMDB-AP), presidente do Senado, não quis comentar; seu filho Fernando não foi localizado. (págs. 1 e A4)

Supremo estuda paralisar ações por perdas com planos
Após intenso lobby do governo, ministros do STF se dizem “sensibilizados” com o argumento contra indenizações e poupadores prejudicados por planos econômicos. O Supremo pode dar liminar paralisando as ações que tramitam no país. (págs. 1 e B1)

Cesar Benjamin – País não pode se precipitar nas regras do pré-sal
Ávidos por parasitar 50 anos de esforço da Petrobras, testas de ferro e aventureiros têm pressa na definição sobre o marco regulatório do petróleo. Para eles, quanto menos debates sobre o pré-sal, melhor. (págs. 1 e B2)

Editorial
Leia “Pouca elegância”, que comenta lobby militar; e “Sem supervisão”, sobre escolas técnicas não concluídas. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: PT contraria Lula e pede que Sarney se licencie no Senado
Bancada considera ‘grave’ a revelação de que senador ajudou namorado da neta

Na contramão da orientação do presidente Lula, a bancada do PT no Senado voltou a pedir ontem o afastamento do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). O líder Aloizio Mercadante (SP) emitiu nota na qual considera “grave” a revelação, feita pelo Estado, de que Sarney negociou, junto com o filho Fernando, a contratação do namorado de sua neta no Senado. Em nome da bancada, ele pede que o Conselho de Ética da Casa investigue “com rigor a possibilidade de participação direta” de Sarney na promulgação do ato secreto que serviu para concretizar a nomeação. A nota do PT também deu fôlego à proposta defendida pelos senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Cristovam Buarque (PDT-DF) de antecipar a próxima reunião do Conselho de Ética para avaliar o caso de Sarney. (págs. 1, A4 e A8)

Colunista – Dora Kramer – Salve-se quem (ainda) puder
No PMDB há dissidentes, o DEM está contra, o PDT caiu fora, o PSDB entrou no Conselho de Ética, o PT tirou o tapete. O caso Sarney não tem salvação. (págs. 1 e A8)

Deposto retorna a Honduras, mas recua
O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, retornou ontem brevemente a seu país, entrando por alguns metros em território hondurenho a partir da Nicarágua. Havia o temor de confronto, e o governo de facto ampliou o toque de recolher. Zelaya não recebeu voz de prisão dos militares enviados à fronteira e deve tentar entrar nos próximos dias. (págs. 1, A12 e A14)

BC endurece regras para conter lavagem de dinheiro
O Banco Central endureceu as regras para evitar operações fraudulentas em bancos, como lavagem de dinheiro e financiamento ao terror. Até quem não é cliente do banco, como quem faz um depósito em contra corrente de terceiros, pode ser considerado suspeito. Assim, esse cliente eventual pode ser obrigado a fornecer nome e CPF. A medida tenta fechar o cerco a uma das operações mais difíceis de serem rastreadas: o depósito em dinheiro. (págs. 1 e B1)

Crédito se normaliza entre bancos pequenos
O saldo dos financiamentos oferecidos por bancos brasileiros de pequeno e médio porte estava em maio apenas 0,6% abaixo do registrado em setembro de 2008 – depois de uma queda de 6,5% em março. De acordo com a associação do setor, não há mais problemas de liquidez no País. (págs. 1 e B4)

Variedade suína já é 60% dos casos de gripe no País
O Ministério da Saúde já admite que o vírus da gripe suína está substituindo o da gripe comum. Testes em três laboratórios de referência mostram que 60% dos casos de gripe foram provocados pelo H1N1. Na Argentina e no Chile, o novo vírus é responsável por 90% dos casos. (págs. 1 e A17)

Vice-presidente – Alencar é submetido à 15ª cirurgia
Um dia após ter alta, ele voltou ao hospital com obstrução intestinal. (págs. 1 e A11)

Notas e informações – A lição de Londres para Brasília
No caso do lixo, o governo britânico agiu com rapidez e objetividade, enquanto os dirigentes brasileiros optaram por uma retórica do mais puro estilo chavista-boliviano. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Lula propõe quebra das patentes da gripe suína
Assunto será debatido entre ministros latinos. Mortes no Brasil são 33

O presidente Lula já considera a possibilidade de quebrar patentes de medicamentos e vacinas contra a gripe suína. Ele propôs a realização, daqui a três semanas, de uma reunião entre ministros da Saúde latinos, laboratórios farmacêuticos e a Organização Mundial da Saúde (OMS) para tratar do assunto. A intenção é respaldada pelas presidentes do Chile, Michelle Bachelet, e da Argentina, Cristina Kirchner – outros dois países muito afetados pela doença considerada pandemia global pela OMS. “Não é possível que nesta situação questões de investimentos e de propriedade tenham prioridade”, argumentou Lula. Ontem o Ministério da Saúde confirmou mais quatro mortes no Brasil, elevando o total para 33. (págs. 1 e Vida, Saúde & Ciência, A24)

BC endurece regras contra lavagem
O Banco Central aumentou as exigências de registro de informações e identificação de clientes bancários. O objetivo é apertar o cerco contra a lavagem de dinheiro e o financiamento de ações promovidas por organizações criminosas. (págs. 1 e Economia, A17)


Zelaya volta a pisar em Honduras
Num gesto simbólico, o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, voltou ontem a pisar em seu país. Ele está na fronteira da Nicarágua, de onde pede para conversar com o chefe do Estado Maior hondurenho, que há 26 dias ordenou sua prisão. (págs. 1 e Internacional, A22)

Sociedade aberta – José Gomes Temporão – Ministro da Saúde
O país pode ficar seguro com as ações contra a gripe. (págs. 1 e A24)

Sociedade aberta – Jair Meneguelli – Presidente do Sesi
Por que agir em defesa de jovens. (págs. 1 e A9)

Sociedade aberta – Chico Alencar – Deputado federal (PSOL-RJ)
PSOL aspira ser diferente. (págs. 1 e 10)

Coisas da política
É difícil Lula entender como o Congresso funciona. (págs. 1 e A2)

Informe JB
Pré-sal: AGU trabalha no marco regulatório. (págs. 1 e A4)

Editorial
Que a escola forme, e não deforme. (págs. 1 e A8)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Máfia da casa própria age até no Congresso
Golpistas que ganham dinheiro com falsas promessas de moradia do programa Minha Casa, Minha Vida atuam no coração do Poder em Brasília. A repórter Helena Mader, do Correio, revela o esquema montado em prédio anexo do Senado. Uma entidade que se apresenta como Coopercongresso faz propaganda enganosa, exibe maquetes de um suposto empreendimento na internet e recolhe dinheiro de famílias carentes. Seis pessoas foram presas por aplicar o golpe em Planaltina e na Estrutural. (págs. 1, 31 e 32)

GDF adia volta às aulas por causa da gripe suína (págs. 1, 12 e 13)

De passagem por Honduras
Empresário conta a Rodrigo Craveiro, do Correio, detalhes da viagem do presidente deposto Manuel Zelaya à fronteira. (págs. 1 e 26)

Impasse com as emendas parlamentares
Deputados e senadores ameaçam retaliar caso o governo insista em restringir a liberação de verbas. (págs. 1, 2 e 3)

------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: