sexta-feira, 10 de julho de 2009

O que Publicam os Principais Jornais do País , nesta sexta feira

O Globo

Manchete: Nova denúncia contra Sarney ressuscita CPI da Petrobras
Fundação do Maranhão é suspeita de desviar verba repassada pela estatal

Nova denúncia contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), uniu ontem dois escândalos que movimentam a Casa e obrigou os aliados do governo Lula a anunciar para a próxima terça-feira a instalação da CPI da Petrobras.

A Fundação José Sarney, do Maranhão, recebeu R$ 1,3 milhão da Petrobras, via Lei Rouanet, e teria desviado R$ 500 mil para empresas fantasmas e de sua família. PSDB e DEM anunciaram que, além de apurar o caso na CPI, vão pedir ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas da União (TCU) que investiguem o presidente do Senado.

Como Sarney resiste a se licenciar do cargo, a oposição tentará também instalar logo o Conselho de Ética para agilizar a análise da representação contra ele e o líder do PMDB, Renan Calheiros.

Em nota, Sarney, que é o presidente de honra da Fundação, alegou que não administra a entidade e não tem responsabilidade sobre eventuais irregularidades. (págs. 1, 3 e 4)


Obama pede a Lula ajuda com o Irã
Para Casa Branca, brasileiro tem 'oportunidade única' de transmitir mensagem

Em encontro durante a reunião do G-8 na Itália, o presidente dos EUA, Barack Obama, pediu ao presidente Lula ajuda para convencer o Irã a não usar energia nuclear para fins bélicos.

Segundo o porta-voz da Casa Branca, o Brasil, por sua boa relação com o Irã, tem uma “oportunidade única" de fazer chegar a mensagem do G-8 ao país. O presidente da França, Nicolas Sarkozy, deu tom de ultimato, dizendo que há seis anos o Irã recebe alertas. Lula deu uma camisa da seleção brasileira a Obama, mas o modelo é antigo. (págs. 1 e 29)





Foto legenda: Obama recebe de Lula a camisa da seleção: modelo é antigo

Poluidores não fazem acordo
A reunião dos 17 países que mais poluem no mundo, convocada por Barack Obama, em Áquila, terminou sem acordo. Países emergentes só aceitam reduzir o CO2 se receberem compensação. (págs. 1 e 31)

Servidor pode ter salário na internet
Os salários de todos os servidores públicos, incluindo estatais, deverão ser divulgados na internet, segundo o texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias aprovado pela Comissão de Orçamento e que irá a votação em plenário. (págs. 1, 8 e 9)

Saúde: governo Lula desiste de modernização
Diante da resistência do PT e de sindicatos, o Ministério da Saúde desistiu de tentar modernizar a gestão da rede pública hospitalar com a criação das fundações estatais de direito privado, projeto que tramita na Câmara. (págs. 1 e 10)

Yeda perde secretário de Transparência
O secretário de Transparência do governo gaúcho, Carlos Brenner, renunciou porque a governadora Yeda Crusius não afastou uma assessora suspeita de irregularidades, como ele recomendara. E o secretário de Irrigação de Yeda foi indiciado pela PF por suspeita de fraude em licitação. (págs. 1 e 4)

Chávez fecha cerco a rádio e TV a cabo
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, decidiu limitar as redes de rádio no país a um máximo de três emissoras, segundo projeto enviado ao Congresso. O governo também impôs restrições e fez ameaças às TVs a cabo. (págs. 1 e 30)

Merval Pereira
O Frankenstein chamado “reforma eleitoral" é fruto de estranha dobradinha de DEM e PT. (págs. 1 e 4)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Sarney recorreu ao Senado em defesa de fundação no MA
Apesar de negar ser responsável por entidade, senador pediu, em 2005, ação no Supremo contra lei estadual

Apesar de afirmar que "não tem responsabilidade" sobre a fundação com seu nome no Maranhão, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), pediu em 2005 que a advocacia da Casa contestasse no Supremo lei estadual contrária a seus interesses. Há suspeitas de desvio de recursos da Petrobras destinados à fundação.

Em nota, Sarney disse ser só "presidente de honra" da entidade, sem participar da gestão. Há quatro anos, porém, ele pediu que o Senado entrasse "o mais breve possível" com ação contra lei que devolvia o Convento das Mercês ao Maranhão. No lugar fica a sede da fundação, que garantiu sua permanência graças a liminar do STF. (págs. 1 e Brasil)

Senador ordena instalação de CPI (págs. 1 e A6)

Foto legenda: Queima de estoque
Em reunião na Itália, Lula entrega a Barack Obama camisa usada pela seleção até 2007 e assinada por atletas não convocados por Dunga há pelo menos 2 anos, como Daniel Carvalho e Fred (págs. 1 e B3)

Emergentes têm de puxar retomada, afirma Obama
O presidente Barack Obama disse ao presidente Lula que os EUA não retomarão seu antigo nível de consumo tão cedo, portanto os países emergentes deverão focar o mercado interno para crescer, informa Clóvis Rossi.

A avaliação, feita em cúpula do G8 + G5 e Egito, ecoa consenso sobre a dificuldade de recuperação dos países ricos. O comunicado final fixa a conclusão da Rodada Doha de liberalização comercial em 2010. (págs. 1 e B1)

Países fecham acordo por clima
Líderes dos 17 países mais poluidores se comprometeram a conter até o limite de 2ºC o aquecimento do planeta até o fim do século.

É preciso cortar à metade a emissão de gases até 2050. Para cientistas, é o mínimo necessário para evitar resultados catastróficos. (págs. 1 e A12)

Governo quer reajustar em até 69% multas de trânsito no país
O governo federal planeja aumentar de 65% a 69% o valor das multas de trânsito, em uma das novas medidas para tentar reduzir o total de acidentes no país um ano depois do início da lei seca.

A alta proposta fica abaixo dos 78% de inflação acumulada desde o último aumento, em 2000. A projeto do governo também vincula as multas ao IPCA, o que permitirá que sejam constantemente reajustadas. (págs. 1 e C1)

Vice-presidente passa por 6 horas de cirurgia em SP
O vice-presidente José Alencar, 77, submeteu-se em São Paulo a uma cirurgia de seis horas para desobstrução do intestino. Alencar exerce a Presidência enquanto Lula está em viagem.

Foi a 14ª cirurgia do vice, que luta contra o câncer desde 1997. Dez tumores foram removidos na operação. Ele deve ficar internado por ao menos uma semana. (págs. 1 e A8)

Licença para obra na Amazônia é negada pelo Ibama
Parecer do Ibama negou licença ambiental para asfaltar 400 km da BR-319, que liga Porto Velho (Ra) a Manaus (AM) e é uma das mais polêmicas obras do PAC (programa de Aceleração do Crescimento) na Amazônia.

Segundo o parecer, a obra, que opõe os ministros Carlos Minc (Meio Ambiente) e Alfredo Nascimento (Transportes), é "inviável". (págs. 1 e A8)

Tentativa de reunir rivais em Honduras falha
O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, e seu sucessor golpista, Roberto Micheletti, se recusaram a se reunir ontem para debater a crise no país, relata Fabiano Maisonnave.

Na Costa Rica, cada um se reuniu com o presidente e Nobel da Paz Oscar Arias, mediador das negociações. Arias pediu que Zelaya seja reconduzido ao posto. (págs. 1 e A9)

Cotidiano: Supremo permite que Prefeitura de SP ponha salários na internet (págs. 1 e C5)

Cotidiano: Reservas de hotéis em Buenos Aires caem 40% após gripe suína (págs. 1 e C7)

Editoriais
Leia "Tutela eleitoral", que critica alterações aprovadas na Câmara; e "Mudança sem prazos", sobre o Senado. (págs. 1 e A2)


------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Para sair do foco, Sarney destrava CPI da Petrobras
Presidente do Senado diz não saber de nada sobre desvios em sua fundação

Acuado por uma série de acusações, o presidente do Senado, José Sarney, marcou a instalação da CPI da Petrobras para a próxima terça-feira. O senador decidiu agir para desviar o foco da série de denúncias geradas pelo escândalo da edição de atos secretos. Um grupo de senadores esteve com Sarney, na noite de quarta-feira, e avaliou que os petistas não queriam a CPI e seguiriam pedindo o seu afastamento. “Se não fizermos a CPI, a oposição não vota a Lei de Diretrizes Orçamentárias, o Congresso não entra em recesso e o senhor não vai aguentar a pressão", disseram. A propósito do desvio de verbas da Petrobras na Fundação Sarney, revelado pelo Estado, a assessoria do senador informou que ele "não participa de sua administração, nem tem responsabilidade sobre ela". (págs. 1 e A4)

'A Casa dos Horrores'

A revista britânica The Economist relata, em reportagem intitulada
"Casa de Horrores", os escândalos do Senado brasileiro. O subtítulo é irônico: "O que os parlamentares britânicos podem aprender com os senadores brasileiros". (págs. 1 e A4)

Fracassa tentativa de acordo entre hondurenhos
O presidente designado de Honduras, Roberto Micheletti, deixou ontem a Costa Rica sem ter se encontrado com o presidente deposto, Manuel Zelaya. Os dois conversaram separadamente com o presidente costa-riquenho, Oscar Arias, escolhido para tentar mediar um acordo e por fim à crise iniciada em 28 de junho, quando Zelaya foi deposto. (págs. 1 e A10)

Recuperação dos EUA vai demorar, diz Obama
Em encontro com o presidente Lula, o presidente Barack Obama disse que os EUA não conseguirão recuperar os níveis de consumo do período anterior à crise econômica. Ele alertou que os países cujo crescimento vinha sendo impulsionado pelas exportações ao mercado americano devem se voltar ao consumo interno. (págs. 1 e B1 a B3)

Foto legenda: Agrado - Obama ganha de Lula camisa da seleção: presidentes conversaram sobre medidas contra a crise global adotadas nos dois países

Conflito deixa rastro de medo na China
A situação em Urumqi, a capital da Província de Xinjiang, parecia estar sob controle ontem, mas tanto os chineses hans como os uigures estavam aterrorizados com o que pode ocorrer, após os choques que mataram 156 pessoas no domingo. No hospital visitado pela reportagem do Estado, feridos relataram seus dramas. (págs. 1 e A11)

Corregedoria indicia 14 policiais por achaque
Eles são acusados de extorquir traficantes

A Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo fez 14 indiciamentos de policiais em quatro inquéritos, informa o repórter Marcelo Godoy. Os policiais são acusados de terem extorquido pelo menos R$ 2,7 milhões dos traficantes colombianos Juan Carlos Ramires Abadía e Ramón Manoel Yepes Penagos, conhecido como "El Negro". Outros três policiais são suspeitos. Ao todo são investigados cinco episódios de extorsão contra os colombianos e integrantes de suas quadrilhas. (págs. 1 e C1)

Número
R$ 2,7 milhões teriam sido pagos a policiais

Política: José Alencar passa por 14ª cirurgia
Vice-presidente foi submetido, em SP, a operação de mais de 6 horas. (págs. 1 e A7)

Foto legenda: 09 de julho: Celebração
No Ibirapuera, veteranos das tropas constitucionalistas: desfile do aniversário da Revolução de 32 reuniu 2 mil pessoas. (págs. 1 e C6)

Notas & Informações: Caso de polícia
Só o presidente Lula vê a crise do Senado como "divergência". Alguns dos escândalos na Câmara Alta são, literalmente, casos de polícia. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Para BNDES, pior da crise já passou
O volume de empréstimos do Banco Nacional de Desenvol­vimento Econômico e Social no primeiro semestre foi recorde: RS 43 bilhões, 11% a mais que em igual período do ano passado. As liberações para a indústria atingiram R$ 17,3 bilhões, e o setor de infraestrutura teve R$ 16,4 bilhões. Para o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, "o resultado mostra que o pior da crise já passou, os desembolsos se sustentaram". Ele espera um segundo semestre "mais forte e robusto". As consultas para no­vos investimentos cresceram 40% sobre 2008, totalizando R$ 111,7 bilhões, e as aprovações de crédito aumentaram 50%; R$ 77,2 bilhões. (págs. 1 e Economia A18)


Aquecimento global...
G-8 - A reunião dos líderes mundiais terminou com o consenso de que é preciso combater o protecionismo. O presidente americano, Barack Obama, ganhou de Lula uma camisa da seleção e pediu ao brasileiro que busque outros mercados para exportar, já que o dos EUA está em crise. As maiores economias aceitaram ainda limitar a 2 graus o aumento da temperatura da Terra. (págs. 1 e Economia A17)

As vidas perdidas em vão na China
Enquanto o governo chinês tenta reorganizar as regiões de conflitos étnicos, começam a sur­gir os dramas das famílias, como a de Lu Huakun, morto sem nada ter a ver com os protestos - só tentava recuperar o carrinho da tenda de frutas. (págs. 1 e Internacional A21)

Gripe suína tem casos subnotificados
Especialistas estão preocupados com a decisão do Ministério da Saúde de não realizar exames de laboratório em todos os pacientes com suspeita de gripe suína. A subnotificação oficial, sustentam, induz a um retrato pouco fidedigno do avanço da epidemia no Brasil. Eles recomendam coleta de sangue, em casos suspeitos, pelo menos por amostragem. (págs. 1 e Vida, Saúde & Ciência A24)

Sob pressão, Sarney faz CPI da Petrobras
Após ultimato da oposição, os partidos go­vernistas anunciaram a instalação da CPI da Petrobras para a próxima terça-feira. Tomaram a decisão a pedido do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) - que ontem se tornou alvo de nova denúncia: empresas ligadas à sua família teriam desviado pelo menos R$ 500 mil re­cebidos da Petrobras. (págs. 1 e Tema do dia A2 a A4)

Coisas da Política
CPI da Petrobras golpeará quem a promove. (págs. 1 e A2)

Informe JB
Ecos da Operação Satiagraha. (págs. 1 e A4)

Sociedade Aberta
Chico Alencar
Deputado federal

A Petrobras não pode ser intocável. (págs. 1 e A4)

Sociedade Aberta
Henrique Fontana
Deputado federal

CPI da Petrobras visa eleição de 2010. (págs. 1 e A9)

Sociedade Aberta
Rosângela Melatto
Executiva

Responsabilidade social na crise. (págs. 1 e A19)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Grileiros atacam no Park Way
Lotes em áreas públicas ou em reservas ambientais são oferecidos por R$ 185 mil nas quadras 17 e 24 do setor de mansões, que têm terrenos avaliados em mais de R$ 300 mil. Reportagem do correio flagrou falsos vendedores garantindo que o imóvel será regularizado pela Terracap. (págs. 1, 21 e 22)


Dinheiro Público: Agências de Lula sabem como gastar
Criadas para fiscalizar empresas que prestam serviços públicos, agências reguladoras já torraram R$ 168 milhões em viagens internacionais desde 2007.(págs. 1 e 2)

Governo: Construção de cisternas a conta-gotas
Em 2003, o governo federal anunciou a construção de 1 milhão de cisternas nas regiões atingidas pela seca. Seis anos depois, o programa não alcançou 25% da meta.(págs. 1, 8 e 9/ Assista no QR Code a vídeo sobre cisternas no Nordeste)

Foto-legenda: Brasil de encher os olhos
Reunido com a cúpula do G-8 na Itália, o presidente Barack Obama reparou em Mayara Tavares, brasileira de 17 anos que tirou foto ao lado dos chefes de Estado. E achou “maravilhoso” receber de Lula uma camisa da Seleção de 2006. (págs 1 e 12)

Senado: Sarney usa CPI para sobreviver
Presidente do Senado instala CPI da Petrobras na tentativa de reduzir a pressão pelo seu afastamento do cargo. Governo tem ampla maioria na comissão parlamentar. (págs. 1 e 4)

Concursos: DNPM e saúde têm 1.532 vagas
Para o Departamento Nacional de Produção Mineral serão 256 postos de níveis médio e superior, com salários de R$ 1.801,21 a R$ 6.729,81. Já o Ministério da Saúde vai substituir 1.276 terceirizados em 18 cargos, com vencimentos de R$ 2.491,92 e R$ 2.870, também para graduados.(págs. 1 e 13)


Justiça garante as provas para promotor (págs. 1 e 32)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico

Manchete: Aumento a servidores leva 80% do juro economizado
A redução da Selic de 13,75% para 9,25% ao ano, no primeiro semestre, representará uma economia de quase R$ 40 bilhões com juros da dívida em 12 meses. Mas o governo já comprometeu R$ 32 bilhões com aumentos de salário para servidores concedidos em 2008 para serem pagos entre 2009 e 2012 - ou seja, 80% do que vai deixar de gastar por causa da queda dos juros até agora.

São crescentes os riscos de uma deterioração fiscal. "Não é um descontrole explosivo ano a ano, mas como é uma via de mão única para cima, o que se vê com o passar dos anos é assustador. Tem que parar", disse Arminio Fraga, sócio da Gávea Investimentos, ao Valor. (págs. 1 e A2)

Centro-Sul, 50 usinas estão à venda
Com a decisão do grupo paulista Equipav de contratar o banco Santander para buscar um sócio ou mesmo um comprador para todos os seus ativos no setor sucroalcooleiro, há agora pelo menos 50 usinas à venda no Centro-Sul do país e outras dezenas estão abertas a propostas. Por causa das grandes expectativas em relação ao etanol, cerca de 200 projetos de investimentos no setor foram anunciados nos últimos anos, mas menos da metade saiu do papel. Com a recuperação dos preços, hoje o açúcar é a maior aposta do setor. (págs. 1 e B12)

Bancos reduzem taxas do crédito pessoal
Para tentar recuperar terreno no crédito para pessoas físicas, os bancos voltaram a competir com taxas menores e prazos mais longos. Mas nem todos estão com o mesmo apetite nos diferentes nichos de mercado. No crédito pessoal, os bancos públicos e estrangeiros fazem cortes mais agressivos nos juros. Até as cartas publicitárias com taxas promocionais estão de volta. O Citibank cobrou juro mensal médio de 3,97% em junho, mas oferece empréstimos com taxa inferior a 3% aos melhores clientes. O Santander também cortou as taxas para uma média de 3,71% no mês passado.

Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil são os que cobram menos pelo crédito pessoal, com 2,27% e 2,49% ao mês, respectivamente, muito abaixo dos níveis dos dois grandes bancos privados, Itaú e Bradesco. Estes preferem concentrar energias em segmentos com maior garantia, como o crédito imobiliário e de veículos. No nicho de automóveis, o Bradesco, por meio da Finasa, reduziu as taxas para 2% ao mês em junho. Itaú e Santander cobram 1,97% ,e 1,78% ao mês, respectivamente. (págs. 1 e C1)

Foto legenda: parceria em alto-mar
A Chevron negocia com a Petrobras investimentos para produzir petróleo no campo Papa-Terra, informa Ali Moshiri, responsável por exploração e produção na América Latina e África. Uma preocupação da empresa são os altos preços de bens e serviços para a indústria do petróleo. (págs. 1 e B6)

Câmara Federal confronta TSE em lei eleitoral
Generosa com candidatos e partidos, a nova lei eleitoral, aprovada anteontem pela Câmara, confronta decisões recentes do Tribunal Superior Eleitoral e deve enfrentar fortes restrições de seus ministros, caso o texto seja aprovado sem modificações pelo Senado. Pelo menos quatro itens aprovados são considerados polêmicos: políticos declarados inelegíveis passam a ter direito de registrar candidatura, as certidões de quitação dos candidatos não precisarão mais esperar pela aprovação de suas contas, o prazo para julgamento dos políticos é ampliado e os partidos poderão repassar recursos aos candidatos em campanha sem identificar doadores. “É um escândalo”, resume o juiz Marlon Reis, que preside a Associação Brasileira de Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais. (págs. 1 e A5)

Saneamento atrai interesse companhias israelenses
Empresas israelenses de alta tecnologia no setor de água estão de olho no mercado brasileiro. Segundo a fabricante de filtros Amiad, para tratamento de água há um potencial de vendas no Brasil de US$ 745 milhões, com perspectiva de chegar a US$ 1 bilhão em 2014, considerando a demanda mundial de US$ 30 bilhões.

O Brasil atraiu o interesse dessas companhias por ter graves problemas na gestão da água e sinalizar capacidade de investimento num momento de crise econômica mundial. "Os EUA e a Europa estão fechados e as empresas israelenses estão em busca de novos mercados", diz Roy Nir, chefe da missão econômica da Embaixada de Israel no Brasil. A Sabesp ê uma das maiores apostas das fabricantes israelenses, como a Arad e a ARI, que negociam a venda de produtos que reduzem, as perdas por falha de medição no consumo das residências. (págs. 1 e B1)

Autuação da Receita rende 6 vezes mais
A Receita Federal multiplicou por seis - de R$ 800 milhões para R$ 4,8 bilhões - os créditos tributários lançados contra instituições financeiras no primeiro semestre em comparação com o mesmo período de 2008, segundo balanço parcial da fiscalização.

Esses números mostram, segundo a secretária Lina Vieira, que valeu a pena investir na Delegacia Especializada em Instituições Financeiras, em São Paulo, que antes era um "exército de Brancaleone", com apenas 15 auditores para fiscalizar todo o setor. Hoje, já são 65 auditores e a meta é chegar a 85 funcionários qualificados. (págs. 1 e A3)

Reprodução assistida é setor fértil
Mesmo sem grandes descobertas ou saltos tecnológicos nos últimos anos, a medicina reprodutiva atrai cada vez mais casais no Brasil. Já existem pelo menos 120 clínicas especializadas no país, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que monitora as inspeções realizadas nos laboratórios. O crescimento do mercado aponta para a realização, neste ano, de 20 mil ciclos de fertilização, contra 12 mil em 2004. Como um ciclo, incluindo medicamentos, custa em média, R$ 15 mil, o negócio da reprodução humana assistida é estimado em R$ 300 milhões ao ano. (págs. 1 e Eu& Fim de Semana)

Inovações e novos hábitos desafiam as gigantes da TI (págs. 1 e B3)

Em Áquila, Obama diz a Lula que consumo nos EUA vai demorar para se recuperar (págs. 1 e A12)

Recessão americana
O número de trabalhadores americanos que fizeram pedidos de auxílio-desemprego caiu na semana passada para 565 mil, menor nível desde janeiro. Mas o número de pessoas que permaneceu recebendo o benefício após a semana inicial continua batendo recordes e somou 6,883 milhões. (págs. 1 e A9)

Negócios da biodiversidade
Com clientes como Natura, Unilever e J&J, a Chemyunion, fabricante brasileira de matérias-primas para a indústria cosmética e farmacêutica, coloca no mercado dois novos extratos obtidos a partir do picão preto e da camapu, originários da Mata Atlântica, diz Marcelo Golino. (págs. 1 e B5)

Cadeia automotiva
A capacidade de produção do setor de autopeças, uma preocupação constante antes do agravamento da crise mundial, em setembro, deve voltar à berlinda entre o fim deste ano e o início de 2010, segundo previsão dos fabricantes. (págs. 1 e B8)

Embarques de arroz
As exportações brasileiras de arroz somaram 435 mil toneladas no primeiro semestre, volume quase 80% maior que no mesmo período de 2008. Em junho, os embarques foram de 76,6 mil toneladas. As projeções da Fedearroz para o ano são de 700 mil toneladas, acima da expectativa inicial. (págs. 1 e B12)

AIG negocia a Alico
A AIG retomou negociações com a rival Metlife para a venda da American Life Insurance Company (Alico), um de seus negócios mais lucrativos. A operação poderia render cerca de US$ 15 bilhões. A AIG deve US$ 80 bilhões ao governo dos EUA. (págs. 1 e C3)

Estratégia distorcida
A captação líquida dos fundos de previdência aberta atingiu R$ 6,9 bilhões no primeiro semestre, alta de 9% em relação a igual período de 2008. A crise provocou uma mudança na alocação de recursos, dos fundos com ações para os de renda fixa, apesar do horizonte de longo prazo da aplicação. (págs. 1 e D1)

Ofertas de ações
Termina hoje o prazo para reserva de ações na oferta secundária da Light. O prazo na operação da Hypermarcas termina na próxima segunda-feira. Juntas, as duas ofertas devem movimentar cerca de R$ 2 bilhões. (págs. 1 e D2)

Ideias
Fernando Filgueiras: política de segredo no Senado contribui para sua própria deslegitimação. (págs. 1 e A10)

Ideias
Naércio Menezes Filho: efeitos macroeconômicos da redução da jornada de trabalho serão pequenos. (págs. 1 e A11)

------------------------------------------------------------------------------------

Estado de Minas

Manchete: Novos voos para interior de Minas (pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio

Manchete: Greve de professor decretada ilegal
Juiz toma decisão favorável ao governo do Estado e determina volta imediata dos docentes ao trabalho. Para sindicato, a greve está mantida. Categoria discute o movimento, hoje, em assembleia. (pág. 1)

Estado reduz casos de dengue em 87%
Dados do Ministério da Saúde mostram que Pernambuco teve, de janeiro a junho, a quinta maior queda do País. (pág. 1)

Supremo derruba liminar e autoriza o aumento da luz (pág. 1)

José Alencar (pág. 1)

Após nova denúncia explosiva, Sarney vai criar CPI da Petrobras (pág. 1)

Portugueses presos em Pernambuco por tráfico de mulheres (pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: