quarta-feira, 8 de julho de 2009

O que Publicam os Principais Jornais do País, nesta quarta feira

O Globo

Manchete: Carga tributária bate novo recorde e gastos crescem
Peso de impostos chega a 35,8% do PIB, no maior nível histórico

A carga tributária no Brasil voltou a bater recorde no ano passado e chegou a 35,8% do Produto Interno Bruto (PIB). O número representa alta de 1,08 ponto percentual sobre 2007, apesar do fim dos recursos da CPMF. O crescimento da economia em 2008 até setembro - antes do agravamento da crise mundial - garantiu o aumento da arrecadação, principalmente do Imposto de Renda, do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) das empresas. A União foi o principal responsável pelo aumento da arrecadação no ano passado. A receita maior coincide com um período de aumento de gastos públicos, com pessoal e custeio. (págs. 1, 15 e Míriam Leitão)

Para os aposentados, mais que a inflação

O governo deve dar reajuste acima da inflação, no ano eleitoral de 2010, para aposentados e pensionistas do INSS que ganham acima do salário mínimo. O aumento real para esses segurados poderá chegar a 2,5 pontos percentuais e está sendo negociado com centrais sindicais para evitar o fim do fator previdenciário. (págs. 1 e 3)

Lula recebe prêmio por busca da paz
O presidente Lula recebeu ontem em Paris, na sede da Unesco, o prêmio Félix Houphouët-Boigny pela Busca da Paz, já recebido por Nelson Mandela e Jimmy Carter, entre outros, por suas ações pela democracia e a justiça social. Ativistas do Greenpeace protestaram em defesa da Amazônia, no que foram apoiados por Lula. (págs. 1 e 8)

Foto legenda: Lula recebe o prêmio na Unesco, enquanto ativistas do Greenpeace exibem cartazes pela preservação da Amazônia: após constrangimento, elogios

Despesas do Palácio do Planalto com cartão de crédito crescem 100% (págs. 1 e 3)

E podem voltar anuênios e quinquênios para os servidores públicos (págs. 1 e 3)

No Rio, Judiciário tem privilégios que incluem até uma bolsa-divórcio (págs. 1 e 13)

O mistério do currículo
Embora mexer na Plataforma Lattes, do CNPq, exija senha e CPF, a ministra Dilma Rousseff disse que não foi a autora da fraude em seu currículo. Ela aparecia no CNPq (e em outros sites oficiais) como mestre e doutora, sem ser. (págs. 1 e 5)

Elio Gaspari

É péssimo prenúncio uma ministra-candidata que maquia o currículo e o propósito de sua militância. (págs. 1 e Opinião, 7)

Honduras terá mediação de Nobel da Paz
O presidente da Costa Rica, Oscar Arias, prêmio Nobel da Paz, será mediador do conflito em Honduras. A indicação foi anunciada pela secretária Hillary Clinton. (págs. 1 e 25)

Ronaldo: Lula vai 'indicar' empreiteiras
Ronaldo surpreendeu ao afirmar no programa "Bem, Amigos", do SporTV, que o presidente Lula vai indicar as empreiteiras que construirão o centro de treinos do Corinthians. (págs. 1 e 30)

Panorama Político
Depois de sair do PSOL, o delegado Protógenes Queiroz vai para o PDT e concorrerá a deputado por SP. (págs. 1 e Ilimar Franco, 2)

Segundo Caderno: 'New Yorker' vê o tráfico no Rio
O repórter americano Jon Lee Anderson vai escrever para a revista "The New Yorker", do NYT, sobre o tráfico no Rio: "É uma calamidade nacional." (pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Carga tributária é recorde, mas governo prevê queda
Em 2008, indicador chegou a 36% do PIB; em 2009, arrecadação já recua

O crescimento econômico em 2008 e a consequente alta na arrecadação levaram a carga tributária do país ao recorde de 35,8% do PIB. Em 2007, o peso dos impostos fora de 34,72%. A Receita, porém, prevê que ele caíra em 2009, já que o desempenho da economia piorou.

Se confirmada será a primeira queda do indicador desde 2003. Com crise e desonerações, a receita do país já caiu 7% de janeiro a maio. (págs. 1 e B1)

Gustavo Patu
Neoliberalismo à brasileira explica números (págs. 1 e B1)

Após choques, chineses vão às ruas com porretes
Grupos de chineses da etnia han armados com porretes e barras de metal saíram às ruas de Urumqi, oeste do país, aos gritos de vingança.

O alvo é a minoria étnica uigur, reprimida pelo governo. Choques já deixaram 156 mortos. Poucos uigures circulam; vigora toque de recolher. A tensão fez o presidente Hu Jintao interromper viagem à Itália. (págs. 1 e A12)

Foto legenda: Uigures protestam em Urumqi, cidade no oeste chinês; poucos deles foram vistos na ruas ontem

Presidentes deposto e golpista de Honduras marcam encontro
A reunião está prevista para amanhã, na Costa Rica, sob mediação do presidente local, Óscar Arias - seu nome foi proposto pelo governo americano. (págs. 1 e A13)

Senado ignora STF e mantém nomeações de familiares
Onze meses após a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que proibiu o nepotismo na administração pública, gabinetes do Senado continuam empregando familiares de senadores.

A regra do STF proíbe nomear familiares até o terceiro grau. Alguns senadores empregam parentes entre si (pai e filha, irmãos); outros nomearam familiares de grau de parentesco mais distante. Para os congressistas, não há nepotismo. (págs. 1 e A4)

Falsificação em currículo expõe fragilidade do sistema Lattes
Currículos forjados na Plataforma Lattes detonaram um debate de pesquisadores quanto à vulnerabilidade da base de dados sobre cientistas e instituições de pesquisa, a principal do país.

O sistema é mantido pelo CNPq e pesa inclusive na alocação de verba pública. Para o conselho, as fraudes são poucas, e cabe às entidades citadas evitá-las. (págs. 1 e A18)

Currículo maquiado de Dilma abala imagem dela e do Lattes, opina Elio Gaspari. (págs. 1 e A8)

Hegemonia dos EUA durou só '5 minutos', diz historiador
Em sabatina da Folha, o historiador britânico Simon Schama, 64, afirmou que a hegemonia global americana durou "cinco minutos" e que só um "idiota" não acreditaria na ascensão dos países que formam o chamado Bric (Brasil, Rússia, Índia e China).

Schama, professor da Universidade Columbia, nos EUA, também disse "apostar" que o atual regime iraniano deixará de existir em sete anos. (págs. 1 e A14)

Governo anuncia identificação de morto no Araguaia
O governo disse que identificou a ossada do guerrilheiro Bergson Farias, desaparecido no Araguaia em 1972. Seus restos mortais foram encontrados em 1996.

De 67 desaparecidos, Farias é o segundo identificado. Um camponês indicou o suposto lugar de outra ossada à comissão que percorrerá, a partir de hoje, pontos a serem escavados. (págs. 1 e A10)

Editoriais
Leia "A razão da cobiça", que comenta aliança firmada entre Lula e PMDB; e "Impasse hondurenho", sobre golpe. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Carga tributária cresce mesmo com fim da CPMF e crise global
Fatia de impostos chegou a 35,8% do PIB em 2008, maior nível da história

O peso dos tributos cobrados pela União, Estados e municípios bateu novo recorde histórico e chegou a 35,8% do Produto Interno Bruto em 2008, informou ontem a Receita Federal. Esse nível de tributação é comparável ao de países desenvolvidos como Canadá, Estados Unidos e Alemanha, que oferecem serviços públicos de alta qualidade aos cidadãos. Mesmo com a crise global e o fim de impostos como a CPMF, os brasileiros pagaram R$ 1,03 trilhão aos cofres públicos no ano passado. De 2007 para 2008, a carga tributária cresceu 1,08 ponto porcentual mantendo sequência de altas consecutivas. Para este ano, segundo o economista Amir Khair, a carga tributária deverá cair para 35% do PIE. Mas, em Brasília, a maioria dos ministérios vem aumentando despesas e pedindo mais dinheiro ao Tesouro. A demanda por recomposição orçamentária já chega a R$ 16 bilhões, conforme apurou o Estado. (págs. 1, B1 e B4)

Análise - Celso Ming: Retórica desmentida

As autoridades econômicas fizeram terrorismo evocando argumentos contra o fim da CPMF. Diziam que seria aberto um rombo orçamentário devastador. A alegação, como se vê, era falsa. (págs. 1 e B2)

Bento XVI pede mais ética na economia
Na véspera da reunião do G-8, o papa Bento XVI publicou sua primeira encíclica social, Caritas in veritate, na qual propõe reformada
"arquitetura econômica e financeira internacional" com base na liberdade pessoal e na responsabilidade ética. O papa alerta que a busca exclusiva do lucro destrói a riqueza e gera pobreza, cita a atual crise financeira e pede reforma da ONU. (págs. 1 e A19)

Trecho da encíclica

"Sente-se a urgência de uma reforma quer da ONU quer da arquitetura econômica internacional"

MP manda PF investigar atos secretos do Senado
O Ministério Público Federal determinou à Polícia Federal a abertura de inquérito para investigar indícios de crimes cometidos na edição de 663 atos secretos pelo Senado nos últimos 15 anos. Os boletins sigilosos, revelados pelo Estado em junho, serviam para criar cargos e nomear parentes. A PF vai apurar práticas de peculato e corrupção passiva. (págs. 1 e A4)

Identificado corpo de guerrilheiro do Araguaia
O ministro Paulo Vannuchi (Direitos Humanos) anunciou a identificação, por meio de DNA, do guerrilheiro Bergson Gurjão Farias, morto pelo Exército na Guerrilha do Araguaia em 1972. Uma equipe do Ministério da Defesa começa hoje, no Pará, a fase preparatória das novas buscas de corpos de integrantes da guerrilha. (págs. 1 e A12)

Honduras negocia fim de impasse
Zelaya e Micheletti marcam reunião para amanhã na Costa Rica

Por sugestão dos EUA, o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, e o governante Roberto Micheletti vão se reunir amanhã na Costa Rica com o presidente do país, Oscar Arias. Prêmio Nobel da Paz em 1987, Arias será mediador da disputa. Fontes informam que Micheletti começou a ceder porque está sob intensa pressão econômica. (págs. 1 e A14)

Chineses hans ameaçam vingar-se de muçulmanos
Chineses da etnia han armados até com tacos de golfe ameaçaram atacar muçulmanos uigures em Urumqi, em retaliação ao conflito que deixou 156 mortos. A polícia dispersou o grupo. (págs. 1 e A17)

Gripe suína: OMS recomenda restrição a testes
Medida significa o fim das estratégias de contenção do vírus. (págs. 1 e A20)

Notas & Informações: O festival de reuniões de L’Áquila
O saldo do encontro do G-8, na Itália, já será positivo se houver decisões práticas sobre a questão mais dramática neste momento: a crise alimentar nos países pobres. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Mais voz para os emergentes
Pressão influi na agenda do encontro dos países ricos

Marcado para hoje, na Itália, o encontro do G-8 (o grupo de países mais ricos do mundo, somados à Rússia) terá uma novidade: o fortalecimento das nações em desenvolvimento, encabeçadas pelo Brasil. Para especialistas, a pressão brasileira sobre medidas protecionistas, a ajuda aos países mais pobres e a adoção de uma moeda alternativa ao dólar ajudaram a definir a agenda do encontro. Contribui ainda a aproximação entre Brasil, França e EUA. Os presidentes Lula e Nicolas Sarkozy defenderam uma agenda comum e mais voz para os emergentes na reunião. O Brasil também é tido como exemplo no combate à crise. (págs. 1 e Tema do dia A2 e A3)

Sindicância na UFRJ para apurar desvio de verbas
A Universidade Federal do Rio de Janeiro abrirá sindicância para apurar a denúncia de desvio de recursos do projeto Praça Onze, que pesquisa tratamentos e vacinas para doenças como Aids e tuberculose. O professor Mauro Schechter acusou a Fundação José Bonifácio de ter cobrado irregularmente cerca de R$ 2 milhões em taxas administrativas do programa. (págs. 1 e Cidade A7)

JB Concursos: Procurador: Banco Central lança edital (pág. 1)

Hilde
Dieta de José Alencar o levou à internação. (págs. 1 e B5)

Informe JB
Aniversário do real pacifica inimigos de 1994. (págs. 1 e A4)


Coisas da Política
A encíclica de Bento XVI: retórica e prática. (págs. 1 e A2)

Sociedade Aberta
John Kirton
Cientista político

Os desafios postos à mesa no encontro do G-8. (págs. 1 e A3)

Sociedade Aberta
Nelson Ludovico
Consultor

Brasil não pode aceitar protecionismo. (págs. 1 e A15)

Sociedade Aberta
Candido Mendes
Cientista político

Honduras e a democracia profunda. (págs. 1 e A9)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: O show acabou
“Desde que nasci, ele foi o melhor papai imaginável. Eu só queria dizer que o amo muito”
Paris Michael Katherine Jackson, filha de Michael Jackson

O funeral de Michael Jackson teve as características que marcaram a vida do cantor: multidão de fãs, cobertura maciça da mídia, forte esquema de segurança e incertezas sobre o paradeiro do artista. Como em outras vezes, a aparição do superastro — desta vez dentro de um caixão banhado a ouro — causou impacto mundial. No Ginásio Staples Center, em Los Angeles, 17 mil admiradores e uma profusão de celebridades prestaram a última homenagem ao cantor. A atriz Brooke Shields comoveu a plateia ao lembrar a amizade com Michael durante 30 anos. Mas foi Paris Michael Katherine Jackson, filha do músico que enfrentou acusações de pedofilia, quem conduziu o momento de maior emoção. Cercada pelos tios e em copioso choro, a menina de 11 anos revelou que Michael, vítima de violência física e psicológica quando criança, era um pai dedicado e carinhoso. Em mais um mistério acerca de Jackson, o local do enterro do artista era desconhecido até o fechamento desta edição. (págs. 1 e 16 a 18/ Veja no QR Code imagens do funeral de Michael Jackson)

Assessores camuflam despesas de ministros
Servidores pagam contas de viagens para evitar desgaste do alto escalão do governo com os cartões corporativos. Presidência da República gastou R$ 4,08 milhões com esse meio de pagamento nos seis primeiros meses do ano (págs. 1 e 2)

Servidor: Governo busca duplo emprego
União e Estados cruzarão dados das folhas de pagamento para descobrir quem acumula salários. (págs. 1 e 11)

Reajuste nos supersalários
Discretamente, o Congresso discute reajuste às carreiras jurídicas — e por tabela o próprio contracheque. Pela proposta, ministros do Supremo receberão R$ 27 mil. (págs. 1 e 3)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico

Manchete: Países estudam a criação de estoque de alimentos
Uma declaração sobre segurança alimentar global estava sendo negociada ontem, em Roma, entre o G-8 (sete países ricos e a Rússia), o G-5 (Brasil, China, Índia, México e África do Sul) e alguns países africanos. Nações desenvolvidas e emergentes vão se comprometer a examinar esquemas para estocagem internacional de alimentos e a monitorar a especulação nos preços para evitar a recorrência de crises alimentares.

Num documento que envolve o futuro da agricultura global, não havia menção ao termo 'subsídios agrícolas'. Isso contraria a posição brasileira, da Índia e de outros emergentes que consideram que as subvenções bilionárias concedidas pelos países ricos a seus agricultores afetaram duramente a capacidade de produção das nações em desenvolvimento nos últimos trinta anos. (págs. 1 e A14)

Caem as taxas de juros das debêntures
A queda da taxa básica de juros (Selic) e o aumento da demanda derrubaram o custo das debêntures. Em alguns casos, a taxa voltou ao nível anterior à crise internacional. A Bradespar acaba de fechar uma emissão de R$ 800 milhões, pagando 105% da variação do CDI por uma parcela de R$ 140 milhões, com prazo de um ano, e 108% pelo restante, com prazo de dois anos. A empresa esperava pagar 112% e 115%. Em janeiro, a companhia emitiu R$ 610 milhões em debêntures e pagou 125%. Na sexta-feira, o mesmo aconteceu com a Votorantim Finanças. A empresa emitiu R$ 1,05 bilhão em notas de 180 dias, pagando 109% do CDI, abaixo dos 114% previstos. (págs. 1 e C1)

Licitação da Petrobras atrai cinco grupos
Cinco grupos estão na disputa por uma encomenda de US$ 4 bilhões da Petrobras para construção de oito cascos de plataformas destinadas ao pré-sal. O prazo para abertura das propostas pela PNBV, subsidiária da Petrobras na Holanda, dona de quase todas as plataformas da estatal, está previsto para o dia 31. Nos dias 17 e 24 devem ser entregues as propostas técnicas e comerciais.

O Valor apurou que está na disputa pela construção dos cascos a Keppel Fels, de Cingapura, associada à Single Buoy Moorings (SBM), de Mônaco, e à brasileira WTorre. Outro consórcio reúne Engevix e GVA. O estaleiro Atlântico Sul, de Pernambuco, fechou acordo com a norueguesa LMG, enquanto a UTC Engenharia associou-se no projeto à francesa Doris Engineering. O grupo Andrade Gutierrez ainda avalia se vai entrar na concorrência em parceria com a coreana Hyundai. (págs. 1 e B1)

Grupo alemão assume 54% da Panarello
A Panarello, maior distribuidora de medicamentos do país, teve seu controle vendido ao grupo alemão Celesio. A transação será anunciada oficialmente na próxima semana. O grupo alemão, que atua em 14 países, vai adquirir 54% das ações do grupo Panpharma. Além da Panarello, a aquisição englobará as distribuidoras American Farma e Sudeste Farma. O Celesio terá opção de aumentar sua participação acionária no futuro.

Embora perca o controle da empresa, a família Panarello continuará à frente da gestão. Alexandre Panarello, diretor-geral do grupo, será o presidente da empresa, enquanto seus pais assumirão assentos no conselho de administração e comitês de gestão da empresa. Fundado em 1975 e com sede em Goiânia (GO), o grupo brasileiro faturou R$ 3 bilhões em 2008, atende 30 mil farmácias e possui 17% do mercado atacadista. (págs. 1 e B1)

Sonda reage ao Zaffari em SP
Os donos da rede de supermercados Sonda, Idi e Delcir Sonda, preparam um novo contra-ataque à família gaúcha Zaffari, que abriu o shopping center Bourbon, na cidade de São Paulo, há cerca de um ano. O Sonda está construindo, bem em frente ao Bourbon, um luxuoso supermercado de R$ 70 milhões, valor duas maior que o investido em um ponto convencional.

A decisão expõe uma velha desavença entre as famílias Sonda e Zaffari. Os dois clãs descendem de italianos que se estabeleceram no Rio Grande do Sul e têm vínculos familiares. Uma das herdeiras do Zaffari, Terezinha, casou-se com Alcides Sonda, um dos quatro irmãos que fundaram a rede Sonda há 35 anos.

Em 1997, Alcides deixou a sociedade. No mesmo ano, o Zaffari comprou em leilão judicial o Shopping Matarazzo, o que foi considerado uma desfeita pelos Sonda - o grupo possuía um supermercado no local e foi desalojado. (págs. 1 e B4)

Substituição tributária é contestada na Justiça
A substituição tributária no ICMS está sendo contestada judicialmente por grandes redes varejistas no Estado de São Paulo.
O item questionado é o que impede o varejo de ter a restituição do ICMS pago a mais quando as margens usadas para o cálculo do imposto antecipado dão origem a um valor maior do que o preço efetivo na venda ao consumidor. Foram à Justiça grupos como Wal-Mart e Pão de Açúcar. O comércio de veículos também questiona o assunto por meio de concessionárias e da Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen. A substituição também levou indústrias do setor de informática ao Judiciário. Elas querem prazo de 90 dias para a mudança no cálculo do imposto.

Otavio Fineis Junior, da Secretaria da Fazenda de São Paulo, diz que o Supremo Tribunal Federal tem várias decisões a favor do Fisco concluindo que a substituição tributária é um instrumento legítimo e que não cabe, em caso de diferenças de valores, restituição do imposto ou cobranças suplementares. (págs. 1 e A2)

SEB compra colégio Pueri Domus por R$ 41 milhões
Menos de 15 dias após a compra da Kroton pelo fundo de "private equity" Advent, a SEB - Sistema Educacional Brasileiro (dona do sistema de ensino COC) adquiriu por R$ 41 milhões o colégio Pueri Domus, tradicional instituição de ensino de São Paulo. Do total, R$ 32,8 milhões referem-se à compra propriamente dita e o restante à assunção de dívidas. É a quarta aquisição da SEB neste ano. No total, mais de R$ 190 milhões foram aplicados em aquisições pela empresa, que ainda tem outros R$ 100 milhões para novos investimentos. (págs; 1 e B4)

Lei cria regras para trabalho fora do Brasil
Uma nova lei, em vigor desde a segunda-feira, criou uma série de obrigações para empresas brasileiras que têm funcionários no exterior. A partir de agora, terão de estender a eles boa parte dos benefícios pagos aos trabalhadores contratados no Brasil - como o recolhimento de contribuições ao INSS e ao FGTS. Antes, apenas empresas que prestam serviços de engenharia, que tradicionalmente enviam profissionais para fora do país, tinham regras claras para esses contratos. A lei nº 11.962 confere o mesmo tratamento às demais empresas. (págs. 1 e E1)

Líderes mundiais se comprometem a fechar a Rodada Doha em 2010 (págs. 1 e A14)

Reação na Indústria
O nível de utilização da capacidade instalada na indústria brasileira em maio cresceu pelo quarto mês consecutivo, para 79,8%, mas ainda abaixo dos níveis do ano passado. O faturamento real aumentou 1,1% sobre abril, segundo a CNI. (págs. 1 e A5)

Preços em queda
O IGP-DI registrou deflação de 0,32% em junho, ante variação positiva de 0,18% no mês anterior. No ano, a taxa acumulada recua 1,04% e nos últimos 12 meses aponta alta de 0,76%. No atacado, os preços caíram 0,64% e subiram 0,12% no varejo. Os juros caíram no mercado futuro. (págs. 1, A5 e C2)

Vale vê recuperação lenta
A Vale vai retomar a produção de uma das quatro pelotizadoras que estavam paradas desde o fim de 2008 no complexo de Tubarão (ES). A retomada total só deve ocorrer no fim do próximo ano. (págs. 1 e B9)

Exportações de açúcar
Após perder espaço no mercado externo para a Índia nos últimos anos e dar prioridade ao etanol, o Brasil deve encerrar a safra 2009/10 com participação mundial de 50% nas exportações de açúcar, aumento de 10 pontos percentuais sobre o ciclo anterior. (págs. 1 e B12)

Safra menor
As geadas ocorridas no Paraná e no Mato Grosso do Sul, no mês de junho, e a estiagem registrada entre abril e maio na Região Sul e em parte do Centro-Oeste reduziram a atual colheita de grãos para 133,7B milhões de toneladas, 7,2% em relação ao período anterior. (págs. 1 e B12)

Formação profissional
Número reduzido de pesquisadores e baixo investimento em pesquisa e desenvolvimento prejudicam a formação de executivos no Brasil. Segundo pesquisa da Heidrick & Struggles e da Economist Intelligence Unit. País lidera na qualidade do ensino, mas perde para Chile e México no ranking geral da América Latina. (págs. 1 e D10)

Ideias
José Luis Oreiro e Luiz Fernando de Paula: controle abrangente de capitais e fundo de estabilização cambial. (págs. 1 e A13)

Ideias
Maria Celina D'Araujo e Marcos Cintra: votação em listas partidárias fechadas fortalece o voto popular. (págs. 1 e A12)

------------------------------------------------------------------------------------

Estado de Minas

Manchete: Crise esfria e indústria volta a ferver em Minas (pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio

Manchete: Recife ganha batalha na guerra do lixo
A partir de hoje, coleta passa para a Vital Engenharia, graças à decisão judicial que derrubou liminar obrigando a prefeitura a manter o serviço com a Qualix, até fim de licitação. Nova empresa prometeu regularizar operação em até 20 dias. (pág. 1)

Nunca se pagou tanto imposto no Brasil
Mesmo com perda da CPMF e crise mundial, carga tributária atingiu recorde de 35,8% do PIB em 2008. Taxação sobre consumo lidera. (pág. 1)

Metrô de volta (pág. 1)

Crise no Senado (pág. 1)

Greenpeace (pág. 1)

Título mundial (pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: