sábado, 11 de julho de 2009

O que Publicam os Principais Jornais do País, neste sábado

O Globo

Manchete: Multa à Petrobras derruba a secretária da Receita Federal
Mantega já comunicou decisão a Lina Vieira; novo ‘leão’ sai semana que vem

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, decidiu demitir a secretária da Receita Federal, Lina Vieira, e já comunicou isso a ela, numa conversa esta semana, informa Jorge Bastos Moreno. Mantega ficou muito irritado desde que O Globo revelou, em maio, que a Receita investigava a Petrobras – depois multada – num processo que acelerou as articulações para a criação da CPI da Petrobras no Senado. Além de, como superior hierárquico, não ter sido informado de que a Receita aplicara punição milionária à maior empresa do país, Mantega ainda ficou em situação desconfortável por ser membro do Conselho de Administração da Petrobras.

O novo secretário da Receita vai ser escolhido pelo secretário-executivo do ministério, Nelson Machado, que já vem comandando informalmente a Receita.

Lina Vieira, a primeira mulher a comandar a Receita, ficou apenas 11 meses no cargo, o menor tempo de permanência de um secretário.

Sua passagem também foi marcada por forte queda de arrecadação. (págs. 1, Nhenhenhém, 3)

Ministro da Saúde critica o corporativismo
O ministro José Temporão reagiu aos sindicatos que são contra o projeto de modernização da rede de saúde:

“Hoje, o sistema está privatizado por interesses corporativos.”

O projeto é do governo, mas enfrenta a resistência do PT. (págs. 1 e 5)

Minc apoia proibição de asfaltar estrada
O Ministério dos Transportes determinou que o Dnit recorra à Justiça contra a decisão do Ibama de negar licença para pavimentar a BR entre Porto Velho e Manaus, obra do PAC.

Já o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, defendeu o Ibama. (págs. 1 e 9)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Países ricos mudam G8 para incluir emergentes
Grupo cria fórum de 14 países, entre os quais o Brasil, para reforçar governança

A cúpula do G8 com economias emergentes terminou com uma espécie de declaração de morte do grupo de países ricos por seu presidente de turno e anfitrião, a Itália, relata Clóvis Rossi.

Em seu lugar nasce outro fórum, hoje chamado G14, que pode ser etapa transitória para uma entidade ainda mais ampla.

Na fala do premiê italiano, Silvio Berlusconi, o G8 “não é mais idôneo”.

É preciso expandir os interlocutores para fortalecer a governança global.

A EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Canadá e Rússia devem se somar Brasil, México, Índia, China, África do Sul e Egito.

Eles terão um cronograma de reuniões setoriais prévias à sua cúpula anual.

O americano Barack Obama ecoou a transição e citou como desafios conjuntos a mudança climática, o roubo de materiais nucleares, a recessão global e a expansão da pobreza.

Defendeu ainda reformar a ONU e ampliar seu papel. (págs. 1 e B1)


Renan indica aliados para evitar ação contra Sarney

O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), indicou seus aliados mais próximos para compor o Conselho de Ética.

O objetivo é evitar medidas contra José Sarney (PMDB-AP), atual presidente da Casa.

Sarney é alvo de denúncias que podem lhe custar o mandato. Renan decidiu repetir a mesma fórmula que o ajudou a enterrar representações em 2007. Os governistas têm 10 dos 15 integrantes do conselho. (págs. 1 e A4)


SP confirmar sua 1ª morte por gripe suína
O Estado de São Paulo anunciou a primeira morte por gripe suína (a segunda no Brasil). A vítima, de 11 anos, morava em Osasco e morreu em 30 de junho.

A menina não foi tratada como um caso de gripe suína; só após a morte, quando o vírus foi detectado em seu irmão, descobriu-se que ela também tivera a doença.

Para a Secretaria de Saúde, como o quadro da criança não era característico da doença, não houve negligência do hospital. Não se sabe como ela sofreu o contágio.

O secretário da Saúde do Estado, Luiz Barradas Barata, afirmou que a morte não implica mudança no combate à gripe. O país tem 1.027 casos confirmados. (págs. 1 e C1)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Gripe mata em SP e contágio é investigado
Segundo secretaria, menina não teve contato com doentes

O Estado de São Paulo registrou a primeira morte causada pela gripe suína. A vítima foi uma menina de 11 anos que, em princípio, não teve contato com pessoas que contraíram o vírus no exterior. Quatro pessoas próximas à criança também foram contaminadas, mas passam bem. As autoridades de saúde destacaram que a origem do contágio continua sob investigação. A eventual confirmação de que a menina não conviveu mesmo com nenhum doente será um sinal de que o vírus H1N1 já se dissemina pelo Brasil. A criança não apresentou inicialmente os sintomas da nova gripe – febre súbita acima de 37,5ºC, tosse e dor de garganta. Ela morreu apenas cinco horas após chegar a um hospital privado em Osasco. (págs. 1, A15 e A16)


Estatuto derruba versão de Sarney

Texto enumera funções na fundação

O presidente do Senado, José Sarney, omitiu informações ao tentar se defender da denúncia, revelada pelo Estado, de desvio de verbas da Petrobras na Fundação Sarney.

Ele disse não ter “nenhuma responsabilidade administrativa” na entidade. O estatuto da fundação, no entanto, contradiz o senador. O artigo 19 do capítulo 5 enumera cada uma das funções de Sarney como “presidente vitalício” e fundador da entidade. Entre elas, a tarefa de “assumir responsabilidades financeiras”. (págs. 1 e A4)


Países ricos admitem que G-8 tem de ser ampliado

Os chefes de Estado dos países mais ricos encerraram reunião de cúpula na Itália como o entendimento de que o chamado G-8 não tem mais força para lidar sozinho com situações como a crise financeira mundial. “Parece errado pensarmos que podemos lidar com alguns desafios globais sem grandes potências como China, Índia e Brasil”, disse o presidente do EUA, Barack Obama. (págs. 1, B1 e B3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Países ricos pedem ajuda a emergentes

Desafios globais exigem participação de China, Índia e Brasil, diz Obama

Grupo dos sete países mais ricos do mundo, o G-8 pode estar perto do fim. Na reunião anual da cúpula do grupo, os principais líderes admitiram que a crise exige a ajuda dos emergentes, com a criação de um fórum ampliado para enfrentar a turbulência internacional e os problemas climáticos. “Não podemos lidar com esses desafios globais sem grandes potências como China, Índia e Brasil”, disse Barack Obama. Os participantes da reunião se comprometeram a liberar US$ 15 bilhões em três anos para o abastecimento de alimentos no mundo. (págs. 1 e Economia, A16)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

O avanço letal da gripe suína

Morte de criança em São Paulo aumenta suspeita de que o vírus H1N1 já circule no Brasil.

Doença registra mais de mil casos no país. Subsecretaria de vigilância à saúde no DF mantém estratégias de prevenção. (págs.1, 14 e Brasília-DF, 6)


Fraude - Clonagem na Saúde piora atendimento

Somente em 2009, o ministério da Saúde suspendeu o envio de R$ 35,9 milhões de verbas às prefeituras por causa de fraudes no cadastro das equipes dos programas Saúde da Família e Saúde Bucal.

Há casos de equipes clonadas em duas cidades diferentes. Irregularidades agravam situação da rede pública. (págs. 1, 2 e 3)

------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: