sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O que Publicam os Principais Jornais do País e do Mundo

O Globo


Manchete: Segurança para prova do Enem que vazou era falha

PF nunca participou de esquema de proteção previsto em edital

O vazamento das provas do Enem, que seriam feitas por mais de 4,1 milhões de estudantes neste fim de semana em todo o país, revelou falhas graves nos procedimentos de segurança do exame.

Diferentemente do que fora anunciado pelo MEC e do que previa o edital do exame, a Polícia Federal não participou do esquema de segurança para garantir o sigilo das provas. Agora, a PF abriu inquérito para apurar o vazamento.

Obrigado a adiar o Enem, o MEC diz que conseguirá aplicar o exame em até 45 dias. Uma das empresas do consórcio contratado pelo MEC já teve exames anulados por suspeita de fraude e plágio. Em várias cidades, estudantes saíram às ruas para protestar contra o adiamento. (págs. 1 e 3 a 14)

Foto legenda: Sob o pilotis do Palácio Capanema, sede do MEC no Rio, estudantes protestam contra o vazamento da prova do Enem e o adiamento do exame

O que fazer agora?

As inscrições já feitas continuam válidas.

A prova será a realizada em até 45 dias, segundo o MEC.

O Inep pretende usar provas de “reserva”, que já foram elaboradas, mas elas precisarão ser diagramadas, impressas e distribuídas.

É preciso ficar atento aos calendários das universidades, pois muitas podem fazer alterações.

A UFRJ, por exemplo, suspendeu a inscrição para o vestibular.

A UFF não prevê, por enquanto, mudanças em seu calendário.

Na Uenf, para as carreiras nas quais o Enem valerá como fase única – as licenciaturas em Química, Física, Matemática, Biologia e Pedagogia e as de bacharelado em Agronomia e Zootecnia -, o prazo final de divulgação da classificação terá que ser adiado.

A Unirio, que usa o Enem como único instrumento de seleção, não vai alterar o calendário do início das aulas, previsto para a primeira semana de março, mas pode alterar a data de matrícula, marcada para janeiro.

Enquanto isso, a UNE...

Aliada do governo Lula, a União Nacional dos Estudantes ficou longe dos protestos de rua após o cancelamento do Enem. Qualificou de "muito grave" o vazamento e pediu investigação. (págs. 1 e 3)

2016 é hoje

Rio pode realizar sonho antigo

Pela primeira vez desde a década de 30, quando o Rio disputou sediar uma olimpíada, a cidade chega hoje à final da eleição para os Jogos Olímpicos de 2016.

Desde 96, o Rio tem se aproximado mais do sonho de receber atletas do mundo inteiro. Em Copenhague, às 14h de hoje, será anunciado o nome da cidade vencedora.

Na véspera da escolha, autoridades e cidadãos brasileiros, na capital da Dinamarca, vestiram a camisa do Rio, numa espécie de boca de urna. O jornal britânico “The Times" acha que é justo o Rio ganhar. (págs. 1, 18 e 19, Miriam Leitão e Renato Prado)

Para acompanhar a escolha
As apresentações das candidaturas têm inicio às 3h45m e terminam às 10h55m. A candidatura do Rio será apresentada das 7h05m às 8h15m.

A partir das 6h, as redes de TV começam a noticiar a eleição do COI e a apresentação das cidades-sede das Olimpíadas de 2016. O anúncio oficial vai durar de 13h30m à 14h.

A festa da torcida será na Praia de Copacabana, em frente à Rua Rodolfo Dantas. A concentração será a partir das 9h. Os shows, que terão Lulu Santos e o Grupo Revelação, começam às 10h. Se o número de pessoas superar o previsto, a pista junto à Avenida Atlântica será interditada.

O Globo na Internet - Mudanças que ocorrerão na cidade se o Rio vencer - oglobo.com.br/rio

Fazenda diz que BC faz 'terrorismo'

O secretário do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, classificou como "terrorismo" as avaliações do Banco Central de que os gastos públicos podem pressionar a Inflação e forçar alta de juros. (págs. 1 e 31)

Bebês de hoje viverão até os 100 anos

Mais da metade dos bebês nascidos hoje chegará aos 100 anos e sofrerá menos com doenças da velhice, segundo um estudo europeu. A projeção se baseia nas condições de vida de paises ricos. (págs. 1 e 40)

Senado conclui que senadores são inocentes

Comissão do Senado concluiu que só os ex-diretores Agaciel Maia e João Carlos Zoghbi são culpados pelos atos secretos que aumentavam salários na Casa. Os senadores foram isentados. (págs. 1 e 17)

STF derruba liminar que parou cassações (págs. 1 e 14)


------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo


Manchete: Prova do Enem é adiada; PF investiga vazamento

Segundo ministro, exame será realizado 'provavelmente' em novembro

A Polícia Federal investiga a quebra do sigilo do Exame Nacional do Ensino Médio, que provocou o adiamento das provas marcadas para este fim de semana. O vazamento foi revelado pelo jornal "O Estado de S. Paulo", procurado por pessoas dispostas a vender o exame.

Alertado, o governo confirmou a fraude. Segundo o ministro Fernando Haddad (Educação), a nova prova será "provavelmente" em novembro. Usado na seleção de instituições públicas e privadas, o Enem substituirá neste ano o vestibular em 24 universidades federais. (págs. 1 e Cotidiano 2)

Esporte: Decisão sobre sede dos Jogos de 2016 é hoje; 'sim, nós podemos', diz Lula (págs. 1 e D1)

Na TV - anúncio oficial acontece as 13h30 (Globo, Record News, Bandnews e outras)

Para acelerar obras, governo repassa análise de casa popular

Com a meta de acelerar as obras do programa Minha Casa, Minha Vida, o governo terceirizou as análises técnicas das construções. Os 973 engenheiros e arquitetos concursados da Caixa Econômica Federal ficarão obrigatoriamente de fora.

Segundo a Caixa, os terceirizados vão propiciar "o cumprimento das metas". Para construtoras, a terceirização é essencial. O programa prevê cerca de R$ 34 bilhões em subsídios. (págs. 1 e B1)

Zelaya diz que aceita ir à Justiça se voltar ao cargo

Com o aumento da pressão para que o presidente golpista, Roberto Micheletti, negocie uma salda para a crise política e flexibilize medidas linha-dura, Honduras vive uma avalanche de propostas e reuniões.

Deputados brasileiros obtiveram do Congresso hondurenho a promessa de intermediar a suspensão do ultimato para que o Brasil defina o "status" de Manuel Zelaya. O deposto disse que, reempossado, aceita responder à Justiça. Micheletti afirmou que, havendo consenso, deixa o cargo. (págs. 1 e A12)

Ciro transfere título eleitoral para São Paulo

Pré-candidato à Presidência pelo PSB, o deputado Ciro Gomes vai transferir seu título do Ceará para São Paulo hoje, último dia para a troca de domicílio eleitoral, em mudança combinada com Lula e como PT.

Ciro disse mais uma vez que não pretende disputar o governo paulista. (págs. 1 e A6)

Venda de carros bate recorde no mês e em 1 só dia

Impulsionadas pela antecipação de compras no último mês antes do retorno gradual da alíquota do IPI, as vendas de veículos bateram recorde em setembro: 308.760 foram emplacados.

Anteontem, foram vendidas 26.159 unidades - o melhor resultado da indústria em apenas um dia. (págs. 1 e B11)

Editorais

Leia "Radiografia rural", que comenta censo do setor; e "Recados do BC”, acerca de juros e gastos públicos. (págs. 1 e A2)

Janio de Fretas: Olimpíada e avião de caça, não sabíamos, são bem parecidos

As duas concorrências que têm hoje um marco importante exibem três aspectos em comum: são controvertidas, têm custos desproporcionais às disponibilidades e não correspondem a necessidades reais. Olimpíada e avião de caça, não sabíamos, são bem parecidos. (págs. 1 e A7)

dinheiro: Importações crescem e saldo comercial é o menor desde janeiro (págs. 1 e B4)

Terremoto na Indonésia pode ter matado mais de mil pessoas

A ONU (Organização das Nações Unidas) disse estimar que ao menos 1.100 pessoas tenham morrido no forte terremoto que atingiu a ilha Indonésia de Sumatra anteontem. Oficialmente, o governo indonésio confirmou 770 mortes e pelo menos 440 pessoas feridas.

Ontem, a região foi atingida por um novo tremor, de 6,6 graus. De acordo com autoridades locais, apesar dos danos, não há registro de novas mortes. (págs. 1 e A15)

Foto legenda: Em desespero, Indonésia é carregada após identificar o corpo de um parente em Padang (Sumatra), área atingida pelo terremoto

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo


Manchete: Enem fica para novembro e PF investiga vazamento

MEC altera data do exame após ser alertado pelo 'Estado' sobre quebra de sigilo

A prova do Enem foi remarcada para a primeira quinzena de novembro, mas ainda sem dia definido. O exame, que estava agendado para este fim de semana, foi cancelado na madrugada de ontem após o Estado ter avisado o MEC que a prova tinha vazado. O caso está sendo investigado pela Polícia Federal. O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que mandou dar "prioridade máxima" à preparação da nova prova. O objetivo, segundo um assessor do ministro, é tentar realizá-la nos dias 7 e 8 de novembro, logo depois do feriado de Finados. O MEC tenta garantir que haja tempo para a utilização do Enem como exame seletivo para ingresso nas universidades. Os estudantes paulistanos se dividiram sobre o cancelamento. Para alguns, como Guilherme Alvarez, "foi um baque", porque ele "já estava preparado psicologicamente para a prova". Para outros, como Ana Clara Coelho, “um pouco mais de tempo para estudar nunca faz mal". (págs. 1 e A17 a A23)

Dupla queria dinheiro ao mostrar a prova ao jornal

Os dois homens que mostraram ao Estado a prova do Enem queriam dinheiro, relatam Renata Cafardo e Sergio Pompeu. Eles permitiram que os repórteres do jornal vissem a prova por tempo suficiente para memorizar algumas questões. Foi o bastante para cruzar as informações com o MEC. (págs. 1 e A22)

Rio luta hoje pelo sonho olímpico

Os 106 delegados do Comitê Olímpico Internacional (COI) vão escolher hoje, em Copenhague (Dinamarca), a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. A disputa entre Rio, Madri, Tóquio e Chicago é mais do que esportiva - tornou-se uma guerra política, informam os enviados especiais Jamil Chade e Andrei Netto. Ontem, o presidente Lula e o rei da Espanha, Juan Carlos, cortejavam os últimos delegados indecisos. Hoje, chega o presidente dos EUA, Barack Obama, para defender Chicago. Lula ironizou: "Sim, nós podemos", afirmou ele sobre as chances do Rio. (págs. 1 e E1 a E5)

Fazenda ataca 'terror fiscal' que justifica alta dos juros

A pedido do ministro Guido Mantega, o secretário de Política Econômica, Nelson Barbosa, convocou entrevista para atacar o “terrorismo fiscal” de “alguns analistas" e da “oposição”. Para Barbosa, o objetivo deles é "forçar uma expectativa de subida dos juros". Foi uma reação ao relatório do Banco Central que advertiu sobre o impacto inflacionário do aumento dos gastos públicos. (págs. 1 e B1)

Santo André: Acusado estocava mais 2 t de fogos

Dono da loja de fogos que explodiu mantinha material na casa do cunhado. (págs. 1 e C1)

Honduras: Para mediar, OEA exige acordo prévio

Sem negociação entre Zelaya e Micheletti, missão será cancelada. (págs. 1 e A10)

Eugênio Bucci: Os deveres da imprensa

O compromisso de um jornal é com o leitor, não com autoridades. O caso do vazamento do Enem ilustra esse princípio, às vezes tão desprezado. Assim, nenhuma autoridade deve esperar que um jornalista lhe diga o que não diria ao leitor. Esclarecer o caso é tarefa da polícia. (págs. 1 e A22)

Tremor mata mais de mil na Indonésia

O número de mortos no terremoto de 7,6 graus na escala Richter que anteontem abalou a Ilha de Sumatra, na Indonésia, subiu ontem para 1.100, segundo a ONU. O total pode aumentar, porque as buscas continuam. Mais de 500 casas e prédios foram destruídos ou danificados pelo abalo, incluindo hotéis, escolas, hospitais e centros comerciais. (págs. 1 e A16)

Sucessão: Ciro transfere título para São Paulo

Deputado prefere Presidência ao governo, mas pode ser vice de Dilma. (págs. 1 e A4)

Notas e Informações: Amordaça se eterniza

É inexplicável a espantosa decisão do colegiado do TJ-DF. Para perplexidade de leigos e juristas, a censura ao Estado foi mantida. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil


Manchete: Rio 2016. É hoje!

Foto-legenda: Cúpula da campanha Rio-2016 esbanja otimismo e torcida em Copenhague, onde hoje se escolhe a sede da Olimpíada. (págs. 1 )

Sonho do Brasil nas mãos do COI

Duas candidaturas olímpicas frustradas e dois anos de cam­panha depois, o Rio chega hoje à reta final da disputa. Integrantes do COI - entre os quais oito príncipes e princesas - decidem se o Rio será a sede dos Jogos de 2016. O embate não é fácil: além de economicamente mais fortes, concorrentes oferecem estrutura e equipamentos prontos. Mas o Brasil aposta no projeto, nas belezas naturais e na união de es­forços. (pág. 1 e Caderno Especial Rio – 2016)

Lula: “Vamos dizer ao mundo que podemos”

Promessas do esporte sonham com jogos em casa.

Como será a festa em Copa pare para assistir à decisão. (pág. 1)

Informe JB

A torcida de Lula, Paes e Cabral pelos Jogos. (Pags.1 e A2)

Anna Ramalho

Pelé recebe elogios de Parreira. (Págs. 1 e A14)

Coisas da política

Getúlio Vargas e a Revolução de 30. (Págs. 1 e A2)

Fraude no Enem deixa prejuízo de R$ 34 milhões

O adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio custará R$ 34 milhões. O valor corresponde ao que foi gasto com a impressão do material. Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, a investigação sobre o vazamento das provas começará por São Paulo. (págs. 1 e País A4)

Baía de Guanabara ganha chance de ser limpa

Até uma TV foi retirada das águas da Baía de Guanabara, em uma regata da Escola Naval. A poluição é problema antigo, que a Secretaria Estadual do Ambiente planeja combater com R$ 1,2 bilhão para tratar 80% dos esgotos que desembocam na baía. (págs. 1 e Tema do dia A2 a A3)

Editorial

O Brasil tinha obrigação de abrigar Zelaya. (págs. 1 e A8)

Sociedade Aberta

José Sarney
senador (PMDB-AP)

Nada como ter um cartão Ouro. (págs. 1 e A9)

Foto legenda: Imagem em transformação

Museu da PM – Cerca de 60 meninos a meninas da Cidade de Deus visitaram ontem o Museu da Polícia Militar, como parte do programa de integração e pacificação da comunidade. Algumas crianças se fantasiaram de policial. Mas, na brincadeira, revelaram que muitas vezes a imagem da PM ainda é de truculência e abuso de autoridade. (págs. 1 e Cidade A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense


Manchete: Impasse por causa do Enem

Universidades reveem o calendário do vestibular e a possibilidade de utilizar a nota do Exame Nacional de Ensino Médio para seleção de alunos. Polícia Federal vai investigar vazamento do conteúdo das provas, adiadas para novembro. (págs. 1, 8 e 9)

Domésticas do DF são as mais caras do país

Em um ano, os gastos para manter uma empregada em casa subiram 17,18% em Brasília, segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV). O índice é quatro vezes maior que a inflação registrada desde setembro do ano passado e o dobro da média nacional (9,06%). Os custos com as diaristas foram os que mais pesaram nesse aumento. De acordo com a FGV, os salários das domésticas correspondem a 5,32% do orçamento das famílias brasilienses. A média dos vencimentos é de R$ 478, contra R$ 362 no país. Também na contramão da tendência nacional, cresce no Distrito Federal o número de pessoas que realizam serviços domésticos. São 119 mil pessoas, um em cada 10 trabalhadores ocupados. (págs. 1 e 34)

Fraudes no Detran levam 22 à prisão

Uma quadrilha formada por 12 servidores do órgão — entre eles o chefe do Núcleo de Vistoria —, nove despachantes e o funcionário de uma clínica foi presa pela Polícia Civil, que procura outros três suspeitos. O grupo negociava desde a retirada dos pontos de multas dos prontuários até a emissão de carteiras de motoristas para pessoas desabilitadas — o valor chegava a R$ 2 mil. A polícia vai investigar os atendimentos realizados pelos suspeitos para descobrir quem usou o esquema. (págs. 1, 25 e 26 e QR Code com videoreportagem sobre a Operação Garatusa)

Congresso: Senado promove mágica salarial

O plano de cargos e salários do Senado terá de resolver uma impressionante matemática contábil. Além do vencimento básico, funcionários podem receber até seis ganhos indiretos e ultrapassar o teto de R$ 24,5 mil. (págs. 1 e 2)

Funcionalismo - Anpac: concursos devem ter estatuto

As seleções públicas deveriam seguir regras definidas por um estatuto, defende Ernani Pimentel, presidente da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos Públicos (Anpac), em entrevista à repórter Letícia Nobre. (págs. 1 e 16)

Rio 2016: Brasil é o país a ser batido

O repórter Luiz Roberto Magalhães conta, de Copenhague, que até jornalistas internacionais apostam na vitória do Rio para sede das Olimpíadas. Lula usou o slogan de Obama: “Nós podemos”. A escolha será às 13h30. (págs. 1 e Super Esportes, 6 a 9 e QR Code com entrevistas de César Cielo e Guga)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico


Manchete: Empresas usam IPOs para financiar investimentos

A retomada do crescimento, com perspectivas de expansão acelerada da economia no próximo ano, está animando as empresas a usarem, novamente, o mercado de capitais para financiar os investimentos, depois de um ano em que muitos projetos foram adiados.

Mais da metade dos recursos levantados nas ofertas de ações deste ano será destinada a esse fim. As operações anunciadas até o momento somam cerca de R$ 39 bilhões - incluindo emissões iniciais e de empresas já listadas -, sendo que R$ 20 bilhões, 51% do total, vão para aquisições, expansão da capacidade das companhias e desenvolvimento de projetos. (págs. 1 e D1)

Foto legenda: Corte de custos

Depois de negociações com o TCU, a Eletronuclear e a Andrade Gutierrez assinam a primeira ordem de execução de serviços de Angra 3. O total do contrato é de R$ 1,24 bilhão, uma redução de 20% em relação à proposta inicial da empreiteira, diz Pinheiro da Silva, presidente da estatal. (págs. 1 e B7)

Estados gastam mais e superávits caem

Os maiores Estados brasileiros seguiram, nos primeiros oito meses do ano, a mesma receita de ajuste fiscal do governo federal: mesmo diante de arrecadações inferiores às previstas, elevaram gastos e encerraram o período com superávits fiscais inferiores aos de igual período do ano passado. Os Estados também elevaram investimentos e, ao contrário da União, conseguiram ao menos manter as receitas no mesmo nível de 2008.

Em São Paulo, as receitas correntes totais subiram 4,7% no acumulado de janeiro a agosto em comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto as despesas correntes empenhadas aumentaram 7% e os investimentos, 26,8%, sempre em termos nominais. O Rio de Janeiro, apesar de um aumento de apenas 1,5% na receita, elevou os investimentos em 81,6%. O segundo maior percentual de investimentos foi garantido pelo Rio Grande do Sul, alta de 69%, mas o valor de R$ 384 milhões ficou muito abaixo do previsto e o Estado não cumprirá a meta de investir R$ 1,25 bilhão neste ano. (págs. 1 e A6)

Proibida a venda casada com cartões

O governo vai proibir a venda casada nas operações de credenciamento de lojistas por parte das empresas operadoras de cartões de crédito. Esta será, segundo um integrante da equipe econômica, uma das consequências das cinco medidas anunciadas ontem pelo governo.

As cinco iniciativas entrarão em vigor por meio de resoluções do Conselho Monetário Nacional (CMN) e de um Termo de Autorregulação a ser firmado pelas empresas do setor.

Além disso, o governo discutirá no Congresso mudanças na legislação. "As cinco mudanças que anunciamos são profundas em relação ao estágio atual da estrutura da indústria de cartões. Não se limitarão a isso, mas já são profundas", afirmou uma fonte. (págs. 1 e C1)

Fundos saem em busca da renda variável

Os fundos de pensão fechados desenham uma nova estratégia para melhorar a rentabilidade de seus investimentos. A queda dos juros vai ampliar a fatia da renda variável nos portfólios. Grandes fundações como Petros e Valia, dos funcionários da Petrobras e da Vale do Rio Doce, vão priorizar os fundos de investimento em participação acionária (FIP) em projetos de infraestrutura. As usinas hidrelétricas de Jirau e Belo Monte e o trem-bala estão nos planos da Petros, diz seu presidente, Wagner Pinheiro. A Valia (R$ 11 bilhões em patrimônio) começou a apostar mais no mercado imobiliário. A Fachesf olha mais para renda fixa em crédito privado. Já o Real Grandeza mira o investimento em ações via bolsa. (págs. 1 e C10)

Femsa, dona da Kaiser, negocia fusão

A Femsa, uma das maiores empresas de bebidas da América Latina e que no Brasil controla a Kaiser, negocia a fusão de suas operações de cerveja com um concorrente maior, num acordo que pode chegar a US$ 9 bilhões e que daria continuidade à onda mundial de consolidação de cervejarias, disse uma fonte a par das discussões.

A Femsa se reuniu com cervejarias como SABMiller e Heineken e vem sendo assessorada pela NM Rothschild & Sons. As negociações se tornaram mais sérias e formais recentemente, disseram fontes, que acrescentaram que não há um acordo iminente.

O negócio criaria um concorrente para a AB InBev no Brasil, mercado que sua subsidiária AmBev controla com marcas como Brahma e Skol. A Femsa detém pouco mais da metade do mercado mexicano da bebida. (págs. 1 e B9)

Empresas do Brasil e Europa pedem acordo UE-Mercosul

Empresários do Brasil e da União Europeia pressionam seus respectivos governos a retomar negociações para concluir o acordo de livre comércio UE-Mercosul "o mais rapidamente possível", argumentando que a crise internacional criou "mais necessidade de liberalização do comércio e de investimentos" entre as economias dos dois blocos.

No Encontro Empresarial Brasil-UE, marcado para terça-feira, em Estocolmo, na Suécia, paralelamente à cúpula entre os dois blocos, os empresários vão insistir que "companhias brasileiras e europeias estão profundamente preocupadas com o impasse" nas negociações, ainda mais no cenário atual, conforme o esboço de um comunicado obtido pelo Valor. O comércio Brasil-UE cresceu 15% em 2008 e o total do fluxo de investimentos foi de € 17 bilhões em 2007. Negociadores do Mercosul e da UE já têm prevista uma reunião para novembro. (págs. 1 e A3)

Ideias

Claudia Safatle: fim da queda dos juros retira urgência de mudanças na remuneração da poupança. (págs. 1 e A2)



Ideias

Maria Cristina Fernandes: oposição racha em política externa. (págs. 1 e A10)

Superávit recua

O saldo da balança comercial brasileira em setembro foi de US$ 1,33 bilhão, com exportações no valor de US$ 13,864 bilhões e importações de US$ 12,534 bilhões. No ano, o saldo positivo soma US$ 21, 275 bilhões, 9,2% maior que o registrado em igual período do ano passado. (págs. 1 e A3)

Natal da TI

Fabricantes e varejistas de equipamentos de informática esperam o melhor quarto trimestre da história do setor. As vendas devem crescer 26% sobre igual período de 2008. (págs. 1 e B3)

Montadoras batem recorde

No último mês de IPI reduzido para automóveis, as vendas registraram novo recorde em setembro. Foram licenciados em todo o país 296,6 mil veículos (carros e comerciais leves), um aumento de 16,7% na comparação com o mesmo mês de 2008. O recorde anterior era de junho, com 289,7 mil unidades, também por conta do fim do benefício, que acabou prorrogado. (págs. 1 e B8)

Apostas financeiras

O cenário econômico benigno colocou o setor financeiro entre as principais recomendações de investimento da Carteira Valor para outubro. Foram 13 indicações no total, com destaque para Bradesco (PN) e BM&FBovespa. (págs. 1 e D3)

Egolatria corporativa

Modéstia e autocrítica não são atributos dos líderes brasileiros. Pesquisa da consultoria DBM com 460 executivos mostra que os ocupantes de cargos de chefia se autoavaliam de forma mais favorável do que seus pares e subordinados. (págs. 1 e D10)

------------------------------------------------------------------------------------

Estado de Minas


Manchete: Reviravolta no Enem (pág. 1)


------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio


Manchete: Fraude no Enem não muda as regras (pág. 1)


Problema de data (pág. 1)


Investigação (pág. 1)


Prova na internet (pág. 1)


Beleza do Rio é arma para ganhar jogos (pág. 1)


------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: