sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

O que Publicam os Principais Jornais do País, nesta sexta feira

O Globo

Manchete: O dia D do planeta
Líderes mundiais fazem reunião de emergência na madrugada, atrás de acordo

Depois do fracasso de ministros e diplomatas, que não chegaram a um consenso após 11 dias de intensas discussões, líderes mundiais passaram a madrugada reunidos, em busca, até o último instante, de um plano de combate às mudanças climáticas. Ontem, Brasil e China acertaram uma posição comum para pressionar os países ricos a aceitar um acordo com poder de lei. Em troca, permitiriam inspeções dos cortes de emissões financiados pela comunidade internacional. Brasil e França convocaram os 25 maiores emissores para fechar um acordo, que precisa ser assinado ainda hoje. (págs. 1, 48 e 49 e Míriam Leitão)

Entre opostos
Para negociar um acordo, o presidente Lula se reuniu ontem com líderes de posições opostas. Ele foi procurado pelo presidente da França, Nicolas Sarcozy, para uma cúpula de grandes poluidores. E, à noite, encontrou-se com os radicais presidentes do Irã, Mahmoud Ahmadinejad; da Venezuela, Hugo Chávez; e da Bolívia, Evo Morales. (págs. 1 e 48)

Licença para desmatar
Projeto patrocinado pela bancada ruralista e aprovado na Câmara dos Deputados tira poderes do Ibama nos casos em que o licenciamento ambiental foi concedido por outros órgãos. "É o fim da fiscalização na Amazônia", disse o ministro Carlos Minc, que pediu para o presidente Lula vetar. (págs. 1 e 39)

Aécio desiste de disputar Presidência
Governador de Minas sai do páreo sem citar Serra, agora único pré-candidato do PSDB

O governador de Minas, Aécio Neves, anunciou ontem que desistiu de disputar a Presidência da República em 2010 pelo PSDB. Com isso, o único pré-candidato do partido passa a ser o governador José Serra, de São Paulo. Mesmo que demore a assumir oficialmente sua candidatura, Serra estará mais exposto a partir de agora; mais livre, porém, para negociar alianças. Ao ler a carta de desistência, Aécio não mencionou Serra, mas se disse disposto a colaborar com seu "esforço e lealdade para a construção da social-democracia brasileira". Para aliados, deixou a porta aberta para integrar a chapa como vice ou candidato, caso Serra desista mais à frente. O tucano paulista elogiou "o desprendimento" de Aécio. Aliados pressionarão o mineiro para ser o vice. (págs. 1, 3 a 8 e Merval Pereira)

Em 2010, déficit externo deve dobrar
O dólar barato - que estimula importações - e o aumento das remessas de lucros e dividendos de empresas farão o déficit nas contas externas subir para US$ 22 bilhões este ano, o que significa 22% a mais do que no ano passado, calcula o Banco Central. Com isso, a projeção para 2010 já é de US$ 40 bilhões, o que seria o maior rombo da História. (págs. 1 e 44)

Vereador é preso por chefiar milícia
Acusado de chefiar a milícia de Gardênia Azul, em Jacarepaguá, o vereador Cristiano Girão (PMN) foi preso ontem à tarde dentro da Câmara de Vereadores do Rio, no Centro. Ele está sendo acusado de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. (págs. 1 e 20)

Uma defesa da educação na 1ª infância
Especialistas internacionais reunidos no Rio defenderam a importância da educação na primeira infância. Prêmio Nobel de Economia, James Heckman disse que este é o meio mais eficiente para conseguir êxito na escola. (págs. 1 e 18)

Hotel Nacional é arrematado em leilão (págs. 1 e 24)

Foto-legenda: Berlusconi Paz e Amor
Silvio Berlusconi deixa o hospital; ele disse que a dor não terá sido inútil se a Itália ficar mais tranquila. (págs. 1 e 47)

Confecom aprova mais de 600 propostas
A 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) aprovou 672 propostas a serem levadas ao governo e ao Congresso, muitas delas restritivas à liberdade de imprensa. Entre as sugestões estão a criação de um Conselho Federal de Jornalismo e a volta da Lei de Imprensa, derrubada pelo STF por ser inconstitucional. (págs. 1, 13 e editorial "Cartas marcadas")

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Aécio sai e amplia pressão sobre Serra
Governador de SP fala em ‘afinidade de valores’ com mineiro; para assessores de Lula, é uma ‘boa notícia’

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, anunciou a retirada de sua pré-candidatura à Presidência pelo PSDB. Mesmo sem citar José Serra em seu pronunciamento de sete minutos, Aécio lançou a responsabilidade pela definição da candidatura tucana para o governador de São Paulo.

A decisão de Aécio foi comunicada, antes do pronunciamento, ao próprio Serra e ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Em nota, Serra manifestou “afinidade de valores” com Aécio.

Apesar da desistência, a possibilidade de recuo permanece. “O governador José Serra não anunciando sua candidatura, nós teremos que conversar com o governador Aécio”, afirmou o deputado Rodrigo de Castro, secretário-geral do PSDB.

Assessores do presidente Lula disseram que foi uma “boa notícia” o anúncio da desistência de Aécio. Eles afirmaram que, embora esteja atrás nas pesquisas, o mineiro teria mais potencial para crescer até a eleição do ano que vêm. (págs. 1 e A4 a A7))

Foto-legenda: Observado por Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB, Aécio Neves anuncia a retirada da pré-candidatura à sucessão de Lula

Líderes tentam salvar cúpula do clima
A menos de 24 horas do fim da cúpula do clima, líderes mundiais convocaram reunião para tentar evitar o fracasso em Copenhague.

"Os que quiserem um fracasso, que assumam isso", afirmou o francês Nicolas Sarkozy, autor da ideia da reunião de emergência.

"Corremos o risco de sermos fotografados como os dirigentes incompetentes para tratar do planeta", disse o presidente Lula.

Nos bastidores, havia ceticismo. Segundo um importante negociador, a cúpula tende a se limitar a uma "declaração robusta". (págs. 1 e A18)

Chuvas matam mais 6 em SP; mortes chegam a 29 em 17 dias
As chuvas de anteontem mataram seis pessoas no Estado de São Paulo. Em 17 dias, foram 29 mortos. O total já supera o do verão passado (24 mortes de dezembro de 2008 a abril de 2009).

Inundada desde o dia 8, a rua Capachos (zona leste de SP) valorizou-se em até 187% na planta genérica que será usada para calcular o IPTU de 2010. A prefeitura começou a cadastrar ontem as famílias afetadas. (págs. 1 e C1)

Receita quer fiscal dentro de empresa que deve impostos
A Receita informou que poderá manter auditores dentro de empresas devedoras para acompanhar na boca do caixa o recolhimento dos tributos. O alvo é o contribuinte que “ sonega sempre”, afirmou o subsecretário Marcos Vinícius Neder.

Neder não citou o total de empresas que poderão ser atingidas nem o tamanho das dívidas. Segundo ele, a medida é “dura” e será usada “com parcimônia”. (págs. 1 e B1)

Liminar do STF faz Sean Goldman, 9, ficar no Brasil
Sean Goldman, 9, ficará no Brasil pelo menos até fevereiro de 2010, devido a liminar concedida por Marco Aurélio Mello, do STF. O Tribunal Regional Federal havia ordenado a entrega do menino ao pai, o americano David Goldman. A Secretaria de Estado dos EUA se disse “decepcionada”. (págs. 1 e C8)

Foto- legenda: De volta para casa
O premiê da Itália, Silvio Berlusconi, acena a repórteres ao chegar à casa dele, depois de deixar hospital em Milão, onde ficou por quatro dias se recuperando de uma agressão no rosto (págs. 1 e A16)

Fernando de Barros e Silva: Se governador paulista desistir, terá de pagar caro
A janela que convoca José Serra para a guerra – faça chuva ou faça sol – foi aberta pelo governador de Minas, Aécio Neves. Isso não quer dizer que Serra “já é” candidato, mas que o preço político a pagar por uma eventual desistência agora ficou muito alto. (págs. 1 e A2)

Ex-vereador morre depois de se dizer ‘laranja’ de igreja
Waldir Abrão, ex-vereador do Rio e ex-diretor da Igreja universal, registrou em 18 de novembro declaração na qual afirmou que a igreja o usou como “laranja”.

Abrão, 81, morreu oito dias depois, após ter sido achado ferido em seu prédio. A polícia investiga. A Universal não falou. (págs. 1 e A10)

Editoriais
Leia “Cortinas de fumaça”, acerca da proposta de Constituinte; e “Alagados”, sobre inundação em SP. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Aécio sai da disputa e abre espaço para chapa com Serra
Mineiro diz que sua costura de alianças ficou comprometida pela demora da definição tucana

O governador de Minas, Aécio Neves, anunciou que desistiu da candidatura à Presidência pelo PSDB. A decisão deixa o governador de São Paulo, José Serra, como único nome tucano para a disputa. Pressionado a aceitar a vaga de vice de Serra, Aécio não disse o que fará nas eleições. O mineiro chegou a convidar o paulista para participar de seu pronunciamento, mas Serra declinou, alegando compromissos. No texto que leu, Aécio disse que sua intenção era obter "um perfil mais amplo" de alianças e deixou claro que a decisão de Serra de só se definir sobre a candidatura em março minaria esse esforço. Ele advertiu ainda que o partido deve evitar o "confronto plebiscitário", em alusão à estratégia petista de opor o presidente Lula ao ex-presidente FHC. Em nota, Serra disse que concorda com Aécio e afirmou: "Não somos semeadores da discórdia". (págs. 1 e A4 a A8)

Frase
Aécio Neves
Governador de Minas
"(Defendi) um perfil de alianças mais amplo do que o que se insinua em 2010"

Foto-legenda: Oficial - Aécio Neves anuncia no Palácio da Liberdade, ao lado do presidente do PSDB, Sérgio Guerra, a desistência da candidatura

Análises: Dora Kramer
Roteiro original

O anúncio da "desistência" de Aécio Neves torna desnecessário o ritual da escolha: José Serra é o candidato. Desta vez, o PSDB cumpre o roteiro original. (págs. 1 e A8)

Análises: João Bosco Rabello
Um vice com mais poder?

A crise do DEM explica, em parte, a antecipação do anúncio de Aécio. Outro fator é o atrito entre o PMDB e o presidente Lula. Decisivo, Aécio pode ser vice com mais poder. (págs. 1 e A7)

Receita põe fiscal dentro de empresas devedoras
A Receita adotou medida de exceção para fiscalizar pessoas jurídicas devedoras de tributos. A partir de janeiro, as empresas apontadas pela área de fiscalização como inadimplentes sistemáticas poderão ter de conviver diariamente com um fiscal dentro do estabelecimento, controlando o caixa e a movimentação financeira. Além disso, as empresas sujeitas ao regime terão reduzido à metade o prazo para pagar os tributos. (págs. 1 e B1)

Frase
Marcos Neder
Subsecretário da Receita
"Estão vindo algumas maldades por aí. Aos poucos, vocês vão ver"

BC prevê déficit externo de US$ 40 bi no ano que vem
O déficit em conta corrente até novembro soma US$ 18 bilhões. E a projeção do Banco Central (BC) para 2010 é de US$ 40 bilhões. Segundo o BC, essa escalada não preocupa, porque a entrada de investimentos diretos deve atingir US$ 45 bilhões, mais do que suficiente para cobrir o rombo. (págs. 1 e B7)

Conferência do Clima acaba hoje sob risco de fracasso
A Conferência do Clima chega ao fim hoje com a perspectiva de fracasso. Negociações intensas entre os 193 países participantes tentavam superar os impasses e impedir que a adoção de um novo protocolo climático seja adiada por pelo menos seis meses. (págs. 1, A23 e A24)

Relatório cita 36 panes iguais à do voo da Air France
Entre 12 de novembro de 2003 e 7 de agosto deste ano, houve 36 incidentes em aviões da Airbus envolvendo os sensores de velocidade (sondas Pitot). A conclusão é do órgão francês que apura a tragédia do voo 447 (Rio-Paris) da Air France, que deixou 228 mortos em junho. (págs. 1 e C1)

Supremo mantém o garoto S. no Brasil
O Supremo Tribunal Federal suspendeu ontem decisão da Justiça do Rio que determinava a entrega do garoto S., de 9 anos, ao pai biológico, o americano David Goldman. O pedido foi feito pela avó do menino. Goldman chegou ontem ao Rio. (págs. 1 e C5)

Justiça aceita denúncia no caso da fraude do Enem
A Justiça aceitou ontem a denúncia do Ministério Público contra os quatro fraudadores da prova do Enem. Eles só não devem ser processados por peculato (furto praticado por servidor público). As demais acusações no caso foram aceitas. (págs. 1 e A29)


Itália: Berlusconi pede 'calma' na política
O premiê fez o apelo ao deixar o hospital, onde ficou internado após ter sido agredido. (págs. 1 e A20)

Chuvas em SP: Mortos chegam a 29 em dezembro
Somente anteontem o temporal fez seis vítimas. Entre elas, uma menina de 4 anos. (págs. 1 e C4)

Foto- legenda/ Litoral de SP: esgoto no mar
Crianças brincam em córrego poluído na Praia do Saco da Capela, em Ilhabela: pelo menos metade do esgoto - ou 1,5 mil litros por segundo - produzido nas 13 cidades do litoral paulista é despejada sem tratamento no mar e no lençol freático. (págs. 1 e C4)
0
Notas e Informações: A exumação de uma ameaça
A Fenaj exumou a sua nefasta iniciativa de criar o Conselho Nacional de Jornalismo. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Aécio desiste e abre campanha
Decisão força José Serra a sair como o rival do PT

A principal definição para a sucessão presidencial foi dada com a desistência do governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), de concorrer, em favor do colega de São Paulo, José Serra. Aécio, que queria propor prévias internas, alegou falta de tempo hábil para cooptar partidos da base governista. Para cientistas políticos ouvidos pelo JB, o anúncio abre, de fato, a campanha por forçar Serra a assumir que será o rival de Dilma Rousseff. O PT considerou a desistência "previsível" e anunciou que não pretende rever sua estratégia para as eleições. (págs. 1 e País A6)

Lula pede mais ação dos ricos na COP 15
Num discurso politicamente correto mas sem brilho, segundo especialistas ouvidos pelo JB, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou que os líderes de países ricos presentes à Conferência do Clima, em Copenhague, assumam maiores responsabilidades em relação ao combate ao aquecimento global. (págs. 1 e Vida, Saúda & Ciência A21)

Maracanã terá mudança radical
A Suderj divulgou ontem detalhes da reforma do Maracanã para a Copa 2014, que começa em setembro. A maior das mudanças: os anéis da arquibancada e das cadeiras comuns formarão um lance só de assentos. E o sorridente Dodô apresentou-se ao Vasco. (págs. 1 e Tema do dia A2 e A3, Esportes A24)

Proposta limita capital na mídia
A Conferência Nacional de Comunicação decidiu, ontem, encaminhar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva proposta de reduzir de 30% para 10% a participação de capital estrangeiro em empresas nacionais de comunicação. Outras propostas polêmicas foram aprovadas. (págs. 1 e País A8)

Liminar do STF mantém menino Sean no Brasil
O Supremo Tribunal Federal concedeu liminar à avó materna do menino Sean para que ele permaneça no Brasil - suspendendo decisão do Tribunal Regional Federal, que dera prazo de 48 horas para que o garoto voltasse aos Estados Unidos. O pai, David Goldman, está no Brasil para levar o filho. (págs. 1 e Internacional A19)

Coisas da política
Aécio: só um movimento no tabuleiro. (págs. 1 e A2)

Informe JB
Itamar ou Agripino para vice de Serra. (págs. 1 e A4)

Editorial
STF tem a última palavra no caso Battisti. (págs. 1 e A2)

Sociedade Aberta
Dalmo Dallari
Professor e jurista

Extradição sob a ilegalidade. (págs. 1 e A11)

Sociedade Aberta
Carlos Alberto Taull
Arquiteto

Pisos contra as enchentes. (págs. 1 e A11)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Aécio desiste do Planalto e força decisão de Serra
O governador de Minas Gerais desafiou o alto tucanato a se definir logo sobre a corrida presidencial. Ao abrir mão da disputa pelo Planalto, Aécio Neves disse que vai ajudar o partido a consolidar a candidatura para 2010. Apesar do gesto, é remota a possibilidade de ele ser vice em uma chapa com José Serra. Para o PT e aliados, a saída de Aécio reforça o caráter de plebiscito da próxima eleição. (págs. 1 e 2 a 4)

Quebra de sigilo dos envolvidos na propina
Ministério Público Federal afirma haver indícios consistentes de crime no esquema denunciado por Durval Barbosa e pede à Justiça mais investigações sobre os acusados do escândalo no DF. (págs. 1 e 27)

Orçamento: Servidor quer barrar o teto de reajustes
Lideranças sindicais prometem lutar na Câmara dos Deputados contra o projeto de lei, aprovado pelo Senado, que estabelece o limite de 2,5% acima da inflação para o aumento nos gastos com a folha de pagamento do funcionalismo. A medida limitaria os aumentos salariais a partir de 2010. (págs. 1 e 5)

Balança terá rombo de US$ 40 bi em 2010 (págs. 1 e 14)

Meio ambiente: Lula tenta destravar a COP-15
Líder brasileiro se une ao presidente francês, Nicolas Sarkozy, e cobra dos países desenvolvidos propostas ambiciosas para evitar as mudanças climáticas. Estados Unidos anunciam a criação de um fundo de US$ 100 bilhões a fim de auxiliar nações pobres a controlarem a emissão de gases. (págs. 1 e 26)

Meningite mata 40%
Surto da doença em Porto Seguro reforça o alerta: só diagnóstico precoce reduz mortalidade na forma bacteriana. (págs. 1 e 25)

Promotores pedem o fim dos diplomas falsos do Ilal
MP sugere ao TJDF o fechamento do instituto, acusado de emitir certificados irregulares. (págs. 1 e 32)

STF impede retorno de Sean para os EUA
Supremo intervém na disputa aberta pelo pai biológico e determina que a criança fique com a avó até a sentença. (págs. 1 e 11)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico

Manchete: Sem concessões dos EUA, cúpula ruma ao fracasso
A manhã foi ensolarada, mas escureceu cedo ontem na gelada e apreensiva Copenhague. O fracasso da conferência do clima é iminente. Salvo uma reviravolta de última hora, o encontro deve terminar no fim de semana com um acordo pífio, que adia para 2010 a definição da estratégia de combate ao aquecimento global. As divergências, principalmente entre EUA e China, devem ficar para outra reunião, a menos que o presidente Barack Obama, que chega hoje a Copenhague, assuma um improvável comprimisso de fazer maior redução nas emissões de gases nos EUA. Também é possível que o bloco europeu coloque a meta de 30% de corte em 2020, em relação aos níveis de 1990, sobre a mesa, forçando um compromisso mais firme dos demais participantes da conferência.

Ao lado do presidente da França, Nicolas Sarkozi, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou o que já diziam os cartazes de organizações ambientalistas espalhados pela capital da Dinamarca antes da CoP-15. Lula disse que se não articularem um acordo mínimo, os líderes serão lembrados no futuro como os “dirigentes que foram incompetentes para salvar o planeta enquanto era possível”. À noite, Lula, Sarkozi e os primeiros-ministros da Alemanha, Angela Merkel, e da Inglaterra, Gordon Brown, articulavam uma reunião com outros presidentes para tentar salvar Copenhague do fracasso total. Eles deveriam se reunir após jantar com a rainha da Dinamarca.

Ironicamente, boas notícias haviam surgido pela manhã. Em uma reunião com Lula, o primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, disse que estava disposto a aceitar a inspeção internacional apenas para os investimentos externos no combate ao aquecimento global. No caso de investimentos próprios, a China concordou em no máximo apresentar relatórios às Nações Unidas. Esta foi a carta nova colocada sobre a mesa por Brasil e China. Na sede da conferência, o Bella Center, a chanceler americana, Hillary Clinton, exigia “transparência” nos compromissos assumidos. (págs. 1, A10 e A11)

Desistência de Aécio altera o jogo eleitoral
A retirada da pré-candidatura do governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), à Presidência da República já provocou ontem uma primeira repercussão, além de ter deixado o governador paulista, José Serra, na posição de virtual candidato dos tucanos. Partidos de menor porte começaram a se alinhar em torno das candidaturas de Serra ou da ministra Dilma Rousseff (PT). O anúncio de Aécio, feito por meio de carta, também abriu espaço para um intenso debate sobre seu destino político, já que ele não mencionou uma candidatura ao Senado, ao contrário do que fez publicamente em três ocasiões. A omissão reacendeu a possibilidade de Aécio compor a chapa de Serra como vice, hipótese que o governador rechaçou em outubro. (págs. 1 e A7)

Bancos já flutuam na Amazônia
No Alto Solimões, a inclusão bancária já começou. Atraídos pelo aumento da renda das classes mais pobres, os bancos tentam apressar o processo. O barco Voyager III, um centro atacadista flutuante, funciona agora também como correspondente bancário do Bradesco para saques, depósitos e pagamentos. Com laptop e antena, uma gerente visita a população ribeirinha — 200 mil pessoas, boa parte indígena — para abrir contas e oferecer crédito. Mas há resistências. “Banco é problema”, diz Dinaldo de Paula, dono de uma barraca em que vende tucunaré a R$ 2,50/kg. (págs. 1 e C8)

Foto-legenda: Álvaro Sergio Marian (Saúba, em indígena) com a mulher Emília e o filho Avanildo, em Amaturá: crédito de R$ 2 mil para o motor da canoa

Banco Santos pagará credores
A massa falida do Banco Santos deve distribuir, em breve, R$ 270 milhões a 1.982 credores da instituição. Cada um deles receberá 10% do total de seus créditos. Ainda que o valor seja modesto se comparado à dívida acumulada pela instituição — que em valores corrigidos chega a R$ 3,19 bilhões —, trata-se de um feito raro em processos de falência, que costumam ser encerrados mais de uma década depois sem que tenham sido pagos sequer os débitos trabalhistas.

O rateio do dinheiro já recuperado teve o aval da Justiça de São Paulo, mas a distribuição aos credores será feita quando o prazo para a interposição de recursos contra a decisão terminar, o que deve acontecer em meados de janeiro, por conta do recesso do Judiciário.

Do total de R$ 584,9 milhões que a massa falida tem hoje em caixa, parte está reservada a bancos estrangeiros, que pedem a restituição de valores decorrentes de contratos de câmbio, e parte refere-se ao pagamento de uma dívida da Eletropaulo com o banco e que ainda não será distribuída porque é objeto de disputa judicial. As dívidas tributárias, de R$ 50 milhões, e trabalhistas, de R$ 1 milhão, já foram quitadas. (págs. 1 e E1)

Governo ainda investiga falha em sistema durante o apagão
Uma falha na comunicação entre os sistemas do Operador Nacional do Sistema (ONS) e as empresas de geração e transmissão de energia em 10 de novembro, dia do apagão, continua a ser investigada — embora, segundo fontes do governo, não tenha sido responsável pelo incidente, mas pela dificuldade no “ilhamento” e no religamento da energia.

A hipótese de ataque de hackers é oficialmente descartada pelo governo, mas o Valor apurou que o sistema de gestão do ONS, que envia os comandos de geração e transmissão a todo o país, estava vulnerável a ciberataques. Em fevereiro, a Areva, responsável por 70% da operação do ONS, comunicou mundialmente que foram identificadas vulnerabilidades em algumas versões de suas plataformas e-terrahabitat. O diretor da empresa no Brasil, Ricardo Hering, disse que que o sistema do ONS é o e-terrahabitat 5.2 e que essa versão não está incluída no alerta, embora documento do Departamento de Segurança de Sistemas Americano (US-Cert) informe que os sistemas afetados são as “versões 5.7 do e-terrahabitat e anteriores”. (págs. 1 e A14)

Redes miram postos sem bandeira
Os principais grupos distribuidores de combustíveis do país montaram uma estratégia de crescimento por meio da compra de postos de bandeira branca — que não têm vínculo com nenhuma empresa e compram produtos no mercado livre — e também de pequenas redes ou distribuidoras regionais. A Shell, por exemplo, tem investido de R$ 80 milhões a R$ 100 milhões por ano na compra de postos bandeira branca ou regionais, disse ao Valor João Alberto Abreu, diretor de vendas. A mesma tática tem sido seguida pela Cosan, que anunciou nesta semana a compra da Petrosul, e pelo grupo Ultra, que controla a rede Ipiranga. (págs. 1 e B8)

Incorporações e crise mudam o ranking
Negócios de vulto, principalmente na área financeira, mudaram o ranking dos grandes grupos que operam no país. O Itaúsa, com a união de Itaú e Unibanco, subiu da 4a para a 3a posição. Operação semelhante levou o Santander da 22a posição em 2007 para a 13a em 2008. A crise internacional também mexeu no ranking. A Vale, que perdeu exportações, caiu da 3a para a 5a colocação. O anuário “Valor Grandes Grupos” circula hoje para assinantes e para venda em bancas. (pág. 1)

Arrecadação cresce 20%
A arrecadação tributária federal em novembro somou R$ 47,7 bilhões, com um aumento real de 20,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. (págs. 1 e A3)

Total prepara expansão no país
Com presença ainda discreta no setor de petróleo no Brasil, a francesa Total tem planos de expansão no país e aguarda a próxima rodada de licitações da ANP, no início de 2010. (págs. 1 e B7)

Marcopolo muda na Rússia
Com a fábrica parada desde o fim de 2008, a Marcopolo encerrou sua parceria na Rússia e passará a atuar com uma controlada integral. A volta da produção local ainda não está definida. (págs. 1 e B9)

Esmagadora da Copacol
A cooperativa Copacol, de Cafelândia (PR), vai investir R$ 75 milhões em uma esmagadora de soja. A unidade faz parte de um plano orçado em R$ 300 milhões em cinco anos. (págs. 1 e B13)

Suporte doméstico
Aumento da demanda interna e um forte movimento de consolidação marcaram o setor de carnes em 2009. Expectativa é de que o consumo doméstico seguirá em alta no próximo ano. (págs. 1 e B14)

Contas externas
O Banco Central reviu as contas e agora projeta déficit de US$ 40 bilhões nas transações correntes em 2010, que serão cobertos por US$ 45 bilhões em investimentos estrangeiros diretos. (págs. 1 e C1)

Ideias
Cláudia Safatle: divergência no governo adia votação do Cadastro Positivo. (págs. 1 e A2)

Ideias
Márcio Garcia: sozinho, BC não consegue manter câmbio depreciado. (págs. 1 e A13)

------------------------------------------------------------------------------------

Estado de Minas

Manchete: E agora, José? (pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio

Manchete: Mais crédito para venda de moto
Caixa e BB lançaram financiamentos de R$ 3 bilhões. Frota no País cresceu de 4 milhões para 14 milhões em dez anos. De janeiro a setembro, 1.906 motociclistas deram entrada no HR. (pág. 1)

Aécio desiste de disputar a Presidência pelo PSDB (pág. 1)

Decisão de devolver o garoto Sean ao pai é suspensa pelo STF (pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: