quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O que Publicam os Principais Jornais do País, nesta quarta feira

O Globo


Manchete: Imagem de políticos recebendo propina 'não fala por si', diz Lula

DEM retarda expulsão de Arruda e dá prazo de 8 dias para que governador se defenda

Diante das imagens mostrando o pagamento de propina a políticos ligados ao governo do DF e ao próprio governador José Roberto Arruda (DEM), o presidente Lula desconversou: "A imagem não fala por si. O que fala por si é todo o processo de apuração e investigação." Lula insistiu na necessidade de esperar o resultado do inquérito da Polícia Federal e disse que o presidente da República não pode ficar dando palpites para dizer se algo é bom ou ruim. Arruda terá oito dias para apresentar sua defesa à executiva do DEM. O partido está dividido sobre a expulsão sumária do governador do DF, que fez ameaças veladas caso fosse sacrificado. Seu trunfo é ter ajudado financeiramente várias campanhas do partido. O presidente do DEM, deputado Rodrigo Mala: confirmou a ajuda financeira de Arruda a candidatos do partido nas últimas eleições, mas negou caixa dois. Flagrado escondendo na meia o dinheiro da propina, o presidente da Câmara Legislativa do DF. Leonardo Prudente (DEM), pediu afastamento por 60 dias. Dos 18 envolvidos na Operação Caixa de Pandora, que apura o caso, dez eram investigados pelo Coaf por movimentações bancárias consideradas suspeitas. (págs. 1 e 3 a 12)

Lula fala por si

Sobre o mensalão do PT, em 2005: “O que o PT fez, do ponto de vista eleitoral, é o que é feito no Brasil sistematicamente.”

Sobre os aloprados, em 2006: “O que quero saber não é só de onde veio o dinheiro. Quero saber quem é que montou a engenharia política para essa barbárie. Eu quero saber quem foi o engenheiro que arquitetou uma loucura dessa, porque, se um bando de aloprados resolve comprar um dossiê, é porque alguém vendeu.”

Sobre Jarder Barbalho, a quem beijou a mão, em 2006: “O que está acontecendo aqui é uma aula de pós-graduação de sociologia política. O que estamos fazendo, juntando dois candidatos que vão disputar uma vaga de segundo turno, é uma coisa muito nova. O PMDB e o PT entenderam que é chegada a hora de a gente parar de brigar e saber quem é o adversário principal que precisamos derrotar.”

Sobre Renan e Collor, em julho deste ano: “Quero fazer justiça ao senador (Fernando) Collor e ao senador Renan (Calheiros), que têm dado uma sustentação muito grande aos trabalhos do governo no Senado.”

Sobre Severino Cavalcanti, em 2008: “Quando perceberam que ele não seria oposição ao meu governo, derrubaram ele. Parte da elite paulista, se encontrar com ele, não cumprimenta. Eu cumprimento Severino onde o encontrar.”

Sobre Sarney em julho deste ano: “Uma coisa é você matar, outra coisa é você roubar, outra coisa é você pedir um emprego, outra coisa é relação de influências, outra coisa é o lobby.”

Ainda sobre Sarney: “Ele tem história suficiente para que não seja tratado como uma pessoa comum.”

O leitor fala por si

“As imagens não falam, elas agridem o povo. É muita sujeira. E ainda querem dar dinheiro público para os ‘políticos’ fazerem campanhas.”
Gilberto Alves de Oliveira, em comentário no site do Globo (*)

(*) Dos 1.077 internautas que participaram de enquete no site, 84,5% disseram não concordar com o presidente, enquanto 14,91% se mostraram a favor e 0,74% não soube opinar. A reportagem gerou 1.400 comentários. No jornal impresso, o mensalão do DEM dominou a seção Carta dos Leitores, com 150 mensagens, a maioria pedindo a renúncia do governador do DF.

Colunas e Artigos
Elio Gaspari
Reforma política não inibe mensaleiros. A única coisa que bandido teme é cadeia (págs. 1 e 7)

Zuenir Ventura
Dos mensalões passados, alguém está preso? Teremos agora pizza ou panetone? (págs. 1 e 7)

Ancelmo Gois
O homem que denunciou o mensalão do DEM tem 300 horas de gravação (págs. 1 e 18)

Editorial
A declaração de Lula ofende a capacidade de discernimento da nação. (págs. 1 e 6)

Tráfico reage a UPP em Copacabana

Bandidos incendeiam ônibus na principal avenida do bairro e mandam comércio fechar portas

Pela primeira vez desde a Implantação das Unidades de Polida Pacificadora, o estado enfrenta resistência por parte dos criminosos. Um dia após a PM ocupar as favelas do Cantagalo e do Pavão-Pavãozinho, os traficantes empregaram táticas de terror pelo asfalto, em Copacabana. Um ônibus foi incendiado na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, onde parte do comércio já havia fechado as portas em meio a ameaças. Pela manhã, jovens em motocicletas e a pé ordenaram que lojistas fechassem as portas. Enquanto Copacabana viveu um dia tenso, Ipanema - onde fica um dos acessos do Morro do Cantagalo - não registrou incidentes. (págs. 1, 14 e 15 e Merval Pereira)

Foto legenda: Uma idosa corre do local onde um ônibus foi incendiado por traficantes de drogas, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana

Nobel da Paz manda 30 mil para a guerra (págs. 1 e 32)


Leblon tem novo apagão, e Light é multada (págs. 1 e 16)


------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo


Manchete: Fita expõe ação de Arruda no mensalão

Governador do DF reorganiza suposta distribuição de dinheiro a aliados; gravação está 'truncada', argumenta ele

Análise de gravação telefônica feita pela Polícia Federal em outubro deste ano mostra o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), supostamente organizando a distribuição de dinheiro a aliados.

Na gravação, o governador pergunta como está "a despesa mensal com político", ouve os nomes de políticos de cinco siglas (PMDB, PP, PRP, PMN e PSB) que estariam recebendo valores distintos e diz:
"Tem que unificar tudo!". Arruda afirmou que o diálogo está "muito truncado e esquisito" e disse ter certeza de que parte da discussão era sobre cargos.

A Executiva do DEM decidiu dar prazo para Arruda se defender - sua expulsão será votada no dia 10. O PSDB anunciou que sairá do governo, mas não definiu punição ao secretário de Obras Márcio Machado, acusado de participar do esquema.

Em Portugal, o presidente Lula afirmou que não pode dar "palpite" sobre o caso. "Imagens não falam por si. Há todo um processo de investigação", disse. (págs. 1 e Brasil)

Marcelo Coelho
Problema não é a falta de memória, e sim a indiferença

Lembro-me de um discurso do então senador Arruda, negando participação na fraude nos votos eletrônicos. No dia seguinte, confessava tudo. Aquela mentira foi esquecida - ou melhor, não foi. O problema não é a falta de memória do eleitor, é sua indiferença. (págs. 1 e E12)

Após pressão, veículos flex lideram ranking

Depois de pressão de montadoras e produtores de cana, lista do Ministério do Meio Ambiente privilegiou carros flex (álcool e gasolina) como menos poluidores.

Dos 500 modelos vendidos no país, apenas 22 receberam cinco estrelas, todos eles nacionais e flex. (págs. 1 e C6)

Com taxação, capital externo na Bolsa cai para níveis de 2004

No primeiro mês em que o capital externo teve de pagar IOF para realizar operações no Brasil, a participação estrangeira nos pregões da Bovespa desceu ao menor patamar em quase cinco anos.

Os investidores externos responderam por 28,1% do total movimentado na Bolsa em novembro, até o penúltimo pregão do mês. E o mais baixo percentual desde dezembro de 2004 (27%). Em julho, ele foi de 38%. (págs. 1 e B9)

Saldo comercial em novembro foi de US$ 615 milhões, resultado é o pior desde o déficit de US$ 529 milhões em janeiro. (págs. 1 e B9)

Empreiteira deu propina a 200 políticos, diz PF

A relação de políticos suspeitos de terem recebido propina da empreiteira Camargo Corrêa ultrapassa 200 nomes, segundo relatórios da Policia Federal.

Advogado da construtora disse que que não comentaria porque não teve acesso a documentos da PF. (págs. 1 e A11)

EUA iniciam retirada do Afeganistão em dois anos

Dez meses após sua posse, o presidente Barack Obama anunciou sua nova estratégia para a guerra no Afeganistão. Ela envolve o envio de 30 mil novos soldados para o front nos próximos oito meses, dá um prazo inicial de julho de 2011 para o começo de retirada das tropas norte-americanas e exige um maior comprometimento do governo afegão com as metas dos EUA.

Efetivo do país no Afeganistão passará de 100 mil soldados - metade terá sido enviada por Obama. (págs. 1 e A16)

Editoriais

Leia "A conversa de sempre", sobre tentativa de minimizar escândalos, e "Avanços no Rio”, acerca de segurança. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo


Manchete: DEM marca expulsão de Arruda para o dia 10

Partido considera denúncias graves e dá oito dias para a defesa do governador, que perdeu mais uma legenda de sua base de sustentação

O DEM abriu processo de expulsão do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. A cúpula do partido deu oito dias para que Arruda se defenda e mais dois para o relator do processo dar seu parecer, mas a decisão política está tomada: ele será expulso no dia 10. A direção do DEM considerou graves as denúncias de envolvimento de Arruda em esquema de pagamento de propinas em seu governo e acha que o partido pagará um custo político alto se não expulsá-la de seus quadros. Essa perspectiva, aliada às ameaças de retaliação feitas por Arruda, acabou mudando a posição de defesa até de seus aliados, como o presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ). O PSDB aderiu à debandada de partidos que sustentavam o governo Arruda, o que irritou os dirigentes do DEM. Já o presidente Lula, em suas primeiras declarações sobre o caso, disse que os vídeos mostrando Arruda e assessores recebendo dinheiro não provam nada. “A imagem não fala por si. O que fala por si é todo o processo de apuração e de investigação”. (págs. 1, A4, A6 e A8)

CNJ investiga envolvimento da Justiça do DF

O Conselho Nacional de Justiça abriu investigação sobre o envolvimento do Tribunal de Justiça do Distrito Federal com o mensalão do DEM. Nas gravações, há menção a desembargadores do TJ. (págs. 1 e A4)

Frase
Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República
"A imagem não fala por si. O que fala por si é todo o processo de apuração e de investigação”

Foto legenda: Crise - Reunião da bancada do DEM em Brasília: avaliação é de que o partido pagará um custo político muito alto se não expulsar Arruda

Obama quer saída do Afeganistão a partir de 2011

Plano inclui mais 30 mil soldados para estabilizar conflito, que já dura 8 anos

O presidente dos EUA, Barack Obama, enviará 30 mil soldados para o Afeganistão ao longo dos próximos seis meses, acelerando o processo de mobilização de forças americanas para o território afegão. O objetivo é tentar estabilizar o conflito e começar a retirada das tropas em julho de 2011, antes das próximas eleições nos EUA. O anúncio seria feito na noite de ontem. Com o reforço das tropas, os EUA terão 100 mil soldados lutando contra a Al-Qaeda e o Taleban, numa guerra que já dura oito anos. O plano de Obama inclui atrair membros do Taleban para trabalhar nas forças de segurança. (págs. 1, A15 e A16)

Artigo: Bob Herbert, do New York Times
Enviar mais tropas é erro trágico

Para Obama, teria sido um ato autêntico de coragem parar de atirar nossos jovens soldados no incansável triturador de carne que é o Afeganistão e encarar o terrível custo da guerra, para as tropas e para a nação. (págs. 1 e A16)

Governo cede a Estados no pré-sal e abre mão de receita

O governo aceitou acordo para retomar a votação do marco regulatório do pré-sal na Câmara. Após enfrentar reclamações de quase todos os Estados, a União resolveu ceder parte das receitas a que terá direito na exploração dos campos já licitados, garantindo assim mais recursos para Estados e municípios que não produzem petróleo na costa e mantendo intactas as receitas de Rio e Espírito Santo, os maiores produtores. (págs. 1 e B1)

Número
22%
será a fatia da União nos royalties, ante 26.25% para os Estados

Vacina contra gripe reduz mortes por enfarte em SP

A vacinação contra a gripe comum reduziu em 20% a mortalidade de idosos por enfarte na capital paulista, revela pesquisa do Instituto do Coração de São Paulo (Incor). Isso acontece porque os efeitos da gripe, como desidratação, taquicardia, febre e inflamações, podem atuar como gatilho para problemas cardíacos. (págs. 1 e A20)

Expectativa de vida do brasileiro sobe para 72 anos

A expectativa devida do brasileiro é hoje de 72 anos, 10 meses e 10 dias, segundo o IBGE. Em 1998, era de 69 anos, 7 meses e 29 dias. O aumento interfere no cálculo das aposentadorias. Em 2050, os idosos serão 22,7% e as crianças, 13%. "Nosso envelhecimento está se dando a passos muito largos", diz Juarez de Castro, do IBGE. (págs. 1 e A24)

Foto legenda: Expedição: índios isolados

Barco sai de Tabatinga no início da expedição da Funai ao Vale do Rio Javari (AM) para tentar contato com tribo isolada e nunca contactada: o Estado participa da viagem. (págs. 1 e A14)

Copa-2010: África do Sul será cabeça de chave

País-sede ficará no lugar da Holanda. Grupos saem sexta-feira. (págs. 1 e E4)

Aviação: Anac limita voos em Cumbica

Por hora, serão 45 pousos e decolagens. Medida atinge fretados. (págs. 1 e C5)

Notas e Informações: Duas faces da mesma moeda

As palavras de Arruda expõem o estofo característico dos políticos sem princípios, que fazem qualquer negócio para salvar a pele quando apanhados. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil


Manchete: Tráfico reage à PM e assusta Copacabana

Pacificação de favela vira guerra, com ataque a ônibus em pleno dia
Traficantes que controlam as favelas do Pavão-Pavãozinho, em Copacabana e Cantagalo, em Ipanema, reagiram à ocupação dos morros pela PM e deram indicação de que a pacificação ali será mais complicada do que se esperava. Os bandidos, que estariam refugiados nas matas, trocaram tiros com soldados do Batalhão de Operações Especiais e do Batalhão de Choque. Determinaram também o fechamento do comércio de Copacabana e Ipanema, e foram atendidos, apesar da insistência dos policiais em garantir que tinham o controle da situação. Em outro indício do desafio à instalação das Unidades de Polícia Pacificadora, um ônibus foi queimado em plena Avenida Nossa Senhora de Copacabana. (págs. 1 e Cidade A10 e A11)

Foto legenda: Violência - Um ônibus foi consumido por incêndio provocado por bandidos. Do alto, em foto de leitor, a visão da fumaça lembrava a de cidades atingidas por bombardeios

Escândalo em Brasília vira piada

O escândalo capitaneado pelo governador José Roberto Arruda (DEM-DF) seria cômico se não fosse trágico. O noticiário de Brasília tem revelado desde a guarda de dinheiro em meias e cuecas até uma "oração da corrupção". E já há quem proponha boicote aos panetones. (págs. 1 e Tema do dia A2 a A6)

Web complica as matrículas

Com 67.452 inscrições feitas até agora - em 2008 foram 350 mil - a Secretaria Municipal de Educação prorrogou o prazo para a pré-matrícula na rede pública de ensino. O cadastro pela internet é a única forma de ingresso aceita e a maioria dos pais tem dificuldade de acesso. (págs. 1 e Cidade A12)

Dólar em baixa, bebidas em alta

A queda do dólar em 26,15% no ano favorece a compra de bebidas importadas para o Natal e o Réveillon. Os supermercados esperam aumento de 12% na venda de vinhos e espumantes, que podem custar até 15% menos que no ano passado. (págs. 1 e Economia A17)

Aids: o contágio do preconceito

Pesquisa da Fiocruz divulgada ontem, Dia Mundial Contra a Aids, revela que 20% dos portadores do vírus perderam seus empregos após o diagnóstico e 58% não trabalham atualmente. O preconceito é uma das principais queixas. (págs. 1 e Vida, Saúde & Ciência A24)

Coisas da política

Os escândalos de Brasília e a Federação. (págs. 1 e A2)

Informe JB

Durval Barbosa e os 17 aprendizes. (págs. 1 e A4)

Editorial

A hora da virada contra o crime. (págs. 1 e A8)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense


Manchete: Arruda: Roriz quer ganhar no tapetão

Em entrevista exclusiva ao Correio, o governador José Roberto Arruda afirma que as acusações de um suposto esquema de propinas no Distrito Federal são uma tentativa do grupo ligado a Roriz de inviabilizar sua candidatura nas eleições de 2010. “Quero ter a chance de, num processo eleitoral aberto, sem tapetão, sem uso de ardis como esse, poder enfrentar o debate, poder dizer às pessoas o que o meu governo fez e o mal que Roriz fez a Brasília”, diz. Segundo Arruda, as revelações de Durval Barbosa fazem parte da estratégia do ex-governador. “O Roriz sabe que para ele voltar ele precisa me tirar de campo”, comenta. Arruda se considera “aliviado” com a saída do ex-secretário e faz uma analogia com o trânsito ao analisar a crise. “Sofri um grave acidente de carro, mas não morri. Estou mais vivo do que nunca.” (pág.1)

E mais: Roriz tinha conhecimento da operação que investiga integrantes do GDF e da Câmara Legislativa (pág.1)

Foto legenda: Dia tenso em Brasília: cúpula do DEM dá oito dias para Arruda apresentar a defesa; Leonardo Prudente e Eurides Brito participam de reunião dos distritais; e protestos em Águas Claras

Câmara cria CPI para tirar o corpo fora

Atordoados com as denúncias, deputados distritais decidiram abrir Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar “corrupção” no Executivo local e assim desviar as atenções sobre a Câmara Legislativa. Flagrado em vídeo escondendo dinheiro nas meias, o deputado Leonardo Prudente (DEM) se licenciou da presidência da Casa. Rogério Ulysses (PSB) também pediu o afastamento da Comissão de Constituição e Justiça. (pág. 1)

Nova gravação revela pagamento de R$ 298 mil como propina no GDF

Em vídeo divulgado ontem, o representante da empresa Info Educacional entrega o dinheiro a Durval Barbosa. O homem, identificado como “Mineirinho”, anuncia: “Vim trazer uma encomenda”. E retira os maços de notas, que seriam distribuídos ao alto escalão do governo local. (pág. 1)

Desembargadores na mira

Três integrantes do TJDF citados em gravações da operação Caixa de Pandora terão que se explicar ao Conselho Nacional de Justiça. (pág. 1)

Serviço público: Índice vai medir a eficiência do governo

Ministério da Fazenda vai calcular os gastos com a máquina pública, entre eles a folha de pagamento do funcionalismo, e identificar se a qualidade no atendimento ao cidadão é compatível com os recursos aplicados. (págs. 1 e 15)

Pesquisa do IBGE: Brasileiro vive mais. Mortalidade infantil cai

A expectativa de vida dos brasileiros cresceu em 10 anos e a média hoje é de 72 anos e 10 meses (69,1 para os homens e 76,7 para as mulheres). Outra boa notícia: o número de 33,2 óbitos a cada mil nascidos vivos foi reduzido para 23,3. (págs. 1 e 8)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico


Manchete: Gasto com executivos soma R$ 1 bi em 5 bancos

Aproxima-se de R$ 1 bilhão a soma das despesas dos cinco maiores bancos do país com seus executivos nos primeiros nove meses do ano. Só os três maiores bancos privados - Itaú Unibanco, Bradesco e Santander - gastaram R$ 890 milhões com os pagamentos a seus administradores. A cifra corresponde a 5,36% do lucro conjunto de R$ 16,6 bilhões dessas três instituições no período.

Nos dois maiores bancos públicos - Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal -, a remuneração dos administradores é muito inferior à dos privados e os balanços trimestrais ainda não trazem informações detalhadas. Um dado consolidado disponível indica que o BB pagou R$ 13,6 milhões aos membros da administração (conselho e executivos) no terceiro trimestre. O banco aumentou em 11% a remuneração do presidente, vice-presidentes e diretores, na comparação entre setembro de 2008 e de 2009. Hoje, o presidente do BB, Aldemir Bendine, ganha R$ 41.592 mensais, enquanto os vice-presidentes recebem salário de R$ 37.566. Na Caixa Econômica Federal, o salário da presidente Maria Fernanda Ramos Coelho é de R$ 32.760. No terceiro trimestre, a Caixa gastou R$ 7 milhões com remuneração e outros benefícios a seus executivos. (págs. 1 e C1)

Compra da GVT intriga o mercado

As condições de compra das ações da GVT pela francesa Vivendi não foram integralmente esclarecidas, após três fatos relevantes divulgados pela companhia. O que já ficou claro é que em 13 de novembro, quando anunciou ter assegurado o controle da GVT, as operações montadas para isso ainda deixavam no mercado mais de 51% do capital.

Segundo a Vivendi, 19,6% das ações que garantiu para si, de um total de 57,5% adquiridas, eram em opções sobre derivativos e não em ações diretamente, fato que o mercado desconhecia. A posse desses contratos nem sempre significa a posse das ações. As opções foram compradas do fundo inglês Tyrus Capital. (págs. 1 e D1)

Importação de carro coreano cresce 820%

A importação de carros coreanos cresceu 820% em um ano e chamou a atenção do governo. Em volume, o aumento é maior: 1.180%. O avanço das vendas no mercado brasileiro tornou a Coreia do Sul o segundo fornecedor de automóveis ao país, só atrás da Argentina. Os dois países foram responsáveis pela alta de 35% nas compras externas de automóveis entre novembro deste ano e novembro de 2008. O desempenho coreano é surpreendente, já que um ano atrás seus carros representavam só 2,6% das importações. Um grupo de técnicos do Ministério do Desenvolvimento iniciou um estudo sobre as compras de automóveis das montadoras coreanas, a pedido do ministro Miguel Jorge, que será concluído em breve. (págs. 1 e B3)

As virtudes do diamante sintético

Detentora de patente inédita na aplicação de nanopartículas de diamante sintético utilizadas em brocas odontológicas, a Clorovale, de São José dos Campos (SP), está levando a mesma tecnologia à perfuração de poços de água e petróleo. Segundo Vladimir Airoldi, diretor da empresa e líder de um grupo de pesquisa na área de diamantes no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os protótipos da nova broca serão testados pela Petrobras na área do pré-sal.

Outra técnica de aplicação de diamantes sintéticos, desenvolvida pelo Inpe e transformada em produto pela Clorovale, é usada no programa espacial brasileiro. A Fibraforte utiliza o processo DLC (diamond like carbon) como lubrificante sólido em mecanismos de abertura do painel solar de plataforma para satélites. (págs. 1 e B3)

Foto legenda: Alroldi, da Clorovale: brocas de diamante sintético, com custo 50% menor e duração três vez maior que as normais, serão testadas no pré-sal

Indústria siderúrgica dos EUA faz seleção natural

Sem muito alarde, a indústria siderúrgica americana está encolhendo. As usinas que sobreviveram à liquidação e trocaram de mãos no decorrer de várias recessões estão fechando as portas, numa tentativa de criar uma indústria menor e mais eficiente. A ArcerlorMittal, que comprou alguns anos atrás uma siderúrgica americana com várias usinas, lidera essa tendência e acredita que pode produzir mais com menos nos EUA, usando um número reduzido de unidades e aproveitando mais a capacidade.

A producão americana de aço aumentou em relação a um ano atrás, mas continua longe de ser robusta. No sábado passado, as usinas do país operavam a 63% da capacidade, em comparação com 51% no mesmo período de 2008. O presidente da Arcelor, Lakshmi Mittal, diz que os EUA não oferecem crescimento suficiente e o investimento da empresa vai se focar nos países emergentes. (págs. 1 e B12)

Em nove anos, Carteira Valor rende 1.355%

Criada em janeiro de 2001, a Carteira Valor acumula rentabilidade de 1.355% até novembro, frente à valorização de 339% do Ibovespa no mesmo período. Isso significa que um investimento hipotético de R$ 10 mil teria se transformado hoje em R$ 145,5 mil. Esses números mostram que uma gestão ativa em portfólios de ações cria valor para os aplicadores, independentemente do ciclo de crescimento econômico.

Com a retomada da economia, as indicações das corretoras participantes para dezembro se concentraram principalmente em papéis de empresas ligadas a commodities. (págs. 1 e D3)

EMS investe em expansão e pesquisa

A EMS, maior laboratório farmacêutico nacional, vai investir R$ 600 milhões na expansão dos negócios em 2010. Pesquisa e desenvolvimento (P&D) e criação de marcas concentrarão os recursos, diz Waldir Eschberger Júnior, vice-presidente de mercado. Serão gastos em torno de R$ 150 milhões em inovação, para aumentar a competitividade no mercado interno. A empresa também quer se firmar na liderança em genéricos - a EMS oscila entre a primeira e a segunda colocações nesse segmento, que responde por cerca de 50% da receita e tem atraído investimentos pesados de multinacionais. (págs. 1 e B1)

Indústria chinesa teve crescimento recorde em outubro (págs. 1 e A13)


Retomada gradual

A economia americana continua a emitir sinais de lenta, porém estável, recuperação. A atividade industrial em novembro se manteve no campo positivo e a venda de casas aumentou. (págs. 1 e A13)

Explosão da TI

Bons resultados da indústria de computadores no Brasil, a despeito da crise, animam a fabricante de microprocessadores Intel. Até 2010, o país poderá ser tornar o terceiro maior mercado de PCs do mundo, só atrás dos EUA e da China. (págs. 1 e B2)

Privatização de aeroportos

Empresas do setor aéreo demonstram interesse por concessões de aeroportos. Proposta sobre o assunto deve ser levada ao presidente Lula na próxima semana. (págs. 1 e B4)

Fiat aposta em Córdoba

Com a fábrica de Betim (MG) no limite da capacidade, a Fiat volta suas atenções para a unidade de Córdoba, na Argentina, e tenta atrair fornecedores de volta ao país. (págs. 1 e B9)

Fábrica de fertilizante

Cooperativas agropecuárias do Paraná estudam a construção de fábrica para transformar a "cama de frango" - mistura da casca de arroz ou serragem e esterco de aves - em fertilizante. (págs. 1 e B11)

Ford busca carro mundial

A Ford mostra hoje, no Salão de Los Angeles, sua nova tentativa de ter um carro compacto mundial. O novo Fiesta, com motor brasileiro, chega ao mercado americano em 2010. (págs. 1 e B12)

Exportações de milho

A queda nos preços do milho no mercado doméstico e o descolamento em relação a Chicago devolvem competitividade ao produto brasileiro no mercado internacional. (págs. 1 e B14)

Otimismo na bolsa

Com alta de 2,03%, o IBovespa atingiu ontem a maior pontuação desde 17 de junho de 2008, aos 68.408 pontos. Graficamente o cenário é animador e indica que a bolsa pode ganhar fôlego para novo movimento de alta. (págs. 1 e D2)

Ideias

Martin Wolf: Copenhague parece ser o fim do começo de um árduo combate para deter o aquecimento global. (págs. 1 e A15)

Ideias

Cristiano Romero: estudo de economistas do FMI diz que BC do Brasil criou padrão de ação em turbulências. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio


Manchete: Contratação de shows derruba secretário (pág. 1)


Educação – 541 vagas temporárias (pág. 1)


Polícia desmonta esquema de fraude no Detran (pág. 1)


Rachado, DEM dá tempo para defesa de José Roberto Arruda (pág. 1)


Tempo das provas é preocupação extra para feras no Enem (pág. 1)


------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: