O Globo
Manchete: Imagem de políticos recebendo propina 'não fala por si', diz Lula
Diante das imagens mostrando o pagamento de propina a políticos ligados ao governo do DF e ao próprio governador José Roberto Arruda (DEM), o presidente Lula desconversou: "A imagem não fala por si. O que fala por si é todo o processo de apuração e investigação." Lula insistiu na necessidade de esperar o resultado do inquérito da Polícia Federal e disse que o presidente da República não pode ficar dando palpites para dizer se algo é bom ou ruim. Arruda terá oito dias para apresentar sua defesa à executiva do DEM. O partido está dividido sobre a expulsão sumária do governador do DF, que fez ameaças veladas caso fosse sacrificado. Seu trunfo é ter ajudado financeiramente várias campanhas do partido. O presidente do DEM, deputado Rodrigo Mala: confirmou a ajuda financeira de Arruda a candidatos do partido nas últimas eleições, mas negou caixa dois. Flagrado escondendo na meia o dinheiro da propina, o presidente da Câmara Legislativa do DF. Leonardo Prudente (DEM), pediu afastamento por 60 dias. Dos 18 envolvidos na Operação Caixa de Pandora, que apura o caso, dez eram investigados pelo Coaf por movimentações bancárias consideradas suspeitas. (págs. 1 e 3 a 12)
Lula fala por si
Sobre o mensalão do PT, em 2005: “O que o PT fez, do ponto de vista eleitoral, é o que é feito no Brasil sistematicamente.”
Sobre os aloprados, em 2006: “O que quero saber não é só de onde veio o dinheiro. Quero saber quem é que montou a engenharia política para essa barbárie. Eu quero saber quem foi o engenheiro que arquitetou uma loucura dessa, porque, se um bando de aloprados resolve comprar um dossiê, é porque alguém vendeu.”
Sobre Jarder Barbalho, a quem beijou a mão, em 2006: “O que está acontecendo aqui é uma aula de pós-graduação de sociologia política. O que estamos fazendo, juntando dois candidatos que vão disputar uma vaga de segundo turno, é uma coisa muito nova. O PMDB e o PT entenderam que é chegada a hora de a gente parar de brigar e saber quem é o adversário principal que precisamos derrotar.”
Sobre Renan e Collor, em julho deste ano: “Quero fazer justiça ao senador (Fernando) Collor e ao senador Renan (Calheiros), que têm dado uma sustentação muito grande aos trabalhos do governo no Senado.”
Sobre Severino Cavalcanti, em 2008: “Quando perceberam que ele não seria oposição ao meu governo, derrubaram ele. Parte da elite paulista, se encontrar com ele, não cumprimenta. Eu cumprimento Severino onde o encontrar.”
Sobre Sarney em julho deste ano: “Uma coisa é você matar, outra coisa é você roubar, outra coisa é você pedir um emprego, outra coisa é relação de influências, outra coisa é o lobby.”
Ainda sobre Sarney: “Ele tem história suficiente para que não seja tratado como uma pessoa comum.”
O leitor fala por si
“As imagens não falam, elas agridem o povo. É muita sujeira. E ainda querem dar dinheiro público para os ‘políticos’ fazerem campanhas.”
Gilberto Alves de Oliveira, em comentário no site do Globo (*)
(*) Dos 1.077 internautas que participaram de enquete no site, 84,5% disseram não concordar com o presidente, enquanto 14,91% se mostraram a favor e 0,74% não soube opinar. A reportagem gerou 1.400 comentários. No jornal impresso, o mensalão do DEM dominou a seção Carta dos Leitores, com 150 mensagens, a maioria pedindo a renúncia do governador do DF.
Colunas e Artigos
Elio Gaspari
Reforma política não inibe mensaleiros. A única coisa que bandido teme é cadeia (págs. 1 e 7)
Zuenir Ventura
Dos mensalões passados, alguém está preso? Teremos agora pizza ou panetone? (págs. 1 e 7)
Ancelmo Gois
O homem que denunciou o mensalão do DEM tem 300 horas de gravação (págs. 1 e 18)
Editorial
A declaração de Lula ofende a capacidade de discernimento da nação. (págs. 1 e 6)
Tráfico reage a UPP em Copacabana
Pela primeira vez desde a Implantação das Unidades de Polida Pacificadora, o estado enfrenta resistência por parte dos criminosos. Um dia após a PM ocupar as favelas do Cantagalo e do Pavão-Pavãozinho, os traficantes empregaram táticas de terror pelo asfalto, em Copacabana. Um ônibus foi incendiado na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, onde parte do comércio já havia fechado as portas em meio a ameaças. Pela manhã, jovens em motocicletas e a pé ordenaram que lojistas fechassem as portas. Enquanto Copacabana viveu um dia tenso, Ipanema - onde fica um dos acessos do Morro do Cantagalo - não registrou incidentes. (págs. 1, 14 e 15 e Merval Pereira)
Foto legenda: Uma idosa corre do local onde um ônibus foi incendiado por traficantes de drogas, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana
Nobel da Paz manda 30 mil para a guerra (págs. 1 e 32)
Leblon tem novo apagão, e Light é multada (págs. 1 e 16)
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo
Manchete: Fita expõe ação de Arruda no mensalão
Análise de gravação telefônica feita pela Polícia Federal em outubro deste ano mostra o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), supostamente organizando a distribuição de dinheiro a aliados.
Na gravação, o governador pergunta como está "a despesa mensal com político", ouve os nomes de políticos de cinco siglas (PMDB, PP, PRP, PMN e PSB) que estariam recebendo valores distintos e diz:
"Tem que unificar tudo!". Arruda afirmou que o diálogo está "muito truncado e esquisito" e disse ter certeza de que parte da discussão era sobre cargos.
A Executiva do DEM decidiu dar prazo para Arruda se defender - sua expulsão será votada no dia 10. O PSDB anunciou que sairá do governo, mas não definiu punição ao secretário de Obras Márcio Machado, acusado de participar do esquema.
Em Portugal, o presidente Lula afirmou que não pode dar "palpite" sobre o caso. "Imagens não falam por si. Há todo um processo de investigação", disse. (págs. 1 e Brasil)
Marcelo Coelho
Problema não é a falta de memória, e sim a indiferença
Lembro-me de um discurso do então senador Arruda, negando participação na fraude nos votos eletrônicos. No dia seguinte, confessava tudo. Aquela mentira foi esquecida - ou melhor, não foi. O problema não é a falta de memória do eleitor, é sua indiferença. (págs. 1 e E12)
Após pressão, veículos flex lideram ranking
Dos 500 modelos vendidos no país, apenas 22 receberam cinco estrelas, todos eles nacionais e flex. (págs. 1 e C6)
Com taxação, capital externo na Bolsa cai para níveis de 2004
Os investidores externos responderam por 28,1% do total movimentado na Bolsa em novembro, até o penúltimo pregão do mês. E o mais baixo percentual desde dezembro de 2004 (27%). Em julho, ele foi de 38%. (págs. 1 e B9)
Saldo comercial em novembro foi de US$ 615 milhões, resultado é o pior desde o déficit de US$ 529 milhões em janeiro. (págs. 1 e B9)
Empreiteira deu propina a 200 políticos, diz PF
Advogado da construtora disse que que não comentaria porque não teve acesso a documentos da PF. (págs. 1 e A11)
EUA iniciam retirada do Afeganistão em dois anos
Efetivo do país no Afeganistão passará de 100 mil soldados - metade terá sido enviada por Obama. (págs. 1 e A16)
Editoriais
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo
Manchete: DEM marca expulsão de Arruda para o dia 10
O DEM abriu processo de expulsão do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. A cúpula do partido deu oito dias para que Arruda se defenda e mais dois para o relator do processo dar seu parecer, mas a decisão política está tomada: ele será expulso no dia 10. A direção do DEM considerou graves as denúncias de envolvimento de Arruda em esquema de pagamento de propinas em seu governo e acha que o partido pagará um custo político alto se não expulsá-la de seus quadros. Essa perspectiva, aliada às ameaças de retaliação feitas por Arruda, acabou mudando a posição de defesa até de seus aliados, como o presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ). O PSDB aderiu à debandada de partidos que sustentavam o governo Arruda, o que irritou os dirigentes do DEM. Já o presidente Lula, em suas primeiras declarações sobre o caso, disse que os vídeos mostrando Arruda e assessores recebendo dinheiro não provam nada. “A imagem não fala por si. O que fala por si é todo o processo de apuração e de investigação”. (págs. 1, A4, A6 e A8)
CNJ investiga envolvimento da Justiça do DF
O Conselho Nacional de Justiça abriu investigação sobre o envolvimento do Tribunal de Justiça do Distrito Federal com o mensalão do DEM. Nas gravações, há menção a desembargadores do TJ. (págs. 1 e A4)
Frase
Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República
"A imagem não fala por si. O que fala por si é todo o processo de apuração e de investigação”
Foto legenda: Crise - Reunião da bancada do DEM em Brasília: avaliação é de que o partido pagará um custo político muito alto se não expulsar Arruda
Obama quer saída do Afeganistão a partir de 2011
O presidente dos EUA, Barack Obama, enviará 30 mil soldados para o Afeganistão ao longo dos próximos seis meses, acelerando o processo de mobilização de forças americanas para o território afegão. O objetivo é tentar estabilizar o conflito e começar a retirada das tropas em julho de 2011, antes das próximas eleições nos EUA. O anúncio seria feito na noite de ontem. Com o reforço das tropas, os EUA terão 100 mil soldados lutando contra a Al-Qaeda e o Taleban, numa guerra que já dura oito anos. O plano de Obama inclui atrair membros do Taleban para trabalhar nas forças de segurança. (págs. 1, A15 e A16)
Artigo: Bob Herbert, do New York Times
Enviar mais tropas é erro trágico
Para Obama, teria sido um ato autêntico de coragem parar de atirar nossos jovens soldados no incansável triturador de carne que é o Afeganistão e encarar o terrível custo da guerra, para as tropas e para a nação. (págs. 1 e A16)
Governo cede a Estados no pré-sal e abre mão de receita
Número
22%
será a fatia da União nos royalties, ante 26.25% para os Estados
Vacina contra gripe reduz mortes por enfarte em SP
Expectativa de vida do brasileiro sobe para 72 anos
Foto legenda: Expedição: índios isolados
Copa-2010: África do Sul será cabeça de chave
Aviação: Anac limita voos em Cumbica
Notas e Informações: Duas faces da mesma moeda
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Brasil
Manchete: Tráfico reage à PM e assusta Copacabana
Traficantes que controlam as favelas do Pavão-Pavãozinho, em Copacabana e Cantagalo, em Ipanema, reagiram à ocupação dos morros pela PM e deram indicação de que a pacificação ali será mais complicada do que se esperava. Os bandidos, que estariam refugiados nas matas, trocaram tiros com soldados do Batalhão de Operações Especiais e do Batalhão de Choque. Determinaram também o fechamento do comércio de Copacabana e Ipanema, e foram atendidos, apesar da insistência dos policiais em garantir que tinham o controle da situação. Em outro indício do desafio à instalação das Unidades de Polícia Pacificadora, um ônibus foi queimado em plena Avenida Nossa Senhora de Copacabana. (págs. 1 e Cidade A10 e A11)
Foto legenda: Violência - Um ônibus foi consumido por incêndio provocado por bandidos. Do alto, em foto de leitor, a visão da fumaça lembrava a de cidades atingidas por bombardeios
Escândalo em Brasília vira piada
Web complica as matrículas
Dólar em baixa, bebidas em alta
Aids: o contágio do preconceito
Coisas da política
Informe JB
Editorial
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense
Manchete: Arruda: Roriz quer ganhar no tapetão
E mais: Roriz tinha conhecimento da operação que investiga integrantes do GDF e da Câmara Legislativa (pág.1)
Foto legenda: Dia tenso em Brasília: cúpula do DEM dá oito dias para Arruda apresentar a defesa; Leonardo Prudente e Eurides Brito participam de reunião dos distritais; e protestos em Águas Claras
Câmara cria CPI para tirar o corpo fora
Nova gravação revela pagamento de R$ 298 mil como propina no GDF
Desembargadores na mira
Serviço público: Índice vai medir a eficiência do governo
Pesquisa do IBGE: Brasileiro vive mais. Mortalidade infantil cai
------------------------------------------------------------------------------------
Valor Econômico
Manchete: Gasto com executivos soma R$ 1 bi em 5 bancos
Nos dois maiores bancos públicos - Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal -, a remuneração dos administradores é muito inferior à dos privados e os balanços trimestrais ainda não trazem informações detalhadas. Um dado consolidado disponível indica que o BB pagou R$ 13,6 milhões aos membros da administração (conselho e executivos) no terceiro trimestre. O banco aumentou em 11% a remuneração do presidente, vice-presidentes e diretores, na comparação entre setembro de 2008 e de 2009. Hoje, o presidente do BB, Aldemir Bendine, ganha R$ 41.592 mensais, enquanto os vice-presidentes recebem salário de R$ 37.566. Na Caixa Econômica Federal, o salário da presidente Maria Fernanda Ramos Coelho é de R$ 32.760. No terceiro trimestre, a Caixa gastou R$ 7 milhões com remuneração e outros benefícios a seus executivos. (págs. 1 e C1)
Compra da GVT intriga o mercado
Segundo a Vivendi, 19,6% das ações que garantiu para si, de um total de 57,5% adquiridas, eram em opções sobre derivativos e não em ações diretamente, fato que o mercado desconhecia. A posse desses contratos nem sempre significa a posse das ações. As opções foram compradas do fundo inglês Tyrus Capital. (págs. 1 e D1)
Importação de carro coreano cresce 820%
As virtudes do diamante sintético
Outra técnica de aplicação de diamantes sintéticos, desenvolvida pelo Inpe e transformada em produto pela Clorovale, é usada no programa espacial brasileiro. A Fibraforte utiliza o processo DLC (diamond like carbon) como lubrificante sólido em mecanismos de abertura do painel solar de plataforma para satélites. (págs. 1 e B3)
Foto legenda: Alroldi, da Clorovale: brocas de diamante sintético, com custo 50% menor e duração três vez maior que as normais, serão testadas no pré-sal
Indústria siderúrgica dos EUA faz seleção natural
A producão americana de aço aumentou em relação a um ano atrás, mas continua longe de ser robusta. No sábado passado, as usinas do país operavam a 63% da capacidade, em comparação com 51% no mesmo período de 2008. O presidente da Arcelor, Lakshmi Mittal, diz que os EUA não oferecem crescimento suficiente e o investimento da empresa vai se focar nos países emergentes. (págs. 1 e B12)
Em nove anos, Carteira Valor rende 1.355%
Com a retomada da economia, as indicações das corretoras participantes para dezembro se concentraram principalmente em papéis de empresas ligadas a commodities. (págs. 1 e D3)
EMS investe em expansão e pesquisa
Indústria chinesa teve crescimento recorde em outubro (págs. 1 e A13)
Retomada gradual
Explosão da TI
Privatização de aeroportos
Fiat aposta em Córdoba
Fábrica de fertilizante
Ford busca carro mundial
Exportações de milho
Otimismo na bolsa
Ideias
Ideias
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio
Manchete: Contratação de shows derruba secretário (pág. 1)
Educação – 541 vagas temporárias (pág. 1)
Polícia desmonta esquema de fraude no Detran (pág. 1)
Rachado, DEM dá tempo para defesa de José Roberto Arruda (pág. 1)
Tempo das provas é preocupação extra para feras no Enem (pág. 1)
------------------------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário