O Globo
Manchete: Conferência decepciona e deixa só carta de intenções
Líderes abandonam Copenhague sem nem mesmo posar para foto oficial
A Conferência do Clima da ONU, maior cúpula ambiental desde a Rio-92 e apresentada como uma das últimas chances de salvar o planeta do aquecimento global, terminou de forma melancólica. Em vez de um acordo com força de lei, os líderes de 125 países se comprometeram apenas com um documento de intenções, que ainda depende de ratificação pelo plenário da ONU, sem cortes de emissões significativos para os ricos, financiamentos importantes para as nações em desenvolvimento ou obrigações de qualquer tipo. Todos os pontos essenciais ficaram para a próxima reunião climática da ONU, na Cidade do México, em 2010.
Antes mesmo que a cúpula terminasse, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Barack Obama foram embora de Copenhague. No lugar da esperada foto oficial de líderes com um novo pacto climático, Copenhague viu apenas uma despedida lacônica de chefes de Estado e de delegações que passaram 12 dias em intensas negociações. (págs. 1, 39 a 41, Míriam Leitão e editorial “Clima frustrante”)
Lula anuncia ajuda a pobres e ofusca discurso de Obama
O presidente Lula surpreendeu ao anunciar que o Brasil estaria disposto a dar dinheiro aos países mais pobres para enfrentar as mudanças climáticas. Seu discurso foi fortemente aplaudido e ofuscou o de Barack Obama. Lula ganhou destaque na conferência por seus esforços para salvar as negociações. O americano foi a maior decepção. (págs. 1 e 40)
Censura: filho de Sarney retira ação
Cento e quarenta dias após a Justiça impor censura ao “Estado de S. Paulo” a pedido de Fernando Sarney, este desistiu da ação. Desde 31 de julho, sob protestos de órgãos de defesa da liberdade de imprensa no país e no exterior, o jornal estava proibido de publicar detalhes de investigação da PF que indiciou o filho do senador por quatro crimes. (págs. 1 e 3)
Crise do Enem causa queda no MEC
O vazamento da prova do Enem derrubou o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, responsável pelo exame. Ele pediu demissão ao ministro da Educação, Fernando Haddad, que já escolheu o substituto. (págs. 1 e 13)
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo
Manchete: Fracassa a Conferência do Clima
Encontro de Copenhague termina só com acordo político, sem alcançar objetivos originais
A Conferência do Clima terminou sem que fossem alcançados os objetivos originais: ter metas para reduzir emissões de CO2 e elaborar formas claras de financiamento. Um acordo político foi alcançado entre EUA, União Europeia, Brasil, China, Índia e África do Sul, mas prevê metas para o corte das emissões só para 2050 e em níveis abaixo do esperado.
Os únicos avanços foram um mecanismo de financiamento para combate ao aquecimento e um compromisso de conter a elevação da temperatura em 2°C. O consenso foi minado porque os EUA defendiam mecanismo de verificação das ações ambientais em países em desenvolvimento, o que a China vetou. O esforço final foi feito numa reunião entre os emergentes, convocada pela China. O presidente dos EUA, Barack Obama, apareceu sem ser convidado e pediu para ficar ao lado do presidente Lula. O encontro acabou sem resultado. (págs. 1, A20 a A24)
FHC vê porta aberta para chapa puro-sangue
Um dia após o governador Aécio Neves (MG) desistir da corrida pelo Planalto, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que ele “não fechou a porta” para compor uma chapa com o governador José Serra (SP). Para FHC, há um “sentimento nacional” a favor da unidade. (págs. 1 e A4)
Com mais R$ 4,7 bilhões, União reforça obras em 2010
O governo federal liberou mais R$ 4,76 bilhões para gastos dos ministérios dentro do Orçamento de 2009, aumentando a capacidade de investimentos em 2010, ano eleitoral. O alvo principal são as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). (págs. 1 e B1)
Fernando Sarney propõe retirada de ação contra ‘Estado’
Efeito da atitude é apenas midiático, diz diretora jurídica do Grupo Estado
O empresário Fernando Sarney, filho do senador José Sarney, apresentou ontem, véspera do recesso forense, pedido de desistência da ação contra o Estado, mas a censura ao jornal permanece em vigor. A partir de 7 de janeiro, término do recesso, o jornal deve decidir se concorda com a extinção ou se prefere que a Justiça aprecie o mérito. Para Mariana Uemura Sampaio, diretora jurídica do Grupo Estado, no momento a desistência tem “apenas efeito midiático”. (págs. 1 e A8)
Notas e informações - "O novo formato da sucessão"
Aécio Neves se qualificou para ser mais do que um vice convencional –o que abre um novo capítulo na história da sucessão. Uma eventual chapa puro-sangue com José Serra colocaria Lula-Dilma diante do imponderável. (págs. 1 e A3)
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Brasil
Manchete: COP 15: fracasso total
Lula: “O veredicto da história não poupará aqueles que faltarem com suas responsabilidades históricas”
Obama: “Esse não é o acordo perfeito, e nenhum país vai conseguir tudo o que quer”. (págs. 1 e Tema do dia, A2 a A4)
Álcool afeta 73% das jovens brasileiras
A Pesquisa Nacional de Saúde Escolar, feita com 490 mil alunos das redes públicas e privadas do país, revela que mais de 70% dos estudantes entre 13 e 15 anos já experimentaram bebidas alcoólicas. Na divisão por sexo, o índice na mesma faixa etária também é significativo: entre as meninas, 73,1% delas já beberam, contra 69,5% dos meninos. (págs. 1 e Vida, Saúde e Ciência, A22)
Coisas da política
Brasília paga por erros de nascença. (págs. 1 e A2)
Informe JB
Lula acalma Temer sobre candidatura. (págs. 1 e A4)
Editorial
COP 15: se um não quer, dois não avançam. (págs. 1 e A10)
Sociedade aberta – Alicia Barcena – Secretária-geral da Cepal
Mudanças do clima na América Latina. (págs. 1 e A4)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense
Manchete: Jovens começam a beber aos 13 anos
Pesquisa do IBGE revela que 71% dos adolescentes até 15 anos experimentaram álcool. Muitos também já conheceram o cigarro. (págs. 1 e 12)
Saída de Aécio anima petistas
A decisão do governador de Minas de abrir mão da candidatura à Presidência amplia as possibilidades de alianças em torno de Dilma Rousseff. José Serra evitou falar em público ontem, mas confidenciou a tucanos paulistas que só pretende se lançar para a disputa ao Planalto em março. (págs. 1 e 2 a 4)
Contrato apurado, sigilo mantido
O Superior Tribunal de Justiça determinou uma investigação dos contratos do GDF com empresas de informática. O ministro Fernando Gonçalves deu um prazo de 10 dias para a Secretaria de Fazenda apresentar as planilhas de pagamento. O magistrado não deliberou sobre a quebra de sigilo dos investigados. (págs. 1 e 35)
Meio ambiente - Fracasso é a herança da COP-15
Muitos discursos e promessas, mas nenhum acordo prático entre os líderes mundiais para evitar as mudanças climáticas. A cúpula de Copenhague terminou sem metas ousadas para a redução da emissão de gases. (págs. 1 e 36)
Crédito - Impostos e lucro fazem os juros altos
Pesquisa do Banco Central mostra que os consumidores e as empresas pagam a conta da taxação imposta pelo governo e pela disposição das instituições financeiras de manterem os ganhos elevados. (págs. 1 e 18)
------------------------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário