terça-feira, 2 de março de 2010

O que Publicam os Principais Jornais do País, nesta terça feira

O Globo

Manchete: Incêndio, saques e prisões aumentam tensão no Chile
Presidente Bachelet envia tanques e 7 mil militares às regiões

Os saques e as prisões se multiplicaram ontem no Chile, elevando o clima de tensão nas áreas mais atingidas pelo terremoto de sábado. Uma onda de desespero tomou conta dos 600 mil moradores de Concepción, onde a situação de terra arrasada é agravada pela falta de luz, água e comida há três dias, relata o enviado especial Flávio Freire. Um supermercado foi incendiado por saqueadores. A cidade foi ocupada por tanques do Exército e por sete mil militares, e o toque de recolher foi estendido das 20h ao meio-dia. A presidente Michelle Bachelet fez um apelo, afirmando que pilhagem e delinquência são inaceitáveis. A contagem oficial já chega a 723 mortos, e estima-se que as buscas de pessoas presas nos escombros ainda demorem ao menos uma semana. Um avião que levava uma equipe de resgate caiu, matando as seis pessoas a bordo. (págs. 1 e 24 a 28)

Solidariedade só internacional

Em contraste com a atitude adotada no Brasil, de não visitar zonas de catástrofe, o presidente Lula desviou voo de volta do Uruguai, onde foi à posse de Mujica, para se solidarizar com Bachelet no Chile. (págs. 1 e 26)

Foto legenda: Do alto de um tanque, soldados chilenos observam o trabalho dos bombeiros para apagar um incêndio em supermercado de Concepción: saques se disseminam no país

Receita aperta cerco a grandes empresas
O governo resolveu aumentar a fiscalização sobre grandes empresas e, para isso, criou delegacias especiais da Receita com 260 novos fiscais entre Rio e São Paulo. Serão 1.042 empresas no país acompanhadas com lupa. Elas respondem por quase R$ 180 bilhões em arrecadação. Ontem, no primeiro dia de envio da declaração de renda, o sistema da Receita ficou fora do ar por duas horas. (págs. 1 e 19)

Metrô tem nova pane, com mais transtornos
Pela segunda vez em uma semana, uma pane no sistema de ar comprimido de trens do metrô causou transtornos ontem. De manhã, uma composição que seguia da Pavuna para Botafogo pela Linha Um-A parou entre as estações de São Cristóvão e Central do Brasil. Isso forçou a volta da baldeação no Estácio. (págs. 1 e 12)

Coronel suspeito de negociar com bandido cai
O coronel Carlos Henrique Alves de Lima, da PM, foi exonerado. Ele nega, mas é suspeito de ter comandado uma negociação com bandidos para devolverem seu carro roubado. No episódio, um cabo da PM foi morto. (págs. 1 e 17)

Sob a guarda do tráfico

A Justiça devolvem aos donos - denunciados por tráfico de drogas - carros de luxo, como Ferrari e BMW, apreendidos pela Polícia Federal em Mato Grosso. Para a Justiça, os carros ficarão mais bem conservados com eles que no pátio aberto da PF. (págs. 1 e 11)

Cemig, dona da Light, quer agora a Ampla
O que era apenas intenção, virou uma estratégia de negócio. O governador Aécio Neves disse que a Cemig, estatal de energia de Minas e controladora da Light, fará proposta aos espanhóis da Endesa para assumir a Ampla. (págs. 1 e 23)

Palocci critica ideias governistas sobre imprensa
Em fórum que tratou das ameaças à liberdade de imprensa na América Latina, o deputado Antonio Palocci criticou a criação de um órgão para regular a mídia, previsto em plano do governo Lula. (págs. 1, 8 e 9)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Sobra vaga em universidade federal
Quase metade da oferta no Sistema de Seleção Unificado não resultou em matrículas até agora

A terceira etapa de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para entidades federais de ensino superior começou ontem com quase metade das vagas ainda disponíveis. Das 47,9 mil oferecidas, sobraram 21.701 (45,3% do total) após duas rodadas de matrículas. Um exemplo é a Universidade Federal de Pelotas, que colocou todas as vagas do curso de direito no Sisu, mas apenas 18% foram preenchidas até agora, e a escola adiou o início das aulas. O Ministério da Educação culpou a falta de compromisso social de estudantes que se inscreveram sem intenção de se matricular. Segundo o MEC, o baixo índice de matrículas surpreendeu, pois o mesmo sistema é usado no Programa Universidade Para Todos sem que tivesse havido um número significativo de inscrições não confirmadas. O MEC afirmou que não haverá vagas ociosas porque foi instituída uma lista de espera após a terceira etapa. (págs. 1 e A17)

Chile tem saques apesar de reforço
Envio de mais militares e toque de recolher não impedem descontrole

O governo chileno ampliou o toque de recolher e reforçou com 10 mil soldados, além de tanques, a presença militar em Maule e Concepción, as cidades mais afetadas pelo terremoto de sábado, que matou ao menos 723 pessoas. As medidas não interromperam a onda de saques a mercados e lojas. Saqueadores atearam fogo a um supermercado após constatarem que não havia mais nada para ser levado. Os moradores consideram o contingente militar “insuficiente”. Há pelo menos um brasileiro desaparecido. (págs. 1 e A10)

Testemunha de quatro tremores

Testemunha de outros três terremotos (em 1939, 1960 e 1985), o engenheiro Reigner Salazar, de 80 anos, disse ao Estado que o tremor de sábado foi o pior. "Principalmente pelo comportamento das pessoas, que saquearam sem necessidade.” (págs. 1 e A12)

Nas ruas, navios e contêineres

O tsunami provocado pelo terremoto arrastou navios de pesca para as ruas em Talcahuano, um dos principais portos do Chile. Contêineres foram parar a três quarteirões do cais, sobre casas. "A água destruiu mais do que o terremoto", disseram moradores. (págs. 1 e A12)

Foto legenda: Tsunami - Destruição causada por maremoto no corto de Talcahuano, cidade próxima a Concepción, a mais atingida pelo tremor no Chile

Juiz da Espanha acusa Chávez de ajudar ETA
Um juiz espanhol acusou ontem o governo venezuelano de colaborar com membros do grupo separatista basco ETA e da guerrilha colombiana Farc, no processo sobre um suposto complô para matar autoridades da Colômbia na Espanha. O episódio causou mal-estar entre os dois países. O primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, pediu explicações a Caracas, e o governo venezuelano classificou as acusações de “tendenciosas" e "inaceitáveis". (págs. 1 e A15)

PM do Rio afasta coronel que negociou com ladrões
A PM do Rio afastou o coronel Carlos Henrique Alves de Lima, acusado de negociar com criminosos o resgate do carro de sua mulher. Ele mandou o cabo Guttemberg Conceição entregar R$ 2 mil aos ladrões no Morro da Pedreira. Conceição foi morto com 15 tiros. O carro não foi recuperado. (págs. 1 e C3)

Dora Kramell: Os próximos gestos de Serra
Serra já sabia que as pesquisas apontariam o crescimento de Dilma. Como antecipar o anúncio ele não vai, o mais provável é que faça gestos no sentido de confirmar a candidatura, deixando claro que a data do anúncio, início de abril, não altera a decisão, já tomada, de se candidatar. Seus companheiros de PSDB anteveem um período de adversidades até lá. (págs. 1 e A6)

Notas e Informações: A ascensão de Dilma
Para grande parte dos eleitores, até agora Dilma está sem adversários. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: