segunda-feira, 21 de julho de 2014

RESUMO DAS NOTÍCIAS PUBLICADAS, HOJE, PELOS PRINCIPAIS JORNAIS DO PAÍS (SINOPSE RADIOBRAS)

21 de julho de 2014
Correio Braziliense

Manchete : Lei Seca pegou 1.222 apenas durante a Copa
Desde que a fiscalização se intensificou, em 2010, foi um recorde, com 40 casos por dia, em média. Condutores flagrados vão responder a processo administrativo, serão proibidos de pegar o volante por um ano e só estarão aptos a dirigir novamente após passarem por curso de reciclagem na escolinha pública de trânsito do Detran. (Pág. 8)
Verba pública para promover deputados
Parlamentares aumentam gastos da verba de gabinete para divulgar "suas atividades". Não por acaso, boa parte concorre à reeleição em outubro. Nos últimos 18 meses, foram usados quase R$ 60 milhões. O tocantinense César Halum, do PRB, pagou R$ 311 mil para "informar" seus eleitores. (Pág. 2)
O que atrasa as obras no Brasil
Empreendimentos essenciais ao desenvolvimento costumam ficar emperrados e dobrar de preço. Especialistas avaliam o que trava esses projetos. (Págs. 6 e 7)
Separatistas dizem ter a caixa-preta
Corpos de 169 das 298 vítimas do voo MH17 foram retirados do local onde caiu o avião da Malaysia Airlines. (Pág. 11)
Domingo sangrento
A roupa manchada com o sangue de parentes feridos e o desespero da mulher em um hospital é apenas uma das terríveis imagens da mais dura ofensiva de Israel à Faixa de Gaza. (Pág. 10)
------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora

Manchete : Muitos planos, pouco dinheiro
Candidatos ao governo do Estado apresentam propostas sem detalhar o impacto financeiro e de onde sairão os recursos para concretizá-las (Notícias | 8 e 9 )
Ibope aponta Dilma com 41% no Estado
Em segundo lugar entre os eleitores do RS, aparece Aécio Neves, com com 23% . (Notícias | 16)
------------------------------------------------------------------------------------
Brasil Econômico

Manchete : "Estamos em um processo de estagflação"
Carlos Langoni conhece bem a inflação e seus efeitos na economia. Presidente do Banco Central entre 1983 e 1985, quando a alta dos preços alcançava índices hoje inimagináveis, o economista diz que o Brasil está muito perto da recessão, combinando estagnação com inflação alta. Ele alerta para o risco de perda dos ganhos sociais obtidos nos últimos anos, caso a atividade econômica permaneça estagnada. Hoje à frente do Centro de Economia Mundial da FGV, Langoni acredita que a retração da indústria está ligada a uma questão mais estrutural: a falta de competitividade. Um problema, diz ele, que se reflete até no esporte. “A seleção brasileira é também um exemplo de perda de competitividade. Não somos mais competitivos no futebol. No Brasil, o futebol é uma alternativa à escola. Na Alemanha, é uma extensão”. (Págs. 4 a 7)
Eleições
Perspectiva de segundo turno na corrida presidencial anima tucano e mercado. (Págs. 11 e 25)
Um só caixa para todos os bancos
Um acordo entre os sete maiores bancos vai fazer com que os caixas eletrônicos fora das agências sejam comuns a todos os clientes das instituições. Responsável pelo Banco24horas, a TecBan — da qual BB, Caixa, Itaú, Unibanco, Bradesco, Santander, HSBC e Citibank são acionistas - substituirá os equipamentos em quatro anos. Os bancos dizem que os clientes não pagarão mais pelo serviço. (Págs. 22 e 23)
Indústria vê pouco avanço em acordos com a China
Empresariado nacional ainda sofre com barreiras à entrada de produtos de maior valor agregado. (Pag. 10)
Mosaico Político
Leonardo Fuhrmann

UNIÃO PARA LOGÍSTICA REVERSA

A Prefeitura de São Paulo quer que as empresas de embalagens participem da reciclagem de materiais que está instalando na cidade. O prazo para os acordos setoriais empresariais com o Ministério do Meio Ambiente termina neste ano. (Pág. 2)
Olhar do Planalto
Sonia Filgueiras

O TRANCO NO PIB

Embora ainda não tenha atingido em cheio a inflação, grande parte dos efeitos da elevação dos juros já afetou a atividade econômica. Essa é a avaliação de alguns experientes especialistas em política monetária e ajuda a explicar porque, há pelo menos um mês e meio, os analistas do mercado financeiro revisam, sempre para baixo, suas projeções para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano. (Pág. 9)
Plano de negócios
Erica Ribeiro

VITÓRIA DAS PEQUENAS

A aprovação pelo Senado do projeto que universaliza e amplia o Supersimples, regime de tributação para micro e pequenas empresas, deverá resultar em uma redução, na média geral, de 40%no peso dos tributos para os 8,6 milhões de empresas que já aderiram ao regime, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barreto. (Pag. 21)
O mercado como ele é...
Luiz Sérgio Guimarães

EUFORIA COM ACENO DE 2? TURNO

A pesar de localizada nos extremos estatísticos, a chance de haver um segundo turno nas eleições presidenciais de outubro euforizou os mercados na sexta-feira. A pesquisa Datafolha divulgada na noite de quinta-feira abriu essa possibilidade pela primeira vez. (Pág. 24)
Ponto Final
Octávio Costa

A AMEAÇA DO SEGUNDO TURNO

Meses antes da Copa, em entrevista sobre a corrida sucessória, o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, recusou-se a fazer previsões sobre o resultado, mas afirmou que as eleições deste ano serão as mais difíceis desde o retorno do país à democracia em 1989. Montenegro enxergou longe. (Pág. 32)
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo

Manchete : Conflito na faixa de Gaza cresce e tem o dia mais violento
Pelo menos 87 civis palestinos e 13 soldados israelenses morreram; Obama liga para o primeiro-ministro de Israel

A ofensiva de Israel na faixa de Gaza contra o grupo islamita Hamas teve o dia mais violento neste domingo (20), no confronto que já dura quase duas semanas. Segundo o governo palestino, ao menos 87 civis fora mortos. Militares israelenses anunciaram que 13 soldados morreram em emboscadas. (Mundo A10)

Ricardo Melo

Extensão dos conflitos é imprevisível, principalmente quando a ONU mostra ser decorativa. (Poder A7)
Ampliação do horário do rodízio divide paulistanos
A ampliação do horário do rodízio em São Paulo para o dia todo, das 7h às 20h, divide paulistanos, segundo pesquisa Datafolha. São favoráveis ao rodízio mais longo 49% dos cidadãos; 45% são contrários. É um empate técnico, já que a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais. (Cotidiano C3)


Aeroporto em MG não favoreceu sua família, diz Aécio
O candidato so PSDB à Presidência, Aécio Neves, afirmou que não houve favorecimento à sua família na construção de aeroporto em Minas e que a área onde está a pista é do Estado. A Folha revelou que o governo estadual construiu aeroporto em terreno de tio-avô de Aécio. A área foi desapropriada, mas continua no nome do parente. (Poder A6)
Entrevista da 2a. - Rafael Correa
Direita na AL está articulada contra ciclo progressista

A retomada conservadora na América Latina, com a articulação das direitas internacional e dos países da região, ameaça colocar fim ao ciclo progressista iniciado quando Chávez chegou ao poder na Venezuela, afirma Rafael Correa, presidente do Equador. (Pág. A14)
Leão Serva
Decisão de Haddad de enterrar fios é pouco e vem tarde. (Cotidiano C2)
Área de destroços do avião da Malaysia está desprotegida. (Mundo A12)

Morre bebê tirado de escombros após 34h em Aracaju
O bebê de 11 meses que ficou soterrado com a família por mais de 34 horas morreu logo depois de ser resgatado, em Aracaju (SE). (Cotidiano C1)
Editoriais
Leia "Ócio parlamentar", acerca de manobras para manter um recesso branco, e "Moeda de troca", sobre distribuição de subprefeituras paulistanas. (Opinião A2)

------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: