sábado, 19 de julho de 2014

RESUMO DAS NOTÍCIAS PUBLICADAS, HOJE, PELOS PRINCIPAIS JORNAIS DO PAÍS (SINOPSE RADIOBRAS)


19 de julho de 2014

Correio Braziliense


Manchete: Míssil atinge em cheio a luta contra a Aids
Entre os 298 mortos do avião derrubado na Ucrânia estavam cerca de 100 pessoas que iam ao congresso sobre a doença. O dentista Joep Lange, uma sumidade no tema, é uma das vítimas

A tragédia, que horrorizou o mundo, imprimiu um terrível golpe à comunidade científica. O holandês Joep Lange, 59 anos, era considerado por colegas um dos maiores especialistas do mundo no combate ao HIV. ”A cura da Aids poderia estar a bordo daquele avião", desabafou o pesquisador Trevor Stratlon. O presidente dos EUA, Barak Obama. responsabilizou separatistas pré Moscou pela queda do Boeing 777, que ia da Holanda para a Malásia. e culpou a Rússia pela tragédia.

Brasil gasta apenas 30% da verba de combate à síndrome. (Págs. 1, 6, 34 e 38)

Inflação em alta castiga quem paga pela saúde
O preço das consultas com médicos, dentistas e psicólogos, dos exames laboratoriais e de outros serviços da área disparou nos últimos 12 meses.

Em alguns casos, a alta é quase o dobro do custo de vida oficial, de 6,52%. A carestia no setor atinge diretamente o orçamento das famílias de classe média. (Págs. 1 e 7)

Novo round entre Arruda e o MP eleitoral
Ex-governador consegue no TRE retirar de site declarações de procurador, mas volta a ter candidatura criticada, desta vez pelo chefe do Ministério Público. O PR, partido de Arruda, entra com ação contra Agnelo (PT). (Págs. 1, 17 e 18)
A imortal irreverência de João Ubaldo Ribeiro
O alcoolismo e o cigarro já o haviam derrubado várias vezes. Mas ele resistia bravamente. Até que, ontem, uma embolia pulmonar o levou para sempre, aos 73 anos. Erudito sem ser pedante, João I (baldo vivia de chinelo, bermuda e camisa aberta no peito. Frasista de primeira, exímio contador de histórias e piadista sagaz, arrancava risadas com facilidade. Autor de clássicos como Sargento Getúlio. O sorriso do lagarto e Viva o povo brasileiro, é um dos gigantes das letras nacionais. Foi ganhador, em 2008, do Prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa. (Págs. 1 e Diversão e Arte, capa e 2 a 4)
------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora


Manchete: Tragédia do MH 17 - Busca por respostas eleva tensão
Nos 15 quilômetros por onde se espalharam restos do avião, equipe da comissão europeia de segurança procura vestígios para apurar causas da queda. No total, 298 pessoas morreram.

Obama diz que rebeldes da Ucrânia derrubaram avião

100 pesquisadores da Aids entre as vítimas do acidente (Págs. 1 e Notícias 6 a 8)

Mais 18 são indiciados pelo incêndio na Kiss
Inquérito complementar aponta crimes como falsidade ideológica. (Págs. 1 e Notícias 17)
Após impasse, UFSM confirma seu vestibular
Universidade usaria só Sisu para ingresso, mas acatou decisão judicial. (Págs. 1 e Sua Vida 23)
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo


Manchete: Obama liga derrubada de avião a rebeldes pró-Rússia
Presidente dos EUA diz que um míssil derrubou aeronave no leste da Ucrânia

O presidente Barack Obama (EUA) disse ter evidências de que o avião do Malaysia Airlines foi derrubado por um míssil lançado de uma área controlada por separatistas ucranianos apoiados pela Rússia. "Um grupo de separatistas não pode derrubar aviões [...] sem equipamento e treinamento sofisticados. Isso tem vindo da Rússia”, afirmou.

Segundo o americano, três aeronaves militares ucranianos foram abatidos nas últimas semanas.

O Conselho de Segurança da ONU autorizou pedido para uma investigação independente sobre as causas da queda, que causou a morte de 298 pessoas. Separatistas pró Rússia limitaram acesso de inspetores europeus ao local da queda do avião.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não respondeu diretamente a Obama e pediu um cessar-fogo na região. O embaixador russo na ONU atribuiu à Ucrânia “toda a culpa” pela tragédia.

A capital Kiev se tornou a única forma segura de chegar à Ucrânia por ar, relata o enviado Leandro Colon. O espaço aéreo do leste vem sendo evitado. (Págs. 1 e Mundo A14)

Tragédia no ar

Foi uma chuva de corpos, descrevem ucranianos. (Págs. 1 e A16)

Cientistas que iam a congresso sobre Aids morrem na queda (Págs. 1 e A16)

Ofensiva de Israel em Gaza tem ao menos 31 mortos
O segundo dia da ofensiva terrestre de Israel em Gaza terminou com ao menos um soldado israelense e 30 palestinos mortos. A ação visa destruir a infraestrutura do grupo islâmico Hamas, que controla a região.

A comunidade internacional fez um apelo a Israel para tentar evitar as vítimas civis na invasão. (Págs. 1 e Mundo A17)

Aprovação de Paes cresce pela 1ª vez depois de protestos
A aprovação da gestão do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), cresceu pela primeira vez após os protestos de 2013. Segundo o Datafolha, 37% apontaram o governo como bom ou ótimo. Em São Paulo a avaliação negativa de Fernando Haddad (PT) atingiu 47%, seu maior patamar. (Págs. 1 e Cotidiano C4)
Sem teto usa barraca vazia para ‘turbinar’ invasão em SP
A maioria das barracas do Portal do Povo, área invadida no Morumbi, bairro nobre de São Paulo, foi erguida somente para demarcar território, sem nenhum ocupante. A Folha constatou essa realidade em visitas ao local em dois dias consecutivos, com horários diferentes. A coordenação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) afirma que, no local, 4.000 famílias se revezam para reivindicar casa própria. (Págs. 1 e Cotidiano C1)
Escritor João Ubaldo Ribeiro morre no Rio aos 73 anos
Autor de clássicos da literatura nacional e membro da Academia Brasileira de Letras, o escritor baiano João Ubaldo Ribeiro morreu aos 73 anos, em sua residência no Rio, vítima de embolia pulmonar. Há dois meses o autor de “Viva o Povo Brasileiro” passara cinco dias internado em um hospital com problemas pulmonares.

João Ubaldo escrevia um novo romance, com os bares cariocas como lema. O corpo será enterrado neste sábado (19), às 10h, no mausoléu da ABL, no Rio. (Págs. 1 e Cotidiano C5)

Após pesquisa, Bolsa atinge maior nível em 16 meses
Depois de o Datafolha apontar empate técnico entre Dilma (PT) e Aécio (PSDB) num segundo turno, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de SP, subiu 2,47%, para 57.013 pontos o mais alto nível desde 14 de março de 2013. A alta foi puxada pelas ações de estatais. (Págs. 1 e Mercado B1)
Painel: Doleiro preso usou celular dentro da carceragem da PF (Págs. 1 e Poder A4)


Editoriais
Leia “A força da rejeição”. acerca de crescimento da oposição em eventual segundo turno, e “Tragédia na Ucrânia”, sobre abate de avião. (Págs. 1 e Opinião A2)---------------------------------------------------------

Nenhum comentário: