06 de fevereiro de 2014
Correio Braziliense
Manchete: O último crime do mensaleiro
Preso na Itália com passaporte falso, Henrique Pizzolato tem dupla cidadania e dificilmente será extraditado para o Brasil.Condenado a 12 anos e 7 meses, o ex-diretor de Marketing do BB não respeitou nem a família para evitar a cadeia. Na fuga, planejada desde 2007, conforme mostrou o Correio na edição de domingo, ele usou documento (acima) com o nome do irmão Celso, falecido em 1978. Mas o petista deixou pistas no Aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires, e foi localizado ontem pela Polícia Federal em Maranello, a 322km de Roma. A Procuradoria-Geral da República já deu início ao processo para que a Itália envie o criminoso de volta para o Brasil. Mas magistrados do STF e juristas acreditam que o pedido não será acatado. “É uma medida absolutamente inócua, porque se sabe por antecipação, com base na legislação italiana, qual será a resposta das autoridades daquele país", avalia o ministro Celso de Mello. (Págs. 1 e 2 a 4)
Caso Battisti vai complicar a transferência (Págs. 1 e 3)
Fugitivo tinha 15 mil euros no apartamento (Págs. 1 e 3)
Patrimônio de Pizzolato era acima da renda (Págs. 1 e 4)
Mais Médicos: Cubana que fugiu do Pará permanece livre
Até o julgamento do pedido de refúgio permanente no Brasil, a médica Ramona Rodríguez pode transitar pelo país. (Págs. 1 e 6)
Apagões começam pelos pobres
É uma determinação às distribuidoras de energia elétrica: em caso de blecaute, a ordem é de cortar o fornecimento nas áreas de populações mais carentes e de proteger fábricas, prédios e hotéis. (Págs. 1 e 10 e 11)
Supersalários: Decisão do STF pode reativar contracheques acima do teto (Págs. 1 e 14)
Paulo Caffarelli será o executivo de Mantega (Págs. 1 e 13)
ONU quer que vaticano expulse padres pedófilos (Págs. 1 e 18)
------------------------------------------------------------------------------------
Estado de Minas
Manchete: Evaporou
Baixo nível das represas de hidrelétricas agrava risco de apagãoO volume do lago de Três Marias é o menor já medido na primeira semana de fevereiro: apenas 26,6%, quando a média nesta época é de 96,2%. A água está 13,8 metros abaixo do que deveria. Com isso, a produção de energia ficou 37% abaixo da capacidade da usina. A situação é semelhante nas barragens de outras hidrelétricas de Minas e das regiões Sudeste e Centro-Oeste. E próxima à ocorrida em 2001, quando houve racionamento. Em contrapartida, devido ao forte calor, o consumo de eletricidade bate recordes no país. A sobrecarga no sistema aumenta a possibilidade de blecautes, como o que deixou 6 milhões de pessoas de 13 estados e Distrito Federal sem luz na quarta-feira, embora o governo minimize o problema, considerando-o pontual. Se não vier chuva em boa quantidade nos próximos dois meses, antes da estação seca, as termelétricas terão de funcionar a plena carga, encarecendo a conta para os consumidores.
Rodízio de água pode ser prorrogado em Juiz de Fora. Copada garante oferta na grande BH. (Págs. 1 e 10 A 12)
Cai o último mensaleiro
Foragido, Henrique Pizzolato é preso na ItáliaNuma investigação conjunta com o Brasil, a polícia italiana encontrou o ex-diretor do Banco do Brasil, condenado a 12 anos e 7 meses de prisão, na cidade de Maranello, no Norte do país. Pizzolato, que havia fugido em setembro de 2013 pela Argentina, usava passaporte e outros documentos falsos em nome de seu irmão Celso, morto em 1978. O governo brasileiro pedirá sua extradição. (Págs. 1 e 3)
Cubana que pediu asilo perderá visto
Ramona Matos Rodriguez, que abandonou o programa Mais Médicos ficará sem visto de permanência nem licença para trabalhar como médica no Brasil, segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Ela pediu refúgio para não voltar a seu país. (Págs. 1 e 9)
Base do governo: Suposta saída de ministros evidencia divisão no PMDB (Págs. 1 e 2)
Novo Jornal: MP investiga Marco Carone por lavagem de dinheiro (Págs. 1 e 8)
Rodoanel de BH já tem data para começar (Págs. 1 e 21)
Ranking aéreo: Pesquisa de satisfação feita em 15 aeroportos aponta Confins como o sexto melhor do país (Págs. 1 e 13)
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio
Manchete: Ação do FGTS vai valer para todos
Justiça Federal no Rio Grande do Sul decide que julgamento sobre a correção do FGTS valerá para todo trabalhador com carteira assinada, e não apenas para quem ingressar com ações. (Págs. 1 e economia 1)
Jarbas desiste de nova eleição para o Senado
Além de anunciar a decisão, senador lançou Raul Henry para compor chapa majoritária ao governo. (Págs. 1 e 3)
Médica cubana pede asilo aos Estados Unidos
Integrante do Mais Médicos está refugiada na liderança do DEM na Câmara e diz não sentir medo. (Págs. 1 e 8 e 9)
Mensalão: Henrique Pizzolato foi preso na Itália, onde estava foragido desde novembro. (Págs. 1 e 6)
Sequência de erros no setor vai influir no reajuste da luz (Págs. 1 e economia 4)
------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora
Manchete: Mais consumo e menos chuva
Sistema no limite aumenta o risco de novos apagõesReservatórios baixos e calor recorde elevam ameaça de cortes de energia como o ocorrido em 13 Estados na terça-feira. (Págs. 1 e 24)
Mensalão: Foragido usou identidade de irmão morto
Prisão de Henrique Pizzolato na Itália abre debate sobre extradição. (Págs. 1 e 12)
Sem ônibus na capital: TCE antecipa votação sobre transporte
Decisão prevista para o dia 12 ocorrerá hoje na tentativa de ajudar em solução para a greve.Pressão cria desgaste na paralisação.
Em debate, o papel da polícia militar. (Págs. 1, 4 a 10 e 19)
------------------------------------------------------------------------------------
Brasil Econômico
Manchete: Metade dos projetos de transmissão está fora do prazo
A lista de fiscalização de obras da Aneel mostra que 227 de 448 projetos de expansão e modernização da rede de energia do país estão em atraso. Licença ambiental, questões fundiárias e problemas de gestão são algumas das causas apontadas por técnicos do setor. A lentidão nos projetos é recorrente. Em 2004, a então ministra Dilma Rousseff já cobrava uma solução. (Págs. 1 e 3)
Pizzolato é preso na Itália
Henrique Pizzolato, ex-diretor do Banco do Brasil condenado no processo do mensalão, usava passaporte do irmão morto. O Brasil vai pedir extradição, que pode ser negada, pois ele tem dupla nacionalidade. (Págs. 1 e 11)
Máquinas agrícolas: Vendas caem 25 % no mês de janeiro
Para Gilberto Zancope, presidente da Abimaq, apesar da supersafra, o resultado do setor este trimestre deve ser o pior dos últimos quatro anos, devido ao atraso na liberação de financiamentos pelo BNDES. (Págs. 1 e 4)
Indexação da dívida: Mantega teme agência de risco
Em reunião com lideranças no Senado, o ministro Guido Mantega alertou que o projeto para dívida dos estados e dos municípios pode contaminar a avaliação sobre o equilíbrio fiscal do país. (Págs. 1 e 5)
Nadja Sampaio: Clientes de bancos sofrem com falta de informações e descaso (Págs. 1 e 15)
Nenhum comentário:
Postar um comentário