terça-feira, 31 de dezembro de 2013

RESUMO DAS NOTÍCIAS DOS JORNAIS DE HOJE (31) - TERÇA-FEIRA

31 de dezembro de 2013

O Estado de S. Paulo


Manchete: Aécio diz que Dilma vê País como ‘ilha da fantasia'
Para tucano, fala de fim de ano da presidente foi abusiva e eleitoral; Campos e Marina não comentam

Os partidos de oposição acusaram a presidente Dilma Rousseff de usar pronunciamento em rede nacional, domingo, para fazer campanha eleitoral em cadeia de rádio e TV. Também classificaram a petista como “autoritária”, por afirmar que setores críticos ao seu governo fazem “guerra psicológica” e podem inibir investimentos no País. O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), provável candidato ao Palácio do Planalto, disse que a aparição foi “abusiva”. “Sob o pretexto das festas de fim de ano, a presidente volta à TV para fazer autoelogio e campanha eleitoral e apresentar o País como uma ilha da fantasia”, afirmou. O deputado Walter Feldman (PSB-SP), aliado de Marina Silva e apoiador da provável candidatura do governador Eduardo Campos (PSB-PE), disse que o discurso de Dilma é “autista”. Campos e Marina não se pronunciaram. (Págs. 1 e Política A4)

Busca de credibilidade

Para recuperar a credibilidade na política fiscal, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai anunciar, amanhã, que a meta de superávit primário em 2013, de R$ 73 bilhões, foi alcançada sem manobra contábil. (Págs. 1 e A4)

Bolsa do Brasil tem pior resultado entre 20 maiores
A Bovespa teve o pior resultado entre os 20 principais mercados acionários mundiais em 2013. O índice da bolsa brasileira (Ibovespa) caiu 15,5%, enquanto as maiores bolsas do mundo, como a dos EUA, subiram pelo menos 25%. Os motivos vão da derrocada da OGX ao rebaixamento da perspectiva da nota brasileira pelas agências de classificação de risco. (Págs. 1 e Economia B1)
Segundo ataque em 24h mata 14 na Rússia
Explosivos detonados por um suicida mataram 14 pessoas ontem em Volgogrado. Foi o segundo ataque em 24 horas na Rússia. Esquema especial de segurança será implantado para a Olimpíada de Inverno, daqui a 40 dias. (Págs. 1 e Internacional A10)
Argentinos se revoltam contra cortes de energia (Págs. 1 e Internacional A11)


Celso Ming
É o rombo externo

Com o salto de 0,38% para 6,38% no IOF, o governo fecha uma torneirinha e deixa intocados vazamentos substancialmente maiores. (Págs. 1 e Economia B2)

Luiz Zanín
Para ver um futuro melhor

Num país em que de fato não se pode confiar em dirigentes e entidades esportivas, talvez alguma coisa interessante possa vir dos atletas. (Págs. 1 e Esportes A16)

Arnaldo Jabor
Rascunho para 2014

Os fatos perderam a solidez - só temos expectativas. E tudo continuará. Repito a piada: não sou pessimista; sou um otimista bem informado. (Págs. 1 e Caderno 2, C8)

Notas & Informações
Receita extra, mesma conversa

Apresentar o superávit de novembro como sinal de boa gestão é mais uma embromação. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense


Manchete: Qualificação é o desafio do trabalhador para 2014
O Brasil festeja a baixa taxa de desemprego, que em novembro chegou a 4,6%, o menor índice desde 2002. Mas as incertezas da economia e a perda de fôlego de vários setores, principalmente da indústria, vão dificultar a criação e a manutenção de postos de trabalho no ano que vem. Especialistas defendem a maior oferta de cursos profissionalizantes para aumentar a qualidade da mão de obra e melhorar a produtividade das empresas. (Págs. 1 e 7)
Novo atentado deixa a Rússia em alerta geral
Em dois dias, ataques suicidas mataram mais de 30 pessoas e o país, sede dos Jogos de Inverno, reforçou a segurança. (Págs. 1 e 13)
------------------------------------------------------------------------------------
Estado de Minas


Manchete: 2013 Um ano explosivo
Entre janeiro e novembro, o número de caixas eletrônicos estourados em Minas subiu 11%.

É nada menos que um terminal bancário dinamitado por dia em Minas Gerais. Dados oficiais da Secretaria de Defesa Social (Seds) mostram que 336 deles foram explodidos este ano, contra 300 no ano passado. Entre as causas estão a facilidade de conseguir explosivos, já que a dinamite é desviada de pedreiras, e muitas máquinas ficam em locais sem proteção adequada. Autoridades de segurança pública se mobilizam para mudar a tipificação do crime. Hoje, ele é considerado furto qualificado, com punição mais branda. Querem que passem a ser roubo, que tem pena mais rigorosa, podendo chegar a 10 anos de prisão, além de multa. Quadrilhas especializadas atuam no estado, mas há amadores que nem conseguem levar o dinheiro. (Págs. 1 e 15)

IPI reduzido aquece venda de veículos
Termina hoje a redução do imposto que fez os negócios subirem 30% nos últimos dias, surpreendendo até as revendas. Um carro popular de 1.000 cilindradas com tecnologia flex, por exemplo, vai custar R$ 1 mil a mais a partir de amanhã. (Págs. 1 e 10)

BH lidera o desagradável ranking da inflação no país
Entre as 11 capitais pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a de Minas é a que registra o maior índice. (Págs. 1 e 9)
Apenas 20% dos detentos trabalham
Falta de qualificação, receio de empregadores e gestão penitenciária ineficiente dificultam a reinserção da maioria dos 550 mil detentos do país no mercado. Em cada 10 presos, só dois trabalham e um estuda. (Págs. 1 e 5)

Aécio acusa Dilma de fazer campanha eleitoral na TV (Págs. 1 e 4)


------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio


Manchete: IPVA vai ficar 4,62% mais barato em 2014
Esta será a quinta queda consecutiva nos valores do tributo que incide sobre 2,2 milhões de veículos em Pernambuco. Calendário de pagamento começa no dia 7 de março. (Págs. 1 e Cidades/Economia 6)
Eduardo marca data de saída
Governador fica no cargo até 4 de abril. Depois, se desincompatibilizará para concorrer à Presidência da República. João Lyra assumirá governo. (Págs. 1, 3 e 4)
Retrospectiva
O JC traz hoje um balanço do que foi o ano de 2013. Dos protestos de rua à prisão dos mensaleiros, da renúncia de Bento XVI à visita do papa Francisco ao Brasil; da pior seca dos últimos 50 anos à triste realidade das crianças do Canal do Arruda. E muito mais. (Págs. 1 e Especial 1 a 8)
Rússia
Três atentados deixam saldo de 34 mortos, a seis semanas do início dos Jogos Olímpicos de Inverno. (Págs. 1 e 9)
------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora


Manchete: Negócio de futuro - Plano gaúcho para criar polo de inovação
Governo e iniciativa privada preparam projeto com recursos e estrutura para atrair empresas inovadoras, as startups, que têm alto potencial de expansão com baixo investimento. (Págs. 1 e 16)
Os desafios do país da Copa em 2014 (Págs. 1 e Esportes)


Cancelas levantadas: Em evento político, Tarso fecha pedágio
Governador comemorou fim de concessões e disse cumprir promessa eleitoral. (Págs. 1, 6 e 10)
O que aprendemos com 2013 (Págs. 1 e Encartado nesta edição)

domingo, 29 de dezembro de 2013

RESUMO DAS NOTÍCIAS DOS JORNAIS E REVISTAS DE HOJE (29) - DOMINGO

29 de dezembro de 2013

O Estado de S. Paulo


Manchete: Gasto com servidor cresce mais que receita em Estados
Em 3 anos, 21 governos ficaram perto do teto fixado pela Lei de Responsabilidade Fiscal; Tocantins atingiu o limite

Nos últimos três anos, 22 dos 27 Estados ampliaram a parcela da receita comprometida com salários de servidores ativos e aposentados. Isso se traduz em menos investimentos e contas mais engessadas. Na média, a receita estadual cresceu 16% acima da inflação entre 2010 e 2013, informa Daniel Bramatti. Os gastos com pessoal em todos os Estados subiram 36% desde 2010. No governo federal, o aumento foi de 3%. O Estado do Tocantins recebe hoje 15% a mais em impostos e transferências do que em 2010, o que não o impediu de atingir o teto estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. (Págs. 1 e Política A4)

Balanço: ‘Perdi o ano’, admite Haddad
Sem dinheiro para investir nem sinais de socorro da presidente Dilma Rousseff para recuperar as finanças de São Paulo, e proibido de aumentar o IPTU, o prefeito Fernando Haddad encerra 2013 em clima de derrota. “Perdi o ano”, admitiu a aliados, relatam Vera Rosa e Daiene Cardoso. (Págs. 1 e Metrópole A15)
Indústria fecha 200 mil postos de trabalho em dois anos
A crise na indústria brasileira engoliu mais de 200 mil empregos em pouco mais de dois anos. Os números são da Pesquisa Mensal de Emprego, do IBGE. Trabalhadores industriais estão migrando para setores que mantém fôlego nas contratações, como o comércios os serviços. (Págs. 1 e Economia B1)
França intervém na África sob bandeira humanitária
Em menos de três anos a França ampliou intervenções militares na África sob o argumento humanitário e de combate ao terrorismo, informa Andrei Netto. Mas, para especialistas, por trás das ofensivas está a tentativa de recuperar influência e garantir benefícios econômicos de ex-colônias. (Págs 1 e Internacional A8)
China age para pôr fim à política de filho único (Págs. 1 e Internacional A10)


Ativista volta ao Brasil após prisão na Rússia (Págs. 1 e Metrópole A12)


Suely Caldas
Duas décadas de real

2014 será o 20º ano de estabilidade da moeda e controle da inflação no País. É visível o progresso social e econômico. O político, nem tanto. (Págs. 1 e Economia B3)

Mario Vargas Llosa
O exemplo uruguaio

A política desse simpático velhinho estadista, Pepe Mujica, conferiu ao Uruguai uma imagem de país estável, moderno, livre e seguro. (Págs. 1 e Internacional A 10)

Notas & Informações
Muito custo, pouco benefício

A carga tributária recorde acentua o contraste entre o alto custo do Estado e o serviço público. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense


Manchete: Como esticar o seu dinheiro em 2014
Num ano de incertezas na economia, aprender a planejar os gastos, a controlar o orçamento e a fazer poupança é fundamental para fugir das dívidas. O Correio preparou um guia sobre controle de finanças e os investimentos mais seguros e rentáveis. (PÁGINAS 1 e 8 a 11)

A próxima luta
Após 100 dias presa na Rússia, a bióloga Ana Paula Maciel chega a Porto Alegre e planeja a nova missão: a defesa das baleias. (PÁGINAS 1 e 18)

Os nomes da presidente
As alianças eleitorais ditarão as trocas do primeiro escalão: Dilma mudará titulares de 14 pastas. (PÁGINAS 1, 2 E 3)
O centenário da 1ª Guerra
Em 2014, líderes de todo o mundo vão lembrar os 100 anos do conflito que mudou a história da humanidade. (PÁGINAS 1 e 16)
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio


Manchete - Câmara do Recife fica só na promessa
Propostas apresentadas pelos vereadores para modernizar a Casa não saíram do papel, como as criações da ouvidoria, do Portal da Transparência, Tribuna Popular e Câmara nos bairros. (Páginas 1 e 4)
Ativista brasileira detida na Rússia volta para casa (Págs. 1 e 10)


Mais impostos: Alta do IOF surpreende e irrita turistas
Brasileiros em viagem ao exterior buscam alternativas para escapar da alta repentina de 1.579% do tributo sobre operações com cheques de viagem e cartões de débito. Comprar moeda estrangeira em espécie é a saída mais procurada. (PÁGINAS 1 e 12)

------------------------------------------------------------------------------------
Época


Manchete - Nossas apostas para 2014
Ganhará a Copa? Será reeleita? Que filme levará o Oscar? A inflação voltará? Qual será a onda do Verão? Quais celebridades brilharão? Faremos o turismo no espaço? Todas as nossas previsões e um convite para você também fazer as suas.
------------------------------------------------------------------------------------
ISTOÉ


Manchete - Como vencer em 2014


------------------------------------------------------------------------------------
ISTOÉ Dinheiro


Manchete - O Real e os 20 anos que mudaram o Brasil
Em 2014, a moeda brasileira completa duas décadas de circulação. Saiba como os principais protagonistas dessas história de sucesso veem as conquistas e os desafios na luta pela estabilidade econômica e pelo desenvolvimento.
Nesta Edição
Edmar Bacha, Gustavo Franco, Luiz Carlos Mendonça de Barros, Rubesn Ricupero, Henrique Meirelles e Guido Mantega comentam passado, presente e futuro do Real.

Exclusivo: "Estamos lenientes com a inflação"(Fernando Henrique Cardoso)

------------------------------------------------------------------------------------
Carta Capital


O mundo em 2014 - The Economist (Pág. 1)
Richard Branson Nova era espacial
Matt Damon Agua para todos
Virginia Rometty Big Data
Larry Fink Os investidores baby boomers
Tory Burch Mulheres empreendedoras

------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora


Manchete - Pedágio privado 15 anos de tarifa polêmica e poucas obras
Concessões chegam ao fim com brigas na Justiça entre governo e empresas (Págs. 1, 8 e 9)
Negócios na Vila
Moradores da periferia de Porto Alegre, capital com o menor desemprego do País, empreendem nas comunidades, concretizando desejos de consumo antes acessíveis apenas às classes mais altas. (Pág. 1 e Caderno Dinheiro)

sábado, 28 de dezembro de 2013

RESUMO DAS NOTÍCIAS DOS JORNAIS DE HOJE (28) - SÁBADO

28 de dezembro de 2013

O Estado de S. Paulo


Manchete: Com deságio recorde, fundos de pensão e OAS levam BR-040
Em um dos leilões mais disputados de rodovia, Invepar ofereceu 'desconto' de 61% na tarifa de pedágio

A Invepar, empresa formada por fundos de pensão (Previ, Funcef e Petros) e pela construtora OAS, arrematou ontem a concessão da BR-040, entre Brasília e Juiz de Fora (MG), com deságio de 61% - recorde entre os trechos já licitados do Programa de Investimentos em Logística. A tarifa por praça de pedágio caiu de R$ 8,30 para R$ 3,22. O valor ficou abaixo da primeira proposta do governo, de R$ 3,34. A BR-040 estava prevista para ser leiloada em janeiro, mas o processo foi adiado a pedido dos investidores. Agora o governo recebeu oito propostas. Com isso, o leilão foi um dos mais disputados. Nos 30 anos de concessão, o grupo terá de investir R$ 7,92 bilhões em 936,8 quilômetros. Desse total, 714,5 quilômetros terão de ser duplicados nos primeiros cinco anos. Para a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o governo fechou o ano “muito bem” nas concessões. (Págs. 1 e Economia B1)

STF rejeita transferência de Genoino para São Paulo
O STF rejeitou ontem pedido do ex-deputado petista José Genoino para que fosse transferido para São Paulo. Por outro lado, o presidente do tribunal, Joaquim Barbosa, autorizou o político a cumprir prisão domiciliar na casa de um parente em Brasília. (Págs. 1 e Política A5)
Dilma cria cartão desastre para cidades inundadas
A presidente Dilma Rousseff sobrevoou Virgolândia, uma das regiões mais castigadas pelas chuvas em Minas. Ela anunciou a liberação do Cartão de Desastre para os municípios que decretaram estado de emergência ou de calamidade em MG e Espírito Santo. (Págs. 1 e Metrópole A12)
Greenpeace: Fim do drama de ativista brasileira
A ativista do Greenpeace Ana Paula Maciel chega hoje ao Brasil após cem dias sob custódia do governo russo. A bióloga foi presa com 27 outros ativistas que protestavam contra a exploração de petróleo no Ártico. (Págs. 1 e Metrópole A12)
Receita extra impede déficit primário
Impulsionado por receita extra que não se repetirá, o saldo das contas do setor público ficou positivo em R$ 29,7 bilhões em novembro, recorde para o mês. O desempenho é explicado pelo pagamento da concessão de Libra e acerto de dívidas. Sem isso, haveria um déficit de R$ 5,5 bilhões. (Págs. 1 e Economia B3)
Cartão de débito no exterior fica mais caro
O governo elevou a alíquota do IOF sobre compras no exterior com cartão de débito, cheque de viagem e saques em moeda estrangeira de 0,38% para 6,38%. A medida vale a partir de hoje. (Págs. 1 e B4)
MP reduz ou liquida dívida de assentados (Págs. 1 e Política A5)


Hassan Rohani
As intenções do Irã

Buscamos relações diplomáticas construtivas, nos capacitando a orientar nossa política externa para o desenvolvimento econômico do país. (Págs. 1 e Visão Global A9)

Notas & Informações
Mais inflação à frente

A alta de preços continuará doendo no bolso, apesar do controle político das tarifas. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense


Manchete: Prepare o bolso e a paciência para viajar
Transtornos em série — Atrasos decorrentes do mau tempo, falta de informações e obras levaram passageiros a viver um dia de caos no aeroporto de Brasília. (Págs. 1 e 9)

Imposto mais caro - Turistas pagarão 6,38% de tributo nas compras com cheques de viagem ou cartões pré-pagos no exterior. Cobrança vale também para saques. (Págs. 1 e 10)

Brasiliense gastará R$ 43,50 com pedágio até o Rio de Janeiro
Privatizada pelo governo, a BR-040 terá 11 postos até Juiz de Fora, onde se inicia um trecho já administrado por concessionárias. A cobrança começa após a conclusão de 10% das obras de duplicação. (Págs. 1 e 8)
O drama nosso de cada chuva
No DF, três horas de temporal destelharam e inundaram casas, derrubaram muros e alagaram tesourinhas — na 201/202 Norte, o carro oficial cedido ao presidente do Incra, Carlos Guedes, apagou. Ao sobrevoar Minas, a presidente Dilma anunciou ajuda ilimitada. O auxílio emergencial custa aos cofres públicos dez vezes mais do que a prevenção. (Págs. 1, 7 e 19)
Mensalão: STF mantém Genoino preso em Brasília
O ministro Joaquim Barbosa negou a transferência do ex-deputado para São Paulo. O petista segue em prisão domiciliar no DF. (Págs. 1 e 4)
Violência: Menores sem lei e à solta no Entorno
Por falta de vagas para internação, polícia e Justiça liberam jovens que cometem crimes graves nos municípios vizinhos ao DF. (Págs. 1 e 20)
Jogatina: Bicheiros embolsaram R$ 50 milhões
Justiça decretou prisão preventiva e bloqueio de bens dos acusados, que acumularam imóveis e carros de luxo. (Págs. 1 e 23)
------------------------------------------------------------------------------------
Estado de Minas


Manchete: IPTU e ITBI mais caros
Imposto predial de BH sobe 5,85% e alíquota do tributo sobre transferência de imóvel vai a 3%

O reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) da capital teve por base o Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E), um dos indicadores da inflação do país medidos pelo IBGE. Quem pagar duas ou mais parcelas até 20 de janeiro terá desconto de 7% sobre a quantia quitada. O primeiro lote de guias do tributo começará a ser enviado à casa dos contribuintes no dia 6.

Já o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) terá sua alíquota elevada de 2,5% para 3% – um aumento de 20% – conforme projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal que está em fase de redação final para ir à sanção do prefeito Marcio Lacerda. Na mesma proposta, o Executivo concede desconto de 50% do tributo na transferência de imóveis avaliados em até R$ 158.326,90. (Págs. 1 e 10)

Tragédia e caos
Chuva causa mortes no interior e transtorno ao trânsito na capital

Pelo menos duas pessoas morreram e uma está desaparecida em Virgolândia, no Vale do Rio Doce, atingida por uma tromba-d’água. Em Buritizeiro, no Norte, um motoqueiro morreu em acidente provocado por uma árvore derrubada na tempestade. E em São João do Manteninha um homem se afogou, arrastado pelas águas, ao atravessar um rio,mas ainda não está computado pela Defesa Civil como vítima da chuva. Com isso, o número de mortos em Minas em decorrência dos temporais chegou a 21, mas pode subir para 23. A presidente Dilma, juntamente com o governador Anastasia, sobrevoou o Leste de Minas e prometeu liberar aos municípios atingidos cartões com gastos ilimitados para emergências das enchentes. Em BH, cratera aberta por danos na rede pluvial subterrânea interditou o Elevado Castelo Branco nos dois sentidos e pode pôr em risco o funcionamento do metrô, que fica abaixo.

Sucessão de denúncias no Cruzeiro.

União envia recursos só para aliados. (Págs. 1, 3, 15 e 16)

Leilão da BR-040: R$ 35,42 para ir de Brasília a Juiz de Fora
O consórcio Invepar arrematou os 936,8 quilômetros da rodovia com deságio de 61,13% em relação à tarifa teto. No trecho haverá 11 praças de pedágio, a R$ 3,22 cada um. A empresa terá cinco anos para completar a duplicação, que hoje abrange 222,3 quilômetros. (Págs. 1 e 9)
Lei da Copa: PBH sanciona medidas que dão poderes à FIFA
Entre as principais decisões estão a transferência do controle do comércio e da publicidade próximos ao Mineirão e aos locais que receberão as seleções. (Págs. 1 e 17)
Ditadura: MP vai à Justiça para identificar assassinos de militante mineiro (Págs. 1 e 2)


Mensalão: STF autoriza prisão domiciliar de 90 dias para José Genoino (Págs. 1 e 4)


Contas públicas: Governo tem superávit recorde de R$ 29,7 bilhões em novembro (Págs. 1 e 11)


------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio


Manchete: Volta pra casa de algemas
Chegou ontem, em Pernambuco, o ex-deputado federal Pedro Corrêa, condenado a 7 anos de cadeia no caso do mensalão. Ele foi levado para o Cotem, mas tenta transferência para antiga PA1, onde cumprirá pena em regime semiaberto. (Págs. 1 e 3)
Sassepe ficará mais caro para servidor
Acordo fechado entre governo e funcionalismo tenta salvar o sistema de saúde do Estado, que passará a arrecadar 15% a mais por mês. Alíquota que era 4,5%, única, vai criar de acordo com a faixa etária.A maior, de 5,2%, será para quem tem mais de 60 anos. (Págs. 1 e Economia 5)
IOF sofre alta para transações feitas no exterior (Págs. 1 e Economia 5)


Pedágio adiado na Via Expressa de acesso a Suape (Págs. 1 e Economia 4)


Gasolina deve passar a R$ 3 a partir de quinta (Págs. 1 e Economia 6)


------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora


Manchete: Em plenas férias de verão - Gastar nas viagens ao Exterior fica mais caro
Imposto para cheques de viagem, saques em moeda estrangeira e cartões pré-pagos aumenta hoje de 0,38% para 6,38%, a mesma taxa dos cartões de crédito. (Págs. 1 e 13)
30 dias depois: Gasolina tem preço acima do sugerido
Valor médio em postos da Capital teve reajuste de 4,9%, enquanto o esperado era aumento de 3%. (Págs. 1 e 15)
Viagem de volta: Ano-Novo em família para Ana Paula
Ativista do Greenpeace que ficou presa na Rússia deve chegar na manhã de hoje a Porto Alegre. (Págs. 1 e 23)
Lições da 11F: Sugestões para desatar os nós da educação
Especialistas discutem estratégias para melhorar ensino no RS, a partir de reportagem de Zero Hora. (Págs. 1, 4 e 5)
------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

RESUMO DAS NOTÍCIAS DOS JORNAIS DESTA SEXTA-FEIRA (27)

27 de dezembro de 2013

O Estado de S. Paulo


Manchete: Com crédito contido e juros altos, vendas de Natal decepcionam
Segundo Serasa Experian, crescimento foi de 2,7%, o menor índice em 11 anos.

Estudos de âmbito nacional indicam que este Natal teve a menor taxa de crescimento de vendas dos últimos anos. Segundo a Serasa Experian, o aumento na semana do Natal foi de 2,7%, o menor em 11 anos. Pesquisa da Associação de Lojistas de Shoppings (Alshop) mostra que o faturamento dos shoppings empatou com o de 2012, considerando as mesmas lojas. Para economistas, esse desempenho fraco resultou da combinação de fatores desfavoráveis para o consumo como inflação alta, juros em elevação e endividamento excessivo. “O comércio já vinha dando sinais de desaceleração em razão da menor geração de emprego e do crédito mais contido”, disse Mareei Solimeo, da Associação Comercial de São Paulo. Nabil Sahyoun, presidente da Alshop, já prevê um freio no ritmo de inauguração de shoppings. (Págs. 1 e economia B1 e B3)

Saldão se concentra no varejo online
As lojas online começaram a oferecer descontos de até 60%. Mas quem foi ao shopping buscando “saldão” pós-Natal não achou megapromoções. (Págs. 1 e B3)

Verba para prevenção de desastres é reduzida
Levantamento no Siafi, solicitado pelo Estado, mostra que o governo reduziu a previsão de investimento em 22 ações de prevenção de desastres. Este ano, a União autorizou a aplicação de R$ 3,3 bilhões - R$ 1 bilhão menos do que em 2012. 0 estudo, feito pela assessoria do DEM no Senado, aponta que até ontem só 15,56% haviam sido aplicados em obras de contenção de encostas, drenagem e manejo de águas pluviais - R$ 384 milhões dos R$ 2,47 bilhões previstos. O Espírito Santo, onde a chuva matou 27 pessoas, recebeu 0,41% dos recursos previstos. (Págs. 1 e metrópole A12 e A13)

Em 20 dias, US$ 7,7 bi saem do País
Dados do Banco Central mostram que US$ 7,7 bilhões saíram do País nos primeiros 20 dias de dezembro. Se o déficit não for revertido, será a maior saída mensal desde janeiro de 1999, quando começou o regime de câmbio flutuante. (Págs. 1 e economia B4)

Dilma prorroga Comissão da Verdade
A presidente Dilma Rousseff prorrogou o prazo para apresentação do relatório da Comissão Nacional da Verdade, que deveria ser encerrada em maio. O documento sobre a violação de direitos humanos por agentes do Estado entre 1946 e 1988, coordenado pelo advogado Pedro Dallari, terá de ser concluído até 16 de dezembro de 2014. (Págs. 1 e política A4)

Cristina Kirchner desiste de ser candidata em 2015 (Págs. 1 e internacional A11)


Governo egípcio prende membros da Irmandade (Págs. 1 e internacional A8)


Washington Novaes: Impasses da política ao futebol
O País chega ao fim do ano mergulhado em crises e imbróglios em vários setores institucionais, políticos e sociais, sem vislumbrar soluções. (Págs. 1 e espaço aberto A2)

Ali Jarbawi: A intifada iminente
Ninguém deve se surpreender se uma nova intifada irromper nos próximos meses. Muitos especialistas a estão prevendo. (Págs. 1 e visão global A9)


Notas & Informações: Sempre a corrupção
Imaginar que pequenos malfeitos são toleráveis indica deterioração dos valores éticos. (Págs. 1 e A3)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense


Manchete: Deu zebra...
Polida prende seis pessoas, desmonta esquema do jogo do bicho em Brasília e apreende R$ 2,75 milhões em dinheiro vivo. Quadrilha recebia ajuda e auxiliava contraventora do Rio de Janeiro e do Tocantins. Chefões ostentavam riqueza, andavam em carros de luxo e celebravam os lucros em restaurantes requintados da capital. Um dos investigados na operação é sobrinho do falecido bicheiro Castor de Andrade. (Págs. 1 e 19 e 20)

Dívida externa cresce 37% no governo Dilma e bate recorde
Registrado em novembro, o montante de US$ 482 bilhões em débitos no exterior é o mais elevado da série histórica iniciada em 1971. Mais de um terço dessa dívida, observam analistas, vence entre 2014 e 2015, período com forte risco de elevação do dólar devido à mudança na política monetária dos EUA. (Págs. 1 e 7)

Caso JK: perito vai processar vereador
Responsável pela investigação da morte de Juscelino refuta tese de atentado político e entrará com ação, por calúnia e difamação, contra o presidente da Comissão da Verdade de São Paulo. (Págs. 1 e 2)
------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora


Manchete: Sete meses depois: Até 18 anos de pena por fraude no leite
Justiça condena, em primeira instância, seis réus do caso de adulteração com ureia e formol.

Rosane de Oliveira MP aposta que punições pesadas evitem fraudes.

Gisele Loeblein Para a indústria do leite, efeito deve ser positivo. (Págs.1 e 4, 5, 10 e 26)

------------------------------------------------------------------------------------
Brasil Econômico


Manchete: Abertura no México vai traçar novo mapa do petróleo
O fim do monopólio estatal mexicano e abertura para petroleiras internacionais vai redefinir o fluxo de investimentos no mundo, com reflexos para o Brasil. O México tem uma das maiores reservas ainda não descobertas fora do Oriente Médio e é vizinho do maior mercado consumidor. (Págs. 1 e P22 e 23)

Chuvas: Governo reforça ajuda a ES e MG
O governo federal enviou ontem ao Espírito Santo duas toneladas de medicamentos com 30 tipos de remédios e material de primeiros-socorros. (Págs. 1 e P7)


Mineração, petróleo e gás têm espaço para investir
Levantamento da Austin Rating mostra que baixo endividamento favorece esses setores. (Págs. 1 e P4)

Fundos de investimento em nova era
O presidente da CVM, Leonardo Pereira, informou que um grupo da autarquia está trabalhando junto ao mercado para adequar as regras ao atual estágio do setor. “A Instrução 409 foi crescendo junto com a indústria, recebendo inserções. A ideia é reescrevê-la, criar uma norma nova, clara e que olhe para o futuro. Ela deve estar alinhada para onde o mercado está indo”. (Págs. 1 e P16)
Eleições:PSB em conversa com PSDB para disputa nos estados. (Págs. 1 e P3)


------------------------------------------------------------------------------------

RESUMO DAS NOTÍCIAS PUBLICADAS HOJE (26) POR JORNAIS DO PAÍS

26 de dezembro de 2013

O Estado de S. Paulo


Manchete: Produtividade tem de subir 3% para País crescer 4%
Segundo estudo, qualquer avanço no PIB acima de 1,2% ao ano dependerá dos ganhos de produtividade.

Estudo de pesquisadores do Ibre/FGV aponta que somente com uma alta média de 3% ao ano na produtividade do trabalho será possível a economia crescer 4% anualmente, no período de 2012 a 2022. Qualquer avanço no PIB acima de 1,2% a 1,4% ao ano dependerá dos ganhos de produtividade, informa Vinicius Neder. De acordo com o trabalho, boa parte do baixo crescimento da produtividade está relacionada ao peso dos serviços na economia. De 2000 a 2012, a produtividade nos serviços cresceu apenas 0,3% ao ano, abaixo da média de todos os setores. Por trás desse índice estão o baixo nível de investimentos, a má qualificação do trabalhador e a precariedade na gestão de empresas. Pesquisa de 2010 coloca Brasil, índia e China no fim de um ranking de 17 países sobre práticas de gestão. (Págs. 1 e B1)

Alves vai à TV e defende reforma política
O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), prometeu ontem em pronunciamento na TV pôr em discussão o fim da reeleição no Executivo e do voto obrigatório. O compromisso é um recado ao STF, que tem temas da reforma política na pauta. (Págs. 1 e política A6)

Egito proíbe Irmandade Muçulmana
O governo do Egito culpou ontem a Irmandade Muçulmana pelo atentado que matou 16 pessoas na segunda e declarou que a maior organização política do país é um “grupo terrorista”. A Irmandade, que nega envolvimento no ataque, foi oficialmente banida. (Págs. 1 e Internacional A8)


Tragédia das chuvas
Morador de Serra (ES) sai de casa alagada. Estado registra 21 mortes e 50 cidades em emergência. (Págs. 1 e Metrópole A16 e A17)


Obras atrasam em aeroportos do interior
Anunciado há um ano, o projeto de reforma de 270 aeroportos do interior ainda não saiu do papel. Lei desde junho, o plano envolve o gasto de R$ 7,3 bilhões em obras. Editais devem ser abertos no primeiro semestre de 2014. (Págs. 1 e economia B5)


Valério pede para cumprir pena em MG (Págs. 1 e Política A6)


Mamografia será programada em SP (Págs. 1 e metrópole A15)


Ex-OGX faz acordo para reestruturação (Págs. 1 e Economia B5)


Haddad quer fazer creche até em área com tombamento
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, quer mudar o zoneamento para liberar a construção de creches e postos de saúde. Projeto enviado à Câmara prevê prédios em ruas sem saída, locais de proteção permanente e até em área tombada. (Págs. 1 e Metrópole A13)

Eugênio Bucci: Dos que amam odiar a imprensa
Forças no governo começaram a fazer oposição à imprensa. A oratória petista depende de antagonista imaginário. Sem isso, parece não parar de pé. (Págs. 1 e Espaço Aberto A2)


Oliveiros S. Ferreira: Diálogos na Exortação do papa
Na Exortação Evangelii Gaudium, o papa Francisco não quer só levar Cristo a pobres e ricos. Ele prega também uma sociedade menos desigual. (Págs. 1 e Espaço Aberto A2)


Notas & Informações: Mantendo a marcha lenta
Retomada da economia em 2014 dependerá do investimento em produção e infraestrutura. (Págs. 1 e A3)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense


Manchete: O cartão estourou? Saiba como equilibrar as contas
O gasto dos brasileiros com essa modalidade de pagamento bateu recorde histórico em novembro: R$ 135,2 bilhões. Se a dívida for muito grande, alertam especialistas, é preferível até mesmo vender um bem e quitá-la do que pagar apenas parte da fatura, pois os juros cobrados são os mais altos do mundo, podem chegar a 600% ao ano. (Págs. 1 e 8)


Tabelado IR será corrigida em 4,5% em 2014. Quem ganha até R$ 1.787,77 ficará isento (Págs. 1 e 9)


Trabalhador receberá salário em conta que poderá ser movimentada pelo celular (Págs. 1 e 7)


Servidores que só fecharam acordo este ano vão ter reajuste de 10,3% em janeiro (Págs. 1 e 10)


Rússia anistia brasileira e 29 outros ativistas
Um churrasco gaúcho espera a bióloga Ana Paula Alminhana Maciel, que deve voltar para casa, em Porto Alegre, no próximo sábado. (Págs. 1 e 14)

Mortos pelas chuvas no ES chegam a 21
Mais de 48 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas em 50 municípios. Em Itaguaçu, adultos e crianças disputavam comida suja de lama. (Págs. 1 e 6)
------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora


Manchete: O fato novo nas estradas
O TruCam, novo equipamento da Polícia Rodoviária Federal, foi decisivo para dobrar o número de multas por excesso de velocidade nas BRs no feriadão de Natal, comparado com o de 2012. Mira a laser monitora carros a 1km de distância. (Págs. 1 e 4 e 5)

Alíquota maior em 2014: IPI deve deixar carros até 2,2% mais caros
Novos preços ao consumidor devem entrar em vigor quando atuais estoques forem renovados. (Págs. 1 e 18)
------------------------------------------------------------------------------------
Brasil Econômico


Manchete: O nó da telefonia é o mau atendimento
O presidente da Anatel, João Batista de Rezende, afirma que não basta instalar novas antenas e aponta o aumento da capacidade dos call centers de operadoras como fator primordial para a diminuição das reclamações. “A grande dificuldade que o usuário sofre hoje não é o fato de o serviço estar ruim, mas o mau atendimento”, ressalta Rezende. (Págs. 1 e P4 e 5)

Rodovias: Oito grupos disputarão a BR-040
Leilão do trecho que vai de Brasília a Juiz de Fora (MG) será realizado amanhã. Governo prevê investimentos de R$ 7,92 bilhões em 30 anos. (Págs. 1 e P3)


Cliente & Cia: Resoluções de fim de ano servem também para finanças pessoais. (Págs. 1 e P11)


OGX: Petroleira de Eike chega a acordo com credores internacionais. (Págs.1 e P21)


Mosaico: A Igreja Mundial do Poder de Deus diz que comprou Canal 21 da Band. (Págs. 1 e P2)


------------------------------------------------------------------------------------

domingo, 15 de dezembro de 2013

SINÓPSE DAS NOTÍCIAS PUBLICADAS HOJE (15) PELOS PRINCIPAIS JORNAIS E REVISTAS DO PAÍS

15 de dezembro de 2013

O Globo
Manchete: Famílias têm mais renda e também mais dívidas
Em sete lares visitados pelo GLOBO desde janeiro, inflação e juros pesaram no orçamento

Em sete lares visitados pelo GLOBO desde janeiro, inflação e juros pesaram no orçamento de sete famílias de diferentes classes sociais, dc norte a sul do país, refletem o cenário da economia brasileira em 2013.0 GLOBO acompanhou, desde janeiro, a rotina desses brasileiros e constatou que, com o desemprego no menor patamar em 11 anos, a renda dessas famílias aumentou e, em todas elas, o consumo também. Em Consequência, as dívidas subiram. A série de reportagens "A Economia em Família' que começa a ser publicada hoje, mostra ainda que o preço dos alimentos pesou no bolso e a alta dos juros apertou o orçamento. (Págs. 35 a 37)

STF turbinou dados para elevar verba

Nos últimos três anos, o Supremo Tribunal Federal inflou em cerca de 2 mil pessoas a quantidade de beneficiários do plano de saúde para, com Isso, receber mais verba da União. A direção da Corte diz que já corrigiu o erro. (Pág. 03)

Racismo e xenofobia no país de Mandela

Duas décadas após o fim do apartheid, a África do Sul convive com tensão racial e tem novos excluídos: os migrantes de países vizinhos, discriminados por brancos e negros. Jovens temem que a perda da figura conciliadora de Nelson Mandela acirre conflitos, relata Fernando Eichiun. (Página 43)

Overbooking de funcionários nos aeroportos da Infraero

Terminais ainda nas mãos do governo sofrem inchaço
A primeira leva de privatização dos aeroportos — Guarulhos, Vira copos e Brasília foram à venda em 2012 — inchou os quadros da Infraero nos demais terminais paulistas: o total de funcionários dobrou em Congonhas e triplicou no Campo de
Marte. Protegidos por estabilidade até 2018, trabalhadores que antes atuavam em cargas hoje são seguranças ou bombeiros. A privatização do Galeão, ocorrida em novembro, deve provocar o mesmo efeito no Santos Dumont. (Pág. 39)

------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo


Manchete: Ações no STF dão à Corte protagonismo na reforma política
Pelo menos 13 processos no Supremo podem alterar regras do sistema eleitoral.

O julgamento, ainda em curso, do modelo de financiamento de campanhas eleitorais fez com que o STF reafirmasse sua condição de Poder que nos últimos anos mais mexe com a legislação político-eleitoral brasileira. Levantamento feito pelo Estado aponta que há pelo menos outras 12 ações em tramitação no STF com alto potencial de impacto nas regras atuais por tratarem de temas como responsabilidade pelas dívidas de campanha, propaganda nas redes sociais, causas de inelegibilidade dos candidatos, criação de partidos e distribuição das cadeiras de deputado. Os processos que terão de ser decididos pelo STF contêm assuntos delicados que podem interferir na relação do Judiciário com os outros Poderes e aumentar as críticas a ele por parte de políticos. Não há um calendário pré-agendado para o julgamento dessas ações. (Págs. 1 e política A4)

Dora Kramer
Relações entre Congresso e STF vão piorar caso não haja entendimento sobre os limites de atuação de cada um. (Págs. 1 e A6)

Perfis / Os desafiantes
Aécio Neves

‘Minha felicidade incomoda alguns’

Ser festeiro vai virar sinônimo de “alegria de viver”, a ser propagandeada na campanha do senador Aécio Neves (PSDB-MG) à Presidência, relata Débora Bergamasco. “Não moldei minha vida para ser um político convencional. Levo a vida de forma normal.” (Págs. 1 e A10 a A15)


Eduardo Campos

‘Não quero briga; tenho natureza‘

Nos bastidores, o governador Eduardo Campos atribui ao Planalto a tática para asfixiar sua candidatura, aliciando governadores do PSB, informa Vera Rosa. “Mas não tenho mágoa da presidente Dilma. Não costumo guardar esse tipo de sentimento.”(Págs. 1 e A10 a A15)

Contra atraso, aéreas elevam tempo de voo
As companhias DADOS aéreas brasileiras tiveram este ano apenas 8% de voos atrasados, a menor taxa do século. A mágica foi que as empresas aumentaram o tempo previsto de voo em 94 das 100 rotas mais movimentadas do País. O tempo de voo começa a ser contado no momento em que o passageiro entra no avião. (Págs. 1 e metrópole A26 e A27)

Bachelet é favorita na eleição no Chile
O Chile realiza hoje o 2.0 turno das eleições presidenciais e Michelle Bachelet é a favorita. Mas a participação deve ser baixa, já que o voto não é obrigatório. (Págs. 1 e internacional A22)


Sul-africanos dão adeus a Mandela
Milhares de sul-africanos foram às ruas acompanhar o cortejo que levou o corpo do ex-presidente Nelson Mandela ao vilarejo de Qunu, onde ele nasceu. Ele havia pedido para ser sepultado onde passou a infância. (Págs. 1 e internacional A16)


Entrevista/ Guido Mantega - Ministro da Fazenda
‘Operação tem de parecer correta’

O ministro Guido Mantega disse ao Estado que o governo não vai mais usar artifícios para fechar suas contas. A duas semanas do fim de 2013, “a ordem neste ano e nos próximos é que uma transação deve também parecer correta”, afirma. (Págs. 1 e B1)


Tablet do Mais Médico perde função sem Wi-Fi (Págs. 1 e metrópole A30)


Mac Margous: Cuba e o aperto
Os entusiastas de Obama viram no aperto de mão com Raúl Castro a senha para uma guinada fundamental na política nas Américas. (Págs. 1 e internacional A19)

Notas & Informações: O germe de uma revolução
Os brasileiros só têm a ganhar com o veto a contribuições eleitorais de empresas. (Págs. 1 e A3)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense


Manchete: Mais dinheiro para a casa própria em 2014
Os recursos da poupança para financiamentos disponíveis R$ 172,8 bilhões para crédito. Tama- Federal, por exemplo, espera lançar o dobro de devem ser observadas no momento da compra, habitacionais devem crescer 15% no próximo na oferta vai impulsionar o mercado imobiliário de empreendimentos em relação a este ano. Para as Entre elas, a necessidade de reservar dinheiro ano. Somados ao montante do FGTS {Fundo rio, que já apresentou sinais de recuperação pessoas que estão de olho no primeiro imóvel, para o pagamento de taxas e impostos cobrados de Garantia do Tempo de Serviço), estarão em 2013.0 setor da construção civil no Distrito o Correio publica hoje uma série de dicas que pelos bancos e cartórios. (Págs. 14 a 16 )
Emendas para festas complicam distritais

Entre os R$ 348 milhões que os parlamentares incluíram no orçamento do Distrito Federal de 2014, R$ 50 milhões foram destinados à área de cultura. A iniciativa preocupa órgãos de controle, especialmente, porque gastos com shows viraram foco de denúncias de corrupção nos últimos anos. Um deputado chegou a ser cassado por suspeitas de desvios.

(Pág. 31)

Contaminação por chumbo no Taquari
Documento interno da Polícia Federal revela que a área onde funciona o estande de tiro da Academia Nacional de Polícia está contaminada pelo metal pesado das balas disparadas contra os barrancos. (Pág. 12)

------------------------------------------------------------------------------------
Estado de Minas


Manchete: o inferninho voltou
Enquanto alguns "surfam” sobre ônibus, outros fazem manobras barulhentas e arriscadas em seus carros e motos. O consumo de bebidas alcoólicas e drogas corre solto e moradores são ameaçados pelos baderneiros. Quem reside no Bairro Mangabeiras, em especial os mais próximos da Praça do Papa, não tem mais sossego nas noites de sexta-feira, sábado e domingo. A confusão começa após as 22h e segue pela madrugada.
Situação parecida com a atual foi revelada pelo Estado de Minas em fevereiro de 2011. Depois das denúncias, as ações de polícia e de fiscalização da prefeitura se intensificaram. Mas, há cinco meses, o clima de tranquilidade acabou. Há relatos de uso de armas de fogo por jovens para intimidar pessoas. A polícia Militar promete aumentar as operações para combater os abusos, inclusive com militares à paisana.

Reajuste em dobro para servidor do TCE

Funcionários do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais poderão receber em janeiro dois aumentos de uma só vez, conforme projeto de lei. Gastos com folha de pessoal aumentarão em R$20 milhões. (Págs. 4)

------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio


Manchete: Em cada esquina há uma senzala
Para marcar os 80 anos de "Casa Grande e Senzala", de Gilberto Freyre, o JC inicia uma série mostrando jovens, uns ainda crianças, que crescem como as escravas da obra, vítimas da exploração sexual.
Sem tranporte público o Recife vai ficar parado (Págs. 12 e 13)


------------------------------------------------------------------------------------
Veja


Manchete: O rei dos laranjas
Como Adir Assad ajudou grandes empresas brasileiras a repassar 1 bilhão de reais em propinas a políticos e caixa dois de campanhas eleitorais. (Pág. 1)
Veja Irã: As mulheres desafiam os limites do regime dos aiatolás (Pág. 1)


Futebol: As soluções para proibir os vândalos de entrar nos estádios (Pág. 1)


------------------------------------------------------------------------------------
Época


Manchete: O país dos alvarás e da propina
A burocracia infernal que emperra o Brasil, estimula a corrupção - e não evita incêndios, desabamentos, enchentes e milhares de mortes. (Pág. 1)
Caso Siemens: Por que a investigação do cartel dos trens não avança (Pág. 1)


Educação: Mais de 90% saem da escola sem saber português e matemática, diz novo estudo (Pág. 1)


Mandela: Quem é a premiê dinamarquesa fotografada com Barack Obama (Pág. 1)


------------------------------------------------------------------------------------
ISTOÉ


Manchete: A era do exibicionismo digital
Egocêntricas, carentes, narcisistas, inconsequentes ou simplesmente divertidas e despreocupadas? O que leva milhões de pessoas a abrir mão da privacidade e compartilhar a rotina e até a intimidade nas redes sociais, numa exposição sem limites e repletas de riscos. (Pág. 1)
História: Os furos da nova versão sobre a morte de JK (Pág. 1)


------------------------------------------------------------------------------------
ISTOÉ Dinheiro


Manchete: A expansão da Dudalina
Com uma estratégia de marca de luxo acessível e ambição global, a companhia cresce sem parar, abre lojas no exterior e é eleita a campeã do Middle Market, o grupo das grandes empresas do futuro. (Pág. 1)


Especial: As melhores do Middle Market
Novo ranking da DINHEIRO avalia as 500 maiores empresas com faturamento de até R$400 milhões e elege as melhores em 29 setores. (Pág. 1)



OMC: Azêvedo, o brasileiro que salvou o comércio global (Pág. 1)


------------------------------------------------------------------------------------
Carta Capital


Manchete: Maconha na farmácia
Como José Mujica, presidente do uruguai, e sua política de drogas podem influenciar a América do Sul. (Pág. 1)

Nelson Mandela: Quem o combateu, hoje se aproveita de sua história (Pág. 1)


Ditadura: Documentos do SNI revelam a perseguição a jornalistas e à OAB (Pág. 1)


Distrito Federal: Na contramão da maior parte do Brasil, as favelas crescem na capital (Pág. 1)


------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora


Desarmamento, 10 anos depois : Estatuto ajudou a estancar mortes por arma de fogo

Com tendência de alta entre 1980 e 2003, ocorrências tiveram queda de 1% no Brasil até 2010. (Págs. 36 e 37)

Polêmica reaberta - Cotas em concurso público: sim ou não?

Dilma enviou ao Congresso projeto que reserva 20% de vagas para negros. (Pense Empregos)

------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

SINOPSE DAS NOTÍCIAS PUBLICADAS, NESTE SÁBADO (4) PELOS PRINCIPAIS JORNAIS DO PAÍS

14 de dezembro de 2013

O Globo


Manchete: Operação fim de ano: Ação contra caos aéreo sofre com falta de pessoal
Terminais precisam de reforço de equipes extras da PF e da Receita

Restrições de gastos com viagens e diárias, no entanto, impedem deslocamento de agentes que são fundamentais para agilizar atendimento a passageiros

A operação de fim de ano nos principais aeroportos do país está ameaçada por falta de agentes da Polícia Federal e da Receita Federal. Restrições no orçamento impedem pagamento de diárias e deslocamentos de agente que deveriam reforçar os plantões nos terminais. Hoje, há 48 funcionários da PF no Galeão, mas há necessidade de mais 48, além de mais seis da Receita. Em Guarulhos, a PF tem 62 homens e precisa de outros 24. (Págs. 1 e 33)

Colunistas
Cacá Diegues
Devíamos nos orgulhar da nossa origem portuguesa e aproveitar. (Págs. 1 e 22)

Zuenir Ventura
Vale a pena lembrar o que foi o AI-5, que completou 45 anos. (Págs. 1 e 23)

Jorge Bastos Moreno
No voo rumo ao funeral de Mandela, viu-se que Dilma e FH nutrem carinho mútuo. (Págs. 1 e 3)

Mensalão: Deputado condenado é preso e renuncia
Pedro Henry (PP-MT) é o terceiro deputado condenado no mensalão a renunciar ao mandato para fugir da cassação. Ele se entregou à PF após ter a prisão decretada pelo presidente do STF, Joaquim Barbosa. Único deputado condenado ainda solto, João Paulo Cunha ontem foi homenageado por petistas em ato do partido. (Págs. 1 e 3 e 4)

Míriam Leitão: Presença de Dilma em ato do PT que atacou cúpula do Judiciário enfraquece a democracia (Págs. 1 e 34)



Paes admite falha: Via Binário não foi fiscalizada
Prefeito do Rio admitiu que desconhecia que até mesmo o sistema provisório de drenagem da Via Binário, inaugurada há um mês, não estava pronto para enfrentar as chuvas que alagaram as pistas. Concessionária foi multada em R$ 100 mil. (Págs. 1 e 25)
Obras do Metrô: General Osório reabre amanhã
Fechada desde fevereiro para as obras da Unha 4 do Metrô, a estação General Osório reabre amanhã sem a cobertura em formato de croissant que era criticada por moradores. (Págs. 1 e 18)
Violência da torcida: Vasco perde oito mandos de campo
Pela briga dos torcedores em Joinville, o Vasco foi punido com a perda de oito mandos de campo na segunda divisão, quatro com portões fechados. O Atlético perdeu 12. (Págs. 1 e 48)
Imagem controlada: Mídia em guerra com Obama
A imprensa dos EUA acusa o presidente de falta de transparência e pressiona para poder registrar imagens do dia a dia da Casa Branca. (Págs. 1 e 41)
Em clima de campanha: Dilma: ‘Não fui eleita para fazer muquifo’
Repetindo frase de Lula, a presidente justificou gasto de R$ 130 milhões em hospital feito em reduto do PT e aberto só com 24% dos leitos. (Págs. 1 e 9)
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo


Manchete: Preso no mensalão, Henry é o 3º a renunciar
Deputado segue Genoino e Valdemar da Costa Neto; João Paulo Cunha ainda mantém seu mandato.

Condenado no mensalão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Pedro Henry (PP-MT) renunciou ontem ao mandato de deputado federal e se entregou à Polícia Federal em Brasília. O mandado de prisão foi expedido de manhã pelo Supremo Tribunal Federal. Henry é o 17º condenado a ser preso. Terá de cumprir 7 anos e 2 meses de prisão e pagar multa de R$ 962 mil. Enquanto seguia para a PF, a carta de renúncia foi entregue à Câmara. Com isso, evitou a abertura de processo de cassação. Henry alegou ter optado por entregar o cargo para não expor ainda mais a instituição, desgastada pela repercussão do julgamento do mensalão. É o terceiro parlamentar condenado no caso a renunciar e seguiu os passos de Valdemar da Costa Neto (PR-SP) e José Genoino (PT-SP). Apressão agora recai sobre João Paulo Cunha (PT-SP), o único condenado a permanecer na Câmara. Cunha aguarda julgamento de recurso. (Págs. 1 e política A4)

Falcão: PT não defende anular julgamento
O presidente do PT, Rui Falcão, disse que o pedido de anulação do julgamento do STF - feito por militantes durante a abertura do 5° Congresso do PT - não representa a posição oficial do partido. Ele também afirmou não considerar José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares presos políticos. (Págs. 1 e A6)
Dilma recupera mais aprovação que governadores
Pesquisa Ibope/CNI mostra que a presidente Dilma Rousseff está recuperando sua popularidade duas vezes mais rápido do que os governadores após os protestos de junho. De julho e dezembro, o saldo da aprovação a seu governo cresceu 33 pontos e a média ponderada dos governadores, 10 pontos. (Págs. 1 e política A8)


BB vai vender imóveis e espera arrecadar R$ 1 bi
O Banco do Brasil vai se desfazer de parte de seu patrimônio em imóveis pelo País e prevê arrecadar mais de R$ 1 bilhão até 2016. Há planos de leiloar prédios em diversas cidades a pagar aluguel para manter agências. Com a operação, o banco espera ter mais recursos para emprestar a clientes. (Págs. 1 e economia B1)
Tuma Jr. lança livro com ataques a Lula (Págs. 1 e política A12)


Rolf Kuntz: A inflação do airbag
Segundo Mantega, a obrigatoriedade de airbags duplos e freios ABS, em 2014, deverá elevar os custos e produzir efeitos inflacionários. (Págs. 1 e espaço aberto A2)
Notas & informações: A pauta da recuperação global
A reativação prevista para 2014 e 2015 abrirá oportunidades a países governados com bom senso. (Págs. 1 e A3)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense


Manchete: Punição a assassinos de Villela complica Adriana
Filha de casal morto na 113 Sul nem chegou a sentar no banco dos réus até agora, mas condenação de dois dos acusados do crime, em quatro dias de julgamento, serviu para reforçar a suspeita de que foi ela quem mandou matar os pais. (Págs. 1 e 34 e 35)
Para o cofrinho da Copa 2014
Banco Central lança modas comemorativas do Mundial. Mas o preço é salgado: a de ouro custa R$ 1.180. (Págs. 1 e 19)
Vasco e Furacão: portões fechados
Pela briga em Joinville, times são punidos com perda de até 12 mandos de campo e, em metade dos jogos, atuarão sem torcida. (Págs. 1 e superesportes 3)
Gilmar compara STF a grêmio estudantil
Ministro do Supremo chamou de “estudantada” a votação, pela Corte, do fim das doações feitas por empresas para campanhas eleitorais. “É um grupo de alunos em um grêmio que agora decidiu reformar o mundo", ironizou. (Págs. 1 e 11)

Coreia: Execução expõe crise interna
A morte do segundo homem na hierarquia do governo, tio do ditador norte-coreano, é vista por analistas como manobra para minar dissidências e conspirações. (Págs. 1 e 24)
------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora


Manchete: Um acidente de trabalho a cada 10 minutos no RS
Com 55 mil ocorrências, descaso com o ambiente profissional produziu 166 mortes no Estado no ano passado. (Págs. 1 e 30)

Fim de ano: Crescimento econômico retoma ritmo
Indicador do BC avança 0,77%, a maior expansão desde abril. (Págs. 1 e 23)
Frota sem destino
Em 12 aeroportos do país, inclusive no Salgado Filho, 55 aviões fora de uso se deterioram à espera de leilões ou de que seus proprietários os resgatem. (Págs. 1 e 20)
------------------------------------------

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

SINÓPSE DAS NOTÍCIAS DE HOJE (12) DOS PRINCIPAIS JORNAIS DO PAÍS

12 de dezembro de 2013

O Globo


Manchete: Enchente anunciada: Tempestade de caos e violência
Despreparado, Rio fica refém das chuvas e pede ajuda para conter arrastões e saques.

Temporal fecha principais vias de acesso à cidade, incluindo a recém-inaugurada Via Binário. Cariocas não conseguem chegar ao trabalho, e veículos parados são atacados. Duas pessoas morreram e cerca de quatro mil deixaram suas casas.

As fortes chuvas que desde a noite de anteontem castigam o Rio inundaram rios, alagaram as principais vias de acesso à cidade, incluindo a nova Via Binário, e expuseram motoristas parados nos engarrafamentos à violência, mostrando o despreparo para enfrentar um problema que se repete todos os anos. O governador Sérgio Cabral conversou por telefone com a presidente Dilma e anunciou a vinda de policiais federais para ajudar no combate a saques e arrastões, que aterrorizaram motoristas sitiados por causa dos alagamentos na Avenida Brasil e na Dutra. Na Baixada, os prefeitos de Nova Iguaçu e Japeri decretaram estado de calamidade depois que cerca de quatro mil pessoas foram desalojadas pelo transbordamento de rios. Duas pessoas morreram. (Págs. 1 e 12 a 24)

STF: 2 votos contra doação de empresas (Págs. 1 e 3 a Merval Pereira)


Mantega: ‘pernas mancas’ na economia (Págs. 1 e 29)


Colunistas
Mario Sergio Conti

O PC sul-africano foi tão stalinista quanto o de Cuba e o da Coreia do Norte. (Págs. 1 e segundo caderno)

Veríssimo

Mandela reforçaria tese de que os grandes homens fazem as grandes mudanças históricas. (Págs. 1 e 19)

------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo


Manchete: Justiça barra alta do IPTU; Prefeitura deve ir ao STF
TJ acatou argumento de que o reajuste de 20% a 35% em SP foi aprovado de forma irregular e é abusivo

O Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu a lei que previa reajuste de até 35% no IPTU de 2014 na capital. A decisão é liminar e a Prefeitura deve apresentar recurso no STF. Se não conseguir reverter a decisão, só poderá ser cobrada dos contribuintes paulistanos, por decreto, a inflação do ano, em tomo de 6%. Faltam 17 dias para a emissão dos boletos. Ontem, 22 dos 25 desembargadores que compõem o Órgão Especial do TJ decidiram a favor dos argumentos de duas ações diretas de inconstitucionalidade movidas pela Fiesp e pelo PSDB. A alegação é que houve quebra do regimento da Câmara. O projeto foi aprovado às 23h39 de 29 de outubro, sem que estivesse inicialmente na pauta da sessão. Além disso, PSDB e Fiesp afirmam que o aumento de até 20% para residências e de até 35% para o comércio é abusivo. Em 5 de novembro, o reajuste havia sido barrado pela Justiça, mas a Prefeitura conseguiu reverter a decisão. (Págs. 1 e Metrópole A20)

Corte no orçamento

Vereadores paulistanos pensam em alternativas para concluir a votação do orçamento de 2014. Caso a suspensão do reajuste do IPTU não caia, será necessário reduzir a previsão de receitas em R$ 800 milhões. (Págs. 1 e A20)

Fux e Barbosa votam contra doação eleitoral de empresas
Os ministros do STF Luiz Fux e Joaquim Barbosa votaram ontem contra a possibilidade de empresas privadas doarem recursos a campanhas eleitorais. Os dois defenderam também restrição de doações de pessoas físicas. Os ministros Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso indicaram que votarão hoje no mesmo sentido. Assim, bastarão mais dois votos, já que são 11 ministros no Supremo, para aprovação da mudança. Ontem prevaleceu a tese de que o dinheiro das empresas desequilibra o resultado das eleições. (Págs. 1 e Política A4)
Automóveis: Kombi ganha sobrevida
O governo deve anunciar nos próximos dias o adiamento, por dois anos, da norma que obriga a instalação de airbag e freios ABS em 100% dos carros novos. Um dos principais modelos beneficiados é a Kombi, que sairia de linha no final do mês. (Págs. 1 e Economia B1)
África do Sul: Impostor com Obama
Indignação ou humor foram as reações à descoberta de que o homem que ficou ao lado de líderes mundiais no funeral de Nelson Mandela era um falso intérprete. Surdos-mudos disseram que os sinais que ele fez não significavam nada. (Págs. 1 e Internacional A16)
Enchente e caos no Rio
Alagamento bloqueia a Avenida Brasil. Temporal causou caos na Região Metropolitana do Rio. Na Baixada Fluminense, mais de 2 mil famílias ficaram desabrigadas. Caminhões foram saqueados e a Dutra enfrentou protesto pelos alagamentos. (Págs. 1 e Metrópole A22)
Planos vão cobrir testes genéticos
A ANS divulga hoje normas para garantir a cobertura de exames genéticos pelos planos de saúde. Um deles é a análise dos genes que aumentam o risco de câncer de mama. (Págs. 1 e Metrópole A30)
ANP será investigada no caso da petroleira OGX (Págs. 1 e Economia B17)


José Serra
É preciso mais que democracia

A Argentina vive uma crise considerável. Não há governante que consiga salvar o povo das piores agruras quando foge da racionalidade. (Págs. 1 e Espaço Aberto A2)

Eugênio Bucci
E=K' (ou o minuto de 12 segundos)

Alguns poucos não querem Copa nenhuma. Para essa minoria, o minuto de silêncio da Fifa não deveria durar 60 segundos, mas dois anos inteiros. (Págs. 1 e Espaço Aberto A2)

Notas & Informações
Dilma e os fatos da vida

Alguém deveria contar a ela que a meta da inflação é 4,5% e nunca foi alcançada no atual governo. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense


Manchete: Carros mais seguros só depois da eleição
Medo de demissões no ABC e de alta nos preços leva o governo a adiar a entrada em vigor da medida que obriga montadoras a instalar, a partir de janeiro, airbag e freio ABS em todos os veículos no país. (Págs. 1 e 12)


Caso JK: Guerra de versões
Peritos oficiais contestam relatório da Comissão da Verdade que atribui a morte do ex-presidente a atentado. (Págs. 1 e 2 e 3)
Rio de Janeiro: Chuva traz caos e crime
Moradores de bairros próximos à Via Dutra saquearam caminhões parados na pista alagada. Motoristas também foram assaltados. O temporal de ontem parou a cidade, deixou dois mortos e 2 mil desabrigados, e fez até o prefeito carioca, Eduardo Paes, pedir que a população ficasse em casa. (Págs. 1 e 10)


Ganha força tese de que morte do casal Villela foi planejada
Carta apresentada por promotor, no segundo dia de julgamento de réus do assassinato na 113 Sul, aponta filha do casal como mandante do crime. (Págs. 1 e 29)
------------------------------------------------------------------------------------
Estado de Minas


Manchete: Guarda municipal investigada
Uso ilegal de armas de fogo por membros da corporação será apurado pelo MP e Polícia Federal.

A informação de que os agentes estão portando revólveres e pistolas particulares foi confirmada por vários deles e pelo próprio sindicato da categoria, como publicou o Estado de Minas ontem. A Corregedoria da Guarda Municipal decidiu encaminhar notícia crime sobre a denúncia ao Ministério Público e à Polícia Federal, para a abertura de investigações. O uso do armamento depende de regulamentação pelo estado ou município, que não ocorreu.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial informou que fará um levantamento dos guardas armados, postura que considera intolerável. Os agentes alegam que estão se protegendo, já que entram cada vez mais no combate direto a criminosos, o que extrapola sua missão de segurança patrimonial e de trânsito. Este ano, a corporação tem feito 6,4 prisões por dia, média bem superior à de 3,7 capturas diárias registrada em 2011. (Págs. 1 e 25)

Morte de JK: Peritos negam assassinato do ex-presidente
Quatro responsáveis por laudos técnicos feitos à época da morte de Juscelino Kubitschek, em 1976, e repetidos depois em 2001, inclusive o legista que verificou a ossada do motorista do ex-presidente, rechaçam a tese de assassinato levantada pela Comissão da Verdade de São Paulo. Eles são unânimes: um acidente de carro matou JK. (Págs. 1 e 4)


Carros: Governo estuda adiar inclusão de Airbag e ABS
Instalação obrigatória de itens de segurança em todos os carros fabricados no Brasil deve ser empurrada para 2016. Exigência começaria a valer em janeiro. (Págs. 1 e 15)

Imposto de renda: Reta final para domar o Leão com doações
Quem contribui com instituições sociais tem até o dia 30 para fazer as últimas boas ações do ano com direito a dedução no Imposto de Renda. Especialistas ensinam a calcular o limite a ser abatido no acerto com a Receita Federal e a maneira correta de preencher a declaração. (Págs. 1 e 16)

Trabalho formal: Brasil ganhou 3,6 milhões de microempreendedores (Págs. 1 e 12)


------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio


Manchete: Policiais presos por servir ao jogo ilegal
Entre os nove detidos estão um delegado e um capitão da PM. Grupo é acusado de receber entre R$ 100 e R$ 300, por semana, fazendo a segurança de casas de máquinas caça-níquel. (Págs. 1 e cidades 1)


Estado ganha primeira usina solar
Empreendimento, em área anexa a Arena, vai gerar até 35% da energia consumida nos jogos da Copa. (Págs. 1 e economia 1)

Povo espera até 6 horas para dar adeus a Mandela (Págs. 1 e 14)


Segurando preço: Para conter inflação, airbag e freio ABS obrigatórios para carros devem valer apenas para 2016 (Págs. 1 e economia 6)


Chuva, mortes e até saques no Rio de Janeiro
Temporal matou duas pessoas e milhares estão sem teto. Bandidos aproveitaram o caos. (Págs. 1 e 9)
------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora


Manchete: Carros mais seguros devem ficar para 2016
Risco de alta de preços faz governo federal admitir o adiamento, por dois anos, da exigência de airbags e freios ABS em todos os veículos fabricados no Brasil. (Págs. 1 e 20)
Efeito Kiss: Para prevenir incêndios, lei mais rigorosa
Proposta aprovada pela Assembleia prevê projetos com lotação máxima e controle de fumaça. (Págs. 1 e 42)
Dinheiro do clube no bolso dos brigões
Sem exigir prestação de contas, antiga diretoria do Grêmio repassou R$ 1,1 milhão para viagens de torcidas organizadas. Mais de 85% do valor foi para a Geral, protagonista de pancadarias em estádios. Um dos líderes da torcida admite: embolsava parte do dinheiro. (Págs. 1 e 4 a 6)
No Estado, em seis anos: Consumo de cigarro cai 33%
Pesquisa nacional mostra que, apesar da queda, índice de gaúchos fumantes é maior do que a média nacional. (Págs. 1 e 34)
------------------------------------------------------------------------------------
Brasil Econômico


Manchete: Estímulo do BNDES terá juros mais altos em 2014
Luciano Coutinho, presidente do banco, informou que as taxas do Programa de Sustentação do Investimento subirão em janeiro. Na compra de máquinas e equipamentos, por exemplo, os juros serão de 4,5% ao ano (micro e pequenas empresas) e 6% (grandes companhias). As taxas da linha de exportação sobem de 5,5% para 8%. (Págs. 1 e 5)
Mantega: Brasil cresce com pernas mancas
O ministro da Fazenda apontou ontem os efeitos negativos da crise internacional e a falta de financiamento ao consumo interno como entraves ao crescimento. (Págs. 1 e 5)
Exportação: Churrasco à moda na China
Empresários brasileiros abrirão restaurantes em território chinês para mostrar que a carne do Brasil é melhor do que a da Austrália. (Págs. 1 e 4)
Empresas: ALL em meio a inferno astral
Acidentes, briga com clientes e perda de concessão estragaram o ano que prometia ser de crescimento para a operadora ferroviária. (Págs. 1, 10 e 11)
Indústria: Depois de 5 meses de queda, emprego dá sinal de melhora (Págs. 1 e 7)