quinta-feira, 31 de março de 2011

O que Publicam os Principais Jornais do País, nesta quinta-feira

O Globo

Manchete: BC vê pressão gigantesca sobre os preços em 2011
Relatório admite inflação fora do centro da meta e alerta contra 'cultura da indexação'

O Banco Central jogou a toalha e admitiu ontem que não tem como atingir o centro da meta de inflação de 4,5% este ano. A previsão é que o custo de vida chegue a 5,6% em 2011. Pela regra atual, a inflação pode oscilar até dois pontos para cima ou para baixo, de 2,5% a 6.5%. O alerta foi feito na divulgação do primeiro Relatório de Inflação deste ano em que o BC adverte para um choque "gigantesco" de preços das commodities (matérias-primas). O diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton, disse que o objetivo agora é impedir que o custo de vida ultrapasse 6%. Apenas em junho de 2012 poderia convergir para 4,4%. O Banco Central também enfatizou que a cultura da indexação ainda é forte no Brasil: "O Copom entende que há resistências importantes à queda da inflação no Brasil. Existem mecanismos quase automáticos de reajustes." (Págs. 1, 23, Miriam Leitão e editorial "BC aumenta riscos no combate à inflação")
Com impasse, coalizão deverá armar rebeldes
CIA já estaria na Líbia abrindo caminho à entrega de armamento; chanceler se refugia em Londres

O fulminante contra-ataque de Kadafi no Leste da Líbia, retomando cidades perdidas, levou mais países da coalizão internacional a reforçar a ideia de armar os rebeldes. Ontem, líderes do Reino Unido e do Qatar mencionaram a possibilidade, já cogitada por EUA e França. Espiões da Agência Central de Informações dos EUA estariam na Líbia em contato com os rebeldes, o que pode abrir caminho à entrega de armas. O chanceler líbio abandonou Kadafi e se refugiou em Londres. (Págs. 1 e 31)
As últimas homenagens
Com honras de chefe de Estado, o corpo do ex-vice-presidente José Alencar foi velado ontem no Palácio do Planalto. Quase cinco mil pessoas e uma centena de autoridades e políticos de vários partidos passaram pelo Salão Nobre para se despedir de Alencar, sempre destacando sua lealdade e seu exemplo na luta contra o câncer. Em Portugal, o ex-presidente Lula dedicou a Alencar o título de doutor honoris causa que recebeu da Universidade de Coimbra. Depois, com a presidente Dilma Rousseff, voltou ao Brasil a tempo de ir ao velório do amigo. (Págs. 1 e 11)
Revolta agora é em obra de Eike Batista
Depois das rebeliões nas usinas de Jirau e Santo Antonio, cerca de 300 homens que trabalham na construção do terminal de minério de ferro do Porto do Açu, no Norte Fluminense, bloquearam ontem a RJ-240, queimando pneus e galhos. A obra é do empresário Eike Batista Os operários pedem aumento salarial e 30% de periculosidade. (Págs. 1 e 28)
MEC nega desativação de escolas especiais
O Ministério da Educação negou ontem que fechará as escolas do Instituto Nacional dos Surdos, em Laranjeiras, e do Instituto Benjamim Constant, na Urca. O ministro Fernando Haddad convocou os dirigentes das instituições para uma reunião terça-feira em Brasília. (Págs. 1 e 13)
Dengue: Rio já tem 10 cidades com epidemia
O Estado do Rio já tem dez cidades com epidemia de dengue, três a mais do que na semana passada. Estão na lista agora Cabo Frio, Cordeiro e Silva Jardim. A doença já matou 23 pessoas este ano. (Págs. 1 e 12)
Nas estradas, excesso de peso trafega livre
Associado às mortes nas BRs e a má qualidade do asfalto, o excesso de peso convive com a falta de fiscalização: o país só tem 70 postos de pesagem. (Págs. 1 e 3)
Primeiras-damas são presas por desviar merenda
A Polícia Federal prendeu em Alagoas 16 pessoas ligadas à administração pública, inclusive 4 primeiras-damas, suspeitas de desviar R$ 8 milhões da merenda escolar. (Págs. 1 e 4)
ONU detecta radiação fora da área esvaziada em Fukushima (Págs. 1 e 33)

------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo

Manchete: CIA ajuda rebelde líbio após ordem de Obama
EUA não confirmam nem negam; Gaddafi retoma terreno de rebeldes

Os EUA autorizaram missões secretas na Líbia para ajudar rebeldes contra o ditador Muammar Gaddafi. O serviço secrete britânico MI6 também está envolvido.

As informações foram divulgadas pelo jornal "The New York Times" e pela agência Reuters. A Casa Branca e a CIA (agência de inteligência dos EUA) não se manifestaram. (Págs. 1 e Mundo)

Kenneth Maxwell

Falta à coalizão anti-Gaddafi um histórico honrado com o regime líbio. (Págs. 1 e Opinião A2)
Foto legenda: Adeus
Ao lado de Dilma, Lula chora no velório de José Alencar, no salão nobre do Palácio do Planalto (Brasília); cremação será realizada hoje em Belo Horizonte. (Págs. 1 e Poder A8)

Opinião:
Raul Cutait: José Alencar foi porta-bandeira de fé e esperança

Em 14 anos de convívio com Jose Alencar, em que histórias intermináveis se mesclavam a discussões sobre suas doenças, aprendi a estimá-lo e a respeitá-lo.

Seu comportamento influenciou milhões, que viam nele um porta-bandeira de fé, esperança e determinação. (Págs. 1 e Opinião A3)
BC prevê um PIB menor e inflação maior para este ano
O Banco Central reduziu de 4,5% para 4% sua previsão para o crescimento da economia neste ano e elevou a sua estimativa da inflação de 5% para 5,6%.

O PIB deve se expandir menos por causa das medidas adotadas para conter a alta do crédito e impedir a elevação dos preços.
De acordo com o BC, será possível alcançar em 2012 o centro da meta de inflação, fixado em 4,5%, sem a necessidade de aumentar de novo os juros. (Págs. 1 e Poder A4)
Diretoria da Vale desiste de saída coletiva após indicação
A indicação de Tito Martins - funcionário desde 1985 - para presidir a Vale, como a Folha adiantou ontem, acalmou os diretores da mineradora, que ameaçavam deixar coletivamente a companhia com a saída de Roger Agnelli. (Págs. 1 e Mercado)

O Bradesco divulgou nota em que nega a indicação de Martins para o lugar de Agnelli na empresa. (Págs. 1 e Mercado B1)
Cidades de AL usam verba de merenda para uísque e ração
Investigação federal viu indícios de que em nove cidades alagoanas verba da merenda escolar foi usada para comprar uísque, vinho e ração para cães. O desvio estimado durante dois anos chega a R$ 8 milhões.

A Folha não conseguiu contatar os prefeitos e seus advogados. (Págs. 1 e Cotidiano C8)
Bolsonaro diz estar se lixando para acusações
Irritado com a repercussão de suas declarações em entrevista à cantora Preta Gil na TV, o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) disse que está se "lixando para esse pessoal aí", referindo-se à acusação de homofobia. (Págs. 1 e Cotidiano C11)
Foto legenda: Integrantes das forças rebeldes se agarram a picape com metralhadora na estrada entre Ajdabiyah e Brega, na Líbia (Pág. 1)

Editoriais
Leia "Justiça mais rápida", sobre decisão de avaliar a produtividade de magistrados, e "O fator Síria", que analisa a instabilidade no país árabe. (Págs. 1 e Opinião A2)
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo

Manchete: Obama assina ordem secreta e CIA já ajuda insurgentes na Líbia
Kadafi retoma cidades em poder de rebeldes; chanceler líbio deserta em Londres

A CIA iniciou operação clandestina na Líbia para auxiliar os rebeldes que lutam contra o ditador Muamar Kadafi, revelou o jornal The New York Times, citando funcionários do governo americano. A ação, segundo a agência Reuters, é resultado de ordem assinada pelo presidente Barack Obama para dar apoio secreto dos EUA aos insurgentes. As informações surgem no momento em que a coalizão em ação na Líbia discute se fornecerá armas aos rebeldes - que ontem sofreram diversas derrotas. O chanceler líbio, Moussa Koussa, foi para Londres e desertou, informou a governo britânico. (Págs. 1 e Internacional A12, A14 e A15)

Líder sírio vê complô

O presidente da Síria, Bashar Assad, ignorou os apelos para revogar o estado de emergência e culpou “conspiração internacional" pelos protestos. (Págs. 1 e Internacional A18)
Judiciário eleva gastos, mas não cumpre meta
Levantamento do Conselho Nacional de Justiça mostra que, mesmo gastando acima do previsto, o Judiciário acumulou 989.321 novos processos sem julgamento em 2010 - a meta era zero. O total de casos deve superar os 86,5 milhões do ano passado. A avaliação da produtividade da Justiça será divulgada hoje, 27 dias antes da greve marcada por juízes federais. A categoria quer reajuste salarial de 14,79%, que seria estendido aos magistrados que tiveram desempenho avaliado. (Págs. 1 e Nacional A4)
BC desiste de tentar baixar inflação para 4,5% em 2011
O Banco Central não trabalha mais para levar a inflação a 4,5% neste ano. Segundo a relatório trimestral de inflação, divulgado ontem pelo BC, diante dos choques (especial mente de alimentos) na inflação, a custo para levar o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ao centro da meta em 2011 seria muito elevado para o crescimento econômico, cuja projeção foi reduzida de 4,5% para 4% de alta. Por isso, a estratégia explicitada ontem é aceitar um pouco mais de inflação neste ano e fazer o IPCA ir para 4,5% só em 2012. (Págs. 1 e Economia B1 e B3)
Foto legenda: Milhares vão a velório de Alencar
José Alencar é velado por parentes no Palácio do Planalto: até o início da noite, 4,5 mil pessoas haviam enfrentado pequenas filas e um forte esquema de segurança para se despedir do ex-vice-presidente, que morreu anteontem. O corpo de Alencar vai ser levado hoje para Belo Horizonte e, após velório no Palácio da Liberdade, será cremado. 'Para José, fomos além do limite. Demos a ele tempo e qualidade de vida, e as condições para se despedir', disse o cirurgião Raul Cutait. (Págs. 1 e Nacional A10 e A11)
USP pode elevar hoje nota mínima para seu vestibular
A Universidade de São Paulo vota hoje, em reunião do conselho de graduação, mudanças em seu vestibular. A proposta, válida já para este ano, prevê aumento do bônus para alunos da rede pública de 12% para até 15% da nota e a volta da pontuação da primeira fase na soma total. Também será debatido o aumento da nota mínima da primeira fase de 22 para 27 pontos. Hoje, nenhum candidato que faça menos de 22 pontos passa à segunda etapa da Fuvest. (Págs. 1 e Vida A2)
Verba da merenda é usada para comprar uísque em AL (Págs. 1 e Nacional A6)

OAB- RJ pede à Câmara cassação de Bolsonaro (Págs. 1 e Nacional A8)

Veríssimo
Aquela aurora

Justiça seja feita: o PSD surge representando nada, mas com saudade de um tempo em que as siglas, mesmo falsas, significavam alguma coisa. (Págs. 1 e Caderno 2, D12)
Celso Ming
Leveza

Uma certa tolerância com a inflação é a nova cara do BC, que optou pela suavidade. Essa política, no entanto, não se afina com o discurso de Dilma. (Págs. 1 e Economia B2)
Notas & Informações
Inflação e otimismo

O BC desistiu de conduzir a inflação ao centro da meta porque o custo seria alto para a economia. (Págs. 1 e A3)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense

Manchete: Durval encara Justiça e deve perder escolta
TJ vai decidir se mantém benefícios, como a redução de pena, por ele ter colaborado com investigações. Hoje, delator do esquema que derrubou Arruda vive cercado por 16 homens da elite da Polícia Civil. O GDF quer acabar com esse privilégio. (Págs. 1, 31 e 32)
Povo e o poder no adeus a Alencar
Mais de 6 mil pessoas subiram ontem a rampa do Palácio do Planalto para o adeus a José Alencar. Diante do corpo, reverenciado com honras de chefe de Estado. O Brasil testemunhou mais uma obra da engenharia política e da civilidade que ele tanto cultivou em vida: estavam lá, lado a lado, o cidadão comum e a elite política e econômica do país. Sem choro nem histeria. Nos rostos, o sentimento predominante durante todo o velório foi de admiração, diante do guerreiro que parecia não temer a morte. Um clima quebrado apenas em momentos como o do desmaio de um guarda de honra do funeral e o do alvoroço causado pela chegada de Dilma e Lula. Muito abatido, o ex-presidente não conseguia conter o choro e dirigiu-se diretamente para o caixão. Hoje, o corpo de Alencar segue para Belo Horizonte, onde será velado e cremado, atendendo a um desejo do ex-vice-presidenteda República. (Págs. 1, 2 a 11 e Visão do Correio, 24)
Muitas dívidas? Calote à vista
Brasileiros gastam 24,2% do salário para pagar financiamentos e juros, mais que os norte-americanos. BC teme onda de inadimplência. (Págs. 1, 16 e 17)
Brasil vigia bagagens do Japão
Devido à ameaça nuclear, governo brasileiro vai vistoriar as malas e os produtos importados, principalmente alimentos. (Págs, 1 e 27)
Mutirão para reconstruir autoestima
Num dia, 61 mulheres do DF que sofreram de câncer passaram por plásticas na mama. Muitas estavam na fila havia 15 anos. (Págs. 1 e 40)
GDF perde seu 1º secretário
Chefe da pasta de desenvolvimento, José Moacir Vieira saiu alegando questões pessoais. Foram menos de 100 dias no cargo. (Págs. 1 e 34)
------------------------------------------------------------------------------------
Valor Econômico

Manchete: Governo quer que a Petrobras faça as térmicas da Bertin
O governo federal estuda usar a Petrobras para construir as térmicas da Bertin e com isso garantir o suprimento de mais de 3.000 MW de energia em 2013. As tentativas, até agora frustradas, de que empresas privadas comprem as concessões de pelo menos parte das usinas do grupo e o atraso das obras preocupam o governo. A empresa já atrasou oito usinas e precisa construir 15 outras em menos de dois anos. Sem essas térmicas e com o retardamento no cronograma dos linhões do Madeira, o equilíbrio entre oferta e demanda pode ser afetado, se medidas não forem tomadas com urgência.
O Valor apurou que pelo menos cinco companhias privadas estudaram a compra das térmicas: CPFL Energia, MPX Energia, Alcoa, Equatorial e a alemã EON. As negociações não avançaram porque as empresas vislumbram uma série de dificuldades, entre elas a colocação da energia no sistema. A localização das usinas vendidas em leilão foi alterada pela Bertin, em busca de ganhos logísticos, mas isso significa alterar as linhas de transmissão. (Pág. 1)
Foto legenda: Honoris causa
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu ontem o título de doutor honoris causa da Universidade de Coimbra. Lula disse que o Brasil fez uma "revolução econômica e social". (Págs. 1 e A5)
Programa plurianual será temático
O governo discute uma profunda mudança na forma de planejar as políticas públicas, com a adoção de uma nova abordagem e uma nova metodologia para o planejamento. Os novos conceitos serão expressos no Plano Plurianual de 2012/2015, cuja proposta será encaminhada ao Congresso até agosto.
O principal motivador da mudança é o entendimento de que os programas públicos devem nascer de uma política de governo e de Estado e que as ações são consequência dos compromissos assumidos pelo presidente da República e seus ministros. Até agora, os programas eram organizados em função de problemas que se queria solucionar ou de deficiências que se queria superar. (Págs. 1 e A2)
A ambiciosa estratégia da Elo
Com a escala do Bradesco, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, que reúnem metade dos correntistas do país, a bandeira Elo começou a ser emitida ontem para rivalizar com Visa e MasterCard. A ambição é conquistar 15% de um mercado estimado em R$ 1,2 trilhão até 2015. O mote é bancarizar uma população estimada em 40 milhões de pessoas, mas os bancos não devem parar por aí.
Oficialmente, o discurso é de que a distribuição de Visa e MasterCard pelos três grandes emissores segue o seu curso. Nos bastidores, porém, o que se percebe é que não é de hoje que as instituições convivem com o incômodo de pagar royalties às bandeiras por transações locais, que somam mais de 90% das operações realizadas pelos brasileiros. Nos custos de uma transação local, 20% referem-se às comissões pagas às bandeiras estrangeiras.(Pàgs. 1 e C11)
Foto legenda: Braskem no Comperj
O conselho de administração da Braskem aprovou a entrada da empresa no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), informou o diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa.(Págs. 1 e B1)
Piauí lidera caça a infiéis partidários
A notícia de que tinha um sobrinho militante do Hizbollah, no Líbano, foi suficiente para Akdenis Mohamad Kourani, vereador do município de Itapevi, a 50 km da capital paulista, começar a se sentir perseguido em sua legenda, o PTC, cuja direção municipal era majoritariamente da Assembleia de Deus. Akdenis foi para o PRB. O PTC pediu o mandato de volta, mas a Justiça Eleitoral deu ganho de causa ao vereador.
Quatro anos depois da resolução do TSE de que o mandato pertence ao partido, estima-se que mais de 10 mil ações acumulam-se na Justiça Eleitoral. O Piauí - onde houve uma forte debandada de políticos egressos do DEM - foi um dos Estados em que a resolução mais movimentou os tribunais. Ali, foram ajuizadas 996 ações, que resultaram em 390 vereadores e um deputado estadual cassados. Em algumas câmaras municipais do Estado, todos os vereadores foram alvo de processo. Em São Paulo, 932 ações resultaram na punição de 45 vereadores e um deputado estadual. (Págs. 1 e A16)
BC detalha política gradualista contra inflação
O Banco Central aumentou sua projeção de inflação para este ano de 4,8% para 5,6% e, ao mesmo tempo, adiou para 2012 a convergência dos preços para o centro da meta de 4,5%. Segundo o Relatório de Inflação, divulgado ontem, o custo de trazer a variação do IPCA para o centro da meta ainda este ano, dado o intenso choque das commodities, seria uma recessão da economia brasileira.

A nova direção do BC ainda não conseguiu ter o mercado financeiro como aliado. Apesar do discurso, aperto monetário de um ponto percentual e inúmeras medidas, os juros futuros de longo prazo sobem, as expectativas de inflação, tanto na pesquisa Focus quanto a implícita nos preços dos títulos públicos, seguem em alta e o dólar cai. Esse comportamento dos ativos é típico de momentos em que o mercado põe em xeque a capacidade da autoridade monetária colocar a inflação no eixo, em direção ao centro da meta. (Págs. 1, A3 e C1)
Assad rejeita reformas e mantém regime fechado na Síria (Págs. 1 e A13)

Obama anuncia plano para reduzir em um terço a importação de petróleo (Págs. 1 e A12)

'Nacionalização' da Apple
O governo federal está empenhado em viabilizar a produção de equipamentos da Apple no Brasil. Uma das medidas em estudo é a redução da carga tributária sobre tablets. A fabricação seria terceirizada. (Págs. 1 e B3)
Petrossian em São Paulo
Sinônimo de caviar, a Petrossian inaugura hoje, no Shopping Cidade Jardim, sua primeira loja em São Paulo, a quinta cidade no mundo a abrigar a grife gastronômica. (Págs. 1 e B5)
Perdas com o avanço da dengue
Levantamento da Unimed-Rio mostra que os gastos com internações na capital fluminense relacionadas a casos de dengue já somaram R$ 780 mil neste ano, ante R$ 1 milhão em todo o ano passado. (Págs. 1 e B7)
Milho argentino
Produtores de aves do Nordeste poderão ser impedidos pela CTNBio de importar milho argentino. O problema é que o país vizinho liberou três variedades transgênica ainda não autorizadas no Brasil. (Págs. 1 e B16)
Investimentos no Rio
Marcado pelo turismo, graças às belezas naturais de sua capital, o Estado do Rio de Janeiro também constrói um “cinturão industrial" liderado pelas cadeias do petróleo, naval, petroquímica e siderúrgica, que lhe conferem a maior concentração de investimentos por quilômetro quadrado do país. (Págs. 1 e Especial)
Pequenas e Médias Empresas
A Darby Private Equity, gestora de fundos com atuação na América Latina, Sudeste Asiático e Leste Europeu, prepara-se para fazer os primeiros investimentos no Brasil, nas áreas de tecnologia para os setores ferroviário e de petróleo, diz Fernando Gentil. (Pág. 1)
Ideias
Mailson da Nóbrega e Felipe Salto

Aportes do Tesouro ao BNDES minam previsibilidade, transparência e credibilidade das finanças públicas federais. (Págs. 1 e A15)
Ideias
Yu Yongding

Chegou a hora de a China considerar seriamente a livre flutuação do yuan, reservando-se o direito de intervenção. (Págs. 1 e A15)
------------------------------------------------------------------------------------
Estado de Minas

Manchete: PIB rural é o melhor da história
Renda do agronegócio em Minas disparou e somou R$ 105 bi em 2010

Turbinado pela alta de preços no mercado internacional e puxado por café, soja, milho e produção animal, resultado cresceu 16,2% em relação a 2009. Ao comparar com 2001, a expansão foi de 77,4%. (Págs. 1 e 34)
Foto legenda: Adeus, companheiro
Na volta de Portugal, onde dedicou a Alencar o título de doutor honoris causa que recebeu em Coimbra, o ex-presidente Lula chorou bastante e deu um beijo de despedida no amigo, durante o velório no Palácio do Planalto.

O poder de unir adversários

Velório juntou governo e oposição e levou ministros, parlamentares, empresários e outras personalidades para a última homenagem no Palácio do Planalto, por onde passaram milhares de pessoas para a despedida de Alencar.

Exemplo de resistência

A longa luta de Alencar para enfrentar várias internações e cirurgias é referência para milhares de pessoas com câncer. “O paciente otimista ajuda muito na força da recuperação. Alencar deixa essa marca de otimismo, disciplina e esperança, fundamentais para que tivesse uma sobrevida maior”, diz o médico Caiser Teixeira Junior, do Instituto Mário Pena.

Histórias de Alencar

Pizza para os funcionários do prédio
No edifício onde morava, Alencar costumava comprar comida para os porteiros e bater papo na guarita dos vigias.

Na empresa, mais que um patrão
Empregados da Coteminas se lembram com carinho do chefe de bom trato que criava prêmios para incentivá-los.

Despedida em BH

Velório será aberto ao público das 9h às 13h, com a presença de Dilma Rousseff e Lula. Em seguida, o corpo segue para Contagem, onde será cremado. (Págs. 1 e 3 a 10)
Brasil inspeciona alimentos do Japão
Produtos e bagagens serão vistoriados em portos e aeroportos nacionais para detectar radiação. (Págs. 1, 31 e Editorial, 32)
MEC pede ajuda para a produção do Enem
UFMG e outras universidades de Minas participarão da montagem de um banco de questões. Exame deve ser em outubro. (Págs. 1 e 41)
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio

Manchete: IML volta ao normal
Depois da decisão do governo de substituir médicos-legistas, categoria encerrou a operação-padrão no órgão, mesmo não aceitando a proposta oficial de reajuste. Divisão entre profissionais provocou afastamento do presidente da associação. (Pág. 1)
Foto legenda: Despedida
Multidão invade Palácio para ver José Alencar (Pág. 1)
Termina greve dos trabalhadores da refinaria de Suape (Pág. 1)

Homofobia (Pág. 1)

Pernambuco com dinheiro em caixa para investimentos (Pág. 1)

Série revela forte interferência dos EUA na ditadura brasileira (Pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora

Manchete: Jogo de empurra deixa ambulâncias paradas em 51 municípios
Por falta de entendimento entre prefeituras, Estado e União, 85 veículos de socorro estão abandonados em depósitos municipais, apesar de prontos para uso. (Págs. 1, 4 e 5)
Apoio secreto: Por ordem de Obama, CIA ajuda a atacar Kadafi
Agentes já estariam na Líbia para estabelecer contato com grupos rebeldes. (Págs. 1 e 30)
Pardais
“Operação abafa” trava CPI na Assembleia (Págs. 1, 8 e Rosane de Oliveira,10)
------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 30 de março de 2011

O que Publicam os Principais Jornais do País, nesta quarta-feira

O Globo

Manchete: Combustíveis sobem mais e pressionam a inflação
Gasolina já passa de R$ 3 nas bombas; álcool subiu 13% no ano

Só este ano, o preço do álcool nas bombas já subiu 13,42%. Numa diferença que nunca foi tão apertada, chega a custar 93% do valor da gasolina, num mesmo posto do Rio. Em vários bairros da cidade, o consumidor também está pagando mais de R$ 3 pelo litro da gasolina. Segundo especialistas, o impacto dessa disparada nos combustíveis já afeta os índices de inflação e pode puxar outras altas de preços. Para tentar controlar a situação, o governo anunciou na semana passada a importação de gasolina e de álcool, mas os distribuidores e produtores não dão sinal de que haverá trégua nos preços. Nem com a entrada da safra da cana em abril. (Págs. 1 e 25)

O descanso do guerreiro
Ex-vice-presidente José Alencar morre depois de 13 anos de luta contra o câncer

O ex-vice-presidente da República José Alencar morreu ontem em São Paulo, aos 79 anos, em decorrência de um câncer de abdômen. A presidente Dilma Rousseff soube da notícia em Portugal, ao lado do ex-presidente Lula, e decretou luto de sete dias. Alencar será velado no Planalto, com honras de chefe de Estado. Lula e Dilma choraram ao lembrar Alencar - um Silva que nasceu pobre, tornou-se empresário bem-sucedido e, na política, aliado fiel do governo do PT, apesar de crítico da política de juros altos. Para o país, virou símbolo da luta contra o câncer. (Págs. 1, 3 a 12, Merval Pereira e Miriam Leitão)

Coalizão acena com o exílio para Kadafi
Reunião em Londres exige saída de ditador para encerrar bombardeio; EUA podem armar rebeldes

Reunidos em Londres, representantes de mais de 40 países e organizações internacionais foram categóricos na exigência de que Muamar Kadafi renuncie, se quiser por fim ao bombardeio da Líbia. Mas a conferência deixou aberta a porta para que o ditador siga rumo ao exílio, possibilidade mencionada pelos chanceleres de Reino Unido e Itália. A secretária Hillary Clinton disse que os EUA podem armar os rebeldes. (Págs. 1, 33 e 34 e editorial "Flexibilidade e marca da doutrina Obama")

Japão estuda remover mais 130 mil pessoas
Duramente criticado no Parlamento pela reação à crise nuclear - tachada de fraca - o premier japonês, Naoto Kan, disse que pode ampliar a zona de retirada obrigatória, perto da usina de Fukushima, de um raio de 20 para 30 quilômetros. Mais 130 mil pessoas seriam removidas. (Págs. 1, 35 e Roberto DaMatta)


Escola de surdos é ameaçada de fechar
Berço da Língua Brasileira de Sinais, com 154 anos de história, o Instituto Nacional de Educação para Surdos, em Laranjeiras, está ameaçado de fechar seu colégio de aplicação, que tem 500 alunos e por onde já passaram gerações de deficientes auditivos. O MEC nega qualquer decisão oficial, apesar de a diretora do Ines já ter sido informada sobre o fechamento ainda este ano. (Págs. 1 e 18)

Maçarico causou incêndio na UFRJ
O uso de um maçarico para solda, por operários que trabalhavam em obras de reforma da capela, foi a causa do incêndio que destruiu anteontem parte do prédio tombado da UFRJ, na Praia Vermelha. A informação foi dada pela reitoria, que vai processar a empresa que fazia a obra, se houver indício de negligência. A reforma custaria mais de R$ 1,12 milhão. (Págs. 1 e 22)

No Rio, média sobe para 34 casos de dengue por hora (Págs. 1 e 20)


Elio Gaspari
No BC de Meirelles, uma autonomia made in USA (Págs. 1 e 6)

CBF acusa Blatter de fazer jogo político ao criticar obras (Págs. 1 e Caderno Esportes)


------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo

Manchete: Crédito cresce, apesar de medidas do governo
Expansão chega a 21% em 12 meses; BC quer baixar nível para 13% ao ano

Apesar das medidas tomadas pelo governo federal desde o fim do ano passado - como o aumento da taxa de juros e restrições no financiamento de veículos -, o crédito no país cresceu 21% nos 12 meses encerrados em fevereiro, segundo dados do Banco Central.

Ao favorecer o consumo, essa expansão preocupa, pois contribui para alimentar a inflação. O governo espera que a decisão de taxar em 6% empréstimos com prazo inferior a um ano tomados fora do país ajude a limitar o avanço do crédito a apenas 13% neste ano. (Págs. 1 e Poder A11)

José Alencar morre aos 79 anos em SP
O ex-vice-presidente da República José Alencar Gomes da Silva, 79, morreu ontem em São Paulo, vítima de câncer. Ele lutava contra a doença desde 1997. Passou por 17 cirurgias em 15 anos.

O corpo será velado hoje em Brasília e amanhã em Belo Horizonte. A presidente Dilma Rousseff e seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, anteciparam a volta de Portugal. Lula chorou ao saber da notícia. Foi decretado luto oficial de sete dias. (Págs. 1 e Poder A8 e A9)

Fernando Rodrigues: Vice divergia em público, mas sem causar crise

Nos oito anos com Lula, José Alencar divergia em público, mas sem provocar crises. Colaborou ao empregar um caráter mais maduro ao cargo que ocupou. Se as pessoas têm opiniões, por que não expressá-las? (Págs. 1 e Opinião A2)

Fernando de Barros e Silva: Foi uma espécie de grilo falante contra os juros

José Alencar era um tipo bonachão, sorridente e contador de "causos". Dava a impressão de estar sempre confraternizando com as pessoas. E foi uma espécie de grilo falante, protestando contra os juros. (Págs. 1 e Opinião A2)

Foto legenda: o ex-vice-presidente José Alencar, durante cerimônia do Dia do Aviador na Base Aérea de Brasília em outubro de 2009

Avós maternos terão de pagar pensão de neto, decide o STJ
O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu, pela primeira vez, que avós maternos também podem ser incluídos como responsáveis pelo pagamento de pensão alimentícia para os netos.

A decisão abre precedente para que outros tribunais apliquem o mesmo entendimento quando pais não pagarem pensão. (Págs. 1 e Cotidiano C4)

Executivo Tito Martins será o presidente da Vale
O economista Tito Martins, dirigente da Inco, subsidiária da Vale no Canadá, vai substituir Roger Agnelli na presidência da empresa.

Pesou na escolha a habilidade de Martins para lidar com o governo e com situações de crise, apurou a Folha. O executivo está no Rio desde sábado, em viagem não planejada. (Págs. 1 e Mercado B1)

Brasil vai monitorar radiação em alimentos vindos do Japão (Págs. 1 e Mundo A18)


Na TV, Bolsonaro associa negros a promiscuidade
Declarações do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) a Preta Gil causaram reações no Congresso e entre ativistas negros e gays. Ele associou namoro com uma negra à promiscuidade. (Págs. 1 e Cotidiano C1)
Coalizão quer dar a rebelde dinheiro ligado a Gaddafi (Págs. 1 e Mundo A14)


Editoriais
Leia "Barreira elevada", sobre a decisão do governo de aumentar o IOF, e "Agressão ao 'Clarín'“, acerca da intimidação contra a mídia na Argentina. (Págs. 1 e Opinião A2)
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo

Manchete: Coalizão articula dar armas aos rebeldes contra Kadafi
Objetivo declarado é derrubar o ditador; para Washington, a medida não extrapolaria resolução da ONU

Chanceleres de mais de 40 países, reunidos ontem, em Londres, discutiram formas de armar os rebeldes líbios para que eles possam derrubar o regime de Muamar Kadafi - agora, um dos objetivos declarados da coalizão. A discussão, ainda travada nos bastidores, foi admitida por representantes dos EUA e da França, dois países líderes da operação militar iniciada no dia 19. Segundo americanos e franceses, os insurgentes provavelmente não conseguirão derrubar o ditador líbio por conta própria. Para Washington, o fornecimento de armas não extrapola a resolução da ONU que autorizou a operação militar. O enviado especial à Líbia, Lourival Sant'Anna, relata que as tropas leais a Kadafi conseguiram retomar duas cidades em poder dos rebeldes. (Pàgs. 1 e Internacional A13 a A16)

Sob pressão, gabinete sírio se demite

O gabinete ministerial da Síria apresentou ontem a sua renúncia ao presidente Bashar Assad. Buscando conter a crise após protestos de opositores, o líder sírio deve dar mais um passo hoje ao anunciar o fim do estado de emergência em discurso para a nação. Assad deve oferecer “significantes concessões políticas", segundo autoridades do país. (Págs. 1 e Internacional A17)

José Alencar: Morre um lutador
A longa guerra de José Alencar contra o câncer terminou ontem. O ex-vice-presidente morreu aos 79 anos, após sensibilizar o País por sua resistência, sempre com bom humor. Empresário, Alencar foi fiador da aliança que elegeu Lula em 2002. (Págs. 1 e Nacional A10 a A12)

Crítico dos juros, vice foi um aliado fiel no governo (Págs. 1 e Nacional A12)


Lula, ex-presidente da República
"Eu acho que o Brasil perde um homem de dimensão excepcional. É muito fácil a gente falar das pessoas depois que morrem, porque todo mundo fica bom depois que morre, mas o José Alencar era bom em vida".(Pág. 1)

Parlamentares criticam juízes após desafio ao Congresso
Parlamentares consideraram fora de propósito a tentativa de juízes de aumentar os próprios salários à revelia do Congresso - os magistrados entraram no Supremo Tribunal Federal acusando o Legislativo de omissão por não ter aprovado ainda o reajuste da categoria. “Não cabe fazer nenhum tipo de comentário. A Constituição é clara em relação às prerrogativas de cada Poder", afirmou o presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE). (Págs. 1 e Nacional A4)

Deputado ataca negros e gays na TV
O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) declarou em entrevista à TV que seria “promiscuidade" se um filho seu se apaixonasse por uma negra. Ele também atacou as cotas raciais e os homossexuais. A cantora Preta Gil, que participou do programa, prometeu processá-lo. A OAB-RJ anunciou pedido de processo na Câmara por quebra de decoro. (Págs. 1 e Nacional A8)

Corte emperra Minha Casa, Minha Vida
Bandeira de campanha, o programa Minha Casa, Minha Vida está parcialmente estagnado desde o início do ano. Nenhum projeto voltado para famílias que recebem até três salários mínimos foi assinado com a Caixa - reflexo do contingenciamento de gastos imposto pelo governo. “Faltou dinheiro", diz Paulo Simão, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção. (Págs. 1 e Economia B1 e B3)

Juiz põe alunos do 2º grau na faculdade (Págs. 1 e Vida A22)


Justiça impede 'Caras' de publicar carta (Págs. 1 e Vida A24)


Notas & Informações
O teste diplomático de Dilma

A presidente vai à China, país muito mais lúcido que o Brasil na defesa de seus interesses nacionais. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense

Manchete: Alencar, um brasileiro
Durante 13 anos, José Alencar travou uma luta obstinada contra o câncer.“Não tenho medo da morte”, disse certa vez. E não tinha mesmo. Passou por 17 cirurgias sem que ninguém nunca o tivesse visto perder o bom humor. O Brasil acompanhou comovido essa batalha que chegou ao fim às 14h41 de ontem quando o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, informou que ele havia morrido. Em Portugal, ao saber da notícia, a presidente Dilma e Lula caíram em prantos. Imediatamente, decidiram interromper a viagem e voltar ao Brasil. Empresário bem-sucedido, Alencar tinha 79 anos. Ele escreveu o nome na história política brasileira ao aceitar ser vice de Lula para quebrar resistências da elite econômica do país ao ex-metalúrgico. O corpo chega às 9h15 de hoje a Brasília para ser velado com honras de chefe de Estado no Palácio do Planalto. Amanhã, segue para funeral em Belo Horizonte. (Págs. 1, 2, 3, Visão do Correio, 14 e Caderno Especial)
Guerra na Líbia
ONU só suspende ataques se Kadafi deixar o poder. (Págs. 1 e 16)
Consumo sem freio
Brasileiros vão às compras e pegam R$ 69 bi em crédito. (Págs. 1 e 8 a 10)
Cerco a Jaqueline
Advogados iniciam defesa da deputada na Câmara (Págs. 1 e 21)
Devagar
Ministro do Esporte demora para rebater crítica da Fifa. (Págs. 1 e Super Esportes, 2 e 3)
------------------------------------------------------------------------------------
Valor Econômico

Manchete: Crédito terá aperto com IOF maior para dinheiro de fora
Com dinheiro farto e barato no exterior, as empresas brasileiras resolveram usar crédito de fora para financiar operações corriqueiras, como capital de giro, ou para dar crédito a seus fornecedores. Os bancos captaram recursos a baixo custo para emprestar em suas linhas mais caras. Com isso, o excesso de liquidez externa deu um incentivo adicional ao crédito interno - que dificulta o combate à inflação -, o endividamento de curto prazo em dólar disparou e o ingresso abundante de divisas pressionou o dólar para baixo. A resposta do governo veio ontem na forma do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 6% em captações externas de até 360 dias, como antecipou o Valor.

O encarecimento do crédito externo pretende conter a excessiva apreciação do real e representa mais um torniquete na política de controle da inflação, na avaliação do governo. Ele vai provocar redução no crédito em reais para empresas e até para pessoas físicas, segundo especialistas, mas seu impacto sobre o câmbio não deve ser significativo.(Págs. 1 e C1 a C3)

Após uma luta heróica, câncer mata Alencar
O ex-vice-presidente da República e empresário José Alencar morreu ontem às 14h41, depois de lutar 14 anos contra o câncer. Ele será velado hoje com honras de chefe de Estado no Palácio do Planalto, em Brasília. Seu enterro será amanhã, em Belo Horizonte.

Alencar foi o industrial brasileiro que mais próximo esteve da Presidência da República e também o primeiro, entre os presidentes e vices, que não tinha diploma universitário, assim como Lula.

Empresário e político, uma de suas maiores batalhas foi contra os juros altos. Não viu o Brasil com os "juros civilizados" que reivindicava. (Págs. 1, A10 e A11)

Bancos mais competitivos na captação externa
O Brasil aumentou em 53,5% a captação de recursos externos no ano passado, chegando ao recorde de US$ 62,8 bilhões. No cenário de ampla liquidez externa que foi direcionada para o país, os bancos que lideraram as operações de captação internacional em 2009 - HSBC, Santander e J.P. Morgan - repetiram a performance em 2010 e mantiveram-se à frente no "Ranking Valor de Captações Externas".

Mas a competição aumentou entre os bancos e a diferença entre eles ficou mais apertada. A movimentação no ranking foi maior da quarta posição para baixo. A começar pelo Deutsche Bank, que teve crescimento de mais de 200%, encostou no terceiro colocado e desbancou o Citi, que caiu da quarta para a 12ª posição. O quinto colocado, o BNP Paribas, surpreendeu por ter sido a instituição financeira que mais cresceu, em valores, nos empréstimos e títulos liderados. (Págs. 1 e Caderno Captações Externas)

Parque das Emas luta pela sobrevivência
Com 132 mil hectares no Estado de Goiás, o Parque Nacional das Emas é uma das maiores unidades de conservação do Cerrado, mas corre o risco de ver o ecossistema local entrar em colapso com o avanço agressivo de plantas exóticas. Para contê-lo, lançará mão de uma solução radical e ambientalmente heterodoxa: o uso de agrotóxicos.

O administrador do parque, Marcos Cunha, e sua equipe já tentaram todos os métodos tradicionais para combater a invasão da braquiária, que já comprometeu 10% da área, e quatro outros tipos de gramíneas de rápida expansão. O insucesso o levou a procurar a Monsanto, que, em parceria inédita com o parque e os produtores rurais do entorno, distribuirá gratuitamente seu herbicida glifosato. (Págs. 1 e B16)

Eletrobras deve comprar 10% da EDP
A Eletrobras está em negociações avançadas para adquirir participação minoritária relevante na estatal Energias de Portugal (EDP). A empresa contratou o Citibank para fazer uma "due dilligence" nos números da companhia portuguesa e a estimativa é que o negócio fique perto de € 600 milhões, cerca de R$ 1,3 bilhão. O governo português detém 25% das ações da elétrica e deve vender 40% desse total à estatal brasileira - ou 10% do capital, o que colocaria a Eletrobras como a segunda maior acionista individual. Ela passaria a ter papel de decisão relevante nos negócios da companhia. No Brasil, a EDP é dona da Escelsa (ES) e da Bandeirante (SP). (Págs. 1 e D5)
Custos adicionais também complicam obras de Jirau
A solução de questões trabalhistas não vai acabar com os problemas da Camargo Corrêa na construção da hidrelétrica de Jirau, em Rondônia. Uma disputa interna no consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESBR), liderado pela GDF Suez, ainda vai exigir muitas discussões sobre custos adicionais na obra.

A Camargo Corrêa reclama de R$ 1,2 bilhão por serviços adicionais de escavações, concretagens e desvios feitos no rio Madeira para abrigar mais duas turbinas na hidrelétrica de 3.450 megawatts. A discussão inclui ainda reajustes de custos de mão de obra, aumentos salariais, encargos tributários e despesas de escritório da construtora. Consultada, a Camargo não quis comentar o assunto.(Págs. 1 e B1)

Bancos perdem disputa sobre CSLL no TRF-SP
Os bancos estão sendo derrotados no Tribunal Regional Federal de São Paulo em ações contra o aumento da alíquota da Contribuição Sobre o Lucro Líquido (CSLL) de 9% para 15%, adotada em 2008. Na quinta-feira, o Santander teve seu recurso rejeitado pelo tribunal. A instituição financeira fez um provisionamento em seu balanço de cerca de R$ 800 milhões. O Banco Daycoval foi o primeiro a ter seu pedido negado no mesmo TRF, em abril, e agora aguarda a ida de seu processo para os tribunais superiores. Mais de dez instituições financeiras travam a mesma disputa na Justiça Federal em São Paulo, segundo a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. (Págs. 1 e E1)
União tenta melhorar governança nas estatais federais (Págs. 1 e A3)


Em Lisboa, Lula recebe prêmio Norte-Sul do Conselho da Europa (Págs. 1 e A9)


Alemães miram porto de Santos
De olho em projetos para melhorias da infraestrutura do porto de Santos, o governo alemão, por meio do banco KfW, vai financiar estudo listando as obras necessárias, entre elas o túnel entre Santos e Guarujá. (Págs. 1 e A4)
Crise portuguesa
Em visita a Portugal, a presidente Dilma Rousseff condicionou a compra de títulos públicos do país pelo Brasil a garantias reais. Ontem, a S&P rebaixou pela segunda vez o rating português. (Págs. 1 e A5)

Aneel pune atraso da Bertin
A Aneel rejeitou pedido da Bertin para prorrogar a entrada em operação de seis termelétricas. Com a decisão, a empresa terá de pagar RS 33 milhões à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. (Págs. 1 e B12)
Colheita perdulária
Levantamento da Agroconsult mostra que quase 3 milhões de toneladas de soja se perdem apenas no processo de colheita no Brasil, o equivalente a 4% da produção nacional do grão. (Págs. 1 e B15)
Formador de mercado
Estudo mostra que o fim dos contratos para formação de mercado, além de diminuir a liquidez das ações, reduz em 1,75% o retorno esperado no dia seguinte ao anúncio da interrupção. (Págs. 1 e D1)
Ideias
Cristiano Romero

BC acredita que está sendo conservador quanto ao impacto das medidas macroprudenciais sobre o crédito e a inflação. (Págs. 1 e A2)

Ideias
Martin Wolf

Líderes não fizeram o suficiente até agora para colocar a região do euro sobre uma base econômica sólida. (Págs. 1 e A15)

------------------------------------------------------------------------------------
Estado de Minas

Manchete: Adeus, guerreiro
'Eu não tenho medo da morte. Da desonra, sempre tive'

Na longa e penosa batalha contra o câncer, José Alencar repetidas vezes recuperou no vocabulário da política brasileira o esquecido valor da honra. Com admiração, o Brasil acompanhou a coragem com que o ex-vice-presidente enfrentou a doença durante mais de 13 anos.

Foram 17 cirurgias. Ontem, o organismo não agüentou mais. E o país parou em luto pela sua morte, por falência múltipla de órgãos.

A emoção

Lula chora, e Dilma exalta o privilégio de ter convivido com Alencar.

A despedida

Velório será nos Palácios do Planalto, em Brasília, e da Liberdade, em BH.

A homenagem

Suplemento conta toda a trajetória do empresário que virou político. (Págs. 1, 3 a 5, Caderno Especial e o Editorial, ‘Alencar, um brasileiro’, 10)

Financiamento: Consumidores encaram juro alto
Brasileiros fizeram mais compras a prazo em fevereiro, apesar do aperto ao crédito feito pelo BC. (Págs. 1 e 12)
Líbia
Coalizão estuda fornecer armamento aos rebeldes (Págs. 1 e 26)
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio

Manchete: Governo reage e vai contratar legistas
Após anúncio de nova operação-padrão no IML, Estado anunciou realização de seleção para contratação emergencial de 100 médicos e tenta decretar a ilegalidade do movimento. Cremepe não vai tolerar retenção de corpos no órgão. (Pág. 1)
Morre o guerreiro José Alencar
Acabou ontem, após 13 anos, a luta do ex-vice-presidente contra o câncer. Empresários, políticos, aliados e adversários lamentaram a perda. (Pág. 1)
Justiça decreta que greve nas obras da refinaria é ilegal (Pág. 1)


Japoneses admitem as falhas de seu plano de segurança (Pág. 1)


Dengue tipo 4 (Pág.1)


Preconceito (Pág. 1)


------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora

Manchete: Após escândalo, Estado anuncia devassa no Daer
Força-tarefa terá de analisar contratos, convênios e licitações no departamento sob descrédito. (Págs. 1, 14 e Rosane de Oliveira, 12)

A República chora por Alencar
Em Portugal, Lula e Dilma se emocionam ao falar da morte do ex-vice-presidente, que ontem encerrou 13 anos e meio de luta contra o câncer e deixou exemplo de otimismo. (Págs. 1, 6, 7, 10, 12 e Editorial, 16)

Anfitriões de 2014
As lições para bem receber na Copa. (Págs. 1 e 26)

Em expansão: Anunciado investimento para o Polo
Para produção de borracha sintética, Braskem injetará mais R$ 300 milhões em Triunfo. (Págs. 1 e 18)
------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 29 de março de 2011

O que Publicam os Principais Jornais do País, nesta terça-feira

O Globo

Manchete: Planalto: Saúde e Educação não agem contra as fraudes
Controlador da União diz que ministérios têm a pior fiscalização do governo

Diante das fraudes na Saúde, o ministro da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, admitiu ontem que o problema se repete na Educação. Para ele, falta fiscalização, e estes ministérios não agem para coibir irregularidades. Na Saúde, R$ 662 milhões foram desviados em quatro anos, como mostrou reportagem do GLOBO. Há dois anos, a CGU, órgão ligado à Presidência da República, apontou falhas na Saúde, mas nada do recomendado foi feito. "Educação e Saúde têm a pior fiscalização", afirmou Hage. Após as denúncias, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que fará recadastramento geral de unidades, médicos e prestadores de serviço do SUS. (Págs. 1, 3 e editorial "Quadro de grave descontrole no SUS")
Enquanto isso, UFRJ pega fogo
Um incêndio destruiu ontem a centenária capela do prédio da Universidade Federal do Rio de Janeiro no Campus Praia Vermelha, dando um nó no trânsito em parte da Zona Sul. Documentos com a história da universidade também foram atingidos. Não houve feridos. A causa do incêndio será investigada. Segundo estudantes, os bombeiros demoraram a chegar e os hidrantes da universidade não funcionaram. O prédio, de 1852, foi construído por D. Pedro II para abrigar o primeiro hospício do país. (Págs. 1 e 11)
Obama: meta militar não é derrubar Kadafi
Pressionado pela opinião pública, o presidente Obama anunciou ontem a transferência das operações militares na Líbia para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) - já a partir de amanhã. Obama frisou que a resolução que autorizou a ação militar não tem como objetivo derrubar Muamar Kadafi, mas sim evitar a morte de civis na Líbia (Págs. 1, 24 e Luiz Garcia)
Derrota e Justiça abalam três líderes europeus
Dirigentes das três maiores economias da zona do euro tentam contornar duras derrotas. Pesquisas indicam que. Nicolas Sarkozy corre o risco de não ir ao segundo turno em 2012. A chanceler Ângela Merkel perdeu um bastião importante para o Partido Verde. E Silvio Berlusconi se apresentou à Justiça. (Págs. 1 e 23)
Diretor da PRF cai; nova titular é mulher
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, demitiu o diretor da Polícia Rodoviária Federal, Hélio Derenne, após denúncias feitas pelo "Fantástico" sobre o descontrole das rodovias federais brasileiras. O programa mostrou venda de cocaína num posto de gasolina e críticas de um inspetor ao governo federal. A superintendente da PRF no Paraná comandará interinamente a corporação. (Págs. 1 e 5)
Blatter ataca Brasil: 'Tudo está lento'
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, criticou duramente as autoridades brasileiras por causa dos atrasos nas obras para a Copa de 2014: "O Mundial é amanhã. Os brasileiros acham que ele vai ser depois da amanhã. Tudo está lento." (Págs. 1 e Caderno Esportes)
IOF para empresas também sobe
Depois de quase triplicar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas compras no exterior com cartão de crédito, o governo fixou em 6% o IOF nos empréstimos que as empresas tomarem no estrangeiro. O imposto era zero. (Págs. 1 e 17)
Correção do IR livra 120 mil das garras do Fisco (Págs. 1 e 17)

Estrangeiros podem ampliar fatia no Bradesco (Págs. 1 e 18)

Angra planeja hidrelétrica
Procurador vai visitar usina; presidente da Cnen sai

A Eletronuclear estuda construir uma pequena central hidrelétrica em Angra dos Reis para a refrigeração dos reatores das usinas nucleares de Angra 1 e 2. O procurador federal de Angra vai visitar as usinas para conhecer as instalações e os detalhes do plano de evacuação. O presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) pediu demissão. (Págs. 1 e 15)
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo

Manchete: Coalizão amplia ofensiva e discute Líbia pós-Gaddafi
Sob o pretexto de defender civis, aliança ataca cidade natal do ditador, considerada estratégica para conquistar capital

Os países que lideram a ação militar na Líbia começaram a debater pianos para depois da eventual saída do ditador Muammar Gaddafi.
Na TV, Barack Obama (EUA) defendeu a transição, embora tenha negado que essa seja a meta das operações da aliança militar Otan. (Págs. 1 e Mundo)

Opinião: Apoio do Ocidente às tropas rebeldes fere resolução da ONU, escreve Igor Gielow. (Págs. 1 e Mundo A14)

Foto legenda: Rebelde arrasta quadro do ditador da Líbia. Muammar Gaddafi, em estrada de Bin Jawad
Copa no país está pior que na África, diz Fifa
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse que, a três anos da Copa, o Brasil está mais atrasado na organização do torneio do que a África do Sul em 2007. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, não comentou.

Blatter tenta se reeleger na Fifa em junho. Teixeira apoia a oposição ao suíço.

O ministro Orlando Silva Jr. (Esporte) admitiu problemas em Natal e SP, mas disse que nas outras sedes as obras vão bem. (Págs. 1 e Esporte D2)
Governo eleva imposto sobre empréstimos fora do Brasil
O governo Dilma cobrará Imposto sobre Operações Financeiras de cerca de 6% sobre os empréstimos com prazo de até 360 dias tomados no exterior por bancos e empresas, relatam Valdo Cruz e Sheila d'Amorim.

Contra a enxurrada de dólares, vinha sendo cobrado IOF de 5,38% nas operações até 90 dias. (Págs. 1 e Poder A8)
Plutônio e água com radiação vazam da usina de Fukushima
Autoridades japonesas detectaram vazamentos de água com o maior índice de radiação desde o acidente nuclear de Fukushima 1. Vazamentos de plutônio também foram localizados fora da área dos reatores.

O saldo de mortos no terremoto e no tsunami ultrapassou 10,8 mil pessoas. O total de desaparecidos passou de 16,2 mil. (Págs. 1 e Mundo A17)
Tribunal de SP vai investigar juízes de baixa produtividade
O TJ-SP vai investigar disciplinarmente desembargadores responsáveis por processos que estão há pelo menos três anos sem julgamento. Mais de 47 mil causas estão nessa condição.

Os processos parados serão distribuídos para magistrados com melhor desempenho, que terão 120 dias para julgá-los. (Págs. 1 e Poder A13)
Alckmin fala em levar metrô até Taboão da Serra (Págs. 1 e Cotidiano C1)

Telemarketing gera multas de R$ 48 milhões
O Procon-SP multou em R$ 48 milhões um total de 53 empresas que desrespeitaram lei sobre ligações de telemarketing. Do total, foram pagos só R$ 95 mil. As empresas têm recorrido das sanções. (Págs. 1 e Mercado B1 e B3)
Editoriais
Leia "Laranjal de concessões", sobre problemas nas licitações de rádio e TV, "Prostração com a dengue", acerca das falhas no combate a doença. (Págs. 1 e Opinião A2)
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo

Manchete: Juízes federais marcam greve por reajuste de 14,79%
Teto de R$ 30,6 mil teria efeito para toda a categoria; para magistrados, aumento não tem de passar pelo Congresso

Juízes federais marcaram uma paralisação nacional para o dia 27 de abril, para forçar a aprovação de um reajuste de 14,79% para os magistrados que, afirmam, tem base na Constituição. Paralelamente, a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) protocolou uma ação no Supremo Tribunal Federal pedindo que o tribunal reconheça suposta omissão do Congresso, ao não aprovar o reajuste, e determine a revisão. Segundo a Ajufe, há no STF defensores da tese de que a própria corte pode conceder o reajuste diante de omissão do Congresso. Se o aumento for definidO nos moldes do que foi pedido ao Legislativo, o salário dos ministros da STF, que é o teto do funcionalismo, passará dos atuais R$ 26.723 para R$ 30.675. Como a remuneração dos juízes é toda escalonada com base no teto, um reajuste do salário do STF representará imediato aumento para toda a categoria. (Págs. 1 e Nacional A6)

Blatter critica atraso do País para a Copa
Em entrevista ao correspondente Jamil Chade, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, mudou o tom em relação ao Brasil e criticou o andamento das obras para o Mundial: "A Copa é amanhã, mas o Brasil acha que é depois de amanhã". (Págs. 1 e Esportes E1)
BC tenta frear, mas crédito segue alto
Apesar das medidas dos últimos meses do Banco Central para reduzir o crédito, pesquisas mostram que os financiamentos para consumidores e empresas subiram em fevereiro em ritmo insuficiente para conter o consumo e a inflação. (Págs. 1 e Economia B1)
Kassab: 'Nem direita nem esquerda'
O Partido Social Democrático, nova legenda do prefeito Gilberto Kassab, "não será de direita, não será de esquerda, nem de centro”, mas “a favor do Brasil". A definição foi feita por Kassab em entrevista ontem à radio Estadão ESPN. O prefeito comentou a polêmica sobre o domínio “JK.com" na internet - que ele registrou para o PSD (mesma sigla do partido de Juscelino) e do qual terá de abrir mão após críticas da família do ex-presidente: “Nós fizemos a reserva. Ainda bem, imagina se isso cai na mão de malandro". (Págs. 1 e Nacional A7)

Gilberto Kassab
prefeito de São Paulo

'Democracia precisa de partidos. Tenho dedicado a isso algumas horas, geralmente sábados à tarde'.
Coalizão viola resolução para Líbia, diz Rússia
A Rússia criticou ontem as operações da coalizão militar sob mandato da ONU que permitiram o avanço dos rebeldes da Líbia. Para Moscou, essa interferência na guerra civil líbia não está autorizada. Londres e Paris exigiram a saída de Kadafi. (Págs. 1 e Internacional A8 e A10)
USP decide investir em curso noturno
A Universidade de São Paulo finaliza o maior projeto de reformulação de cursos noturnos de sua história. O plano, de cerca de R$ 23 milhões, prioriza a infraestrutura e a organização acadêmica e pretende frear a evasão de estudantes. (Págs. 1 e Vida A19)
Em protesto, 'Clarín' sai com capa em branco (Págs. 1 e Internacional A18)

Usinas de Angra reforçam plano de fuga (Págs. 1 e Vida A21)

Celso Ming
Esvaziamento do MST

O caldo de pobreza em que o MST sempre buscou seus integrantes se resolve com políticas de renda e emprego, não com distribuição de terra. (Págs. 1 e Economia B2)
Notas & Informações
Dilma, a Vale e a sombra de Lula

Ao insistir na saída de Roger Agnelli, Dilma Rousseff seguiu o caminho aberto pelo antecessor. (Págs. 1 e A3)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense

Manchete: As 12,4 mil vagas que o governo cortou
O corte, agora, está no papel. Portaria que o Ministério do Planejamento publicou no Diário Oficial suspende, por tempo indeterminado, concursos públicos e nomeações na administração direta, nas autarquias e fundações. A decisão atinge pelo menos 12.413 vagas distribuídas entre seleções previstas, em andamento e já realizadas. Mas nomeações publicadas até ontem e seleções para cargos temporários não serão afetadas. Órgãos que iniciaram cursos de formação também poderão concluí-los, mas dependerão de uma nova autorização para nomear os aprovados. Até mesmo a realização de cursos ou de programas de formação que ainda não começaram ficará condicionada a autorização específica da ministra Miriam Belchior. (Págs. 1 e 12)
Caixa de pandora: Relator diz que processo de Jaqueline vai até o fim
Advogados de Jaqueline Roriz pedem hoje arquivamento do processo que pode resultar na cassação da deputada federal. Alegam que a Câmara não poderia julgar atos praticados antes do início do mandato. Mas relator afirma que o caso vai continuar. (Págs. 1, 25 e 26)
Kadafi com os dias contados
Países da coalizão já discutem a transição na Líbia. Apoiados pelos bombardeios, rebeldes avançam e a queda do ditador é dada como certa. (Págs. 1 e 20)
Álcool
Litro sobe 9% em uma semana no DF. Combinação de preços é investigada. (Págs. 1, 14 e 37)
Bares fechados: Lei seca só terá sucesso se a polícia for às ruas
Enquanto o GDF define as regras para limitação do comércio de bebidas alcoólicas, especialistas advertem que para a medida dar resultados é preciso mais segurança e o apoio da comunidade. (Págs. 1 e 30)
Angra 2
Denúncias derrubam presidente da Comissão de Energia Nuclear. (Págs. 1 e 9)
------------------------------------------------------------------------------------
Valor Econômico

Manchete: Petroleiras não cumprem índices de conteúdo local
A Petrobras e outras empresas de petróleo que operam no Brasil estão com dificuldades para cumprir exigências de conteúdo nacional nas compras de bens e serviços acertadas em contratos com a Agência Nacional do Petróleo (ANP). O descumprimento do conteúdo nacional pode levar a multas pesadas.
Os técnicos da ANP identificaram "desconformidades" na efetivação dos percentuais de conteúdo local em 70 contratos assinados em 2003 e 2004, que estão em fase de exploração. Entre estes, 44 são da Petrobras, 12 da Petrogal, 9 da Petrosinergy e um da Shell, entre outros. A situação pode se agravar ainda mais quando forem analisadas as obrigações assumidas pelas concessionárias a partir de 2005, quando o governo adotou mudanças na forma de aferição do conteúdo local que dificultaram, segundo as petroleiras, o cumprimento das obrigações contratuais. (Págs. 1 e A16)
Energia eólica avança e vai ao mercado livre
A energia eólica chega finalmente ao mercado livre neste ano. Duas grandes empresas de energia, a CPFL e a Tractebel, anunciaram investimentos de R$ 1,2 bilhão em parques eólicos, cuja produção será exclusivamente negociada nesse mercado.
A CPFL Energia investirá R$ 600 milhões em cinco parques geradores que terão capacidade para 150 megawatts, previstos para entrar em operação no terceiro trimestre de 2012, diz Wilson Ferreira Junior, presidente da companhia. Com os investimentos já comprometidos pela empresa em leilões do governo federal, o total de projetos eólicos chega a R$ 1,5 bilhão, a serem aplicados em dois anos. Já a Tractebel vai investir R$ 625 milhões em outros cinco parques eólicos, também com capacidade de 150 megawatts, que deverão estar concluídos em outubro de 2012. (Págs. 1 e B8)
SP joga duro para manter investimento
O governo de São Paulo pretende sustentar seu plano de investir R$ 80 bilhões nos próximos quatros anos com aumento de arrecadação, privatização e ampliação da capacidade de endividamento. O secretário de Fazenda, Andrea Calabi, disse ao Valor que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) deverá manter a polêmica política de substituição tributária, além de aumentar a fiscalização e adotar "tolerância zero" com benefícios ilegais.
A única privatização possível, da Cesp, tentada sem sucesso no governo José Serra, entrará novamente nos planos do governo para a obtenção de receitas extraordinárias. Além disso, está em estudos a proposta de cobrança de contribuição de melhoria - um tributo previsto na Constituição Federal, mas praticamente inexplorado por Estados e municípios. A ideia é instituir a cobrança nas obras de infraestrutura previstas para a Copa de 2014.(Págs. 1 e A4)
Central Bela Vista passa às mãos da CRV
O grupo europeu CRV, uma das maiores empresas de genética bovina do mundo, comprou a brasileira Central Bela Vista, tradicional companhia de inseminação artificial com sede em Pardinho (SP), controlada pelo pecuarista Jovelino Mineiro. O valor da transação não foi divulgado.
Com o negócio, a companhia europeia amplia sua atuação no Brasil. Ela já possui uma central de inseminação artificial, a CRV Lagoa, e também um laboratório de sexagem de sêmen, o Sexing Technologies. A aquisição da Bela Vista coloca a CRV no topo do ranking nacional da genética bovina, com movimentação de 3,6 milhões de doses por ano e participação de 35% do mercado, à frente do grupo canadense Alta Genetics.(Págs. 1 e B16)
Governo, centrais e construtoras tentam pôr fim a greves em obras do PAC (Págs. 1 e B9)

Lacoste amplia número de lojas e traz nova bandeira ao país, diz Palmari (Págs. 1 e B1)

Usiminas investe em Ipatinga
Até o fim do ano, a unidade da Usiminas em Ipatinga (MG) será autossuficiente na produção de aço líquido desgaseificado, matéria-prima de aços galvanizados e de chapa grossa. (Págs. 1 e B10)
Infraestrutura portuária
Com perspectiva de receber 300 milhões de passageiros por ano em 2030, o sistema aeroportuário do país encara desafio muito maior que o imposto pela Copa de 2014. Para o presidente da Abdib, Paulo Godoy, a nova Secretaria de Aviação Civil representa um avanço na organização do setor. (Págs. 1 e Especial)
Açúcar ganha força na ALL
O açúcar deverá superar a soja em grão e se tornar o principal produto transportado pela malha ferroviária da América Latina Logística (ALL) nos próximos anos. (Págs. 1 e B15)
BRF prepara investimentos
A BRF Brasil Foods aguarda decisão do Cade sobre a fusão entre Sadia e Perdigão, que deu origem à empresa, para deslanchar um plano de investimentos de R$ 1,5 bilhão para este ano. (Págs. 1 e B16)
Fraudes no cartão
Pesquisa da empresa americana de segurança digital ACI Worldwide mostra que o valor médio das fraudes com cartões no Brasil é um dos mais altos entre as maiores economias do mundo. (Págs. 1 e C3)
Dinheiro vivo
Mesmo com o aumento da bancarização, da formalização da economia e o surgimento de novas formas de pagamento, mais da metade da população brasileira ainda recebe salários em dinheiro vivo. (Págs. 1 e C3)
Bird vê risco a emergentes
O Banco Mundial vê riscos de a crise soberana na Europa contagiar países em desenvolvimento no médio prazo, com um aumento dos juros nas grandes economias dificultando os financiamentos. (Págs. 1 e C8)
'Concordatárias' em licitações
Empresas em recuperação judicial têm obtido na Justiça decisões liminares que lhes permitem participar de concorrências promovidas pelo poder público. (Págs. 1 e E1)
Ideias
Antonio Delfim Netto

Economistas que criaram um míope pensamento único são postos em xeque por velhíssimos ortodoxos. (Págs. 1 e A2)
Ideias
Pedro Ferreira e Renato Cardoso

No novo ambiente de câmbio valorizado, a proteção à indústria brasileira terá de vir de reformas microeconômicas. (Págs. 1 e Al5)
------------------------------------------------------------------------------------
Estado de Minas

Manchete: Procuram-se 44 mil hóspedes até 2014
Quantidade de pessoas por semana nos hotéis de BH tem de aumentar para manter a média de ocupação de leitos depois da Copa, já que número de vagas vai subir

Com a elevação significativa das vagas de hospedagem visando ao Mundial, Belo Horizonte corre risco de superoferta de quartos quando a bola parar de rolar, segundo estudo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil. Empresários do setor apontam que, para manter a média de ocupação, hoje em torno de 66%, a capital precisa expandir os espaços de feiras, convenções e outros eventos, além de melhorar a capacidade e as condições de operação do aeroporto de Confins. (Págs. 1 e 13)
Fifa dá bronca por atraso nas obras
Presidente da entidade, Joseph Blatter alerta que Brasil está mais devagar do que a África do Sul a pouco mais de três anos para a Copa e cobra mais rapidez. (Págs. 1, Super esportes e o Editorial, ‘O pito da Fifa’, 10)
A cidade cresceu... os problemas também
Polo calçadista, Nova Serrana teve o maior crescimento demográfico em Minas entre 2000 e 2010, segundo o IBGE. Passou de 37,5 mil para 73,7 mil moradores (96,5%). Mas o avanço gerou problemas graves, como violência, trânsito congestionado e deficiência na saúde. Prefeitura pretende investir R$ 300 milhões em obras de infraestrutura até 2012. (Págs. 1 e 35)
Kadafi resiste a avanço de rebeldes (Págs. 1 e 30)

Ficha Limpa: Validade da lei para 2012 preocupa TSE
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski pede ajuizamento de ações diretas de constitucionalidade no STF. Objetivo é evitar que a nova legislação seja questionada por candidatos barrados nas eleições municipais do próximo ano. Em 2010, 149 foram vetados. (Págs. 1 e 5)
Dilma afaga tucanos e elogia Lula
Em visita a BH, presidente destaca legado do antecessor, chama Antonio Anastasia de parceiro e convoca prefeitos e governadores para ajudá-la a combater a miséria no país. (Págs. 1, 3 e 4)
Ciência
Provada a existência de partícula de antimatéria (Págs. 1 e 32)
------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora

Manchete: Álcool no RS é o mais caro do país
Em um mês, o litro do etanol subiu em média 10,79% nos postos gaúchos, que passaram da sétima à primeira posição no ranking de preços da ANP. (Págs. 1 e 16)
O que falta para o metrô da Capital
Veja como são as estações projetadas entre a Rua da Praia e a Fiergs. (Págs. 1, 4, 5 e 10)
------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 28 de março de 2011

O que Publicam os Principais Jornais do País, nesta segunda-feira

O Globo

Manchete: Angra planeja obras para ter plano de fuga pelo mar
Eletronuclear estuda projeto de píeres para atender população em caso de acidente

Além de contratar uma consultoria externa para reavaliar a segurança de suas encostas, a Eletronuclear, que opera as usinas Angra 1 e 2, estuda a construção de dois píeres nas imediações da central, na Baía da Ribeira e na Praia Brava, para criar uma alternativa de evacuação por mar, em caso de acidente. Embora as obras não sejam obrigação da empresa, a direção está preocupada com os deslizamentos constantes na rodovia Rio-Santos, que seria a rota natural de fuga numa emergência.

O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse que, embora o governo ainda não tenha uma posição definida sobre o assunto, o projeto que prevê o pagamento de royalties aos estados e municípios com usinas nucleares, e também aos que receberão no futuro o depósito final de lixo atômico, deverá ser debatido pelo Congresso a partir do segundo semestre deste ano. (Págs. 1, 10 e 11)
Interferência política afeta ações da Vale
Preocupação com escolha de novo presidente da empresa deve aumentar instabilidade de papeis

Com a decisão do Bradesco de ceder à pressão do governo para tirar Roger Agnelli da presidência da Vale, as atenções dos investidores se voltam agora para o nome do sucessor. O temor de indicação de um nome político para o comando da segunda maior mineradora do mundo, no entanto, deve afetar nos próximos dias as ações da empresa, que este ano acumulam queda de até 3,95% na Bolsa de São Paulo. A principal preocupação é de que a estratégia da companhia mude para atender a interesses do governo, que defende mais investimentos no beneficiamento do minério de ferro. (Págs. 1, 20 e George Vidor)
Líbia: plano de exílio para Kadafi
Proposta da Itália será apresentada amanhã em Londres

A Itália, que ainda busca o apoio da Alemanha, vai apresentar amanhã um plano para estabelecer cessar-fogo na Líbia, que inclui uma alternativa de exílio para o ditador Muamar Kadafi. Segundo a Itália, essa possibilidade está sendo trabalhada também com a União Africana e a Liga Árabe. A proposta vem no momento em que a Otan assume o comando das operações militares, responsáveis pela zona de exclusão aérea, e quando os rebeldes seguem de for ma acelerada rumo ao Oeste após conquistarem quatro cidades em dois dias - entre elas, os enclaves petrolíferos do Leste do país. (Págs. 1, 22 e 23)

Foto legenda: Um rebelde líbio acena com uma bandeira da época da monarquia em Bin Jawad, retomada ontem.
Fraudes no Saúde da Família
Os cadastros do Programa Saúde da Família estão sendo fraudados para justificar repasse de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) referentes a serviços não realizados. Um dos médicos, por exemplo, teria que trabalhar 34 horas por dia, sete dias por semana, em cidades de Piauí e Maranhão, para cumprir a carga horária prevista. (Págs. 1 e 3)
Trânsito no Brasil mata até 13 vezes mais
Pesquisa da USP mostra que o risco de morrer no trânsito do Brasil é 13 vezes maior do que na Suécia e sete vezes do que na França. O levantamento concluiu ainda que, nas ruas e estradas dos estados mais pobres, a violência também cresce: o risco de morrer no Piauí é quatro vezes maior do que nas vias de São Paulo. (Págs. 1 e 5)
Obituário: Affonso Camargo Neto, ex-ministro dos Transportes (Págs. 1 e 15)

------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo

Manchete: Rebeldes vão rumo a bastião de Gaddafi
Cidades petrolíferas foram retomadas; Otan assume comando de ação militar

Apoiados pelos ataques aéreos internacionais, rebeldes líbios tomaram as principais cidades petrolíferas do país e avançavam rumo a Sirte, cidade natal do ditador Muanunar Gaddafi, relata Samy Adghirni.

A batalha pelo controle de Sirte será o principal teste até agora para os rebeldes, que eram esmagados pelas forças de Gaddafi até o começo dos bombardeios aliados, no último dia 19. (Págs. 1 e Mundo)
Dilma quer diplomacia de resultados do Itamaraty
A presidente Dilma Rousseff quer que o Itamaraty mude seu foco e implante uma diplomacia de resultados, com ganhos reais para o país. Na visita de Barack Obama, a Presidência viu muita retórica e poucos resultados no encontro.

Dilma não gostou de receber críticas de rebeldes líbios. Para eles, a posição do país, pró-cessar-fogo, equivale a tolerar um ditador. Ela já havia mudado a política externa de Lula, ao criticar países que violam os direitos humanos. (Págs. 1 e Mundo A12)
Entrevista da 2ª: Luiz Fux
Ministro do STF diz que busca equilibrar razão e sensibilidade

Luiz Fux, ministro do Supremo Tribunal Federal, não aceita ser responsabilizado pelo voto que anulou a aplicação da Lei da Ficha Limpa nas últimas eleições.

Afirma que buscou argumentos jurídicos para validar a regra e que tenta equilibrar "razão e sensibilidade" ao julgar. (Págs. 1 e Poder A16)
Indústria de carros no Japão para produção com a tragédia
Sem componentes cruciais e chips, a indústria de carros no Japão paralisou a produção. A perda diária é estimada em US$ 200 milhões (cerca de R$ 330 milhões) pelo banco de investimentos Goldman Sachs.
Com as perdas, os preços devem subir e o número de modelos, cair. (Págs. 1 e Mundo A13)

Usina de Fukushima é esvaziada após alarme falso em reator. (Págs. 1 e Mundo A13)

Ruy Castro
Temor nuclear passou da bomba aos vazamentos (Págs. 1 e Opinião A2)
Corregedora de Justiça critica fraudes de juízes
A corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon, disse que o caso de empréstimos fictícios de uma associação de juizes é "muito grave". "Em 32 anos de magistratura, nunca vi uma coisa tão séria." (Págs. 1 e Poder A6)
Melchiades Filho
Rebeliões em obras mostram 'lado B' do PAC. (Págs. 1 e Opinião A2)
Pesquisadores avaliam papel do educador na brincadeira (Págs. 1 e Saber C7)

Editoriais
Leia "Fora dos trilhos", que defende o adiamento do leilão do trem-bala, e "Reforma atrofiada", sobre a discussão de novas regras para a eleição. (Págs. 1 e Opinião A2)
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo

Manchete: Rebeldes avançam rumo à cidade de Kadafi
Bombardeios da coalizão internacional abrem caminho e insurgentes retomam campos petrolíferos na Líbia

Rebeldes líbios retomaram ontem os complexos petrolíferos de Brega e Ras Lanuf, avançaram 270 km para o oeste e recuperaram o território ocupado antes da ofensiva das tropas do ditador Muamar Kadafi.

Segundo o enviado especial Lourival Sant'anna, o recuo das forças de Kadafi reflete o estrago causado pelos bombardeios da coalizão internacional: só no trajeto entre as cidades de Ajdabiya e Brega, de 70 km, havia mais de 90 veículos militares destruídos, entre tanques, blindados e caminhões. "Vamos lutar por Sirt", disse em Bin Jawad o civil Youssef Ahmed, de 22 anos. Sirt, que fica a 438 km de Trípoli, tem peso simbólico: é a terra natal de Kadafi. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) concordou em assumir o controle total das operações da coalizão na Líbia. (Págs. 1 e Internacional A8)

Crise na Síria

Após protestos que deixaram 12 mortos, governo promete levantar estado de emergência em vigor há quase 5 décadas. (Págs. 1 e Internacional A9)
Repasse federal a municípios e Estados cresce com eleição
No ano da eleição da presidente Dilma Rousseff, o governo federal acelerou a liberação de verbas livres de obrigação constitucional para Estados e municípios. A distribuição de recursos cresceu 51% ante 2009 em termos reais, descontada a inflação, e atingiu R$ 13,9 bilhões. (Págs. 1 e Nacional A4)
Foto legenda: Marcha no Alvorada
Preocupada com o peso, a presidente Dilma Rousseff aproveitou o domingo de sol em Brasília para se exercitar. Ela caminhou no Palácio da Alvorada com um personal trainer e seu motorista pessoal. (Págs. 1 e Nacional A4)
Governo prevê dobrar verba de inovação
Ao contrário da versão de 2008, quando o governo optou pelo incentivo generalizado à indústria, a nova Política de Desenvolvimento Produtivo terá como meta elevar de 0,5% para 1% do PIB o gasto privado anual com pesquisa. São R$ 37 bilhões em valores atuais. (Págs. 1 e Economia B1)
Droga eleva sobrevida de doente com câncer cerebral (Págs. 1 e Vida Al7)

Nível de radiação em usina do Japão ainda é incerto (Págs. 1 e Internacional A15)

Serviço doméstico sobe até o dobro da inflação (Págs. 1 e Economia B12)

Linha Verde do metrô está superlotada
A inauguração de estações superlotou a Linha 2-Verde do metrô, que serve a Avenida Paulista. No horário de pico, são 6,5 passageiros de pé por metro quadrado. O nível máximo de desconforto adotado internacionalmente é de 6. Hoje será aberta a Estação Butantã, da Lihha 4 - Amarela. (Págs. 1 e Cidades C1)
Carlos Alberto Sardenberg
O peso dos impostos

Eis o custo Brasil, que fica cada vez mais caro: pouca infraestrutura, muito imposto. Um problema que está passando dos limites e trava o País. (Págs. 1 e Economia B2)
Notas & Informações
A Caixa e a política de Lula

Inclinação intervencionista e centralizadora do governo Lula da Silva não desapareceu. (Págs. 1 e A3)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense

Manchete: Violência: GDF quer fechar bares mais cedo para reduzir criminalidade
Seis presos, considerados perigosíssimos, serram grade e fogem da Papuda.

Taxa de homicídios aumenta 28% em fevereiro, em relação ao ano passado. (Págs. 1 e 17 a 19)
Foto legenda: A quarentona Ceilândia
Surgida a partir do primeiro projeto de erradicação das invasões do Distrito Federal, cidade tem muito a comemorar no aniversário de 40 anos. Apesar de manter ares interioranos, cresceu e se tornou referência no Planalto Central. Moradores, muitos pioneiros e ainda amigos, orgulham-se de ter ajudado no desenvolvimento do lugar. (Págs. 1 e 28)
Aposentadoria: Golpes no INSS com ajuda de lei
Uma brecha na legislação, que acabou com a carência para o recebimento de pensão em caso de morte, permite o pagamento do benefício pelo teto, de R$ 3,7 mil, após uma única contribuição. Esse é apenas um dos mecanismos para fraudar a Previdência, que apresentou um rombo de R$ 43 bilhões em 2010. (Págs. 1 e 8)
Líbia
Com apoio da coalizão, rebeldes conquistam cidades estratégicas e seguem para Trípoli. (Págs. 1 e 12)
Angra
Governo admite demissão iminente do presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear. (Págs. 1 e 6)
------------------------------------------------------------------------------------
Valor Econômico

Manchete: Emissões de letra financeira de longo prazo deslancham
As emissões de letras financeiras dispararam neste ano. Até 23 de março, os bancos captaram R$ 19,7 bilhões com o lançamento dessa espécie de debênture bancária ante R$ 30 bilhões obtidos em todo o ano passado, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

As letras foram criadas em janeiro de 2010 para permitir o alongamento dos passivos bancários - o prazo mínimo de vencimento é de dois anos. Elas não decolaram até que, em dezembro, o Banco Central isentou-as do recolhimento de depósito compulsório. Ao mesmo tempo, o governo elevou o recolhimento compulsório sobre os depósitos a prazo de 23% para 32%. (Págs. 1 e C1)
Empréstimo externo deve ter 6% de IOF
O governo taxará empréstimos externos de bancos e empresas com uma alíquota provável de 6% do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), para conter a forte expansão do endividamento do setor privado, que cresceu US$ 16,4 bilhões só no primeiro bimestre. O aumento do IOF para compras com cartão de crédito no exterior, de 2,38% para 6,38% e a elevação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre bebidas são medidas que já foram assinadas pela presidente Dilma Rousseff. A taxação dos empréstimos externos estava, na sexta-feira, em fase final de discussão para também ser aprovada.

A taxa de rolagem da dívida do setor privado - relação entre os novos empréstimos e as amortizações pagas está em 860% no ano. Os novos créditos superam em quase 10 vezes o volume de pagamento das parcelas vencidas no período. (Págs. 1, A5 e C11)
O primeiro bilhão da Kalunga
Com 60 lojas, a Kalunga, maior varejista de papelaria e materiais de escritório do país, alcançou a marca de R$ 1 bilhão em vendas. Mas os irmãos Roberto e Paulo Garcia, filhos do fundador da empresa, afirmam que "nem foi tão bem". "Tivemos gargalos. Vendemos muito, mas não estávamos preparados. Acabamos tendo que reorganizar nossa estrutura", explicam.

Essa reorganização inclui a abertura de mais 40 lojas até o fim de 2012 parte dos terrenos já foi adquirida -, o início da profissionalização da gestão e uma possível abertura de capital da empresa. A meta é mais que dobrar a receita bruta em cinco anos e chegar aos R$ 2,1 bilhões em 2015. (Págs. 1 e B12)

Foto legenda: Os irmãos Roberto e Paulo Garcia: "Se falassem em venda ou IPO nos anos 80, era uma ofensa. Agora não, é elogio. Todos os caminhos são possíveis"
Corretoras se batem por clientes
A guerra de preços entre as corretoras na compra e venda de ações via internet, que vinha se acentuando nos últimos meses, virou um conflito aberto. A coreana Mirae Asset Securities, que despertou a ira dos concorrentes ao oferecer corretagem a R$ 2,90 por operação, terá agora um plano que pode ser ainda mais barato. Com um valor fixo de R$ 29 mensais, o investidor poderá operar quantas vezes quiser no mês, sem custos adicionais, nem mesmo de custódia.

O plano foi uma resposta a corretora Gradual, que lançou há duas semanas um pacote semelhante, com mensalidade de R$ 30. A Mirae cumpre, dessa forma, a promessa de que teria sempre a menor corretagem do mercado. (Págs. 1 e D1)
Philips testa emissor de luz brasileiro
O diretor global da Philips, Dietrich Bertram, esteve no Brasil na semana passada e voltou para Aachen, na Alemanha, levando o primeiro protótipo desenvolvido no Brasil com a tecnologia de iluminação Organic Light-Emitting Diode (diodo emissor de luz orgânico - Oled, na sigla em inglês), criado em parceria com a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi).

Bertram não dá detalhes do protótipo. Diz apenas tratar-se de uma peça de iluminação decorativa, área em que o Brasil se destaca internacionalmente. A criação brasileira provavelmente será lançada comercialmente no segundo semestre. Além desse protótipo, existem outros sete em fase final de elaboração no laboratório de Florianópolis. (Págs. 1 e B3)
Para evitar custos, empresas declaram guerra à obesidade
Para reduzir custos com planos de saúde e estimular seus colaboradores a perder peso com um estilo de vida mais saudável, as empresas estão apostando em ações que vão desde orientação nutricional até a redução de bônus, caso seus executivos não cumpram "metas" de emagrecimento.

No Grupo Algar, 250 executivos têm planos de qualidade de vida associados ao bônus. Quem não conseguir algum progresso pode ver o prêmio encolher até 10%. No Itaú Unibanco, 157 funcionários perderam quase meia tonelada no ano passado com um programa de reeducação alimentar realizado em parceria com o Vigilantes do Peso. (Págs. 1 e D12)
Um selo contra discriminação às mulheres
A Câmara vai votar em abril projeto que pretende classificar as empresas brasileiras entre discriminadoras ou não das mulheres. O texto prevê a criação de um selo para as que se destacarem em políticas de igualdade e um cadastro negativo às responsáveis por atos discriminatórios. Também torna obrigatório o oferecimento de creches, próprias ou conveniadas, aos filhos de funcionárias. O projeto é apoiado pelo governo e articulado pela bancada feminina, cuja coordenadora é Janete Pietá (PT-SP). (Págs. 1 e A10)
Desastre japonês terá impacto maior que o previsto nas cadeias produtivas globais (Págs. 1 e B4)

Cresce o número de planos de saúde sob intervenção (Págs. 1 e B12)

Paz negociada na guerra fiscal
O governo federal negocia com os Estados a adoção de alíquotas únicas de ICMS nas operações interestaduais com bens importados. O objetivo da medida é acabar com a guerra fiscal nessa área. (Págs. 1 e A3)
'Calote' da inflação argentina
Enquanto negocia o fim da moratória com o Clube de Paris, Argentina aplica "calote branco" nos portadores de títulos corrigidos pelo índice maquiado da inflação. Em 2010, a perda teria superado US$ 5 bilhões. (Págs. 1 e Al2)
Ferrovias
Desde o início do processo de privatização das ferrovias no país, há 13 anos, o setor aumentou sua participação na matriz do transporte de cargas de 17% para 25%. "Com os novos projetos, a expansão da malha pode fazer as ferrovias responderem por 32% do total até 2020", estima Rodrigo Vilaça. (Págs. 1 e Especial)
Bancos avançam no Ibovespa
O próximo Ibovespa, que vai vigorar de maio a setembro, terá nova queda de participação da Petrobras, devido às incertezas sobre o pré-sal, em favor do setor bancário, beneficiado pelo crescimento. (Págs. 1 e D2)
TI na Copa
Além de investimentos na infraestrutura de telecomunicações para atender a demanda esperada para a Copa de 2014 e a olimpíada de 2016, esses eventos abrem oportunidade para a oferta de novos serviços pelas operadoras, diz José Roberto Mavignier. (Págs. 1 e Especial)
Ideias
Sergio Leo

O Brasil está perdendo mercados nos Estados Unidos, mas não por falta de um acordo de livre comércio. (Págs. 1 e A2)
Ideias
Jairo Saddi

Há limite para abusar da macroprudência e é melhor confiar na política monetária, que reflete a oferta e demanda por moeda. (Págs. 1 e Al5)
------------------------------------------------------------------------------------
Estado de Minas

Manchete: Brecha do INSS permite abuso nas pensões
Previdência prepara projeto que fixa carência mínima de 12 meses para acesso ao benefício em caso de morte do segurado. Valor não seria mais o teto de R$3,7 mil

Centenas de pessoas que nunca contribuíram ao Instituto Nacional do Seguro Social registraram um único pagamento no mês em que vieram a falecer. Os parceiros ficaram com a pensão para o resto da vida e ainda recebendo pelo teto. Os casos foram identificados pela Previdência, que discute mecanismo para pôr fim às distorções criadas por uma falha na legislação. Em 1991, deixou de ser exigido tempo mínimo de contribuição para o acesso à pensão. Assim, muitos segurados se aproveitam da brecha para se dar bem, ajudando a elevar o rombo do INSS, que no passado chegou a quase R$ 43 bilhões. (Págs. 1 e 10)
Made in Vietnã invade Minas
Caldeiras, reatores, equipamentos mecânicos, borracha, fibras usadas no setor têxtil e material elétrico para geladeiras e fogões combandeira vietnamita entram em ritmo acelerado no mercado mineiro.

As compras do estado no país do Sudeste asiático triplicaram no ano passado. Ainda longe de se posicionar entre os grandes parceiros comerciais, o que chama a atenção é o fato de ter sido o maior salto das importações de Minas. (Págs. 1 e 11)
Impasse: Mais de 20 mil presos à espera de defensores
Os 210 advogados concursados que aguardam convocação para a Defensoria Pública Estadual serão insuficientes para atender os detentos de Minas. (Págs. 1 e 3)
Dilma de volta
Presidente vem hoje a BH para lançar o programa Rede Cegonha, de acompanhamento de grávidas e bebês até 2 anos de vida. (Págs. 1 e 4)
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio

Manchete: Leão volta ao G-4

Foto legenda: Festa
Recifense aproveita primeiro domingo do Dona Lindu (Pág. 1)
Novo terremoto e alerta de Tsunami assustam o Japão (Pág. 1)

Rede cegonha (Pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora

Manchete: Definido o trajeto do metrô de Porto Alegre
Rosane de Oliveira revela que o projeto, concluído ontem à noite, se inicia na Esquina Democrática, vai até Triângulo da Assis Brasil por via subterrânea e, em elevada, até a Fiergs. Proposta será cadastrada às 10h30min de hoje. (Págs. 1 e 10)
Foto legenda: Enxurrada no Estado
A subida do Rio Taquari interditou a estrada que liga o município de Colinas à cidade de Estrela, na região do Vale do Taquari.

Nível alto dos rios desaloja centenas

Meteorologia prevê mais chuva e frio

Jipeiro é levado pelas águas (Págs. 1, 4 e 5)
Cerco a Kadafi: Rebeldes reconquistam áreas na Líbia
Oposição reconquista região de refinarias e agora planeja ocupação da cidade natal do ditador. (Págs. 1 e 23)
------------------------------------------------------------------------------------